Segundo Chiavenato (1999), a avaliação de desempenho consiste na análise e mensuração sistemática do desempenho de cada indivíduo na organização, levando em consideração as atividades desempenhadas, as metas estipuladas, os resultados a serem alcançados e o potencial de desenvolvimento. Nesse processo, é possível julgar quantitativa e qualitativamente as qualidades e a contribuição do indivíduo na organização
Dentro da classificação das políticas de Gestão de Pessoas proposta por Chiavenato, a avaliação de desempenho está inserida na Aplicação de Pessoas.
A avaliação de desempenho também é chamada de avaliação do mérito, avaliação de pessoal, relatórios de progresso, avaliação de eficiência individual ou grupal.
Entre os principais benefícios da implantação de um processo de avaliação de desempenho estão localização de problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de possíveis dissonâncias ou carência de treinamento, além de propiciar a possibilidade de resolução desses problemas com a adoção de ações para melhoria do desempenho do funcionário.
RIBAs apud CHIAVENATO
Replacement (Recolocação Profissional) – É uma consultoria com o objetivo de assessorar e orientar o profissional na busca de recolocação no mercado de trabalho. Analisa o perfil do profissional, ensina a melhorar o currículo, busca vagas compatíveis, entre outros fatores que envolvem todo o processo de recolocação profissional. Geralmente, a pessoa tem que arcar com todos os gastos.
Outplacement – É o contrário da recolocação, a empresa ajuda o profissional que foi demitido, orientando-o na busca de uma nova oportunidade. Nessa consultoria, a empresa fica com todos os custos do processo.