SóProvas



Questões de Debêntures


ID
21295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No atual arranjo do sistema financeiro, as principais instituições estão constituídas sob a forma de banco múltiplo, que oferece ampla gama de serviços bancários. Outras instituições existentes apresentam certo grau de especialização. Acerca dessas instituições, julgue os itens a seguir.

B Sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e empréstimo são fornecedoras de crédito habitacional.

Alternativas
Comentários
  • As caixas econômicas, que também captam depósitos à vista e depósitos de poupança e atuam mais fortemente no crédito habitacional e as sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e empréstimo, também são voltadas para o crédito habitacional.http://www.bcb.gov.br/?SPBINTER
  • As SOCIEDADES DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO são instituições financeiras criadas pela Lei 4.380, de 21 de agosto de 1964, para atuar no FINANCIAMENTO HABITACIONAL. As ASSOCIAÇÕES DE POUPANÇA E EMPRÉSTIMO são constituídas sob a forma de sociedade civil, sendo de propriedade comum de seus associados. Suas operações ativas são, basicamente, direcionadas ao MERCADO IMOBILIÁRIO e ao SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO (SFH). Ambas são fornecedoras de crédito habitacional
  • Ambas fazem parte da SBPE(sistema brasileiro de poupança e empréstimo) e juntamente com a CEF atuam no crédito habitacional .

  • ERRADA

    Instituição de associações de poupança e empréstimo não tem função de emprestimos imobiliário, pois cabe a Sociedade de Credito Imobiliário(SCI) direitos concedido pelo BACEN  para tal função.

    como sempre a CESPE confundido os candidatos.

    bons estudos!!!!

  • Colega maicon4 costa, a questão está correta.

    As Associações de Poupança e Empréstimo fazem parte do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

    Contituído de:

    Sociedades de Crédito Imobiliário

    Carteiras imobiliárias dos bancos múltiplos

    Caixa Econômica Federal

    A grande diferença entre APE e SCI, é que a primeira não pode ser S.A, e não tem fins lucrativos, enquanto a segunda (SCI)
    necessariamente é uma S.A e TEM fins lucrativos.

  • as duas  fazem parte da SBPE(sistema brasileiro de poupança e empréstimo) e juntamente com a CEF atuam no crédito habitacional .


    diferença entre elas,  APE e SCI, é que a primeira não pode ser S.A, e não tem fins lucrativos, enquanto a segunda (SCI)
    necessariamente é uma S.A e TEM fins lucrativos.


ID
23026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Um investidor procurou uma agência do BB e disse ao gerente que queria aplicar seus recursos sem muito risco, preferindo uma rentabilidade baixa a correr risco de perder dinheiro. O investidor informou, ainda, que gostaria de poder reaver seus recursos com rapidez, caso precisasse, embora não fosse esse o seu objetivo. Em função da demanda apresentada pelo cliente, seria correto o gerente indicar aplicação no(a)

BB fundo de ações.

Alternativas
Comentários
  • O mais indicado seria uma caderneta de poupança.
  • Poupança ou Fundo DI.

  • Eu indicaria investir em bitcoins kkkk, baixo risco

  • mandaria investir nas pirâmides de bitcoins sashashas


ID
191446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito do mercado de capitais no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto: A

    Conforme a Lei no 6.404, que dispõe sobre as Sociedades por Ações:
    Art. 58. A debênture poderá, conforme dispuser a escritura de emissão, ter garantia real ou garantia flutuante, não gozar de preferência ou ser subordinada aos demais credores da companhia.

    Comentando as demais opções:
    B) INCORRETA. Não estão incluídas as debêntures emitidas por instituições financeiras não bancárias, pois estas não podem emitir mesmo.
    C) INCORRETA. As entidades de balcão organizado podem criar requisitos próprios.
    D) INCORRETA. O fato de guardar as ações em depósito não transfere os direitos inerentes a ela, como os direitos de voto.
    E) INCORRETA. O penhor de ações escriturais não precisam de averbação no cartório.
     

     

  • E)Lei 6404/1976 Art. 39. O penhor ou caução de ações se constitui pela averbação do respectivo instrumento no livro de Registro de Ações Nominativas. (Redação dada pela Lei nº 9.457, de 1997)

    Observe que estão sendo cobradas, na sua maioria, as alterações da Lei 6404/1976.

  • Logo se nota que a C estão enrolando muito!
  • A) Debêntures são valores mobiliários que representam uma dívida de médio a longo prazo contra a empresa emitente. A captação de recursos via emissão de debêntures pode ser feita por S/A de capital fechado ou aberto, porém somente as de capital aberto podem efetuar distribuições públicas de debêntures no mercado de capitais. A emissão de debêntures pode ser efetuada com ou sem garantia. No caso das com garantia temos:
    *Garantia Real:envolvendo o comprometimento de bens e direitos que não poderão ser negociados sem a aprovação dos debenturistas;
    *Garantia Flutuante:Assegura privilégio geral sobre o ativo da emissora, mas não impede a negociação dos bens que compõe esse ativo.

    B) parágrafo 1o: Excluem-se do regime desta lei:

    I- Os títulos da dívida pública Federal, estadual ou municipal;
    II-Os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira , exceto as debêntures.

    C) Art.21 da Lei 6385 parágrafo 4: Cada bolsa de valores ou entidade de mercado balcão organizado poderá estabelecer requisitos próprios para que os valores sejam admitidos à negociação no seu recinto ou sistema, mediante prévia aprovação da CVM.

    D)Art.25. Lei 6385:Salvo mandato expresso com prazo não superior a 1 ano, o administrador de carteira e o depositário de valores mobiliários não podem exercer o direito de voto que couber às ações sob sua administração e custódia.

    E)Lei 6404 art.39: O penhor ou caução de ações se constitui pela averbação do respectivo instrumento no livro de registro de ações nominativas;
    O penhor da ação escritural se constitui pela averbação do respectivo instrumento nos livros da instituição financeira, a qual será anotada no extrato da conta de depósito fornecida ao acionista.
  • Somente complementando...

    Espécies de Debêntures (garantias)
    • Real - São aquelas que a empresa dá em garantia de bens não circulantes. Ex.: HIPOTECA (imóveis) / PENHOR MERCANTIL (máquinas);
    • Flutuante - a empresa colocou como garantia bens do ativo circulante. Ex.: Estoque
    • Sem preferência (Quirografário) - Títulos sem garantias reais. Não tem nenhum bem que tenha sido registrado  como garantia daquela dívida;
    • Subordinados - Não possui nenhuma garantia em bens. É o último da fila dos credores.
  • Alguém pode explicar melhor a letra B? 

    A lei 4595/64 em seu artigo 35 inciso I, diz que instituições financeiras não podem emitir debêntures.

    Aí a questão diz "excluem-se do regime da lei 6385/76 as debêntures emitidas por instituições financeiras." E a letra B ta errada, tendo como justificativa  um artigo dessa lei que diz que "excluem-se do regime dessa lei titulos cambiais das instituições financeiras, EXCETO as debêntures".

    A conclusão que cheguei é que a lei 4595 diz que IF não pode emitir, porém a lei 6385 diz que pode...

    Confusão da poxa eu fiz aqui, me ajudem por favor!!




  • http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=mtvm_debenture
  • b) Não se excluem do regime da lei 6385/76 as debêntures emitidas por instituições financeiras.

     

    c) Permite-se à entidade que administra mercado de balcão organizado o estabelecimento de requisitos próprios para que valores mobiliários sejam admitidos à negociação em seu sistema, sendo-lhe igualmente permitido disciplinar procedimentos de cunho meramente operacional referentes ao registro dos valores mobiliários.

     

    d) Ao ser efetuado o registro da propriedade de ações escriturais em conta de depósito, aberta em nome do acionista na instituição depositária, não se transfere à referida instituição o direito a voto inerente a tais ações.

     

    e) O penhor de ações escriturais constitui-se mediante averbação do respectivo instrumento nos livros da instituição financeira.

  • Instituições financeiras não emitem debentures
  • Garantias :

    REais

    FLUtuantes

    QUIrografias

    SUbordinadas

    RE FLU QUI SU


ID
316045
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O agente fiduciário de emissões públicas de debêntures

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (a)

    Toda emissão pública de debêntures exige a nomeação de um agente fiduciário.
    Sua principal função é proteger o interesse dos debenturistas exercendo uma fiscalização no processo.
    Pode se utilizar de qualquer ação para proteger os direitos e defender os interesses dos debenturistas.

    b) processa o pagamento de juros e amortização das debêntures.

    c) representa a instituição líder da operação.
    Representa os debenturistas.

    d) determina a alocação das quantidades que serão subscritas pelos investidores.

    e) é nomeado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
    É escolhido pelos debenturistas.
  • O agente fiduciário representa os interesses dos debenturistas, verificando o cumprimento das condições pactuadas na escritura.
  • O agente fiduciário é o síndico dos debenturistas.É uma terceira parte sendo de sua responsabilidade assegurar que a empresa emitente cumpra as cláusulas da escritura.Pode ser PF,PJ ou um departamento de crédito de um banco.POde ser exonarado e recebe uma taxa fixa por seus serviços.
  • A Lei das S.A. prevê que, para todos os casos de emissão pública de debêntures, obrigatoriamente, deverá haver a nomeação do Agente Fiduciário. A função desta figura jurídica, que teve por modelo a figura do "Trustee" adequado à nossa prática jurídica, é a de dar proteção eficiente aos direitos e interesses dos debenturistas, exercendo uma fiscalização permanente e atenta, cabendo-lhe a responsabilidade da administração de bens de terceiros, independente da emissora e dos demais interessados na distribuição das debêntures, não conflitando, no exercício de suas funções, com os direitos e interesses que deva proteger.
    http://www.pavarini.com.br/agentenota.htm

  • GABARITO: LETRA A

    a) Item Correto:

    Lei n. 6.404, de 1976 (LEI DAS S.A)

    Art. 68. O agente fiduciário representa, nos termos desta Lei e da escritura de emissão, a comunhão dos debenturistas perante a companhia emissora.
            § 1º São deveres do agente fiduciário:
            a) proteger os direitos e interesses dos debenturistas, empregando no exercício da função o cuidado e a diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios bens;
    (...) 
           § 3º O agente fiduciário pode usar de qualquer ação para proteger direitos ou defender interesses dos debenturistas(...)

    b) Item errado: Essa responsabilidade é do banco mandatário - é o banco responsável pela confirmação financeira de todos os pagamentos e movimetações efetuadas pelo emissor.

    c) Item errado: Representa os debenturistas e não a instituição.

    d) Item errado: Não está no rol das responsabilidades e obrigações do agente fidunciário.

    e) Item errado: O agente fiduciário é nomeado e destituído pela assembleia de debenturistas.
  • INSTRUÇÃO CVM Nº 28, DE 23 DE NOVEMBRO DE 1983.

    NOMEAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DO AGENTE FIDUCIÁRIO

    Art. 1º - Da escritura de emissão pública de debêntures constará, obrigatoriamente, a nomeação de um agente fiduciário para representar a comunhão dos debenturistas, devendo, também, dela constar a sua aceitação para o exercício das funções.


    Gabarito: Letra A
  •                                                     DEBÊNTURES

     Os debenturistas formam um condomínio, representado perante a empresa emitente por um agente fiduciário. O agente fiduciário deve,
     defende os interesses dos debenturistas junto à companhia emissora e zelar pelos seus direitos. É de sua responsabilidade assegurar que a emitente cumpra as cláusulas da escritura. Os contratos de debêntures tambêm especificam deveres, direitos e condições para a remoção do agente.
  • Agente Fiduciário:

    Pessoa física ou instituição financeira que, tendo por objeto social a administração ou a custódia de bens de terceiros, tenha sido previamente autorizada pelo Banco Central do Brasil a exercer a função de agente fiduciário.

    O agente fiduciário representa os interesses dos debenturistas, verificando o cumprimento das condições pactuadas na escritura, além de ser responsável pela elaboração de relatórios de acompanhamento.

    Bons estudos!!


     



  • São deveres do agente fiduciário:
    ? proteger os direitos e interesses dos debenturistas, empregando no exercício da função o cuidado e a diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios bens;
    ? elaborar relatório e o colocar anualmente à disposição dos debenturistas, dentro de 4 meses do encerramento do exercício social da companhia, informando os fatos relevantes ocorridos durante o exercício, relativos à execução das obrigações assumidas pela companhia, aos bens garantidores das debêntures e, ainda, declaração do agente sobre sua aptidão para continuar no exercício da função;
    ? notificar os debenturistas, no prazo máximo de 60 dias, de qualquer inadimplemento, pela companhia, de obrigações assumidas na escritura da emissão.
    O agente fiduciário pode usar de qualquer ação para proteger direitos ou defender interesses dos debenturistas, sendo-lhe especialmente permitido, no caso de inadimplemento da companhia:
    ? declarar, observadas as condições da escritura de emissão, antecipadamente vencidas as debêntures e cobrar o seu principal e acessórios;
    ? executar garantias reais, receber o produto da cobrança e aplicá-lo no pagamento, integral ou proporcional, dos debenturistas;
    ? requerer a falência da companhia emissora, se não existirem garantias reais;
    ? representar os debenturistas em processos de falência, concordata, intervenção ou liquidação extrajudicial da companhia emissora, salvo deliberação em contrário da assembléia dos debenturistas;
    ? tomar qualquer providência necessária para que os debenturistas realizem os seus créditos.
  • O agente fiduciário 

    é o representante 

    legal da comunhão 

    de interesses 

    dos debenturistas, 

    protegendo seus direitos junto à emissora. 

    Sua presença é obrigatória nas emissões 

    públicas.


  • A letra B também está certa,pois o agente fiduciário de acordo com a escritura de emissão poderá ainda garantir e efetuar os pagamentos de juros, amortizações e resgates. 

  • Agente Fiduciário é  representante dos Debenturistas.

  • Cuidado com a letra b

    LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. 

    Art. 69. A escritura de emissão poderá ainda atribuir ao agente fiduciário as funções de autenticar os certificados de debêntures, administrar o fundo de amortização, manter em custódia bens dados em garantia e efetuar os pagamentos de juros, amortização e resgate

  • INSTRUÇÃO CVM Nº 28, DE 23 DE NOVEMBRO DE 1983.

    O COLEGIADO DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS torna público que, em sessão realizada nesta data, e com fundamento nos artigos 4º e 8º da LEI Nº 6.385 de 7 de dezembro de 1976 e tendo em vista o disposto no Capítulo V da LEI Nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976, RESOLVEU: 
    NOMEAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DO AGENTE FIDUCIÁRIO Art. 1º Da escritura de emissão pública de debêntures constará, obrigatoriamente, a nomeação de um agente fiduciário para representar a comunhão dos debenturistas, devendo, também, dela constar a sua aceitação para o exercício das funções.
    por que a letra e está errada?
  • alguem mimm explicar porque  aletra E está errada

  • Segundo a NOTA EXPLICATIVA CVM Nº 27/83 da CVM: Como, pela sistemática legal implantada pela LEI Nº 6.404/ (ART. 66), o agente fiduciário é, originalmente, nomeado pela companhia emissora na escritura de emissão.

  • Os debenturistas formam um condomínio, representado perante a empresa emitente por um agente fiduciário. O agente fiduciário deve, defende os interesses dos debenturistas junto à companhia emissora e zelar pelos seus direitos. É de sua responsabilidade assegurar que a emitente cumpra as cláusulas da escritura. Os contratos de debêntures tambêm especificam deveres, direitos e condições para a remoção do agente


    e) Item errado: O agente fiduciário é nomeado e destituído pela assembleia de debenturistas.



  • A letra B consta como uma obrigação como está na formulação da pergunta.... e não uma possibilidade.

    Ou seja, poderá ser dada a ele esta função, de acordo com a escritura, mas não é uma REGRA.

    De qualquer forma, é muita sacanagem colocar uma alternativa dessas, na minha opinião.

  • Mais um tópico que não está abordado nas aulas relacionadas do QC. Assim ta difícil...

  • Estou encontrando vários assuntos que não são comentados pelo QC. Muitos mesmo.

  • O agente fiduciário é o representante legal da comunhão de interesses dos debenturistas, protegendo seus direitos junto à emissora. Sua presença é obrigatória nas emissões públicas.


ID
887530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca de orçamentos empresariais, elementos de finanças e legislação reguladora de combustíveis, julgue o  item  seguinte. 


O financiamento de investimentos em longo prazo, por meio da subscrição de debêntures, pode ser utilizado para suprir a necessidade de recursos de sociedades de capital fechado.

Alternativas
Comentários
  • Subscrição ((Underwriting) ocorre quando uma companhia seleciona e contrata um intermediário financeiro, que será responsável pela colocação de uma subscrição pública de ações ou obrigações no mercado

     

    A captação de recursos via emissão de debêntures pode ser feita por sociedades anônimas, de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas podem efetuar distribuições públicas de debêntures no mercado de capitais.

     

    subscrição pública: S/A divulga, torna pública a colocação de títulos mobiliários no mercado

    subscrição privada: S/A oferece os títulos mobiliários de forma individual, procura eventuais interessados e oferta os títulos

  • sociedades de capital fechado.  (ERRO)

    certo seria .... CAPITAL ABERTO

    obs: sabemos que podem EMITIR as (SAM, CIA HIPOTECARIA E BNDES PARTICIPAÇÕES) mais a questão não pede isso.

     

    Debêntures são certificados ou títulos de valores mobiliários emitidos pelas sociedades anônimas, representativas de empréstimos contraídos pelas mesmas, cada título dando, ao debenturista, idênticos direitos de crédito contra as sociedades, estabelecidos na escritura de emissão.

     

    eh maria vamos estudar ai rsrs.... não pode errar questão dessa não rsrs... Lei 6404... da uma olhada depois

  • Quem pode emitir debêntures?

    A captação de recursos no mercado

    de capitais, via emissão de

    debêntures, pode ser feita por

    Sociedade por Ações (S.A.), de capital

    fechado ou aberto. Entretanto,

    somente as companhias abertas,

    com registro na CVM - Comissão

    de Valores Mobiliários, podem efetuar

    emissões públicas de debêntures.

  • Não tinha que ser ''subscrição PÚBLICA'' ?

  • Em 02/07/19 às 12:23, você respondeu a opção C.

    Em 08/07/19 às 19:14, você respondeu a opção C.

    Em 10/07/19 às 16:23, você respondeu a opção C.

    ta difícil ou não?

  • Alguém pode ajudar?

    O erro é porque a sociedade de capital fechado não pode utilizar para suprir necessidades de recurso?

    Pq elas podem emitir debêntures sendo fechadas, certo?

  • Pode ser emitido apenas por sociedades anônimas não financeiras de capital

    aberto. Há duas exceções, ou seja, duas empresas consideradas financeiras que

    podem emitir debêntures: sociedade de arrendamento mercantil e companhia hipotecária

    professor CID ROBERTO do Gran cursos online


ID
990487
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Títulos de dívida, de médio e de longo prazo, ofertados publicamente por empresas não financeiras de capital aberto, são

Alternativas
Comentários
  • A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

     

    Considerando que a prática de serem pactuadas cláusulas de antecipação visa possibilitar a atualização das condições de remuneração das debêntures, é entendimento da CVM que, ressalvadas situações especiais quanto à intenção ou à capacidade da empresa em recolocar esse título, as debêntures devem ser classificadas pela companhia emissora no passivo exigível a longo prazo.

  • Pegando Carona

     

    A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

  • Exceções: BNDES PARTICIPAÇÕES, COMP.HIPOTECÁRIAS E SOC.ARRENDAMENTO MERCANTIL


ID
1109602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.

As debêntures fazem parte das operações passivas das sociedades de arrendamento mercantil

Alternativas
Comentários
  • resposta : certa


    As sociedades de arrendamento mercantil são constituídas sob a forma de sociedade anônima, devendo constar obrigatoriamente na sua denominação social a expressão "Arrendamento Mercantil". As operações passivas dessas sociedades são emissão de debêntures, dívida externa, empréstimos e financiamentos de instituições financeiras.

    Suas operações ativas são constituídas por títulos da dívida pública, cessão de direitos creditórios e, principalmente, por operações de arrendamento mercantil de bens móveis, de produção nacional ou estrangeira, e bens imóveis adquiridos pela entidade arrendadorapara fins de uso próprio do arrendatário. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (ResoluçãoCMN2.309, de 1996).

    fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/sam.asp
  • As operações passivas das sociedades de arrendamento mercantil são emissão de debêntures, dívida externa, empréstimos e financiamentos de instituições financeiras.

  • As sociedades de arrendamento mercantil são constituídas sob a forma de sociedade anônima, devendo constar obrigatoriamente na sua denominação social a expressão "Arrendamento Mercantil".

    As operações passivas dessas sociedades são emissão de debêntures, dívida externa, empréstimos e financiamentos de instituições financeiras.

  • Se eu invisto dinheiro na IF, então ela me deve. (PASSIVO) - Estou passiva de receber dinheiro.

    Se a IF investe dinheiro em mim, então eu devo a ela. (ATIVO) - Estou ativa para pagar dinheiro.

    ;)

  • CERTO

    Debêntures é um título de dívida em que seu investimento é um empréstimo para determinada empresa que não seja uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário.

    Assim o investidor se torna um credor da empresa em questão e recebe juros fixos ou variáveis ao final do período pactuado

     

    Fonte: https://www.tororadar.com.br/investimento/debentures-o-que-e

  • ATUALIZANDO....

    As sociedades de arrendamento mercantil NÃO emitem mais debêntures

  • voltaram a emitir debentures

    http://www.leasingabel.com.br/noticias/arrendamento-mercantil-volta-a-emitir-debentures/

  • Questão está desatualizada. Desde 2019, por lei nenhuma instituição financeira ou equiparada (como é o caso das S.A.M) pode emitir debêntures.

  • tá osso, essa caceta dessas SAM emitem ou nao debenture, pq eu vou em vários sites e cada um diz uma coisa diferente kkkkk

  • esssa questao esta desatualizada

  • Gabarito: CERTO

  • •Sociedades de Arrendamento Mercantil voltaram a poder emitir debêntures

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Kennedy Sophia Jr

    A afirmação é verdadeira. As debêntures podem ser emitidas pelas sociedades de arrendamento mercantil para captação de recursos (operação passiva).

    As debêntures são títulos de dívida emitidos pelas sociedades de arrendamento mercantil, como vimos acima, em como pelas sociedades anônimas abertas e fechadas que não sejam do setor financeiro, pelo BNDES e pelas companhias hipotecárias.

    Assim como os CDBs estão para os bancos como fonte de captação, as debêntures estão para as empresas.

  • Então, conforme o professor Sirlo disse, as SAM não são financeiras, mesmo o leasing financeiro aparentar uma operação financeira. Essa questão das SAM não poderem emitir debêntures é algo que vários professores discordam. O professor Sirlo diz que as CIA hipotecárias não podem emitir. Então dificilmente vão fazer uma questão assim, pelo menos envolvendo as Cia Hipotecárias, vai ser anulada com certeza.


ID
1109653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens

O mercado de balcão compreende as operações realizadas fora do ambiente de bolsa, com ativos não padronizados, que se amoldam às necessidades específicas de cada parte envolvida na transação

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada.

  • Método de negociação que não envolve uma bolsa. Nos mercados extrabolsa ou de balcão, os participantes negociam diretamente entre si. Também conhecido pela sigla OTC (Over-the-counter).

  • atualmente existe mercado de balcão organizado da BM&FBOVESPA

  • Justificativa da banca.

    Deferido com anulação: A redação do item não é clara quanto ao tipo de mercado de balcão a que se refere, fato que prejudica seu julgamento objetivo. Por esse motivo, opta‐se por sua anulação.


ID
1109665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens .

Debêntures são títulos de dívida de médio e longo prazo, emitidos por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado, e utilizados para o financiamento de seus projetos.

Alternativas
Comentários
  • A captação de recursos no mercado de capitais, via emissão de debêntures, pode ser feita por Sociedade por Ações (S.A.), de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas, com registro na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.


  • Sim! Atenção ao detalhe da questão, pois companhias fechadas também podem emitir debentures. É um caso bem específico, mas é possível.

    CERTO

    Somente companhias abertas podem emitir publicamente debêntures, devendo então seguir alguns procedimentos, como convocar uma Assembleia Geral dos acionistas, para autorizar a emissão, elaborar uma escritura de emissão, registrada em cartório, efetuar o registro dessa emissão na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), emitir e providenciar a negociação das debêntures no mercado comprador. Além disso, a empresa emissora deve pagar aos investidores as debêntures no vencimento, na forma prevista na escritura de emissão.


    As companhias de capital fechado só podem realizar emissões privadas com oferta a acionistas ou a grupos restritos de investidores que atendam a determinadas requisitos.

    http://www.comoinvestir.com.br/debentures/guia-de-debentures/Paginas/default.aspx

  • Não entendi seu comentario janice souza

  • Achei que companhias fechadas não pudessem emitir ações nem debentures.

  • GM Roberto

    Podem emitir debêntures:

    SA aberta

    Sociedade de Arrendamento Mercantil 

    Companhias Hipotecárias 


    Bons estudos!

  • Só reforçando, as S/A Abertas tem subscrição pública (disponibilizam ações na bolsa), necessitam de autorização da CVM enquanto as S/A Fechadas tem subscrição privada (ações vão para os donos) e precisam apenas do registro na CVM.


    Bons estudos e foco na missão!
  • só complementado a fala do colega Matheus,

    Debêntures: financia investimentos da empresa à medio e longo prazo. Tem prazo minimo de 360d e n tem mxm. existe perpétua. precisa de reg. na cvm.

    podem-(s.a aberta) s.a. fechada ñ pode emissão pub.
    ñ podem-( IF)
    exceções-(bndes part. s.a, comp. hipotecarias e sociedade arrend. merc.)

    Bons estudos!

  • Debênture é um título de dívida, de médio e longo prazo, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora. Quem investe em debêntures se torna credor dessas companhias. No Brasil, as debêntures constituem uma das formas mais antigas de captação de recursos por meio de títulos.

    também podem emitir debentures (BNDES participações, comp. Hipotecarias e Soc. arrendamento mercantil)


  • Obrigado pelo esclarecimento sobre as companhias fechadas....

  • Debêntures pode ser emitidas por Sociedades Anônimas Aberta ou Fechada NÃO financeira 

    (EXCEÇÃO: 3  IF's podem emitir Debêntures: Sociedade de Arrendamento Mercantil; Companhias Hipotecária e BNDES Participações)

    Prazo mínimo: 360 dias

    Prazo máximo: perpetuo

  • Companhais de capital fechado podem emitir debêntures?

  • Podem, Ricardo. Porém só companhias abertas podem fazer emissões PÚBLICAS de debêntures.

     

  • "por ações"???

  •  

    Tatiane Gonçalves, tmb achei estranho. Mas olha a definição que achei:

    ''Sociedade por ações é uma sociedade comercial que tem seu capital social dividido em ações, estando a responsabilidade de cada acionista limitada à integralização das suas ações. Nesse caso, é chamada também de sociedade anônima ou companhia.''

  • Achei que debêntures,era só de longo prazo.


  • CERTO

    Debêntures é um título de dívida em que seu investimento é um empréstimo para determinada empresa que não seja uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário. Assim o investidor se torna um credor da empresa em questão e recebe juros fixos ou variáveis ao final do período pactuado.

  • • Valores mobiliários emitidos por sociedades por ações (Sociedades Anônimas), representativos de

    dívidas, que asseguram a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

    • Suas características devem estar descritas em sua escritura de emissão.

    • Trata-se de um título de crédito privado e de renda fixa.

    • São emitidas por sociedades anônimas de capital aberto ou fechado;

    CERTO


ID
1406143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A emissão de debêntures permite à empresa captar recursos sem recorrer ao crédito bancário. As debêntures

Alternativas
Comentários
  • Qual a diferença entre emissão pública e privada de debêntures ?

    A primeira é direcionada ao público investidor em geral, feita por companhia aberta, sob registro na CVM. Já a emissão privada é voltada a um grupo restrito de investidores, não sendo necessário o registro na Comissão. 

  • As debêntures são títulos de dívida emitidos por sociedades por ações e que conferem aos seus titulares direitos de crédito contra a companhia emissora. No geral elas não conferem participação no capital social da empresa, mas sim o direito ao pagamento de uma remuneração. A debênture é um título de crédito privado de renda fixa em que os debenturistas são credores da empresa e esperam receber juros periódicos e o pagamento do principal – valor pago pela debênture - no vencimento do título, conforme estipulado em um contrato específico chamado “Escritura de Emissão”. Podem ser simples (não permite que sejam transformados em ações) ou conversíveis (podem ser transformados em ações).

  • Não são emitidas por empresas de capital aberto?  Porque a b está errada?

  • Além das S.As, as Sociedades de Arrendamento Mercantil, as Companhias Hipotecárias e o BNDES Participações podem emitir debêntures. Além do fato de que as S.As financeiras não poderem emitir debêntures.

  • As debêntures podem ser emitidas por empresas de capital aberto ou fechado, o erro da alternativa b está na palavra "exclusivamente". E caso a emissora seja de capital aberto, as debêntures poderão, sob cláusulas contratuais, serem convertida em ações.

    Nesse caso, a alternativa c está correta, as debêntures "permitem à empresa emissora obter recursos sem aumentar a pulverização da propriedade de seu capital".

  • Debênture é um título de crédito representativo de empréstimo que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, nas condições constantes da escritura de emissão.

    Para emitir uma debênture uma empresa tem que ter uma escritura de emissão, onde estão descritos todos os direitos conferidos pelos títulos, suas garantias e demais cláusulas e condições da emissão e suas características.

    vantagens oferecidas pelas debêntures são:

    • ser uma opção de financiamento a longo prazo;
    • proporcionar a captação de grandes volumes de capital;
    • ter custo de captação atraente dado que uma única operação de emissão de debêntures gera custos menores do que os custos de várias operações de mútuos bancários;
    • diminuir a complexidade de administração de carteira de empréstimos pulverizada;

    gab C


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Deb%C3%AAnture#Vantagens


  • São títulos de dívida do emissor com prazo de vencimento até 90 dias. ( Não necessariamente)

    São emitidas exclusivamente pelas empresas de capital aberto. ( Capital aberto e fechado)

    Permitem à empresa emissora obter recursos sem aumentar a pulverização da propriedade de seu capital.( opção correta)

    Permitem sempre a opção de serem resgatadas em ações da própria empresa emissora. (Nem sempre vai haver essa opção)

    São títulos de dívida do emissor sem garantias.( existem garantias sim e elas podem ser : reais, flutuantes, quirografárias e subordinadas)

  • A) O minimo dos Debentures é 360 dias.

    B) Debentures SÃO EMITIDAS POR S.a.m (soc. de arrecadamento mercantil), companhias hipotecarias. por companhias abertas (oferta publica, venda direta) e companhia fechada (venda direta) . Ora, se a companhia é fechada não faz sentido ela publica pra geral que vende debentures.      
    E) tem garantias.
  • Debentures :

    Prazo : minimo 360 dias não tem prazo máximo.

    Quem Emite ?     Em Geral , SA Aberta não Podendo ser Instituição Financeira .

    Exeções que Emitem :  

    * BNDES participações

    * Comp. Hipotecárias  

    * Sociedade de Arrendamento Mercantil

    Debentures PODE ser conversível em ações , depende tudo do contrato . 

    Por isso quando a questão fala que :

    C) Permitem à empresa emissora obter recursos sem aumentar a pulverização da propriedade de seu capital.

    Sim permite , mas quando a debenture é conversível em ações ,ela aumenta a Pulverização do capital .

  • O que seria o " sem aumentar a pulverização da propriedade de seu capital " ?

  • Questão muito ruim, dúbia na interpretação da opção correta!

  • LETRA C CORRETA

    Debêntures é um título de dívida em que seu investimento é um empréstimo para determinada empresa que não seja uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário. Assim o investidor se torna um credor da empresa em questão e recebe juros fixos ou variáveis ao final do período pactuado.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Amanda Aires

    A alternativa A está incorreta. São títulos de dívida do emissor com prazo de vencimento que pode ser indeterminado

    A alternativa  B está incorreta. Podem ser emitidas  por sociedades de capital fechado e aberto  e por instituições financeiras que não captem depósitos do público, desde que autorizadas pelo Bacen. 

    A alternativa C está correta. Como conferem, em geral, direito de crédito, permitem à empresa emissora obter  recursos sem  admitir novos acionistas no quadro social e aumentar a pulverização da propriedade de seu capital. 

    A alternativa D está incorreta. Essa permissão existe apenas nas debêntures conversíveis

    A alternativa E está incorreta. Podem conferir garantias. 

    ===

    PRA AJUDAR:

    (FCC - Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários/2003) Quanto à caracterização dos valores mobiliários, pode-se dizer que as debêntures correspondem a títulos de propriedade sobre as sociedades anônimas, que rendem juros corrigidos por específicos índices de preços. (ERRADO)

    • R: As debêntures  correspondem a títulos de CRÉDITO sobre as sociedades anônimas, que rendem juros corrigidos por específicos índices de preços. 

    ===

    (FCC - Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários/2003) Quanto à caracterização dos valores mobiliários, pode-se dizer que as debêntures correspondem a títulos de dívida de médio e longo prazos, emitidos por sociedades anônimas, sem que seja prevista a devolução compulsória de principal de rendimentos. (ERRADO)

    • R: As debêntures correspondem a títulos de dívida de médio e longo prazos, emitidos por sociedades anônimas, em que seja prevista a devolução compulsória de principal de rendimentos. 

    ===

    (FCC - Inspetor da Comissão de Valores Mobiliários/2003) Quanto à caracterização dos valores mobiliários, pode-se dizer que as debêntures correspondem a títulos de dívida de médio e longo prazos, emitidos por sociedades anônimas, que deverão ser pagos com juros e atualização monetária. (CERTO)

    ===

    (FCC - Analista da Comissão de Valores Mobiliários/Mercado de Capitais/2003) O prazo de vencimento das debêntures pode ser de até 48 meses. (ERRADO)

    • R: O prazo  de vencimento de uma debênture pode ser  indeterminado. Isto é, não há previsão legal estabelecendo o limite máximo de vencimento de uma debênture. 
    • No caso de ser indeterminado, a debênture assume a forma de perpetuidade

    ===

    (VUNESP - Notário e Registrador (TJ SP)/Provimento/2008/5º) Não é possível, em hipótese alguma, ser criada uma classe de ações preferenciais dotada de poder de veto sobre deliberações assembleares. (ERRADO)

    • R: Ações preferenciais de companhia ABERTA/FECHADA podem ser divididas em classes.
    • Ações ordinárias de companhia FECHADA que podem ser divididas em classes. ABERTAS NÃO!


ID
1416538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em relação às operações ativas e passivas das instituições financeiras, julgue o item que se segue.

É vedada às instituições financeiras a aquisição de títulos e valores mobiliários emitidos por empresas em que participem, direta ou indiretamente, com 10% ou mais do capital social, exceto quando se tratar da aquisição de debêntures de emissão de sociedade de arrendamento mercantil.

Alternativas
Comentários
  • Nada tem a ver... GAB. ERRADO


ID
1416610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

A Lei da Reforma Bancária, de 1964, reestruturou o sistema financeiro nacional e, um ano depois, a Lei do Mercado de Capitais disciplinou esse mercado e estabeleceu as medidas necessárias para seu desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.728, de 14 de julho de 1965, regulamentou o mercado de capitais, incluindo a legislação das bolsas de valores e a transformação dos corretores em sociedades corretoras.

  • MDS, provinha de história.


ID
1416613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

De acordo com a regulamentação vigente, o BCB é a entidade supervisora responsável por controlar o mercado de capitais, nclusive no que se refere à publicação de autorizações e circulares para seu funcionamento eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    São atribuições da CVM conforme dispõe a LEI No 6.385, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1976.


  • Mercado de capitais = CVM

  • O Bacen também fiscaliza o mercado de capitais junto com a CVM. Não é a CVM sozinha.

  • A CVM é responsável por: regulamentar,desenvolver, controlar e fiscalizar o Mercado de Capitais do país.

  • Comeram um "i" no "nclusive"...

  • O Bacen fiscaliza o mercado de capitais junto com a CVM. Não é a CVM sozinha.

  • ERRADO

    CVM entidade autárquica pública em regime especial, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, dotada de autoridade administrativa independente, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários, impor penalidades aos infratores (administrativamente).

  • A questão está errada porque fala que o BCB é a entidade responsável e isso dá uma ideia de que só ele seria responsável.

    Ex: Fulano é responsável por cuidar de beltrano (Se eu falar assim, dá a impressão que só o fulano cuida de beltrano, agora se eu falasse "Fulano e Ciclano cuidam de Beltrano", aí não restaria dúvida.

    Por isso concordo com o gabarito.

    ERRADO


ID
1416616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

As bolsas de valores são sociedades anônimas que mantêm local e sistema adequados ao encontro de seus membros para realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários; tais sociedades não possuem, porém, autonomia financeira, patrimonial e administrativa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa (Resolução CMN 2.690, de 2000).


  • Se são S/A lógicamente possuem autonomia financeira, qualquer empresa possui autonomia financeira, ou deveria possuir

  • As bolsas têm autonomia para exercer seus poderes de autorregulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam e autonomia financeira. 


ID
1416619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

No mercado de opções, a operação put-call-parity transforma operações de opções em operação de renda fixa e envolve uma operação de opção de compra, uma operação de opção de venda e uma operação no mercado à vista para o mesmo vencimento e com o mesmo número de contratos.

Alternativas
Comentários
  • A put–call define uma relação entre o preço de uma opção de compra e uma opção de venda ambas com o mesmo preço de exercício e vencimento

  • Transforma a operação de opções em renda fixa? Alguém explica ?


ID
1416622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao mercado de capitais, julgue o item.

A estratégia spread butterfly é operada de modo a se utilizar somente opções de compra, ou apenas opções de venda ou uma mistura de ambas. Sua finalidade única é especular para que o rendimento aumente sem a preocupação de se delimitar o risco do investidor.

Alternativas
Comentários
  •    Tipo de operação no mercado de derivativos envolvendo combinação de opções, através da qual o investidor efetua quatro negociações com opções, em uma mesma data de vencimento com base em três preços de exercício distintos. A operação reduz o risco e pode ser adotada quando a cotação do ativo-objeto se mantém entre os preços de exercício das opções negociadas. Opções de compra: nesse caso o investidor compra uma opção aos preços mais alto e mais baixo, e vende duas opções aos preços médios. Opções de venda: opera-se de maneira inversa vendendo duas opções ao preço mais alto e baixo, e comprando duas opções ao preço médio.

     GABARITO: ERRADO 


ID
1446889
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

São valores mobiliários, representativo de crédito de médio e longo prazo que asseguram, aos seus detentores, direito de crédito contra a companhia emissora.

Alternativas
Comentários
  • reparar na frase : crédito de médio e longo prazo e direito de crédito contra a companhia emissora. 


    Debêntures é um título de crédito representativo de empréstimo que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, nas condições constantes da escritura de emissão.


    gab. b


    http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/renda-fixa/o-que-sao-debentures.aspx?idioma=pt-br

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Deb%C3%AAnture



  • Debêntures é um título de crédito representativo de empréstimo que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, nas condições constantes da escritura de emissão.

    Crédito de médio e longo prazo.

    Gabarito: B

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Deb%C3%AAnture

  • Copiar a mesma coisa para que Rodrigo

  • Debentures são valores mobiliários representativos de dívidas de médio e longo prazo, assegurando a seus dententores direito de crédito contra a companhia emissora ( que pode ser uma S/A aberta ou fechada).

  • A) As letras hipotecárias são títulos de renda fixa emitida pelas instituições financeiras autorizadas a conceder créditos hipotecários. São emitidas com base em lastro de créditos garantidos por hipoteca de primeiro grau de bens imóveis. A maior emissora desses títulos hoje é a Caixa Econômica Federal. As instituições financeiras se utilizam das letras hipotecárias para captar dinheiro e financiar certas linhas de crédito imobiliário

    O prazo mínimo de aplicação é de 180 dias (6 meses). O prazo máximo pode variar, mas o mais comum são 24 meses. É possível resgatar o título antes do vencimento, porém não terá rentabilidade. Quanto maior o prazo, maior será a rentabilidade.

    A rentabilidade deste tipo de aplicação pode ser pré-fixada, pós fixada ou atrelado a algum índice, como o CDI, taxa referencial (TR) ou taxa de juros de longo prazo (TJLP).

    - Vantagens:

    Isenção de imposto de renda (Exceto para contratos com SWAP);

    Permite fazer um contrato de SWAP;

    Garantido pelo fundo garantidor de crédito (FGC).

    - Desvantagens:

    Investimento inicial alto (mínimo em torno de R$ 20 mil);

    Baixa liquidez;

    Investimento de médio para longo prazo.

    B) Ações são as parcelas que compõem o capital social de uma empresa, ou seja, são as unidades de títulos emitidas por sociedades anônimas. Quando as ações são emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociados em bolsa de valores ou no mercado de balcão. É um investimento de prazo indeterminado e renda variável.

    Dividem-se em:

    - Ordinárias: garante o direito de voto nas assembleias aos acionistas.

    - Preferenciais: tem preferência no recebimento de dividendos.

    D) Nota promissória é um título cambiário em que seu criador assume a obrigação direta e principal de pagar o valor correspondente no título. A nota promissória nada mais é do que uma promessa de pagamento, e para seu nascimento são necessárias duas partes: o emitente (devedor), criador da promissória no mundo jurídico, e o beneficiário que é o credor do título.

    E) A Letra Financeira do Tesouro é um título de responsabilidade do Tesouro Nacional brasileiro. São emitidas com o objetivo de prover os recursos necessários à cobertura dos déficits orçamentários ou a realização de operações de crédito por antecipação de receitas para atendimento a determinações legais, exclusivamente sob a forma escritural, no SELIC.

  • LETRA B CORRETA

    Debêntures é um título de dívida em que seu investimento é um empréstimo para determinada empresa que não seja uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário. Assim o investidor se torna um credor da empresa em questão e recebe juros fixos ou variáveis ao final do período pactuado.

  • As debêntures são títulos de dívida emitidos por sociedades por ações e que conferem aos seus titulares direitos de crédito contra a companhia emissora. 

    Estratégia Concursos


ID
1446907
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Imagine uma empresa que emitiu debêntures, e encontra-se com dificuldades para honrar com suas obrigações. Quando isso acontece, dizemos que este é um risco de:

Alternativas
Comentários
  • Risco de Crédito é a possibilidade de que um devedor (no caso da questão é a empresa que emitiu a debêntures) não honre o compromisso contratado (no caso da questão são as pessoas que adiquiriram as debêntures).

  • A) Risco de Liquidez: este tipo de risco assume duas formas: risco de liquidez de mercado e risco de liquidez de fluxo de caixa (funding). O primeiro é a possibilidade de perda decorrente da incapacidade de realizar uma transação em tempo razoável e sem perda significativa de valor. O segundo está associado à possibilidade de falta de recursos para honrar os compromissos assumidos em função do descasamento entre os ativos e passivos.

    B) Risco de Imagem: possibilidade de perdas decorrentes de a instituição ter seu nome desgastado junto ao mercado ou às autoridades, em razão de publicidade negativa, verdadeira ou não.

    C) Risco de Mercado: decorre da possibilidade de perdas que podem ser ocasionadas por mudanças no comportamento das taxas de juros, do câmbio, dos preços das ações e dos preços de commodities.

    D) Risco de Crédito: definido como a possibilidade de perda resultante da incerteza quanto ao recebimento de valores pactuados com tomadores de empréstimos, contrapartes de contratos ou emissões de títulos.

    E) Risco do Capital: O risco do capital próprio investido na empresa reflete o risco sistêmico ou de mercado:

    Risco Sistêmico – risco de perdas em virtude de dificuldades financeiras de uma ou mais instituições que provoquem danos substanciais a outras.

    Risco de Mercado: já explicado

    Avante!

  • Para empresa não seria um Risco de Liquidez? Já que ela não teria como honrar a sua obrigação junto ao debenturista.

    O Risco de Crédito não é do cara que comprou a debênture? Ele tem o risco de não receber.

    A questão só comentou sobre a empresa, e não sobre o debenturista, "Imagine uma empresa...", então a resposta não seria Risco de Liquidez?

  • Risco de Crédito: definido como a possibilidade de perda resultante da incerteza quanto ao recebimento de valores pactuados com tomadores de empréstimos, contrapartes de contratos ou emissões de títulos.

  • A) Risco de Liquidez: este tipo de risco assume duas formas: (1) risco de liquidez de mercado e (2) risco de liquidez de fluxo de caixa (funding). O primeiro é a possibilidade de perda decorrente da incapacidade de realizar uma transação em tempo razoável e sem perda significativa de valor. O segundo está associado à possibilidade de falta de recursos para honrar os compromissos assumidos em função do descasamento entre os ativos e passivos.

    B) Risco de Imagem: possibilidade de perdas decorrentes de a instituição ter seu nome desgastado junto ao mercado ou às autoridades, em razão de publicidade negativa, verdadeira ou não.

    C) Risco de Mercado: decorre da possibilidade de perdas que podem ser ocasionadas por mudanças no comportamento das taxas de juros, do câmbio, dos preços das ações e dos preços de commodities.

    D) Risco de Crédito: definido como a possibilidade de perda resultante da incerteza quanto ao recebimento de valores pactuados com tomadores de empréstimos, contrapartes de contratos ou emissões de títulos.

    E) Risco do Capital: O risco do capital próprio investido na empresa reflete o risco sistêmico ou de mercado:

    F) Risco Sistêmico – risco de perdas em virtude de dificuldades financeiras de uma ou mais instituições que provoquem danos substanciais a outras.

  • Essa questão, a meu ver, tem duas respostas corretas, dependendo da ótica que se tem. Se for da empresa, eu acredito que o correto seria risco de liquidez, pois a empresa está tendo dificuldades em honrar suas obrigações, mas se for da do debenturista, esse tem o risco de crédito (calote).

  • A banca sabia q muitos iriam na letra A,o segredo é entender q já foi emitido.A empresa emitiu e está com dificuldades.obs.pode dar duplo entendimento,achei mal feita

  • Questão mal formulada por não determinar o ponto de vista (de quem é o risco). Concordo com Cássio Reis.


ID
1465909
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere:

I. Para as companhias participantes do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, Poder de Controle significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, de forma direta ou indireta, de fato ou de direito, desde que a participação acionária detida pelo grupo controlador seja superior a 25%.
II. O percentual mínimo de ações em circulação que a Companhia deve ter para ser admitida no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, percentual esse que deve ser mantido durante todo o período em que os valores mobiliários por ela emitidos permaneçam registrados para negociação no Novo Mercado, deve totalizar pelo menos 25% do total do capital social da Companhia.
III. As companhias participantes do segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA devem divulgar periodicamente suas demonstrações financeiras em português e inglês, bem como a posição acionária de todo aquele que detiver, de forma direta ou indireta, 5% ou mais do capital social.
IV. Sempre que uma companhia sair do Novo Mercado da BM&FBOVESPA terá cancelado seu registro como companhia aberta, sendo-lhe vedado retornar a esse segmento de negociação de ações a qualquer tempo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Para as companhias participantes do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, Poder de Controle significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, de forma direta ou indireta, de fato ou de direito, desde que a participação acionária detida pelo grupo controlador seja superior a 25%.  ( Errada. Significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, independentemente da participação acionária detida.​)


    II. O percentual mínimo de ações em circulação que a Companhia deve ter para ser admitida no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, percentual esse que deve ser mantido durante todo o período em que os valores mobiliários por ela emitidos permaneçam registrados para negociação no Novo Mercado, deve totalizar pelo menos 25% do total do capital social da Companhia. (correta)


    III. As companhias participantes do segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA devem divulgar periodicamente suas demonstrações financeiras em português e inglês, bem como a posição acionária de todo aquele que detiver, de forma direta ou indireta, 5% ou mais do capital social. (correta)


    IV. Sempre que uma companhia sair do Novo Mercado da BM&FBOVESPA terá cancelado seu registro como companhia aberta, sendo-lhe vedado retornar a esse segmento de negociação de ações a qualquer tempo. (Errada. isso não tem nem sentindo. )

     

    GABARITO: B

     

    Bons estudos!


ID
1677955
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No mercado de debêntures, underwriting é(são)

Alternativas
Comentários
  • “Underwriters são Instituições financeiras altamente especializadas em operações de lançamento de ações no mercado primário”.
    Underwriting é uma operação realizada por uma instituição financeira mediante a qual, sozinha ou organizada em consórcio, subscreve títulos de emissão por parte de uma empresa, para posterior revenda ao mercado.


    gab D



    No mercado financeiro, o underwriting ou subscrição ocorre quando uma companhia seleciona e contrata um intermediário financeiro, que será responsável pela colocação de uma subscrição pública de ações ou obrigações no mercado. A operação é realizada por uma instituição financeira isoladamente ou organizada em consórcio.

    É um esquema de lançamento de uma emissão de ações para subscrição pública, no qual a empresa encarrega a um intermediário financeiro a colocação desses títulos no mercado.

    O termo descreve as operações financeiras nas quais os bancos intermedeiam o lançamento e distribuição de ações ou títulos de renda fixa para negociação no mercado de capitais.

    A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de underwriter. São instituições autorizadas para estas operações: bancos múltiplos ou de investimento, sociedades corretoras e distribuidoras.

    As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral, e de títulos de crédito representativo de empréstimo, em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente pela instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para esse tipo de intermediação.

    Os lançamentos de ações novas no mercado, de forma ampla e não restrita à subscrição pelos atuais acionistas, também levam o nome underwriting.


  • Podia ser mais completa a resposta D, pois a subscrição ou as operações de underwriting também podem ser negociadas no mercado secundário.

  • Fonte da resposta - http://www.debentures.com.br/downloads/textostecnicos/cartilha_debentures.pdf

  • Na aula do QC não falam disso, francamente...

  • Operações de UNDERWRITING:

    Intermediação para a colocação (lançamento) ou distribuição no mercado de capitais: de ações, debêntures ou outro valor mobiliário qualquer, tanto no mercado primário quanto no secundário.

  • Os lançamentos de ações novas no mercado, de forma ampla e não restrita à subscrição pelos atuais acionistas, também levam o nome underwriting.

  • A Subscrição é um aumento de capital deliberado por uma Empresa, com o lançamento de novas ações, para obtenção de recursos. Os acionistas da empresa têm preferência na compra dessas novas ações emitidas pela companhia, na proporção que lhe couber, pelo preço e no prazo preestabelecidos pela empresa.

    Essa preferência detida pelos acionistas é chamada de Direito de Subscrição. O Direito de Subscrição é um ativo negociado no pregão da BOVESPA, no decorrer do prazo preestabelecido para o exercício do Direito de Subscrição. Transcorrido o prazo, o ativo deixa de existir.

  • UNDERWRITER é diferente de UNDERWRITING... fiquem espertos...

  • Gabarito: letra D

    completando os comentários, já que ninguém falou essa parte

    lançamento de ações ou debêntures para subscrição feito por pessoa física ou jurídica, ger. banco de investimento não raro associado a outras entidades financeiras, que se responsabiliza em comprar as que não forem adquiridas pelo público.

    A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de underwriter. São instituições autorizadas para estas operações: bancos múltiplos ou de investimento, sociedades corretoras e distribuidoras.

  • EU AMO ESSA MATÉRIA ❤
  • O underwriting é o termo em Inglês utilizado para designar o processo no qual uma companhia, visando o levantamento de capital através da subscrição pública, contrata uma intermediária financeira para disponibilizar as suas ações no mercado.

    As instituições que realizam essa função têm por responsabilidade ligar a companhia ao acionista (potencial ou real), agindo em seu nome.

    Como um processo destinado ao mercado primário, o underwriting pode ser feito de até 3 formas diferentes - todas regulamentadas pelo Banco Central.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Tiago Zanolla

    As debêntures são títulos que se ajustam perfeitamente às necessidades de captação das empresas. Graças a sua flexibilidade, transformaram-se no mais importante instrumento de obtenção de recursos das companhias brasileiras. Também pode se dizer que as debêntures são valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora.

    Underwriting é a operação de distribuição primária de debêntures, ou seja, a primeira venda dos títulos após a sua emissão. Tal processo é conduzido por instituição financeira contratada pela emissora, denominada coordenador líder, e pode contar com a participação de outras instituições intermediárias.

    A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de underwriter. São instituições autorizadas para estas operações: bancos múltiplos ou de investimento, sociedades corretoras e distribuidoras.

    As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral, e de títulos de crédito representativo de empréstimo, em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente pela instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para esse tipo de intermediação.

     

    Os lançamentos de ações novas no mercado, de forma ampla e não restrita à subscrição pelos atuais acionistas, também levam o nome underwriting. Nenhuma empresa pode vender diretamente suas ações quando a emissão é pública. Por meio do underwriting (subscrição) há a intermediação de uma instituição financeira.

    Uma subscrição pode ser do tipo:

    • Underwriting de melhores esforços (best efforts) - Subscrição em que a instituição financeira se compromete a realizar os melhores esforços para a colocação junto ao mercado das sobras do lançamento. Não há comprometimento por parte do intermediário para a colocação efetiva de todas as ações. A empresa assume os riscos da aceitação ou não das ações lançadas por parte do mercado.
    • Underwriting de standby - Subscrição em que a instituição financeira se compromete a colocar as sobras junto ao público em determinado espaço de tempo, após o qual ela mesmo subscreve o total das ações não colocadas. Decorrido o prazo, o risco de mercado é do intermediário financeiro.

    Underwriting firme (straight) - Subscrição em que a instituição financeira subscreve integralmente a emissão para revendê-la posteriormente ao público. Selecionando esta opção a empresa assegura a entrada de recursos. O risco de mercado é do intermediário financeiro.


ID
1677988
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A emissão de debêntures é uma forma de financiamento das sociedades anônimas de capital aberto ou fechado. Há debêntures com características diversas.

Assim, uma debênture

Alternativas
Comentários
  • Não Conversíveis ou Simples: quando não puderem ser convertidas em ações, ou seja, resgatáveis
    exclusivamente em moeda nacional.

     

    Debênture quirografária

    É aquela cujo título não goza de nenhuma garantia real sobre o ativo da empresa ou de terceiros, nem mesmo qualquer tipo de privilégio geral ou especial sobre o ativo da empresa ou de empresa da sociedade a que ela pertença.

     

    - Conversíveis em Ações: quando, além de serem resgatáveis em moeda, puderem ser convertidas
    em ações de emissão da empresa, nas condições estabelecidas pela escritura de emissão.

    - Permutáveis: quando puderem ser transformadas em ações de emissão de outra companhia que não a emissora dos papéis, ou ainda, apesar de raro, em outros tipos de bens, tais como títulos de crédito.

     

     

    gab D

  • DEBÊNTURES - CLASSE/TIPO:


    - Não Conversíveis ou Simples: quando não puderem ser convertidas em ações, ou seja, resgatáveis
    exclusivamente em moeda nacional.


    - Conversíveis em Ações: quando, além de serem resgatáveis em moeda, puderem ser convertidas
    em ações de emissão da empresa, nas condições estabelecidas pela escritura de emissão.

    - Permutáveis: quando puderem ser transformadas em ações de emissão de outra companhia que não a emissora dos papéis, ou ainda, apesar de raro, em outros tipos de bens, tais como títulos de crédito.


    P.S. Na maioria das vezes, a companhia emissora das ações objeto da permuta é empresa integrante do mesmo conglomerado da companhia emissora das debêntures.

  • debêntures conversíveis; São aquelas que podem ser trocadas por ações da companhia emissora,- e também as não-conversíveis - podem contemplar cláusulas de permutabilidade por outros ativos ou por ações de emissão de terceiros que não a emissora. As condições de conversibilidade, bem como as de permutabilidade, devem estar descritas na escritura de emissão

    http://www.debentures.com.br/downloads/textostecnicos/cartilha_debentures.pdf

    essa é uma cartilha da cvm que fala apenas sobre debentures ,vale apena conferir.


    gab>>>>>> ( c )

  • Permutável
    O investidor recebe, por sua própria opção, ativos ou ações da empresa, como forma de pagamento, especificados na escritura de emissão.

    Simples

    O resgate, ou amortização, se dá em moeda corrente.

    debêntures simples são títulos de renda fixa adquiridos por investidores com o objetivo de terem rendimento, que é composto por juros e prêmios pagos pelo emissor ao comprador (investidor).

    Conversível
    O valor de resgate pode ser trocado por ações, na forma prevista nos documentos de emissão, por opção do investidor.

    Debênture quirografária

    É aquela cujo título não goza de nenhuma garantia real sobre o ativo da empresa ou de terceiros, nem mesmo qualquer tipo de privilégio geral ou especial sobre o ativo da empresa ou de empresa da sociedade a que ela pertença.

    Esta classe de debênture tem seu limite fixado ao valor do capital social da Companhia, igualando-se aos demais credores quirografários da Empresa, no caso de sua liquidação


  • Simples ou não conversíveis: resgatados em moeda nacional

    Conversíveis: além de serem resgataveis em moeda nacional, podem ser convertidas em ações da empresa emissora. 

    Permutaveis: quando forem convertidas em ações de outras companhias, ou outros títulos de credito. 

    GABARITO: D

  • Debêntures simples ou não conversíveis: não podem ser transformadas em ações da empresa emissora.

     

    Debêntures conversíveis: podem ser transformadas em ações da empresa emissora.

     

    Debêntures permutáveis: podem ser transformadas em ações ou títulos de empresa que não a emissora.

  • Permutáveis, que são debêntures que possibilitam ao detentor, dentro de
    condições prévias definidas na escritura de emissão da debênture, a permuta
    deste papel por ações de outra empresa que não a emissora da debênture.

    Simples, ou seja, não conversíveis, quando conferem ao debenturista um
    crédito a ser pago com correção monetária e juros.

    GABARITO (D): Conversíveis em ações, quando os debenturistas podem receber seu crédito
    com correção e juros (como nas simples) ou podem convertê-las em
    ações da empresa emissora, passando assim da condição de dono de um
    crédito para dono de uma “fração” da empresa, ou seja, passa a ser um sócio.

    Com garantia quirografária e sem garantia: neste caso, não há nenhuma
    garantia ou privilégio sobre o ativo da empresa. O debenturista concorre
    em igualdade de condições com todos os credores quirografários em caso
    de liquidação, sem nenhum tipo de preferência sobre os demais credores.

  • Conversível: além das características apresentadas existe a cláusula de conversão da debênture em ações da empresa emissora, conforme determinado no título. O debenturista poderá ser acionista da empresa emissora.

  • DEBÊNTURES

    - Não Conversíveis ou Simples: quando não puderem ser convertidas em ações, ou seja, resgatáveis exclusivamente em moeda nacional.

    - Conversíveis em Ações: quando, além de serem resgatáveis em moeda, puderem ser convertidas em ações de emissão da empresa, nas condições estabelecidas pela escritura de emissão.

    - Permutáveis: quando puderem ser transformadas em ações de emissão de outra companhia que não a emissora dos papéis, ou ainda, apesar de raro, em outros tipos de bens, tais como títulos de crédito.

  • Correta letra D

    Conversíveis: podem ser trocadas por ações da empresa emitente das debêntures. (existe prazo máximo para que o debenturista decida se irá querer converter em ações ou não, e neste prazo a empresa não pode mudar nada nos seus papéis).

  •  · Uma debênture conversível é um tipo de dívida de longo prazo emitida por uma empresa que pode ser convertida em ações após um período especificado
  • as debêntures serem convertidas em ações origina a seguinte classificação:

    Simples: Não podem ser convertidas em ações da companhia emissora;

    Conversíveis: Possuem cláusula permitindo que sejam convertidas em ações ao término de prazo

    determinado ou a qualquer tempo, conforme estabelecido na escritura de emissão.

    Fonte: Estratégia Concursos 

  • 1 parte

    Debêntures

    São valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora.

    Quem pode emitir debêntures?

    A captação de recursos no mercado de capitais, via emissão de debêntures, pode ser feita por Sociedade por Ações (S.A.), de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas, com registro na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.

    O que é uma escritura de emissão?

    É o documento em que estão descritas as condições sob as quais a debênture será emitida, tais como direitos conferidos pelos títulos, deveres da emissora, montante da emissão e quantidade de títulos, datas de emissão e vencimento, condições de amortização e remuneração, juros, prêmio etc

    Qual o prazo de resgate de uma debênture?

    As debêntures são papéis de médio e longo prazos. A data de resgate de cada título deve estar definida na escritura de emissão. A companhia pode, ainda, emitir títulos sem vencimento, também conhecidos como debêntures perpétuas

    O que são debêntures conversíveis?

    São aquelas que podem ser trocadas por ações da companhia emissora. As debêntures conversíveis - e também as não-conversíveis - podem contemplar cláusulas de permutabilidade por outros ativos ou por ações de emissão de terceiros que não a emissora. As condições de conversibilidade, bem como as de permutabilidade, devem estar descritas na escritura de emissão.

    Qual a diferença entre debênture nominativa e escritural?

    A debênture nominativa é aquela cujos registro e controle das transferências são realizados pela companhia emissora no Livro de Registro de Debêntures Nominativas. A escritural, por sua vez, é aquela cujas custódia e escrituração são feitas por instituição financeira autorizada pela CVM para prestar tais serviços

    Quais são as espécies de debêntures?

    ü Com garantia real: Garantidas por bens integrantes do ativo da companhia emissora, ou de terceiros, sob a forma de hipoteca, penhor ou anticrese;

    ü Com garantia flutuante: Asseguram privilégio geral sobre o ativo da emissora, em caso de falência. Os bens objeto da garantia flutuante não ficam vinculados à emissão, o que possibilita à emissora dispor desses bens sem a prévia autorização dos debenturistas;

    ü Quirografária ou sem preferência: Não oferecem privilégio algum sobre o ativo da emissora, concorrendo em igualdade de condições com os demais credores quirografários, em caso de falência da companhia; e

    ü Subordinada: Na hipótese de liquidação da companhia, oferecem preferência de pagamento tão-somente sobre o crédito de seus acionistas.

  • 2 parte

    Qual a diferença entre emissão pública e privada?

    ü Pública: é direcionada ao público investidor em geral, feita por companhia aberta, sob registro na CVM

    ü Privada: Já a emissão privada é voltada a um grupo restrito de investidores, não sendo necessário o registro na Comissão

    Qual a finalidade do prospecto de emissão?

    Esse documento, obrigatório nas emissões públicas, consolida todas as informações relevantes sobre a emissora, permitindo aos potenciais investidores uma correta avaliação da situação da companhia e das condições 11gerais da emissão.

    O que é rating de uma emissão de debêntures?

    O rating é uma classificação efetuada por empresa especializada independente (agência de rating) que reflete sua avaliação sobre o grau de risco envolvido em determinado instrumento de dívida. No caso de uma emissão de debêntures, avalia a probabilidade de a companhia emissora não honrar os compromissos financeiros assumidos na escritura de emissão (risco de default)

    O que é underwriting?

    É a operação de distribuição primária de debêntures, ou seja, a primeira venda dos títulos após a sua emissão. Tal processo é conduzido por instituição financeira contratada pela emissora, denominada coordenador líder, e pode contar com a participação de outras instituições intermediárias (pool de colocação).


ID
1693132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito de tipos de títulos financeiros, precificação e gerência de carteiras de renda fixa, julgue o item que se segue.

Debêntures são títulos privados de renda fixa emitidos por sociedades mediante ações de capital aberto ou fechado, inclusive por instituições financeiras bancárias, que asseguram a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

Alternativas
Comentários
  • Errado. "Apenas as instituições financeiras que não recebam depósitos do público, e desde que previamente autorizadas pelo Bacen em cada caso, poderão emitir debêntures. Às demais instituições financeiras e aos bancos múltiplos é vedado emitir esses títulos". Fonte: https://www.cetip.com.br/informacao_tecnica/Documentacao_tecnica/docs%5CDebenture.pdf
  • debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

    Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.

    Os recursos captados pela empresa por meio da distribuição de debêntures podem ter diferentes usos: investimentos em novas instalações, alongamento do perfil das dívidas, financiamento de capital de giro etc.

    Ao disponibilizar seus recursos para serem utilizados pela empresa, o comprador (ou debenturista, debenturista proprietário, titular de debênture, como é chamado) faz jus a uma remuneração.

     

    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html

  • É um título que corresponde a um empréstimo que o comprador do título faz à empresa emissora. Garante ao comprador uma remuneração certa num prazo certo, sem direito de participação nos bens ou lucros da empresa. Pode ser emitido apenas por sociedades anônimas não financeiras de capital aberto. Há duas exceções, ou seja, duas empresas consideradas financeiras que podem emitir debêntures: sociedade de arrendamento mercantil e companhia hipotecária. É uma forma de financiamento através de empréstimo de médio e longo prazo obtida diretamente dos poupadores sem o aporte de recursos de uma instituição financeira.

  • Instituições financeiras não podem emitir debêntures. 

     

  • O IR é regressivo nas debêntures normais e isento nas incentivadas.

    O IOF incide somente nas resgatadas em menos de 30 dias.

    A fonte é minhas anotações. Me desculpem por eventual erro, tô começando os estudos ainda hehehehe

    • inclusive por instituições financeiras bancárias (errado)
  • Debentures nao podem ser emitidos por instituicoes financeiras

    apenas por sociedades anonimas

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Amanda Aires / Galera do QC

    As debêntures são títulos de crédito privado emitidos por S.A, NÃO FINANCEIRAS, de capital aberto ou fechado. 

    Porém, temos como exceções algumas instituições financeiras que pode emitir debêntures. São elas: sociedades de arrendamento mercantil; companhia hipotecária e o BNDES participações S.A (fundo de participações controlado pelo BNDES S.A)

    Outra dica: Debêntures não podem ser emitidas por instituições que recebem depósito a prazo ou à vista.

    ===

    PRA  AJUDAR:

    (FCC  -  Analista  da  Comissão  de  Valores  Mobiliários/Normas  Contábeis  e  de  Auditoria/2003) A colocação de uma debênture no mercado pode ser através de oferta pública ou privada. (CERTO)

    • R: A questão se refere às debêntures, mas as conclusões aqui discutidas se aplicam a qualquer valor mobiliário e ao processo de capitalização de companhias mediante emissão destes valores no mercado de capitais. 

    • A colocação de debêntures pode ser feita através de distribuição pública ou privada

    • distribuição  pública  compreende  a  oferta  dos  valores  mobiliários  ao  público  em  geral,  enquanto,  na distribuição privada, os valores mobiliários são adquiridos por investidores privados, definidos. Ou seja, a diferença entre elas se dá mediante os investidores atingidos (difusos ou específicos).  

    • Um dos motivos desta diferenciação é a tutela aos investidores. As emissões públicas exigem cumprimento de mais regra pela CVM, exatamente por atingir um maior número de pessoas. As emissões privadas, por se darem mediante negociação entre as partes, exige  cumprimento de regras mais específicas, geralmente aplicáveis para proteção dos interesses do emissor e de seus acionistas/cotistas. 

    ===

    (Com. Exam. (TRT 2) - Juiz do Trabalho (TRT 2ª Região)/2006/XXXII) Admite-se que a sociedade anônima tenha por objeto social a participação em outra sociedade, sendo possível que isso seja cumprido mesmo que não conste em seus estatutos e desde que sirva para receber incentivos fiscais ou realizar seu objeto social. (CERTO)

    • R: Essa previsão no estatuto não é necessária. O estatuto social define as atividades econômicas que a sociedade empreende (objeto social).  Mas, a participação em outras sociedades, com o objetivo de realizar o objeto social ou beneficiar-se de incentivos fiscais, não exige previsão estatutária. 

    ===

    (CESPE - Defensor Público do Distrito Federal/2001) Uma sociedade anônima pode ter por objeto participar de outras sociedades, sendo necessária a previsão no estatuto quando essa participação tem por fim realizar o objeto social ou beneficiar-se de incentivos fiscais. (ERRADO)

    • R: Como já discutimos, essa previsão no estatuto não é necessária.  
    • O  estatuto  social  define  as  atividades  econômicas  que  a  sociedade  empreende  (objeto social).    Mas,  a participação em outras sociedades, com o objetivo de realizar o objeto social ou beneficiar-se de incentivos fiscais, não exige previsão estatutária. 

    ===


ID
1781302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

      Os títulos de renda fixa, públicos ou privados, são aqueles cuja remuneração é definida no momento da contratação, isto é, cujo rendimento é conhecido previamente (juro prefixado) ou varia de acordo com indexadores predeterminados. Os títulos de renda variável, por sua vez, são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação.

A respeito dos títulos públicos e privados de renda fixa e dos títulos de renda variável, julgue o item a seguir.

As debêntures conversíveis qualificam-se como títulos de renda variável, uma vez que, por opção do debenturista, podem ser resgatadas em dinheiro ou em seu equivalente em ações ordinárias da sociedade emissora.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o CMN, somente os debêntures com direito a lucro são considerados renda variável. Todos os demais são renda fixa.


ID
1833733
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As debêntures são instrumentos de captação de recursos de longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • a debênture é um título de crédito privado em que os debenturistas são credores da empresa e esperam receber juros periódicos e pagamento do principal - correspondente ao valor unitário da debênture - no vencimento do título ou mediante amortizações nas quais se paga parte do principal antes do vencimento, conforme estipulado em um contrato específico chamado "Escritura de Emissão

     

    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html

  • Debêntures são títulos públicos emitidos por S.A aberta NÃO FINANCEIRA (pode tbm ser emitida por S.A fechada, mas esses titúlos serão privados)

    Exceções: emitidos por Sociedade de Arrendamento Mercantil, BNDES em suas participações e Companhia Hipotecárias.

  • DEBÊNTURE É UM TITULO DE CRÉDITO REPRESENTATIVO DE UM EMPRÉSTIMO QUE UMA COMPANHIA REALIZA JUNTO A TERCEIROS E QUE ASSEGURA A SEUS DETENTORES DIREITO CONTRA A EMISSORA, ESTABELECIDOS NA ESCRITURA DE EMISSÃO.

  • É fundamental indicar a alternativa correta para facilitar o entendimento aos que estão começando com a matéria! As vezes só os comentários não ajudam aos estudantes...

  • coloquem as resposta genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  • Gabarito: letra E

    completando

    Para emitir uma debênture uma  tem que ter uma escritura de emissão, onde estão descritos os direitos conferidos pelos títulos, suas garantias e demais cláusulas e condições da emissão e suas características.

  • Gabarito: E

    a) privativos de instituições financeiras de capital estrangeiro. → Errado. Debêntures não podem ser emitidas por instituições financeiras, muito menos de capital estrangeiro.

    b) emitidos por bancos de desenvolvimento. → Errado. IF não emite debênture.

    c) que se destinam à aplicação exclusiva de fundos de investimento. → Errado. As debêntures têm como objetivo o financiamento dos projetos de médio e longo prazo das Sociedades Anônimas

    d) emitidos no mercado interfinanceiro. → Errado. O mercado interfinanceiro é aquele realizado entre as instituições financeiras.

    e) que atribuem ao investidor os direitos previstos na escritura de emissão. → Correto. A escritura é o documento que diz quais são os direitos que o investidor terá contra a Sociedade Anônima.

    Caso encontre erro, corrija-me.

    Bons estudos! :)


ID
1878583
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta ativos que se encontram expressamente excluídos do mercado de valores mobiliários.

Alternativas
Comentários
  • Valores mobiliários são aqueles papéis (títulos) que possuem valor para negociação, podem ser bônus de subscrição, debêntures, ações, certificados de depósito bancário, cotas de fundos de investimentos, cédulas de debêntures, notas promissórias comerciais, contratos de derivativos etc.

    Fonte: Conhecimentos bancários para concursos - Jonas Barbosa Leite Filho

  • Art. 2o São valores mobiliários sujeitos ao regime desta Lei:

     

    I - as ações, debêntures e bônus de subscrição; (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)
    II - os cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários referidos no inciso II; (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)
    III - os certificados de depósito de valores mobiliários; (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)
    IV - as cédulas de debêntures; (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)
    V - as cotas de fundos de investimento em valores mobiliários ou de clubes de investimento em quaisquer ativos; (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)
    VI - as notas comerciais; (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)VII - os contratos futuros, de opções e outros derivativos, cujos ativos subjacentes sejam valores mobiliários; (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)
    VIII - outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes; e (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)
    IX - quando ofertados publicamente, quaisquer outros títulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante de prestação de serviços, cujos rendimentos advêm
    VII - os contratos futuros, de opções e outros derivativos, cujos ativos subjacentes sejam valores mobiliários; (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)
    VIII - outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes; e (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    § 1o Excluem-se do regime desta Lei:


    I - os títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal


    II - os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures.

     

     

    LEI No 6.385, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1976.

  • essa tá fácil pow... nem precisa de comentário

  • Não são considerados valores mobiliários: títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade das instituições financeiras, exceto as debêntures.

    Isso ocorre porque a captação é feita por entes governamentais ou por instituições financeiras (reguladas pelo BACEN), por isso não são tutelados pela CVM.

  • Nego não se da nem o trabalho de explicar. Sai dando Ctrl C + Ctrl V em definições prontas e texto de lei gigante.

  • Qual e ??

  • Títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures.


ID
2126371
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando-se que as debêntures podem ou não ser conversíveis em ações, o tipo de debênture em que a opção de conversão está relacionada a uma empresa distinta da emissora da debênture é o

Alternativas
Comentários
  • O que são debêntures permutáveis?

     

    São aquelas que permitem aos seus detentores, observados os prazos e condições constantes da escritura de emissão, a troca de seus títulos por ações de Companhia que não seja a própria emissora das debêntures.

  • Gabarito: letra B

    Tipos de Debentures:

    Simples O resgate, ou amortização, se dá em moeda corrente.

    Permutável O investidor recebe, por sua própria opção, ativos ou ações da empresa, como forma de pagamento, especificados na escritura de emissão.

    Conversível O valor de resgate pode ser trocado por ações, na forma prevista nos documentos de emissão, por opção do investidor.

    Leia mais: 

  • • Com Garantias:

    – Garantia Real:

    - envolvendo o comprometimento de bens ou direitos que não poderão ser negociados sem a aprovação dos debenturistas, para que a garantia não fique comprometida.

    – Garantia Flutuante:

    - assegura privilégio geral sobre o ativo da emissora, mas não impede a negociação dos bens que compõem esse ativo.

    • Sem Garantias:

    – Quirografárias; e

    – Subordinadas.

    • Em caso de liquidação da companhia, no pagamento de suas obrigações com os credores, as quirografárias precedem às subordinadas.

    • Conversibilidade: é a possibilidade das debêntures serem convertidas em ações:

    – Simples: - não podem ser convertidas em ações.

    – Conversíveis - podem ser convertidas em ações da própria empresa.

    – Permutáveis: - há opção de transformar em ações que não as da empresa emissora.


ID
2126377
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As garantias das debêntures devem estar especificadas na escritura de emissão, podendo ser de espécies diferentes, o que implica diretamente na ordem de recebimento do debenturista em caso de falência da companhia emissora. A debênture comum, que não oferece nenhum tipo de garantia, é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra: B

     

    Não concordo com o gabarito, sendo que a SUBORDINADA não oferece nenhum tipo de garantia, e recebe depois das debêntures Reais, Flutuantes e Quirografárias(se houver).

  • Garantias

     

    A emissão da debênture poderá ser efetuada com ou sem garantias. No caso da emissão com garantia, temos: 

     

    Garantia Real - envolvendo o comprometimento de bens ou direitos que não poderão ser negociados sem a aprovação dos debenturistas, para que a garantia não fique comprometida.

    Garantia Flutuante - assegura privilégio geral sobre o ativo da emissora, mas não impede a negociação dos bens que compõe esse ativo.

     

    Existem dois tipos de emissões sem garantia: as Quirografárias (debênture sem privilégio) e as Subordinadas. Em ambos os casos, o debenturista não terá nenhuma garantia ou preferência no caso de liquidação da companhia.


    Ressalte-se ainda que, em caso de liquidação da companhia, no pagamento de suas obrigações com os credores, as Quirografárias precedem às Subordinadas.

     

     

    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html

  • GABARITO ERRADÍSSIMO / PASSÍVEL DE ANULAÇÃO

    Veja o que diz o Portal do investidor:

    "Existem dois tipos de emissões sem garantia: as Quirografárias (debênture sem privilégio) e as Subordinadas. Em ambos os casos, o debenturista não terá nenhuma garantia ou preferência no caso de liquidação da companhia. 

    Ressalte-se ainda que, em caso de liquidação da companhia, no pagamento de suas obrigações com os credores, as Quirografárias precedem às Subordinadas."

    Fonte: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html

    Neste caso, a questão seria anulada ou a respota é a Letra D.

  • olha só a banca tambem 

  • "As garantias das debêntures devem estar especificadas na escritura de emissão, podendo ser de espécies diferentes, o que IMPLICA diretamente NA ORDEM DE RECEBIMENTO DO DEBENTURISTA de falência da companhia emissora. A debênture comum, que NÃO OFERECE nenhum tipo de GARANTIA, é a:" 

    GABARITO: b) quirografária.

    Comentário: As Quirografárias precedem às Subordinadas E não oferecem garantia no pagamento de suas obrigações com os credores,

  • Para mim a resposta correta é a D

  • a QUIRIOGRAFÁRIA prefera a SUBORDINADA, sem comentários essa questão.

    FUNRIO brinca de fazer prova de concurso público kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Quanto à garantia, as debêntures podem ser:
    ■■ Com garantia real, quando a garantia é oferecida por bens integrantes do
    ativo da empresa emissora ou de terceiros, vinculados por hipoteca ou
    penhor, por exemplo.
    ■■ Com garantia subordinada, quando os debenturistas passam a ter privilégio
    sobre os acionistas no ativo remanescente em caso de liquidação da empresa.
    ■■ Com garantia flutuante, quando os credores têm preferência geral sobre
    os ativos da empresa, não impedindo, no entanto, a negociação destes
    bens que compõem o ativo.
    ■■ Com garantia quirografária e sem garantia: neste caso, não há nenhuma
    garantia ou privilégio sobre o ativo da empresa. O debenturista concorre
    em igualdade de condições com todos os credores quirografários em caso
    de liquidação, sem nenhum tipo de preferência sobre os demais credores.

  • Garantia real: São garantidas por bens dados em Penhor, hipoteca...

    Garantia flutuante: diferentemente da garantia real, ela é ofertada com uma parte do património da organização.

    Garantia quirografaria: não existe preferência ou não existe garantia.

    Garantia subordinada: oferece preferência apenas sobre o credito dos acionistas.

    Opção correta: letra B.

  • Quirografária - nenhuma garantia ou privilégio (a garantia em caso de falência será o que sobrar, e se sobrar alguma coisa).

    Fonte: material Alfacon


ID
2135617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere aos investidores qualificados e não residentes e aos títulos corporativos, julgue o item subsequente.

Debêntures podem ser emitidas por bancos múltiplos que tenham carteira de investimento.

Alternativas
Comentários
  • Resposta errada. Justificativa: as debêntures são emitidas por empresas de sociedade anônima, registradas na cvm.
  • Quem pode emitir debêntures?

     

    A captação de recursos no mercado de capitais, via emissão de debêntures, pode ser feita por Sociedade por Ações (S.A.), de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas, com registro na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.

     

    http://www.debentures.com.br/downloads/textostecnicos/cartilha_debentures.pdf

  • As debêntures são títulos de crédito privado emitidos por S.A, NÃO FINANCEIRAS, de capital aberto ou fechado. 

    Porém, temos como exceções algumas instituições financeiras que pode emitir debêntures. São elas: sociedades de arrendamento mercantil; companhia hipotecária e o BNDES participações S.A (fundo de participações controlado pelo BNDES S.A)

  • Debêntures não podem ser emitidas por instituições que recebem depósito a prazo ou à vista.
  • SOMENTE S/A


ID
2183593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere aos investidores qualificados e não residentes e aos títulos corporativos, julgue o item subsequente.

Debêntures podem ser emitidas por bancos múltiplos que tenham carteira de investimento.

Alternativas
Comentários
  • Quem pode emitir debêntures?

     

    A captação de recursos no mercado de capitais, via emissão de debêntures, pode ser feita por Sociedade por Ações (S.A.), de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas, com registro na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.

  •  

    Nenhuma instituição financeira pode emitir debêntures (na verdade, com autorização especial do BACEN, uma IF Não-Monetária pode emitir debênture, mas a prova dificilmente vai cobrar a exceção).

    fonte: estratégia concursos
     

    Lembrando que instituições não-monetárias são aquelas inaptas a captar depósitos a vista

  • A regra as instituições não podem emitir debêntures, salvo:

    - BNDES

    -Compra Hipotecária

    - Sociedade Arrendamento Mercantil

  • Uma empresa fez uma oferta pública de debêntures. Essa oferta será feita por:

     - Um banco de investimento

    Questao 1116 (Mod.1)Edgar Abreu Cpa10

    Ou seja,quando for oferta publica pode ser emitido por Bc Investimento.

  • Sociedade de Arrendamento Mercantil

  • Apenas as sociedades anônimas e as sociedades em comandita por ações podem emitir debêntures.

  • Podem emitir DEBÊNTURES:

     

    S.A ABERTA NÃO FINANCEIRA

     

    S.A FECHADA

    -BNDES PARTICIPAÇÕES

    -LEASING

    -COMP. HIPOTECÁRIAS 

  • Errei a questão com o raciocínio que essas IFs iriam mediar a oferta pública de debêntures, como corretoras desses títulos. É de fato a fazem. Porém, não são elas as emissoras.

    Por exemplo, para eu adquirir uma debênture terei que ir a um banco de investimentos que opera no mercado mobiliário.

  • § 1º As operações realizadas por banco múltiplo estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras, observado o disposto no art. 35, inciso I, da Lei nº 4.595, de 31.12.64.

    Dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, Bancárias e Creditícias, Cria o Conselho Monetário Nacional e dá outras providências.

    Art. 35. É vedado ainda às instituições financeiras:

    - Emitir debêntures e partes beneficiárias

  • podem emitir:

    • S.A Aberta e Fechada;
    • Sociedade de arrendamento Mercantil;
    • Companhias Hipotecárias.
    • BNDES

ID
2231518
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O mercado financeiro pode ser segmentado quanto à natureza das operações desenvolvidas. No mercado financeiro, o mercado caracterizado por operações de curto e curtíssimo prazos, em que as empresas buscam recursos para atender às suas necessidades imediatas de liquidez ou alternativas para aplicação de saldos de caixa, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Mercado monetário: é o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Política Monetária.


    Mercado de crédito: atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.


    Mercado de capitais: tem como objetivo canalizar recursos de médio e longo prazo para agentes deficitários, através das operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.


    Mercado de câmbio: mercado onde são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil é o responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio e da taxa de câmbio atuando através de sua Política Cambial.

     

    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Entendendo_mercado_valores.html

  • Eu assinalei mercado de crédito e pelo visto está errado!! Contudo, é o banco onde as empresas ao redor de minha casa vão para conseguir crédito de curto prazo. Elas não emitem debêntures!! E estou certo! A emissão de debêntures não está associada a dívida de curto prazo. Acompanhe a definição de debêntures da Abrasca, Associação Brasileira de Companhias Abertas:

     

    "As debêntures são valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora".

     

    Dessa forma, falar em curto e curtíssimo prazo não tem muito cara de debênture. Dinheiro rápido tem mais cara de um hotmoney, algo do gênero. Discordo do gabarito.

  • As debentures são de longo prazo, de crédito curto e medio prazo, cambial: trata da transformação da moeda estrangeira, ou seja a vista.

     

  • acabei me confundindo com a questão, achei que fosse o mercado de capitais. mas essa expressão "curtissimo' prazo, está apenas reforçando a palavra curto prazo. isso serve para confundir a cabeça do concurseiro. 

    meu comentário sobre o mercado  monetário. Devido ser ummercado de títulos de créditos para a entidades e orgãos ele opera a curto prazo. sabendo que o lucro destasentidades será rapidamente retomada.

  • Eu fiquei na duvida entre Mercado monetario e de credito: quando mensionou curto e curtissino prazo pra resolver problema de liquidez, está associado ao mercado monetario, mas acabei marcando o de credito, porque se refere que as empresas buscarem recursos ou aplicarem, isto não seria politica crediticia? Não é no mercado de credito que ocorre a intermediação bancaria?

  • Disse curto e curtíssimo prazo só pode ser monetário ou de crédito, fiquei na dúvida e marquei de crédito :/

  • Disse curto e curtíssimo: 99,9% de chances de ser MONETÁRIO.

  • Resoluções: 

    a ) de crédito. ( é o nome dado ao sistema financeiro onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito. O mercado de crédito envolve uma dupla parte, uma credora e outra devedora, que normalmente estabelecem uma relação contratual entre si, podendo ser formal ou informal.) 

    b ) cambial. (  mercado de câmbio é o ambiente em que se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes. 

    c)   de capitais. ( é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.)

    d) monetário. ( No mercado financeiro, o mercado caracterizado por operações de curto e curtíssimo prazos, em que as empresas buscam recursos para atender às suas necessidades imediatas de liquidez ou alternativas para aplicação de saldos de caixa, é denominado: (Mercado Monetário) GAB D

    e )de debêntures. ( A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora. Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos.)

    Bons estudos... 

  • Gab: D
    MERCADO MONETÁRIO
    O mercado de oferta e demanda por moeda é conhecido como Mercado Monetário.
    Este mercado visa ao controle da liquidez monetária da economia, realizado por
    meio de uma relação intangível entre fornecedores e tomadores de fundos a
    curto e curtíssimo prazo, ou seja, as instituições financeiras e o Tesouro Nacional
    negociam entre si o excesso ou a falta de caixa em que incorrem, por meio da
    utilização de títulos públicos. Esta operação é denominada de “Open Marketing”.
    O Banco Central é o principal agente deste mercado, atuando por meio da
    Política Monetária por meio da venda e compra de títulos públicos aos agentes
    econômicos (empresas, famílias, bancos), sendo estes papéis negociados tendo
    como referência a taxa de juros SELIC. Desta forma, o BC regula a liquidez do
    mercado e assim a oferta de moeda.

  • LETRA D CORRETA

    Mercado de capitais: Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras (bancos, corretoras e seguradoras) que negociam papéis (ações e títulos) em longo prazo. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e até para o governo. Está, portanto, relacionado ao crescimento econômico do País.

    Mercado de ações: Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.

     

    Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro fixo. Rede formada pelo mercado de capitais e pelo mercado monetário.

     

    Mercado monetário: Conjunto formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito que também participam do mercado de capitais. A diferença é que operam no curto ou curtíssimo prazo.

     

    Mercados financeiros: Instituições financeiras mediante as quais os poupadores podem suprir diretamente fundos para quem deseja tomar empréstimos.

  • DEFINIÇÃO:

    O Mercado Financeiro é segmentado em quatro operações: Cambial, Crédito, Monetário e de Capitais.

    QUESTÃO

    O mercado financeiro pode ser segmentado quanto à natureza das operações desenvolvidas. No mercado financeiro, o mercado caracterizado por operações de curto e curtíssimo prazos, em que as empresas buscam recursos para atender às suas necessidades imediatas de liquidez ou alternativas para aplicação de saldos de caixa, é denominado:

    A) de crédito.

    Justificativa: Mercado Crédito: Envolve operações de empréstimos e financiamentos, também conhecidos como mercado bancário.

    B) cambial.

    Justificativa: Mercado Cambial: Envolve a parte de importação, exportação, aqueles que necessitam de moeda estrangeira, assim como os que precisam trocar moeda de fora por real.

    C) de capitais.

    Justificativa: Mercado de capitais: Visando o médio e longo prazo para empresas é onde ocorrem operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários entre empresas, investidores e intermediários.

    D) monetário.

    Justificativa: Mercado Monetário: É onde ocorrem transações de curto e curtíssimo prazo envolvendo principalmente as instituições financeiras. Concentram-se as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros com o objetivo de garantir a liquidez na economia.

    e) Debêntures

    Justificativa: Não é um segmento do Mercado Financeiro.

  • Mercado de Crédito: Curto e médio prazo.

    O único que possui curtíssimo prazo é o Monetário

  • mercado monetário- seguimentos do mercado financeiro que atende aos agentes econômicos(deficitários e superavitários) nas suas necessidades de fluxo de caixa, operando-se geralmente a curto prazo e com elevada liquidez(disponibilidade de dinheiro).ex: cartão de débito, cheque especial e etc...

     

  • O segmento que supre as necessidades de recursos de médio e de longo prazo mercado de capitais.

    No mercado financeiro, o mercado caracterizado por operações de curto e curtíssimo prazos Monetário.

    Valeu !

  • Debêntures é a partir de 360 dias (médio e longo prazo).

    Relacionado ao CVM.

  • A) de crédito - Empréstimos e financiamentos, também conhecidos como mercado bancário.

    B) cambial - Importação, exportação = trocar moeda de fora por real

    C) de capitais - Médio e longo prazo/compra e venda de títulos e valores mobiliários

    D) monetário - Transações de curto e curtíssimo prazo principalmente entre instituições financeiras

    e) Debêntures - Segmento controlado pelo CVM.

  • Mercado de Crédito: Curto e médio prazo.

    O único que possui curtíssimo prazo é o Monetário

  • O erro dessa questão é afirmar que empresas participam do Mercado Monetário. Os personagens do mercado monetário são os bancos comerciais e o Banco Central, e não empresas. Muito mal elaborada.

  • MERCADO MONETÁRIO – CURTO E CURTÍSSIMO PRAZO São exemplos de transações registradas no mercado monetário, os empréstimos e os títulos públicos e privados com vencimento no curto prazo, ou seja, em até um ano.

    Mercado de crédito: engloba as operações de financiamento de curto e médio prazos, direcionadas as operações de com ativos permanentes de capital de giro das empresas.


ID
2340838
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

“Todo empreendedor tem a própria história sobre como levantou capital para abrir o primeiro negócio. Alguns começam de forma modesta, com reservas pessoais acumuladas ao longo dos anos. Outros entram no jogo catapultados por cheques milionários de investidores. Há também aqueles que recebem ajuda de familiares ou recorrem às linhas de crédito bancárias. E existem profissionais que fazem uso das verbas rescisórias recebidas após uma demissão para realizar o sonho de empreender. Não existe jeito certo de captar dinheiro. Trata-se de um processo de tentativa e erro. Nessa etapa, sai na frente quem é capaz de identificar o tipo de suporte necessário para fazer sua empresa crescer”. (Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, p. 66, julho de 2016).

Dessa forma, associe, de cima para baixo, os tipos de financiamentos com os seus respectivos conceitos.

Tipos de financiamentos 
I) Crowdfunding
II) Incubadoras
III) Anjos
IV) Fundos de Investimentos
V) Corporate Venture
VI) Bancos

Conceito
( ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.
( ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.
( ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.
( ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.
( ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.
( ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    ( Bancos ) No atual cenário econômico, é indicado apenas para necessidades de curto prazo e ligadas a fontes de receitas comprovadas.

     

    ( Crowdfunding ) Modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no negócio proposto, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. É o chamado financiamento colaborativo, ou coletivo, algo que está revolucionando o lançamento de startups mundo afora.

     

    ( Incubadoras ) Uma das principais fontes de recursos para projeto de pesquisa e inovação.

     

    Fundos de Investimentos ) Com a diminuição da oferta de crédito e o aumento do risco nas transações, os aportes estão valorizados. Por conta disso, podem negociar participações mais atrativas nas empresas. Em um cenário marcado pela escassez de capital, buscam participações competitivas em empresas com alto potencial de crescimento.

     

    Corporate Venture ) Mais que uma fonte de recursos, os programas criados por grandes empresas podem ser uma boa maneira de acessar redes de mentores e base de clientes.

     

    ( Anjos ) Divididos entre pessoas físicas e grupos de investimentos, têm interesse em especial em empresas com propostas voltadas para o B2B.

  • essa não é da minha alçada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gab-B,livro nenhum de C.Bancários fala desse assunto...questão para professor


ID
2346274
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quando da emissão de dívida na forma de debêntures, o credor receberá juros acrescidos de prêmio:

1. em títulos emitidos e resgatados ao par.
2. em títulos emitidos abaixo do par e resgatados ao par.
3. em títulos emitidos ao par e resgatados acima do par.

O credor receberá juros acrescidos de prêmio nos casos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    "O choro dura uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer!"

  • Será ele o estudante solidário????

    Então! Sobre a questão o valor ao par é, meramente, um registro contábil e não serve a outro propósito. 

  • O q é par????eu conheço par ou ímpar apenas,ô louco meu kkk a pergunta é sério.

  • Por favor! Alguém pode esclarecer esse tema? O q significa títulos abaixo ou acima do par e resgatado ao par?

  • Valor ao par

    O valor de face de uma ação ou título. No caso de ações, o valor ao par é, meramente, um registro contábil e não serve a outro propósito.

    Quando um ativo tem seu valor menor que o valor nominal, diz-se que ele está abaixo do par. No caso de , elas podem ser negociadas abaixo do par quando a emissão das mesmas está acompanhada de incorporações de reservas. Quando a cotação do ativo está acima de seu valor nominal diz-se que ele está acima do par. Neste caso, o adquirente do título paga a mais pelo ativo, considerando seu valor real. Quando o valor de um ativo está igual ao seu valor nominal, diz-se que ele está ao par.

  • Essa daí se vai na prova ninguém acerta

ID
2668372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As debêntures podem ser consideradas uma forma de captação de recursos através da emissão de títulos.


As debêntures apresentam a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • As debêntures podem ter por remuneração:

     

    taxa de juro prefixada; ou

     

    uma das seguintes remunerações, ajustada para mais ou para menos, por taxa fixa:

     

    Taxa Referencial (TR) ou Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), observado o prazo mínimo de um mês para vencimento ou repactuação;

     

    Taxa Básica Financeira (TBF), se emitidas por sociedades de arrendamento ou pelas companhias hipotecárias, observado o prazo mínimo de dois meses para vencimento ou repactuação; ou

    taxas flutuantes que sejam regularmente calculadas e de conhecimento público e que sejam baseadas em operações contratadas a taxas de mercado prefixadas, com prazo não inferior ao período de reajuste estipulado contratualmente.

     

     

     

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-fixa-privada-e-publica/debentures.htm

  • Desde quando as debêntures são garantidas pelo FGC! Alternativa C támbem correta.

     

    É característica da debênture NÃO ser garantida pelo FGC.

     

    https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/fgc.asp#3

  • Provavelmente essa questão será anulada

  • alternativas B e C corretas e, por isso, questão anulada.

  • Uma dica gente, sempre aproveitem o que puderem das questões, até mesmo as anuladas. Façam os ajustes necessários e anotem, guardem a questão.


ID
2674225
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

É constituído pelas bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas, e seus produtos principais incluem:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o São valores mobiliários sujeitos ao regime desta Lei:              

     

    I - as ações, debêntures e bônus de subscrição;                 (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    II - os cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários referidos no inciso II;                (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    III - os certificados de depósito de valores mobiliários;                   (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    IV - as cédulas de debêntures;                  (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    V - as cotas de fundos de investimento em valores mobiliários ou de clubes de investimento em quaisquer ativos;                 (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    VI - as notas comerciais;                   (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    VII - os contratos futuros, de opções e outros derivativos, cujos ativos subjacentes sejam valores mobiliários;                   (Inciso incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

     

    VIII - outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes; e 

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6385.htm

  • Por que não a opçao B tambem?

  • Não é a opção b porque são títulos públicos

  • Mercado de Capitais

    Característica: Financiamento de capital de giro, capital fixo, underwriting Ações, debêntures.

    Prazos: Intermediário, curto, médio e longo Prazo

  • GABARITO: E) ações e debêntures.

  • Os principais produtos no mercado de capitais são:

    • Ações;

    • Debêntures;

    • Commercial Papers;

    • Contratos futuros e de opções;

    • Cotas em fundos de investimento.

    GAB.: E

  • A questão requer conhecimentos do Mercado Financeiro Brasileiro.

    A)     Mercado monetário

    B)     Mercado monetário

    C)     Mercado de crédito

    D)     Mercado de crédito

    E)     Ações e debêntures – Mercado de Capitais

     

    Gabarito: Letra E.


ID
2803642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Tendo em vista que estudos do Banco Central do Brasil, com base em dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), revelaram que, em 2017, as 277 empresas brasileiras que obtiveram recursos no mercado de capitais tiveram custos menores que aquelas que se financiaram por meio dos canais tradicionais de crédito bancário, julgue o próximo item, relativo aos instrumentos de captação de recursos disponíveis no mercado de crédito e no mercado de capitais para as empresas brasileiras.


Uma companhia de capital aberto pode captar recursos por meio de debêntures — títulos de longo prazo, conversíveis ou não em ações, que podem oferecer aos seus investidores as seguintes remunerações: juros, participação nos lucros e prêmios de reembolso.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.595/64:

    Art. 56. A debênture poderá assegurar ao seu titular juros, fixos ou variáveis, participação no lucro da companhia e prêmio de reembolso

  • As debêntures são emitidas por sociedades anônimas de capital aberto ou fechado e utilizadas para financiar projetos ou reestruturar dívidas da empresa, tendo como vantagens na captação de recursos a diminuição do seu custo médio, o alongamento e a adequação do seu perfil e a diminuição significativa das garantias utilizadas.

  • GAB, CERTO

  • CORRETO.

    Debêntures: São títulos de dívida de médio e longo prazo emitidos por sociedades por ações, que conferem ao debenturist um direito de crédito contra a emissora.

     

    Remuneração ao Debenturista:

    -Juros sobre o capital

    -Participação nos lucros da empresa.

    -Conversabilidade em ações.

     

     

    Lei 4.595/64:

    Art. 56. A debênture poderá assegurar ao seu titular juros, fixos ou variáveis, participação no lucro da companhia e prêmio de reembolso

  • Papou,certissimo...

  • Papou,certissimo...

  • Só achei meio estranho isso de dizer que é de "longo prazo", é "médio e longo"

  • O que são prêmios de reembolso?

  • a gente descarta, quando ler, prêmios e se lasca ao achar que é unicamente da capitalização o tal de sorteio e prêmio.


ID
2833858
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) As classificações de risco de dívidas (rating) são uma avaliação da qualidade de crédito da empresa emitente, o que indica garantia de que não ocorrerá inadimplência na operação de crédito.

( ) Debênture é um título mobiliário representativo de dívida de médio e longo prazo de uma empresa e que assegura a seus detentores direito de crédito contra o emissor.

( ) Debênture quirografária não fornece qualquer tipo de privilégio sobre os ativos da emissora; os debenturistas concorrem em igualdade de condições com os demais credores quirografários em caso de falência da companhia.

( ) Debênture subordinada, na hipótese de liquidação da companhia, oferecem preferência de pagamento tão somente sobre o crédito de seus acionistas.

( ) Um exemplo de cláusula protetora (covenant) negativa é a empresa ter de manter seu capital de giro igual ou acima de um nível mínimo especificado.

Alternativas
Comentários
  • Sobre as falsas:

    "As classificações de risco de dívidas (rating) são uma avaliação da qualidade de crédito da empresa emitente, o que indica garantia de que não ocorrerá inadimplência na operação de crédito"

    O rating é uma avaliação da empresa quanto sua confiabilidade para adimplir um título ou empréstimo, ele é feito através da análise de dados públicos e privados da empresa por uma agência classificadora. Ou seja, ele é um indicativo, mas não uma garantia.

    "Um exemplo de cláusula protetora (covenant) negativa é a empresa ter de manter seu capital de giro igual ou acima de um nível mínimo especificado."

    Covenant são cláusulas não obrigatórias protetoras de dívida que assegura o credor, isto é, ela é positiva. Esse exemplo dado pode ser um covenant, mas é uma medida protetiva boa porque garante o pagamento, já que o devedor teria que manter o capital de giro num certo nível.

    ------

    Sobre as debêntures:

    "Debênture é um título mobiliário representativo de dívida de médio e longo prazo de uma empresa e que assegura a seus detentores direito de crédito contra o emissor.

    Debênture quirografária não fornece qualquer tipo de privilégio sobre os ativos da emissora; os debenturistas concorrem em igualdade de condições com os demais credores quirografários em caso de falência da companhia.

    Debênture subordinada, na hipótese de liquidação da companhia, oferecem preferência de pagamento tão somente sobre o crédito de seus acionistas."

    Essa questão usou informações contidas no site da CVM, por isso é bom pesquisarmos em sites oficiais. É praticamente um copia e cola do que está lá sobre debêntures.

  • Gabarito A,lembrando:quanto maior o risco,maior o retorno(não 100%,digamos 98%)

  • Gabarito tá corretíssimo. Na liquidação de uma companhia, todas as dívidas são pagas primeiro (debêntures subordinadas são as últimas dívidas pagas, isso se der pra pagar pois não têm garantia), pra só depois o resto que talvez sobrar ser distribuído aos acionistas.