SóProvas


ID
1405903
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os infartos hemorrágicos do intestino delgado são achados frequentes de autópsia, tendo como etiologia a obstrução da artéria (1) , que se localiza em posição (2) em relação ao tronco celíaco. A alternativa que corresponde aos números 1 e 2, de forma correta, é:

Alternativas
Comentários
  • 1 – mesentérica superior; 2 – inferior

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em patologia.

    A) ERRADO. Não há artéria mesentérica médica, apenas superior e inferior.

    B) ERRADO. A artéria mesentérica superior é responsável pela maior parte da irrigação do trato intestinal, por isso a sua oclusão é a causa mais frequente dos infartos, e não da artéria inferior, que é menor e responsável por menor parte da irrigação.

    C) CERTO. A isquemia mesentérica aguda é um desastre abdominal com taxas de mortalidade extremamente altas. A oclusão súbita da artéria mesentérica superior é praticamente incompatível com a vida, pois as alças de intestino delgado exigem, para a sua nutrição e metabolismo, fluxo sanguíneo elevado, e na oclusão mesentérica aguda não há como suprir esse fluxo. A embolia das artérias mesentéricas ocorre predominantemente no território da artéria mesentérica superior, em decorrência de seu calibre maior e de sua obliquidade ao se originar da aorta. Nos casos de trombose das artérias mesentéricas, também 95% dos casos ocorrem na mesentérica superior.
    O tronco celíaco, a artéria mesentérica superior e a artéria mesentérica inferior são ramos da aorta abdominal em sua face ventral. Em conjunto, proporcionam a maior parte da irrigação do trato gastrointestinal. A artéria mesentérica superior origina-se cerca de 1 cm abaixo do tronco celíaco e irriga todo o intestino delgado.

    D) ERRADO. A artéria mesentérica superior é responsável pela maior parte da irrigação do trato intestinal, por isso a sua oclusão é a causa mais frequente dos infartos, e não da artéria inferior, que é menor e responsável por menor parte da irrigação.

    E) ERRADO. A artéria mesentérica superior se localiza em posição inferior ao tronco cefálico, e não superior.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • A maior parte dos infartos intestinais acontece quando uma artéria, que leva sangue para o intestino delgado ou grosso, fica bloqueada por um coágulo e impede a passagem do sangue com oxigênio até os locais que ficam após o coágulo, levando à morte dessa parte do intestino e gerando sintomas como intensa dor de barriga, vômitos e febre, por exemplo.

    Além disso, o infarto do intestino também pode acontecer numa veia da região do mesentério, que é a membrana que segura o intestino. Quando isso acontece, o sangue não consegue sair do intestino para o fígado e, por isso, o sangue com oxigênio também não consegue continuar circulando no intestino, resultando nas mesmas consequências que o infarto da artéria.

    https://www.tuasaude.com/infarto-intestinal/