SóProvas


ID
1413064
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Coliformes fecais são utilizados como indicadores biológicos da qualidade das águas porque

Alternativas
Comentários
  • Resposta errada.

    Bactérias dos gêneros Klebsiella, Enterobacter e Citrobacter que são consideradas como coliformes fecais  não são exclusivamente encontradas em material fecal, somente a E. coli  é exclusivamente de origem fecal.


  • A) B) INCORRETA. 

    As bactérias usadas como indicadores de poluição da água por matéria fecal são os coliformes fecais, que vivem normalmete no organismo humano e no dos demais animais de sangue quente, existindo em grande quantidade nas fezes. Embora não sejam patogênicas, a presença dessas bactérias na água indica que ela recebeu matéria fecal e pode, portanto, conter microorganismos patogênicos, uma vez que no intestino, junto dos coliformes, podem ser liberados também diversas espécies de organismos patogênicos (ex: lombrigas, giárdias, solitárias...). 

    C) INCORRETA. Os coliformes têm MENOR resistência ao meio aquático ou tratamento pelo cloro do que aluns vermes e vírus. Assim,cuidados especiais devem ser adotados no tratamento de águas que recebem esgotos de origem doméstica, com o objetivo de controlar esses microorganismos. 

    D) CORRETA. 

    Existem em grande número na matéria fecal e não existem em nenhum outro tipo de matéria orgânica poluente; por conseguinte, são indicadores específicos de matéria fecal. 

    E) INCORRETA. 

    Os coliformes fecais indicam que pode haver na água outros organismos patogênicos, pois os coliformes vivem no intestino humano e no dos demais animais de sangue quente, onde pode existir outros organismos patogênicos. Mas os coliformes fecais não carregam esses organismos. Podem indicar a presença deles. 

     

     

     

  • Conama 357/05 (nas alterações posteriores desta resolução não é abordado o termo.)

    coliformes termotolerantes: bactérias gram-negativas, em forma de bacilos, oxidase-negativas, caracterizadas pela atividade da enzima β-galactosidase. Podem crescer em meios contendo agentes tenso-ativos e fermentar a lactose nas temperaturas de 44º - 45ºC, com produção de ácido, gás e aldeído. Além de estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, ocorrem em solos, plantas ou outras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal;

     

    Geralmente, denominamos de coliformes fecais um grupo de bactérias encontrado no intestino de homens e animais, entretanto, algumas bactérias pertencentes a esse grupo não são encontradas em fezes, como afirmado na resolução da CONAMA. Sendo assim, o melhor termo a se adotar é coliformes termotolerantes. <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/coliformes-fecais.htm>  consultado 13/09/18

  • Estratégia Concursos:

    Antigamente, os chamados coliformes fecais muitas vezes eram utilizados para designar exclusivamente matéria fecal e acho que por isso a banca considerou a alternativa D como correta.

    Todavia, hoje em dia, o termo mais adequado é "coliformes termotolerantes" que incluem bactérias de origem fecal ou não. Segundo definição da Res. Conama nº 357/05, por exemplo, os coliformes termotolerantes, além de estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, ocorrem em solos, plantas ououtras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal.

    Portanto, a questão era passível de anulação.

    Ainda segundo definições da própria Res. Conama nº 357/05, a E. coli é a única espécie do grupo dos coliformes termotolerantes cujo habitat exclusivo é o intestino humano e de animais homeotérmicos, conforme você mencionou.

    Talvez a banca tenha querido mencionar especificamente a E. coli no enunciado, mas acabou confundindo as coisas.