-
É o diagrama mais geral e informal da UML,
utilizado normalmente nas fases de levantamento e análise de requisitos do
sistema, embora venha ser consultado durante todo o processo de modelagem e
possa servir de base para outros diagramas. Apresenta uma linguagem simples e de
fácil compreensão para que os
usuários possam ter uma ideia geral de como o sistema irá se comportar. Também é usado para modelar
comportamentos dinâmicos de um sistema de software. Procura identificar os atores
(usuários, outros sistemas ou até mesmo algum hardware especial) que utilizarão
de alguma forma o software, bem como os serviços, ou seja, as funcionalidades
que o sistema disponibilizará aos atores, conhecidas nesse diagrama como casos
de uso. Concentra-se em dois itens
principais: atores e casos de uso.
Letra C
-
Diagramas estruturais: mostram a estrutura estática do sistema. São os diagramas:
- Classes
- Objetos
- Componentes
- Pacotes
- Implantação
- Estrutura Composta
- de Perfis
Diagramas Comportamentais: mostram a estrutura dinâmica do sistema. São os diagramas:
- Caso de Uso
- Atividades
- Máquina de Estados
- Interação (Sequencia, Comunicação, Tempo e Interação Geral)
-
c-
Os diagramas comportamentais:
Diagramas de Casos de Uso
Diagrama de Atividades
Diagrama de Máquina de Estados
Diagramas de Interação:
Diagrama de Sequência
Diagrama de Comunicação
Diagrama de Tempo
Diagrama de Interação Geral
O objetivo do diagrama de caso de oosuo é uma visão de como os usuários interagem com o sistema, especificando o que o sistema faz, mas não como.
Diagrama de casos de uso é uma ferramenta de comunicação entre clientes, usuários
e desenvolvedores para discutirem e definirem as funcionalidades que devem ser realizadas
pelo sistema.
4.2 ELEMENTOS DO DIAGRAMA DE CASOS DE USO
• Atores
• Casos de uso
• Relacionamentos
• Associação
• Generalização
• Dependência: Extensão e Inclusão