Enunciado: De acordo com a Lei Federal nº 9.717/1998, que estabelece as Regras Gerais para a organização e o funcionamento dos Regimes Próprios de Previdência Social dos servidores públicos - RPPS, o servidor público titular de cargo efetivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ou o militar dos Estados e do Distrito Federal filiado a regime próprio de previdência social, quando cedido a órgão ou entidade de outro ente da federação, B) permanecerá vinculado ao regime de origem, quando a cessão ocorrer com ou sem ônus para o cessionário.
A alternativa B é o gabarito da questão.
A cessão pode ocorrer com ou sem ônus para o cessionário, não importa. O servidor permanecerá vinculado ao regime de origem.
O tema em questão está previsto no art. 1º-A, da Lei nº 9.717/98. Observe:
Art. 1º-A. O servidor público titular de cargo efetivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ou o militar dos Estados e do Distrito Federal filiado a regime próprio de previdência social, quando cedido a órgão ou entidade de outro ente da federação, com ou sem ônus para o cessionário, permanecerá vinculado ao regime de origem. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.187-13, de 2001)
Erros das demais alternativas:
A) permanecerá vinculado ao regime de origem, pelo prazo mínimo de um ano, apenas quando a cessão ocorrer com ônus para o cessionário. ERRADO
Não existe prazo mínimo para a vinculação do servidor ao regime de origem.
Ademais, não se esqueça de que o fato de a cessão ocorrer com ou sem ônus para o cessionário não influencia na regra do art. 1º-A, da Lei nº 9.717/98.
C) não permanecerá vinculado ao regime de origem, independentemente da cessão ocorrer com ou sem ônus para o cessionário. ERRADO
No caso apresentado pela questão, o servidor permanecerá vinculado ao regime de origem, independentemente da cessão ocorrer com ou sem ônus para o cessionário.
D) permanecerá vinculado ao regime de origem, apenas quando a cessão ocorrer sem ônus para o cessionário. ERRADO
O servidor permanecerá vinculado ao regime de origem, quando a cessão ocorrer COM ou SEM ônus para o cessionário.
E) permanecerá vinculado ao regime de origem, pelo prazo mínimo de dois anos, apenas quando a cessão ocorrer com ônus para o cessionário. ERRADO
Não existe prazo mínimo para que o servidor permaneça vinculado ao regime de origem.
Ressalto, novamente, que não importa se a cessão ocorreu COM ou SEM ônus para o cessionário.
Resposta: B