SóProvas


ID
1405861
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A incisão para a abertura do abdome de um cadáver, em uma autópsia, considerando uma incisão mediana anterior, tem os seguintes planos seccionados, da superfície para a profundidade: pele, tela subcutânea, fáscia superficial,__________________, fáscia endoabdominal (transversal), corpo adiposo pré-peritoneal e ________________.

Os planos que completam as lacunas da sentença são, correta e respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Eu não tinha ideia de qual alternativa era a correta. daí usei a técnica de chute.
    Pois, "linha alba" aparece 2 vezes na primeira lacuna dentre as alternativas.
    Dito isso, a probabilidade de acerto já aumenta 50%.

    a lógica é marcar as alternativas que mais se repetem.
    claro que isso só ajuda quando não se tem a MENOR IDEIA de qual alternativa está correta.

    espero ajudar alguém com essa dica.

  • Usei a mesma tática. Contudo, errei.

  • A parede abdominal está disposta em camadas, que são as seguintes, da superfície para a profundidade: Considerando uma incisão mediana anterior

    Pele,

    tela subcutânea,

    fáscia superficial, 

    linha alba ,

    fáscia endoabdominal (transversal),

    corpo adiposo

    pré-peritoneal e 

    peritônio parietal. 

    Ps. Não tem o que entender....é pura decoreba

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em anatomia.

    Basta saber qual a ordem dos planos seccionados ao se fazer a incisão no abdome, sendo eles, listados da superfície para a profundidade:
    *Pele (mais superficial)
    *Tela subcutânea - a hipoderme ou tela subcutânea está situada logo abaixo da pele e é formada por tecido conjuntivo que varia do tipo frouxo ao denso nas várias localizações e nos diferentes indivíduos.
    *Fáscia superficial - a fáscia superficial é um emaranhado solto de tecido fibroelástico conectado à face interna da pele
    *Linha alba - o músculo reto do abdome está envolvido por uma bainha, a bainha do reto abdominal, formada pelas aponeuroses de inserção dos três músculos ântero-laterais. Elas, além de formarem a bainha do reto de cada lado, se entrelaçam na linha mediana anterior com as do lado oposto, constituindo uma rafe longitudinal e mediana, denominada linha alba.
    *Fáscia endoabdominal - inferiormente a esta região situada à meia distância entre a cicatriz umbilical e a sínfise púbica as aponeuroses dos três músculos da parede ântero-lateral do abdome continuam se fundindo na linha semilunar, só que a aponeurose do m. oblíquo interno não se divide mais e todas as três aponeuroses passam anteriormente ao m. reto, constituindo a lâmina anterior da sua bainha. A lâmina posterior da bainha fica então reduzida a uma membrana fibrosa, a fáscia transversal, que é a parte da fáscia endoabdominal a revestir a face profunda do músculo transverso do abdome.
    *Corpo adiposo pré-peritoneal - a gordura pré-peritoneal é uma camada de gordura que, como seu nome diz, fica localizada antes do peritônio
    *Peritôneo parietal (plano mais profundo) - é uma membrana serosa de parede dupla que forra a parede abdominal.

    A) ERRADO. O peritôneo visceral é uma das camadas mais internas, vindo abaixo do peritôneo parietal.

    B) ERRADO. A aponeurose do músculo oblíquo interno do abdome é formada por 2 folhetos, um anterior (funde com a fáscia do oblíquo externo e passa anterior ao reto do abdome) que ajuda a formar a lâmina anterior da bainha do reto e outro posterior (funde com a fáscia do transverso do abdome e passa posterior ao reto do abdome) que ajuda a formar lâmina posterior da bainha do reto. As aponeuroses estão no mesmo plano da linha alba. Acima da linha arqueada (cerca de 4 a 5 cm caudal ao umbigo), a camada anterior consiste da aponeurose dos oblíquos interno e externo e a camada posterior é constituída da aponeurose do oblíquo interno e do transverso abdominal.

    C) ERRADO. No terço inferior todas as aponeurose passam anteriormente ao músculo reto do abdome deixando sua face posterior apenas recoberta pela fáscia transversal. Neste ponto em que a aponeurose do músculo transverso e a lâmina posterior da aponeurose do músculo oblíquo interno deixam de revestir a face posterior do músculo reto do abdome temos a formação da linha arqueada, também conhecida como Arcada de Douglas.

    D) CERTO. Conforme ordem explicada acima.

    E) ERRADO. A constituição da bainha do reto varia de acordo com o nível considerado na parede do abdome. Assim, superiormente à região da parede situada aproximadamente à meia distância entre a cicatriz umbilical e a sínfise púbica a aponeurose do oblíquo interno divide-se em dois folhetos: um anterior e o outro posterior. O folheto anterior funde-se com a aponeurose do oblíquo externo e passa anteriormente ao reto do abdome constituindo a lâmina anterior da bainha deste músculo. Já o folheto posterior funde-se com a aponeurose do transverso do abdome e envolve o m. reto posteriormente, constituindo a lâmina posterior da bainha deste músculo.

    Gabarito do professor: Alternativa D.