-
O conceito de disponibilidade esta correto: "propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação." Porem o de integridade esta equivocado, na verdade e o conceito de confidencialidade.
O de integridade e este: propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento,manutenção e destruição).
-
A 1ªa definição está correta. Disponibilidade representa a garantia de que usuários autorizados tenham acesso a informações e ativos associados quando necessário.
A 2ª definição está incorreta, pois a garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizados a acessá-los corresponde à Confidencialidade.
-
Os princípios básicos de segurança da informação são:
Confidencialidade: proteção da informação compartilhada contra acessos não autorizados; obtém-se a confidencialidade pelo controle de acesso (senhas) e controle das operações individuais de cada usuário (log).
Autenticidade: garantia da identidade dos usuários
Integridade: garantia da veracidade da informação, que não pode ser corrompida (alterações acidentais ou não autorizadas).
Disponibilidade: acesso as informações.
Os conceitos se referem a Disponibilidade e Confidencialidade.
-
Ao meu ver para que a questão fique corrreta, faltou a CONFIDENCIALIDADE.
pois, a disponibilidade e a integridade e confidencialidade são itens que caracterizam a segurança da informação.
amigos concurseiros, me corrijam caso esteja errada.
bons estudos!
-
Olá pessoal,
Entendo que ambas estão erradas. Atentem que DISPONIBILIDADE é diferente de ACESSIBILIDADE ( já vi algumas pegadinhas com essas palavras)
Assim a afirmação: " A primeira representa a garantia de que usuários autorizados tenham acesso a informações..."
Dispnibilidade seria a técnica para deixar os recursos disponíveis para acesso e não garantir diretamente o acesso.
Alguém da área de informática pode explicar melhor???
Até!
-
O conceito de disponibilidade está correto, mas o conceito de integridade não.
O conceito apresentado na questão foi o de confidencialidade: “garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizadosa acessá-los”.
Errado.
Bons estudos!
-
A disponibilidade e a CONFIDENCIALIDADE são itens que caracterizam a segurança da informação. A primeira representa a garantia de que usuários autorizados tenham acesso a informações e ativos associados quando necessário, e a segunda corresponde à garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizados a acessá-los.
-
Princípios da segurança da informação: DICA
Disponibilidade: sempre disponível quando o usuário quer;
Integridade: mantém características originais;
Confidencialidade: apenas autorizados têm acesso;
Autenticidade: destinatário capaz de verificar que foi mesmo aquele remetente quem enviou a mensagem.
-
O conceito de disponibilidade está correto, mas o conceito de integridade não. O conceito apresentado na questão foi o de confidencialidade: “garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizados a acessálos”.
Gabarito: item errado.
-
ERRADO
DISPONIBILIDADE
Garante que uma informação estará disponível para acesso no momento desejado. Diz respeito à eficácia do sistema, ao correto funcionamento da rede para que quando a informação for necessária ela poderá ser acessada. A perda da disponibilidade se dá quando se tenta acessar uma informação e não se consegue o acesso esperado.
INTEGRIDADE:
Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. Ou seja, mede a exatidão da informação e seus métodos de modificação, manutenção, validade. Há perda da integridade quando a informação é alterada indevidamente ou quando não se pode garantir que a informação é a mais atualizada, por exemplo.
CONFIDENCIALIDADE:
Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.
AUTENTICIDADE:
Garante a identidade de quem está enviando a informação, ou seja, gera o não-repúdio que se dá quando há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem (irretratabilidade). Normalmente não entre como um dos pilares da segurança da informação, mas fica aqui para fechar o mnemônico DICA.
-
GAB E
INTEGRIDADE-EXATIDÃO DA INFORMAÇÃO
-
Conceitos básicos de segurança da informação, Mnemônico "CIDA":
Disponibilidade: garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação;
Integridade: garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação.
Confidencialidade: limita o acesso a informação tão somente as entidades legítimas, ou seja, aquelas autorizadas pelo proprietário da informação.✔
Autenticidade: (não repúdio) Assegura que a informação é realmente da fonte que se declara ser.
-
INTEGRIDADE:
Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. Ou seja, mede a exatidão da informação e seus métodos de modificação, manutenção, validade. Há perda da integridade quando a informação é alterada indevidamente ou quando não se pode garantir que a informação é a mais atualizada, por exemplo.
-
A disponibilidade e a integridade são itens que caracterizam a segurança da informação (Certo). A primeira representa a garantia de que usuários autorizados tenham acesso a informações e ativos associados quando necessário (Certo), e a segunda corresponde à garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizados a acessá-los (errado, deu o conceito de confidencialidade).
Confidencialidade: Capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas. Incluindo usuários, máquinas, sistemas ou processos (informação segura).
• Integridade: Capacidade de garantir que a informação manipulada está correta, fidedigna e que não foi corrompida. Trata da salvaguarda da exatidão e completeza da informação (informação correta).
• Disponibilidade: Propriedade de uma informação estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada (informação acessível ao autorizado).
• Autenticidade: Propriedade que trata da garantia de que um usuário é de fato quem alega ser. Garante a identidade de quem está enviando uma determinada informação (usuário certificado e reconhecido).
• Irretratabilidade: Também chamada de irrefutabilidade ou não-repúdio, trata da capacidade de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a sua autoria (autoria confirmada).