SóProvas


ID
1411624
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente de 72 anos, sexo masculino, foi encaminhado à fisioterapia com Doença de Parkinson. Algumas características da patologia foram observadas pelo fisioterapeuta em sua avaliação. Em relação a Doença de Parkinson, assinale V para Verdadeira e F para Falso:

( ) Tremor de repouso, Instabilidade Postural, Bradicinesia e Rigidez são características dos pacientes com Parkinson.

( ) Incoordenação motora e depressão podem ser manifestações secundárias da Doença de Parkinson.

( ) A rigidez é uma manifestação clínica mais característica do Parkinson, podendo não estar presente na fase inicial da doença.

( ) Um dos primeiros sintomas da Doença de Parkinson é o Tremor de Repouso, que diminui ou desaparece com o início do movimento, acometendo principalmente os membros.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • deveria ser a opção correta, a letra D, pois a rigidez pode nao está presente na fase inicial da doença. A manifestação clinica mais caracteristica é o tremor de repouso

  • @Karol, também tenho a mesma ideia que você, não necessariamente o caso da rigidez acontece em fase inicial

  • Na maioria dos pacientes, os sintomas da doença de Parkinson começam de forma insidiosa.

    O tremor em repouso, em uma das mãos, geralmente é o primeiro sintoma. O tremor é caracterizado por:

    • Ser lento e grosseiro
    • Ser máximo em repouso, diminuindo à movimentação e ausente durante o sono
    • Aumentar por tensão emocional ou fadiga
    • Muitas vezes envolvendo o punho e os dedos da mão, às vezes envolvendo o polegar movendo-se contra o dedo indicador (rolamento de pílula), como quando as pessoas rolam uma pípula na mão ou seguram um objeto pequeno

    Normalmente, as mãos ou os pés são afetados primeiro, na maioria das vezes de forma assimétrica. A mandíbula e língua também podem ser afetadas, mas não a voz. O tremor pode se tornar menos proeminente à medida que a doença evolui.

    rigidez se desenvolve de forma independente do tremor em muitos pacientes. Quando o médico movimenta uma articulação rígida, ocorrem reflexos semirrítmicos por causa das variações na intensidade da rigidez, tendo um efeito do tipo engrenagem (rigidez em roda dentada).

    Os movimentos lentos (bradicinesia) são típicos na doença de Parkinson. A atividade motora repetitiva resulta em diminuição progressiva ou sustentada da amplitude do movimento (hipocinesia) e torna-se difícil iniciar o movimento (acinesia).

    Instabilidade postural pode se desenvolver mais tarde na doença de Parkinson; se presente no início da doença, deve-se suspeitar de diagnósticos alternativos. Os pacientes têm dificuldade de começar a caminhar, virar e parar. Eles dão passos curtos arrastados, mantendo os membros superiores flexionados na cintura e balançando os membros superiores pouco ou absolutamente nada em cada passo. Os passos podem se acelerar de maneira inadvertida, enquanto o comprimento da passada diminui progressivamente; essa anormalidade da marcha, chamada de festinação, costuma ser um precursor do congelamento da marcha (quando, sem aviso, a deambulação e outros movimentos voluntários podem cessar repentinamente). A tendência a cair para a frente (propulsão) ou para trás (retropulsão), quando o centro de gravidade é deslocado, resulta da perda dos reflexos posturais. A postura torna-se inclinada.

    Demência se desenvolve em cerca de um terço dos pacientes, geralmente tarde na doença de Parkinson. Os preditores iniciais de seu desenvolvimento são comprometimento visuoespacial (p. ex., se perder ao dirigir) e diminuição da fluência verbal.

    Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/transtornos-de-movimento-e-cerebelares/doen%C3%A7a-de-parkinson