SóProvas


ID
1406143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A emissão de debêntures permite à empresa captar recursos sem recorrer ao crédito bancário. As debêntures

Alternativas
Comentários
  • Qual a diferença entre emissão pública e privada de debêntures ?

    A primeira é direcionada ao público investidor em geral, feita por companhia aberta, sob registro na CVM. Já a emissão privada é voltada a um grupo restrito de investidores, não sendo necessário o registro na Comissão. 

  • As debêntures são títulos de dívida emitidos por sociedades por ações e que conferem aos seus titulares direitos de crédito contra a companhia emissora. No geral elas não conferem participação no capital social da empresa, mas sim o direito ao pagamento de uma remuneração. A debênture é um título de crédito privado de renda fixa em que os debenturistas são credores da empresa e esperam receber juros periódicos e o pagamento do principal – valor pago pela debênture - no vencimento do título, conforme estipulado em um contrato específico chamado “Escritura de Emissão”. Podem ser simples (não permite que sejam transformados em ações) ou conversíveis (podem ser transformados em ações).

  • Não são emitidas por empresas de capital aberto?  Porque a b está errada?

  • Além das S.As, as Sociedades de Arrendamento Mercantil, as Companhias Hipotecárias e o BNDES Participações podem emitir debêntures. Além do fato de que as S.As financeiras não poderem emitir debêntures.

  • As debêntures podem ser emitidas por empresas de capital aberto ou fechado, o erro da alternativa b está na palavra "exclusivamente". E caso a emissora seja de capital aberto, as debêntures poderão, sob cláusulas contratuais, serem convertida em ações.

    Nesse caso, a alternativa c está correta, as debêntures "permitem à empresa emissora obter recursos sem aumentar a pulverização da propriedade de seu capital".

  • Debênture é um título de crédito representativo de empréstimo que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, nas condições constantes da escritura de emissão.

    Para emitir uma debênture uma empresa tem que ter uma escritura de emissão, onde estão descritos todos os direitos conferidos pelos títulos, suas garantias e demais cláusulas e condições da emissão e suas características.

    vantagens oferecidas pelas debêntures são:

    • ser uma opção de financiamento a longo prazo;
    • proporcionar a captação de grandes volumes de capital;
    • ter custo de captação atraente dado que uma única operação de emissão de debêntures gera custos menores do que os custos de várias operações de mútuos bancários;
    • diminuir a complexidade de administração de carteira de empréstimos pulverizada;

    gab C


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Deb%C3%AAnture#Vantagens


  • São títulos de dívida do emissor com prazo de vencimento até 90 dias. ( Não necessariamente)

    São emitidas exclusivamente pelas empresas de capital aberto. ( Capital aberto e fechado)

    Permitem à empresa emissora obter recursos sem aumentar a pulverização da propriedade de seu capital.( opção correta)

    Permitem sempre a opção de serem resgatadas em ações da própria empresa emissora. (Nem sempre vai haver essa opção)

    São títulos de dívida do emissor sem garantias.( existem garantias sim e elas podem ser : reais, flutuantes, quirografárias e subordinadas)

  • A) O minimo dos Debentures é 360 dias.

    B) Debentures SÃO EMITIDAS POR S.a.m (soc. de arrecadamento mercantil), companhias hipotecarias. por companhias abertas (oferta publica, venda direta) e companhia fechada (venda direta) . Ora, se a companhia é fechada não faz sentido ela publica pra geral que vende debentures.      
    E) tem garantias.
  • Debentures :

    Prazo : minimo 360 dias não tem prazo máximo.

    Quem Emite ?     Em Geral , SA Aberta não Podendo ser Instituição Financeira .

    Exeções que Emitem :  

    * BNDES participações

    * Comp. Hipotecárias  

    * Sociedade de Arrendamento Mercantil

    Debentures PODE ser conversível em ações , depende tudo do contrato . 

    Por isso quando a questão fala que :

    C) Permitem à empresa emissora obter recursos sem aumentar a pulverização da propriedade de seu capital.

    Sim permite , mas quando a debenture é conversível em ações ,ela aumenta a Pulverização do capital .

  • O que seria o " sem aumentar a pulverização da propriedade de seu capital " ?

  • Questão muito ruim, dúbia na interpretação da opção correta!

  • LETRA C CORRETA

    Debêntures é um título de dívida em que seu investimento é um empréstimo para determinada empresa que não seja uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário. Assim o investidor se torna um credor da empresa em questão e recebe juros fixos ou variáveis ao final do período pactuado.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Amanda Aires

    A alternativa A está incorreta. São títulos de dívida do emissor com prazo de vencimento que pode ser indeterminado

    A alternativa  B está incorreta. Podem ser emitidas  por sociedades de capital fechado e aberto  e por instituições financeiras que não captem depósitos do público, desde que autorizadas pelo Bacen. 

    A alternativa C está correta. Como conferem, em geral, direito de crédito, permitem à empresa emissora obter  recursos sem  admitir novos acionistas no quadro social e aumentar a pulverização da propriedade de seu capital. 

    A alternativa D está incorreta. Essa permissão existe apenas nas debêntures conversíveis

    A alternativa E está incorreta. Podem conferir garantias. 

    ===

    PRA AJUDAR:

    (FCC - Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários/2003) Quanto à caracterização dos valores mobiliários, pode-se dizer que as debêntures correspondem a títulos de propriedade sobre as sociedades anônimas, que rendem juros corrigidos por específicos índices de preços. (ERRADO)

    • R: As debêntures  correspondem a títulos de CRÉDITO sobre as sociedades anônimas, que rendem juros corrigidos por específicos índices de preços. 

    ===

    (FCC - Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários/2003) Quanto à caracterização dos valores mobiliários, pode-se dizer que as debêntures correspondem a títulos de dívida de médio e longo prazos, emitidos por sociedades anônimas, sem que seja prevista a devolução compulsória de principal de rendimentos. (ERRADO)

    • R: As debêntures correspondem a títulos de dívida de médio e longo prazos, emitidos por sociedades anônimas, em que seja prevista a devolução compulsória de principal de rendimentos. 

    ===

    (FCC - Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários/2003) Quanto à caracterização dos valores mobiliários, pode-se dizer que as debêntures correspondem a títulos de dívida de médio e longo prazos, emitidos por sociedades anônimas, que deverão ser pagos com juros e atualização monetária. (CERTO)

    ===

    (FCC - Analista da Comissão de Valores Mobiliários/Mercado de Capitais/2003) O prazo de vencimento das debêntures pode ser de até 48 meses. (ERRADO)

    • R: O prazo  de vencimento de uma debênture pode ser  indeterminado. Isto é, não há previsão legal estabelecendo o limite máximo de vencimento de uma debênture. 
    • No caso de ser indeterminado, a debênture assume a forma de perpetuidade

    ===

    (VUNESP - Notário e Registrador (TJ SP)/Provimento/2008/5º) Não é possível, em hipótese alguma, ser criada uma classe de ações preferenciais dotada de poder de veto sobre deliberações assembleares. (ERRADO)

    • R: Ações preferenciais de companhia ABERTA/FECHADA podem ser divididas em classes.
    • Ações ordinárias de companhia FECHADA que podem ser divididas em classes. ABERTAS NÃO!