[...] A estratégia de Redução de Danos representa um passo na superação dessa visão reducionista sobre o uso de substâncias psicoativas, uma vez que incentiva o protagonismo e autonomia do usuário, resgatando sua condição de sujeito na perspectiva dos direitos humanos.
[...]
Em Salvador, no ano de 1995, o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD) começa o primeiro Programa de Troca de Seringas (PTS) no Centro Histórico da cidade (Pelourinho), e que depois se expande para outros bairros. (ANDRADE, 2000). Os agentes de saúde, as profissionais do sexo, travestis e os usuários de drogas participavam 40 das capacitações de RD no trabalho de campo e eram multiplicadores das ações, muitas vezes passando a fazer parte da equipe de agentes redutores.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas/os em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas/ Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013. 88p. ISBN: 978-85-89208-66-6 1. Psicólogos 2. Políticas Públicas 3. Saúde Mental 4. Álcool e Drogas