SóProvas


ID
1405657
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dor é atualmente considerada como o quinto sinal vital e conceituada como uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada à lesão real ou potencial dos tecidos.Aavaliação da dor é base para a prescrição de cuidados de enfermagem, sendo que as diferenças entre dor aguda e crônica devem ser reconhecidas pelo enfermeiro. Assinale neste contexto a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o artigo Dor aguda e crônica: revisão narrativa da literatura.2012  e  Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.Dor Crônica.Portaria SAS/MS nº 1083, de 02 de outubro de 2012.

     

     

    De acordo com a International Association for the Study of Pain (IASP), dor é uma sensação ou experiência emocional desagradável, associada com dano tecidual real ou potencial.

     

    A dor pode ser aguda (duração inferior a 30 dias) ou crônica (duração superior a 30 dias), sendo classificada segundo seu mecanismo fisiopatológico em três tipos:

     

    a) dor de predomínio nociceptivo,

    b) dor de predomínio neuropático e

    c) dor mista.

     

    Diferentemente das dores agudas, a dor crônica não está relacionada com a permanência ou aparecimento de alterações neurovegetativas (sinais de alerta).

     

    A dor aguda inicia-se com uma lesão ou injúria e substâncias algogênicas são sintetizadas no local e liberadas estimulando terminações nervosas (nociceptores) de fibras mielinizadas finas ou amielínicas; sua evolução natural é a remissão, porém, em decorrência da ativação de várias vias neuronais de modo prolongado, o caráter da dor pode se modificar e a dor aguda cronificar-se.

     

    Dor crônica é mais que um sintoma é a doença que persiste; não desaparece após a cura da lesão ou está relacionada a processos patológicos crônicos.

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com o artigo Dor aguda e crônica: revisão narrativa da literatura.2012  e  Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.Dor Crônica.Portaria SAS/MS nº 1083, de 02 de outubro de 2012.

     

     

    a) Errada.

    A dor crônica tende a aumentar sua intensidade com o tempo.

     

    b) Errada.

    dor crônica não está relacionada com a permanência ou aparecimento de alterações neurovegetativas (sinais de alerta).

     

    c) Errada.

    dor aguda está relacionada com a permanência ou aparecimento de alterações neurovegetativas (sinais de alerta).

     

    d) Correta.

     

  • Ma ruim essa questao. Com certeza a dor crônica pode priduzir altetacoes neurovegetativas e humorais....