SóProvas


ID
1411540
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir do caso abaixo, responda à  questão

M.S., 22 anos, primípara, com idade gestacional de 30 semanas e 2 dias, com data da última menstruação em 13/03/2014, compareceu ao ambulatório para consulta de pré-natal de gestação de baixo risco. Queixou-se de cãibras, disúria, descanso noturno insatisfatório, dificuldades na alimentação (recusa de alguns alimentos) e azia. Relata contrações que trazem um certo incômodo (nega dor), não ritmadas e que param com alguns movimentos do corpo. 

Analise as afirmativas abaixo a respeito da assistência pré-natal:

I. Peso materno pré-gravídico insuficiente, baixa estatura da mãe e aumento de peso insuficiente ou excessivo durante a gravidez são sinais de alerta para aumento do risco gestacional.
II. O aumento insuficiente de peso materno predispõe à macrossomia fetal, e pode estar associado ao crescimento intrauterino retardado.
III. Considera-se hipertensão arterial sistêmica na gestação o aumento de 30 mmHg ou mais na pressão sistólica e/ou de 15 mmHg ou mais na pressão diastólica, em relação aos níveis tensionais previamente conhecidos.
IV. É considerada normal a frequência cardíaca fetal na ausculta entre 90 a 120 batimentos por minuto, que pode ser realizada com estetoscópio de Pinard a partir da 24ª semana de gestação.
V. A gestação ocasiona modificações, que favorecem as infecções do trato urinário: estase urinária pela redução do peristaltismo ureteral, aumento da produção de urina, glicosúria e aminoacidúria.

São verdadeiras as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • IV. É considerada normal a frequência cardíaca fetal na ausculta entre 110 a 160 batimentos por minuto, que pode ser realizada com estetoscópio de Pinard a partir de 20-21 semanas de gestação e de 10-12 semanas de gestação.

  • III. Considera-se hipertensão arterial sistêmica na gestação o aumento de 30 mmHg ou mais na pressão sistólica e/ou de 15 mmHg ou mais na pressão diastólica, em relação aos níveis tensionais previamente conhecidos.

    Não se usa mais estes parâmetros para identificar hipertensão arterial na gestação pois apresentam alto índice de falso positivo.

    Hipertensão na gestação: Sistólica: 140mmHg / Diastólica: 90mmHg

    Fonte: Cadernos de Atenção básica 32

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf