SóProvas


ID
1411570
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo a respeito do aleitamento materno.

I. Crianças que não recebem leite materno têm maiores riscos de morrer por diarreia, por doenças respiratórias e por outros tipos de infecções quando comparadas às que recebem apenas leite materno sem complementos.
II. A prática da amamentação exclusiva é recomendada até os quatro meses de vida e a manutenção do aleitamento materno acrescido de alimentos complementares até os dois anos de vida ou mais.
III. A introdução precoce de outros alimentos está associada a risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno.
IV. A amamentação previne mais mortes entre as crianças de menor nível socioeconômico.
V. O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.

São verdadeiras as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que a II esteja correta

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a:

    • Maior número de episódios de diarreia;• Risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno, como, por exemplo, quando os alimentos são muito diluídos; • Menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco; • Menor efi cácia da lactação como método anticoncepcional; • Menor duração do aleitamento materno.

  • Segundo o Ministério da Saúde são diversos os benefícios do aleitamento materno tanto para a mãe quanto para a criança:

    Para a mãe
    - Leva a produção de ocitocina que é responsável pela ejeção do leite e leva a contrações uterinas ajudando na redução do sangramento uterino e na sua involução.
    - Reduz o risco de câncer de mama e ovários (não de útero)
    - Evita nova gravidez
    - Menores custos financeiros
    - Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho

    Para a criança
    - Evita mortes infantis
    - Evita diarreia. Além de evitar a diarreia, a amamentação também exerce influência na gravidade dessa doença. Crianças não amamentadas têm um risco três vezes maior de desidratarem e de morrerem por diarreia quando comparadas com as amamentadas.
    - Evita infecção respiratória
    - Diminui o risco de alergias
    - Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes
    - Reduz a chance de obesidade
    - Melhor nutrição
    - Efeito positivo na inteligência
    - Melhor desenvolvimento da cavidade bucal (menos cáries e problemas na fala). O desmame precoce pode levar à ruptura do desenvolvimento motor-oral adequado, podendo prejudicar as funções de mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala, ocasionar má-oclusão dentária, respiração bucal e alteração motora-oral.

    A prática da amamentação exclusiva é recomendada até os seis meses de vida e a manutenção do aleitamento materno acrescido de alimentos complementares até os dois anos de vida ou mais. 
    O leite materno é um alimento completo, balanceado para a criança. A introdução precoce de outros alimentos está associada a risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno. 

    A amamentação previne mais mortes entre as crianças de menor nível socioeconômico. Enquanto para os bebês de mães com maior escolaridade o risco de morrerem no primeiro ano de vida era 3,5 vezes maior em crianças não amamentadas, quando comparadas com as amamentadas, para as crianças de mães com menor escolaridade, esse risco era 7,6 vezes maior

    Logo estão corretas as afirmativas I, III, IV e V. Logo a alternativa correta é a letra C, diferentemente do gabarito que coloca alternativa B.

    Resposta gabarito B

    Resposta Professor C

    Bibliografia



    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.



  • Gabarito: a) Apenas I, III e V

    Alternativas II e IV incorretas.

  • Gabarito letra C

    A amamentação previne mais mortes entre as crianças de menor nível socioeconômico. 

    Cadernos de Atenção Básica, no 23 Brasília – DF 2015