Workflow significa fluxo de trabalho, em português, e seu conceito é de uma sequência de passosnecessários para automatizar processos, de acordo com um conjunto de regras definidas, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra. (http://www.significados.com.br/workflow/)
Software colaborativo (ou groupware) é um software que apoia o trabalho em grupo, coletivamente. Skip Ellis o definiu como um "sistema baseado em computador que auxilia grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns (ou objetivos) e que provê interface para um ambiente compartilhado". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_colaborativo)
Livro Gestão de Processos: Pensar, agir e aprender
Por Rafael Paim,Vinicius Cardoso,Heitor Caulliraux,Rafael Clemente
https://books.google.com.br/books?id=ztgziTvHaMIC&lpg=PA285&ots=rkMwNA62NL&dq=workflow%2C%20groupware%20e%20as%20aplica%C3%A7%C3%B5es%20de%20integra%C3%A7%C3%A3o%20da%20empresa&hl=pt-BR&pg=PA25#v=snippet&q=sistema%20produtivo%20competitivo&f=false
ferramentas para a prática de GC:
Ferramentas Baseadas na Intranet: ideal para a partilha de informação dinâmica e interligada que previlegia a informação interna da organização, sistematizando o conhecimento explícito entre os departamentos
Groupware: ao invés de organizações formais com hierarquias fixas, grupos de trabalho geograficamente dispersos cooperam na resolução de problemas, aumentando a cooperação e a comunicação interpessoal. Exemplos: chats, grupos de discussão, videoconferências, centrais de suporte e o atendimento a clientes.
Workflow: suporte para processos padronizados (estruturado e ordenado) de negócio p/ codificar os processos de transferência do conhecimento quando se requer um método mais rígido.
Sistemas para a Construção de bases interligentes de conhecimento: sistemas periciais, raciocínio baseado em ferramentas de inteligência artificial p/ capturar uma parcela de conhecimento do trabalhador.
Business Intelligence (BI): manipula dados operacional em busca de informação essencial para o negócio. Ordena, categoriza e estrutura info.
2 partes: 1- Sistemas de Front-end: de apoio à decisão, Sistemas de Informação Executivos e ferramentas de Consulta Analítica (OLAP).
2- Sistemas de Back-end: Data Warehouse, Data Mart e Data Mining.
Ferramentas de apoio à inovação: coloca as pessoas em contato com o conhecimento explícito armazenado por melhores práticas e modelos conceituais, estimulando ideias e insights.
Software de Inteligência Competitiva: fornece, sistematicamente, informação sobre o ambiente ao processo de decisão da organização, ajudando tomada de decisão. exemplo: computação Ubíqua, Ontologias e WebSemânticas.