SóProvas


ID
1405753
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Com base no Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) Incorreta - Art. 39 - "Aos maiores de 65 anos ficam asseguradas a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares." 

    b) Correta - Art. 41 in verbis.

    c) Incorreta - Art. 39, parágrafo 1o - "P/ ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade." 

    d) Incorreta - Art. 40 - No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação
    específica: I – a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2
    (dois) salários-mínimos"

    e) Incorreta - No caso do transporte interestadual, não há diferenciação de idade entre os idosos. Genericamente, devem ser reservadas no mínimo 2 vagas gratuitas para aqueles maiores de 60 cuja renda seja inferior a 2 salário-mínimo. Para os idosos que excedem esse número, há garantia de desconto de pelo menos 50%. A questão erra ao dizer que a gratuidade está garantida em caso de transporte interestadual. Art. 40. 





  • Art. 41. É assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.

    GABA B

  • a) Maiores de 65 anos
    b) CORRETA
    c) Basta apresentar o documento de identificação
    d) Reserva de 2 vagas e depende da renda, a qual deve ser IGUAL ou INFERIOR a 2 salários-mínimos
    e) Essa gratuidade só abrange transportes coletivos públicos urbanos

  •         Art. 41. É assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.

  • (A) Aos maiores de sessenta anos (maiores de 65 (sessenta e cinco)fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, inclusive (exceto)nos serviços seletivos e especiais, prestados paralelamente aos serviços regulares

    (B) É assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.

    (C) Para ter acesso à gratuidade nos transportes coletivos urbanos e semiurbanos, o idoso deverá cadastrar-se na secretaria municipal de transportes de seu município, ou órgão correspondente.  basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade

    (D)No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação específica, a reserva de dez (2 duas )vagas gratuitas por veículo para idosos, independentemente de sua renda -> com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos

    (E)Aos maiores de sessenta e cinco anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos, estaduais e interestaduais  (transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos)

    Mt 7, 7-12

  • GABARITO B

     

    5% em estacionamentos, para idosos;

    2% em estacionamentos, para pessoas com deficiência (PCD).

  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Aos maiores de sessenta anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, inclusive nos serviços seletivos e especiais, prestados paralelamente aos serviços regulares.

    Errado. O direito a gratuidade dos transportes coletivos se inicia a partir dos 65 anos. Além disto, a gratuidade não se estende no serviços seletivos e especiais, nos termos do art. 39, do Estatuto do Idoso: Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

    b) É assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de cinco por cento das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 41, do Estatuto do Idoso: Art. 41. É assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.

    c) Para ter acesso à gratuidade nos transportes coletivos urbanos e semiurbanos, o idoso deverá cadastrar-se na secretaria municipal de transportes de seu município, ou órgão correspondente.

    Errado. Para ter acesso à gratuidade nos transportes coletivos urbanos e semiurbanos basta que o idoso comprove sua idade por meio de documento pessoal, nos termos od art. 39, § 1º, do Estatuto do Idoso: § 1 Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.

    d) No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação específica, a reserva de dez vagas gratuitas por veículo para idosos, independentemente de sua renda.

    Errado. A reserva é de 2 vagas para os idosos com renda igual ou inferior a 2 salários-mínimos, nos termos do art. 40, I, do Estatuto do Idoso:  Art. 40. No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação específica:   I – a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos;

    e) Aos maiores de sessenta e cinco anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos, estaduais e interestaduais.

    Errado. A gratuidade se aplica apenas aos transportes coletivos públicos urbanos, nos termos do art. 39, caput, do Estatuto do Idoso - vide item "A".

    Gabarito: B