Fazem parte de um sistema de abastecimento de água:
- Manancial - é a fonte onde se tira o suprimento de água. A escolha do manancial deve ser condicionado tanto à disponibilidade (quantidade) como à qualidade da água.
- Captação - é o conjunto de equipamentos e instalações utilizados para retirar a água do manancial.
- Adução - é a parte do sistema constituída de tubulações sem derivações, que liga a captação ao tratamento ou o tratamento ao reservatório de distribuição. A adução pode ser por gravidade, recalque ou mista. Deve-se priorizar a adução por gravidade para se evitar gastos adicionais de energia.
- Tratamento - o tratamento visa remover impurezas existentes na água, bem como eliminar microorganismos que causem mal à saúde, adequando a água existente no manancial ao Padrão de Potabilidade em vigor.
- Reservatório de distribuição - o reservatório de distribuição é empregado para acumular água com o propósito de atender a varição do consumo horário, manter uma pressão mínima ou constante na rede e atender às demandas de emergência, como em casos de incêndio, ruptura da rede, etc.
- Rede de distribuição - A rede de distribuição leva a água do reservatório ou da adutora para pontos de consumo residenciais, escolas, hospitais, indústrias e demais locais a serem abatecidos na comunidade.