SóProvas



Questões de Aleitamento Materno


ID
317884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem no aleitamento materno, julgue os itens seguintes.
O aleitamento materno representa para a mãe maior comodidade e, apesar de não atuar como contraceptivo natural, favorece a aceleração do emagrecimento e reduz a incidência de câncer de mama e de útero.

Alternativas
Comentários
  • A amamentação faz com que a silhueta feminina volte mais rapidamente à normalidade e têm importante efeito contraceptivo. A inibição da ovulação até três meses é intensa, de três a seis meses menor, mais ainda bastante significativa.
  • tudo estava lindo ... só pecou um fato quando bem excultado as mamadas deriodicamente ela funciona como o resto da pergunta fpo correto

  • Errado

    Diminuição do câncer de mama e ovário

  • Atua como contraceptivo natural

  • A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto (98% de eficácia), desde que a mãe esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda não tenha menstruado (GRAY, 1990). Estudos comprovam que a ovulação nos primeiros seis meses após o parto está relacionada com o número de mamadas; assim, as mulheres que ovulam antes do sexto mês após o parto em geral amamentam menos vezes por dia que as demais.

    CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA - Aleitamento Materno e Alimentação Complementar


ID
317887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem no aleitamento materno, julgue os itens seguintes.
Imediatamente após o parto, a mãe deve ser encorajada a amamentar o recém-nascido e a deixar que a criança sugue em livre demanda, o que contribui para diminuir o sangramento pós-parto.

Alternativas
Comentários
  • A amamentação estimula a liberação de ocitocina, hormonio que ajuda na involução uterina e diminuição do sangramento. 

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
317890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem no aleitamento materno, julgue os itens seguintes.
Conforme preconiza o Ministério da Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida e mantido, associadamente a outros alimentos, até o segundo ano de vida.

Alternativas
Comentários
  • Muito bom, obrigada.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
365146
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leite materno tem características que o tornam o melhor alimento para o bebê. Não basta ao profissional de saúde ter conhecimentos básicos e habilidade em aleitamento materno. Ele precisa ter também competência para se comunicar com eficiência e identificar as dificuldades apresentadas para poder aconselhar em diversos momentos. Em relação ao aleitamento materno, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • É muito importante conhecer e utilizar as de? nições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2007a). Assim, o aleitamento materno costuma ser classi? cado em:   • Aleitamento materno exclusivo– quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos. • Aleitamento materno predominante– quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e ?uidos rituais .  •Aleitamento materno – quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos. •Aleitamento materno complementado – quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a ?nalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.  •Aleitamento materno misto ou parcial – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

    Fonte:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

    Bons estudos!
  • A aleitamento materno predominante e aleitamento materno exclusivo são sinônimos. (ERRADA). O aleitamento predominante ocorre quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais. No aleitamento exclusivo a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos. 

    B aleitamento materno complementado é quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebida à base de água (chá, água adocicada, infusões). (ERRADA). Está se referindo ao aleitamento materno predominante, o complementado ocorre quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. 

    C o queixo do bebê não toca a mama. (ERRADA).

    PONTOS-CHAVE DA PEGA ADEQUADA

    1. Aréola mais visível acima da boca do bebê;

    2. Boca bem aberta;

    3. Lábio inferior virado para fora;

    4. Queixo tocando a mama.

    D O aleitamento materno misto ou parcial ocorre quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite (CORRETA).

    E se deve orientar a mãe a amamentar a cada intervalo de 03 horas (ERRADA). Recomenda-se que a criança seja amamentada sem restrições de horários e de tempo de permanência na mama. É o que se chama de amamentação em livre demanda. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. Em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes ao dia. 


ID
365644
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FHEMIG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Evidências contundentes demonstram que o aleitamento materno apresenta benefícios para a criança, a mãe, a família e a sociedade.

Tendo em vista a importância de uma abordagem materna adequada para o sucesso do aleitamento materno, analise as seguintes afirmativas sobre técnica de amamentação e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O lábio inferior da criança deve estar voltado para FORA e deve haver mais aréola visível ACIMA da boca do que ABAIXO dela. 

  • TÉCNICA DE AMAMENTAÇÃO

    PONTOS-CHAVE DO POSICIONAMENTO ADEQUADO

    1. Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo;

    2. Corpo do bebê próximo ao da mãe;

    3. Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido);

    4. Bebê bem apoiado.

    PONTOS-CHAVE DA PEGA ADEQUADA

    1. Aréola mais visível acima da boca do bebê;

    2. Boca bem aberta;

    3. Lábio inferior virado para fora;

    4. Queixo tocando a mama.


ID
539653
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São vantagens do aleitamento materno para mãe e criança o que se encontra descrito em:

Mãe / Criança

Alternativas
Comentários
  • São diversos os benefícios do aleitamento materno tanto para a mãe quanto para a criança:

    Para a mãe
    - Leva a produção de ocitocina que é responsável pela ejeção do leite e leva a contrações uterinas ajudando na redução do sangramento uterino e na sua involução.
    - Reduz o risco de câncer de mama e ovários (não de útero)
    - Evita nova gravidez
    - Menores custos financeiros
    - Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho

    Para a criança
    - Evita mortes infantis
    - Evita diarreia
    - Evita infecção respiratória
    - Diminui o risco de alergias
    - Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes
    - Reduz a chance de obesidade
    - Melhor nutrição
    - Efeito positivo na inteligência
    - Melhor desenvolvimento da cavidade bucal (menos cáries e problemas na fala)


    - Durante o aleitamento materno o gasto calórico é maior, porém o apetite da nutriz também altera, portanto a alimentação deve ser saudável, a mulher que não ganhou peso em excesso durante a gestação voltará ao peso anterior após o nascimento da criança naturalmente.
    - Amamentação não faz as mamas caírem, o tempo faz.
    - A pressão arterial é mantida principalmente por causa da diminuição do risco de obesidade
    - A criança amamentada deve ser vacinada com BCG, uma coisa não interfere na outra


    Resposta A


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.
  • Professora que comentou a questão, reduz risco de câncer de útero sim, de acordo com o MS.


ID
711730
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Agente Comunitário de Saúde, em visita domiciliar a uma criança recém-nascida, 14 dias, em boas condições de saúde e em aleitamento materno exclusivo recebeu queixas da mãe de que somente o leite materno não estava alimentando adequadamente a criança, pois a mesma queria mamar a toda hora e sem horário determinado. Acrescentou ainda que achava que o fato de ter mamas pequenas influenciava na produção do leite. Neste caso e com relação ao aleitamento materno, a alternativa correta seria

Alternativas
Comentários
  • Se a criança está em aleitamento materno EXCLUSIVO, a mãe deve amamentar sem restrições de horários e sem definir o tempo da mamada, muito menos oferecer leite complementar. 


ID
711772
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação proporciona um aprendizado tanto para a mãe quanto para o bebê e, portanto, a interação deve acontecer de forma agradável tornando cada vez mais intensa a sensação de segurança e conforto para o bebê durante o aleitamento materno. Com base na técnica de amamentação é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    um dos sinais de boa pega é manter a boca do bebê bem aberta.


ID
711874
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança de 4 meses de idade compareceu à Unidade de Saúde, acompanhada de sua mãe, para consulta médica de rotina. Indagada sobre a dieta da criança, a mãe respondeu que a alimentação da criança era constituída de aleitamento materno e sucos de frutas. Diante do caso e quanto à classificação do aleitamento materno, é correto afirmar que se trata de um caso de aleitamento materno

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D, aleitamento materno predominante. Fundamentos: classificação aleitamento:

    (1) Aleitamento materno: quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber outros alimentos; (2) Aleitamento materno exclusivo: quando a criança recebe somente leite materno direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, SEM outros líquidos ou sólidos, COM EXCEÇÃO de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos ou medicamentos. (3) Aleitamento materno predominante: quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, suco ou outros líquidos. (4) Aleitamento materno complementado: quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido para complementá-lo. (5) Aleitamento materno misto ou parcial: quando a criança recebe leite materno ou outros tipos de leite.  

     

     

    FONTE:  CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA No 23. SAÚDE DA CRIANÇA: Aleitamento materno e alimentação complementar. MS, 2015. 

     

     

     


ID
713485
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A promoção do aleitamento materno compõe as estratégias de ação integral à saúde da criança, com vistas à redução das taxas de morbi-mortalidade infantis. O manejo correto do aleitamento materno é fundamental para o sucesso na amamentação.

Considerando as técnicas adequadas de incentivo e promoção do aleitamento materno, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O leite ordenhado cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por 12 horas e no freezer ou no congelador por 15 dias.

    FONTE: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas.
    Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,
    Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

  • Questão desatualizada. Não é comprovado a eficiência do próprio leite para tratar lesões.

  • O leite humano ordenhado cru CONGELADO pode ser estocado por um PERÍODO MÁXIMO DE 15 dias em uma temperatura máxima de -3°C

    O leite humano ordenhado cru REFRIGERADO pode ser estocado por um PERÍODO MÁXIMO de 12 horas em temperatura máxima de 5°C


ID
723775
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na empresa há uma sala disponibilizada às mães trabalhadoras para coletar o leite materno e ofertar ao bebê posteriormente. Antes de iniciar a coleta por meio de ordenha das mamas, deve-se orientar às mães para

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra C


    Para as mães que querem fazer a retirada, há alguns cuidados necessários:

    • Para armazenar o leite, utilizar um frasco de vidro com tampa de plástico (como os de café solúvel ou de maionese).

    • Colocar vidros e tampas (sem rótulo e o papel branco de dentro da tampa) numa panela e cobri-los com água.

    • Ferver tudo por 15 minutos.

    • Deixar vidros e tampas escorrerem sobre um pano limpo até secar. Fechar os vidros sem tocar na parte interna das tampas.

    • Colocar uma touca ou lenço para cobrir os cabelos.

    • Colocar uma fralda ou máscara sobre o nariz e a boca.

    • Lavar as mãos e braços até o cotovelo com sabão e água em abundância.

    • Antes de iniciar a coleta, lavar as mamas apenas com água.

    • Secar as mãos e as mamas com uma toalha limpa.

    • Procurar um lugar limpo e tranquilo para retirar o leite. Evitando banheiro e cozinha.

    • Evitar conversar durante a retirada do leite.

    • Retirar o leite quando as mamas estiverem muito cheias, antes ou depois das mamadas.



ID
736840
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao aleitamento materno é correto afirmar que:

Alternativas

ID
759274
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação à Terapia de Reidratação Oral (TRO):

Alternativas
Comentários
  • TEM DOIS SENTIDOS NESSA RESPOSTA POR ISSO ERREI..

    CORRIGINDO : RECEBE A REIDRATAÇÃO SEM ADIAR O LEITE MATERNO.

    NÃO ENFIA OS 2 NA BOCA DO RN AO MESMO TEMPO.


ID
759280
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sinais de boa pega da criança durante a amamentação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Recomendações da UNICEF para uma amamentação ideal:
     

      O queixo do bebé toca a mama.

    • A boca do bebé está bem aberta.

    • O seu lábio inferior está virado para fora.

    • Pode-se ver mais aréola acima do que abaixo da boca do bebé.



    FONTE: Manual de Aleitamento Materno, Comitê Potuguês para a UNICEF, Comissão Nacional Iniciativa Amigos dos Bebês, 2008. Disponível em URL: http://www.unicef.pt/docs/manual_aleitamento.pdf


    BONS ESTUDOS A TODOS!!!!!!!


ID
783223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Recomenda-se a suspensão definitiva do aleitamento materno caso

Alternativas
Comentários
  • A galactosemia é um erro inato do metabolismo (de característica autossômica recessiva), caracterizado por uma inabilidade em converter galactose em glicose da maneira normal. O resultado imediato é o acúmulo de metabólitos da galactose no organismo, que passa a ter níveis circulantes elevados e tóxicos, principalmente para o fígado, cérebro e olhos.
    A galactosemia afeta principalmente o fígado, os olhos, os rins e a região cerebral. Nas células do epitélio do cristalino (no olho), o acúmulo do galactitol causa um aumento da osmolaridade, o que resulta na retenção de água, além da diminuição da solubilidade das proteínas da lente. Ocasionando, assim, na formação da catarata.
    O acúmulo anormal de galactose-1-fosfato causa uma ação sobre a célula hepática, levando à cirrose. A ocorrência de icterícia nos primeiros dias também é verificado e ocorre devido ao excesso de bilirrubina não conjugada no sangue Ocorre também o surgimento de aminoacidúria secundária e hipoglicemia (provavelmente devida à inibição da fosfo-glicomutase e da glicose-6-fosfatase).Outros sintomas também decorrentes da doença são: anorexia, perda de peso, ascite, distensão abdominal, hemorragia, falência ovariana, letargia, septicemia (devido a uma inibição da atividade bactericida dos leucócitos) e atraso de desenvolvimento psicomotor (retardo mental).

                                                                      O diagnóstico pode ser feito no período pré-natal ou no período neonatal.
                                                                      No período pré-natal, o diagnóstico é feito através da amniocentese.
    No período neonatal é efetuado o Teste do Pezinho

    O tratamento é baseado na eliminação total da galactose da dieta

    Um outro tratamento é a Rã Terapia, que consiste em utilizar a carne de rã (Rana catesbeiana Shaw, 1802) como base alimentar no tratamento de crianças com erros inatos do metabolismo de carboidratos simples (frutosemia e galactosemia)
  • O aleitamento materno traz diversos benefícios para a mãe e para a criança, por isso a suspensão definitiva é feita somente em casos extremos. Trata-se de mães com doenças graves, crônicas ou debilitantes, mães infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), mães que precisem de tomar medicamentos que são nocivos para os bebês e, ainda, aquelas com doenças metabólicas raras como a fenilcetonúria e a galactosemaia. Galactosemia é uma doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose. O aleitamento materno não deve ser contraindicado nos casos de hanseníase, hepatite B e C, tuberculose, tabagismo ou consumo eventual moderado de álcool.

    Resposta C

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar 2ª edição.2015.Brasília-DF.

     

     

     

    Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado:

     

     

    A criança seja portadora de galactosemia

     

     

     

    aleitamento materno não deve ser contraindicado:

     

     

    a mãe seja portadora do bacilo da hanseníase.

    a criança seja portadora do vírus da dengue.

    a mãe seja tabagista.

     a criança seja portadora do vírus da hepatite B

  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

     

    O aleitamento materno traz diversos benefícios para a mãe e para a criança, por isso a suspensão definitiva é feita somente em casos extremos. Trata-se de mães com doenças graves, crônicas ou debilitantes, mães infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), mães que precisem de tomar medicamentos que são nocivos para os bebês e, ainda, aquelas com doenças metabólicas raras como a fenilcetonúria e a galactosemaia. Galactosemia é uma doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose. O aleitamento materno não deve ser contraindicado nos casos de hanseníase, hepatite B e C, tuberculose, tabagismo ou consumo eventual moderado de álcool. 

    Resposta C 

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

  • NAS SEGUINTES SITUAÇÕES O ALEITAMENTO MATERNO NÃO DEVE SER RECOMENDADO:

    • Mães infectadas pelo HIV;

    • Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2;

    • Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação;

    • Criança portadora de galactosemia, doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose.

    SITUAÇÕES MATERNAS EM QUE É RECOMENDADA A INTERRUPÇÃO TEMPORÁRIA DA AMAMENTAÇÃO:

    Infecção herpética, quando há vesículas localizadas na pele da mama. A amamentação deve ser mantida na mama sadia;

    Varicela: se a mãe apresentar vesículas na pele cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o isolamento da mãe até que as lesões adquiram a forma de crosta. A criança deve receber Imunoglobulina Humana Antivaricela Zoster (Ighavz), que deve ser administrada em até 96 horas do nascimento, aplicada o mais precocemente possível;

    Doença de Chagas, na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar evidente;

    Consumo de drogas, recomenda-se que as nutrizes não utilizem tais substâncias. Se usadas, deve-se avaliar o risco da droga versus o benefício da amamentação para orientar sobre o desmame ou a manutenção da amamentação. 


ID
798814
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo BARROS (2002) , NÃO é uma prática recomendada para uma amamentação bem sucedida:

Alternativas

ID
826072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Apesar de várias evidências científicas comprovarem a importância da amamentação, em termos nutritivos, o aleitamento materno exclusivo está aquém do que é recomendado pelo Ministério da Saúde. Com relação ao aleitamento materno, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento
    materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.


    SAÚDE DA CRIANÇA:
    Nutrição Infantil
    Aleitamento Materno e
    Alimentação Complementar
    Brasília – DF
    2009
    Caderno de Atenção Básica, nº 23

  • Letra A-No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes, apesar de reduzir a produção de anticorpos. INCORRETA

    No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes. Estima-se que dois copos (500 mL) de leite materno no segundo ano de vida fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia. Além disso, o leite materno continua protegendo contra doenças infecciosas. 

    Letra B-Não existem evidências de que as mulheres que amamentam adquirem proteção contra a diabetes, o que acontece com as crianças amamentadas.INCORRETA

    Não só o indivíduo que é amamentado adquire proteção contra diabetes, mas também a mulher que amamenta. Foi descrita uma redução de 15% na incidência de diabetes tipo 2 para cada ano de lactação (STUEBE, 2005). Atribui-se essa proteção a uma melhor homeostase da glicose em mulheres que amamentam.

    Letra C:A amamentação é um excelente método contraceptivo nos primeiros seis meses após o parto, com 98% de eficácia, ainda que a amamentação não seja exclusiva ou predominante.INCORRETA

    A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto (98% de eficácia), desde que a mãe esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda não tenha menstruado.

    Letra D:O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais de idade. CORRETA

    Letra E:A introdução precoce de outros alimentos antes de o lactente completar seis meses de idade está associada ao maior número de episódios de diarreia, apesar de não interferir na absorção de ferro e zinco do leite materno. INCORRETA

    OMS, endossada pelo Ministério da Saúde do Brasil, recomenda aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a:

    • Maior número de episódios de diarreia;

    • Maior número de hospitalizações por doença respiratória;

    • Risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno, como, por exemplo, quando os alimentos são muito diluídos;

    Menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco;

    • Menor eficácia da amamentação como método anticoncepcional;

    • Menor duração do aleitamento materno


ID
915196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação é importante nos primeiros quatro a seis meses de
vida do lactante. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que
se seguem.

A mulher portadora de tuberculose deve amamentar seu bebê, pois a doença não é transmitida pelo leite materno. Recomenda-se, como tratamento, diminuir o contato íntimo entre mãe e filho, amamentar com o uso de máscara, lavar cuidadosamente as mãos e rastrear os comunicantes.

Alternativas
Comentários
  • A mulher portadora de tuberculose deve amamentar seu bebê, pois a doença não é transmitida pelo leite materno. Recomenda-se, como tratamento, diminuir o contato íntimo entre mãe e filho, amamentar com o uso de máscara, lavar cuidadosamente as mãos e rastrear os comunicantes.

    Discurssão: Na referência bibliográfica do Ministerio da Saúde (Manual de Recomendações de Controle de Tuberculose, 2011. Pag 67) não refere que nos casos de gestantes com TB precise diminuir o cantato íntimo mãe-filho, e nem rastear comunicantes.

    Questão passível de RECURSO.

    Por ser uma banca importante (CESPE) indiquei para comentários. Sugiro que façam também !!

     

  • Transmissão por AEROSSOIS e não por gotículas.

  • O aleitamento não deve ser contraindicado em mães com Tuberculose!

    Recomenda-se que mães não tratadas ou ainda bacilíferas (2 primeiras semanas de TT) amamentem com uso de máscaras e evitem contato íntimo com a criança.

    Nesse caso, o bebê recebe ISONIAZIDA e será acompanhado com teste tuberculínico (PPD);

    se o teste for + = continuar tratamento e avaliar acometimento pulmonar.

    se o teste for - = suspender a medicação e VACINAR com BCG.


ID
915199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação é importante nos primeiros quatro a seis meses de
vida do lactante. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que
se seguem.

Não é aconselhável que a nutriz amamente na posição deitada, dada a possibilidade de ingurgitamento.

Alternativas
Comentários
  • O ingurgitamento mamário começa com congestão vascular, que ocorre pelo esvaziamento insuficiente das mamas, comum entre dois a cinco  dias após o parto. As mamas podem ficar quentes, pesadas, duras e dolorosas, às vezes ficam vermelhas e brilhantes. Para tratar o ingurgitamento mamário mantenha a criança sugando, quando estiver apta a fazê-lo; se a criança não estiver em condições de sugar, retire o  leite por meio de ordenha para aliviar a dor. Coloque nas mamas compressas geladas, use um sutiã firme para elevar as mamas.
    Fonte: Manual instrucional para aleitamento materno de recém-nascidos pré-termo (http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/1163.pdf )
  • a forma certa de se amamentar é a que seja mais confortavel para a mãe e para o bebê, não importando qual posição seja...

    FOCO, FORÇA E FÉ...
  • Tanta gente inteligente, fico babando com a inteligência de vocês, Deus o abençoe!

ID
915202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação é importante nos primeiros quatro a seis meses de
vida do lactante. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, exceto no que tange à concentração de água. Assim sendo, água em pequenas quantidades deve ser oferecida ao longo do dia para o lactente nos primeiros seis meses de vida.

Alternativas
Comentários
  • O leite é o alimento ideal para matar a sede e saciar a fome do bebê. De uma maneira simplificada, podemos explicar que o leite do início da mamada é mais rico em água e açúcar, saciando também a sede do bebê, e o do final da mamada, mais rico em gordura, sendo mais calórico e fornecendo mais saciedade e ganho ponderal à criança.

  • A AMAMENTAÇÃO DEVE SER EXCLUSIVA ATÉ OS 6 MESES. O LEITE MATERNO TEM TUDO QUE O BEBÊ PRECISA NESTE PERÍODO.
     

  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
983044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

ma paciente de trinta e cinco anos de idade foi admitida em um hospital para realização de biópsia renal.Tinha chegado acompanhada de policiais,pois cumpria pena de privação de liberdade. Apresentava-se consciente, orientada, respirava espontaneamente e comunicava-se verbalmente quando questionada sobre seu tratamento. Os demais sinais vitais apresentavam-se normais.Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.


Considere que a paciente em questão possua um filho com menos de seis meses de idade e que não tenha contraindicação para amamentá-lo. Nessa situação, o bebê deverá receber o leite armazenado pela própria mãe, uma vez que não poderá acompanhá-la.

Alternativas
Comentários
  • Ola, alguém poderia comentar essa questão? onde está o erro???

  • Errado 

    Mães Detentas tem direito de amamentar seus filhos durante o período de 6 meses ao qual é preconizado .

  • Quanto a realização do exame??? A criança permanece junto a mãe?

  • eu tmabem nao entendi a questao...para mim a mae vai realizar uma biopsia...

  • http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n5s0/v80n5s0a10.pdf em  06 03 2014.

    "

    •A nutriz, ao apresentar sintomas de uma doença, geralmente já expôs seu filho ao agente patogênico e a orientação geral é manter o aleitamento.

    •Se a mãe suspende a amamentação quando surgem os sintomas da doença,a proteção ao lactente fica diminuída,aumentando a chance de a criança adoecer"

    dISPONÍVEL EM:06 MARÇO 2014

    www.sbp.com.br / Apresentações / seminario-vitoria.ppt

    Lawrence RM . Transmissão de doenças infecciosas através do leite materno e amamentação. In: Lawrence RA, Lawrence RM, editors.2005.

  • péssima questão, mal formulada.

     

  • O filho pode acompanhar a mãe. Esse é o erro da questão.

  • como uma criança de seis meses pode acompanhar a sua mãe que será submetida a procedimentos cirurgico? nunca vi isso não!
  • Acredito que poderá acompanhá-la, porém com um acompanhante para segurar o seu filho.

  • questão ridicula 

  • bem mal formulada mesmo kkkk

  • O problema da questão, é que ela não julga se o bebê permanece com a mãe detenta ou não e sim se o bebê poderia ficar com a mãe no momento da biopsia. A questão é correta porque como que a mãe vai amamentar durante o procedimento? Questão ruim demais!!!

  • Questão horrível é essa meu povo?? credo!

  • questão péssima, a questão diz que se ele pode receber o aleitamento materno, uma vez que n pode acompanha-la...ora ele pode receber sim, se a mãe ordenhar.

  • Eu acho é que tá faltando interpretação de texto aos que estão reclamando de uma questão fácil assim

  • A questão é mais interpretação de texto kkkkkkkkkkkkk


ID
983173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do aleitamento materno, julgue os próximos itens.


Orienta-se a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, com prolongamento até os dois anos de idade. Somente após o sexto mês de vida, recomenda-se a introdução de outros alimentos na rotina da criança.

Alternativas
Comentários
  • Vários estudos sugerem que a duração da amamentação na espécie humana seja,

    em média, de dois a três anos, idade em que costuma ocorrer o desmame naturalmente

    (KENNEDY, 2005).

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam alei-

    tamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.

    Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, po-

    dendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros

    alimentos está associada a...


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

  • Me confundi na hora da leitura, temos que nos atentar a escrita da banca para nao cair no erro

  • Questão mal formulada induz ao erro. Por interpretação ele diz q o AME pode ser prolongado até 2 anos. Mas não seria o AME e sim o Aleitamento materno apenas. 

  • O Ministêrio da saúde diz que pode passar dos 2 anos e a questão diz que é até 2 anos, questão cabivel de recurso!


ID
983176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do aleitamento materno, julgue os próximos itens.


A maioria dos medicamentos utilizados pela lactante é transferida em grande quantidade para o leite materno, podendo comprometer significativamente a saúde do bebê.

Alternativas
Comentários
  • Ref: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/amamentacao_uso_medicamentos_2ed.pdf


    A maioria das drogas passa para o leite materno, mas em pequenas quantidades; e mesmo 

    quando presentes no leite, as drogas poderão ou não ser absorvidas no trato gastrointestinal do 

    lactente. Só excepcionalmente, quando a doença materna requer tratamento com medicações 

    incompatíveis com a amamentação, esta deve ser interrompida.


  • "Para mim" caberia recurso, pois como a questão mesmo sugere (podendo comprometer), não e certeza, mas pode sim afetar o lactente... 


ID
983179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do aleitamento materno, julgue os próximos itens.


A lactante deve ser orientada a fazer uso de óleos, pomadas e cremes hidratantes como medidas preventivas contra o aparecimento de fissuras mamárias.

Alternativas
Comentários
  • Não é necessário o uso dos produtos acima informados , é necessário apenas a lavagem somente com água e ainda é indicado por um pouco do leite na areola e expor ao sol 15 minutos por dia .
  • Esses métodos não são indicados, o próprio leite e a sucção do bebe favorecem a cicatrização das fissuras mamárias, a exposição das mamas ao sol é recomendada desde que seja antes de 10h e apos as 16h.

ID
983182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do aleitamento materno, julgue os próximos itens.


O colostro normalmente apresenta maior número de microrganismos devido à quantidade do seu fator de defesa

Alternativas
Comentários
  • A importância deste líquido prende-se com o reforço do sistema imunitário do recém-nascido. O colostro está repleto de anticorpos produzimos pela mãe, que transmitem ao bebé a informação sobre todos os microorganismo com os quais a mãe entrou em contacto durante toda a sua vida, protegendo assim o seu recém-nascido. Esta informação é altamente personalizada e impossível de copiar ou adivinhar – um verdadeiro “tesouro de família
  • Não são micorganismos e sim anticorpos, como a lactoferrina. Popularmente falando, o colostro é considerado a "primeira vacina do bebe".
  • ERRADO.

    NÃO É MICRORGANISMOS QUE É ENCONTRADO NO COLOSTRO E SIM RICO EM ANTICORPOS.

    E TAMBÉM VALE LEMBRAR QUE NÃO SE DEVE FAZER A ORDENHA DO COLOSTRO.


ID
1030321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens acerca da atenção à saúde materno- infantil.


Entre as ações preventivas para redução da transmissão vertical do HIV, entre mãe e filho, está o aconselhamento de não amamentação, pois o aleitamento materno representa um risco adicional que se renova a cada exposição da criança ao leite materno da mãe infectada.

Alternativas
Comentários
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/aleitamento_hiv.pdf

    O leite da mãe infectada poderá ser fornecido ao RN, após pasteurização.

  • É CONTRA INDICAÇÃO ABSOLUTA A AMAMENTAÇÃO DO RN DE MÃE HIV POSITIVA, CONFORME MANUAL DA CRIANÇA DO MS.

  • Joice Alves, esse manual citado está desatualizado.

  • De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais de 2017:

    "Em gestações planejadas, com intervenções realizadas adequadamente durante o pré-natal, o parto e a amamentação, o risco de transmissão vertical do HIV é reduzido a menos de 2%. No entanto, sem o adequado planejamento e seguimento (WHO, 2016), está bem estabelecido que esse risco é de 15% a 45%."

    "O risco de TV do HIV continua por meio da amamentação. Dessa forma, o fato de a mãe utilizar ARV não controla a eliminação do HIV pelo leite, e não garante proteção contra a TV. "

    "Recomenda-se que toda puérpera vivendo com HIV/aids seja orientada a não amamentar. Ao mesmo tempo, ela deve ser informada e orientada sobre o direito a receber fórmula láctea infantil. "

    Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2015/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-prevencao-da-transmissao-vertical-de-hiv


ID
1030333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens acerca da atenção à saúde materno- infantil.


Cabe à equipe de saúde orientar à mãe sobre o aleitamento materno, o qual deve ser exclusivo até os quatro meses de idade da criança, ou seja, durante esse período, o bebê não deve receber nenhum alimento complementar.

Alternativas
Comentários
  • O recomendado é até os seis meses de idade ou conforme orientação médica.

  • EXCLUSIVO ATÉ OS 6 MESES.

  • RECOMENDAÇÃO: ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ 6 MESES DE IDADE.


ID
1125307
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Considerando as determinações contidas no Título II, Capítulo I, Do Direito à Vida e à Saúde da referida Lei, julgue as assertivas abaixo:

O poder público, as instituições e os empregadores não deverão interferir nas condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade.

Alternativas
Comentários
  • O poder público, as instituições e os empregadores deverão propiciar as condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade.

     

     


ID
1213831
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em qual das seguintes condições maternas, o aleitamento materno NÃO deve ser contra- indicado em nenhum momento?

Alternativas
Comentários
  • Nas seguintes condições maternas, o ALEITAMENTO NAO deve ser CONTRA INDICADO: Tuberculose, hanseníase, hepatite B e C, consumo de cigarro e alcool. Todavia, alguns cuidados específicos para cada uma dessas situações devem ser tomadas.

    Bons Estudos.

  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    Complementando a explanação da colega Luana Oliveira.

     

     

     

    De acordo o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Brasília – DF 2009.

     

     

     

    a) recomenda-se a interrupção temporária da amamentação: Doença de Chagas, na fase aguda da doença ou quando houver sangramento
    mamilar evidente;

     

     

    b) aleitamento materno não deve ser recomendado: Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2;

     

     

    c) o aleitamento materno não deve ser contra-indicado: Hanseníase.

     

     

    d) recomenda-se a interrupção temporária da amamentação:

    • Infecção herpética, quando há vesículas localizadas na pele da mama. A amamentação deve ser mantida na mama sadia;

     

     

    e) aleitamento materno não deve ser recomendado: Criança portadora de galactosemia ( doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose).

     

  • LETRA C

    A MÃE PODE AMAMENTAR PORÉM USAR MÁSCARA COMO PROTEÇÃO

    TRANSMISSÃO : VIA INALATÓRIA E EM LOCAIS MUITO AGLOMERADOS.

    PREVENÇÃO: EVITAR ESTAR EM CONTATO DIRETO COM AGLOMERADOS DE PESSOAS.


ID
1223515
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Leite Materno é completo por ter todas as vitaminas, proteínas, minerais e outros nutrientes que garantem o melhor crescimento e desenvolvimento do bebê, protegendo contra doenças, principalmente diarreias, alergias e infecções. Deve ser mantido exclusivamente até os 6 meses em livre demanda. Após este período, as mães retornam ao trabalho e há a necessidade de retirar e guardar seu leite em um frasco de vidro, com tampa plástica e de rosca, lavado e fervido. Considerando a conservação e validade do leite materno, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

    De acordo com a Cartilha para a mãe trabalhadora que amamenta.Brasília-DF.2010

     

     

    E como conservar o leite retirado do peito?

     

    O prazo de validade do leite cru é de:  12 HORAS se guardado na geladeira e

                                                                 15 DIAS se estocado no freezer ou congelador.

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO-RDC Nº 171, DE 4 DE SETEMBRO DE 2006

    Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de Bancos de Leite Humano.

     

     

    6.10 Estocagem

     

    6.10.3 O LHOC congelado pode ser estocado por um período máximo de 15 (quinze) DIAS, a partir da data da primeira coleta, a
    uma temperatura máxima de -3°C (três graus Celsius negativos).

     

    6.10.4 O LHOC refrigerado pode ser estocado por um período máximo de 12 (doze) HORAS a temperatura máxima de 5°C (cinco graus Celsius).

  • O prazo de validade do leite cru é de 12 horas se guardado na geladeira e de 15 dias se estocado no freezer ou congelador.


ID
1315606
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a orientação a uma mãe que voltou a trabalhar e ainda está amamentando, no que se refere à armazenagem do leite materno, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O leite cru dentro do freezer pode ser utilizado até 15 dias! 

  •  Leite cru  pode ser conservado em geladeira por 12 horas e, no freezer ou congelador, por 15 dias;

  • ARMAZENAMENTO

    GELADEIRA - ATÉ 12 HORAS
    FREEZER - ATÉ 15 DIAS

  • Ótimos comentários 


ID
1330732
Banca
CETRO
Órgão
CHS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. É importante que o profissional de enfermagem saiba orientar a mãe sobre as técnicas corretas para o aleitamento materno. Assinale a alternativa que apresenta um sinal de técnica inadequada de amamentação.

Alternativas
Comentários
  • Pega incorreta da mama:

    queixo não toca a mama,boca pouco aberta, lábios apontados para frente e inferior para dentro,bochechas encovadas, sobra mais aréola abaixo ou acima e abaixo da boca e mama estirada

  • http://boapostura.com.br/wp-content/uploads/2013/08/image.jpg

  • Para a amamentação adequada deve-se observar: Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo; Corpo do bebê próximo ao da mãe; Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido); Bebê bem apoiado; Mais aréola visível acima da boca do bebê; Boca bem aberta; Lábio inferior virado para fora; Queixo tocando a mama. Os seguintes sinais são indicativos de técnica inadequada de amamentação: - Bochechas do bebê encovadas a cada sucção; - Ruídos da língua; - Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada; - Mamilos com estrias vermelhas ou áreas esbranquiçadas ou achatadas quando o bebê solta a mama; - Dor na amamentação;

    Resposta A

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.
  • O bebê abocanha a aréola e parte do mamilo da mãe durante a amamentação, não seria o mamilo e parte da areola? Questão passivel de anulação


ID
1339450
Banca
VUNESP
Órgão
IMESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na orientação à mãe doadora de leite materno, para garantia da qualidade do leite que será distribuído, as recomendações incluem

Alternativas
Comentários
  • X Escolha um frasco de vidro incolor com tampa plástica – os melhores são os de maionese ou de café solúvel.  X Lave bem com água e sabão e depois ferva a tampa e o frasco por 15 minutos, contando o tempo a partir do início de fervura.  X Escorra vidro e tampa sobre um pano limpo até secar.  X Depois de secos feche bem o frasco.  X Identifique o frasco de vidro onde vai colocar o leite com seu nome, data e hora da coleta.  X Retire anéis, pulseiras e relógio.  X Coloque uma touca ou um lenço no cabelo e amarre um lenço/tecido limpo na boca.  X Lave as mãos até o cotovelo com água e sabão.  X Lave as mamas apenas com água limpa.  X Seque as mãos e as mamas com papel toalha, evitando deixar resíduo de papel, ou com um pano limpo

    RETIRAR O LEITE: X O primeiro passo é estar relaxada, sentada confortavelmente, respirar com calma e pensar no bebê. Você já terá deixado preparado o frasco que vai utilizar para a coleta. Talvez você possa deixar, também, um copo com água ou suco para você beber.
    X A seguir inicie a massagem das mamas: faça movimentos circulares com a ponta dos dedos em toda a aréola (parte escura da mama).  X Continuando, massageie toda a mama, mantendo os movimentos circulares.  X Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola e os dedos indicador e médio abaixo dela.  X Firme os dedos e empurre para trás em direção ao tronco.  X Aperte o polegar contra os outros dedos com cuidado, até sair o leite.
    X Não deslize os dedos sobre a pele. Aperte e solte, aperte e solte muitas vezes.  X Despreze os primeiros jatos ou gotas.  X Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, com a parte interna voltada para cima.  X Retire o leite do peito com as mãos ou com bomba manual ou elétrica.  X Após terminar a coleta, feche bem o frasco. 
    X Guarde o leite coletado no freezer ou congelador, bem tampado e devidamente identificado.  X Se o frasco não ficar cheio você pode completá-lo em outra coleta (no mesmo dia), deixando sempre um espaço de dois dedos entre a boca do frasco e o leite. No outro dia, comece com outro frasco.  X Se no seu local de trabalho houver uma sala própria para estes procedimentos, ao terminar, jogue no lixo os materiais descartáveis e arrume os equipamentos no lugar, deixando tudo em ordem para a próxima coleta.
    O prazo de validade do leite cru é de 12 horas se guardado na geladeira e de 15 dias se estocado no freezer ou congelador.
  • Gabarito - A

    - manter o frasco com o leite no congelador ou freezer, no prazo máximo de 15 dias.


ID
1345273
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando a criança recebe, além de leite materno, água ou bebidas a base de água, sucos de frutas e fluidos rituais, o aleitamento materno é classiicado como:

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE ALEITAMENTO MATERNO

    É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2007a). Assim, o aleitamento materno costuma ser classificado em:

    Aleitamento materno exclusivo • – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

    Aleitamento materno predominante • – quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais

    . Aleitamento materno • – quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.

    Aleitamento materno complementado • – quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar. 

    Aleitamento materno misto ou parcial • – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

  • - Aleitamento materno exclusivo – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos. - Aleitamento materno predominante – quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais. - Aleitamento materno complementado – quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar. - Aleitamento materno misto ou parcial – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

    Resposta B

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

ID
1345516
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar um trabalho educativo sobre a importância da amamentação para um grupo de gestantes, a enfermeira observa várias dificuldades apresentadas por essas mulheres. Na tentativa de orientá-las, essa profissional esclarece que:

Alternativas
Comentários
  • A concentração de gordura no leite aumenta no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama.

    O leite anterior é rico em água e o posterior em calorias, por isso é importante a mãe esvaziar uma mama antes de oferecer a outra e, quando, for iniciar outro ciclo de mamadas iniciar da mama que parou da última vez, para garantir que a criança receba o leite anterior e posterior.

    Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Porém, para grande parte das mulheres não basta colocar o bebê no peito e esperar que ele mame, tanto a mãe quanto a criança precisam aprender a forma correta do processo, a pega correta, o tempo em cada mama, a posição, e todas as orientações para tornar esse processo tranquilo e eficiente tanto para a mãe quanto para o bebê.

    O leite produzido nos alvéolos é levado até os seios lactíferos por uma rede de ductos. Para cada lobo mamário há um seio lactífero, com uma saída independente no mamilo. Grande parte do leite de uma mamada é produzida enquanto a criança mama, sob o estímulo da prolactina. A ocitocina, liberada principalmente pelo estímulo provocado pela sucção da criança, também é disponibilizada em resposta a estímulos condicionados, tais como visão, cheiro e choro da criança, e a fatores de ordem emocional, como motivação, autoconfiança e tranquilidade. Quanto mais a criança mama, mais leite o organismo produz.

    Durante a amamentação a criança não pode sugar somente o mamilo, ela precisa abocanhar a aréola. Apesar de a sucção do bebê ser um ato reflexo, ele precisa aprender a retirar o leite do peito de forma efi ciente. Quando o bebê pega a mama adequadamente – o que requer uma abertura ampla da boca, abocanhando não apenas o mamilo, mas também parte da aréola –, forma-se um lacre perfeito entre a boca e a mama, garantindo a formação do vácuo, indispensável para que o mamilo e a aréola se mantenham dentro da boca do bebê.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

  • a) O leite no final da mamada é rico em gordura.

    b) Não se pode trocar a mama a qualquer momento durante uma única mamada. Troca-se/Intercala-se/Reveza-se de mama entre uma mamada e outra.

    c) Existem muitas técnicas importantes durante a amamentação. Ex: posição e pega corretas.

    d) CORRETA

    e) O bebê não deve sugar apenas o mamilo e sim abocanhar a aréola para garantir uma boa sucção e ainda, evitar fissuras.


ID
1370980
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno é uma prática indicada pelo Ministério da Saúde (2009). Uma de suas vantagens é

Alternativas
Comentários
  • letra A


    Não só o indivíduo que é amamentado adquire proteção contra diabetes, mas também a mulher que amamenta. Foi descrita uma redução de 15% na incidência de diabetes tipo 2 para cada ano de lactação (STUEBE et al., 2005). Atribui-se essa proteção a uma melhor homeostase da glicose em mulheres que amamentam. A exposição precoce ao leite de vaca (antes dos quatro meses) é considerada um importante determinante do Diabetes mellitus Tipo I, podendo aumentar o risco de seu aparecimento em 50%. Estima-se que 30% dos casos poderiam ser prevenidos se 90% das crianças até três meses não recebessem leite de vaca. (GERSTEIN, 1994) 

    Fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

  • A) proteção, das mulheres que amamentam, contra o diabetes tipo 2 atribuída a uma melhor homeostase da glicose. CORRETA

     b)melhor conformação do palato  DURO das crianças por este exercer discreto esforço na retirada do leite, resultando no alinhamento correto dos dentes e sem interferência na oclusão dentária.

     c) presença, no colostro, de maior quantidade de PROTEINAS QUE GORDURA, em relação ao leite maduro, fundamental para garantir energia à criança nesta fase.

     d)lactoferrina que favorece o crescimento do Lactobacilus bifidus, uma bactéria não patogênica que  ACIDIFICA as fezes, dificultando a instalação de bactérias que causam infecção respiratória de repetição.

     e) SENSAÇÃO DE SACIEDADE DA CRIANÇA AO FINAL DA MAMADA, promovida pela maior quantidade de PROTEINAS presente no leite no início da mamada, E MAIOR QUANTIDADE DE GORDURA AO FINAL DA MAMADA.

  • A) CORRETA

    B) O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.

    C) COLOSTRO: Contém mais proteínas e menos gorduras que o leite maduro que é secretado entre 7 e 10 dias pós parto.

    D) O fator bífido fornecido pelo leite materno, favorece o crescimento do Lactobacilus bifidus, uma bactéria não patogênica que acidifica as fezes, dificultando a instalação de bactérias que causam diarreia, tais como Shigella, Salmonella e Escherichia coli.

    E) A concentração de gordura no leite aumenta no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama. 


ID
1405711
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e no manejo dessas dificuldades. Sobre o fenômeno de Raynaud é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O fenômeno de Raynaud, um espasmo intermitente causada por vasoconstrição dos mamilos. Em geral ocorre em resposta à exposição ao frio, compressão anormal do mamilo na boca da criança ou trauma mamilar importante. Porém, nem sempre a causa é identificada. Os vasoespasmos podem causar palidez dos mamilos (por falta de irrigação sangüínea) e costumam ser muito dolorosos. Podem manifestar-se antes, durante ou depois das mamadas, mas é mais comum que ocorram depois das mamadas, provavelmente porque em geral o ar é mais frio do que a boca da criança.

  • Manejo

    Deve-se buscar identificar e tratar a causa básica que está contribuindo para a isquemia do mamilo e melhorar a técnica de amamentação (pega), quando esta for inadequada. Compressas mornas ajudam a aliviar a dor na maioria das vezes. Quando a dor é importante e não houver melhora com as medidas já citadas (o que é raro), deve-se utilizar a Nifedipina 5mg, três vezes ao dia, por uma ou duas semanas ou 30–60mg, uma vez ao dia, para a formulação de liberação lenta. As mulheres com essa condição devem evitar uso de drogas vasoconstritoras, tais como cafeína e nicotina.

  • O fenômeno de Raynaud, uma isquemia intermitente causada por vasoespasmo, que usualmente ocorre nos dedos das mãos e dos pés, também pode acometer os mamilos. Em geral ocorre em resposta à exposição ao frio, compressão anormal do mamilo na boca da criança ou trauma mamilar importante. Manifesta-se inicialmente por palidez dos mamilos e dor importante. A palidez é seguida de cianose e finalmente o mamilo se torna avermelhado. Os espasmos, com a dor característica, duram segundos ou minutos, mas a dor pode durar uma hora ou mais. É comum haver uma sequência de espasmos com repousos curtos.

    Resposta A

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

ID
1411570
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo a respeito do aleitamento materno.

I. Crianças que não recebem leite materno têm maiores riscos de morrer por diarreia, por doenças respiratórias e por outros tipos de infecções quando comparadas às que recebem apenas leite materno sem complementos.
II. A prática da amamentação exclusiva é recomendada até os quatro meses de vida e a manutenção do aleitamento materno acrescido de alimentos complementares até os dois anos de vida ou mais.
III. A introdução precoce de outros alimentos está associada a risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno.
IV. A amamentação previne mais mortes entre as crianças de menor nível socioeconômico.
V. O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.

São verdadeiras as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que a II esteja correta

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a:

    • Maior número de episódios de diarreia;• Risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno, como, por exemplo, quando os alimentos são muito diluídos; • Menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco; • Menor efi cácia da lactação como método anticoncepcional; • Menor duração do aleitamento materno.

  • Segundo o Ministério da Saúde são diversos os benefícios do aleitamento materno tanto para a mãe quanto para a criança:

    Para a mãe
    - Leva a produção de ocitocina que é responsável pela ejeção do leite e leva a contrações uterinas ajudando na redução do sangramento uterino e na sua involução.
    - Reduz o risco de câncer de mama e ovários (não de útero)
    - Evita nova gravidez
    - Menores custos financeiros
    - Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho

    Para a criança
    - Evita mortes infantis
    - Evita diarreia. Além de evitar a diarreia, a amamentação também exerce influência na gravidade dessa doença. Crianças não amamentadas têm um risco três vezes maior de desidratarem e de morrerem por diarreia quando comparadas com as amamentadas.
    - Evita infecção respiratória
    - Diminui o risco de alergias
    - Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes
    - Reduz a chance de obesidade
    - Melhor nutrição
    - Efeito positivo na inteligência
    - Melhor desenvolvimento da cavidade bucal (menos cáries e problemas na fala). O desmame precoce pode levar à ruptura do desenvolvimento motor-oral adequado, podendo prejudicar as funções de mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala, ocasionar má-oclusão dentária, respiração bucal e alteração motora-oral.

    A prática da amamentação exclusiva é recomendada até os seis meses de vida e a manutenção do aleitamento materno acrescido de alimentos complementares até os dois anos de vida ou mais. 
    O leite materno é um alimento completo, balanceado para a criança. A introdução precoce de outros alimentos está associada a risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno. 

    A amamentação previne mais mortes entre as crianças de menor nível socioeconômico. Enquanto para os bebês de mães com maior escolaridade o risco de morrerem no primeiro ano de vida era 3,5 vezes maior em crianças não amamentadas, quando comparadas com as amamentadas, para as crianças de mães com menor escolaridade, esse risco era 7,6 vezes maior

    Logo estão corretas as afirmativas I, III, IV e V. Logo a alternativa correta é a letra C, diferentemente do gabarito que coloca alternativa B.

    Resposta gabarito B

    Resposta Professor C

    Bibliografia



    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.



  • Gabarito: a) Apenas I, III e V

    Alternativas II e IV incorretas.

  • Gabarito letra C

    A amamentação previne mais mortes entre as crianças de menor nível socioeconômico. 

    Cadernos de Atenção Básica, no 23 Brasília – DF 2015


ID
1420852
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma situação na qual se recomenda a interrupção temporária do aleitamento materno é após o consumo de drogas de abuso. No caso de mães usuárias de cocaína ou crack o profissional de saúde deve orientar que, diante do consumo dessas drogas, o aleitamento deve ser suspenso por:

Alternativas
Comentários
  • Tabela 2 – Recomendação quanto ao tempo de interrupção do aleitamento

    materno após consumo de drogas de abuso.

    Droga     Período recomendado de  interrupção da amamentação

    Anfetamina, ecstasy   24–36 horas

    Barbitúricos                48 horas

    Cocaína, crack          24 horas

    Etanol                        1 hora por dose ou até estar sóbria

    Heroína, morfina        24 horas

    LSD                           48 horas

    Maconha                   24 horas

    Fenciclidina             1–2 semanas


ID
1429717
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Recomenda-se a interrupção temporária da amamentação na seguinte situação materna:

Alternativas
Comentários
  • Tuberculose: recomenda-se que as mães não tratadas ou ainda bacilíferas (duas primeiras semanas após início do tratamento) amamentem com o uso de máscaras e restrinjam o contato próximo com a criança por causa da transmissão potencial por meio das gotículas do trato respiratório. Logo, o aleitamento materno não é contraindicado.

    Varicela: se a mãe apresentar vesículas na pele cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o isolamento da mãe até que as lesões adquiram a forma de crosta. A criança deve receber Imunoglobulina Humana Antivaricela Zoster, que deve ser administrada em até 96 horas do nascimento, aplicada o mais precocemente possível. Logo, deve-se haver uma interrupção temporária da amamentação.

    Hanseníase: por se tratar de doença cuja transmissão depende de contato prolongado da criança com a mãe sem tratamento, e considerando que a primeira dose de Rifampicina é sufi ciente para que a mãe não seja mais bacilífera, deve-se manter a amamentação e iniciar tratamento da mãe;

    Hepatite B: a vacina e a administração de imunoglobulina específica (HBIG) após o nascimento praticamente eliminam qualquer risco teórico de transmissão da doença via leite materno, logo, o RN pode receber o leite materno.

    Dengue: não há contraindicação da amamentação em mães que contraem dengue, pois há no leite materno um fator antidengue que protege a criança;

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar.  Brasília, Editora do Ministério da Saúde, 2009.



  • Correta "B"Varicela:

    Esta doença transmite-se, sobretudo, pela via respiratória e pelo contacto direto com as vesículas na pele. No entanto, também pode transmitir-se pelo leite materno e através da placenta. Assim, quando a grávida apresenta varicela até cinco dias antes ou dois dias após o parto pode contagiar o bebé na sua forma grave. Por isso, a amamentação, se for este o caso, deve ser interrompida temporariamente até que as lesões evoluam para a fase de “crosta”. A mãe deve ser isolada até atingir essa fase, deve ser administrada, o mais precocemente possível, imunoglobulina específica contra a varicela ao bebé e deve ficar em observação durante 21 dias. O leite pode ser extraído mecanicamente para alimentar o bebé. Se ocorrer há mais de 5 dias antes do parto ou 3 dias após o parto, a mãe pode transferir anticorpos para o bebé e pode amamentá-lo normalmente, tomando os devidos cuidados na lavagem das mãos, usando máscara e tapar as lesões.

  • Nas seguintes situações maternas, recomenda-se a interrupção temporária da amamentação:

     

    • Infecção herpética, quando há vesículas localizadas na pele da mama. A amamentação deve ser mantida na mama sadia.

    Varicela: se a mãe apresentar vesículas na pele cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o isolamento da mãe até que as lesões adquiram a forma de crosta. A criança deve receber imunoglobulina humana antivaricela zoster (Ighavz), que deve ser administrada em até 96 horas do nascimento, devendo ser aplicada o mais precocemente possível.

    • Doença de Chagas na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar evidente.

    • Hepatite C quando houver sangramento mamilar evidente, quando indicado tratamento medicamentoso ou com a co-infecção de HIV

    • Abscesso mamário, até que ele tenha sido drenado e a antibioticoterapia iniciada. A amamentação deve ser mantida na mama sadia.

    • Consumo de drogas de abuso: recomenda-se a interrupção temporária do aleitamento materno, com ordenha do leite, que deve ser desprezado. O tempo recomendado de interrupção da amamentação varia dependendo da droga.

     

    Fonte: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Agosto/2015.

  • VARICELA.

    SE A CRIANÇA FOR DIAGNOSTICADA COM VARICELA, PODERÁ FICAR NO MESMO QUARTO QUE A MÃE E PODERÁ RECEBER ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO.

    CASO SOMENTE A MÃE POSSUA A DOENÇA, A MÃE REALIZARÁ ORDENHA E O RN RECEBERÁ LEITO MATERNO VIA MAMADEIRA.


ID
1492798
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef, em torno de seis milhões de vidas de crianças estão sendo salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva. Acerca do aleitamento materno é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Vários estudos sugerem que a duração da amamentação na espécie humana seja exclusivo até os seis meses e complementado até dois anos ou mais. Para as mães manterem a lactação após retornarem ao trabalho, é importante a prática da ordenha; o leite ordenhado deve ser oferecido à criança de preferência utilizando-se copo, xícara ou colher. Ou seja, a alternativa B está correta. Para prevenção do ingurgitamento mamário utiliza-se a amamentação em livre demanda, iniciada o mais cedo possível, preferencialmente logo após o parto, e com técnica correta, e o não uso de complementos (água, chás e outros leites). Uma das medidas para aumentar a produção de leite é evitar o uso de mamadeiras, chupetas e protetores (intermediários) de mamilos. Além disso, deve-se ingerir líquidos em quantidade suficiente (lembrar que líquidos em excesso não aumentam a produção de leite, podendo até diminuí-la).

    Resposta B

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

ID
1519042
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o hormônio produzido pela hipófise anterior, que estimula a secreção de leite:

Alternativas
Comentários
  • a) Prolactina.



    Prolactina - Glândula (Adenoipófise). Estrutura Química (Proteína). Principais Efeitos (Promove a secreção de progesterona; estimula a produção e secreção de leite). Regulação (Hormônios do hipotálamo).



    Estrógenos - Glândula (Ovários Folículo). Estrutura Química (Esteroides). Principais Efeitos (Estimula o crescimento da mucosa uterina; desenvolve e mantém as características sexuais secundárias femininas ). Regulação (Hormônios folículo-estimulante; hormônios luteinizante).



    Progesterona - Glândula (Ovários Corpo amarelo). Estrutura Química (Esteroides). Principais Efeitos (Promove a continuação de crescimento da mucosa uterina). Regulação (Hormônios folículo-estimulante; hormônios luteinizante).



     Luteinizante (LH) - Glândula (Adenoipófise). Estrutura Química (Proteína). Principais Efeitos (Estimula o corpo amarelo e a ovulação, nas mulheres, e as células intersticiais, nos homens). Regulação (Progesterona ou testosterona; hormônios do hipotálamo).


ID
1526821
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os fatores importantes na Assistência de Enfermagem ao recém-nascido está a orientação sobre o aleitamento materno. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • - Após a coleta, guarde imediatamente o frasco na geladeira, congelador ou freezer.
    - Leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até 12 horas, e, no freezer ou congelador, por até 15 dias.


ID
1555291
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após observar atentamente uma mulher amamentando seu bebê, a técnica de enfermagem constatou que a mãe estava utilizando corretamente a técnica de amamenta­ ção porque, entre outros itens,

Alternativas
Comentários
  • Pontos-chave da pega adequada

    1. Mais aréola visível acima da boca do bebê;

    2. Boca bem aberta;

    3. Lábio inferior virado para fora;

    4. Queixo tocando a mama.

     

    Referencia: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

  • a letra a tb estaria correta


ID
1560385
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a técnica de amamentação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de movimentos mandibulares [e não axilares] (para baixo, para a frente, para cima e para trás) promove o crescimento harmônico da face do bebê.

     

    Enquanto mama no peito, o bebê respira pelo nariz [e não pela boca], estabelecendo o padrão normal de respiração nasal [e não bucal].

     

    A língua do bebê deve elevar suas bordas laterais e a ponta, formando uma concha (canolamento) que leva o leite até a faringe posterior e esôfago [e não traqueia], ativando o reflexo de deglutição.

     

    CORRETA C


ID
1560400
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A produção de leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios e a apojadura. O que significa o termo“apojadura”?

Alternativas

ID
1569697
Banca
UFPel-CES
Órgão
UFPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

      A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, através do Programa de Aleitamento Materno, recomendam aleitamento materno exclusivo por

Alternativas
Comentários
  • GABARITE '''A'''''


ID
1580188
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, conhecer os aspectos relacionados à prática do aleitamento materno é fator fundamental, no sentido de colaborar para que a mãe e a criança possam vivenciar a amamentação de forma efetiva e tranquila, recebendo do profissional as orientações necessárias e adequadas para o seu êxito. Nesse aspecto, assinale a opção que apresenta uma contraindicação acerca do aleitamento materno.

Alternativas

ID
1585540
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Já está devidamente comprovada, por estudos científicos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies. São vários os argumentos em favor do aleitamento materno. Em relação aos benefícios oriundos do leite materno, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(    ) Oferecer à criança amamentada água ou chás, prática considerada inofensiva até pouco tempo atrás, pode dobrar o risco de diarreia nos primeiros seis meses.

(    ) A amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida aumenta o risco de alergia à proteína do leite de vaca, de dermatite atópica e de outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes.

(    ) A exposição à pequenas doses de leite de vaca, nos primeiros dias de vida, parece aumentar o risco de alergia ao leite de vaca. Por isso é importante evitar o uso desnecessário de fórmulas lácteas nas maternidades.

(    ) Há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo. A maioria dos estudos conclui que as crianças amamentadas apresentam vantagem nesse aspecto quando comparadas com as não amamentadas.

(    ) O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.


Alternativas

ID
1594177
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto às contraindicações ao aleitamento materno, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação! Tuberculose não contraindica a amamentação. A mãe precisa usar máscaras para amamentar, se ainda estiver bacilífera, e o bebê vai tomar durante três meses a isoniazida!

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf

  • Tuberculose não contraindica a amamentação, questão confusa!!!! Algum professor para comentar?

     

  • Tuberculose não contraindica amamentação.

  • Nas seguintes condições maternas, o aleitamento materno não deve ser contraindicado:


    • Tuberculose: recomenda-se que as mães não tratadas ou ainda bacilíferas (nas duas primeiras
    semanas após o início do tratamento) amamentem com o uso de máscaras e restrinjam o
    contato próximo com a criança por causa da transmissão potencial por meio das gotículas
    do trato respiratório. Neste caso, o recém-nascido deve receber isoniazida na dose de 10mg/
    kg/dia por três meses. Após tal período, deve-se fazer teste tuberculínico (PPD):

     

    Referencia: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

  • Questão confusa algum conseguiu responder ?

  • Contraindicações amamentação conforme MS 2015:

    - Mães infectadas pelo HIV, HTLV1 e HTLV2;

    - Criança com galactosemia;

    - Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação (quimioterápicos, derivados do lítio...)

     

     

  • Nas seguintes situações, o aleitamento materno não deve ser recomendado:

    • Mães infectadas pelo HIV.
    • Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2 (vírus linfotrópico humano de linfócitos T).
    • Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação. Alguns fármacos são citados como contraindicações absolutas ou relativas ao aleitamento, como, por exemplo, os antineoplásicos e radiofármacos.4
    • Criança portadora de galactosemia, doença do xarope de bordo e fenilcetonúria.
    Já nas seguintes situações maternas, recomenda-se a interrupção temporária da amamentação:
    • Infecção herpética, quando há vesículas localizadas na pele da mama. A amamentação deve ser mantida na mama sadia.
    • Varicela: se a mãe apresentar vesículas na pele cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o isolamento da mãe até que as lesões adquiram a forma de crosta. A criança deve receber imunoglobulina humana antivaricela zoster (Ighavz), que deve ser administrada em até 96 horas do nascimento, devendo ser aplicada o mais precocemente possível.
    • Doença de Chagas na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar evidente.
    • Abscesso mamário, até que ele tenha sido drenado e a antibioticoterapia iniciada. A amamentação deve ser mantida na mama sadia.
    • Consumo de drogas de abuso: recomenda-se a interrupção temporária do aleitamento materno, com ordenha do leite, que deve ser desprezado. O tempo recomendado de interrupção da amamentação varia dependendo da droga

    Fonte: Caderno da Atenção Básica n°33

  • Nas seguintes condições maternas, o aleitamento materno não deve ser contraindicado:
    • Tuberculose: recomenda-se que as mães não tratadas ou ainda bacilíferas (nas duas primeirassemanas após o início do tratamento) amamentem com o uso de máscaras e restrinjam o contato próximo com a criança por causa da transmissão potencial por meio das gotículas do trato respiratório. Neste caso, o recém-nascido deve receber isoniazida na dose de 10mg/ kg/dia por três meses. Após tal período, deve-se fazer teste tuberculínico (PPD):
      ° Se o teste for reator, a doença deve ser pesquisada especialmente em relação ao
    acometimento pulmonar. Se a criança tiver contraído a doença, a terapêutica deve
    ser reavaliada. Caso a criança não a tenha contraído, deve-se manter a dosagem de
    isoniazida por mais três meses;
    ° Se o teste tuberculínico for não reator, pode-se suspender a medicação e a criança deve
    receber a vacina BCG.
    • Hanseníase: por se tratar de doença cuja transmissão depende de contato prolongado da criança com a mãe sem tratamento e considerando-se que a primeira dose de rifampicina é suficiente para que a mãe não seja mais bacilífera, deve-se manter a amamentação e iniciar o tratamento da mãe.
    • Hepatite B: a vacina e a administração de imunoglobulina específica (HBIG) após o nascimento praticamente eliminam qualquer risco teórico de transmissão da doença via leite materno.
    • Hepatite C: a prevenção de fissuras mamilares em lactantes HCV positivas é importante, uma vez que não se sabe se o contato da criança com o sangue materno favorece a transmissão da doença.
    • Consumo de cigarros: acredita-se que os benefícios do leite materno para a criança superem os possíveis malefícios da exposição à nicotina via leite materno. Por isso, o cigarro não é uma contraindicação à amamentação. Para minimizar os efeitos do cigarro para as crianças,
    as mulheres que não conseguirem parar de fumar devem ser orientadas a reduzir ao máximo possível o número de cigarros. Se não for possível a cessação do tabagismo, elas devem procurar fumar após as mamadas. Além disso, devem ser orientadas a não fumar no mesmo ambiente onde está a criança.
    • Consumo de álcool: assim como para o fumo, deve-se desestimular a ingestão de álcool para as mulheres que estão amamentando. No entanto, é considerado compatível com a amamentação um consumo eventual moderado de álcool (0,5g de álcool por quilo de pesoda mãe por dia, o que corresponde a aproximadamente um cálice de vinho ou duas latasde cerveja).

    Fonte:Caderno da Atenção Básica n°33

  • mães portadoras do vírus do HIV, mães com tuberculose em atividade, lactentes com galactosemia, usuárias de drogas ilícitas, recém-nascido de mãe portadora de hepatite B e que não recebeu imunoglobulina logo após o parto.


ID
1678444
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O leite materno possui aspectos diferentes (cor, composição) que variam com o tempo de cada mamada. A mãe deve ser orientada sobre esses aspectos, para que a criança possa aproveitar todos os nutrientes desse alimento ideal para seu desenvolvimento e crescimento. Sobre a amamentação, a auxiliar de enfermagem deve fornecer às mães as seguintes orientações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Expor as mamas aos raios do sol ou à luz artifi cial (lâmpada de 40 watts a uma distância de 30 cm);

  • No caso de fissura e vê dar a mama sadia e só quando melhorar dar se a mama com rachaduras.

  • Questão desatualizada. Não se recomenda mais o tratamento seco (banho de luz, sol, secador)...


ID
1734568
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno tem sido considerado um importante aliado e se revelado como importante estratégia para reduzir a morbimortalidade infantil. Sobre esse tema, coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O aleitamento materno exclusivo ocorre quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte.
( ) O aleitamento materno exclusivo deve ser oferecido ao bebê até os dois anos de idade.
( ) Os hormônios responsáveis pela ejeção e produção do leite materno são, respectivamente, prolactina e ocitocina.
( ) Os principais fatores relacionados à criança, refletindo um ganho de peso inadequado durante o aleitamento materno são: sucção débil; mamadas curtas e ou infrequentes; baixo rendimento do leite ingerido; aumento das necessidades energéticas.
( ) O colostro começa a ser secretado no terceiro trimestre da gestação até 29 dias após o parto. Não há diferença na composição do colostro para o recém-nascido a termo e pré-termo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os hormônios responsáveis pela ejeção (ocitocina)e produção do leite materno são,(prolactina) respectivamente, ocitocina e prolactina

  • (V ) O aleitamento materno exclusivo ocorre quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte.

    (F ) O aleitamento materno exclusivo deve ser oferecido ao bebê até os dois anos de idade.( Deve ser oferecido exclusivamente até 6 meses de idade, depois deve ser introduzido outros alimentos

    (F ) Os hormônios responsáveis pela ejeção e produção do leite materno são, respectivamente, prolactina e ocitocina.( O colega Agenor Sousa já explicou)

    (V ) Os principais fatores relacionados à criança, refletindo um ganho de peso inadequado durante o aleitamento materno são: sucção débil; mamadas curtas e ou infrequentes; baixo rendimento do leite ingerido; aumento das necessidades energéticas.

    (F ) O colostro começa a ser secretado no terceiro trimestre da gestação até 29 dias após o parto. Não há diferença na composição do colostro para o recém-nascido a termo e pré-termo.( Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteí- nas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto. O leite de mães de recém-nascidos prematuros é diferente do de mães de bebês a termo)

  • Terceiro item correto: A prolactina também é responsável pela secreção do leite materno. Apesar de não haver na questão alternativa condizente com todos os itens.

    A prolactina começa a ser produzida ainda na puberdade, mas em pequena quantidade. O surto deste hormônio acontece em decorrência da gravidez, e é aumentado, gradativamente, durante a amamentação. Tal hormônio é responsável pelo crescimento e pela atividade secretora dos alvéolos mamários. O lactogênio placentário age como a prolactina, desenvolvendo os alvéolos.

    Estes dois hormônios estão presentes durante toda a gravidez, porém suas quantidades não são aumentadas, devido a inibição causada pelos altos níveis de progesterona e estrogênio. Ao final do trabalho de parto, há uma queda nos níveis destes dois últimos hormônios, ocasionando um aumento nas quantidades de prolactina e lactogênio placentário, possibilitando, assim, o início da produção de leite.

    Enquanto houver a sucção do mamilo pelo bebê, a prolactina continuará produzindo leite. Isto acontece porque quando o bebê faz esta sucção nos mamilos, estimula o hipotálamo a secretar o fator liberador da prolactina, mantendo seus níveis e, consequentemente, a produção de leite.

    A produção de leite só irá diminuir ou cessar completamente se a mãe não amamentar seu filho, pois neste caso, não haverá mais a estimulação decorrente da sucção do mamilo.

    A sucção do mamilo também estimulará a hipófise anterior que irá secretar ocitocina. Este hormônio é o responsável pela ejeção do leite. Tal mecanismo ocorre porque a ocitocina contrai os músculos ao redor dos alvéolos, fazendo com que o leite caminhe até o mamilo.

     

  • A professora do vídeo cometeu um equívoco ao dizer que o erro da questão é afirmar que a ocitocina não participa do processo de produção ou ejeção do leite, que ela só participa da contração uterina. A ocitocina é o hormônio responsável pela contração uterina e pela ejeção do leite, já a prolactina é o hormônio responsável pela produção do leite. A alternativa está errada então por colocar ao contrário a função desses dois hormônios.


ID
1786102
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação é um ato que traz benefícios para a mãe e para o bebê, sendo poucas as situações que a contraindicam. As afirmativas a seguir apresentam benefícios da amamentação, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra A . A amamentação auxilia no processo de involução uterina . Ou seja a volta do tamanho do útero mais rapidamente.

  • Letra A. A involução uterina é mais rapida

  • Amamentar, dentre outros vários benefícios, colabora com a INVOLUÇÃO uterina, logo, a primeira alternativa, diz o contrário.


ID
1793845
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação traz benefícios para o bebê e para mãe. Além de nutrir o bebê, fortalece os laços de afeto e de confiança. Para uma boa amamentação, faz-se necessário que mãe e bebê adotem posturas que favoreçam a pega e a descida do leite. A má pega dificulta o esvaziamento da mama, levando a uma diminuição da produção do leite. Na avaliação da postura para amamentação, o posicionamento e a pega adequada envolvem os seguintes pontos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As bochechas devem estar arredondadas.

  • Para a amamentação adequada deve-se observar: - Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo; - Corpo do bebê próximo ao da mãe; - Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido); - Bebê bem apoiado; - Mais aréola visível acima da boca do bebê; - Boca bem aberta; - Lábio inferior virado para fora; - Queixo tocando a mama. Os seguintes sinais são indicativos de técnica inadequada de amamentação: - Bochechas do bebê encovadas a cada sucção; - Ruídos da língua; - Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada; - Mamilos com estrias vermelhas ou áreas esbranquiçadas ou achatadas quando o bebê solta a mama; - Dor na amamentação; Logo, as bochechas do bebê encovadas a cada sucção é indicativo de técnica inadequada

    Resposta C

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília-DF.2015

     

     

    Pontos-chave do posicionamento adequado

     

    1. Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo;

    2. Corpo do bebê próximo ao da mãe;

    3. Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido);

    4. Bebê bem apoiado.

     

    Pontos-chave da pega adequada

     

    1. Mais aréola visível acima da boca do bebê;

    2. Boca bem aberta;

    3. Lábio inferior virado para fora;

    4. Queixo tocando a mama.

     

    Os seguintes sinais são indicativos de técnica inadequada de amamentação:

     

    Bochechas do bebê encovadas a cada sucção;

    • Ruídos da língua;

    • Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada;

    • Mamilos com estrias vermelhas ou áreas esbranquiçadas ou achatadas quando o bebê solta a mama;

    • Dor na amamentação.

     

    Quando a mama está muito cheia, a aréola pode estar tensa, endurecida, dificultando à pega. Em tais casos, recomenda-se, antes da mamada, retirar manualmente um pouco de leite da aréola ingurgitada.


ID
1796662
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O primeiro leite produzido depois que o bebê nasce pode ser claro ou amarelo, grosso ou ralo e deve ser dado ao bebê logo após o nascimento. Esse leite é rico em fatores de proteção e é denominado 

Alternativas
Comentários
  • o que é colostro? Nada mais é do que o primeiro leite produzido pela mãe após dar à luz. Normalmente, a criança recebe essa primeira mamada antes mesmo de sair da sala de parto. Com coloração amarelada ou branca e aspecto grosso ou ralo, ele começa a ser desenvolvido pela mulher antes do nascimento do neném.

    NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS.


ID
1799944
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às dificuldades com o aleitamento materno, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    Cremes, óleos em geral, antissépticos, saquinho de chá ou outras substâncias tópicas devem se evitados, pois não há comprovação de que sejam eficientes, podendo inclusive ser prejudiciais. Caderno de Atenção Basica nº 23


ID
1807147
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e no manejo dessas dificuldades. Uma das principais dificuldades é o ingurgitamento mamário patológico, recomendam-se as seguintes medidas, EXCETO,

Alternativas
Comentários
  • Utilizam-se COMPRESSAS FRIAS (ou gelo envolto em tecido), em intervalos regulares após ou nos intervalos das mamadas; em situações de maior gravidade, podem ser feitas de duas em duas horas. Importante: o tempo de aplicação das compressas frias não deve ultrapassar 20 minutos devido ao efeito rebote, ou seja, um aumento de fluxo sanguíneo para compensar a redução da temperatura local.

    Isso porque, as compressas frias provocam vasoconstrição temporária pela hipotermia, o que leva à redução do fluxo sangüíneo, com conseqüente redução do edema, aumento da drenagem linfática e menor produção do leite, devida à redução da oferta de substratos necessários à produção do leite;

  • Compressas frias (ou gelo envolto em tecido), em intervalos regulares após ou nos intervalos das mamadas; em situações de maior gravidade, podem ser feitas de duas em duas horas. Importante: o tempo de aplicação das compressas frias não deve ultrapassar 20 minutos devido ao efeito rebote, ou seja, um aumento de fl uxo sanguíneo para compensar a redução da temperatura local. As compressas frias provocam vasoconstrição temporária pela hipotermia, o que leva à redução do fl uxo sangüíneo, com conseqüente redução do edema, aumento da drenagem linfática e menor produção do leite, devida à redução da oferta de substratos necessários à produção do leite;


ID
1829638
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sucesso do aleitamento materno está relacionado

Alternativas

ID
1853830
Banca
UNA Concursos
Órgão
Prefeitura de São Sebastião do Caí - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a gestação a mulher deve ser preparada para o momento da amamentação, quando o processo de amamentar é bem sucedido, mães e crianças podem estar mais felizes, com repercussão nas relações familiares e, consequentemente, na qualidade de vida dessas famílias. Levando em consideração a importância da amamentação assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) A produção do leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios e a “descida do leite”, que costuma ocorrer até o terceiro ou quarto dia pós-parto, ocorre mesmo se a criança não sugar o seio

    B) GABARITO

    C) Após a “descida do leite”, inicia-se a fase III da lactogênese, também denominada galactopoiese. Essa fase, que se mantém por toda a lactação, depende principalmente da sucção do bebê e do esvaziamento da mama

    D) Com o nascimento da criança e a expulsão da placenta, há uma queda acentuada nos níveis sanguíneos maternos de progestogênio, com conseqüente liberação de prolactina pela hipófi se anterior, iniciando a lactogênese fase II e a secreção do leite.

    Referencia: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf


ID
1876855
Banca
BIO-RIO
Órgão
IABAS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro. O aleitamento no qual a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Aleitamento Materno exclusivo.

     

  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 23 Saúde da Criança Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília-DF.2015

     

     

     

    Tipos de Aleitamento Materno

     

    É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2007). Assim, o aleitamento materno costuma ser classificado em:


    • Aleitamento materno exclusivo – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.


    • Aleitamento materno predominantequando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.


    • Aleitamento maternoquando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.


    • Aleitamento materno complementadoquando a criança recebe, além do leite materno,qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.


    • Aleitamento materno misto ou parcial – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

  • Aleitamento:

    materno exclusivo-

    somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem nada, exceto gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais/ medicamentos.

    materno predominante-

    leite materno + água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

    materno-

    É quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.

    complementado-

    além do leite recebe alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.

    misto ou parcial-

    leite materno + outros 


ID
1877191
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Feira Grande - AL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras exceções. Dadas as afirmativas sobre as vantagens do aleitamento materno,

I. O leite materno previne infecções gastrintestinais, respiratórias e urinárias.

II. O leite materno tem um efeito protetor sobre as alergias, nomeadamente as específicas para as proteínas do leite de vaca.

III. O leite materno faz com que os bebês tenham uma melhor adaptação a outros alimentos.

IV. A longo prazo, podemos referir, também, a importância do aleitamento materno na prevenção da diabetes e de linfomas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • No caderno do MS não fala nada sobre evitar infecção urinária.

    Por isso, creio que a alternativa mais correta seja D.

  • O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. Além de alimentar e de proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para o seu desenvolvimento psicomotor e emocional. Veja mais algumas vantagens:

    O leite materno é de fácil digestão.

    O leite materno imuniza o bebê contra doenças como diarréia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária.

    O ato de mamar auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.

    O ato de mamar estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais.

    A amamentação é uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê.

  • Gabarito E

    I, II, III e IV.


ID
1877194
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Feira Grande - AL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dados os itens sobre situações temporárias para não amamentação,

I. Bebês com doenças metabólicas raras como a fenilcetonúria e a galactosemia.

II. Herpes com lesões mamárias.

III. Tuberculose não tratada.

verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas
Comentários
  • Conforme MS 2015, Tuberculose não contraindica amamentação.

    Portanto letra A correta.

  • Verdade, manter a amamentação, porém dimiuir o contato intimo entre mãe e filho na fase contagiante.

  • I. Bebês com doenças metabólicas raras como a fenilcetonúria e a galactosemia. (não amamentar crianças com galactosemia  que é um doença hereditária no qual o corpo não consegue transformar (metabolizar) galactose em glicose).

    II. Herpes com lesões mamárias. (aguardar as lesões sararem)

    III. Tuberculose não tratada (aguardar início do tratamento e usar máscar na hora da amamentação)

     

    Portanto, Itens I e II que contraindicam a não amamentação temporariamente!

  • Nas seguintes situações maternas, recomenda-se a interrupção temporária da amamentação: - Infecção herpética, quando há vesículas localizadas na pele da mama. A amamentação deve ser mantida na mama sadia; - Varicela: se a mãe apresentar vesículas na pele cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o isolamento da mãe até que as lesões adquiram a forma de crosta; - Doença de Chagas, na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar evidente; - Abscesso mamário, até que o abscesso tenha sido drenado e a antibioticoterapia iniciada. A amamentação deve ser mantida na mama sadia; - Consumo de drogas de abuso: recomenda-se interrupção temporária do aleitamento materno, com ordenha do leite, que deve ser desprezado. A galactosemia é uma restrição absoluta, ou seja, nesse caso a mãe não amamenta.

    Resposta D

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009
  • Alternativa A Caderno 23 MS

    Nas seguintes condições maternas, o
    aleitamento materno não deve ser contraindicado:


    • Tuberculose: recomenda-se que as mães não tratadas ou ainda bacilíferas (duas primeiras
    semanas após início do tratamento) amamentem com o uso de máscaras e restrinjam o
    contato próximo com a criança por causa da transmissão potencial por meio das gotículas
    do trato respiratório. Nesse caso, o recém-nascido deve receber isoniazida na dose de
    10 mg/kg/dia por três meses. Após esse período, deve-se fazer teste tuberculínico (PPD):
    se reator, a doença deve ser pesquisada, especialmente em relação ao acometimento
    pulmonar; se a criança tiver contraído a doença, a terapêutica deve ser reavaliada; em
    caso contrário, deve-se manter isoniazida por mais três meses; e, se o teste tuberculínico
    for não reator, pode-se suspender a medicação, e a criança deve receber a vacina BCG;

  • Todas são casos de não amamentação, porém a I é permanente, enquanto a II e III são temporárias. Alternativas D
  • TB não contra indica a amamentação. Resposta letra A.


ID
1916131
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico em enfermagem enfatiza os problemas fisiológicos e psicossociais que o enfermeiro pode legalmente diagnosticar e tratar com independência. Diante do diagnóstico em enfermagem de amamentação ineficaz, definido como uma condição na qual a mãe e o recém-nascido sente insatisfação ou dificuldade, analise as afirmações abaixo a respeito das intervenções de enfermagem necessárias:

I. Avaliar os conhecimentos da mãe sobre a amamentação, para ajudar a orientar suas intervenções.

II. Permanecer com a mãe e o recém-nascido durante várias mamadas, para enfatizar as áreas de dificuldade. Estimule a mãe a fazer perguntas, visando a ampliar seus conhecimentos e atenuar a ansiedade.

III. Examine a posição da língua do recém-nascido durante a amamentação.

IV. Ensine a mãe os cuidados com as mamas e as técnicas de amamentação, para reduzir a ansiedade e ajudar a assegurar a nutrição apropriada do recém-nascido.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Algumas intervenções de enfermagem que podem ser apresentadas no caso do diagnóstico de amamentação ineficaz são:

    - Determinar o conhecimento básico das mães sobre amamentação, para ajudar a orientar suas intervenções.

    - Encorajar a mãe a permitir que o bebê seja amamentado o tempo que desejar,

    - Permanecer com a mãe e o recém-nascido durante várias mamadas, para enfatizar as áreas de dificuldade. Estimule a mãe a fazer perguntas, visando a ampliar seus conhecimentos e atenuar a ansiedade.

    - Monitorar a habilidade materna em prender o bebê ao mamilo,

    - Examinar a posição da língua do recém-nascido durante a amamentação,

    - Orientar sobre técnicas de relaxamento, inclusive massagem nas mamas,

    - Ensinar a mãe os cuidados com as mamas e as técnicas de amamentação, para reduzir a ansiedade e ajudar a assegurar a nutrição apropriada do recém-nascido.

    - Orientar quanto ao uso desregrado de medicação,

    - Monitorar a integridade da pele dos mamilos,

    - Orientar os pais e a família sobre a alimentação do bebê para uma tomada de decisão informada

    - Avaliar a compreensão da mãe quantos as informações orientadas. 

    Resposta C

    Bibliografia


    Bulechek GM, Butcher HK, Dochterman J, Wagner CM. NIC - Classificação das intervenções de enfermagem. 6. ed., Elsevier, Porto Alegre: Artmed, 2016.


ID
1944640
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Barros (2002), o leite que apresenta o maior teor de proteína, lipídios e calorias, menor teor de lactose, maior quantidade de imunoglobina A e lactoferrina é denominado leite

Alternativas
Comentários
  • Leite pré termo. A baixa quantidade de lactose justifica-se pela imaturidade gastrintestinal do RN prematuro e deficIência da enzima lactase. O corpo é perfeito!!!!


ID
1945561
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao leite materno (LM), é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1945570
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à amamentação, assinale a opção que apresenta uma orientação para ser dada à gestante.

Alternativas

ID
1945669
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno é contraindicado para a mãe

Alternativas

ID
1950310
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao aleitamento materno por gestantes portadoras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1960384
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dados biológicos e epidemiológicos obtidos nas últimas décadas ampliaram as evidências sobre os benefícios do aleitamento materno para mulheres e crianças. Leia as alternativas a seguir e assinale a alternativa correta;

Alternativas
Comentários
  • Eu jurava que a letra B estava correta. Mas fui pesquisar e achei esse artigo científico: O papel do aleitamento materno no desenvolvimento de alergias respiratórias.Scientia Medica, Silva DRN, Schneider AP, Stein RT. Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 35-42, jan./mar. 2009 

    Um trecho do artigo diz que:

    "Apesar dos estudos demonstrarem que o aleitamento materno exclusivo até os quatro ou seis meses de idade previne a dermatite atópica no lactente e a sibilância precoce na infância, não está bem estabelecido o seu benefício a longo prazo. Segundo um estudo recente, o aleitamento materno diminui o risco de asma nos quatro primeiros anos de vida e parece reduzir a gravidade da doença. No entanto, existem estudos contraditórios que associam o aleitamento materno a um aumento de risco de asma e eczema."

    "Os dados são conflitantes em relação ao impacto do aleitamento materno no desenvolvimento de asma na infância, sendo necessárias mais pesquisas sobre o assunto, principalmente porque a incidência dessa doença vem aumentando em diversos países."

  • Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes ( Caderno de Atenção Básica, nº 23 )

    evidências sugerindo que o aleitamento materno apresenta benefícios em longo prazo. A OMS publicou importante revisão sobre evidências desse efeito (HORTA et al.,2007). Essa revisão concluiu que os indivíduos amamentados apresentaram pressões sistólica e diastólica mais baixas (-1,2mmHg e -0,5mmHg, respectivamente), níveis menores de colesterol total (-0,18mmol/L) e risco 37% menor de apresentar diabetes tipo 2.

  • • Redução da obesidade (ibidem) [B].
    • Diminuição do risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes (U.S. PREVENTIVE..., 2003) [D].
    • Melhor nutrição (idem) [D].
    • Efeito positivo no desenvolvimento intelectual (ibidem) [D].
    • Melhor desenvolvimento da cavidade bucal (U.S. PREVENTIVE..., 2003) [D].

     

    caderno 33 do ministério da saúde

  • Há evidências (mas não consistentes) de proteção contra a hipertensão arterial na vida adulta! A letra fala exatamente o que está no Caderno 33 do Ministério da Saúde: protege contra alergias, asma e eczema! A amamentação Tb melhora o desenvolvimento cognitivo (QI). A cárie pode surgir se não houver boa higiene bucal! Acho q Letras B e D estão corretas!
  • De acordo com o caderno nº 23 - Aleitamento Materno e Alimentação Complementar (2015)

    a)  Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes e não evita.

    b) Diminui o risco de alergias.

    c)O aleitamento materno melhora o desenvolvimento da cavidade bucal. O aparecimento de cárie dentária na adolescência está relacionada a higienização bucal correta.

    d)O aleitamento materno associa-se a maiores escores no coeficiente de inteligência (QI). Está certo, pois segundo o manual o aleitamento materno tem efeito positivo na inteligência, uma vez que há evidências de que o aleitamento materno contribui para um melhor desenvolvimento cognitivo.

    e)O aleitamento materno exclusivo reduz a chance de obesidade.


ID
1960444
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta. A prática do contato pele a pele mãe bebê após o parto resulta em benefícios imediatos e a longo prazo. Assinale a alternativa correta, contendo, respectivamente, um benefício imediato e um benefício a longo prazo do contato pele a pele.

Alternativas
Comentários
  • O contato pele a pele mãe-filho deve iniciar imediatamente após o nascimento, ser contínuo, prolongado e estabelecido entre toda a mãe-filho saudáveis. O contato pele-a-pele acalma o bebê e a mãe que entram em sintonia única proporcionada por esse momento; auxilia na estabilização sanguínea, dos batimentos cardíacos e respiração da criança; reduz o choro e o estresse do recém-nascido com menor perda de energia e mantém o bebê aquecido pela transmissão de calor de sua mãe. O contato pele a pele inicial favorece a amamentação que se destaca como benefício do contato imediato ao tornar a sucção eficiente e eficaz, aumenta a prevalência e duração da lactação, além de influenciar de forma positiva a relação mãe-filho. Esse contato promove entre mãe e filho, o contato íntimo, frequente e prolongado repercute no estreito e forte laço de união entre eles. Esta maior ligação mãe-filho possibilita uma melhor compreensão das necessidades do bebê, o que facilita o desempenho do papel de mãe e auxilia na transição gradual do bebê de dentro para fora da barriga.

    Resposta B

    Bibliografia Matos TA et al. . Contato precoce pele a pele entre mãe e filho: significado para mães e contribuições para a enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 63(6), 998-1004, 2010

ID
1960495
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o aleitamento materno analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) O colostro tem um papel definido para a proteção do recém-nascido, pois contém mais anticorpos e mais células brancas. É rico em proteína e vitaminas A, E e K, além de minerais como zinco e sódio.

( ) O leite de transição ocorre entre o 14º e o 28º dia pós-parto, período em que o colostro começa a ser substituído pelo leite maduro.

( ) O leite maduro tem maior concentração de lactose e carboidrato, que supre cerca de 40% das necessidades energéticas do recém-nascido.

( ) O leite maduro sofre alterações ao longo da mamada. No início da mamada é rico em proteínas, lactose, vitaminas, sais minerais e água; e o leite do final da mamada possui maior quantidade de vitamina A e gordura.

Alternativas
Comentários
  • Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto, o colostro também tem vitaminas A, E e K, além de minerais como zinco e sódio. O colostro é ricos em anticorpos fornecendo proteção ao RN. A primeira afirmativa é verdadeira.

    A produção de leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios e a apojadura (“descida do leite”), que costuma ocorrer até o 3o ou 4o dia pós- -parto, ocorre mesmo se a criança não sugar o seio. O leite de transição inicia-se na apojadura (descida do leite) e pode ir até 15 dias após o parto. De amarelo, passa à coloração esbranquiçada e seu volume aumenta. Ou seja, a segunda afirmativa é falsa, já que o leite de transição pode ocorrer a partir do terceiro dia.

    O leite maduro é produzido após o 14.º dia, 16 apresentando composição variável ao longo da lactação e contendo vitaminas A, D e B6, cálcio, ferro e zinco, entre outros componentes. Sua composição varia não apenas entre mães, como também, na mesma mãe entre as mamas, em mamadas diferentes e até no decurso da mesma mamada. Temos o leite anterior rico em proteínas, lactose, vitaminas, sais minerais e água e o leite posterior, possui maior quantidade de vitamina A e gordura. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama. A terceira e quarta afirmativas são verdadeiras.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília-DF.2015 e Atenção à Saúde do Recém-Nascido Guia para os Profissionais de Saúde.Brasília-DF.2014

     

     

     

    Item II- Errado.

     

    A produção de leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios e a apojadura (“descida do leite”), que costuma ocorrer até o 3ª ou 4ª dia pós- parto, ocorre mesmo se a criança não sugar o seio.

     

    O leite de transição inicia-se na apojadura (descida do leite) e pode ir até 15 dias após o parto. De amarelo, passa à coloração esbranquiçada e seu volume aumenta.

  • Item III - Mal elaborado - passível de anulação redação dificultou o entendimento.

    O principal carboidrato do leite materno é a lactose, suprindo 40% das necessidades energéticas da criança em aleitamento materno exclusivo. É importante para a absorção de cálcio e ferro. O leite humano é o leite que contém maior concentração de lactose entre todos os mamífero

  • O leite de transição ocorre entre o 7º e o 14º dia pós-parto


ID
1961317
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O leite materno é um alimento completo que atende a todas as necessidades do organismo da criança e a protege contra infecções. Sabe-se que no período de amamentação não é necessário nenhum tipo de complementação, nem mesmo água. Assinale a alternativa que corresponde ao tempo em que a criança deve ser alimentada exclusivamente no seio materno.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília-DF.2015

     

     

    O aleitamento materno exclusivo é recomendado até os 6 meses de vida.

     

    Aleitamento materno exclusivo – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.


ID
1961320
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao término de cada mamada, o bebê deve ser colocado para eructar, a fim de prevenir que ele regurgite e corra o risco de bronco-aspiração. Assinale a alternativa que descreve a posição ideal para a eructação do bebê. 

Alternativas

ID
1961323
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao termo técnico-científico que faz referência à descida do leite.

Alternativas
Comentários
  • APOJADURA

    apojadura é um fenômeno natural que se dá na mama materna na fase de transição do colostro para o Leite Materno.

  • Quem vê a mulher amamentando tranquilamente seu bebê não imagina que oferecer o seio ao filho pode causar certos desconfortos, que geram dor e ansiedade. A apojadura, que é o preparo da mama para o início da produção do leite, é um desses desconfortos e nem sempre é fácil. Ela geralmente acontece até cinco dias após o parto. “Neste período, as mamas ficam maiores e bem cheias e algumas vezes quentes. É normal haver um pequeno fluxo de leite, começando a descer em forma de gotinhas, que é suficiente para o bebê ficar satisfeito


ID
1961344
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As mamas, após o parto, não involuem. Ao contrário, pelo processo de amamentação, podem apresentar complicações. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O colostro é o primeiro leite a surgir e perdura até a primeira semana após o nascimento.

( ) Mastite é um processo inflamatório que ocorre somente em primigestas e mãe jovens.

( ) Rachaduras ou fissuras podem aparecer nos primeiros dias da amamentação e podem levar a mãe a parar de amamentar.

( ) Em torno do 3º ao 7º dia pós-parto, a produção de leite está no auge, podendo ocasionar ingurgitamento mamário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O COLOSTRO PERDURA DE 7 ATÉ 10 DIAS

  • O colostro está ainda repleto de compostos que vão preparar o intestino do bebé para receber o leite materno, pois possui factores protectores da parede intestinal e, além disso, é o colostro que estimula a produção e subida do leite ao fim de 3-4dias.

    O colostro é a descida e o leite materno é a "subida " do leite.

  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília-DF.2015

     

     

     

    (F) Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém + (mais) proteínas e - (menos) gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do 7 ao 10 dia pós-parto.

     

     

    (F) As mulheres que já tiveram mastite na lactação atual ou em outras lactações têm mais chance de desenvolver outras mastites por causa do rompimento da integridade da junção entre as células alveolares.

     

     

    (V)

     

    (V)

  • Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto, o colostro também tem vitaminas A, E e K, além de minerais como zinco e sódio.

    A produção de leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios e a apojadura (“descida do leite”), que costuma ocorrer até o 3o ou 4o dia pós- parto, ocorre mesmo se a criança não sugar o seio, nesse momento , a produção de leite está no auge, podendo ocasionar ingurgitamento mamário . O leite de transição inicia-se na apojadura (descida do leite) e pode ir até 15 dias após o parto. De amarelo, passa à coloração esbranquiçada e seu volume aumenta.

    Ou seja, a primeira afirmativa é falsa, já que o colostro ocorre nos primeiros dias (3 a 4 dias), e a última afirmativa é verdadeira já que entre o terceiro e sétimo dia pode ocorrer a descida do leite e causar o ingurgitamento mamário.

    Mastite é um processo inflamatório que acomete um ou mais segmentos da mama, podendo progredir ou não para uma infecção bacteriana, mais comumente pelo Staphylococcus (aureus e albus). Ocorre mais frequentemente na segunda e terceira semanas após o parto, e raramente após a 12a semana. Ou seja, a segunda afirmativa é falsa, já que a mastite não ocorre apenas em primigestas.

    Rachaduras são lesões superficiais qua atingem somente a epiderme. Quando se aprofundam e alcançam a derme são chamadas fissuras. Observadas nos primeiros dias da amamentação é bastante dolorosa e podem levar a mãe a parar de amamentar.  Ou seja, a terceira adirmativa é verdadeira.

    Resposta A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.


ID
1984060
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno é, atualmente, considerado peça fundamental para a saúde materna e perinatal e, portanto, faz parte das estratégias de todos os programas relacionados com estes objetivos, além de representar, ainda, um elemento importante em todo processo de humanização do nascimento. Para que se tenha sucesso, as orientações sobre o aleitamento devem iniciar ainda durante o pré natal. Sobre a orientação para o aleitamento materno, analise as afirmativas abaixo:

1. A mãe deve amamentar em local tranquilo e confortável, isento de interrupção.

2. Vestir, adequadamente, a criança, de modo que não fique muito aquecida ou muito fria durante a amamentação.

3. Quando amamentar, não deixar que a mama toque a bochecha da criança.

4. Os lábios da criança devem ficar sobre a aréola, e não, apenas, ao redor do mamilo, antes de começar a sugar.

5. Uma, ou ambas as mamas, pode(m) ser usada(s) em cada aleitamento.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Procure amamentar em locais tranquilos. Gente demais, barulho e movimento podem agitar o bebê e você mesma. E está provado: mães nervosas, com a adrenalina em alta, tendem a ter a produção do leite inibida. Prefira roupas que não restrinjam os seus movimentos e deixe o bebê com os braços livres. Uma banqueta ou apoio para os pés pode ser útil.

    http://www.ibfan.org.br/documentos/outras/doc-332.pdf

     

  • nao entendi a questao

  • Questão que cabe recurso, pois o item I está correto.

  • Itens 1, 2, 4, 5 estão corretos!


ID
1989922
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O que é Aleitamento materno exclusivo?

Alternativas
Comentários
  • LETRA A: Aleitamento materno misto ou parcial

    LETRA B: Aleitamento materno complementado

    LETRA C: Aleitamento materno exclusivo

    LETRA D: Aleitamento materno predominante

    LETRA E: Aleitamento materno

  • COMENTÁRIOS

    Exatamente como descrito na explicação acima. Questão conceitual.

    RESPOSTA: C.


ID
1989937
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

T.C.S, 36 anos, multípara, gestante, portadora de HAS, admitida na maternidade após entrar em trabalho de parto. Ao ser recebida pela técnica de enfermagem a gestante informou que não poderia amamentar por ser portadora de HIV. Assinale dentre as opções listadas a seguir, aquelas que restringem totalmente a recomendação da prática do aleitamento materno.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A - Infecção herpética na mama - SE FOR EM UMA MAMA SÓ PODE OFERECER A OUTRA.

     

    LETRA B - Tendo a gestante desenvolvido Varicela alguns dias antes do parto de seu bebê:
    Mãe e filho devem ser isolados separadamente, se o neonato não desenvolveu lesões. Somente em torno de 50% dos lactentes expostos desenvolvem a doença.
    A ordenha do leite materno se faz necessária.
    Se o lactente tem lesões, isolar o bebê com a mãe; a amamentação pode ocorrer initerruptamente.

     

    LETRA C-​ HTLV1 e HTLV2 -Com os resultados, é possível cobrar do poder público a doação do leite em pó para as mães que não podem amamentar os filhos, por serem portadoras do vírus HTLV.

     

    LETRA D - Nas formas aguda e crônica da doença de Chagas, estudos mostram que o Trypanosoma cruzi pode ser isolado no leite materno.

     

    LETRA E - Se houve uso de drogas ilícitas imediatamente antes do parto ou durante o aleitamento, a recomendação é suspender a amamentação pelo seguinte periodo - Cocaína, crack: 24 horas.

  • Situações em que o aleitamento materno não deve ser recomendado:

    . Mães infectadas pelo HIV

    . Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2

    . Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação

    . Criança portadora de galactosemia

    FONTE: Caderno de atenção básica 23


ID
1992688
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto às medidas de conforto para as mães que amamentam, marque (V) para verdadeiro, (F) para falso e assinale a alternativa correta.

( ) Aplicar algumas gotas do leite de peito nos mamilos para melhorar as feridas e rachaduras.

( ) Interromper suavemente a sucção para atenuar a hiperestesia mamária.

( ) Usar sutiãs de sustentação para aumentar o conforto.

Alternativas

ID
2002969
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite, caracterizamos:

Alternativas
Comentários
  • ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

    Aleitamento materno predominante • – quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fl uidos

    Aleitamento materno • – quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.

    Aleitamento materno complementado • – quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a fi nalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.

    Aleitamento materno misto ou parcial • – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

  • Esta questão não deveria ser anulada?

  • Gabarito: Letra A.

     

    Complementando

     

    Outra questão agora da BANCA  Prefeitura de Fortaleza que nos ajuda a responder como o aleitamento materno costuma ser classificado.

     

     

     

    Q708754    Ano: 2016    Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE     Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE    Prova: Enfermeiro

     

    É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, assinale a alternativa correta, que descreve o aleitamento materno predominante.

     

    b) Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

     

  • Aleitamento materno parcial também chamado de aleitamento materno misto!


ID
2022049
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Desde sua implantação como estratégia pró-amamentação, o sistema de Alojamento Conjunto em maternidades brasileiras impôs como necessidade a avaliação periódica para garantir a qualidade da assistência prestada, desde o nascimento, ao binômio Mãe-Filho.
Dentre os aspectos de controle avaliativo NÃO constava(m)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acorco com as NORMAS BÁSICAS DE ALOJAMENTO CONJUNTO.Programa Nacional de incentivo ao aleitamento materno.MS.Brasília.

     

     

     

    VII - Avaliação do Sistema 1 .

     

    Sugere-se que periodicamente sejam realizadas as seguintes avaliações:

     

    a) dos resultados quanto ao incentivo ao aleitamento materno; ( item e)

     

    b) do desempenho da equipe; ( item c )

     

    c) da aceitação do sistema pela mãe e familiares; ( item b )

     

    d) dos resultados quanto à morbi-mortalidade neonatal dentro do serviço; ( item d )

     

    e) dos conhecimentos maternos adquiridos quanto aos cuidados com a criança.

  • De acorco com as NORMAS BÁSICAS DE ALOJAMENTO CONJUNTO.Programa Nacional de incentivo ao aleitamento materno.MS.Brasília

     

    VII - Avaliação do Sistema 1 .

    Sugere-se que periodicamente sejam realizadas as seguintes avaliações:

    a) dos resultados quanto ao incentivo ao aleitamento materno; ( item e)

    b) do desempenho da equipe; ( item c )

    c) da aceitação do sistema pela mãe e familiares; ( item b )

    d) dos resultados quanto à morbi-mortalidade neonatal dentro do serviço; ( item d )

    e) dos conhecimentos maternos adquiridos quanto aos cuidados com a criança.

    FALSO  A) a participação paterna no período das 7h às 22h.


ID
2048647
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O _______________ é produzido aproximadamente entre o 5º e o 7º dia do pós-parto.

Alternativas
Comentários
  • GAB correto A

  • kkkkkkkkk

  • Sabe mais de processo penal do que eu

  • Fui até ouvir esse lixo organico para gravar a matéria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Fui até ouvir esse lixo organico para gravar a matéria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Boa! kkkkkkkk

  • Boa! kkkkkkkk

  • Boa! kkkkkkkk


ID
2063233
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. As mães que retornam ao trabalho podem continuar oferecendo leite materno ordenhado. Seguindo a técnica correta de ordenha e armazenamento o leite cru, pode ser guardado em geladeira por

Alternativas
Comentários
  • Letra A. O leite materno pode ser amarzenado na geladira apenas por 12 hrs,

  • Tempo de armazenamento: - Geladeira: até 12 horas - Congelador ou freezer: até 15 dias

     

  • As mães que retornam ao trabalho podem continuar oferecendo leite materno ordenhado, durante as horas de trabalho, a mãe deve esvaziar as mamas por meio de ordenha e guardar o leite em geladeira. Levar para casa e oferecer à criança no mesmo dia ou no dia seguinte ou congelar. Leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por 12 horas e, no freezer ou congelador, por 15 dias.


    Resposta A


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • A PERGUNTA JÁ DAVA A RESPOSTA: GELADEIRA

    R: 12 HORAS.


ID
2107786
Banca
IMAM
Órgão
Prefeitura de Lavras - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Marque V (verdadeira) ou F(falsa) nas proposições seguintes:
( ) No aleitamento materno predominante, a fonte principal da nutrição da criança é o leite humano, mas a criança recebe também, sucos, chás e outros líquidos.
( ) O aleitamento materno reduz a incidência de doenças crônicas, tais como: arteriosclerose, hipertensão arterial, diabetes e doenças autoimunes.
( ) No ingurgitamento mamário, a nutriz deve usar sutiã com boa sustentação da mama e compressas quentes como medida terapêutica.
( ) Durante o processo de amamentação, após cada mamada, está indicada a higienização do mamilo com solução antiséptica, a fim de prevenir a mastite.
A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
2111692
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao aleitamento materno,, pode-se afirmar que o mesmo é permitido se a

Alternativas
Comentários
  • Letra A, funciona como índice de indeterminação do sujeito mesmo com a partícula 'SE" estando antes do verbo?


ID
2126269
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, assinale a alternativa correta, que descreve o aleitamento materno predominante.

Alternativas
Comentários
  • ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: SÓ LM

    ALEITAMENTO MATERNO PREDOMINANTE: LM, ÁGUAS OU BEBIDAS Á BASE DE ÁGUA

    ALEITAMENTO MATERNO COMPLEMENTADO: LM E ALIMENTOS SÓLIDO OU SEMI SÓLIDOS ( COMPLEMENTÁ-LO E NÃO SUBSTITUÍ-LO)

    ALEITAMENTO MATERNO MISTO : LM E OUTROS TIPOS DE LEITE

     

  •  

    Aleitamento Exclusivo :Quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

     

    Aleitamento Predominante: Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

    Aleitamento Complementado:Quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo e não de substituí-lo. 

     

    Aleitamento Misto: Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

  • Gabarito: Letra B.

     

    Complementando

     

    Outra questão agora da banca AMEOSC que nos ajuda a responder como o aleitamento materno costuma ser classificado.

     

     

     

    Q667654    Ano: 2016    Banca: AMEOSC    Órgão: Prefeitura de Palma Sola - SC   Prova: Enfermeiro

     

    Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite, caracterizamos:

     

     a) Aleitamento materno parcial.  

  • Aleitamento Exclusivo :Quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

     

    Aleitamento Predominante: Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

    Aleitamento Complementado:Quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo e não de substituí-lo. 

     

    Aleitamento Misto: Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

  • COMENTÁRIOS

    Aleitamento Predominante: Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

    RESPOSTA: B.


ID
2126272
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para as mães manterem a lactação após retornarem ao trabalho, é importante que o enfermeiro estimule os familiares a algumas medidas que facilitam a manutenção do aleitamento materno. Quanto ao armazenamento do leite ordenhado e/ou forma adequada de ofertá-lo à criança, assinale o item correto.

Alternativas
Comentários
  • d) Devem-se orientar as mães sobre o fato de que o leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por 12 horas e, no freezer ou congelador, por 15 dias. Para alimentar o bebê, o leite deve ser descongelado em banho-maria, fora do fogo. 


ID
2128282
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com TAMEZ e SILVA (2009) , coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à composição do leite materno, assinalando a seguir a opção correta.

( ) O leite posterior contém um teor de gordura 50% maior que o leite anterior.

( ) A lactose é a maior fonte de carboidratos presente no leite humano.

( ) O leite humano é composto de aproximadamente 88% de água.

( ) O colostro, primeira secreção produzida pela glândula mamária possui baixo teor calórico.

( ) O leite de mães que tiveram partos prematuros é semelhante ao leite das mães que tiveram parto a termo.

Alternativas
Comentários
  • O leite posterior contém um teor de gordura 50% maior que o leite anterior = verdadeiro

    A lactose é a maior fonte de carboidratos presente no leite humano = verdadeiro

    O leite humano é composto de aproximadamente 88% de água = verdadeiro

    Leite posterior possui alto teor calórico

    O leite de mães que tiveram partos prematuros não é semelhante ao leite das mães que tiveram parto a termo


ID
2131063
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Organização Mundial da Saúde define cinco formas de aleitamento materno. Uma dessas formas ocorre “Quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria, a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar”. A forma de aleitamento materno que corresponde à definição apresentada é o aleitamento

Alternativas
Comentários
  • Questão que requer um pouco de atenção, leva ao entendimento errôneo quanto a definição, logo a requerida é: aleitamento materno complementado - "Quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo."


ID
2131120
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São contraindicações para a amamentação, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Com relação à hepatite B, em todas as situações, o aleitamento materno deve ser recomendado. Na mãe com criança menor de 1 ano de idade e hepatite B diagnosticada durante a lactação, a conduta é manter a amamentação e testar a criança para HBsAg, uma vez que ela já foi vacinada ao nascer.

     

    Nas seguintes situações, o aleitamento materno não deve ser recomendado:

     

    • Mães infectadas pelo HIV.

    • Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2 (vírus linfotrópico humano de linfócitos T).

    • Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação. Alguns fármacos são citados como contraindicações absolutas ou relativas ao aleitamento, como, por exemplo, os antineoplásicos e radiofármacos.

    • Criança portadora de galactosemia, doença do xarope de bordo e fenilcetonúria.

     

    Já nas seguintes situações maternas, recomenda-se a interrupção temporária da amamentação:

     

    • Infecção herpética, quando há vesículas localizadas na pele da mama. A amamentação deve ser mantida na mama sadia.

    • Varicela: se a mãe apresentar vesículas na pele cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o isolamento da mãe até que as lesões adquiram a forma de crosta. A criança deve receber imunoglobulina humana antivaricela zoster (Ighavz), que deve ser administrada em até 96 horas do nascimento, devendo ser aplicada o mais precocemente possível.

    • Doença de Chagas na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar evidente.

    • Hepatite C quando houver sangramento mamilar evidente, quando indicado tratamento medicamentoso ou com a co-infecção de HIV

    • Abscesso mamário, até que ele tenha sido drenado e a antibioticoterapia iniciada. A amamentação deve ser mantida na mama sadia.

    • Consumo de drogas de abuso: recomenda-se a interrupção temporária do aleitamento materno, com ordenha do leite, que deve ser desprezado. O tempo recomendado de interrupção da amamentação varia dependendo da droga.

     

    Fonte: MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Agosto/2015

  • "1.11 SITUAÇÕES EM QUE HÁ RESTRIÇÕES AO ALEITAMENTO MATERNO

    São poucas as situações em que pode haver indicação médica para a substituição parcial ou total do leite materno. Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado:

    -Mães infectadas pelo HIV;

    - Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2;

    - Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação. Alguns fármacos são citados como contra-indicações absolutas ou relativas ao aleitamento, como por exemplo os antineoplásicos e radiofármacos.

    - Criança portadora de galactosemia, doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose.

    -----

    Já nas seguintes situações maternas, recomenda-se a interrupção temporária da amamentação:

    - Infecção herpética, quando há vesículas localizadas na pele da mama. A amamentação deve ser mantida na mama sadia;

    - Varicela: se a mãe apresentar vesículas na pele cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o isolamento da mãe até que as lesões adquiram a forma de crosta. A criança deve receber Imunoglobulina Humana Antivaricela Zoster (Ighavz), disponível nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIES) (BRASIL, 2006a), que deve ser administrada em até 96 horas do nascimento, aplicada o mais precocemente possível;

    - Doença de Chagas, na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar evidente;

    Abscesso mamário, até que o abscesso tenha sido drenado e a antibioticoterapia iniciada. A amamentação deve ser mantida na mama sadia;

    • Consumo de drogas de abuso: recomenda-se interrupção temporária do aleitamento materno, com ordenha do leite, que deve ser desprezado. O tempo recomendado de interrupção da amamentação varia dependendo da droga."

    -----

    E com relação à Hepatite B?

    "Hepatite B: a vacina e a administração de imunoglobulina específica (HBIG) após o nascimento praticamente eliminam qualquer risco teórico de transmissão da doença via leite materno;"

    fonte: Caderno de Atenção Básica nº23

  • Todas, exceto a questão da infecção por Hepatite B, são constraindicações.

    RESPOSTA: B


ID
2177170
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Marque a alternativa referente à condição materna em que o aleitamento materno não deve ser contraindicado ou interrompido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar 2ª edição.2015.Brasília-DF.

     

     

     

    Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado:

     

    Mãe que faz uso de antineoplásicos

    Mães infectadas pelo HlV

     

     

    Já nas seguintes situações maternas, recomenda-se a interrupção temporária da amamentação:

     

    Mãe com infecção herpética, havendo vesícula localizadas na pele da mama.

    Mãe com doença de Chagas na fase aguda.

     

     

    O aleitamento materno não deve ser contraindicado:

     

    Mãe com hanseníase.

  • Letra e,

    aleitamento materno não deve ser contraindicado: Pode amamentar a VONTADE...

    Mãe com hanseníase.

    Não deve ser recomendado:

    Mãe que faz uso de antineoplásicos

    Mães infectadas pelo HlV

     Interrupção temporária da amamentação:

    Mãe com infecção herpética, havendo vesícula localizadas na pele da mama.

    Mãe com doença de Chagas na fase aguda.

     

     

  • De acordo com CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar 2ª edição.2015.Brasília-DF.

     Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado:

     Mãe que faz uso de antineoplásicos

    Mães infectadas pelo HlV

     Já nas seguintes situações maternas, recomenda-se a interrupção temporária da amamentação 

    Mãe com infecção herpética, havendo vesícula localizadas na pele da mama.

    Mãe com doença de Chagas na fase aguda.

     O aleitamento materno não deve ser contraindicado:


ID
2180872
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O _________________________ é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que _______________. Esse é recomendado por dois anos, com exclusividade nos primeiros seis meses. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    Complementando

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA.Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília – DF.2015

     

     

    4.1 Evita mortes infantis

     

    Graças aos inúmeros fatores existentes no leite materno que protegem contra infecções, ocorrem menos mortes entre as crianças amamentadas.

     

    Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo, por causas
    preveníveis
    (JONES, 2003).

     

    Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças menores de 5 anos. 

  • aleitamento materno exclusivo consiste em alimentar a criança apenas com leite da mãe. Recomenda-se essa forma de alimentação por, no mínimo, seis meses.

  • quando a banca é uma mãe


ID
2196727
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As medidas a serem adotadas no manejo do ingurgitamento mamário incluem:

Alternativas
Comentários
  •  

    a)Compressas FRIAS (ou GELO ENVOLTO EM TECIDO) em intervalos regulares após ou nos intervalos das mamadas ; em situações de maior gravidade, podem ser feitas de 2 em 2 horas. O tempo de aplicação das compressas frias  não pode ultrapassar 20 minutos devido o efeito rebote.

    b)Suporte para  as mamas , COM uso interrupto de sutiã com alças largas e firmes , para alívio da dor e manutenção dos ductos em posição ANATÔMICA.

    c)Massagens delicadas das mamas, com movimentos circulares, particularmente, nas regiões mais afetadas pelo ingurgitamento, pois elas fluidificam o leite viscoso acumulado, facilitando sua retirada, e são importantes estímulos do reflexo de ejeção do leite

    d)Ordenha NATURAL   se estiver tensa, antes de cada mamada,  PARA QUE ELA FIQUE MACIA , FACILITANDO , ASSIM, A PEGA ADEQUADA DO BEBÊ.

    e)Mamadas frequentes, SEM horários preestabelecidos ( LIVRE DEMANDA).

  • Letra C. boa noite....

     A )Compressas FRIAS (ou GELO ENVOLTO EM TECIDO) em intervalos regulares após ou nos intervalos das mamadas ; em situações de maior gravidade, podem ser feitas de 2 em 2 horas. O tempo de aplicação das compressas frias  não pode ultrapassar 20 minutos devido o efeito rebote.

    b)Suporte para  as mamas , COM uso interrupto de sutiã com alças largas e firmes , para alívio da dor e manutenção dos ductos em posição ANATÔMICA.

    c)Massagens delicadas das mamas, com movimentos circulares, particularmente, nas regiões mais afetadas pelo ingurgitamento, pois elasde fluidificam o leite viscoso acumulado, facilitando sua retirada, e são importantes estímulos do reflexo de ejeção do leite

    d)Ordenha NATURAL   se estiver tensa, antes de cada mamada,   PARA QUE ELA FIQUE MACIA , FACILITANDO , ASSIM,​A pega adequada.

    e)Mamadas frequentes, SEM horários preestabelecidos ( LIVRE DEMANDA)

     

  • Qual a fonte utilizada nos comentários?

    Pois de acordo com o guia de atenção a saúde do recém-nascido vol1/cap 7/pag 141 pode utilizar calor local (compressas mornas) e massagens suaves na região atingida, em direção ao mamilo, antes e durante as mamadas.

    Concordo com o gabarito pois não são compressas quentes e sim mornas

  • Olá, Wagner! No guia do Ministério da Saúde informa que são compressas frias para o tratamento. As compressas mornas servem para alívio de dor, apenas.


ID
2198713
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O aleitamento materno é importantíssimo para o desenvolvimento saudável de crianças, sendo recomentado até o segundo ano de vida da criança ou mais. Sobre as vantagens do aleitamento é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Já está devidamente comprovada, por estudos científicos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies. São vários os argumentos em favor do aleitamento materno.

    ? Evita mortes infantis, evita diarreia, evita infecção respiratória, diminui o risco de alergias, reduz a chance de obesidade, melhora a nutrição da criança;

    >>> Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3


ID
2200990
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma nutriz doadora do Banco de Leite Humano (BLH) é orientada pelo Enfermeiro que o leite cru congelado no domicílio deve ser transportado para o BLH no prazo máximo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:Letra C.

     

     

     

    De acordo com o Banco de Leite Humano: Funcionamento, Prevenção e Controle de Riscos. (Série Tecnologia em Serviços de Saúde) Brasília, 2008.

     

     

    Estocagem no domicílio da doadora

     

    Estocagem do leite humano ordenhado cru

    • O leite cru congelado no domicílio deve ser transportado para o BLH no prazo máximo de 15 dias após sua obtenção.

  • Gabarito: Letra C.

     

     

    Complementando

     

     

     

     Leite cru  pode ser conservado em geladeira por 12 horas e, no freezer ou congelador, por 15 dias;


ID
2234434
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Anápolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, nas seguintes condições maternais, o aleitamento materno deve ser contraindicado no caso de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar 2ª edição.2015.Brasília-DF.

     

     

     

    Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado:

     

    mães em tratamento com fármacos antineoplásicos. 

     

     

    O aleitamento materno não deve ser contraindicado:

     

    Consumo de cigarros

    hanseníase

    Hepatite B

    Tuberculose

  • Complementando...

    Letra A - Tuberculose: Recomenda-se que as mães não tratadas ou ainda bacilíferas amamentem com o uso de máscaras e restrinjam o contato próximo com a criança. Nesse caso, o RN deve receber isoniazida na dose de 10mg/kg/dia por 3 meses.

    Letra B - Consumo de cigarros: Nutrizes tabagistas devem manter a amamentação, pois acredita-se que os benefícios do leite materno para a criança superem os possíveis malefícios da exposição à nicotina via leite materno.

    Letra C - Fármacos antineoplásicos (gabarito): São considerados medicamentos incompatíveis com a amamentação, assim como os radiofármascos, por isso são contraindicações absolutas à amamentação.

    Letra D - Hepatite B: A vacina e a administração de imunoglobulina específica (HBIG) após o nascimento praticamente eliminam qualquer risco teórico de transmissão da doença via leite materno.

    Letra E - Hanseníase: A primeira dose de rifampicina é suficiente para que a mãe não seja mais bacilífera.

    FONTE: Caderno de atenção básica 23

  • COMENTÁRIOS

    Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado: para mães em tratamento com fármacos antineoplásicos e o aleitamento materno não deve ser contraindicado no caso de consumo de cigarros, hanseníase, hepatite B e tuberculose.

    RESPOSTA: C.

     


ID
2245048
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando escreve sobre a prevenção como exemplo de benefícios da integralidade em saúde, no livro “Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia”, Barbara Stalfield afirma que “muitas atividades clínicas de prevenção estão relacionadas a enfermidades específicas; outras são mais orientadas, geralmente, à melhora da capacidade de recuperação contra uma variedade de ameaças à saúde”.

Com base nessa citação, observa-se que a autora estabelece duas categorias de prevenção em saúde, sendo uma relacionada à prevenção de enfermidades específicas (categoria 1) e outra mais ampla, envolvendo a prevenção de vários agravos à saúde (categoria 2). Em relação ao aleitamento materno, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a resposta, pois acredito q o aleitamento materno está incluso doenças específicas um ex. HIV. Nainhs opinião xsbetia as duas categorias apresentadas.
  • A mãe portadora do virus HIV pode transmitir o virus a seu RN através do leite materno (transmissão vertical), então por esse motivo o aleitamento materno não pode ser categoria de prevenção 1 de enfermidade.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre aleitamento materno.

    - prevenção de enfermidades específicas (categoria 1): um exemplo seria vacinas. A vacina da Hepatite B previne apenas a Hepatite B. Portanto é especifica.

    - prevenção de vários agravos à saúde (categoria 2): exemplos seriam o fumo, etilismo e aleitamento materno, pois previne varias doenças

     

    Portanto, o aleitamento materno constitui exemplo relacionado com a categoria 2 (Letra D)



    Resposta do Professor: D.



ID
2250238
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Marque a alternativa verdadeira em relação ao aleitamento materno.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília-DF.2015

     

     

     

    a) Errada.

     

    A OMS, endossada pelo Ministério da Saúde do Brasil, recomenda aleitamento materno por 2 anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros 6 meses.

    Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a:

    Maior número de episódios de diarréia;

     

    b)Errada.

     

    Há evidências de que o aleitamento materno contribui para um melhor desenvolvimento cognitivo (HORTA, 2007).

    A maioria dos estudos conclui que as crianças amamentadas apresentam vantagem nesse aspecto quando comparadas com as não amamentadas, principalmente as com baixo peso de nascimento.

     

    c)Correta.

     

    d) Errada.

     

     Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém + (mais) proteínas e - (menos) gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do 7 ao 10 dia pós-parto.

     

    e) Errada.

     

    Existe um posicionamento adequado para amamentação.


ID
2267620
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito a aleitamento materno, assinale a opção que corresponde à correta orientação a ser dada à lactante.

Alternativas
Comentários
  • A composição do leite é diferente no início e no final da mamada. No início da mamada, contém mais constituintes hidrossolúveis como vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, enzimas e hormônios. No final da mamada, o leite é mais rico em gorduras e vitaminas lipossolúveis e, por isso, tem mais calorias. Assim sendo, é importante que o bebê mame completamente o primeiro peito antes de se lhe oferecer o segundo peito. Na mamada seguinte, deve-se oferecer a mama que ficou mais cheia. 

    OBS

    faltou falar q no inicio da mamada o leite oferece tbm anticorpos ...

  • Gabarito: Letra A

    Complementando...

     

    Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto.

    ==> O leite de mães de recém-nascidos prematuros é diferente do de mães de bebês a termo.

     A principal proteína do leite materno é a lactoalbumina e a do leite de vaca é a caseína, de difícil digestão para a espécie humana.

    A concentração de gordura no leite aumenta no decorrer de uma mamada. Assim,o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, daí a importância de a criança esvaziar bem a mama.

     

    O leite humano possui numerosos fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. A IgA secretória é o principal anticorpo, atuando contra microorganismo presentes nas superfícies mucosas.

    Os anticorpos IgA no leite humano são um reflexo dos antígenos entéricos e respiratórios da mãe, ou seja, ela produz anticorpos contra agentes infecciosos com os quais já teve contato, proporcionando, dessa maneira, proteção à criança contra os germens prevalentes no meio em que a mãe vive.

    A concentração de IgA no leite materno diminui ao longo do primeiro mês, permanecendo relativamente constante a partir de então.

     

    Fonte: Cadeno de atenção Básica nº 23 - Saúde da Criança- Nutrição Infantil


ID
2276200
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são inúmeras as vantagens da amamentação, especialmente nos primeiros meses de vida. Ela garante, em muitos casos, a sobrevivência das crianças e, particularmente, daquelas em condições desfavoráveis e/ou que nascem com baixo peso. Quanto mais a criança mamar no peito, mais protegida estará. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta com relação às categorias de Aleitamento Materno definidas pela OMS.
I. Aleitamento materno exclusivo é definido quando a criança recebe somente leite materno, diretamente da mama ou extraído, e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção de gotas ou xaropes de vitaminas, minerais e/ou medicamentos.
II. Aleitamento materno misto é definido quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água e sopas processadas, com ou sem carne.
III. Aleitamento materno predominante é definido quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, como sucos de frutas e chás.
IV. Aleitamento materno é definido quando a criança recebe leite materno, diretamente do seio ou extraído, independente de estar recebendo qualquer alimento ou líquido, incluindo leite não-humano.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Aleitamento materno misto ou parcial – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

  • O Ministério da Saúde adota as seguintes definições de AM, preconizadas pela OMS e re-

    conhecidas em todo o mundo:

    • AME – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

    • AM predominante – quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à 

    base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

    • AM – quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), indepen-

    dentemente de estar recebendo ou não outros alimentos.

    • AM complementado – quando a criança recebe, além do leite materno, alimentos com-

    plementares, que são alimentos sólidos ou semissólidos que complementam o leite ma-

    terno. Nesta categoria a criança pode estar recebendo, além do leite materno, outro tipo 

    de leite, mas este não é considerado alimento complementar.

    • AM misto ou parcial – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.