-
Três teorias tentam explicar a morte decorrente da passagem elétrica:
1) Morte pulmonar ou por asfixia: oóbito decorre da tetanização dos músculos respiratórios e dos fenômenos vasomotores decorrentes, como edema pulmonar e congestão. A morte pulmonar é observada em tensões entre 120 e 1200 volts.
2) Morte cardíaca: sobrevém da fibrilação cardíaca produzida pela passagem da corrente elétrica. Ocorre nas tensões geralmente abaixo de 120 volts.
3) Morte cerebral: é observada nas tensões acima de 1200 volts e apresenta lesões como hemoragia das meninges e demais estruturas do cérebro.
Fonte: Livro da coleção Curso & Conscurso da Editora Saraiva.
-
Galera, dá pra resolver por exclusão:
Letra D: o laudo pericial nunca pode ser desconsiderado.
Letras A, B, e E: falam da mesma coisa, ou seja, que houve contradição, incompatibilidade. Então não teria como estas 3 alternativas estarem corretas.
Resta-nos a letra C.
Abraço.
-
LETRA E. A FUNÇÃO DE UM DELEGADO, COMO POLICIA JUDICIARIA, É INVESTIGAR QUALQUER CONTRADIÇÃO DENTRO DE UM FATO DE SUA COMPETENCIA.
-
EU só acertei pois sou da saúde! como sempre cespe é cespe!
-
Galera, a CESPE até que não pegou tão pesado assim.
Vocês já deram uma olhada nas questões de Medicina Legal na Prova de Delegado do Rio ?
-
Colegas, com a devida vênia, a questão é simples.
Quando uma pessoa leva um choque elétrico, várias coisas podem acontecer no seu organismo. Por exemplo, o choque pode ocasionar contrações violentas dos músculos.
E o maior músculo do corpo humano é justamente o diafragma, que desempenha importante papel importantíssimo nas contrações da respiração.
A asfixia advém do fato do diafragma da respiração se contrair tetanicamente, cessando assim, a respiração. Se não for aplicada a respiração artificial dentro de um intervalo de tempo inferior a três minutos, ocorrerá sérias lesões cerebrais e possível morte.
Olhando para a questão, 4 das 5 alternativas apontam vício no laudo, o que de fato não existe. Por exclusão, sobra então a letra C!
-
Pessoal,
Tudo bem que a questão é chatinha, mas às vezes precisamos usar o tirocínio. Analisando as alternativas, percebe-se que todas indicam que as situações são imcompatíveis, que o laudo deve ser desconsiderado, e que há contradição.
Ora, há uma única alternativa que indica que o choque elétrico pode causar asfixia e que o boletim de ocorrência e o laudo são compatíveis.
Assim, mesmo não sabendo a questão, seria possível acertar a questão.
Força e Honra!
-
Questão mulambenta essa.
-
Ano: 2009
Banca: CEPERJ
Órgão: PC-RJ
Prova: Delegado de Polícia
Alternativa correta: Letra D
A morte pela corrente elétrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratória central.
-
MORTE PULMONAR É A ASFIXIA CAUSADA POR CORRENTE ELETRICA DOS MUSCULOS RESPIRATORIOS CAUSADA POR CORRENTE ELETRICA DE 20 A 30mA.
-
Até concordo que choque elétrico pode causar asfixia, porém não é suficiente para não haver contradição.
Se seguir a logica nada indica que a pessoa não foi asfixiada antes e depois colocada para parecer um choque elétrico. Nesse caso deveria haver uma contradição.
Na minha opinião a questão é vaga demais.
-
ENTÃO O DELEGADO NÃO PODE AVERIGUAR A CONTRADIÇÃO EXISTENTE ENTRE O LAUDO E O BOLETIM DE OCORRÊNCIA. QUESTÃO PESSIMAMENTE FORMULADA!
-
AHAHAHAHAHAHA essa questão é uma piada
-
França:
A etiologia da morte pela corrente elétrica é justificada por três teorias:
-Morte pulmonar. Os defensores desse conceito inspiram-se nos achados necroscópicos compatíveis com a asfixia: edema dos pulmões, enfisema subpleural, congestão polivisceral, coração mole contendo sangue escuro e líquido; hemorragias puntiformes subpleurais esubpericárdicas; congestão da traqueia e dos brônquios, com secreção espumosa e sanguinolenta. Esses resultados são decorrentes da tetanização dos músculos respiratórios (diafragma e intercostais) e dos fenômenos vasomotores. A observação tem demonstrado que a parada de respiração antecede a parada do coração.
- Morte cardíaca. Explicada pelo efeito da corrente elétrica sobre o coração, provocando contração fibrilar do ventrículo, alternando-lhe a condução elétrica normal.
- Morte cerebral. Ocasionada pela hemorragia das meninges, hiperemia dos centros nervosos, hemorragia das paredes ventriculares do cérebro, do bulbo, dos cornos anteriores da medula espinal, e edema da substância branca e cinzenta do cérebro, lesões estas com que sempre se defronta a necropsia. Ao que nos parece, essas causas variam conforme a intensidade da corrente: na alta-tensão, acima de 1.200 volts, a morte é cerebral, bulbar e cardiorrespiratória; nas tensões de 1.200 a 120 volts, a morte é por tetanização respiratória e asfixia; e, abaixo de 120 volts, por fibrilação
ventricular e parada cardíaca.
Ao que nos parece, essas causas variam conforme a intensidade da corrente:
- na alta-tensão, acima de 1.200 volts, a morte é cerebral, bulbar e cardiorrespiratória;
- nas tensões de 1.200 a 120 volts, a morte é por tetanização respiratória e asfixia; (OBS MINHA:acredito que deva ser a maioria!)
- abaixo de 120 volts, por fibrilação ventricular e parada cardíaca.
-
Lesões provocadas por correntes elétricas:
1. Alta tensão (+ de 1200v): morte cerebral, bulbar e cardiorrespiratória;
2. Média tensão (entre 120v e 1200v): eletrocutado azul, morte por asfixia devido à contração continuada e involutária (tetanização);
3. Baixa tensão (abaixo de 120v): fibrilação ventricular e parada cardíaca. Se resultar em morte, chama-se de eletrocutado branco, pois há ausencia de sinais que permitam indicar a causa da morte.
-
acima de 1200 v ... ocorre a morte cerebral
entre 120 v e 1200 v .. ocorre a morte por parada respiratória .. tetanização .. asfixia por constrição muscular .. a pessoa fica "grudada" e não consegue respirar devido a sua musculatura ficar toda contraída.
abaixo de 120 v ... ocorre a morte por parada cardíaca
-
LETRA C – CORRETA - Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 342 e 343):
“A etiologia da morte pela corrente elétrica é justificada por três teorias:
Morte pulmonar. Os defensores desse conceito inspiram-se nos achados necroscópicos compatíveis com a asfixia: edema dos pulmões, enfisema subpleural, congestão polivisceral, coração mole contendo sangue escuro e líquido; hemorragias puntiformes subpleurais e subpericárdicas; congestão da traqueia e dos brônquios, com secreção espumosa e sanguinolenta. Esses resultados são decorrentes da tetanização dos músculos respiratórios (diafragma e intercostais) e dos fenômenos vasomotores. A observação tem demonstrado que a parada de respiração antecede a parada do coração.
Morte cardíaca. Explicada pelo efeito da corrente elétrica sobre o coração, provocando contração fibrilar do ventrículo, alternando-lhe a condução elétrica normal
Morte cerebral. Ocasionada pela hemorragia das meninges, hiperemia dos centros nervosos, hemorragia das paredes ventriculares do cérebro, do bulbo, dos cornos anteriores da medula espinal, e edema da substância branca e cinzenta do cérebro, lesões estas com que sempre se defronta a necropsia.
Ao que nos parece, essas causas variam conforme a intensidade da corrente: na alta-tensão, acima de 1.200 volts, a morte é cerebral, bulbar e cardiorrespiratória; nas tensões de 1.200 a 120 volts, a morte é por tetanização respiratória e asfixia; e, abaixo de 120 volts, por fibrilação ventricular e parada cardíaca.” (Grifamos)
-
Essa questão traz um dado: vítima com laudo necroscópico tendo como causa da morte asfixia decorrente de choque elétrico. Com esse dado excluímos as letras A, B, D e E, pois elas não apresentam nenhuma correção com o enunciado. Poderiam, sim, ser a resposta, caso a questão trouxesse outros dados. O que não foi o caso.
A letra c está correta, pois temos nas LESÕES PRODUZIDAS POR CORRENTES DE BAIXA, MÉDIA E ALTA TENSÃO: - BAIXA TENSÃO- ABAIXO DE 120 V- Fibrilação ventricular, parada cardíaca. Caso venha a óbito será o eletrocutado BRANCO (AUSÊNCIA DE SINAIS INDICATIVOS DA MORTE) - MÉDIA TENSÃO- ENTRE 120 V e 1200V- Há tetanização respiratória (provoca asfixia). Chama-se ELETROCUTADO AZUL - ALTA TENSÃO:- ACIMA DE 1200 V- morte cerebral, bulbar e cardiorrespiratória, parada respiratória central.
GABARITO PROFESSOR: LETRA C
-
Essa questão traz um dado: vítima com laudo necroscópico tendo como causa da morte asfixia decorrente de choque elétrico. Com esse dado excluímos as letras A, B, D e E, pois elas não apresentam nenhuma correção com o enunciado. Poderiam, sim, ser a resposta, caso a questão trouxesse outros dados. O que não foi o caso.
A letra c está correta, pois temos nas LESÕES PRODUZIDAS POR CORRENTES DE BAIXA, MÉDIA E ALTA TENSÃO: - BAIXA TENSÃO- ABAIXO DE 120 V- Fibrilação ventricular, parada cardíaca. Caso venha a óbito será o eletrocutado BRANCO (AUSÊNCIA DE SINAIS INDICATIVOS DA MORTE) - MÉDIA TENSÃO- ENTRE 120 V e 1200V- Há tetanização respiratória (provoca asfixia). Chama-se ELETROCUTADO AZUL - ALTA TENSÃO:- ACIMA DE 1200 V- morte cerebral, bulbar e cardiorrespiratória, parada respiratória central.
GABARITO PROFESSOR DO QC: LETRA C
-
A eletricidade causa parada respiratória que pode ser central ou periférica.
Média tensão gera asfixia por parada respiratória periférica = tronco = tórax pulmão.
Alta tensão gera asfixia por parada respiratória central = tronco encefálico = bulbo = sistema nervoso central
-
trata-se do eletrocutado azul. Ocorrendo lesão por média tensão (120 e 1200v) a morte é por tetanização respiratória e asfixia. A tetanização é a contração continuada e involuntária, que provoca asfixia.
fonte: Sinopses para concursos, Medicina legal, Wilson Luiz Palermo. Pag.156
-
Alta tensão ( >1200v) : morte cerebral, bulbar e cardiorrespiratória. Parada respiratória central, podendo ocorrer também por parada cardíaca ou por hemorragia tardia.
Média tensão (entre 120 e 100v) : tetanização respiratória e asfixia. Eletrocutado azul
Baixa tensão (abaixo de 120v): fibrilação ventricular e parada cardíaca. Se houver morte, é o eletrocutado branco (ausência de sinais que permitam indicar a causa da morte);
fonte: Medicina legal - Wilson Luiz Palermo Ferreira
-
Pra mim, a resposta não tem nenhuma relação com o enunciado...
-
Que questão maravilhosa.
-
Gab. C
Entendimento: laudo necroscópico aponta morte por asfixia e boletim de ocorrência trata como choque elétrico.
O médico legísta apontou a causa mortis com exatidão e em concordância com o boletim de ocorrência.
Uma contração tetânica (estado tetânico ou tétano) ocorre quando uma unidade motora é estimulada ao máximo pelo seu moto-neurónio. Isto acontece quando essa unidade motora é estimulada por múltiplos impulsos com frequência suficientemente alta.
As correntes elétricas podem causar contração tetânica flexora em membros, quando o fluxo de corrente passa através do tronco e apartir disso, provocar asfixia.
-
a meu ver, as assertivas A, B e E se equivalem, e, desconsiderando de plano a D, resta somente a alternativa C. Gabarito.
-
Eu também fiquei em dúvida em relação à alternativa E. Vi um professor explicando assim: mas há de fato conrtadição entre o laudo e o BO que afirma ter sido choque? o choque pode causar asfixia? sim. Então não há necessariamente contradição. Muitas questões dessa banca analisam o raciocínio do candadito, ou seja, não é só saber o conteúdo, precisamos saber aplicá-lo.
Então temos de ter mais malícia com a Cespe.