SóProvas


ID
1405864
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para o acesso à bolsa omental, em uma autópsia segundo a técnica de Karel Rokitansky, a fim de se dissecar o pâncreas, deve-se seccionar a seguinte estrutura:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe?
  • Letra e) omento maior.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em anatomia e técnicas de necropsia.

    A) ERRADO. Os ligamentos cardinais ou ligamentos de Mackenrodt são ligamentos presos do colo do útero e partes laterais do fórnice da vagina que se estendem até as paredes laterais da pelve. Não têm relação com a anatomia do pâncreas.

    B) ERRADO. A secção do omento menor não permite o acesso ao pâncreas, pois ele se localiza entre o fígado e a curvatura menor do estômago e a primeira porção do duodeno.

    C) ERRADO. Ligamento redondo do útero é uma fibra muscular que se liga ao útero e passa ao longo do ligamento largo, atravessando o canal inguinal e chegando ao lábio maior. Não tem relação com a anatomia do pâncreas.

    D) ERRADO. O ligamento falciforme separa o segmento medial dos laterais do lobo hepático esquerdo na sua face superior. Sua secção não permite acesso ao pâncreas.

    E) CERTO. Na técnica de necropsia de Rokitansky, os órgãos são abertos e examinados no próprio sítio anatômico, sendo posteriormente retirados de maneira isolada. O procedimento da retirada dos órgãos segue tradicionalmente o sentido cefalocaudal.
    O omento é formado por duas camadas de peritônio que se fundiram e se estende do estômago e do duodeno proximal até os órgãos vizinhos. O omento menor fica entre o fígado e a curvatura menor do estômago e a primeira porção do duodeno; o omento maior vai da curvatura maior do estômago ao colo transverso e deste se dispõe como um “avental", anteriormente às alças intestinais. O pâncreas fica atrás do estômago e entre o duodeno e o baço, assim, é necessária a secção do omento maior para se acessar o pâncreas.

    Gabarito do professor: Alternativa E.