SóProvas


ID
1411591
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O AVE (Acidente Vascular Encefálico) merece grande atenção por todos os profissionais da saúde por ser um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A incidência da doença aumenta com o avançar da idade e é responsável por boa parte da incapacidade que atinge os idosos. Analise as sentenças a seguir no que se refere ao AVE:

I. Hemiplegia é um sinal clássico dessa patologia, que se caracteriza por perda dos movimentos voluntários em um hemicorpo com alterações musculares, no lado oposto do corpo ao da lesão do hemisfério cerebral atingido.

II. Os pacientes com AVE exibem um aumento na velocidade da marcha e no tamanho do passo, bem como no aumento do equilíbrio e inabilidade para transferir o peso no membro inferior afetado.

III. Alguns deficitsneurológicos são encontrados em pacientes que sofreram AVE, como alterações no tônus e na força muscular, distúrbios da linguagem, dafala,edeficitsnaamplitudedemovimento.

IV. Durante a marcha, o paciente com AVE transfere o peso para o membro não afetado, resultando em uma assimetria.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Questão recorrente em provas sobre AVE, vejamos que ocorre um erro notável no item II quando menciona aumento na velocidade da marcha, porém o correto é acarretar uma marcha lenta e compensada pelo déficit muscular decorrente da hemiplegia do AVE. As demais estão todas corretas!

  • Valeu Dr. Décio Fernandes, só quem se garante!

  • GABARITO: C

    Complementando:

    A marcha do paciente com AVE é conhecida como marcha hemiplégica, ceifante, helicoidal ou de Todd. O padrão caracteriza-se pela diminuição da flexão e extensão dos membros inferiores, diminuindo a sua oscilação para frente e para trás, resultando em uma abdução exagerada do membro parético durante a fase de balanço.Durante a marcha, o paciente adquire uma postura em flexão do membro superior e extensão do membro inferior no dimídio acometido, dessa forma, o paciente não consegue fazer a flexão da coxa, extensão da perna e dorsiflexão do pé, que normalmente é realizado durante uma marcha típica. O caminhar é realizado fazendo um semicírculo do quadril, com o membro inferior em extensão, o pé em inversão e o braço em flexão e rígido. Bastante comum nos pacientes hemiplégicos.