SóProvas



Questões de Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água


ID
189385
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que diz respeito às doenças relacionadas com a água é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber porque a letra c está errada, se todas as doenças são de veiculação hídrica?!


  • Ingrid vc mesma respondeu sua pergunta, são de veiculação hídrica e não de origem hídrica como diz na alternativa.

  • Doenças de transmissão hídrica
    A água é um importante veículo de transmissão de doenças notadamente do aparelho intestinal. Os microorganismos patogênicos responsáveis por essas doenças atingem a água com os excretas de pessoas ou animais infectados, dando como conseqüências as denominadas “doenças de transmissão hídrica”.

    as doenças de transmissão hídrica podem ser ocasionadas por:

    - bactérias: febre tifóide, febres paratifóides, disenteria bacilar, cólera;
    - protozoários: amebíase ou disenteria amebiana;
    - vermes (helmintos) e larvas: esquistossomíase;
    - vírus: hepatite infecciosa e poliomielite.

    Doenças de origem hídrica

    Os quatro tipos de contaminantes tóxicos podem ser nos sistemas públicos de abastecimento de água são:
    - contaminantes naturais de uma água que esteve em contato com formação minerais venenosas;
    - contaminantes naturais de uma água na qual se desenvolveram determinadas colônias de microorganismos venenosos;
    - contaminantes introduzidos na água em virtude de certas obras hidráulicas defeituosas (principalmente tubos metálicos) ou de práticas inadequadas no tratamento da água;
    - contaminantes introduzidos nos cursos d´água por certos dejetos industriais.
    Fonte: Aula 2 - FEG/UNESP

  • São exemplos de doenças de transmissão hídricafebre tifoide, cólera, hepatite A, amebíase e esquistossomose.

     

    São exemplos de doenças de origem hídricasaturnismo e metamoglobinemia.

  • ATENÇÃO

    Origem hidrica é um contaminante q ta na água em excesso- e vai causar a doenca

    Transmissao hidrica é o agente etiologico que esta sendo carregado na água 

     

     a)entre as substâncias presentes na água implicadas em doenças de transmissão hídrica estão o chumbo e concentrações excessivas de nitrato humano. ORIGEM HIDRICA

     b)exemplos de doenças de transmissão hídrica são o saturnismo e a metemoglobinemia em crianças. ORIGEM HIDRICA

     c)exemplos de doenças de origem hídrica são febre tifóide, cólera, hepatite A, amebíase e esquitossomose. TRANSMISSAO HIDRICA

     d)os principais agentes etiológicos implicados em doenças de origem hídrica são bactérias, fungos, vírus, protozoários e helmintos. TRANSMISSAO HIDRICA 


ID
189400
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Entre as vantagens do uso do teste da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) para avaliação da qualidade da água pode-se mencionar:

Alternativas
Comentários
  • Não vou achar as referências pois está salvo no meu material de revisão, mas é provavelmente do Von Sperling.

    Vamos lá, a questão pede as vantagens do teste de DBO!

    a) Errado DBOu é DBO última, refere-se à análise de DBO em tempo prolongado, até a total estabilização da matéria orgânica, ao passo que a DBO5 é a análise para a estabilização em 5 dias somente. A taxa DBO5/DBOu gira em torno de 0,5 a 0,8 para esgotos domésticos e varia em função das características dos poluentes presentes (e não em função do despejo!)

    b) Errado Sim, pode, principalmente se houver muitos materiais tóxicos ou elevada matéria orgânica não-degradável. Por mais que seja uma afirmação verdadeira, não se enquadra como uma vantagem dessa análise.

    c) Errado Outra verdade, mas que não é a resposta. Toxicidade mata sim e inibe a ação dos microorganismos da análise, dificultando-a, mas novamente isso não seria uma vantagem

    d) Correto Esse é o principal objetivo dessa análise. Ela é feita para saber o quanto que o ambiente irá consumir o oxigênio dissolvido. Em estudos de corpos hídricos, sabendo a taxa de reaeração do meio, a DBO5 e a vazão do efluente e do afluente é o que basta para saber se o despejo do efluente irá ou não levar os níveis de oxigênio ao ponto crítico (em que afeta a sobrevivência do nécton (ictiofauna + zooplancton + bênticos)

    e) Errado A questão não cita especificamente que é o teste DBO5. A análise de DBO em si dura tempo indeterminado (não mais que 20 dias), e convencionou-se a adoção de 5 dias de período de incubação para facilitar


ID
189403
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O tratamento de água destinada ao abastecimento público pode atender a finalidades classificadas em higiênicas, estéticas e econômicas. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Higiênica: remoção de microrganismos, de substâncias tóxicas ou nocivas, redução do excesso de impurezas e de teores elevados de compostos orgânicos. Estética: correção de turbidez, cor, odor e sabor. Econômica: redução de corrosividade, dureza, cor, turbidez, ferro, manganês etc.


ID
189412
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Saneamento ambiental é definido como o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental para proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra E
     

    Justificativa
    Segue abaixo o conceito de Saneamento Ambiental segundo a FUNASA (2006).

    “O conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural.” (BRASIL, 2006).

    As demais alternativas estão incorretas pelas seguintes razões:
    a)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água, controle de doenças transmissíveis e obras especializadas;
    b)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e drenagem urbana;
    c)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e resíduos sólidos;
    d)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e aponta o tipo de estação  e formas exclusivas de tratamento da água, algo que não entra no mérito conceitual. O que esta implícito no conceito de saneamento ambiental, acerca da componente abastecimento de água, é o fato de que a água utilizada para abastecimento deverá atender aos padrões de potabilidade para consumo humano, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

ID
191500
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os seguintes indicadores de qualidade da água são diretamente relacionados:

Alternativas
Comentários
  • sério, gostaria de entender como que turbidez e sólidos dissolvidos não estão relacionados...

    A turbidez analisa a propagação da luz através de um líquido, e pode ser afetada por sólidos suspensos e sólidos dissolvidos... Para mim a questão deveria ser anulada!

  • Item A) A cloração da água que contém matéria orgânica dissolvida responsável pela cor pode gerar produtos potencialmente cancerígenos, como o trihalometanos. (Não há relação direta)

    Item C) Considero que a relação entre turbidez e sólidos dissolvidos seja direta, uma vez que a turbidez considera a penetração da luz no fluído (água ou efluente), sendo influenciada pelos sólidos dissolvidos. 

  • Turbidez está relacionada com sólidos em suspensão e não dissolvidos.

  • sólidos dissolvidos também influenciam na turbidez da água.

  • lternativa a. 

     

    A coloração da água contendo a MO dissolvida responsável pela cor pode gerar produtos potencialmente cancerígenos (trihalometanos, por exemplo, clorifórmio)

    Gente, o que garante a turbidez na água são os sólidos suspensos. O que interfere a passagem da luz através da água são sólidos suspensos e não os dissolvidos. Os dissolvidos podem alterar a cor, a turbidez não.

     


ID
191506
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A cloração feita nos processos convencionais de tratamento de água NÃO consegue inativar:

Alternativas
Comentários
  • A cloração representa um benefício indiscutível à saúde humana, uma vez que o cloro é um desinfetante comum capaz de destruir e/ou inativar a maioria dos organismos patogênicos transmitidos pela água . Sabe-se, porém que os processos convencionais de tratamento da água não são totalmente eficientes para certos parasitas, como os protozoários Cryptosporidium e Giardia , que possuem (oo)cistos resistentes aos processos de cloração e ao aumento de temperatura, permanecendo viáveis por muito tempo no ambiente. 

    Letra e)


ID
191545
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

NÃO é mecanismo de coagulação da água a

Alternativas
Comentários
  • O processo de flotação é utilizado para separar partículas sólidas e/ou líquidas presentes numa fase líquida. O flotador por ar dissolvido pode ser usado como pré-tratamento para sistemas secundários, biológicos ou como tratamento final, para a redução de DBO, DQO, óleos, graxas e sólidos suspensos.

    O sistema de flotação por ar dissolvido se baseia no contato e na aderência das micro-bolhas de ar com as partículas do efluente, diminuindo sua densidade e promovendo seu arraste para a superfície líquida do tanque.

    A flotação pode ser utilizada no tratamento de água e de esgoto, no tratamento de água é utilizado posteriormente as etapas de coagulação e floculação. No tratamento de esgoto é utilizado como pré-tratamento para remoção de Remoção de Gorduras, SST e particulados grosseiros (DBO insolúvel) e no pós-tratamento para remoção de Remoção de nutrientes (Amônia -NH3 e Fósforo – P), algas, cor, SST e turbidez.

  • Compressão da dupla camada

    Quando um eletrólito indiferente (sais como o cloreto de sódio, que não sofrem reações de hidrólise e de adsorção) de carga contrária à partícula é colocado em meio aquoso, ocorre um aumento da concentração de íons na água; o volume da camada difusa precisa diminuir para que se mantenha a eletroneutralidade da partícula. Dessa forma, as forças de repulsão entre os colóides diminuem de tal modo que as forças atrativas de Van der Waals se tornem dominantes. Em outras palavras, concentrações elevadas de íons positivos e negativos na água provocam um acréscimo de íons na camada difusa, que para manter-se eletricamente neutra tem seu volume reduzido, eliminando a estabilização eletrostática, e com isso, menor será a esfera de influência do potencial de repulsão da partícula. Exemplo típico desse mecanismo ocorre quando águas doces com força iônica pequena misturam-se à água do mar, promovendo a formação de depósitos nas desembocaduras.
    Coagular significa reduzir o potencial zeta a tal forma que se consiga a união de partículas coloidais.

    Adsorção e neutralização de cargas

    No mecanismo de adsorção e neutralização de cargas, após a adição do coagulante, ocorre a hidrólise dos íons metálicos e subseqüente adsorção das espécies hidrolisadas, geralmente de carga positiva, na superfície dos colóides, levando a sua desestabilização. Para grandes concentrações de coagulantes ocorre a reestabilização, isto é, os colóides se tornam carregados positivamente pelo excesso de coagulante.

    Varredura

    Dependendo da quantidade de coagulante adicionada, do pH da mistura, e da concentração de alguns tipos de colóides na água, poderá ocorrer a formação de precipitados do tipo Al(OH)3 ou Fe(OH)3 (Hidróxidos Metálicos). O mecanismo de varredura é o mais utilizado em ETA’s convencionais, onde existe a floculação e a sedimentação, devido à maior faixa de abrangência de pH, levando também a uma maior facilidade de operação.

    a utilização de sais de alumínio ou sais de ferro na coagulação, os mecanismos mais importantes são o da adsorção-neutralização de cargas e o da varredura, porém, os flocos com a varredura são maiores e sedimentam mais facilmente.

     Adsorção e formação de pontes

    O mecanismo de adsorção e formação de pontes é devido à adição de polímeros naturais ou sintéticos como agentes coagulantes. Os polímeros podem ser classificados de acordo com a sua carga em polímeros de carga positiva.

    (catiônico) , negativa (aniônico) ou neutra (não iônicos), e de acordo com o seu peso molecular em polímeros de alto, médio ou baixo peso molecular.


ID
231481
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A qualidade da água para consumo humano, de acordo com a Portaria n.º 518/04 do Ministério da Saúde, deve atender, entre outros, aos seguintes parâmetros analíticos:

I. cloro;

II. turbidez, cor e pH.

III. coliformes e flúor.

Está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • questão ultrapassada

  • Muito elementar, no entanto, quando envolve o conhecimento não consideramos ultrapassada.


ID
540673
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos indicadores adotados por órgãos públicos de saneamento ambiental é o IQA (Índice de Qualidade das Águas), que incorpora nove variáveis consideradas relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a sua utilização para abastecimento público. Três das nove variáveis utilizadas nesse cálculo são:

Alternativas
Comentários
  • Indice de Qualidade das Águas (IQA) : temperatura d’água, pH, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes fecais, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total e turbidez; 

    Parâmetros que avaliam a presença de substâncias tóxicas (teste de mutagenicidade, potencial de formação de trihalometanos, cádmio, chumbo, cromo total, mercúrio e níquel); e 

     Parâmetros que afetam a qualidade organoléptica  da água (fenóis, ferro, manganês, alumínio, cobre e zinco). 


ID
762088
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ter sido anulada.
    A assertiva D também está correta, já que a disposição em aterro sanitário realmente evita a poluição das águas subterrâneas por chorume.
    Quando o texto especifica aterro sanitário, entende-se que se trata de uma obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública. Um dos principais itens de um aterro sanitário é a impermeabilização da sua base, justamente para o que o chorume não contamine o solo e lençol freático.
  • acho que a leitura tem que ser sequenciada: A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, POIS a conservação adequada dos solos pela manutenção da vegetação original, por exemplo, minimiza o assoreamento dos corpos de água., E portanto a letra A está correta.


  • Também entendo que a questão possui duas assertivas: A e D.


  • Gente, a alternativa d fala que a disposição em aterro sanitário IMPEDE a poluição da água subterrânea. Isso por si só não irá impedir. Pra que essa poluição  seja controlada, deve haver um eficiente controle da drenagem do churume para seu tratamento. 

  • Porque o ADPF é descumprimento de preceito fundamental, muito mais abrangente que a inconstitucionalidade.

  • Resolvi a questão com a leitura em sequência do enunciado com cada alternativa, como comentado pela colega Ana Beatriz Silva. Assim:

    A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a

    A) A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a conservação adequada dos solos pela manutenção da vegetação original, por exemplo, minimiza o assoreamento dos corpos de água. Correto

    B) A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a deposição de compostos fosfatados, característicos de poluição atmosférica, leva à eutrofização dos corpos de água. Errado. Compostos fosfatados são característicos de compostos orgânicos e não poluição atmosférica como afirma a alternativa.

    C) A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a decomposição dos resíduos sólidos inorgânicos leva à queda do oxigênio dissolvido na água, prejudicando a biota. Errado. É a decomposição de resíduos sólidos orgânicos e não inorgânicos como afirma a alternativa que leva à queda de oxigênio dissolvido na água.

    D) A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a disposição de resíduos sólidos em aterros sanitários impede a poluição da água subterrânea por chorume. Errado. A deposição de resíduos sólidos em aterros sanitários causa a poluição da água subterrânea por chorume e não impede conforme afirma a alternativa.

    E) A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a poluição atmosférica pode resultar em chuva ácida, cujo pH é neutralizado quando atinge os corpos de água. Errado. Pode ser que haja neutralização do PH na diluição do corpo hídrico. No entanto, na ocorrência de chuva ácida, há queda no PH dos corpos hídricos causando, inclusive mortandade de peixes.

    Espero ter ajudado


ID
939565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação aos padrões de potabilidade da água para consumo humano, particularmente aos padrões de efluentes, os valores de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) e DQO (demanda química de oxigênio) são importantes para o conhecimento das características de cada efluente a ser tratado. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Para atender aos requisitos de potabilidade, conforme regulamentação, a água deve ser desinfetada com ozônio ou ultravioleta. Nesses casos, é desnecessária a cloração posterior dessa água.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a portaria 2914/2011:

    Art. 35º. No caso do uso de ozônio ou radiação ultravioleta como desinfetante, deverá ser adicionado cloro ou dióxido de cloro, de forma a manter residual mínimo no sistema de distribuição (reservatório e rede), de acordo com as disposições do art. 34 desta Portaria.

    Art. 36º. Para a utilização de outro agente desinfetante, além dos citados nesta Portaria, deve-se consultar o Ministério da Saúde, por intermédio da SVS/MS.

  • ERRADA.

    Em qualquer caso DEVE ter adição de cloro para desinfecção da água.

  • Por isso que o povo bota logo e o cloro direto!
  • fugindo a exigeência legal e tendo um olhar de "bom-senso":

     

    Se eu desinfetar aqui, o caminho que a água recém-desinfetada irá percorrer está desinfetado? Muito difídil. Tubos, podem estar sujos, pode, ainda, haver uma zona de pressão negativa e uma junta mal-vedada succionar lençol fretático contaminado e ...

  • O cloro tem o efeito de desinfecão residual, que age nas tubulações caso a água posso sofrer algum tipo de contaminação da ETA para as residências.


ID
1119013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca do controle de poluição ambiental.


Um dos métodos que vêm sendo utilizados atualmente no tratamento de água para consumo humano consiste no uso de coagulantes e(ou) auxiliares de coagulação de origem orgânica que, aliado ao processo de filtragem, incrementa significativamente o processo do tratamento de água.

Alternativas
Comentários
  • Coagulantes orgânicos: Polímeros/Polieletrólitos

  • Certo essa dai ta tudo ok!
  • Estação de Tratamento de Água É instalada quando a água bruta utilizada por uma população, especialmente nas grandes cidades, é imprópria para o consumo humano. ✓ A remoção de material particulado, bactérias e algas; ✓ Remoção da matéria orgânica dissolvida; ✓ Remoção ou destruição de organismos patogênicos.

    Coagulação → Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água.

    -Floculação → Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas.

    A agitação da água vai diminuindo gradualmente, de forma a possibilitar a formação dos flocos e esses não serem destruídos pela agitação intensa da água nem se depositarem no fundo por uma agitação muito lenta

    Decantação → Na decantação se verifica a deposição de matéria em suspensão, pela ação da gravidade

    Filtração → passagem da água por substâncias porosas capazes de reter e remover algumas de suas impurezas

    – Desinfecção → Eliminação dos micro-organismos não eliminados nas etapas anteriores.

    CESPE - 2013 - MPU - Analista - Engenharia Ambiental

    A maior parte das substâncias orgânicas que causam sabor, odor, cor e toxidade à água pode ser adsorvida em carvão ativado, em pó ou granulado, durante o tratamento da água.

    CERTO

    A última etapa de processo físico de tratamento da água nas estações convencionais é a filtração, após a qual são feitos a desinfecção final e o ajuste do pH.(CERTO)


ID
1119022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca do controle de poluição ambiental.


O conceito de qualidade da água é resultante de fenômenos naturais e de atividades antrópicas que se relacionam com suas propriedades intrínsecas de solvente e sua capacidade de transportar partículas.

Alternativas
Comentários
  • gambá correto


ID
1119031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do saneamento ambiental.

Os corpos d’água devem ser canalizados ou submetidos a obras de retificação e de recobrimento, pois as águas urbanas são consideradas indesejadas por serem altamente degradadas.

Alternativas
Comentários
  • Essa está estranha, discordo do gabarito. Vejam o que encontrei:

     

    A canalização dos cursos d'água é procedimento comum nos centros urbanos, desde a segunda metade do século 20. Entretanto, sempre que possível, deve ser evitada, já que a retificação do rio e a aplicação de revestimento liso, como concreto, aumentam a velocidade de escoamento da água.

     

    A canalização ainda é um "mal necessário" em muitas situações, já que em áreas urbanas há grande impermeabilização do solo, o que aumenta o volume da água que vai para o córrego, durante as chuvas. "Isso faz com que seja preciso aumentar a capacidade de vazão do córrego, tornando necessária a canalização."

     

    http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/4/canalizacao-de-corregos-220140-1.aspx

  • Camila Essa e mais uma obra que tem seu lado positivo e negativo vc pegou o negativo! Quando se trata de urbano tende a saber que quanto menos contato tivermos com a agua melhos entao algumas coisas tem que ser feitas como aumentar a vazao e proteguer o solo dessa agua! Abracos!
  • Também discordo do gabarito.

  • tucci tem um artigo definindo aguas urbanas, foi de la que o cespe tirou isso ai...

    (não da pra colar aqui, procurem: Aguas urbanas, Tucci)

  • ACredito que esteja esse gabarito pela data da prova... Por ser um conhecimento, por assim dizer, mais ultrapassado, já que a 'doutrina' atual diz sobre a retenção de detenção de águas

  • Gabarito: certo.

    As águas urbanas englobam o sistema de abastecimento de água e esgotos sanitários, a drenagem urbana e as inundações ribeirinhas, a gestão dos sólidos totais, tendo como metas a saúde e conservação ambiental.

    Fonte: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10295/11943


ID
1119040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do saneamento ambiental.

O sistema de abastecimento de água de uma região pode ser dividido em duas etapas: a produção de água, que engloba a captação e os processos para tornar a água adequada ao uso humano, e sua distribuição.

Alternativas
Comentários
  • Produção de água? pode isso arnaldo???

    Queria saber também como se produz água.

     

  • Concordo com Jefferson, o termo 'produção' não foi bem aplicado nessa questão. Em minha percepção, inclusive, seria mais coerente dividir o sistema de abastecimento de água nas etapas de captação, tratamento e distribuição.

  • famosa questão de quem estudou erra.


ID
1174705
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Portaria MS nº 2.914, de 12/12/2011, dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Nessa Portaria, são definidas competências e responsabilidades para diversos órgãos governamentais.

Segundo esse instrumento legal, compete à Fundação Nacional de Saúde (Funasa)

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Portaria 2914/2011:

    Alternativa a) CORRETA Art. 9º. Compete à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) apoiar as ações de controle da qualidade da água para consumo humano proveniente de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água para consumo humano, em seu âmbito de atuação, conforme os critérios e parâmetros estabelecidos nesta Portaria.

    Alternativa b) INCORRETA Art. 7º. Compete à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS):

    I - promover e acompanhar a vigilância da qualidade da água para consumo humano, em articulação com as Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e respectivos responsáveis pelo controle da qualidade da água;

    Alternativa c) INCORRETA Art. 7º. Compete à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS):

    II - estabelecer ações especificadas no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA);

    Alternativa d) INCORRETA Art. 10º. Compete à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exercer a vigilância da qualidade da água nas áreas de portos, aeroportos e passagens de fronteiras terrestres, conforme os critérios e parâmetros estabelecidos nesta Portaria, bem como diretrizes específicas pertinentes.

    Alternativa e) INCORRETA Art. 7º. Compete à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS):

    V - estabelecer prioridades, objetivos, metas e indicadores de vigilância da qualidade da água para consumo humano a serem pactuados na Comissão Intergestores Tripartite;

  • Achei legal para associação nesta questão observar que todas as ações que envolverem "VIGILÂNCIA", serão desenvolvidas pela Secretaria de VIGILÂNCIA em Saúde, exceto quando relacionado à abastecimento indígena e portos, aeroportos e fronteiras, onde serão elaboradas pela Secretaria Especial de Saúde Indigena e ANVISA respectivamente. O restante, ou seja, o apoio as ações CONTROLE da qualidade da água, é realizado pela FUNASA.


ID
1367221
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A água pode ser um veículo de transmissão de doenças pelo carreamento de substâncias químicas e radioativas. Um desses casos é o envenenamento causado pelo chumbo, conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Saturnismo: Saturnismo ou plumbismo refere-se a intoxicação por chumbo de um organismo



ID
1368583
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Índice de Qualidade da Água (IQA) é utilizado para se monitorar a qualidade da água e inclui os seguintes parâmetros:

Alternativas
Comentários
  • Ao todo são 9 os parâmetros que compõem o IQA, a saber:

     

     - temperatura d’água, pH, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes fecais, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total e turbidez; 


ID
1413064
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Coliformes fecais são utilizados como indicadores biológicos da qualidade das águas porque

Alternativas
Comentários
  • Resposta errada.

    Bactérias dos gêneros Klebsiella, Enterobacter e Citrobacter que são consideradas como coliformes fecais  não são exclusivamente encontradas em material fecal, somente a E. coli  é exclusivamente de origem fecal.


  • A) B) INCORRETA. 

    As bactérias usadas como indicadores de poluição da água por matéria fecal são os coliformes fecais, que vivem normalmete no organismo humano e no dos demais animais de sangue quente, existindo em grande quantidade nas fezes. Embora não sejam patogênicas, a presença dessas bactérias na água indica que ela recebeu matéria fecal e pode, portanto, conter microorganismos patogênicos, uma vez que no intestino, junto dos coliformes, podem ser liberados também diversas espécies de organismos patogênicos (ex: lombrigas, giárdias, solitárias...). 

    C) INCORRETA. Os coliformes têm MENOR resistência ao meio aquático ou tratamento pelo cloro do que aluns vermes e vírus. Assim,cuidados especiais devem ser adotados no tratamento de águas que recebem esgotos de origem doméstica, com o objetivo de controlar esses microorganismos. 

    D) CORRETA. 

    Existem em grande número na matéria fecal e não existem em nenhum outro tipo de matéria orgânica poluente; por conseguinte, são indicadores específicos de matéria fecal. 

    E) INCORRETA. 

    Os coliformes fecais indicam que pode haver na água outros organismos patogênicos, pois os coliformes vivem no intestino humano e no dos demais animais de sangue quente, onde pode existir outros organismos patogênicos. Mas os coliformes fecais não carregam esses organismos. Podem indicar a presença deles. 

     

     

     

  • Conama 357/05 (nas alterações posteriores desta resolução não é abordado o termo.)

    coliformes termotolerantes: bactérias gram-negativas, em forma de bacilos, oxidase-negativas, caracterizadas pela atividade da enzima β-galactosidase. Podem crescer em meios contendo agentes tenso-ativos e fermentar a lactose nas temperaturas de 44º - 45ºC, com produção de ácido, gás e aldeído. Além de estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, ocorrem em solos, plantas ou outras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal;

     

    Geralmente, denominamos de coliformes fecais um grupo de bactérias encontrado no intestino de homens e animais, entretanto, algumas bactérias pertencentes a esse grupo não são encontradas em fezes, como afirmado na resolução da CONAMA. Sendo assim, o melhor termo a se adotar é coliformes termotolerantes. <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/coliformes-fecais.htm>  consultado 13/09/18

  • Estratégia Concursos:

    Antigamente, os chamados coliformes fecais muitas vezes eram utilizados para designar exclusivamente matéria fecal e acho que por isso a banca considerou a alternativa D como correta.

    Todavia, hoje em dia, o termo mais adequado é "coliformes termotolerantes" que incluem bactérias de origem fecal ou não. Segundo definição da Res. Conama nº 357/05, por exemplo, os coliformes termotolerantes, além de estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, ocorrem em solos, plantas ououtras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal.

    Portanto, a questão era passível de anulação.

    Ainda segundo definições da própria Res. Conama nº 357/05, a E. coli é a única espécie do grupo dos coliformes termotolerantes cujo habitat exclusivo é o intestino humano e de animais homeotérmicos, conforme você mencionou.

    Talvez a banca tenha querido mencionar especificamente a E. coli no enunciado, mas acabou confundindo as coisas.


ID
1422616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à hidrologia, julgue o item a seguir.

Os volumes de sedimentos transportados por um curso de água podem ser determinados por medições das descargas sólidas por arraste e em suspensão, amostragem de material do leito do curso de água e levantamentos topobatimétricos.

Alternativas
Comentários
  • Através do levantamento topobatimétrico da área de influência de um reservatório de água, independentemente de qual seja o seu uso, é possível determinar o mapeamento do leito e margens, identificar os locais onde ocorrem processos de erosão ou assoreamento dentro do reservatório, estimativa dos volumes erodidos e assoreados, diferenças entre perfis transversais para monitoramento dos processos de erosão e sedimentação. 


ID
1422628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de poluentes ambientais.

A maior parte das substâncias orgânicas que causam sabor, odor, cor e toxidade à água pode ser adsorvida em carvão ativado, em pó ou granulado, durante o tratamento da água.

Alternativas
Comentários
  • certo !

    O carvão ativado possui características adsortivas, que ocorre devido a adesão de moléculas ou partículas do adsorvente e do adsorvato a uma superfície ou o preenchimento de poros em um sólido (diferente da absorção que é feita no volume). No caso do carvão ativado, essa adsorção é seletiva, favorecendo ligações apolares sobre substâncias polares. Os menores poros atraem proteínas, remédios, líquidos, gases, impurezas e outros compostos para dentro da matriz do carbono e essas impurezas ficam retidas no carvão e depois são adsorvidas. Comparado com outros adsorventes comerciais, o carvão ativado tem um amplo espectro de atividade de adsorção, estabilidade física, química excelente e a facilidade de produção a partir de materiais facilmente disponíveis.

    http://www.revistatae.com.br/noticiaInt.asp?id=4922

  • CERTO

    O carvão ativado (CA) é o adsorvente mais utilizado no tratamento de águas de abastecimento. O CA pode adsorver uma grande variedade de compostos que geram odor e gosto à água de consumo.

    FONTE: Engenharia ambiental: Conceitos, Tecnologia e Gestão. Calijuri, M. C.


ID
1422721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere a meio ambiente e saúde, julgue o item a seguir.

É de responsabilidade exclusiva da gestão ambiental do município a realização de todos os monitoramentos para verificação da qualidade da água para consumo humano.

Alternativas
Comentários
  • Monitoramento da água é de responsabilidade do órgão de saúde (faz principalmente o planejamento deste) órgãos ambientais regionais e da empresa prestadora de serviços de saneamento 


ID
1429003
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Portaria n.º 518 do Ministério da Saúde, de 25 de março de 2004, estabelece, entre outros, procedimentos relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano. Assinale a alternativa que não apresenta corretamente um padrão da água definido por essa portaria.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Portaria nº 2.914 / 2011 do Ministério da Saúde:


    "Art. 15. Compete ao responsável pelo fornecimento de água para consumo humano por meio de veículo transportador:

    (...)

    IV - assegurar que a água fornecida contenha um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L; e

    (...)

    Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria.

    § 1º Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L."


  • Gab. B

    B) Teor MÍNIMO de cloro residual = 0,2 mg/L

    Teor MÁXIMO de cloro residual = 2,0 mg/L

  • A letra A tb não estaria correta?

    Art. 38. Os níveis de triagem que conferem potabilidade da água do ponto de vista radiológico são valores de concentração de atividade que não excedem 0,5 Bq/L para atividade alfa total e 1Bq/L para beta total.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

    Com a revogação da Portaria 518, e agora vigorando a Portaria de Consolidação 5, o valor para o parâmetro alfa passou a ser 0,5 Bq/L.


ID
1572037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação aos padrões de classificação e às características químicas e isotópicas das águas subterrâneas, julgue o item que se segue.

                                       parâmetros                     amostra analisada
                                         Σ cátions                              10,20 mEq/L
                                         Σ ânios                                    9,8 mEq/L
                            condutividade elétrica                   4,430,00 μS/cm 



Alternativas

ID
1572079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes aos mecanismos de transporte de contaminantes em meios porosos.


Quando o processo de sorção é muito lento em relação à velocidade de fluxo da água no meio poroso, o soluto atinge uma condição de equilíbrio com a fase sorvida. 


Alternativas

ID
1572082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes aos mecanismos de transporte de contaminantes em meios porosos.


No processo de advecção, a água dos vazios contendo soluto escoa sob a ação de um gradiente hidráulico, carregando consigo partículas de soluto.


Alternativas
Comentários
  • Está CERTA esta questão. "A advecção pode ser considerada um fluxo químico causado por um gradiente hidráulico: a água dos vazios contendo soluto escoa sob a ação de um gradiente hidráulico e carrega consigo partículas de soluto" Boscov 2008


ID
1572085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes aos mecanismos de transporte de contaminantes em meios porosos.


A dispersão mecânica é o processo dominante no espalhamento do traçador em condição estática ou de baixa velocidade.


Alternativas
Comentários
  • dispersão mecânica: Este fenômeno causa um espalhamento do poluente devido às variações de velocidade do fluido dentro do meio poroso (Nobre, 1987).

    FONTE: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/5462/5462_3.PDF

  • não há dispersão em situação estática

ID
1572097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos processos de sorção observáveis no transporte de contaminantes, julgue os item que se segue.



A sorção geralmente é considerada nos modelos matemáticos de transporte de poluentes como instantânea e irreversível.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    De maneira geral, a retenção de agrotóxicos no solo é caracterizada pelos processos de sorção e dessorção, que tendem a limitar a taxa de biodegradação, a lixiviação e outros processos relacionados à dissipação desses compostos no ambiente. O processo de sorção refere-se à habilidade do solo em reter essas moléculas diminuindo sua disponibilidade em solução e, portanto, evitando que ele se mova na matriz do solo. Já a reversibilidade da sorção é denominada dessorção, ou seja, a liberação das moléculas sorvidas às superfícies das partículas de solo para a solução (Oliveira Júnior & Regitano, 2009). 

    Fonte: https://www.scielo.br/j/rbeaa/a/ccB7g3HLPqxKb5Gd35BjNhr/?lang=pt&format=pdf#:~:text=A%20sor%C3%A7%C3%A3o%20e%20dessor%C3%A7%C3%A3o%20de,seu%20destino%20ambiental%20e%20biodisponibilidade.&text=Observou%2Dse%20baixa%20reten%C3%A7%C3%A3o%20de,para%20os%20sistemas%20de%20manejo.

  • as questões Q524030 Q524029 são iguais com gabaritos diferentes. a sorção não é irreversível
  • A sorção é reversível, mas é considerada irreversível para simplificar modelos de transporte de solutos em solo.


ID
1572100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos processos de sorção observáveis no transporte de contaminantes, julgue o item que se segue.


A capacidade de sorção das partículas de argila diminui com o aumento da quantidade de soluto sorvido, até que um limite máximo de soluto sorvido seja atingido.


Alternativas

ID
1572124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando que as análises físico-químicas e bacteriológicas para fins de caracterização da qualidade das águas naturais representam a resposta das interações entre os recursos hídricos e o meio, julgue o item seguinte.


A constatação de valores de pH de águas naturais inferiores aos padrões estabelecidos nas normas legais indica ocorrência de poluição decorrente de atividade humana.


Alternativas
Comentários
  • As águas da Amazônia apresentam pH ácidos, diferentes dos padrões estabelecidos. E isso ocorre naturalmente, ou seja, questão errada.

  • Estratégia Concursos:

    No caso em tela, parece que o erro consiste no fato de que simplesmente não há uma relação de causalidade entre o pH baixo de um corpo hídrico e a presença de poluição decorrente de atividade humana. Águas residuárias de uma indústria com altos teores de bases, por exemplo, causam poluição que aumenta o pH das águas.

    Ainda que isso não fosse verdade, haveria que se considerar que as águas podem naturalmente ter pH baixo, o que também não coaduna com a afirmativa.

  • complementando o colega Gardenio:

     

    a acidez natural é por causa carga de matéria orgânica da serrapilheira. Matéria orgânica possui ácido húmico e ácido fúlvico


ID
1572127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando que as análises físico-químicas e bacteriológicas para fins de caracterização da qualidade das águas naturais representam a resposta das interações entre os recursos hídricos e o meio, julgue o item seguinte.


A presença de Fe2+ em águas subterrâneas é indicativa de reduzido valor de potencial de oxirredução.


Alternativas
Comentários
  • pra que uma oxirredução aconteça é preciso ter três elemenots indispensáveis: dois eletrodos (+ e -) e o meio eletrolítico (água, nesse caso). Isso já quer dizer muita coisa, significa que, solos com muito Fe²+, ou são secos, ou são impermeáveis e não aerados

     

    reduzir é transformar o elemento com carga em elemento sem carga. A questão acerta ao dizer que solos com muito Fe livre, não possuem potencial oxirredutivos

  • Na verdade a questão não fala sobre a presença de Fe no solo, e sim na água subterrânea. Na minha interpretação, a presença de Fe2+ assinala a ausência de Oxigênio suficiente para equilibrar sua concentração, e por consequência, há pouco agente oxidante (oxigênio), dificultando a possibilidade de reações de oxirredução.


ID
1572130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando que as análises físico-químicas e bacteriológicas para fins de caracterização da qualidade das águas naturais representam a resposta das interações entre os recursos hídricos e o meio, julgue o item seguinte.



Em águas naturais com pH variando de 6,5 a 7,5, a alcalinidade é representada por hidróxidos e carbonatos.

Alternativas
Comentários
  • Nessa variação de pH, a alcalinidade é representada somente por bicarbonatos

    http://www.ctec.ufal.br/professor/elca/Alcalinidade.QA2.2008.pdf

  • ph = 4,4 a 8,3 --> Bicarbonatos [CO3(-2)]

    pH = 8,3 a 9,4 --> Carbonatos [HCO3(-)] e Bicarbonatos

    pH > 9,4 --> Carbonatos e Hidroxidos (OH-)


ID
1572133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando que as análises físico-químicas e bacteriológicas para fins de caracterização da qualidade das águas naturais representam a resposta das interações entre os recursos hídricos e o meio, julgue o item seguinte.


No monitoramento de águas subterrâneas e superficiais, a elevação da concentração de nitrato indica a existência de fontes de contaminação antrópica recentes e localizadas próximo aos pontos de monitoramento.


Alternativas
Comentários
  • Porque é errado? 

    O contaminante inorgânico de maior preocupação em águas subterrâneas é o íon nitrato, NO3-, que normalmente ocorre em aqüíferos de zonas rurais e suburbanas. O nitrato em águas subterrâneas origina-se principalmente de quatro fontes: aplicação de fertilizantes com nitrogênio, bem como inorgânicos e de esterco animal, em plantações; cultivo do solo; esgoto humano depositado em sistemas sépticos e deposição atmosférica (BAIRD; CANN, 2011).


  • A forma predominante do nitrogênio num corpo hídrico pode fornecer informações sobre o estágio da poluição (poluição recente está associada ao nitrogênio na forma orgânica ou de amônia, enquanto uma poluição mais remota está associada ao nitrogênio na forma de nitrato).

  • no ciclo do nitrogenio ocorre a oxidacao da amonia para nitrito e depois oxidacao do nitrito para o nitrato, portanto o contaminante nitrato so é encontrado distante do ponto de contanimacao. no ponto da contaminacao encontra-se nitrogenio amoniacal e organico (formas reduzidas).  

  • questão interessante. Por isso que gosto dessa banca, ela tira situações reais pra você interpretar

     

    ela tá errada

     

    porque o NO³- que tá aparecendo no ensaio químico pode ser de água que naturalmente veio de horizontes semi-superficiais. Esse nitrogênio tá ali por causa de bactérias naturais do solo. Agora, ninguém vai colocar um cano de descarga de um carro no solo ¬¬, nem adubar com NO³- (adubar com nitrato, falando de equilíbrio químico, é atrapalhar as bactérias a nutrificar o solo) assim, sim, poderíamos considerar como antrópico.

     

    os abudos químicos à base de N são, em sua maioria, NH³ (amônia). Se fosse achado esse N orgânico na amostra, sim, poderíamos dizer que houve uma poluição antrópica implicada pelo excesso de adubação

     

     

  • A determinação da forma predominante do nitrogênio pode fornecer informações acerca do estágio de poluição do corpo hídrico:

    Poluição recente: predominância de nitrogênio orgânico e amoniacal;

    Poluição remota: predominância de nitrito e nitrato.

    Em tese, à medida que aumenta o tempo e a distância da fonte poluidora, as formas de nitrogênio predominante são:

    N-orgânico > N-amoniacal > Nitrito > Nitrato


ID
1572136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando que as análises físico-químicas e bacteriológicas para fins de caracterização da qualidade das águas naturais representam a resposta das interações entre os recursos hídricos e o meio, julgue o item seguinte.


Devido à maior interação com a litologia, as águas subterrâneas profundas apresentam maior variação sazonal hidroquímica do que as águas freáticas.


Alternativas
Comentários
  • Para os parâmetros observados o oxigênio dissolvido apresentou destacada variação sazonal diminuindo de forma mais acentuada de acordo com a profundidade, e com a distância da nascente do rio. Dos elementos químicos analisados observamos que o cloreto e o nitrato foram os que mostraram maior variação sazonal tanto vertical quanto longitudinalmente. 

    fonte: http://www.cavernas.org.br/anais34cbe/34cbe_089-100.pdf


ID
1608868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca do controle de poluição ambiental que envolve recursos hídricos, julgue o item a seguir.


As tecnologias de tratamento de água para consumo humano podem ser classificadas em dois grupos: com coagulação química e com coagulação física.

Alternativas
Comentários
  • Os processos de tratamento são reunidos em grupos distintos, a saber: processos físicos, processos químicos e processos biológicos

  • As tecnologias de tratamento de água podem ser classificadas em dois grupos: com coagulação química e sem coagulação química

  • Duas categorias.

    1) As convencionais, de ciclo completo

    2) As de filtração

  • Segundo Di Bernardo e Dantas (2005), as tecnologias de tratamento de água para consumo humanopodem ser resumidas em dois grupos, sem coagulação química e com coagulação química.


ID
1686472
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Dentre outros motivos, o parâmetro coliformes termotolerantes é utilizado como um dos principais indicadores de qualidade de água porque eles

Alternativas
Comentários
  • CONAMA 357/2005

    Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.



    XXIII - escherichia coli (E.Coli): bactéria pertencente à família Enterobacteriaceae caracterizada pela atividade da enzima β-glicuronidase. Produz indol a partir do aminoácido triptofano. É a única espécie do grupo dos coliformes termotolerantes cujo habitat exclusivo é o intestino humano e de animais homeotérmicos, onde ocorre em densidades elevadas;


  • D

    Coliformes termotolerantes

    As bactérias coliformes termotolerantes ocorrem no trato intestinal de animais de sangue quente e são indicadoras de poluição por esgotos domésticos. Elas não são patogênicas (não causam doenças) mas sua presença em grandes números indicam a possibilidade da existência de microorganismos patogênicos que são responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica (ex: desinteria bacilar, febre tifóide, cólera).


ID
1686475
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O padrão de potabilidade de água e o padrão de aceitação para consumo humano são definidos pela portaria MS N.º 518/2004.

Assim, uma amostra será considerada imprópria para consumo, se apresentar em seu resultado de análises

Alternativas
Comentários
  • Portaria revogada pela Portaria 2.914/2011, porém ambas tratam(vam) que o Parâmetro Físico Cor, para consumo humano, não deve ultrapassar o limite de 15uH Gab.: A
  • em complemento, as informações constam no ANEXO 10 DO ANEXO XX TABELA DE PADRÃO ORGANOLÉPTICO DE POTABILIDADE (Origem: PRT MS/GM 2914/2011, Anexo 10)

  • Em complemento aos amigos anteriores: A portaria alterou-se novamente, estamos na Portaria 888/21 e essa questão está muito desatualizada, contudo, ainda é boa para estudar. Leiam a nova e veja o que mudou.


ID
1701442
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

 Considere as afirmações propostas.

I. A quantidade de oxigênio dissolvida na água necessária para a decomposição da matéria orgânica é chamada de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).

II. Uma das primeiras formulações propostas na área de qualidade de água foi a da previsão do déficit de oxigênio dissolvido no caso de poluição por matéria orgânica biodegradável, conhecida como o Modelo de Streeter-Phelps.

III. Os corpos d'água apresentam um movimento próprio que transporta o poluente do seu ponto de dejeto para outras regiões, portanto, sua concentração varia no espaço e no tempo. O transporte é feito pelo campo de velocidade da água, sendo esse fenômeno denominado advecção.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. A quantidade de oxigênio dissolvida na água necessária para a decomposição da matéria orgânica (biodegradável) é chamada de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).

    Só faltou uma palavrinha para o gabarito ser E, né? 

    GAB: E 

  • II - O modelo matemático de qualidade da água pioneiro é o modelo de Streeter-Phelps, criado no ano de 1925 nos Estados Unidos, com o objetivo de avaliar o comportamento do oxigênio dissolvido, após o Rio Ohio ser atingido por uma carga poluente. De acordo com o modelo de Streeter-Phelps a concentração de oxigênio dissolvido num curso hídrico é dependente basicamente de dois fatores: consumo do oxigênio dissolvido pelos microorganismos aeróbios responsáveis pela oxidação da matéria orgânica presente no curso hídrico e entrada de oxigênio no meio aquático pelo processo de reaeração atmosférica.

  • Questão passível de anulação, pois nem toda matéria orgânica é biodegradável e a DBO estima somente a quantidade de oxigênio dissolvida na água necessária para a decomposição da matéria orgânica biodegradável.


ID
1812148
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere aos parâmetros químicos da análise da água, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

     

    O oxigênio dissolvido (OD) é indispensável aos organismos aeróbios.- Sem oxigênio não há respiração, logo é indispensável aos organismos aeróbios.

     

    Águas com baixos teores de OD indicam que receberam matéria orgânica.  - A matéria orgânica diminui o OD devido à ação das bactérias decompositoras, que se multiplicam devido ao aporte de matéria orgânica (mais comida = mais bactérias) e em sua respiração, consomem Oxigênio e liberam CO2.

  • Alternativas A e C ERRADAS: os conceitos estão invertidos

    Alternativa D ERRADA:

    Nitrogênio: pode estar presente na água sob várias formas, tais como nitrato, nitrito e amônia. Trata-se de um elemento essencial para o crescimento de algas, mas que pode acarretar o processo de eutrofização se em excesso.

    Alternativa E: ERRADA:

    Dureza: principalmente causada pela presença de íons alcalinos, como Ca2+ e Mg2+, além de outros metais. Uma alta dureza pode causar incrustações nas tubulações, também podendo ocasionar sabor salgado e efeitos laxativos à água


ID
1855786
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo a portaria do ministério da saúde nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, seção IV, artigo 13º ao responsável pelo sistema de abastecimento de água ou solução alternativa, cabe atuar com as “análises laboratoriais da água, em amostras provenientes das diversas partes dos sistemas e das soluções alternativas coletivas, conforme plano de amostragem estabelecido nesta portaria”. Essa portaria pretende garantir a qualidade da água consumida pela população, já que esse recurso vital, também pode ser fonte de intoxicações e de doenças.

Utilizando seus conhecimentos sobre tratamento e análises de água e dessa portaria marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    O tratamento de água depende do manancial em que a água bruta é coletada, que pode variar ao longo do tempo. Contudo a cloração que visa a eliminação de agentes patogênicos e a floculação, que visa a retirada de sabor e odor da água, são etapas obrigatórias do processo.

     

    gabarito

     

  • Discordo do gabarito. A floculação não é obrigatória em caso de mananciais subterrâneos, tampouco necessária. Na maioria dos casos, a desinfecção é mais que suficiente (observando os padrões para cloro residual e combinado). 

    Eu fico com a alternativa E. 

  • Essa banca IBEG é HORRÍVEL!

    Floculação processo OBRIGATÓRIO? Isso deve ser sacanagem. Em momento algum a alternativa disse que o manancial de captação era SUPERFICIAL (o que poderia corroborar com a alternativa).

    FIco feliz por ser a CS-UFG que fará o concurso da Saneago em 2018 pois, mesmo que seja fraca e de questões amplamente discutíveis, ainda possui mais renome que essa porcaria de IBEG.

     

    Enfim, Gab: D

  • Ué???

    Filtração em linha não é quando o manancial tem qualidade que permite suprimir, justamente, a floculação e decantação passando direto pros filtros depois da coagulação???

    AONDE floculação é etapa obrigatória do processo?

    A que me parece menos absurda, ainda que estranha, é a B.

  • dependendo do manancial a floculação não é obrigatória, discordo do gabarito.

    ficaria com a B

  • Procurei na 2914 e não encontrei a obrigatoriedade da Floculação, somente da cloração:

    Art. 24. Toda água para consumo humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração.

    Parágrafo único. As águas provenientes de manancial superficial devem ser submetidas a processo de filtração.

  • Nunca que a floculação é processo obrigatório. Questão muito mal elaborada...

  • Até onde eu sei, o processo de floculação não é obrigatório de acordo com a portaria.

  • Questão horrível!

    Floculação não é processo obrigatório, tendo em vista que águas de classe especial para abastecimento humano precisam apenas de desinfecção e correção do pH caso necesário.


ID
1855801
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O monitoramento da qualidade da água distribuída a população tem sido tema de debates em todo o mundo. No Brasil esse monitoramento pode ser iniciado no despejo de efluentes em um ribeirão que logo irá servir de manancial para a coleta de água de outra cidade. Os métodos de análises são padronizados por vários órgãos mundiais. Marque a opção correta sobre a qualidade da água e dos recursos hídricos.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de tubos múltiplos é a mais tradicional para a análise de coliformes (totais ou termotolerantesE.coli. Esta metodologia permite a quantificação por “número mais provável” (NMP) de microorganismos e é dividida em duas fases sucessivas, uma presuntiva e outra confirmativa. E esta ultima somente é realizada se houver crescimento positivo na etapa presuntiva.

    De acordo com o número de tubos positivos em cada uma das diluições e das fases utilizadas, determina-se o número mais provável (NMP), tendo como base tabelas estatísticas.

    Além disso, a quantificação “estatística”, através de um resultado que fornece uma quantidade de microorganismos “provavelmente” presente na amostra, que logicamente não é tão adequada quanto uma contagem direta de colônias, dadas em UFC (unidades formadoras de colônias). O resultado atribuído pela visualização de colônias formadas a partir do crescimento de microorganismos sobre a membrana incubada, será sempre mais confiável e reprodutível que o método de NMP.

    Resumindo, a técnica de coliformes em tubos tem também múltiplos manuseios e meios a serem preparados e o resultado é “provável”. Então para quem precisa de mais precisão ou quer mais agilidade há outras opções mais adequadas.


ID
1894885
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Aragoiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os bioindicadores mais utilizados para a qualidade da água são aqueles capazes de diferenciar entre oscilações naturais e estresses antrópicos. Os bioindicadores Macroinvertebrados Bentônicos são mais utilizados por que:

Alternativas
Comentários
  • Bioindicadores são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas cuja presença, abundância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental. Os bioindicadores são importantes para correlacionar com um determinado fator antrópico  ou um fator natural com potencial impactante, representando importante ferramenta na avaliação da integridade ecológica (condição de “saúde” de uma área, definida pela comparação da estrutura e função de uma comunidade biológica entre uma área impactada e áreas de referência).

               Os bioindicadores mais utilizados são aqueles capazes de diferenciar entre oscilações naturais (p.ex. mudanças fenológicas, ciclos sazonais de chuva e seca) e estresses antrópicos.

     

     Os macroinvertebrados bentônicos têm sido amplamente utilizados como bioindicadores de qualidade de água e saúde de ecossistemas por apresentarem as seguintes características:

     

    · Ciclos de vida longo, comparando-se com os organismos do plâncton que em geral tem ciclos de vida em torno de horas, dias, 1 ou 2 semanas; os macroinvertebrados bentônicos podem viver entre semanas, meses e mesmo mais de 1 ano, caracterizando-se como "organismos sentinelas";

     

    · Em geral, são organismos grandes (maiores que 125 ou 250 µm), sésseis ou de pouca mobilidade, ou seja, são relativamente sedentários e mais fáceis de serem amostrados do que os organismos nectônicos, como os peixes;

     

    · Fácil amostragem, com custos relativamente baixos;

     

    · Elevada diversidade taxonômica e de identificação relativamente fácil (ao nível de família e alguns gêneros);

     

    · Organismos sensíveis a diferentes concentrações de poluentes no meio, fornecendo ampla faixa de respostas frente a diferentes níveis de contaminação ambiental.

     

    FONTE: http://labs.icb.ufmg.br/benthos/index_arquivos/Page1631.htm


ID
1998772
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Maturéia - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre a portaria N° 2.914, marque a alternativa CERTA.

Alternativas
Comentários
  • Portaria MS Nº 2914 DE 12/12/2011:

    "Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade."


ID
2003716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Alguns parâmetros físicos, químicos e biológicos são utilizados para caracterizar a qualidade da água e indicar possíveis contaminações dos corpos d’água. A respeito dos indicadores de qualidade de água, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A cor é geralmente um indicador da presença de metais (Fe, Mn), húmus (matéria orgânica oriunda da degradação de matéria de origem vegetal), plâncton (conjunto de plantas e animais microscópicos em suspensão nas águas) dentre outras substâncias dissolvidas na água.

    A turbidez é uma medida do espalhamento de luz produzido pela presença de partículas coloidais ou em suspensão e é expressa como unidade nefelométrica de turbidez.

     

  • a) correto, basta lebrar do ciclo do nitrogênio e verifcar que a estabilização gera em cada faze um dos compostos citados.

    b) errado, pois cor é material dissolvido e tubidez que é material em suspensão.

    c) errado, a clorifila-a é um padrão da Resoluçõa 357 do CONAMA.

    d) errado, valores altos indicam que a demanda biológica é maior que a química, logo mais biodegradavel.

    e) errado, E.coli é um indicador da Resoluçõo 357 do CONAMA.

  • Segundo BRAILE e CAVALCANTI (1979), para esgotos domésticos brutos, a relação DQO/DBO5 se enquadra na faixa de 1,7 a 2,4. Com relação aos esgotos industriais, a relação varia numa faixa mais ampla, e desta relação, tira-se algumas conclusões sobre a biodegradabilidade dos despejos e do método de tratamento a ser empregado:


    - relação DQO/DBO5 baixa: < 2,5:

    A fração de biodegradável é elevada;

    Indicação para tratamento biológico;

     

    - relação DQO/DBO5 intermediária: 2,5 ≤ 3,5

    A fração de biodegradável não é elevada;

    Estudo de tratabilidade para verificar viabilidade do tratamento;


    - relação DQO/DBO5 elevada: > 3,5 ou 4.

    A fração inerte (não biodegradável) é elevada;

    Possível indicação para tratamento físico-químico;


  • Segundo Von Sperling (1996): "A importância do fósforo associa-se principalmente aos seguintes aspectos: - o fósforo é um nutriente essencial para o crescimento dos microrganismos responsáveis pela estabilização da matéria orgânica. [...]"

    As algas produzidas pela alta disponibilidade de fósforo são responsáveis pela estabilização de matéria orgânica.

    Item A


ID
2105284
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A legislação federal vigente sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade é:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que a Portaria do MS 2914/2011 foi TOTALMENTE REVOGADA pela Portaria de Consolidação Nº 5/2017

  • SIM E ONDE ESTÁ A PARTE DO DECRETO????????????

  • Desculpe, mas não concordo com o professor, muito menos com o gabarito da banca. Veja que a lei complementar é para definir as áreas de atuação e LEI ESPECÍFICA AUTORIZA a criação de fundação. Pode até ser que a forma de criação dessa Fundação seja por lei ou por decreto, mas em nenhum momento essa redação dá a entender que a Lei Complementar vai autorizar isso..

  • Lei complementar é para definir áreas de atuação.

  • Portaria atual, de 2021, Portaria 888/21.


ID
2105293
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A caracterização das águas subterrâneas é essencial para estabelecer a referência de sua qualidade, a fim de viabilizar o seu enquadramento em classes. Neste sentido, o enquadramento das águas subterrâneas dar-se-á de acordo com as normas e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos − CNRH e Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, observadas as diretrizes ambientais previstas na Resolução CONAMA nº 396/2008. Assim, em referência a resolução citada, é correto afirmar que o enquadramento das águas subterrâneas nas classes será efetuado com base nos usos preponderantes 

Alternativas
Comentários
  • Art. 28. O enquadramento das águas subterrâneas dar-se-á de acordo com as normas e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH e Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, observadas as diretrizes ambientais apresentadas neste Capítulo. Parágrafo único. De acordo com esta Resolução, o enquadramento das águas subterrâneas nas classes será efetuado com base nos usos preponderantes mais restritivos atuais ou pretendidos, exceto para a Classe 4, para a qual deverá prevalecer o uso menos restritivo.

  • Lembrando que a classificação é em ordem de MAIOR QUALIDADE e USOS ATUAIS/ PRETENDIDOS MAIS EXIGENTES da primeira para a última: Classe 1, Classe 2, Classe 3, Classe 4 e Classe 5. Portanto as três primeiras levam em conta os usos mais restritivos e a Classe 4 leva em conta os usos menos restritos.


ID
2139274
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A qualidade da água fornecida à população é de suma importância para a manutenção da saúde humana e diminuição das doenças de veiculação hídrica.
É INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA No - 379, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011

    Art. 27. A água potável deve estar em conformidade com padrão microbiológico, conforme disposto no Anexo I e demais disposições desta Portaria.

    § 1º No controle da qualidade da água, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, mesmo em ensaios presuntivos, ações corretivas devem ser adotadas e novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios.

    § 2º Nos sistemas de distribuição, as novas amostras devem incluir no mínimo uma recoleta no ponto onde foi constatado o resultado positivo para coliformes totais e duas amostras extras, sendo uma à montante e outra à jusante do local da recoleta.

    § 3º Para verificação do percentual mensal das amostras com resultados positivos de coliformes totais, as recoletas não devem ser consideradas no cálculo.

    § 4º O resultado negativo para coliformes totais das recoletas não anula o resultado originalmente positivo no cálculo dos percentuais de amostras com resultado positivo.

    § 5º Na proporção de amostras com resultado positivo admitidas mensalmente para coliformes totais no sistema de distribuição, expressa no Anexo I a esta Portaria, não são tolerados resultados positivos que ocorram em recoleta, nos termos do § 1º deste artigo.

    § 6º Quando o padrão microbiológico estabelecido no Anexo I a esta Portaria for violado, os responsáveis pelos sistemas e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água para consumo humano devem informar à autoridade de saúde pública as medidas corretivas tomadas.

    § 7º Quando houver interpretação duvidosa nas reações típicas dos ensaios analíticos na determinação de coliformes totais e Escherichia coli, deve-se fazer a recoleta

  • engraçado pq essa portaria não é pedida no edital, pq ela caiu? será que tem tal informação em outra legislação?

  • Gabarito - D

    Portaria de Consolidação nº 5 - MS 

    CAPÍTULO V

    DO PADRÃO DE POTABILIDADE

    (Origem: PRT MS/GM 2914/2011, CAPÍTU LO V)

    § 2º Nos sistemas de distribuição, as novas amostras devem incluir no mínimo uma recoleta no ponto onde foi constatado o resultado positivo para coliformes totais e duas amostras extras, sendo uma à montante e outra à jusante do local da recoleta. (Origem: PRT MS/GM 2914/2011, Art. 27, § 2º)

  • Se houver má-fé, não há prazo decadencial para a anulação.

  • Gente, havia lido a letra da norma e identifiquei que a alternativa D estava incorreta mas, fiquei em dúvida com a alternativa E pois nunca ouvi falar sobre recomendação para inclusão de monitoramento de vírus entéricos no(s) ponto(s) de captação de água ....

  • Portaria 2.914/2011, Art. 29. Recomenda-se a inclusão de monitoramento de vírus entéricos no(s) ponto(s) de captação de água proveniente(s) de manancial(is) superficial(is) de abastecimento, com o objetivo de subsidiar estudos de avaliação de risco microbiológico.


ID
2165239
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O índice de qualidade das águas (IQA) foi desenvolvido pela National Sanitation Foundation, dos Estados Unidos, em 1970. Em 1975, este índice foi adaptado pela Companhia Ambiental do estado de São Paulo, sendo atualmente o índice mais utilizado no Brasil. O IQA avalia a qualidade da água para o abastecimento público após o tratamento convencional e seus resultados devem ser interpretados levando em consideração este uso da água. Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros que compõe o IQA.

Alternativas
Comentários
  • A partir de um estudo realizado em 1970 pela “National Sanitation Foundation” dos Estados Unidos, a CETESB adaptou e desenvolveu o IQA – Índice de Qualidade das Águas que incorpora nove variáveis consideradas relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a sua utilização para abastecimento público.

    - Coliformes Fecais, DBO, pH, Nitrogênio total, Fósforo Total, Temperatura, Turbidez, Resíduo Total, Oxigênio Dissolvido.

     

    http://aguasinteriores.cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/32/2013/11/02.pdf


ID
2191093
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos principais agentes de contenção de patógenos na água é o cloro residual livre. Porém, este mesmo cloro residual que contém a função de desinfetante, pode ser causador de transtornos à saúde da população por isso é regulado de acordo com a Portaria n° 2.914/2011 para além de servir como desinfetante não ser, em excesso, causador de problemas a saúde dos usuários da água tratada. Seu limite máximo é de

Alternativas
Comentários
  • Resposta : 5,0 mg/l

    Segundo o documento de perguntas e resposta do ministerio da Saude sobre a Portaria 2914,

    Os valores diferentes (0,2, 2,0 e 5,0 mg/L) têm significados e importâncias distintas. O valor estabelecido no Artigo 34° (0,2 mg/L de cloro residual livre) se refere ao residual mínimo de cloro que deve estar presente na água no sistema de distribuição (reservatório e rede) para garantir a potabilidade da água durante a sua distribuição. O valor da Tabela do anexo VII(2,0 mg/L) trata do Valor Máximo Permitido (VMP) para essa substância, acima do qual ofereceria riscos à saúde da população. Se uma amostra de água apresenta uma concentração de cloro residual livre superior a 5,0 mg/L, ela não atende ao padrão de potabilidade. Além disso, o Artigo 39° recomenda que a concentração de Cloro Residual Livre (CRL) na rede de distribuição não seja superior a 2,0 mg/L,como transcrito a seguir.

    Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X desta Portaria.

    § 1º Recomenda -se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a9,5.

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L

  • A resposta não seria 2,0 mg/L? Como Luis comentou.. 5,0 já estaria fora dos padrões de potabilidade. Alguem pode me explicar melhor?

  • Eu procurei aqui nos arquivos que eu tinha de tratamento mas não consegui achar nada que explicasse isso.

    O que parece, pelo texto do MS, é que o máximo que se permite durante a distribuição é 2,0 mg/L, o tal do VMP. Acima de 5,0 mg/L torna a água não potável, então uma amostra com, por exemplo, 3,0 mg/L não é permitida na distribuição mas ainda assim ela é considerada potável. Eu fico pensando que, se a gente conseguisse fazer um tratamento em casa, que não passasse pela distribuição, e o resultado fosse 4,0 mg/L estaria td certo pq ela seria considerada potável e não teria passado pela distribuição com mais de 2,0 mg/L. (???)

    Em termos práticos, isso é bem estranho mas em termos de conceito e definição da portaria pode ter essa diferença.

  • O grande problema é que na portaria 2914/2011 não esta explicito no texto lei este valor da resposta!

    Os únicos valores expressos para cloro são de no mínimo de 0,2mg/l e 2mg/l no sistema de distribuição (Art. 34) e 0,5mgl de residual livre (Art. 15, IV).

  • Penso que a confusão foi criada pelo fato da questão não deixar claro se quer o valor do cloro na rede. Pois logo após o sistema de desinfecção, o valor máximo permitido é de 5mg/L... O que acham?

  • Existem vários limites estabelecidos para o teor de cloro residual livre no Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5. Como a questão fala transtornos causados à saúde da população, a resposta é valor que está no Anexo 7 do Anexo XX (Anexo 7 este que foi retirado da antiga Portaria 2914). Esse anexo trata do "Padrão de potabilidade para substâncias químicas que representam risco à saúde". O VMP para o Cloro Residual livre relacionado ao risco à saúde é de 5 mg/L. Realmente, não está escrito de forma expressa, é apenas um valor numa tabela.

    Outras passagens da portaria que determinam valores de cloro residual livre:

    Art. 15. Compete ao responsável pelo fornecimento de água para consumo humano por

    meio de veículo transportador:

    IV - assegurar que a água fornecida contenha um teor mínimo de cloro residual livre de

    0,5 mg/L;

    Art. 34. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2

    mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do

    sistema de distribuição (reservatório e rede)

    Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de

    potabilidade expresso no Anexo 10 do Anexo XX

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do

    sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.


ID
2191162
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as afirmações sobre o Índice de Qualidade das Águas − IQA.

I. O valor do IQA é um número expresso de 0 a 10.

II. Os parâmetros de qualidade da Água, segundo o IQA, são: oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, DBO 5,20, temperatura da água, nitrogênio total, fósforo total, turbidez, resíduo total.

III. Dentre os parâmetros de maior peso do IQA estão o oxigênio dissolvido e coliformes termotolerantes.

IV. Os valores do IQA são classificados em faixas, cujo critério é o mesmo em todo o território nacional.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O valor do IQA é um número expresso de 0 a 100.

     

    Os valores de IQA são classificados em faixas, mas variam dependendo do Estado da Federação.

  • Lembrando que o IQA avalia, quantitativamente, águas brutas por meio de uma equação de curva ótima, cada parâmetro variando de 0 a 100.

    Os parâmetros percentences ao índice são nove: DBO, OD, turbidez, sólidos totais, pH, coliformes termotolerantes, temperatura, nitrogênio e fósforo.

  • - Os valores do índice de qualidade das águas é expresso de 0 a 100, e não até 10.

    - O índice de qualidade das águas aumentou a quantidade de parâmetros que classificam a água como de qualidade. Os parâmetros atuais são: oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, DBO 5,20, temperatura da água, nitrogênio total, fósforo total, turbidez, resíduo total.

    - Os parâmetros que têm mais peso, os que estão mais presentes, são o Oxigênio e coliformes termotolerantes.

    - Os valores do IQA realmente são estabelecidos por faixas, mas não é um padrão para o Brasil todo. Cada Estado da federação pode estabelecer uma faixa diferente.

    Somente as afirmativas II e III estão corretas. 

  • Com relação aos parâmetros e à fórmula de cálculo do IQA, também existem diferenças entre as unidades da Federação. No Rio Grande do Sul foi retirado o parâmetro temperatura do cálculo do IQA. Alguns estados (ex.: Amapá, Minas Gerais e Mato Grosso) utilizam os parâmetros fosfato total e nitrato total. Outros estados (ex.: Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul) utilizam o fosfato total e o nitrogênio total, e os Estados de São Paulo e Paraná utilizam o fósforo total e o nitrogênio total.

    Fone:


ID
2200747
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com parágrafo 2° do Artigo 39 da Portaria n° 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde, recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre, por litro, em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    ART. 39 § 2º - Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.

  • Portaria MS 2.914/2011, diz o seguinte:

    Art. 39, § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L e o teor mínimo de 0,2mg/L

    Obs.: NÃO confundir os teores descritos na referida Portaria!

    Gab: C


ID
2200750
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com as tabelas de padrão de turbidez para água pós-filtração ou pré-desinfecção, que constam nos ANEXOS II e III da Portaria n° 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde, o valor máximo permitido para turbidez em uT (Unidade de Turbidez) no tratamento de água, utilizando filtração rápida (tratamento direto ou filtração direta), vigente no ano de 2016 é de

Alternativas
Comentários
  • Art. 30: 

    § 2° O valor máximo permitido (VMP) de 0,5 uT para água filtrada por filtração rápida (tratamento completo ou filtração direta), assim como o valor máximo permitido de 1,0 uT para água filtrada por filtração lenta, estabelecidos no Anexo II desta Portaria, deverão ser atingidos conforme as metas progressivas definidas no Anexo III desta Portaria.

    .

    Tratamento da água -   -   -   -   -   -   VMP (1)

    Desinfecção (para águas subterrâneas) -   -   -   -   -   -   1,0 uT (2) em 95% das amostras

    Filtração rápida (tratamento completo ou filtração direta) -   -   -   -   -   -   0,5 (3) uT (2) em 95% das amostras

    Filtração lenta -   -   -   -   -   -   1,0 (3) uT (2) em 95% das amostras

    .

    NOTAS:

    (1) Valor Máximo Permitido.

    (2) Unidade de Turbidez.

    (3) Este valor deve atender ao padrão de turbidez de acordo com o especificado no § 2º do art. 30.

  • Esta portaria foi Revogada.


ID
2313652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item subsequente, que versa sobre usos e qualidade da água.


A classificação dos cursos de água estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) tem como objetivo compatibilizar a qualidade da água na natureza com seus usos preponderantes.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo.

     

    Resolução CONAMA No 357/2005 Art.3° As águas doces, salobras e salinas do Território Nacional são classificadas, segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes, em treze classes de qualidade.


ID
2313664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo a Resolução CONAMA n.º 1/1986 e suas alterações, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente dependerá de elaboração do estudo de impacto ambiental e do respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente e do IBAMA, em caráter supletivo.

Com base nessa norma, julgue o item que se segue.

Para a implantação de sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitários urbanos, necessária para redução da poluição dos recursos hídricos, são dispensados o estudo de impacto ambiental e o licenciamento ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 2º - Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental – EIA e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:

    V - Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos sanitários;

     

    A norma não faz distinção entre o tipo de esgoto ou a finalidade do serviço, ela apenas determina a elaboração do EIA.

  • Anoxo I - ATIVIDADES OU EMPREENDIMENTOS SUJEITAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL, logo sujeitos à elaboração do EIA/RIMA

    Serviços de utilidade:

    - estações de tratamento de água;

    - interceptores, emissários, estação elevatória e tratamento de esgoto sanitário.

  • quando saber se determinada coisa precisa de licença ambiental? Quando essa coisa:

     

    1) for usar recursos naturais, explorá-los ou manejá-los;

    2) for uma atividade definitivamente degradadora do meio ambiente;

    3) for uma atividade potencialemtne (pode ou não) poluente

     

    acho que só isso resume várias resoluções e leis

     

    um emissário/tronco coletor de esgoto, enquandra nas três, principalmente na terceira

     

    já os estudos de impacto ambiental eu memorizo neste mnemônico: ELE E CEO EX C PAS P QQ kkk ( ele é seu ex, vc passa por qualquer)

    onde:


    ELE - energia elétrica, em casos de geração maiores de 10 MW ou linhas de transmissão maiores de 230 KV;
    E - estradas rodoviárias, hidroviárias e aeroportuárias;
    C - condutores de vasão em massa, como minerodutos, gasodutos, emissários/coletores-tronco de esgoto, oleodutos;
    E - extração de minerais e combustíveis fósseis;
    O - obras hidráulicas como: barragens, sanemaneto, tranposição de bacias, irrigação;
    EX - extração de lenha ou madeira para áreas maiores de 100 ha ou áreas ambientalmente sensíveis;
    C - complexos industriais, como siderurgia, petroquímicos, cloroquímicos e agroquímicos, destilarias de álcool e Zonas Estritamente Industriais;
    P - projetos urbanísticos (acima de 100 ha ou áreas ambientalmente sensíveis) ou agropecuários (acima de 1 000 ha ou áreas ambientalmente sensíveis);
    AS - aterros sanitários e gerenciamento resíduos perigosos (lembrando que perigosos pode ser: corrosivos, patogênicos, inflamáveis ou tóxicos);
    P - portos de PPM (petróleo, produtos químicos e minérios);
    Q - qualquer atividade que usa carvão mineral acima de 10 t/dia;
    Q - qualquer atividade que cause dano ao patrimônio espeleológico (cavernas subterrâneas, que são mais frequentes em bacias sedimentades e em solos ricos em calcário)

     


ID
2349904
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na água, normalmente, são encontrados diversos componentes que têm sua origem no próprio meio ambiente ou decorrente da atividade humana. Dessa forma são utilizados alguns parâmetros para melhor caracterizá-la.
Dos parâmetros apresentados, aquele que se refere a um parâmetro essencialmente físico, é

Alternativas
Comentários
  • Parâmetros Físicos: Temperatura, Cor, Sabor e Odor, Sólidos, Turbidez e Condutividade Elétrica Gab: B

ID
2389042
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São equipamentos empregados para efetuar a determinação dos níveis de inclinação de uma superfície em relação ao horizonte, determinar os níveis de oxigênio dissolvido na água e, indiretamente, a concentração de íons H3 O+ na água, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Um ácido forte como HCl, se ioniza completamente em água dando origem ao íon hidrônio, H3O + ou simplesmente H+ . Uma base forte, como NaOH, é um composto iônico no estado sólido, e a dissolução em água envolve a simples separação dos íons pré-existentes, dando origem ao íon hidroxila, OH . O processo de ionização dos ácidos fortes e de dissociação das bases fortes inibe a autoionização da água. Isso se deve ao fato de que, quando um ácido ou uma base se ioniza ou se dissocia em água, fornece, respectivamente, mais íons H3O + ou OH para o sistema. De acordo com o princípio de Le Chatelier, aumentando a concentração dos produtos, o sistema tende a responder a essa perturbação, deslocando o equilíbrio para a formação de mais reagentes. Vejamos um exemplo: Imagine que temos um recipiente com água. 2 H2O ⇌ H3O + + OH

    GAB: B

  • Clinômetro - Equipamento manual para medir a inclinação de uma superfície plana em relação ao horizonte.

    Oxímetro - instrumento que determina o nível de oxigênio dissolvido na água.

    PHmetro - Instrumento utilizado para determinar a relação de equilíbrio entre ions (H+ e OH)

    (O condutivímetro é um instrumento para medir a condutividade de determinada amostra de água)

    (Decibelímetro é um instrumento para medir pressão sonora)

    ( Instrumento GPS é utensílio usado para posicionamento na superfície da Terra)

     

    GAB: B


ID
2494819
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma série de doenças podem ser associadas à água em decorrência de contaminação por excretas humanas ou de outros animais.

A opção que indica a associação correta entre a doença relacionada com a água e a sua respectiva forma de contágio é:

Alternativas
Comentários
  • As doenças de transmissão hídrica são aquelas em que a água atua como veículo do agente infeccioso enquanto as doenças de origem hídrica são aquelas causadas por determinadas substâncias químicas, orgânicas ou inorgânicas, presentes na água em concentrações inadequadas, em geral superiores às especificadas nos padrões para águas de consumo humano.

     

    São exemplos de doenças de transmissão hídrica: febre tifoide, cólera, hepatite A, amebíase e esquistossomose.

     

    São exemplos de doenças de origem hídrica: saturnismo e metemoglobinemia.

  • a febre tifoide também é uma doença associada a água.


ID
2494855
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, que trata de padrões de potabilidade, recomenda que o teor máximo de cloro residual livre, em qualquer ponto do sistema de abastecimento de água, é

Alternativas
Comentários
  • Portaria MS 2.914/2011, diz o seguinte:

    Art. 39, § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L e o teor mínimo de 0,2mg/L

    Obs.: NÃO confundir os teores descritos na referida Portaria!

    Gab: C

  • Gab. A

    O teor máximo é 2mg/L

  • Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria.

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.


ID
2507956
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A água potável deve estar em conformidade com o padrão microbiológico de acordo com a Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Analise as afrmativas abaixo e assinale a alternativa correta em relação ao padrão de potabilidade da água segundo essa portaria.


I. Quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios.

II. O resultado negativo para coliformes totais das recoletas anula o resultado originalmente positivo no cálculo dos percentuais de amostras com resultado positivo.

III. Quando for identificada média geométrica anual maior ou igual a 1.000 Escherichia coli / 100mL (mililitros), deve-se realizar monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captação de água.

IV. Quando houver interpretação duvidosa nas reações típicas dos ensaios analíticos na determinação de coliformes totais e Escherichia coli, deve-se fazer a recoleta

Alternativas
Comentários
  • II- O resultado negativo para coliformes totais das recoletas NÃO anula o resultado originalmente positivo no cálculo dos percentuais de amostras com resultado positivo.

    Gabarito: C


ID
2546497
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No estudo para a captação, em fontes de água subterrânea, o rendimento específico é determinado pela razão entre:

Alternativas
Comentários
  • nao sei o que [e rendimento especifico, mas se [e rendimento tem que ser uma razao com unidades iguais

    letra c

  • "O rendimento específico de um solo (ou rocha) pode ser definido como a proporção do volume de água que, depois de saturado, é drenado por gravidade em relação a seu volume total.  No caso de um aquífero freático, a água é realmente drenada dos vazios quando o nível freático tem um rebaixamento."




    Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24815/24815_3.PDF

  • A questão trata de conhecimentos sobre a captação de águas subterrâneas e pede o conceito de rendimento específico.

     

    Primeiramente, rendimento específico é um parâmetro dado em porcentagem que remonta a quantidade de água livre que escoa no aquífero submetida a ação da gravidade. Ou seja, é definido como a razão do volume de água que escoará por gravidade após o solo estar saturado e o volume total de água no solo.

     

    Alternativa A – Errado. Como vimos, rendimento específico é razão do volume de água que escoará por gravidade após o solo estar saturado e o volume total de água no solo.

    Alternativa B – Errado. Conforme explicação da alternativa A.

    Alternativa C – Certo.

    Alternativa D – Errado. Conforme explicação da alternativa A.

    Alternativa E – Errado. Conforme explicação da alternativa A.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
2553610
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São parâmetros que conformam o índice de qualidade da água (IQA):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

     

    Parâmetros de Qualidade da Água do IQA e respectivo peso.

    Oxigênio dissolvido 

    Coliformes termotolerantes

    Potencial hidrogeniônico - pH

    Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO5,20

    Temperatura da água

    Nitrogênio total

    Fósforo total

    Turbidez

    Resíduo total

     

    Fonte: http://portalpnqa.ana.gov.br/indicadores-indice-aguas.aspx

     


ID
2553616
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sendo o uso do solo de uma bacia hidrográfica predominantemente de piscicultura, pode-se esperar no corpo de água a presença de concentrações elevadas de

Alternativas
Comentários
  • As microcistinas (MICYSTs) são heptapeptídeos cíclicos, sintetizáveis por diferentes gêneros de cianobactérias, como: Microcystis, Oscillatoria e Anabaena, que, dependendo da concentração, podem contaminar águas destinadas ao consumo humano (provocando de diarréia à morte) e a produção de organismos aquáticos.

  • A produção de microcistinas é favorecida por fatores ambientais onde existe elevada concentração de nutrientes e luminosidade, fatores estes que se tornaram inevitáveis no atual ecossistema. A crescente eutroficação de água ocorre em ritmo acelerado, decorrente da poluição pela industrialização, lixo doméstico, práticas agrícolas, além da espoliação de recursos naturais. Com a finalidade de alertar a comunidade e despertar seu interesse, este trabalho discorre sobre microcistinas e fatores de risco - perspectivas de sua contaminação, objetivando ainda estabelecer medidas preventivas que minimizem a deterioração das águas.


ID
2553622
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Hepatotoxinas e neurotoxinas podem estar presentes em corpos de água

Alternativas

ID
2553745
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

É o estabelecimento da meta ou objetivo de qualidade da água a ser, obrigatoriamente, alcançado ou mantido em um segmento de corpo de água, de acordo com os usos preponderantes pretendidos, ao longo do tempo, segundo definição na Resolução n. 357, de 17 de março de 2005 do Conama, alterada pela resolução 410/2009 e pela 430/2011.


Esta é a definição de 

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:

    XX - enquadramento: estabelecimento da meta ou objetivo de qualidade da água (classe) a ser,
    obrigatoriamente, alcançado ou mantido em um segmento de corpo de água, de acordo com os usos
    preponderantes pretendidos, ao longo do tempo;

  • Classificação: Qualificação das águas doces, salobras e salinas em função dos usos preponderantes (sistema de classes de qualidade) atuais e futuros.

    Enquadramento: Estabelecimento da meta ou objetivo de qualidade da água (classe) a ser, obrigatoriamente, alcançado ou mantido em um segmento de corpo de água, de acordo com os usos preponderantes pretendidos, ao longo do tempo

    Fonte: Art 2º Resolução CONAMA Nº357/2005

    Alternativa Correta: Letra C

  • controle de qualidade da água: conjunto de medidas operacionais que visa avaliar a melhoria e a conservação da qualidade da água estabelecida para o corpo de água;

     monitoramento: medição ou verificação de parâmetros de qualidade e quantidade de água, que pode ser contínua ou periódica, utilizada para acompanhamento da condição e controle da qualidade do corpo de água


ID
2589463
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No Brasil, adotam-se metodologias analíticas para determinação dos parâmetros da potabilidade da água, com referência na portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011. O atendimento prevê o que ocorre em vários países e também em relação às pesquisas e estudos no Brasil. Assinale a alternativa que não indica um desses órgãos.

Alternativas
Comentários
  • OIT

     

  • OMS -  Organização Mundial da ou de Saúde é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. O diretor-geral é, desde julho de 2017, o etíope Tedros Adhanom. Wikipédia

    ISO - A Organização Internacional de Normalização, popularmente conhecida como ISO é uma entidade que congrega os grémios de padronização/normalização de 204 países. Wikipédia

    OIT - A Organização Internacional do Trabalho é uma agência multilateral da Organização das Nações Unidas, especializada nas questões do trabalho, especialmente no que se refere ao cumprimento das normas internacionais. Wikipédia

    ABNT - A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940. 


ID
2589466
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde e as boas práticas na área de saneamento determinam a obrigatoriedade de se manter em qualquer ponto na rede de distribuição a concentração de determinados compostos. A seguir, são descritos alguns desses compostos.


I. A concentração mínima de cloro residual livre deve ser de 0,2 mg/l.

II. Recomenda-se que o teor máximo seja de 0,8 mg/l de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento.

III. Os principais produtos utilizados no tratamento são: hipoclorito de cálcio, cal clorada, hipoclorito de sódio e cloro gasoso.


Das afirmativas apresentadas, estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • I. A concentração mínima de cloro residual livre deve ser de 0,2 mg/l.  (CERTO)

     

    Art. 34. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede): 

                                       0,2 mg/L de cloro residual livre ou

                                       2 mg/L de cloro residual combinado ou

                                       0,2 mg/L de dióxido de cloro

     

    CUIDADO!!!!  O Art. 15 apresenta outra concentração mínima para cloro residual livre

              Compete ao responsável pelo fornecimento de água para consumo humano por meio de veículo transportador

              IV - assegurar que a água fornecida contenha um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L

     

     

    II. Recomenda-se que o teor máximo seja de 0,8 mg/l de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento. (ERRADO)

       Art. 15

      IV - assegurar que a água fornecida contenha um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L

     

     

    III. Os principais produtos utilizados no tratamento são: hipoclorito de cálcio, cal clorada, hipoclorito de sódio e cloro gasoso. (CERTO)

     

  • O motivo da afirmação II estar errada:

    Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo 10 do Anexo XX .

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.


ID
2589478
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Ministério da Saúde determina por meio de portarias e leis o teor máximo de substâncias na água para que ela seja potável. Dessas substâncias, muitas apresentam elevados riscos à saúde humana e animal. 

A substância selênio é um dos parâmetros que podem ser medidos e ele faz parte dos(as):

Alternativas
Comentários
  • Selênio faz parte do grupo das substâncias inorgânicas

  • D


ID
2589481
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Ministério da Saúde determina por meio de portarias e leis o teor máximo de substâncias na água para que ela seja potável. Dessas substâncias, muitas apresentam elevados riscos à saúde humana e animal. 

A substância microcistina é um dos parâmetros que podem ser medidos e ela faz parte dos(as):

Alternativas
Comentários
  • As microcistinas (MCs) constituem uma família de cianotoxinas, que são hepatotóxicas e produzidas por diversos gêneros de cianobactérias.

  • pena que niguem ve os agrotoxicos


ID
2660209
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A turbidez pode ser causada, por exemplo, pela presença de areia, argila e micro-organismos, e sua medida é um importante parâmetro para avaliação das características físicas da água.


Um meio simples de determinar a turbidez da água é através do(a)

Alternativas
Comentários
  •  

    Para se medir a transparência da água usamos o Disco de Secchi, que é um disco pintado com faixas pretas e brancas intercaladas, com cerca de 20-30 cm de diâmetro, suspenso por uma corda graduada em centímetros.

    A leitura é feita mergulhando o disco de “Secchi” até não ser possível vê-lo pela perpendicular, anotamos a profundidade e multiplicamos por dois.Exemplo: Se, ao afundarmos o disco de “Secchi”, ele se torna invisível com 50 cm é porque a luz está chegando até 100 cm (a luz desceu 50 cm até o disco e voltou mais 50 cm até atingir nossos olhos).

  • A cromatografia é uma das mais importantes técnicas atuais para a separação e quantificação de compostos voláteis ou semi-voláteis com características físico-químicas muito semelhantes em misturas complexas. Basicamente, trata-se da separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma fase estacionária (líquido ou sólido) e uma fase móvel (líquido ou gás)

    Pegador de sedimento tipo Van Veen é um amostrador qualitativo para coletar amostras pouco perturbadas em fundos moles ou levemente duros em qualquer profundidade.

    Garrafa de Van Dorn vertical para coleta de amostras estratificadas. Esse equipamento permite a coleta de amostras na superfície e em diferentes profundidades para estudo dos fatores abióticos. As Garrafas de Coleta são construídas em PVC rígido. As extremidades são conectadas por um resistente tubo de látex. Ao alcançar a profundidade desejada de água, as tampas das extremidades são fechadas por um mensageiro.

     


ID
2695057
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em vários países da América Latina e Caribe, as gastroenterites e as doenças diarreicas figuram entre as dez principais causas de mortalidade, sendo responsáveis por cerca de 200.000 mortes ao ano, sem incluir as causadas pela febre tifoide e hepatite e outras similares (FUNASA. Manual de Saneamento. p. 21, 22). Para abordar esses problemas, a Opas (1998), por meio do Programa Marco de Atenção ao Meio Ambiente, propõe medidas de controle e vigilância a serem empreendidas por sistemas locais de saúde que permitam uma gestão correta da água, cujos objetivos específicos são:

1. Estabelecer uma vigilância contínua da qualidade das águas de abastecimento.
2. Estabelecer um controle periódico dos lançamentos nos corpos d’água e nas fossas.
3. Estabelecer, quando necessário, um sistema de desinfecção de água nos domicílios.
4. Estabelecer um controle periódico da qualidade da água para irrigação de hortaliças.

Considerando os objetivos explicitados, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que as corretas sejam 1,3 e 4. A 2 deve estar errado por falar do controle periódico nas fossas. (ACHO)


ID
2695711
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quais são os métodos utilizados pelas estações de tratamento de água para a detecção e quantificação de ciano-toxinas nas amostras de água?

Alternativas
Comentários
  • c) bioensaio e CLAE (cromatografia líquida de alta eficiência)


ID
2695756
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O teor de gás carbônico livre na água deve ser controlado para evitar

Alternativas
Comentários
  • O gás carbônico dissolvido na água representa o ácido carbônico, através do seguinte equilíbrio químico:

     

    CO2 + H2O ↔ H2CO3

     

    A acidez é corrosiva.


ID
2695759
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O ensaio cometa pode ser utilizado para detecção de substâncias genotóxicas presentes na água pela análise de diferentes tipos de organismos aquáticos como os peixes e os anfibios. Esse ensaio é caracterizado pela

Alternativas
Comentários
  • a) Esse ensaio é caracterizado pela quantificação de fragmentos de DNA que migram para fora do nucleoide da célula durante a eletroforese.

  • Que prova ferrada!


ID
2695762
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Conforme anexo I da Portaria n. 2.914/2011, do Ministério da Saúde, a presença de coliformes totais

Alternativas
Comentários
  • b) é permitida em 5% de amostras mensais em sistemas de abastecimento para mais de 20 mil habitantes.

  • No sistema de distribuição (reservatórios e rede)

    Escherichia coli Ausência em 100 mL

    Coliformes totais (4)

    Sistemas ou soluções alternativas coletivas que abastecem menos de 20.000 habitantes

    Apenas uma amostra, entre as amostras examinadas no mês, poderá apresentar resultado positivo Sistemas

    Soluções alternativas coletivas que abastecem a partir de 20.000 habitantes

    Ausência em 100 mL em 95% das amostras examinadas no mês.

    Questão muito dificil!!!

  • Em sistemas ou soluções alternativas coletivas que abastecem a partir de 20.000 habitantes, é recomendado ausência em 100ml em 95% das amostras no mês.

    Ausência de 95%, portanto, é permitido 5% de presença de coliformes totais na água. 

    Gabarito: B

  • ANEXO I DA PORTARIA 2914: 2011- Sistemas ou soluções alternativas coletivas que abastecem a partir de 20.000 habitantes :Ausência em 100 mL em 95% das amostras examinadas no mês.

  • A questão ainda é válida pois não houve alteração mas lembrem-se: a 2914 não vale mais. Foi substituída pela PC5, anexo XX e, em 2021, pela Portaria 888


ID
2705176
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A medida da facilidade de uma água conduzir a corrente elétrica, estando diretamente ligada ao teor de sais dissolvidos sob a forma de íons, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D - Condutividade elétrica.

  • Para a condução de energia elétrica, é essencial ter condutividade elétrica. Sim, a água pode ter condutores elétricos. Veja, falou em corrente elétrica, só de olhar as alternativas você já consegue responder, e nem precisa ser especialista.

    Gabarito: D

  • Gabarito: letra D.

    A capacidade da água de conduzir uma corrente elétrica é denominada condutividade e depende da concentração dos íons presentes na solução: cátions e ânions. Depende também da temperatura e por isso essas medidas devem estar sempre associadas. 

    Fonte: https://www.cnpma.embrapa.br/projetos/ecoagua/eco/condu.html


ID
2705227
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para facilitar a interpretação das informações sobre a qualidade da água de forma abrangente e útil, foi desenvolvido Índice de Qualidade das Águas ( IQA), que incorpora nove parâmetros considerados relevantes para a avaliação da qualidade das águas.

Assinale a alternativa que não apresenta um parâmetro do IQA.

Alternativas
Comentários
  • Parametros de IQA: OD, col. termotolerantes, pH, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total, DBO, temperatura e turbidez.

  • Gabarito: letra B.

    Oxigênio dissolvido 

    Coliformes termotolerantes

    Potencial hidrogeniônico - pH

    Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO5,20

    Temperatura da água

    Nitrogênio total

    Fósforo total

    Turbidez

    Resíduo total

    Fonte: ana.gov.br


ID
2705692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a doença de vinculação hídrica e a padrões de potabilidade.


Após a desinfecção, a água deve conter uma concentração de cloro residual livre de 0,5 mg/L, e é obrigatória a manutenção de, no mínimo, 2 mg/L de cloro residual livre em qualquer ponto da rede de distribuição, exceto no reservatório. Recomenda-se que a cloração seja realizada com potencial hidrogeniônico (pH) inferior a 8,0 e tempo de contato mínimo de uma hora.

Alternativas
Comentários
  • Portaria 2.914

    Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria.

    § 1º Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.

  • Complementando:

    Art. 34. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).

    concentração mínima:  0,2 mg/L

    teor máximo em qualquer ponto do sistema de abastecimento: 2 mg/L

    PH: 6,0 a 9,5

    Corrigindo:

    Após a desinfecção, a água deve conter uma concentração de cloro residual livre de 0,2 mg/L, e é obrigatória a manutenção de, no MÁXIMO, 2 mg/L de cloro residual livre em qualquer ponto da rede de distribuição, inclusive no reservatório. Recomenda-se que a cloração seja realizada com potencial hidrogeniônico (pH) de 6,0 a 9,5.


ID
2705695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a doença de vinculação hídrica e a padrões de potabilidade.


Os protozoários transmitidos pela ingestão de água contaminada causam grande impacto socioeconômico e o controle desses precisa ser cuidadoso, pois são altamente resistentes à desinfecção, nas suas formas císticas.

Alternativas
Comentários
  • O processo de desinfeccao deve ser feito DEPOIS da filtração (retirar a turbidez), pois a desinfecção pode não ter efeito sobe os cistos.

    Em geral, em ordem crescente de resistência à cloração, apresentam-se as bactérias, os vírus, os protozoários e os helmintos, estes praticamente imunes. Adicionalmente, observa-se que os cistos de protozoários são bem mais resistentes que as bactérias e os vírus, bem como que as cloraminas (cloro combinado) são desinfetantes fracos.


ID
2705782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item, a respeito do tratamento e da qualidade da água para abastecimento público.


A utilização de mananciais de água subterrânea, como poços artesianos, para abastecimento público, tem a vantagem da pureza natural da água, que, nos termos da Portaria n.º 2.914/2011 do Ministério da Saúde, dispensa qualquer tratamento, até mesmo desinfecção, antes de ser distribuída à população.

Alternativas
Comentários
  • Portaria n.º 2.914/2011

    Art. 24. Toda água para consumo humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração.

    Art. 33. Os sistemas ou soluções alternativas coletivas de abastecimento de água supridas por manancial subterrâneo com ausência de contaminação por Escherichia coli devem realizar cloração da água mantendo o residual mínimo do sistema de distribuição (reservatório e rede), conforme as disposições contidas no art. 34 a esta Portaria.

    § 1° Quando o manancial subterrâneo apresentar contaminação por Escherichia coli, no controle do processo de desinfecção da água, devem ser observados os valores do produto de concentração residual de desinfetante na saída do tanque de contato e o tempo de contato expressos nos Anexos IV, V e VI a esta Portaria ou a dose mínima de radiação ultravioleta expressa no § 4º do art. 32 a desta Portaria.

    § 2° A avaliação da contaminação por Escherichia coli no manancial subterrâneo deve ser feita mediante coleta mensal de uma amostra de água em ponto anterior ao local de desinfecção.

    § 3° Na ausência de tanque de contato, a coleta de amostras de água para a verificação da presença/ausência de coliformes totais em sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de águas, supridas por manancial subterrâneo, deverá ser realizada em local à montante ao primeiro ponto de consumo.


ID
2705785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item, a respeito do tratamento e da qualidade da água para abastecimento público.


Turbidez, cloro residual e coliformes totais são alguns dos indicadores de qualidade da água em sistemas públicos de distribuição, nos termos da Portaria n.º 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011

     

    Art. 30. Para a garantia da qualidade microbiológica da água, em complementação às exigências relativas aos indicadores microbiológicos, deve ser atendido o padrão de turbidez expresso no Anexo II e devem ser observadas as demais exigências contidas nesta Portaria.

     

    Art. 34. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).

     

    § 1º A contagem de bactérias heterotróficas deve ser realizada em 20% (vinte por cento) das amostras mensais para análise de coliformes totais nos sistemas de distribuição (reservatório e rede).


ID
2705788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item, a respeito do tratamento e da qualidade da água para abastecimento público.


É obrigatória a manutenção de um teor mínimo de cloro residual em todo o sistema público de distribuição de água (reservatórios, adutoras de água tratada e redes de distribuição). Contudo, inexiste limite máximo para o cloro residual na água distribuída, dada a necessidade de combater possíveis focos de contaminação ao longo da distribuição.

Alternativas
Comentários
  • Maximo 20ml/L salvo engano
  • PORTARIA Nº 2.914/2011 DO MS

    Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria.

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.

  • Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011

    Art. 34. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).

    Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria.

    § 1º Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.

  • A prática no dia a dia de engenheiro contribui e muito. Legislação é interessante saber, mas o importante é você auxiliar as duas. A dosagem em excesso de cloro residual pode provocar uma reação com o material orgânico e a formação de trihalometanos na água, uma substância carcinogênica. Claramente, o gabarito é errado devido a este motivo. Existem outros como: corrosão de tubulações, mau odor e sabor desagradável na água também.


ID
2705791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item, a respeito do tratamento e da qualidade da água para abastecimento público.


A última etapa de processo físico de tratamento da água nas estações convencionais é a filtração, após a qual são feitos a desinfecção final e o ajuste do pH.

Alternativas
Comentários
  • A última etapa não seria a Cloração? Alguém saberia explicar?

  • Rosana, a Cloração não é um tratamento físico.

  • 1ª Etapa: Coagulação

    Produto químico adicionado: Sulfato de Alumínio ou Cloreto de Polialumínio (PAC)

     

    2ª Etapa: Floculação

    Produto químico adicionado: polímero catiônico, aniônico ou neutro

     

    3ª Etapa: Decantação ou Flotação

    Não é adicionado produto químico nessa etapa do tratamento

     

    4ª Etapa: Filtração

    Não é adicionado produto químico nessa etapa do tratamento.

     

    5ª Etapa: Desinfecção

    Produto químico adicionado: Cloro (Cl)

     

    6ª Etapa: Fluoretação

    Produto químico adicionado: Ácido Fluossilícico (H2SiF6)

     

    7ª Etapa: Neutralização ou correção do pH

    Produto químico adicionado: Cal Hidratada (Ca(OH)2)

  • Pensei que seria a distribuição.


ID
2705794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item, a respeito do tratamento e da qualidade da água para abastecimento público.


As estações de tratamento de água devem operar com vazões variáveis, determinadas pelos picos horários de demanda; os reservatórios de distribuição são projetados com a finalidade única de regularizar as pressões nas redes de distribuição.

Alternativas
Comentários
  • Os reservatórios de distribuição são dimensionados de modo que tenham capacidade de acumular um volume útil que supra as demandas de equilíbrio, de emergência e anti-incêndio.  

  • Os reservatório são unidades do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) que visam regularizar as variações de consumo além de condicionar as pressões.


ID
2707360
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos parâmetros de qualidade da água é o pH. Sobre esse parâmetro, considere:


I. O valor de pH é importante em diversas etapas do tratamento de água.

II. O pH baixo causa incrustações nas tubulações e peças de água de abastecimento.

III. Valores de pH afastados da neutralidade podem afetar a vida aquática e microrganismos responsáveis pelo tratamento biológico do esgoto.

IV. Valores altos ou baixos de pH podem ser indicativos de presença de esgotos industriais.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O erro da segunda está em afirmar que pH baixo causa incrustações nas tubulações. O certo é pH alto causa incrustações, pH baixo causa corrosões nas tubulações.

  • Cara errei falta de atenção..
  • lembre-se do cálcio ele é da família 2A e causa incrustações, família dos alcalinos, formam base...se é básicop então o ph é acima de 7 ph alto causa incrustações

    lembre-se dos ácidos eles corroem, ph abaixo de 7 é ácido...

  • GAB: E

  • GABARITO= E

    I. O valor de pH é importante em diversas etapas do tratamento de água.(ok)

    II. O pH baixo causa incrustações nas tubulações e peças de água de abastecimento.(errado) - o Ph alto que causa incrustações nas tubulações.

    III. Valores de pH afastados da neutralidade podem afetar a vida aquática e microrganismos responsáveis pelo tratamento biológico do esgoto ( ok)

    IV. Valores altos ou baixos de pH podem ser indicativos de presença de esgotos industriais.(ok)

  • Resposta: alternativa e

    Assertiva I - Uma parte do tratamento de água é feito por microrganismos (bactérias), e o pH do meio influencia a velocidade de crescimento delas.

    Assertiva III - resposta igual à da I

    Assertiva IV - Dependendo do que se joga no rio/lago/mar, vai mudar o pH do meio pra cima ou pra baixo. Exemplos: reciclagem de papel, os resíduos tem teor ácido (pH 5-6); abatedouro de suíno, galinha tem básico (pH 6,6-7,5) etc.


ID
2707363
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Oxigênio Dissolvido (OD) é um parâmetro químico do tratamento da água relacionado

Alternativas
Comentários
  • METAIS, ACIDEZ OU ALCALINIDADE, CLORETO (sabor salgado) - ao sabor que confere à água.

    DUREZA- à oxidação de tubulações, tornando-as frágeis e passíveis de ruptura e substituição periódica.


    letra E

  • GABARITO=E

    O Oxigênio dissolvido(OD) é a concentração de oxigênio (O2) contido na água.Durante a degradação da matéria orgânica( no tratamento de esgoto), as bactérias fazem uso do oxigênio nos seus processos respiratórios, a falta do OD pode vir a causar uma redução de sua concentração no meio.

  • Na água existem microrganismos aeróbicos, microrganismos que utilizam o oxigênio presente na água para poderem respirar. O oxigênio dissolvido na água serve de parâmetro para verificar a presença desses microrganismos.

    Simples assim... nem precisa saber sobre a água, basta raciocinar um pouco. É raciocínio lógico, é só pensar. 

    Gabarito: E


ID
2707366
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para se avaliar a matéria orgânica da água utilizam-se, indiretamente, os parâmetros de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Demanda Química de Oxigênio (DQO), pois

Alternativas
Comentários
  • DBO pode ser definido como a estabilização ou decomposição biológica da matéria orgânica lançada ou presente na água envolve o consumo de oxigênio (molecular) dissolvido na água, nos processos metabólicos desses organismos biológicos aeróbicos.

    A DQO pode ser considerada como um processo de oxidação química, onde se emprega o dicromato de potássio (K2Cr2O7). 

     

    Logo, a alternativa "b" está incorreta. 

  • está correta a letra b 

  • DBO significa Demanda Bioquímica de Oxigênio, ou seja, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica.

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • GABARITO=B

    demanda bioquímica de oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio consumida por microrganismos presentes em uma certa amostra de efluente (como o esgoto doméstico e o industrial). Como esses microrganismos realizam a decomposição da matéria orgânica no meio aquático, saber a quantidade desse gás é uma forma efetiva de analisar o nível de poluição existente nesse meio.

  • DQO: Mede a capacidade de uma água de consumir o oxigênio durante processos químicos. É indicada para medir o teor de matéria orgânica oxidável e de substâncias capazes de consumir oxigênio (Fe+2, Mg+2, NH4 + etc.).

    DBO:Quantidade de oxigênio necessária para consumir a matéria orgânica na água, mediante processos biológicos aeróbios. É uma medida muito importante de poluição da água e deve referir-se a certo tempo.

  • O gabarito é a letra b, mas eu tô em dúvida porque a dqo é quantidade de oxigênio necessária para oxida a matéria orgânica por meio de um agente químico.

    Se a assertiva tivesse finalizado em matéria orgânica, seria show.


ID
2707378
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A água tratada e avaliada para consumo que apresentar pH 7,8 deve

Alternativas
Comentários
  • Ph da água de abastecimento entre 6 e 9: ok

  • Corrigindo o comentário anterior, apenas a faixa que está incorreta. Segundo a Portaria MS 2914/11 a faixa de pH para os padrões de potabilidade e , consequentemente, consumo humano é de 6 - 9,5

  • GAB: B

  • A faixa de PH permitida é de 6 a 9.5, portanto o PH informado dentro do enunciado da questão está dentro dos padrões definidos pela portaria de controle e vigilância da qualidade da água, sendo dispensada a correção.


ID
2718604
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando os requisitos de qualidade da água para consumo doméstico e os padrões de potabilidade, utilizam-se como indicadores de contaminação fecal, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

  • As principais bactérias usadas como indicadores de poluição fecal nas águas são os coliformes totais, os coliformes fecais, os estreptococos fecais.

    Fonte: https://www.scielo.br/j/rsp/a/mMR5yVDww45vGwnnrYzsPKy/?lang=pt


ID
2719516
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma amostra de água coletada em um manancial apresenta as seguintes propriedades: pH 8,5; dureza equivalente de CaCO3 de 250 mg/L e salinidade de 0,3 ‰.

A água dessa amostra, com base nessas propriedades, é classificada como

Alternativas
Comentários
  • Dureza: VMP (valor máximo permitido) de 500 mg/L de CaCO3 (Portaria 2914 do Ministério da Saúde)


    Sendo que é considerada

    Água mole: abaixo de 75 mg/L de CaCO3

    Água moderada: de 75 a 150 mg/L de CaCO3

    Água dura: acima de 150 mg/L de CaCO3


    Na questão, a água apresenta 250 mg/L de CaCO3, sendo considerada dura.

  • I - águas doces: águas com salinidade igual ou inferior a 0,5 %;

    II - águas salobras: águas com salinidade superior a 0,5 % e inferior a 30 %;

    III - águas salinas: águas com salinidade igual ou superior a 30 %;

  • Um pH de 7 é neutro.

    Um pH inferior a 7 é ácido.

    Um pH maior que 7 é básico.


  • A: básica – dura – doce.


ID
2721382
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quanto aos requisitos de qualidade de água para consumo humano, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  Sabor e odor: resultam de causas naturais (algas; vegetação em decomposição; bactérias; fungos; compostos orgânicos, tais como gás sulfídrico, sulfatos e doretos) e artificiais (esgotos domésticos e industriais). O padrão de potabilidade: água completamente inodora.

     

     Cor: resulta da existência, na água, de substâncias em solução; pode ser causada pelo ferro ou manganês, pela decomposição da matéria orgânica da água (principalmente vegetais), pelas algas ou pela introdução de esgotos industriais e domésticos. Padrão de potabilidade: intensidade de cor inferior a 5 unidades.

     

     pH (potencial hidrogeniônico): representa o equilíbrio entre íons H+ e íons OH; varia de 7 a 14; indica se uma água é ácida (pH inferior a 7), neutra (pH igual a 7) ou alcalina (pH maior do que 7); o pH da água depende de sua origem e características naturais, mas pode ser alterado pela introdução de resíduos; pH baixo torna a água corrosiva; águas com pH elevado tendem a formar incrustações nas tubulações; a vida aquática depende do pH, sendo recomendável a faixa de 6 a 9.

     

     

  • Acredito que a "A" estaria correta se não fosse a palavra protozoários.

  • Gabarito: Letra D

  • A turbidez de uma amostra de água é o grau de atenuação de intensidade que um feixe de luz sofre ao atravessá-la (esta redução dá-se por absorção e espalhamento, uma vez que as partículas que provocam turbidez nas águas são maiores que o comprimento de onda da luz branca), devido à presença de sólidos em suspensão, tais como partículas inorgânicas (areia, silte, argila) e detritos orgânicos, tais como algas e bactérias, plâncton em geral etc.


ID
2721385
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Por meio da Portaria nº 2.914/2011, foram definidos os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Sobre o assunto, considere as afirmativas seguintes.

I Água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, dependentemente da sua origem.
II Água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde e que ofereça riscos à saúde.
III Água tratada: água submetida a processos físicos, químicos ou combinação destes, visando atender ao padrão de potabilidade.
IV Sistema de abastecimento de água para consumo humano: instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até as ligações prediais, destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável, por meio de rede de distribuição.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    I Água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, INdependentemente da sua origem.

    II Água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde e que NÃO ofereça riscos à saúde.

  • Ofereça riscos à saúde ai pegou pesado, matou a questão só ai!

  • ALTERNATIVA E

    I Água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, dependentemente (independentemente) da sua origem.

    II Água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde e que (NÃO) ofereça riscos à saúde. 

    III Água tratada: água submetida a processos físicos, químicos ou combinação destes, visando atender ao padrão de potabilidade. (CORRETA)

    IV Sistema de abastecimento de água para consumo humano: instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até as ligações prediais, destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável, por meio de rede de distribuição. (CORRETA)

    "Esforça-te, e tem bom ânimo..."


ID
2758420
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade são norteados pelo Ministério da Saúde e constam no Capítulo V da Portaria de Consolidação nº 5/17.

Considerando este documento, analise as afirmativas a seguir.

I. A água utilizada em chuveiros, torneiras e vasos sanitários deve atender aos padrões de potabilidade da portaria.
II. Para que uma água seja considerada potável, deve-se atender aos padrões estabelecidos para parâmetros físicos, químicos, microbiológicos, organolépticos, cianobactérias, cianotoxinas e radioatividade.
III. Para a fluoretação de água de sistemas públicos de abastecimento, pode-se utilizar qualquer composto químico que contenha em sua composição o íon fluoreto.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Cianobactérias num tá dentro de microbiológicos. Mas, minha gente. Esse autor queria preencher linha. Só pode.

  • Correção para a @bárbara:

    Cianobactérias está sim dentro dos ensaios microbiológicos. Sua análise é de frequência mensal, caso dê resultado <10.000 células/mL e até mesmo semanal, caso >10.000células/mL

    "Art. 40. Os responsáveis pelo controle da qualidade da água de sistemas ou soluções alternativas coletivas de

    abastecimento de água para consumo humano, supridos por manancial superficial e subterrâneo, devem coletar

    amostras semestrais da água bruta, no ponto de captação, para análise de acordo com os parâmetros exigidos nas legislações específicas, com a finalidade de avaliação de risco à saúde humana. (Origem: PRT MS/GM 2914/2011, Art. 40)

    § 1º Para minimizar os riscos de contaminação da água para consumo humano com cianotoxinas, deve ser

    realizado o monitoramento de cianobactérias, buscando-se identificar os diferentes gêneros, no ponto de captação do manancial superficial, de acordo com a Tabela do Anexo 11 do Anexo XX , considerando, para efeito de alteração"

  • Correção para a @Minnie:

    De acordo com a Portaria nº 635/GM/MS, em seu inciso VI:

    "VI - Os compostos químicos de flúor que podem ser empregados nos sistemas públicos de abastecimento de água são os indicados no Quadro II, que acompanha esta Portaria."

    No quadro 2, apenas constam 4 compostos aceitos (Fluoreto de Sódio, Fluoreto de Cálcio, Fluossilicato de Sódio, Ácido Fluossilícico)

    Jamais permitiria adicionar qualquer substância liberadora de íons fluoretos, até pq o Ácido Fluorídrico (HF) libera fluoretos porém é extremamente tóxico e agressivo.

  • I - água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem.

    Pq não posso considerar a I como higiene pessoal?

  • A questão trata de conhecimentos sobre controle e de vigilância da qualidade da água estabelecidos pela Portaria de Consolidação nº 5/17 do Ministério da Saúde.

    Assertiva I – Errado. Os padrões de potabilidade da portaria são para água para consumo humano. Portanto, a água utilizada em chuveiros, torneiras e vasos sanitários não devem se enquadrar nos parâmetros dessa portaria.

    Assertiva II – Certo. Os parâmetros físicos, químicos, microbiológicos, organolépticos, cianobactérias, cianotoxinas e radioatividade (Art. 38) estão entre os parâmetros que devem atender os limites previstos na Portaria de Consolidação nº 5/17 do Ministério da Saúde.

    Assertiva III - Errado. Os compostos químicos de flúor que podem ser empregados nos sistemas públicos de abastecimento de água são: Fluoreto de Cálcio (Fluorita) CaF2; Fluossilicato de Sódio Na2 SiF6; Fluoreto do sódio NaF; e Ácido Fluossilícico H2SiF6 (quadro I do anexo 1 do anexo XXI da Portaria de Consolidação nº 5/17 do Ministério da Saúde).

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
2758429
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos parâmetros a ser avaliado para atestar a potabilidade de águas é a cor aparente, disposta no Anexo X (Tabela de padrão organoléptico de potabilidade) da Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde, incorporada à Portaria de Consolidação do MS nº 5/17.

Sobre o parâmetro “cor aparente”, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se da avaliação da coloração, por percepção visual, devendo ser reportada (de forma qualitativa) a cor primária predominante da amostra.
II. Trata-se de uma medida espectrofotométrica da absorção de radiação eletromagnética.
III. Para respeitar este padrão de potabilidade, a amostra não pode apresentar cor aparente superior a 15 mg PtCo/L.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

  • A questão trata do parâmetro “cor aparente" no âmbito da potabilidade e tratamento de água. Vamos a análise das assertivas.

    Assertiva I – Errado. A análise de cor aparente é feita na água na forma como ela é coletada. Os sólidos em suspensão influenciam na cor aparente. É necessário um colorímetro para medição da cor, calibrado com a utilização de outras substâncias como parâmetro. A cor é expressa na Unidade Hazen (mgPt-Co/L). Ou seja, o ensaio não é feito por percepção visual.

    Assertiva II – Certo. O processo de análise da cor aparente se trata de uma medida espectrofotométrica da absorção de radiação eletromagnética.

    Assertiva III - Certo. De acordo com o Anexo 10 do Anexo XX da Portaria De Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde, o limite de cor aparente deve ser de 15 uH.

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
2758435
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em uma pesquisa que visava avaliar a qualidade da água no processo de enchimento de um lago de mineração, procedeu-se a análise hidrobiológica com a determinação de espécies do grupo plâncton. Este grupo é constituído por organismos que vivem em suspensão na água, podendo ser agrupados em fitoplâncton, bacterioplâncton e zooplâncton.

O fitoplâncton, por sua vez, é um grupo onde se inclui

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A: ALGAS.

    Há quatro tipos de plâncton, a saber:

    Fitoplâncton: são os plânctons de origem vegetal que vivem nas águas superficiais, uma vez que os organismos vegetais autótrofos, necessitam realizar o processo de fotossíntese através da luz solar, por exemplo, as microalgas fotossintetizantes (algas microscópicas).

    Zooplâncton: caracteriza o plâncton de origem animal (metazoários), ou seja, seres heterotróficos, classificados em dois grupos, os “holoplânctons” que passam a vida toda no plâncton, como alguns crustáceos, cordados e cnidários, enquanto que os “meroplânctons” vivem no plâncton somente durante a fase larval por exemplo as larvas de moluscos, crustáceos equinodermos. O denominado ictioplâncton é a parte do zooplâncton que inclui os ovos e larvas de peixes.

    Bacterioplâncton: caracteriza o grupo dos organismos procariontes autótrofos e heterótrofos, os quais auxiliam no ciclo do oxigênio, na fixação do nitrogênio e nos processos de nitrificação e desnitrificação, por exemplo, as bactérias que flutuam nas águas, as cianofíceas ou algas azuis.

    Protozooplâncton: grupo dos unicelulares eucariontes, ou seja, dos plânctons do reino protista.

  • São fitoplnctons as algas e cianobatérias^.

    "6.1.7.2 Comunidade Fitoplanctônica

    O termo fitoplâncton refere-se à comunidade de organismos

    microscópicos fotossintetizantes que vivem em suspensão nas diversas

    camadas de água. Em ambientes de água doce, o fitoplâncton é constituído

    principalmente por algas (clorofíceas, diatomáceas, euglenofíceas,

    crisofíceas, dinofíceas e xantofíceas) e cianobactérias."

    Fonte: Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostra


ID
2771473
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quais são os métodos usados pelas estações de tratamento de água para detectar e quantificar cianotoxinas em amostras de água?

Alternativas
Comentários
  • Bioensaio - detecção de cianotoxinas


    CLAE – cromatografia líquida de alta eficiência (em inglês HPLC – High performance liquid chromatography) quantifica cianotoxinas.


ID
2838031
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma amostra de água contendo 200 mL tem um pH = 9,2. Para a determinação da alcalidade, a amostra foi titulada com H2S04 N/50 e foi utilizada fenolftaleína como indicador. Foram gastos 4,2 mL de ácido até o desaparecimento da cor rosa. Então, nesta mesma amostra, foram adicionadas quatro gotas de metilorange e foram gastos mais 5,1 mL de ácido até atingir pH = 4,3.


Com base nessas análises e considerando que cada mL de H2S04 neutraliza 1 mg de alcalinidade, a alcalidade a fenolftaleína (F) e a alcalidade total da amostra são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Usando a equação:

    mL do titulante * (1000/mL da amostra) = mg/L

    Para a fenolftaleína:

    4,2 * (1000/200) = 21, 0 mg/L

    Alcalinidade total da amostra:

    (4,2 + 5,1) * (1000/200) = 46,5 mg/L


ID
2838046
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Normalmente, a água proveniente de mananciais subterrâneos apresenta boa qualidade. Para que atenda os padrões de potabilidade, só é necessário que se realize uma desinfecção. Com relação a este processo de tratamento, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) A matéria orgânica interfere na eficiência de desinfecção, aderindo-se aos microrganismos e protegendo-os da ação do desinfetante ou reagindo com este para formar subprodutos.

( ) Quando do emprego de agentes físicos, a desinfecção ocorre exclusivamente por meio da oxidação e posterior ruptura da parede celular dos microrganismos, enquanto os agentes químicos promovem a desinfecção por meio da inativação das enzimas desses organismos.

( ) De acordo com a Portaria n°2914/2011 do Ministério da Saúde, no caso do uso do ozônio como agente desinfectante, deverá ser adicionado cloro ou dióxido de cloro, de forma a manter, no mínimo, 0,5 mg·L-1 de cloro residual no sistema de distribuição.

( ) Quando o cloro é aplicado na água com presença de ácidos húmicos e fúlvicos, haverá a formação de trihalometanos (THM), a qual poderá ser minimizada pela adição de amônia.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Art. 34. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).

    Art. 35. No caso do uso de ozônio ou radiação ultravioleta como desinfetante, deverá ser adicionado cloro ou dióxido de cloro, de forma a manter residual mínimo no sistema de distribuição (reservatório e rede), de acordo com as disposições do art. 34 destaPortaria. Art. 36. Para a utilização de outro agente desinfetante, além dos citados nesta Portaria, deve-se consultar o Ministério da Saúde, por intermédio da SVS/MS. 

  • Segundo item afirma que a desinfecção ocorrida por oxidação é causado por um agente físico, o que está incorreto, pois este processo é devido a agentes químicos. Além disso a inativação de enzimas é causada por agentes biológicos

  • GAB: E

  • Desinfecção:

    - Física:

    UV - altera o material nucleico, impedindo a reprodução

    Filtração por membranas: retenção, principalmente de ovos e lavas de helmintos e ovos de protozoários

    - Química

    Cloro: reage com as enzimas

    Ozônio: oxidação da parede celular; ataca enzimas (grupo sulfidrila); altera ácidos nucleicos


ID
2839501
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com a Portaria MS nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, NÃO é adotada a seguinte definição: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    VI - sistema de abastecimento de água para consumo humano: instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até as ligações prediais, destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável, por meio de rede de distribuição;

  • O SAA inclui a captação. Essa portaria foi revogada pela portaria de consolidação em 2017.
  • Sistema de abastecimento de água para consumo humano: instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a Estação de Tratamento de água (ETA) até as ligações prediais, destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável, por meio de rede de distribuição.

    Desde a zona de captação até as ligações prediais.

  • Art. 5 da Portaria 2914 de 2011- VI - sistema de abastecimento de água para consumo humano: instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até as ligações prediais, (E não desde a ETA), destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável, por meio de rede de distribuição;

  • Sistema de abastecimento de água para consumo humano: instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a Estação de Tratamento de água (ETA) até as ligações prediais, destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável, por meio de rede de distribuição. " desde a zona de captação"


ID
2839504
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Analise as afirmações a seguir de acordo com a Portaria MS nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011.

I. Exercer a vigilância da qualidade da água em sua área de competência, em articulação com os responsáveis pelo controle da qualidade da água para consumo humano.

II. Implementar as diretrizes de vigilância da qualidade da água para consumo humano definidas no âmbito nacional.

III. Encaminhar aos responsáveis pelo abastecimento de água quaisquer informações referentes a investigações de surto relacionado à qualidade da água para consumo humano.

Compete às Secretarias de Saúde dos Estados

Alternativas
Comentários
  • Portaria MS nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011.

    Art. 11. Compete às Secretarias de Saúde dos Estados:

    IV - implementar as diretrizes de vigilância da qualidade da água para consumo humano definidas no âmbito nacional;

    VI - encaminhar aos responsáveis pelo abastecimento de água quaisquer informações referentes a investigações de surto relacionado à qualidade da água para consumo humano;

    Art. 12. Compete às Secretarias de Saúde dos Municípios:

    I - exercer a vigilância da qualidade da água em sua área de competência, em articulação com os responsáveis pelo controle da qualidade da água para consumo humano;

    obs.: De forma complementar, compete às Secretarias de Saúde dos estados e do Distrito Federal implementar as diretrizes de vigilância da qualidade da água para consumo humano definidas no âmbito nacional, e às Secretarias de Saúde dos municípios executar as diretrizes de vigilância da qualidade da água para consumo humano definidas no âmbito nacional e estadual.

  • Obs. para a III sentença:

    Encaminhar aos responsáveis pelo abastecimento de água quaisquer informações referentes a investigações de surto relacionado à qualidade da água para consumo humano. (Estado)

    Encaminhar ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano informações sobre surtos e agravos à saúde relacionados à qualidade da água para consumo humano; (Município)


ID
2839507
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano, de acordo com a Portaria MS nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011:

I. exercer o controle da qualidade da água.

II. encaminhar, à autoridade de saúde pública do Distrito Federal e dos municípios, os relatórios das análises dos parâmetros anuais com informações sobre o controle da qualidade da água, conforme o modelo estabelecido pela referida autoridade.

III. comunicar aos órgãos ambientais, aos gestores de recursos hídricos e ao órgão de saúde pública dos estados, do Distrito Federal e dos municípios qualquer alteração da qualidade da água no ponto de captação que comprometa a tratabilidade da água para consumo humano.

São verdadeiras

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano: V - encaminhar à autoridade de saúde pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios relatórios das análises dos parâmetros mensais, trimestrais e semestrais com informações sobre o controle da qualidade da água, conforme o modelo estabelecido pela referida autoridade;

  • I) Correta.

    "Art. 13, inciso I - exercer o controle da qualidade da água;"

    II) Errada.

    "Art. 13, inciso V - encaminhar à autoridade de saúde pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios relatórios das análises dos parâmetros mensais, trimestrais e semestrais com informações sobre o controle da qualidade da água, conforme o modelo estabelecido pela referida autoridade;"

    III) Correta.

    "Art 13, inciso VI - fornecer à autoridade de saúde pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios os dados de controle da qualidade da água para consumo humano, quando solicitado;"

    Portanto, a resposta é LETRA A.