SóProvas



Questões de Sistema de Abastecimento de Água


ID
191545
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

NÃO é mecanismo de coagulação da água a

Alternativas
Comentários
  • O processo de flotação é utilizado para separar partículas sólidas e/ou líquidas presentes numa fase líquida. O flotador por ar dissolvido pode ser usado como pré-tratamento para sistemas secundários, biológicos ou como tratamento final, para a redução de DBO, DQO, óleos, graxas e sólidos suspensos.

    O sistema de flotação por ar dissolvido se baseia no contato e na aderência das micro-bolhas de ar com as partículas do efluente, diminuindo sua densidade e promovendo seu arraste para a superfície líquida do tanque.

    A flotação pode ser utilizada no tratamento de água e de esgoto, no tratamento de água é utilizado posteriormente as etapas de coagulação e floculação. No tratamento de esgoto é utilizado como pré-tratamento para remoção de Remoção de Gorduras, SST e particulados grosseiros (DBO insolúvel) e no pós-tratamento para remoção de Remoção de nutrientes (Amônia -NH3 e Fósforo – P), algas, cor, SST e turbidez.

  • Compressão da dupla camada

    Quando um eletrólito indiferente (sais como o cloreto de sódio, que não sofrem reações de hidrólise e de adsorção) de carga contrária à partícula é colocado em meio aquoso, ocorre um aumento da concentração de íons na água; o volume da camada difusa precisa diminuir para que se mantenha a eletroneutralidade da partícula. Dessa forma, as forças de repulsão entre os colóides diminuem de tal modo que as forças atrativas de Van der Waals se tornem dominantes. Em outras palavras, concentrações elevadas de íons positivos e negativos na água provocam um acréscimo de íons na camada difusa, que para manter-se eletricamente neutra tem seu volume reduzido, eliminando a estabilização eletrostática, e com isso, menor será a esfera de influência do potencial de repulsão da partícula. Exemplo típico desse mecanismo ocorre quando águas doces com força iônica pequena misturam-se à água do mar, promovendo a formação de depósitos nas desembocaduras.
    Coagular significa reduzir o potencial zeta a tal forma que se consiga a união de partículas coloidais.

    Adsorção e neutralização de cargas

    No mecanismo de adsorção e neutralização de cargas, após a adição do coagulante, ocorre a hidrólise dos íons metálicos e subseqüente adsorção das espécies hidrolisadas, geralmente de carga positiva, na superfície dos colóides, levando a sua desestabilização. Para grandes concentrações de coagulantes ocorre a reestabilização, isto é, os colóides se tornam carregados positivamente pelo excesso de coagulante.

    Varredura

    Dependendo da quantidade de coagulante adicionada, do pH da mistura, e da concentração de alguns tipos de colóides na água, poderá ocorrer a formação de precipitados do tipo Al(OH)3 ou Fe(OH)3 (Hidróxidos Metálicos). O mecanismo de varredura é o mais utilizado em ETA’s convencionais, onde existe a floculação e a sedimentação, devido à maior faixa de abrangência de pH, levando também a uma maior facilidade de operação.

    a utilização de sais de alumínio ou sais de ferro na coagulação, os mecanismos mais importantes são o da adsorção-neutralização de cargas e o da varredura, porém, os flocos com a varredura são maiores e sedimentam mais facilmente.

     Adsorção e formação de pontes

    O mecanismo de adsorção e formação de pontes é devido à adição de polímeros naturais ou sintéticos como agentes coagulantes. Os polímeros podem ser classificados de acordo com a sua carga em polímeros de carga positiva.

    (catiônico) , negativa (aniônico) ou neutra (não iônicos), e de acordo com o seu peso molecular em polímeros de alto, médio ou baixo peso molecular.


ID
847996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, relativo à classificação de terras para a irrigação.


Terras que apresentem um número considerável de pequenas deficiências são consideradas inadequadas em qualquer classe de terra arável.

Alternativas
Comentários
  • Se e pequena !

ID
848014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a projeto e execução de obras de saneamento, julgue o   item  a seguir.


De acordo com a natureza da água, as adutoras são classificadas em livre, forçada e mista.

Alternativas
Comentários
  • As adutoras podem ser classificadas:

    1) Quanto a natureza da água:     

       I - Adutoras de água bruta        II - Adutoras de água tratada

    2) Quanto a movimentação da água:

       I - Adutora por gravidade
      II - Adutora por recalque
      III - Adutora mista
  • cuidado! pois este é o estilo cespe de questões

    pois ela troca as palavras tornando oque parece obvio em errado

    o correto não é quanto a natureza e sim quanto à motivamentação da água

  • Vai enganar outro cesp kkk
  • De acordo com a natureza da água, as adutoras são classificadas em ADUTORA DE ÁGUA BRUTA e ADUTORA DE ÁGUA TRATADA.


ID
1020931
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere o texto a seguir, relacionado com abastecimento de água, dividido em três segmentos, para responder a questão.

I. Os sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos e dos resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais contribuem sobremaneira para a melhoria da qualidade ambiental nas áreas urbanas e rurais. Contudo, a implantação desses sistemas pode implicar em impactos ambientais sobre o meio ambiente e deve ser submetida ao prévio licenciamento ambiental.

II. Os sistemas de abastecimento de água - constituídos pelas unidades de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição da água - podem ocasionar, entre outros, impactos ambientais sobre os cursos de água devido à remoção de cobertura vegetal na área de captação nos mananciais e inundação de ecossistemas para o reservatório de acumulação.

III. Na adução pode ocorrer degradação paisagística, instabilidade de encostas naturais devido à execução de cortes e interferência com outros usos da área. Na fase de operação, os impactos ambientais negativos estão associados à ocorrência de desequilíbrio entre disponibilidade e usos da água pela alteração do balanço hidrológico, vazamentos e infiltrações na rede, comprometendo a qualidade da água e ocasionando riscos para a saúde pública, dentre outros.

Com respeito a atividade de saneamento ambiental, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) descrita(s) em:

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas de coleta e tratamento dos esgotos sanitários compreendem as redes de coleta e transporte de esgotos (coletores, interceptores e emissários), as estações elevatórias, as estações de tratamento e a disposição de efluentes e lodo.

    Os impactos ambientais são decorrentes das obras / supressão de cobertura vegetal, poeira, ruídos, etc - e da operação do sistema - riscos de acidentes, ocorrência de odores fétidos em estações de tratamento de esgotos (ETE's), além dos impactos potenciais relativos à disposição do lodo, que pode contaminar o solo, as águas superficiais e subterrâneas.

    Os resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais quando dispostos de modo inadequado são potenciais causadores de impactos sobre o solo, as águas superficiais e subterrâneas, que podem ser contaminados por organismos patogênicos, metais pesados, sais e hidrocarbonetos contidos no chorume / líquido decorrente da decomposição do lixo. O tratamento inadequado dos resíduos implica ainda em liberação de gás metano, dioxinas e outros poluentes para a atmosfera.

     As técnicas usadas para o tratamento de resíduos consistem na disposição em aterros comuns ou especiais, incineração, encapsulamento, desinfecção e esterilização, entre outros.

  • A atividade de saneamento é constituída pelos seguintes sub-grupos:
    Água
    Estações de tratamento de água 
    Sistema de Abastecimento 
    Sistema de captação 
    Esgoto 
    Interceptores, emissários 
    Rede coletora 
    Estação elevatória 
    Estação de tratamento de esgoto 
    Resíduos sólidos e líquidos industriais e de fossas 

    Tratamento e destinação de resíduos industriais (líquidos e sólidos) 
    Tratamento/disposição de resíduos especiais tais como: de agroquímicos e suas embalagens usadas e de serviço de saúde, entre outros 
    Tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos, inclusive aqueles provenientes de fossas. 

    fonte: http://www.mma.gov.br/


ID
1020940
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O parcelamento do solo para fins urbanos é regido pela Lei Federal nº 6766/1979, que não impede dos Estados, o Distrito Federal e os Municípios estabelecerem normas complementares relativas ao parcelamento do solo municipal para adequar o previsto na Lei às peculiaridades regionais e locais. A citada lei indica que o parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento, observadas as disposições da mesma e as das legislações estaduais e municipais pertinentes. Nestes termos, considerando a legislação em epígrafe, a infra-estrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá, no mínimo, de:

Alternativas
Comentários
  • LEI 6.766/1979

    Art. 2º, § 6º A infraestrutura básica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistirá, no mínimo, de:


    I - vias de circulação;

    II - escoamento das águas pluviais;

    III - rede para o abastecimento de água potável; e

    IV - soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar.

  • Gab. E

    Infraestrutura básica nas ZHIS:

    Mnemônico: Apesar dessa infraestrutura ser reduzida se comparada à infraestrutura básica dos parcelamentos ordinários, ela deve SERVIr...        

    S- soluções para o esgotamento sanitário e para a energia elétrica domiciliar.

    E- escoamento das águas pluviais;              

    - rede para o abastecimento de água potável; e

    VI - vias de circulação;        

    Cuidado: Nessa modalidade, não há iluminação pública ou energia elétrica pública. Também não precisa esgotamento sanitário, MAS SIM SOLUÇÕES para o esgotamento sanitário.

  • Complementando

    Comparando infraestrutura básica e infraestrutura ZHIS:

    Infraestrutura básica -

    1- Escoamento das águas pluviais

    2- Vias de circulação

    3- Abastecimento de água potável

    4- Esgotamento Sanitário

    5- Energia elétrica pública e domicilar

    Infraestrutura ZHIS

    1- Escoamento das águas pluviais

    2- Vias de circulação

    3- Rede para Abastecimento de água potável

    4- Soluções para Esgotamento Sanitário e energia elétrica domiciliar


ID
1119028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do saneamento ambiental.

O processo de captação de água envolve o conjunto de estruturas destinadas a transportar água de um ponto a outro, sem que haja consumo ao longo dessa trajetória.

Alternativas
Comentários
  • O conjunto de estruturas destinadas a transportar água de um ponto a outro, sem que haja consumo ao longo dessa trajetória é a adução.


ID
1119034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do saneamento ambiental.

O sistema de abastecimento de água e esgotos sanitários, a drenagem urbana e a gestão dos sólidos totais constituem partes das águas urbanas, enquanto que as inundações ribeirinhas, que são causadas por fenômenos naturais, não as constituem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Sólidos totais está relacionado com análises químicas, portanto, nada a ver. As inundações ribeirinhas podem afetar as águas urbanas, dessa forma fazem, sim, parte do sistema.

  • Acredito que o erro seja dizer: - que as inundações ribeirinhas são causadas por fenômenos naturais e

                                                 -  não constituem partes das águas urbanas.

  • Acredito que a questão quis falar sobre serviços de saneamento, pois veja o enunciado:

    Julgue os próximos itens, acerca do saneamento ambiental

    O sistema de abastecimento de água e esgotos sanitários, a drenagem urbana e a gestão dos sólidos totais (estaria correto se: limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos) constituem partes das águas urbanas, enquanto que as inundações ribeirinhas, que são causadas por fenômenos naturais, não as constituem.

    Para os efeitos da Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, considera-se saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas;

  • tem um artigo do tucci que fala exatamente o que são aguas urbanas

    As águas urbanas englobam o sistema de abastecimento de água e esgotos sanitários, a drenagem urbana e as inundações ribeirinhas, a gestão dos sólidos totais, tendo como metas a saúde e conservação ambiental. 

    fonte: http://www.scielo.br/pdf/ea/v22n63/v22n63a07.pdf


ID
1119040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do saneamento ambiental.

O sistema de abastecimento de água de uma região pode ser dividido em duas etapas: a produção de água, que engloba a captação e os processos para tornar a água adequada ao uso humano, e sua distribuição.

Alternativas
Comentários
  • Produção de água? pode isso arnaldo???

    Queria saber também como se produz água.

     

  • Concordo com Jefferson, o termo 'produção' não foi bem aplicado nessa questão. Em minha percepção, inclusive, seria mais coerente dividir o sistema de abastecimento de água nas etapas de captação, tratamento e distribuição.

  • famosa questão de quem estudou erra.


ID
1367209
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O aproveitamento da fonte de água de fundo de vale pode ser conseguido por meio do seguinte sistema:

Alternativas
Comentários
  • A) Para nascente em encosta

    B)

    C) gabarito

    D) Para derivar um curso de água sentido montante a jusante.

    E) Conjunto de dispositivo destinados a conduzir a água do manancial para as demais parte da captação
  • Usei exatamente esse raciocínio!


ID
1367212
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Adutoras por recalque são aquelas que:

Alternativas
Comentários
  • A adução por recalque, ou através de bombeamento, a agua e conduzida sob pressão de um ponto a outro mais elevado através de um conjunto de motorbomba.


ID
1367215
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre os reservatórios de distribuição da água, analise as afirmativas a seguir.

I - Para se calcular o volume da Reserva de Emergência, soma-se o Volume de Equilíbrio com o Volume de Combate a Incêndios e multiplica-se esse resultado por 1000 (mil).

II - Os reservatórios de montante caracterizam-se por estar situados no final da rede de distribuição, sendo que uma só tubulação serve como entrada e saída das vazões.

III - A reserva de equilíbrio tem essa denominação porque é acumulada nas horas de menor consumo para compensação nas de maior demanda.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I- O volume de emergência é a terça parte do Volume de Equilíbrio + Volume de Incendio. Ou seja Vem= (Ve+Vi)/3

    II- Trocado jusanto por montante.

    III- GABARITO


ID
1367233
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Plano Diretor é um instrumento importante para o planejamento ambiental. O do município de Florianópolis, aprovado recentemente, propõe uma reorganização na ocupação do território, o que poderá levar a mudanças importantes na demanda de uso da água em diversas localidades. Com esse reordenamento, surge a necessidade de redimensionar também os sistemas individuais e/ou coletivos de captação da água para o abastecimento residencial, industrial e de espaços públicos. A NBR/ABNT 12.211/1992, que trata da concepção de sistemas públicos de abastecimento de água, estabelece que, para fins de escolha de mananciais abastecedores, a vazão a ser considerada deve ser a correspondente:

Alternativas
Comentários
  • 5.5.6 A vazão a ser considerada, para fins de escolha de mananciais abastecedores, deve ser a correspondente ao dia de demanda máxima prevista para o alcance do plano.


ID
1367242
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São elementos necessários para o desenvolvimento de projeto de sistema de bombeamento de água para abastecimento público:

Alternativas
Comentários
  • NBR 12214

    Projeto de sistema de bombeamento de água para abastecimento público

    4 Desenvolvimento do projeto

    4.1 Elementos necessários

    e) sondagens de reconhecimento do subsolo da área de implantação;

    g) cotas dos níveis de água de montante e de jusante;


ID
1367257
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A orientação técnica para o dimensionamento de reservatório de distribuição de água para o abastecimento público é dada pela NBR/ABNT 12.217/1994. De acordo com essa norma, o volume necessário para atender às variações de consumo deve ser avaliado a partir de dados do consumo:

Alternativas
Comentários
  • letra C

    NBR 12.217

    5.1.2 O volume necessário para atender às variações de consumo deve ser avaliado a partir de dados de consumo diário e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,2 ao volume assim calculado, para levar em conta incertezas dos dados utilizados.


ID
1367275
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No dimensionamento das redes de distribuição de água para abastecimento público não se deve esquecer a instalação adequada de hidrantes. A capacidade desses hidrantes em áreas residenciais e de menor risco de incêndio, e nas áreas comerciais, industriais e com maior concentração de edifícios é de, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Letra B


    NBR 12218


    5.3.4 Os hidrantes devem ser de 10 l/s de capacidade nas áreas residenciais e de menor risco de incêndio, e de 20 l/s de capacidade em áreas comerciais, industriais, com edifícios públicos e de uso público, e com edifícios cuja preservação é de interesse da comunidade.



ID
1378972
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A construção de hidroelétricas causa significativas mudanças na dinâmica de um rio, especialmente devido à presença de reservatórios. A razão entre o volume de um reservatório e as vazões dele afluentes determinam o tempo de retenção hidráulica. Considere as afirmativas a seguir sobre o tempo de retenção hidráulica.

I - Pode ser obtido durante o enchimento do reservatório.
II - Pode ser calculado para reservatórios profundos.
III - Flutuações nos níveis de água acarretam alterações no tempo de retenção.
IV - Reservatórios estratificados têm tempo de retenção infinito.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
1378987
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma vez que o reservatório se encontra em operação, a ictiofauna de rios diminui drasticamente.


Tundisi, J.G. & Tundisi, T.M. Limnologia. Oficina de Texto, 2008. 1ª. ed. p. 345. 

Um dos fatores preponderantes para essa mudança é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Logo após a formação de um reservatório, há aumento da riqueza de espécies de peixes devido à incorporação de diversos hábitats, que tende a diminuir à medida que o reservatório envelhece. Porém, os impactos a jusante de reservatórios parecem ser tão ou mais importantes que os de montante, devido a alterações no ciclo de cheias sazonais (controle de vazão). Estes efeitos são mais relevantes quando os reservatórios são construídos em cascatas. Barragens, então, causam profundas alterações na composição e estrutura das assembléias de peixes. As espécies mais afetadas são as reofílicas e aquelas que desempenham longas migrações e que precisam de diferentes tipos de hábitats para completar seus ciclos de vida. As populações dessas espécies podem, em certas circunstâncias, entrar em colapso ou mesmo desaparecer. As ações de manejo tomadas para minimizar os impactos das barragens historicamente incluem a construção de mecanismos de transposição e a estocagem, mas com resultados questionáveis e/ou claro insucesso na conservação da ictiofauna.

  • Gabarito: A

  • GAB A

    A construção de barragens provoca alterações severas na hidrologia local, alterado o continuo do rio transformando-o de um sistema lótico para intermediário. Na área de influência do reservatório, há perda de lagoas marginais, canais, remansos, poções e corredeiras. Tais perturbações, aliadas a modificações na disponibilidade de recursos alimentares, terminam por reestruturar a composição de toda ictiofauna.

    As alterações mais relevantes produzidas na ictiofauna pelo represamento do rio incidem sobre as espécies migradoras e endêmicas, tanto a montante quando a jusante. Após o represamento, a fauna de peixes a se estabelecer é primariamente dependente da fauna preexistente na área alagada.

    Perturbações não cíclicas relacionadas à operação da barragem contribuem para a instabilidade na estrutura das comunidades, reduzindo a riqueza de espécies e o tamanho dos estoques naturais (AGOSTINHO et. al. 1999).

    Outro evento que pode provocar mudanças na estrutura da comunidade ictíica, é a ausência de oxigênio dissolvido. Em alguns reservatórios, após o enchimento a anoxia localizada pode resultar no desaparecimento e mortalidade em larga escala da (TUNDISI & MATSUMURA TUNDISI, 2008)

    Fonte: https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/74/4/Unidade_2.pdf


ID
1413070
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as descrições abaixo:

...I... é a fonte de onde se tira o suprimento de água. ....II.... é o conjunto de equipamentos e instalações utilizados para retirar água. ....III.... é a parte constituída por tubulações para transporte da água até o reservatório de distribuição.

As lacunas I, II e III são, respectivamente, preenchidas por:

Alternativas
Comentários
  • Fazem parte de um sistema de abastecimento de água:

    - Manancial - é a fonte onde se tira o suprimento de água. A escolha do manancial deve ser condicionado tanto à disponibilidade (quantidade) como à qualidade da água. 

    - Captação - é o conjunto de equipamentos e instalações utilizados para retirar a água do manancial. 

    - Adução - é a parte do sistema constituída de tubulações sem derivações, que liga a captação ao tratamento ou o tratamento ao reservatório de distribuição. A adução pode ser por gravidade, recalque ou mista. Deve-se priorizar a adução por gravidade para se evitar gastos adicionais de energia. 

    - Tratamento - o tratamento visa remover impurezas existentes na água, bem como eliminar microorganismos que causem mal à saúde, adequando a água existente no manancial ao Padrão de Potabilidade em vigor.

    - Reservatório de distribuição - o reservatório de distribuição é empregado para acumular água com o propósito de atender a varição do consumo horário, manter uma pressão mínima ou constante na rede e atender às demandas de emergência, como em casos de incêndio, ruptura da rede, etc.

    - Rede de distribuição - A rede de distribuição leva a água do reservatório ou da adutora para pontos de consumo residenciais, escolas, hospitais, indústrias e demais locais a serem abatecidos na comunidade. 

  • CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS MENTIROSOS

    O comentário de Casal Concurseiro☕ tem fake news. Os concursos não vão acabar depois da reforma. O governo não vai deixar de precisar de funcionários.

  • Orlando Guimarães sim vai precisar de funcionário MAS SIM DE FUNCIONARIO CONTRATADO !!!! TEMPORARIO !! SE O CENTRÃO FICOU TODO ALEGRE COM A REFORMA ENTAO É RUIM PRO POVO

  • Italo Almada, peça ao Casal Concurseiro☕ para corrigir o que ele escreveu e explicar melhor a situação. Estou apenas reportando a mentira que ele deu.


ID
1422646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A implementação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgotos e de resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais contribui, de forma significativa, para a melhoria da qualidade ambiental. Com relação a saneamento ambiental, julgue o item.

Nas regiões com regime de chuvas torrenciais, a construção do sistema de esgotamento sanitário unitário demanda o uso de tubulações de grandes diâmetros, apresenta custos iniciais elevados, torna propensa a ocorrência de refluxo do esgoto sanitário para o interior das residências, em caso de chuvas, e pode ocasionar mau cheiro em determinados pontos do sistema.

Alternativas
Comentários
  • 1.3.4. Comparação entre os Sistemas

    A evolução dos sistemas de esgotamento deu origem a dois tipos com características bem distintas, principalmente do ponto de vista da quantidade e qualidade das vazões transportadas, o Sistema Unitário e o Separador Absoluto, sendo este último o mais empregado nos tempos contemporâneos. Para melhor entender esta preferência pode-se elaborar uma série de comparações como as relacionadas a seguir:

    a) Desvantagens do Sistema Unitário

    1. dificulta o controle da poluição a jusante onerando o  tratamento, em virtude dos grandes volumes de esgotos coletados e transportados em épocas de cheias e, conseqüentemente, o alto grau de diluição em contraste com as pequenas vazões escoadas nos períodos de estiagem, acarretando problemas hidráulicos nos condutos e encarecendo  a manutenção do sistema;exige altos investimentos iniciais na construção de grandes galerias necessárias ao transporte das vazões máximas do projeto;tem funcionamento precário em ruas sem pavimentação, principalmente de pequenas declividades longitudinais, em função da sedimentação interna de material oriundos dos leitos das vias públicas;implicam em construções mais difíceis e demoradas em conseqüência das suas dimensões, criando maiores dificuldades físicas e no cotidiano da população da área atingida.
    b) Vantagens do Sistema Separador Absoluto permite a implantação independente dos sistemas (pluvial e sanitário) possibilitando a construção por etapas e em separado de ambos, inclusive desobrigando a construção de galerias pluviais em maior número de ruas;permite a instalação de coletores de esgotos sanitários em vias sem pavimentação, pois esta situação não interfere na qualidade dos esgotos sanitários coletados;permite a utilização de peças pré-moldadas denominadas de tubos, na execução das canalizações devido a redução nas dimensões necessárias ao escoamento das vazões, reduzindo custos e prazos na implantação dos sistemas;acarreta maior flexibilidade para a disposição final das águas de origem pluvial, pois estes efluentes poderão ser lançados nos corpos receptores naturais da área (córrego, rios, lagos, etc) sem necessidade prévia de tratamento o que acarreta redução das seções e da extensão das galerias pluviais;reduz as dimensões das estações de tratamento facilitando, conseqüentemente, a operação e manutenção destas em função da constância na qualidade e na quantidade das vazões a serem tratadasDiante destas circunstâncias é quase inconcebível nos dias de hoje, serem projetados sistemas unitários de esgotamento. Em vários países (entre estes o Brasil) é obrigatório o emprego do sistema separador absoluto. Um exemplo de sistema unitário moderno é o da Cidade do México, onde praticamente toda a água residuária gerada na área urbana é canalizada para utilização em áreas agrícolas irrigáveis.

  • o sistema unitario é bom para regioes que tem precipitacao constante ao longo do ano. o que evita que ocorrao eventos de cheia mto grandes. 


ID
1422649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A implementação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgotos e de resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais contribui, de forma significativa, para a melhoria da qualidade ambiental. Com relação a saneamento ambiental, julgue o item.

O sistema de abastecimento de água compõe-se por diversas etapas, entre as quais se incluem a captação, a adução, os tratamentos por processos químicos e físicos e a entrega ao consumidor, sendo a adução a etapa em que a água é retirada de mananciais superficiais ou subterrâneos.

Alternativas
Comentários
  • Um Sistema de Abastecimento de Água inicia-se pela captação da água bruta do meio ambiente, depois há um tratamento adequado para torná-la potável e, por última, há a distribuição até os consumidores, em quantidade suficiente para suprir suas necessidades de consumo. Esse sistema pode ser dimensionado para pequenas populações ou para grandes metrópoles, dependendo da necessidade da localidade. 
      O Sistema de Abastecimento de Água representa o "conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos".
      Esse sistema é composto por várias etapas até que a água chegue às torneiras dos consumidores. As etapas estão dispostas a seguir:

    1) Captação: a água bruta é captada em mananciais superficiais (barragens, lagos, etc) ou subterrâneos (poços);
    2)   Adução: a água captada nos mananciais é bombeada até as ETAs (Estações de Tratamento de Água) para que possa ter tratamento adequado;
    3)   Tratamento: através de uma série de processos químicos e físicos, a água bruta é tornada potável para que possa ser distribuída à população;
    4)   Reservação: depois de tratada, a água é bombeada até reservatórios para que fique à disposição da rede distribuidora;
    5)   Distribuição: a parte final do sistema, onde a água é efetivamente entregue ao consumidor, pronta para ser consumida.

  • O item está errado porque " a etapa em que a água é retirada de mananciais superficiais (rios, lagos) ou subterrâneos" é chamada de CAPTAÇÃO.

    AduçãoA adução, próxima etapa do sistema de abastecimento, é a operação de conduzir a água desde o ponto de sua captação até a rede de distribuiçãopassando pela estação de tratamento e pelo(s) reservatório(s). Desta forma, a "adutora"é uma canalização destinada a conduzir água bruta e/ou água tratada entre as unidades de um sistema de abastecimento. Levando-se em conta a energia utilizada, as adutoras podem ser classificadas em adutoras por gravidade, por recalque ou mistas.



ID
1422652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A implementação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgotos e de resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais contribui, de forma significativa, para a melhoria da qualidade ambiental. Com relação a saneamento ambiental, julgue o item.

A gestão adequada dos resíduos sólidos permite a redução dos impactos ambientais causados pela disposição desordenada dos resíduos, uma vez que a recuperação de uma área afetada pela disposição desordenada de resíduos envolve grandes dificuldades técnicas, sendo necessário o emprego de alta tecnologia, além de exigir altos investimentos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Técnicas de recuperação de áreas ambientalmente degradadas:

    TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO

    Revegetação: desde a fixação localizada de espécies vegetais (herbáceas ou arbóreas), até reflorestamentos extensivos;

    Tecnologias Geotécnicas: execução de obras de engenharia (com ou sem estruturas de contenção e retenção), incluindo as hidráulicas, que visam a estabilidade física do ambiente;

    Remediação: execução de métodos de tratamentos predominantemente químicos (ou biológicos) destinados a eliminar, neutralizar, imobilizar, confinar ou transformar elementos ou substâncias contaminantes presentes, atingindo a estabilidade química do ambiente.


  • A disposição desordenada dos resíduos gera grandes dificuldades técnicas pois não se sabe ao certo que tipo de poluente está tratando. São resíduos domésticos; metais pesados oriundos de pilhas, baterias, etc.; entre outros, que em alguns casos, deve-se acondicioná-lo em estruturas impermeáveis para que não contamine o lençol freático. Devido à alta complexidade, a extração de poluentes desse solo é profundamente comprometida, implicando técnicas de lavagem in situ e ex situ.

  • As vezes nem alta qualidade tecnica da jeito se tratando de dano ambiental!
  • Achei que estava errada a questão porque falou em destinação de rejeitos, sendo que a Lei 12.305-/015 - Política Nacional de Resíduos Sólidos fala em disposição de rejeito.

  • mais barato previnir do que remediar


ID
1422655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A implementação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgotos e de resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais contribui, de forma significativa, para a melhoria da qualidade ambiental. Com relação a saneamento ambiental, julgue o item.

Na drenagem urbana, o escoamento através de canais artificiais e de galerias ocorre a baixa velocidade e sobre planos, dependendo, sobretudo, da intensidade da chuva e da rugosidade e declividade da superfície.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Na drenagem urbana, o escoamento através de canais artificiais e de galerias ocorre a "alta" velocidade e sobre planos, dependendo, sobretudo, da intensidade da chuva e da rugosidade e declividade da superfície.


ID
1422721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere a meio ambiente e saúde, julgue o item a seguir.

É de responsabilidade exclusiva da gestão ambiental do município a realização de todos os monitoramentos para verificação da qualidade da água para consumo humano.

Alternativas
Comentários
  • Monitoramento da água é de responsabilidade do órgão de saúde (faz principalmente o planejamento deste) órgãos ambientais regionais e da empresa prestadora de serviços de saneamento 


ID
1572175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando que as formas de uso e ocupação dos solos influenciam na disponibilidade e qualidade das águas subterrâneas, julgue o item abaixo.


É indispensável que o planejamento de uso e ocupação do solo contemple aspectos relacionados com a delimitação e a proteção das áreas de recarga dos aquíferos.


Alternativas

ID
1572181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Tendo em vista que a viabilidade da gestão dos recursos hídricos depende de aspectos técnicos, econômicos e sociais, julgue o item seguinte, referentes a aspectos técnicos. 


A integração de diferentes sistemas de captação de água contribui para maior segurança no abastecimento.


Alternativas

ID
1608886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos sistemas de abastecimento de água, julgue o item subsequente.


A captação é a parte do sistema de abastecimento de água constituída de tubulações sem derivações. A adução, por sua vez, pode ser realizada apenas por recalque.

Alternativas
Comentários
  • E por gravidade?

    Errada

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • ERRADA

    Captação: consiste nos equipamentos e instalações que retiram a água do manancial e a joga no sistema de abastecimento.

    Adutora: transportam grande volume de água. As adutoras podem ser por gravidade e recalque. Geralmente, não possuem derivações.


ID
1608889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos sistemas de abastecimento de água, julgue o item subsequente.


Um sistema de abastecimento de água é formado pelo manancial, pela captação e adução, pelo tratamento e pelo reservatório e rede de distribuição.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, pois cita todos os componentes de um rede de abastecimento.

     Porem na questão de formulação da questão esse POLISSINDETO ai não ficou legal...

  • Correto. Sempre bom tomar cuidado para a banca não misturar as tintas.


ID
1686487
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um sistema de abastecimento de água é composto, entre outras, pelas seguintes unidades:

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação chegasse na letra D, pois poço de visita, interceptor, rede coletora são componentes de sistemas de esgoto e ramal predial não faz parte do SAA.

  • Que questão ruim... Essa é "acertável" somente por eliminação mesmo

  • Alternativa D

    Abastecimento de Água: Os sistemas de abastecimento de água (S.A.A) são obras de engenharia que, além de objetivarem assegurar o conforto às populações e prover parte de infra-estrutura das cidades, visam prioritariamente superar os riscos à saúde impostos pela água. Um sistema de abastecimento de água, em geral é composto por: manancial, captação, adução, tratamento, reservação ou reservatório, rede de distribuição e ligações prediais, estações elevatórias ou de recalque.

    fonte: https://www.aguabrasil.icict.fiocruz.br/index.php?pag=sane


ID
2003728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O sistema de abastecimento de água para consumo humano é formado por diversos componentes, a exemplo do manancial, da captação, dos reservatórios e da rede de distribuição. De acordo com a posição em relação à rede de distribuição, os reservatórios podem ser classificados como

Alternativas
Comentários
  • http://www.em.ufop.br/deciv/departamento/~anibal/Aula%2010%20-%20Reservacao%20e%20redes%20de%20distribuicao%20de%20agua.pdf

  • Montante - nas partes altas da cidade, distribuição por gravidade

    Jusante - nas partes baixas da cidade, distribuição por bombeamento.

  • Tipos de reservatórios:

    Reservatório Semi-enterrado

    Reservatório elevado

    Reservatório de montante

    Reservatório principal e complementar

    Reservatório de jusante a rede

  • Os reservatórios podem ser classificados em relação à rede de distribuição em:



    Reservatório de montante: É aquele que sempre fornece água à rede ou é aquele em que toda a água que abastece a rede de distribuição passa por ele. (reservatório de rede)



    Reservatório de jusante: É aquele que pode fornecer ou receber água da rede de distribuição. Fornece água à rede de distribuição nos períodos em que o consumo é maior que a adução. (reservatório de sobras)



    Reservatório de posição intermediária: O reservatório de distribuição de água cuja função é servir de volante de regularização das transições entre bombeamento e/ou adução por gravidade, intercalado no sistema de adução, é, quanto à localização no sistema de distribuição, o reservatório

  • CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS MENTIROSOS

    O comentário de Casal Concurseiro☕ tem fake news. Os concursos não vão acabar depois da reforma. O governo não vai deixar de precisar de funcionários.


ID
2200741
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Durante o processo de filtração o fenômeno conhecido como transpasse ocorre quando há um aumento gradativo da turbidez da água filtrada com o passar do tempo. Considere:

I. O transpasse ocorre quando as forças de cisalhamento que agem sobre as partículas são maiores que as forças de adesão entre essas partículas e o meio filtrante.

II. Quando ocorre o transpasse nos processos de filtração de fluxo descendente, haverá o arrastamento das partículas para as camadas superiores do meio filtrante.

III. O transpasse é um indicador de aumento da eficácia do meio filtrante.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    O fenômeno denominado de transpasse, ocorre devido ao aumento da velocidade de escoamento nos poros (velocidade intersticial) , causando o arraste dessas partículas para as subcamadas inferiores do meio filtrante até aparecer no efluente filtrado. Como conseqüência, há dois efeitos negativos que podem interferir na eficiência da desinfecção: elevação da turbidez e incremento no nº de organismos.

  • Os mecanismos de transporte são responsáveis por conduzir as partículas suspensas para as proximidades da superfície dos coletores (grãos de antracito, areia ou outro material granular), as quais podem permanecer aderidas a estes por meio de forças superficiais, que resistem às forças de cisalhamento resultantes das características do escoamento ao longo do meio filtrante. Quando essas forças superam as forças de aderência, tem-se o desprendimento. Se a taxa de filtração (vazão afluente dividida pela área do filtro em planta), ou velocidade de aproximação, permanecer constante, a velocidade de escoamento nos poros, denominada velocidade intersticial, aumenta em decorrência das partículas retidas e causa o arrastamento das partículas para subcamadas inferiores (filtro descendente) ou superiores (filtro ascendente) do meio filtrante e surge na água filtrada, podendo ocasionar o fenômeno conhecido como transpasse.


ID
2264605
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No projeto de um poço de sucção de um sistema de abastecimento de água o fluxo deve ser preferencialmente uniforme e devem ser evitados os vórtices e as turbulências por obstruções.

Assinale a opção que apresenta um esquema recomendado para o projeto de poços de sucção.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 12214 NB 590/79 as figuras 31 e 32, representam as formas e dimensões recomendadas para o projeto de poço de sucção.

     

  • O único desenho no qual a água não cria vórteces e turbulencia de refluxo, pois há dissipadores de ondas é a alternativa B.

  • Segundo a NBR 12214 NB 590/79 as figuras 31 e 32, representam as formas e dimensões recomendadas para o projeto de poço de sucção.


ID
2349910
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A seleção de um manancial, com vistas ao abastecimento de água para o consumo de uma localidade, requer uma avaliação técnica, ambiental e econômica do local.
As vazões média e mínima são variáveis hidrológicas que interferem

Alternativas
Comentários

  • Inicialmente deve ser considerado que a banca não informa qual tipo de manancial. Por tanto, podendo ser superficial ou subterrâneo. Logo, o que pode influenciar diretamente na:

    C na capacidade de abastecimento de água da localidade. 



ID
2349931
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Rede de distribuição de água é a parte do sistema de abastecimento que se destina a colocar água potável à disposição dos consumidores com qualidade para o consumo. A rede é formada basicamente pela tubulação principal e pelas secundárias. A tubulação principal, com maior confiabilidade no abastecimento, é do tipo

Alternativas
Comentários
  • Alternativa d. 

     

    Basicamente, existem dois tipos de traçados para as redes de distribuição:

    1. Rede malhada, típica de áreas com ruas formando malhas viárias, permitindo que as tubulações se liguem entre si pelas suas duas extremidades. Esse tipo de traçado apresenta vantagens não só para o escoamento hidráulico mas também para a qualidade da água, ao permitir o permanente fluxo da água nos dois sentidos da tubulação

     

    2. Rede ramificada ou em "espinha de peixe", típica de áreas que apresentam desenvolvimento linear pronunciado e em que as ruas não se conectam entre si por impedimentos topográficos ou de traçado urbano. Nesse tipo de rede, os condutos principais são dispostos segundo a direção predominante da área, e os condutos secundários deles derivam.

     


ID
2350012
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As adutoras são canalizações que conduzem tanto a água bruta para ser tratada como também a água já tratada. Uma adutora por gravidade a conduto forçado pode ter vários equipamentos especiais.
O equipamento que é utilizado para evitar a pressão negativa nas tubulações é

Alternativas
Comentários
  •  Registro de descarga: é o típico registro de um vaso sanitário.

     Válvula de redução de pressão: usual em estruturas que manipulam gases, como o de cozinha.

    Válvula anti-golpe e Retenção: a meu ver trata-se do mesmo aparelho. Permite o fluxo do fluido em um único sentido.

    Qualquer dúvida/correção favor informar por mensagem.

  • a) ventosa

     


ID
2494870
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A ABNT NBR 12213:1992 estabelece conceitos e critérios referentes aos projetos de captação de água de superfície para abastecimento público.

De acordo com essa norma,

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA      5.1.1 - A captação deve ser localizada em trecho RETO ou próximo à margem EXTERNA do curso de água.

    b) CORRETA   Transporte Intenso - transporte de sólidos sedimentáveis em suspensão, com concentração superior a 1,0 g/L.

    c) ERRADA      6.1.1 - A velocidade nos condutos livres ou forçados da tomada de água NÃO deve ser inferior a 0,60 m/s.

    d) ERRADA      5.4.2 - As obras de proteção da seção do curso de água devem ser projetadas tendo em conta a vazão de enchente correspondente a, no mínimo, um período de 50 anos, e dimensionadas considerando-se as condições hidráulicas a montante e a jusante do trecho a ser estabilizado.


ID
2494888
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A ABNT NBR 12216:1992 estabelece conceitos e critérios referentes aos projetos de estações de tratamento de água para abastecimento público.


De acordo com essa norma,

Alternativas
Comentários
  • A) Correta

    B) São usadas na ETA quando circunstancias especiais não permitem a sua localização na captação;

    C) a etapa de mistura rápida com o uso de polieletrólitos deve ser feita de acordo com as recomendações dos fabricantes

    D) DBO (5 dias) Abaixo de 1,5 mg/L

  • NBR 12216

    5.3.2.1 Águas receptoras de produtos tóxicos, excepcionalmente, podem ser utilizadas para abastecimento público, quando estudos especiais garantam sua potabilidade, com autorização e controle de órgãos sanitários e de Saúde Pública competentes. ( A correta)

     

    5.5 Grades
    Destinam-se a reter materiais grosseiros existentes nas águas superficiais; são utilizadas na ETA quando circunstâncias especiais não permitem a sua localização na captação, devendo o projeto ser elaborado conforme NBR 12213 ( B incorreta )

     

    5.8.2 As condições ideais em termos de gradiente de velocidade, tempo de mistura e concentração da solução de coagulante devem ser determinadas preferencialmente através de ensaios de laboratório. Quando estes ensaios não podem ser realizados, deve ser observada a seguinte orientação:
    a) a dispersão de coagulantes metálicos hidrolisáveis deve ser feita a gradientes de velocidade compreendidos entre 700 s-1 e 1100 s-1, em um tempo de mistura não superior a 5 s;
    b) a dispersão de polieletrólitos, como coagulantes primários ou auxiliares de coagulação, deve ser feita obedecendo às recomendações do fabricante. ( C incorreta )

     

    Tabela - Classificação de águas naturais para abastecimento público

    Tipo A: DBO ( 5 dias ) até 1,5 ( mg/L ) (D incorreta )

     


ID
2546497
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No estudo para a captação, em fontes de água subterrânea, o rendimento específico é determinado pela razão entre:

Alternativas
Comentários
  • nao sei o que [e rendimento especifico, mas se [e rendimento tem que ser uma razao com unidades iguais

    letra c

  • "O rendimento específico de um solo (ou rocha) pode ser definido como a proporção do volume de água que, depois de saturado, é drenado por gravidade em relação a seu volume total.  No caso de um aquífero freático, a água é realmente drenada dos vazios quando o nível freático tem um rebaixamento."




    Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24815/24815_3.PDF

  • A questão trata de conhecimentos sobre a captação de águas subterrâneas e pede o conceito de rendimento específico.

     

    Primeiramente, rendimento específico é um parâmetro dado em porcentagem que remonta a quantidade de água livre que escoa no aquífero submetida a ação da gravidade. Ou seja, é definido como a razão do volume de água que escoará por gravidade após o solo estar saturado e o volume total de água no solo.

     

    Alternativa A – Errado. Como vimos, rendimento específico é razão do volume de água que escoará por gravidade após o solo estar saturado e o volume total de água no solo.

    Alternativa B – Errado. Conforme explicação da alternativa A.

    Alternativa C – Certo.

    Alternativa D – Errado. Conforme explicação da alternativa A.

    Alternativa E – Errado. Conforme explicação da alternativa A.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
2546503
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em um projeto de reservatório de distribuição de água para abastecimento público, o volume compreendido entre os níveis máximo e mínimo, para atender às variações diárias de consumo é:

Alternativas
Comentários
  • NBR 12217 - Reservatório de Distribuição de água

    3.5 Volume útil
    Volume compreendido entre os níveis máximo e mínimo para atender às variações diárias de consumo.


ID
2546506
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com a norma NBR 12.214, que trata de projetos de sistema de bombeamento de água para abastecimento público, nos casos em que ocorrem grandes variações de vazão, na escolha dos conjuntos motor-bomba pode ser utilizado um:

Alternativas
Comentários
  • NBR 12214/1992

    5.4.2 As seguintes condições devem ser observadas na escolha dos conjuntos motor-bomba:


    a) as curvas características devem ser do tipo estável, para bombas instaladas em paralelo;
    b) em caso de grandes variações de vazão, pode ser utilizado sistema de acionamento de velocidade variável;
    c) os pontos de operação das bombas, nas diversas situações possíveis, devem estar situados na faixa adequada de rendimento;
    d) o NPSH disponível, calculado segundo o Anexo A, deve superar em 20% e no mínimo em 0,50 m o NPSH requerido pela bomba em todos os pontos de operação;

    e) a potência nominal dos motores de acionamento deve ser escolhida entre os valores padronizados da NBR 5432.


ID
2546509
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para a captação de águas superficiais, é possível utilizar a Torre de Tomada, que se presta para ambientes:

Alternativas
Comentários
  • lênticos = de águas lentas ou paradas.

     

    A torre de tomada fica sempre envolvida pela água sendo provida de várias comportas situadas em níveis diferentes. O ingresso da água ao interior da torre é feito por uma das comportas, permanecendo as demais fechadas. Este tipo de solução permite obter uma água de melhor qualidade. Não tão próxima à superfície onde há algas, nem do fundo onde existe lodo, ambos indesejáveis à captação pois dificultam o tratamento da água.

     

    https://www.passeidireto.com/arquivo/38754191/manual-de-saneamento

     

  • Pensei assim tambem pois como usar agua lenticas que em geral nao sao proprias geralmente o corpo de agua e escolhido para evidar o custo alto do tratamento!
  • Torre de tomada é uma modalidade de captação utilizada geralmente em mananciais de superfície sujeitos a grande variação de nível e nos quais a qualidade da água varia com a profundidade.

    CARACTERÍSTICAS:

    -A torre de tomada sempre fica envolvida pela água.

    -A torre é provida de várias tomadas, no mínimo duas, situadas em níveis distintos. Fica aberta a mais próxima da superfície, a fim de dar acesso à água de melhor qualidade.

    -É geralmente construída em concreto armado.

    -Tem elevado custo;

    -É indicado para grandes sistemas de abastecimento de água cuja captação se faz em lagos, reservatórios de regularização (ambientes lênticos) e grandes rios.

    Fonte: http://files.descomplicando-as-aulas.webnode.com/200000080-2c9cf2d97b/Aula%203%20-%20Sistema%20de%20abast.p%C3%BAblico-capta%C3%A7ao.pdf


ID
2546572
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Ao buscar água de lençóis freáticos para abastecimento, deve-se procurar:

Alternativas
Comentários
  • Poço freático (poço raso, cacimba, cisterna ou poço caipira) = é raso e capta a água subsuperficial do lençol freático. Devido à pouca profundidade, há significativas chances de contaminação da água. Estando a uma pressão igual a atmosférica, necessita de bomba para puxar a água.

     

    Poço semi-artesiano = um pouco mais profundo que o poço freático, mas a pressão não é muito maior que a atmosférica, de forma que necessita de bomba para puxar a água.

     

    Poço artesiano = perfurado com sonda perfuratriz, possui de 1000 a 1500 metros de profundidade, não necessita de bomba para puxar a água, pois é jorrante (já que está a uma pressão bem superior à atmosférica). A chance de contaminação da água é reduzida.

     

  • Damião, acho que a palavra chave é "procurar". Se você acha uma nascente, automaticamente sabe-se que lá tem um lençol freático.

  • Muito boa sua explicação Elvis Masur


ID
2595511
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A poluição dos agroecossistemas é um dos problemas mais relevantes de nossa sociedade. Dentre os vários componentes ambientais, onde a poluição, de modo geral, apresenta uma interface de caráter sistêmico, as fontes de água ocupam posição destacada, pois a água é uma substância essencial para a vida. Nesse contexto, é importante a utilização de indicadores para analisar e monitorar este importante recurso natural. Um dos indicadores de qualidade da água é o IQA, Índice de Qualidade das Águas, que é obtido a partir dos parâmetros:

Alternativas
Comentários
  • http://portalpnqa.ana.gov.br/indicadores-indice-aguas.aspx

     

  • Parâmetros de qualidade de água

    - OD (oxigênio dissolvido)

    - Coliformes termotolerantes

    - pH

    - DBO (Demanda Bioquimica de Oxigênio)

    - Temperatura

    - Nitrogênio total

    - Fósforo total

    - Turbidez

    - Sólidos/Resíduos totais

  • GABARITO: LETRA A - O IQA (Índice de Qualidade das Águas) foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando a seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA (oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, demanda bioquímica de oxigênio, temperatura da água, nitrogênio total, fósforo total, turbidez e resíduo total) são, em sua maioria, indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos. 

    "Hoje melhor do que ontem, amanha melhor do que hoje."


ID
2695063
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Sistema Público de Abastecimento de Água constitui-se no conjunto de obras, instalações e serviços, destinados a produzir e distribuir água a uma comunidade, em quantidade e qualidade compatíveis com as necessidades da população, para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos. (FUNASA. Manual de Saneamento, p. 35).

Sob o ponto de vista sanitário, a solução coletiva é a mais interessante devido aos aspectos, EXCETO:

Alternativas

ID
2695066
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os principais agentes biológicos encontrados nas águas contaminadas são as bactérias patogênicas, ou vírus e os parasitos. As bactérias patogênicas encontradas na água e/ou alimentos constituem uma das principais fontes de morbidade e mortalidade em nosso meio. São responsáveis por numerosos casos de enterites, diarreias infantis e doenças endêmicas/epidêmicas (como cólera e a febre tifoide), que poderá resultar em casos letais (FUNASA. Manual de Saneamento. p. 37).

É doença transmitida pela água:

Alternativas

ID
2695069
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Mananciais para abastecimento de água é toda fonte de água utilizada para abastecimento doméstico, comercial, industrial e outros fins, podendo ser de variada origem (FUNASA. Manual de Saneamento. p. 56).

NÃO corresponde a uma classificação de fonte/manancial quanto à origem:

Alternativas
Comentários
  • Água meteórica - água da chuva que, em seu ciclo, evapora em parte, é absorvida pelas plantas, escoa como água superficial em riachos e rios e infiltra-se na terra abastecendo o lençol de água subterrânea.


ID
2697217
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quando se projeta o abastecimento de água para uma determinada população, há necessidade de se considerar o crescimento dessa população em um determinado período de tempo. Esse cálculo é feito utilizando a equação matemática:

P = Po + (N − M) + (I − E)

O termo I dessa equação significa

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia informar o significado de todos os elementos dessa equação?

  • P (população final)  = Po(população inicial) + (Nascimento − Morte) + (Imigração− Emigração)

  • P  = Po + (N − M) + (I− E)

    GABARITO: LETRA B - Essa equação representa o crescimento populacional. O significado de cada elemento pode ser definido como: P = População final ; Po = População inicial ; N = Nascimento ; M = Morte ; I = Imigração e E = Imigração.

    Obs: Acredito que está questão é bem intuitiva daria para acertar sem dominar o conteúdo, bastava identificar quais os principais aspectos para o crescimento populacional.

    "Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje."


ID
2705698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que tange a projeções de consumo de água, projeções de população e distribuição demográfica, julgue o item subsequente.


A projeção de população realizada pelo método aritmético considera que a população varia linearmente com o tempo e, pelo método geométrico, que o logaritmo da população varia linearmente com o tempo, mas, em ambos os processos, considera-se o crescimento pressuposto ilimitado.

Alternativas

ID
2705701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que tange a projeções de consumo de água, projeções de população e distribuição demográfica, julgue o item subsequente.


Para se determinar o consumo efetivo de água, devem ser considerados o clima local, o padrão de vida da população, o uso ou não de hidrômetro, o custo da água e as perdas no sistema.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim essa afirmativa não contem nenhum erro.

  • Acretido que o erro está em "o custo da água", não devemos analisar o custo, mas sim o volume consumido

  • O volume de água em uma comunidade dependerá de uma série de circunstâncias que farão com que este valor seja mais ou menos intenso. Os mais notáveis são:

    ♦ características da população (hábitos higiênicos, situação econômica,educação sanitária);

    ♦ desenvolvimento da cidade;

    ♦ presença de indústrias;

    ♦ condições climáticas;

    ♦ características do sistema (quantidade e qualidade da água, sistemas de medição, pressão na rede, etc); 

  • consumo efetivo de água (qe)

    qe= Vc/(NE*ND*NH/L)

    Vc= volume consumido medido pelos hidrômetros

    NE= número de economias

    ND= número de dias da medição pelos hidrômetros

    NH/L= número de habitantes por economia

  • Acredito que o erro se dá por estar incompleta os fatores a serem avaliados.

    Os principais fatores que influenciam o consumo de água numa localidade são:

    a) Clima: quanto mais quente maior o consumo;

    b) Padrão de Vida da população: quanto mais alto o padrão de vida maior o consumo;

    c) Hábitos da População: higiene, turismo, esportes etc;

    d) Sistema de Fornecimento e Cobrança: se o serviço é medido inibe o consumo;

    e) Qualidade da água fornecida: água de boa qualidade tende a aumentar o consumo;

    f) Custo da Tarifa: tarifas altas inibem o consumo;

    g) Pressão na rede distribuidora: quanto maior a pressão, maior a vazão fornecida e,

    consequentemente, maior o consumo;

    h) A natureza, o crescimento e as características da cidade: o consumo por habitante tende a

    aumentar com o crescimento da cidade; quanto maior o grau de desenvolvimento de uma cidade

    maior o consumo;

    i) Atividades industriais, comerciais e públicas: cada atividade desta possui um tipo de consumo

    diferenciado; a predominância destas atividades altera o consumo por habitante.

  • Acredito que o erro esteja em considerar as perdas no sistema.

  • A questão quis confundir ESTIMATIVA DE CONSUMO (utilizada para o dimensionamento do sistema) com a DETERMINAÇÃO CONSUMO EFETIVO (realmente consumido pela população) ... Para sua determinação não é preciso considerar tais fatores, pois é possível realizar a medição através de hidrômetros e outros equipamentos de macromedição.

    PS.: Considerar as perdas, na determinação do consumo efetivo, é importante, pois ela não integra o consumo efetivo, mas estão integradas à medição (principalmente na macromedição).

    --------------------- (23/09/21)

    Fonte que confirma afirmação:

    https://wp.ufpel.edu.br/hugoguedes/files/2019/03/Aula-2-Consumo.pdf

  • Complementando:

    Questão similar

    Q646646

    O padrão de vida da população, a existência de micromedição e a tarifa relativa ao consumo de água são alguns dos fatores que devem ser considerados para o planejamento das vazões em sistemas públicos de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário.

    CERTO.


ID
2705704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com referência a mananciais e reservação, julgue o próximo item.


Os reservatórios para fornecimento urbano de água podem ser projetados com duas câmeras contíguas, cujo custo total é menor que o de outros reservatórios de mesma capacidade com duas câmeras independentes, embora nesses o investimento inicial da obra seja menor quando se opta pela instalação de uma só câmera na primeira etapa.

Alternativas
Comentários
  • Pronome relativo usado inadequadamente na questão.


ID
2705707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com referência a mananciais e reservação, julgue o próximo item.


A determinação da reserva de equilíbrio pode ser estimada quando a adução se processa durante o dia, exigindo-se apenas o conhecimento do horário de máximo consumo, condição em que a adutora é dimensionada.

Alternativas
Comentários
  • Deve-se conhecer o dia de maior consumo também.

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • A adutora é dimensionada considerando apenas o DIA DE MAIOR CONSUMO.

    Somente a rede de distribuição considera o dia e a hora de maior consumo.


ID
2705710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quanto a redes de distribuição de água e dimensionamento de blocos de ancoragem, julgue o item que se segue.


Em um trecho qualquer da rede ramificada, a cota piezométrica de montante é igual à cota piezométrica de jusante, descontada da perda de carga no trecho.

Alternativas
Comentários
  • Foram trocadas as cotas à montante e à jusante no enunciado.

  • A cota piezométrica de montante é superior à cota piezométrica de jusante!

  • CP montante = CP jusante + Perda de carga

  • O erro está em dizer " descontada a perda de carga no trecho" em vez de com a perda de carga no trecho de jusante.


ID
2705713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quanto a redes de distribuição de água e dimensionamento de blocos de ancoragem, julgue o item que se segue.


No dimensionamento de ancoragem para uma tubulação circular, utiliza-se o cálculo simplificado para se obter a resultante, cuja direção é a da bissetriz do ângulo da curva e cujo sentido é sempre para dentro da curva do tubo.

Alternativas

ID
2705716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quanto a redes de distribuição de água e dimensionamento de blocos de ancoragem, julgue o item que se segue.


O método hardy cross utiliza aproximações sucessivas para cálculo de redes malhadas, o que possibilita desenvolver os cálculos de forma manual, especialmente em redes pequenas, e constitui-se em um método provido de significado físico, aplicado no dimensionamento dos condutos principais dispostos em anéis ou circuitos fechados.

Alternativas
Comentários
  • Método Hardy Cross destaca-se por possibilitar o desenvolvimento manual dos cálculos de maneira simples, além de ser um método provido de significado físico que facilita a analise dos resultados intermediários

    Abastecimento de Água 3ª ed. TSUTIYA (2006)


ID
2705743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O operador do sistema de abastecimento público de água potável de determinada cidade faz o controle da pressão na rede de distribuição, construída em malha, nos pontos A, B, C e D, com as seguintes cotas altimétricas: ponto A - 503,208 m; ponto B - 500,640 m; ponto C - 502,980 m; ponto D - 504,650 m. A cota altimétrica do nível médio de água do reservatório de distribuição que alimenta a rede é de 536,000 m.

Com base nessas informações, julgue o item seguinte.


Considerando-se que os pontos de monitoramento A, B, C e D representam as máximas pressões estáticas, em caso de reparos na rede, podem ser utilizados tubos e conexões com pressão nominal de serviço de 10 kgf/cm2 (PN10 indicada pelo fabricante).

Alternativas
Comentários
  •  A pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras deve ser de 500 kPa, e a pressão dinâmica mínima, de 100 kPa.

  • Pressão estática máxima (ponto B):

    536 - 500,640 = 35,36 m.c.a

    1m.c.a = 10KPa = 10.000 N/m²

    35,36 m.c.a = 353,6 KPa = 353.600 N/m²

    Transformando para kg/cm²:

    [353.600/10] Kg / [10^4] cm² = 3,536 Kg/cm²

    Portanto a tubulação deve suportar uma pressão de 3,536 Kg/cm², que é menor do que a pressão dos tubos e conexões apresentadas no enunciado.


ID
2705746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O operador do sistema de abastecimento público de água potável de determinada cidade faz o controle da pressão na rede de distribuição, construída em malha, nos pontos A, B, C e D, com as seguintes cotas altimétricas: ponto A - 503,208 m; ponto B - 500,640 m; ponto C - 502,980 m; ponto D - 504,650 m. A cota altimétrica do nível médio de água do reservatório de distribuição que alimenta a rede é de 536,000 m.

Com base nessas informações, julgue o item seguinte.


O fechamento de apenas um registro não afetará a quantidade de água, nem a pressão disponível para os usuários, pois o fluxo de água se altera conforme as perdas de carga distribuídas e localizadas.

Alternativas
Comentários
  • Errada afetara sim ...mas nao significamente como a questao nao traz o Significamente torna errada

ID
2705749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O operador do sistema de abastecimento público de água potável de determinada cidade faz o controle da pressão na rede de distribuição, construída em malha, nos pontos A, B, C e D, com as seguintes cotas altimétricas: ponto A - 503,208 m; ponto B - 500,640 m; ponto C - 502,980 m; ponto D - 504,650 m. A cota altimétrica do nível médio de água do reservatório de distribuição que alimenta a rede é de 536,000 m.

Com base nessas informações, julgue o item seguinte.


Se a leitura do manômetro instalado no ponto B indicar pressão de 31,03 mca, é correto concluir que está havendo consumo de água e que, considerando o reservatório com nível médio de água, a soma das perdas de carga nas tubulações entre o reservatório e este ponto B é de 4,330 mca.

Alternativas
Comentários
  • Se o nível médio do reservatório é de 536 m e o reservatório B está a 500,64 m, então há uma diferença de carga de 35,36 m entre o reservatório e o ponto B.


    Sabe-se que quando há consumo há perda de carga no sistema. Logo, se o manômetro em B indica 31,03 m em vez de 35,36 m, é possível concluir que está havendo consumo de água.


    É possível calcular as perdas de carga com a seguinte conta: 35,36 m - 31,03 m = 4,33 m.

  • Cota do reservatório = 536,000 m

    Cota do ponto B = 500,640 m

    Perda de carga = Cr - (Cb +Hman)

    Perda de carga = 536 - (500,64 + 31,03)

    Perda de carga = 4,33m

    .

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
2705752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O operador do sistema de abastecimento público de água potável de determinada cidade faz o controle da pressão na rede de distribuição, construída em malha, nos pontos A, B, C e D, com as seguintes cotas altimétricas: ponto A - 503,208 m; ponto B - 500,640 m; ponto C - 502,980 m; ponto D - 504,650 m. A cota altimétrica do nível médio de água do reservatório de distribuição que alimenta a rede é de 536,000 m.

Com base nessas informações, julgue o item seguinte.


Em caso de vazamento de água em ponto distante do reservatório, as pressões nos pontos monitorados serão conservadas, porque o fluxo de água se adapta às condições instantâneas de consumo.

Alternativas
Comentários
  • se algum ponto comeca a vazar agua, as pressoes diminuem ao longo da rede!


ID
2705755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O operador do sistema de abastecimento público de água potável de determinada cidade faz o controle da pressão na rede de distribuição, construída em malha, nos pontos A, B, C e D, com as seguintes cotas altimétricas: ponto A - 503,208 m; ponto B - 500,640 m; ponto C - 502,980 m; ponto D - 504,650 m. A cota altimétrica do nível médio de água do reservatório de distribuição que alimenta a rede é de 536,000 m.

Com base nessas informações, julgue o item seguinte.


Em redes sem vazamentos, nos horários sem consumo, as pressões indicadas nos manômetros nos pontos monitorados serão iguais às diferenças entre o nível de água do reservatório e os níveis desses pontos. Nesses horários, é maior o risco de ruptura de tubulações e peças da rede, incluídos os ramais de ligações prediais.

Alternativas
Comentários
  • Querendo entender se ninguem ta usando como vai ter riscos!
  • quando ninguem ta usando a pressão nas tubulaçoes fica maior, a agua ta "presa", se houver algum equipamento mais instalado ou que não aguente a pressão, ele provavelmente vai vazar agua (vai estar quebrado)

  • Quando não há escoamento, não atua a perda de carga, sendo assim a pressão atuante será maior


ID
2705800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito de perda de água nos sistemas públicos de abastecimento brasileiros, julgue o item subsequente.


A melhoria das instalações domiciliares, com a adoção de bacias sanitárias de baixo consumo, por exemplo, é importante para a redução das perdas de água em sistemas públicos de abastecimento.

Alternativas
Comentários
  • Essa ai nao achei o erro alguem?
  • A melhoria das instalações sanitárias domiciliares reduz as perdas domiciliares, e não as públicas. Pelo menos foi assim que pensei.

  • acho que o que o cespe quis interpretar é a diferença entre perdas e desperdicio.

    mas nao concordo de jeito nenhum com o gabarito!

  • Acredito que a adoção de bacias sanitárias de baixo consumo, ocorrerá a redução de consumo de água nesta unidade.

  • Ao meu ver, a economia não quer dizer menos perda, assim como um maior consumo não quer dizer que há uma maior perda, apenas há um gasto maior ou menor de água.

  • O uso de água na residência, em qualquer equipamento residencial, não é considerado perda de água.


ID
2705803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito de perda de água nos sistemas públicos de abastecimento brasileiros, julgue o item subsequente.


A elaboração e o cumprimento de programas de manutenção preventiva e corretiva, incluída a aferição periódica dos hidrômetros, são essenciais para a redução de perdas de água em sistemas públicos de abastecimento.

Alternativas

ID
2705806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca de estações elevatórias e tubulações de recalque.


A altura manométrica total utilizada para a especificação das bombas de uma estação de recalque é igual à soma da altura geométrica de recalque mais as perdas de carga no barrilete de recalque e na adutora, desprezando-se as perdas de carga na sucção.

Alternativas
Comentários
  • Altura manométrica total é a energia por unidade de peso que o sistema solicita para transportar o fluido do reservatório de sucção para o reservatório de descarga, com uma determinada vazão. Essa energia será fornecida por uma bomba, que será o parâmetro fundamental para o selecionamento da mesma.É importante notar que em um sistema de bombeamento, a condição requerida é a vazão, enquanto que a altura manométrica total é uma conseqüência da instalação

  • Está errada porque as perdas de carga na sucção NÃO podem ser desprezadas.

  • ALTURA MANOMÉTRICA TOTAL (AMT) - Altura total exigida pelo sistema, a qual a bomba deverá ceder energia suficiente ao fluido para vencê-la. Leva-se em consideração os desníveis geométricos de sucção e recalque e as perdas de carga por atrito em conexões e tubulações.

    AMT = Altura Sucção + Altura Recalque + Perdas de Carga Totais (Tubulações/Conexões e Acessórios) 

    MANUAL DE HIDRÁULICA BÁSICA

    https://ecivilufes.files.wordpress.com/2011/08/manual-de-hidrc3a1ulica-bc3a1sica-ifba.pdf


ID
2705812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca de estações elevatórias e tubulações de recalque.


As ventosas são dispositivos destinados a permitir a saída e a entrada de ar em trechos de condutos forçados. Como podem eliminar a subpressão nos pontos em que são colocadas, contribuem para combater os transientes hidráulicos em adutora em conduto sob pressão.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    As ventosas são aparelhos automáticos destinados a expulsar o ar e também a permitir a sua entrada quando houver necessidade. São, portanto, equipamentos complementares indispensáveis ao bom funcionamento dos condutos forçados. 

    fonte: http://www.gpeas.ufc.br/disc/hidr/aula06.pdf

  • As ventosas são dispositivos destinados a permitir a saída e a entrada de ar em trechos de condutos forçados. Como podem eliminar a subpressão nos pontos em que são colocadas, contribuem para combater os transientes hidráulicos em adutora em conduto sob pressão.


ID
2705815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca de estações elevatórias e tubulações de recalque.


No funcionamento de uma tubulação de recalque e nos condutos forçados por gravidade, é tecnicamente correto que o perfil da tubulação corte a linha piezométrica, sem causar nenhum problema operacional.

Alternativas
Comentários
  • No funcionamento de uma tubulação de recalque e nos condutos forçados por gravidade, é tecnicamente correto que o perfil da tubulação corte a linha piezométrica, sem causar nenhum problema operacional.


    por gravidade não pode sorta a linha Piezométrica.


ID
2707327
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

É a primeira unidade do sistema de abastecimento de água. Responsável por coletar de modo adequado a água do manancial, também chamada de água bruta.


Esta afirmação refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Pode isso produção?
  • Caramba, questão dificil, so acertei porque eu não lembrava o que era adutora kkkkk

    Mas o x da questão está quando ela diz primeira unidade do sistema de abastecimemento, que seria de fato a Captação: conjunto de equipamentos e instalações utilizado para a retirada de água do manancial. Compreende a primeira unidade do sistema de abastecimento, que se classifica em: superficial, subterrânea, poço profundo e poço raso.

    https://www.aguabrasil.icict.fiocruz.br/index.php?pag=sane

    Já a Adutora seria o canal ou encamento que levaria essa água bruta para tratamento.

  • Certíssimo!!!

     A primeira unidade do sistema de abastecimento de água, responsável por coletar de modo adequado a água do manancial, CAPTAÇÃO


ID
2707354
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere a notícia abaixo.


Sanepar implanta software para controle do sistema de água de Paranavaí


A Sanepar está implantando um novo software que vai supervisionar e controlar o sistema de abastecimento de água de Paranavaí. Denominado IFIX, ele fará o monitoramento, em tempo real, de todas as medições de vazão, pressão, nível dos reservatórios, além do controle de todos os poços e elevatórias de água bruta e tratada da cidade.


Com todos os dados coletados para o novo sistema, a área operacional da Sanepar poderá fazer análises de riscos e de perdas, ter dados diários de operação e elaborar estudos de futuras ampliações. Outro ponto positivo é a comunicação entre áreas, que por rádio modem ethernet – o que há de melhor no mercado tecnológico.

(Disponível em: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=94094)


A partir da notícia e da evolução tecnológica que a informática proporciona, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2721379
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para a determinação da quantidade de água requerida ao sistema, em termos de vazão demandada, é necessário o estudo do seguinte aspecto:

Alternativas
Comentários
  • Em relação a vazão demandada , a resposta é  estimativa dos consumos.

    Letra: C

  • GABARITO: LETRA C - Para a determinação da contribuição de quantidade de água requerida ao sistema, em termos de vazão demandada, é necessário o estudos dos seguintes aspectos: Alcance do projeto, previsões de população, estimativa dos consumos de água, estimativa das perdas e variações de consumo.

    "Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje."


ID
2721394
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os poços de visita (PV’s) são estruturas destinadas a permitir o ingresso do operador para efetuar serviços de inspeção e manutenção dos coletores. Os PV’s devem ser previstos na seguinte situação:

Alternativas
Comentários
  • NBR 9649 5.2.1 Devem ser construídos poços de visita (PV) em todos
    os pontos singulares da rede coletora, tais como no início
    de coletores, nas mudanças de direção, de declividade, de
    diâmetro e de material, na reunião de coletores e onde há
    degraus.

     


ID
2721397
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os componentes do poço de visita (PV) são:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

  • Um poço de visita, também conhecido como bueiro, é formado pelas seguintes estruturas:


    Laje de fundo: base de concreto armado onde será erguido o poço; Câmara de trabalho ou balão: parte de maior dimensão do poço. Possui canaletas conectadas, que permitem o escoamento da água; Câmara de acesso ou chaminé: espaço por onde funcionários podem descer, através de uma escada, da superfície até à câmara de trabalho; Laje excêntrica de transição: laje de concreto armado que interpõe-se entre as câmaras de acesso e de trabalho; Tampão ou caixilho: permite o fechamento do poço em relação ao ambiente externo.


    Fonte: http://187.17.2.135/orse/esp/ES00275.pdf


ID
2833306
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Num condomínio empresarial, as águas pluviais, bem como a drenagem das vias, são conduzidas através de canaletas e dutos, após passarem por caixas de areia, até uma caixa subterrânea em concreto devidamente estanque, com dimensões de 10 m x 12 m x 6 m (altura), ou seja, 720 m3 de volume, para o armazenamento da água destinada a limpeza das vias, rega de plantas e outros fins que não necessitem de água potável.


No último verão, observou-se, durante uma chuva torrencial, que o nível da água no referido reservatório elevou-se em 10 cm durante o período de uma hora. Nesse caso, a vazão de enchimento foi de:

Alternativas
Comentários
  • Q = Vol/t


    sendo, a Área da base do reservatório retangular:

    A= 10 . 12 = 120 m²


    Sabendo que elevou-se h = 10 cm ou 0,1 m, podemos calcular o volume correspondente a 1 hora!

    Vol= A . h => 120 . 0,1= 12 m³ , ou seja, 12000 L


    Então a vazão correspondente a 1 hora será de:

    Q= 12.000 L/ 60 min = 200 L/min



    O PASSADO É LIÇÃO PARA REFLETIR, NÃO PARA REPETIR.


ID
2838040
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um sistema de abastecimento de água engloba diversas unidades, como captação, adução, estação de tratamento, reservação, estações elevatórias e rede de distribuição. Na rede de distribuição de água, ocorre a disponibilização de água potável aos consumidores.


Considerando a norma ABNT NBR 12218:2017, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • corrigindo as alternativas :

    a) o horizonte do estudo ou do projeto deve ser definido por critério técnico da operadora responsável pelo sistema de abastecimento de água.

    c) A pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras deve ser de 400kPa, podendo chegar a 500 kPa em regiões com topografia acidentada, e a pressão dinâmica mínima de 100 kPa e ser referenciada ao nível do terreno

    d) Sempre que possível adotar a pressão estática máxima entre 250 e 300kPa, com o objetivo de diminuir as perdas reais

    e) diâmetro mínimo dos condutores secundários 50mm, pode ser aceitos exceções desde que justificado. evitar velocidade menor que 0,40m/s


ID
2977288
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Saneamento básico, como estabelecido nas diretrizes nacionais (Lei 11.445/2007), é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Sobre o saneamento básico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 43. A prestação dos serviços atenderá a requisitos mínimos de qualidade, incluindo a regularidade, a continuidade e aqueles relativos aos produtos oferecidos, ao atendimento dos usuários e às condições operacionais e de manutenção dos sistemas, de acordo com as normas regulamentares e contratuais.

    Parágrafo único. A União definirá parâmetros mínimos para a potabilidade da água.   

    B) Art. 44. O licenciamento ambiental de unidades de tratamento de esgotos sanitários e de efluentes gerados nos processos de tratamento de água considerará etapas de eficiência, a fim de alcançar progressivamente os padrões estabelecidos pela legislação ambiental, em função da capacidade de pagamento dos usuários.

    § 1 A autoridade ambiental competente estabelecerá procedimentos simplificados de licenciamento para as atividades a que se refere o caput deste artigo, em função do porte das unidades e dos impactos ambientais esperados.

    § 2 A autoridade ambiental competente estabelecerá metas progressivas para que a qualidade dos efluentes de unidades de tratamento de esgotos sanitários atenda aos padrões das classes dos corpos hídricos em que forem lançados, a partir dos níveis presentes de tratamento e considerando a capacidade de pagamento das populações e usuários envolvidos.

    C) Art. 45. Ressalvadas as disposições em contrário das normas do titular, da entidade de regulação e de meio ambiente, toda edificação permanente urbana será conectada às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário disponíveis e sujeita ao pagamento das tarifas e de outros preços públicos decorrentes da conexão e do uso desses serviços.

    § 1 Na ausência de redes públicas de saneamento básico, serão admitidas soluções individuais de abastecimento de água e de afastamento e destinação final dos esgotos sanitários, observadas as normas editadas pela entidade reguladora e pelos órgãos responsáveis pelas políticas ambiental, sanitária e de recursos hídricos.

    § 2 A instalação hidráulica predial ligada à rede pública de abastecimento de água não poderá ser também alimentada por outras fontes.

    D/E) Art. 4 Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.

    Parágrafo único. A utilização de recursos hídricos na prestação de serviços públicos de saneamento básico, inclusive para disposição ou diluição de esgotos e outros resíduos líquidos, é sujeita a outorga de direito de uso, nos termos da , de seus regulamentos e das legislações estaduais.


ID
2977291
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre o Plano de Saneamento Básico, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O plano de saneamento básico, ou o eventual plano específico, poderá ser elaborado mediante apoio técnico ou financeiro prestado por outros entes da Federação, pelo prestador dos serviços ou por instituições universitárias ou de pesquisa científica, garantida a participação das comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil.

( ) O plano de saneamento básico será revisto periodicamente, em prazo não superior a dez anos, anteriormente à elaboração do plano plurianual.

( ) A delegação do serviço de saneamento básico não dispensa o cumprimento pelo prestador do respectivo plano de saneamento básico em vigor à época da delegação.

( ) Os planos de saneamento básico serão editados pelos prestadores de cada serviço.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    lei 11.445

    Art. 19.

    § 1 Os planos de saneamento básico serão editados pelos titulares, podendo ser elaborados com base em estudos fornecidos pelos prestadores de cada serviço.

    § 4 Os planos de saneamento básico serão revistos periodicamente, em prazo não superior a 4 (quatro) anos, anteriormente à elaboração do Plano Plurianual.

    § 6 A delegação de serviço de saneamento básico não dispensa o cumprimento pelo prestador do respectivo plano de saneamento básico em vigor à época da delegação.

  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • A segunda afirmativa está correta, pois com o novo marco do saneamento a revisão do plano deve ocorrer no prazo não superior a 10 anos.
  • Questão desatualizada


ID
2989873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito de qualidade da água, poluição hídrica, tecnologia de tratamento de água e sistemas de abastecimento de água, julgue o item a seguir.


Em um sistema de abastecimento de água dotado de reservatório elevado e de reservatório enterrado, a capacidade da torre no reservatório elevado deve ser suficiente para evitar frequentes partidas e paradas das bombas, bem como para garantir uma reserva mínima em cota elevada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3051031
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Represa do Guarapiranga faz parte do Sistema de Abastecimento de Água do Município de São Paulo. No entanto, vários bairros lançam seus efluentes in natura nas águas da represa. As medidas de mitigação dos impactos ambientais que podem ser adotadas na resolução definitiva do problema são:

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    reavaliação do Plano Diretor Municipal e adoção de medidas, a curto e médio prazos, para implantação de sistema de coleta e afastamento das águas residuárias no entorno da Represa.

    Alternativa que proporciona melhor gestão quanto a resolução definitiva quanto ao fato de vários bairros lançarem seus efluentes in natura nas águas da represa.


ID
3052072
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goianira - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Leia o relato da situação hipotética a seguir.


O engenheiro ambiental está trabalhando no projeto do sistema de abastecimento de água da cidade de Tamanduá para que se possa abastecer a população até o ano de 2033.

Considere:

- a única fonte de abastecimento é um manancial subterrâneo com vazão de 40 L/s;

- a população do município, em 2033, será de 20.000 habitantes;

- o índice de perdas de água atual no sistema é de 35%;

- o consumo per capita é de 200 L/hab/dia;

- o consumo de água na ETA é de 4%;

- o K1 é de 1,25.


Qual é o índice de perdas adequado no sistema de abastecimento de água para que a população possa ser abastecida?

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe onde tem essa fórmula?

  • Também não entendi qual fórmula usar

  • VAZÃO DE DIMENSIONAMENTO

    Q = ((K¹ . P . q)/86400) . Consumo ETA

    Q = ((1,25 . 20000 . 200)/86400) . 1,04

    Q reservatório = 60,185 L/s

    Ora, como há uma perca de 35% no sistema atual, logo:

    Q rede = 60,185 . 0,65

    Q rede = 39,12 L/S

    Como o único manancial subterrâneo possui vazão de 40 L/s, então deduzimos que para abastecer tal população poderá perder até (40 - 39,12) L/s, isto é, 0,8 L/s, representando exatamente 2% da perda permitida no sistema para abastecimento da população de 20000 hab.

  • Essa fórmula da questão está nos livros de abastecimento de água. Olhem no livro HELLER, L.; PÁDUA, V.L. Abastecimento de água para consumo humano. 2ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 859p.
  • Não entendi!

    o manancial tem uma capacidade menor do que a necessidade da população.

    manancial: 40 l/s = 3456m3/dia

    demanda da população: 200*20.000= 4 milhões de litros/ dia = 4000 m3/dia


ID
3112507
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O sistema de distribuição em que o abastecimento das peças de utilização é feito diretamente com água da rede de distribuição sem reserva é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • NBR 5626 3.41 tipo de abastecimento: Forma como o abastecimento do ponto de utilização é efetuado. Pode ser tanto direto, quando a água provém diretamente da fonte de abastecimento, como indireto, quando a água provém de um reservatório existente no edifício.

  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Os sistemas de água fria podem ser classificados em diretos, indiretos ou mistos.

    • Direto: São sistemas diretos aqueles em que não há a utilização de reservatório e a água é abastecida diretamente da rede pública para os pontos de utilização. A vantagem desse sistema é o seu baixo custo porém se houver qualquer interrupção na rede, faltará água na edificação.

    • Indireto: No sistema indireto há o uso de reservatórios de água, garantindo o uso de água mesmo quando há a interrupção de fornecimento pela rede pública. O  é feito por meio de cálculo do uso diário de acordo com o tipo de edificação e a quantidade de pessoas que irão utilizar a água.

    • Misto: O abastecimento nesse caso é realizado tanto pelo sistema direto quanto pelo indireto. O sistema direto fica responsável por abastecer as torneiras externas, tanques e pontos de utilização no térreo. Já o sistema indireto, fica encarregado de abastecer os demais pontos de utilização que não contam com pressão suficiente para serem abastecidos diretamente e por abastecer dispositivos de higiene, como chuveiros e torneiras internas.


ID
3112510
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação aos poços tubulares.

1. Os problemas que geralmente ocorrem nos poços tubulares são classificados como de natureza mecânica, principalmente devido às incrustações ou corrosões no poço e também por problemas hidráulicos, ligados à superexplotação dos poços.
2. A obstrução dos filtros e pré-filtros, também denominada de colmatação, pode ser gerada, por exemplo, por acúmulo excessivo de argilas e siltes, por subprodutos da corrosão ou incrustação, por subprodutos do metabolismo bacteriano, por precipitação de compostos de ferro e de manganês e por precipitação química de carbonatos e bicarbonatos de cálcio e de magnésio ou de seus sulfatos.
3. Os problemas hidráulicos podem ser causados, por exemplo, por bombeamentos superiores à taxa de recarga do aquífero (superexplotação), por obstrução de filtros e fraturas, interferências entre poços, bombas mal dimensionadas ou mal posicionadas e pelas próprias caraterísticas hidrológicas ou da própria sazonalidade de alguns aquíferos que irão determinar uma queda de vazão gradativa, em períodos determinados.
4. O aumento da vazão em poços tubulares pode ser causada por: incrustações, deposição ou acúmulo de material estranho nos filtros ou nas fraturas ou poros, por ação bacteriana, pela passagem de areia ou materiais finos da própria formação, por desgaste da bomba, por interferência de poços vizinhos e por superexplotação do aquífero.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • não desista!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3112519
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na instalação de uma bomba dosadora, quando o ponto de injeção estiver situado abaixo do nível do tanque de aditivo e a válvula de injeção trabalha sem contrapressão, nesse caso, para se evitar a sifonagem do aditivo, é recomendada a instalação da válvula dentro de um tubo:

Alternativas
Comentários
  • (A) aberto, fixado acima do tanque aditivo.


ID
3112528
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O aparelho que permite que o operador de uma ETA “escute” o vazamento e possa saber o local exato do problema é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Geofone eletrônico

    Gabarito B

  • força, guerreiro!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3112531
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A tubulação compreendida entre o ramal predial e a primeira derivação ou válvula de flutuador de reservatório é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • não desista!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3112534
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento e a instalação predial caracterizada pelo medidor público (hidrômetro) ou limitador de consumo, o qual é considerado como parte integrante do ramal externo, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • não desista!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3112537
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Vazamentos na estrutura do cavalete são denominados:

Alternativas
Comentários
  • As alternativas B e E têm essas palavras chave


ID
3112540
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na construção de redes de distribuição de água, as valas maiores costumam ser feitas utilizando-se:

Alternativas
Comentários
  • força, guerreiro!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3112543
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do teste que é realizado, preenchendo-se a tubulação com água e verificando a ocorrência de vazamentos nas juntas.

Alternativas
Comentários
  • Vazamentos indicam que não são estanques, portanto teste de Estanqueidade

  • não desista!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3112546
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A manutenção de vazamentos em linhas alimentadoras que carecem de relativa urgência de reparo e não estão, até certo ponto, danificando a pavimentação, nem causando transtorno ao usuário, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3112549
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos métodos utilizados pelas prestadoras de serviço de saneamento para limpeza dos tubos, é o da passagem de equipamentos que removem as incrustações através de raspagem. A escolha do tipo da peça para efetuar a limpeza depende do material que caracteriza a tubulação e das incrustações existentes.

Esse tipo de limpeza é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Reabilitação: quando utiliza argamassa de cimento para recuperar tubulações de FoFo ou aço com sérios problemas de corrosão ou incrustação.

    Limpeza: processo de raspagem da tubulação.

    Fonte: https://antigo.mdr.gov.br/images/stories/ArquivosSNSA/Arquivos_PDF/recesa/construcaooperacaoemanutencaoderedesdedistribuicaodeagua-nivel2.pdf


ID
3112627
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O conjunto de instalações e equipamentos de bombeamento, destinados a transportar a água a pontos mais distantes ou mais elevados, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • O conjunto de instalações e equipamentos de bombeamento, destinados a transportar a água a pontos mais distantes ou mais elevados, é chamado de Estação Elevatória. Letra D

    Não confundir com o conceito de Rede de Distribuição - Conjunto de Tubulações e equipamentos que conduzem a água potável aos pontos de consumo. Possui as malhas hidráulicas, tubulações de adução/subadução e ramais prediais.


ID
3162526
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em um município do interior paulista, aprovaram-se as obras para um novo sistema de abastecimento de água, resultando em impactos negativos, os quais irão requerer medidas mitigatórias, ou seja:

Alternativas
Comentários
  • a) Medidas Potencializadoras

    b) Supervisão Ambiental

    c) Correta

    d) Recuperação Ambiental

    e) Medidas Compensatórias


ID
3210571
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A unidade do sistema de abastecimento de água que acrescenta energia ao fluido a fim de permitir o transporte a pontos mais altos ou mais distantes é

Alternativas

ID
3254701
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre o dimensionamento da tubulação em sistemas de distribuição de água em residências, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Que banca é essa que cobra Sistema imperial de medidas?


ID
3254782
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A falta de saneamento básico está fortemente associada às doenças diarreicas e parasitoses, que figuram entre as principais causas de morbidade entre menores de cinco anos, em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Isso incide, especialmente, em três indicadores de saúde. Quais são esses fatores?

Alternativas

ID
3255808
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Águas para sistemas municipais de abastecimentos podem ser captadas de diversas fontes para posteriormente serem tratadas, entre elas captação em rios e represas ou aquíferos. Mesmo águas consideradas de melhor qualidade podem conter alguns componentes que devem ser removidos, ora por afetarem o tratamento dessa água, ora por deixarem coloração, odor ou sabor residual. Sobre as fontes de captação de águas para abastecimento e possíveis contaminantes dessas águas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Existe três tipo de aquíferos:

    -- aquífero livre chamado de aquífero freático.

    -- aquíferos suspensos 

    -- aquíferos confinados são aqueles cercados por camadas impermeáveis e mantidos sob uma pressão interna superior à pressão atmosférica. Quando perfurados, os seus poços costumam jorrar água em velocidade razoável em razão dessa pressão superior - menos susceptíveis à contaminação antropogênica.

  • Por favor indiquem qualquer erro.

    a) Águas de rios muitas vezes possuem conteúdos minerais menores que as águas subterrâneas e os escoamentos superficiais não influenciam na qualidade da água

    b) Águas retiradas de aquíferos são totalmente seguras, pois estão isoladas da superfície, onde a ação antrópica contamina rios e solos

    c) Em regiões costeiras, quando a retirada de água (água da onde?) supera a taxa de recarga, há um processo chamado salinização do solo (intrusão salina)

    d) Correta


ID
3264274
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo em relação a um Sistema Convencional de Abastecimento.

1. A captação de água pode ser superficial ou subterrânea. A superficial é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento. A captação subterrânea é efetuada por meio de poços artesianos com perfurações de 100 a 500 metros, feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos.
2. No processo de tratamento da água de captação superficial, a injeção de cloro ou produto similar na água para tornar insolúveis os metais presentes, principalmente ferro e manganês, é chamada de oxidação.
3. No processo de tratamento da água de captação subterrânea, a água captada por meio de poços profundos, na maioria das vezes, não precisa do mesmo tratamento da água superficial, bastando apenas a desinfecção com cloro. Isso ocorre porque não apresenta turbidez, eliminando as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1) ERRADA - A captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos. Em média, as perfurações são de 50 a 100 metros 

  • OXIDAÇÃO - primeira etapa do processo de tratamento de água é misturar cloro na água para oxidar os metais presentes, principalmente o ferro e o manganês, que se apresentam dissolvidos na água.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/tratamento-de-agua/#:~:text=O%20tratamento%20de%20%C3%A1gua%20%C3%A9,se%20apresentam%20dissolvidos%20na%20%C3%A1gua.


ID
3284452
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A regulação do setor de saneamento é necessária com a finalidade de

Alternativas
Comentários
  • favorecer a autonomia administrativa das empresas públicas e ampliar a participação privada


ID
3284512
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As águas doces, salobras e salinas do Território Nacional são classificadas segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes. As águas doces são classificadas em classe:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    a) Classe especial

    c) Classe 1

    d) Classe 2, mas o tratamento é convencional

    e) Classe 3


ID
3284524
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As ações, em conjunto, de redução de pressão, redução do tempo de reparo, qualidade dos materiais e da mão de obra e controle do nível dos reservatórios aplicam-se a vazamentos:

Alternativas
Comentários
  • PERDAS REAIS

    - São perdas físicas de água decorrentes de vazamentos na rede de distribuição e extravasamentos em reservatórios

    - Este tipo de perda impacta a disponibilidade de recursos hídricos superficiais e os custos de produção de água tratada

    Nesse tipo de perdas, podem ser adotadas ações por tipo de vazamentos:

    * Vazamentos Inerentes - não visíveis e não detectáveis por equipamento de detecção acústica:

    -Redução de Pressão;

    -Qualidade dos materiais e da execução da obra;

    -Redução do Número de Juntas

    * Vazamentos Não Visíveis - Não-aflorantes à superfície, detectáveis por métodos acústicos de pesquisa:

    -Redução de Pressão;

    -Pesquisa de Vazamentos Não visíveis.

    * Vazamentos Visíveis - Aflorantes à superfície, comunicados pela população:

    -Redução de Pressão;

    -Redução de Tempo de Reparo.

    FONTE: FUNASA. Redução de perdas em sistemas de abastecimento de água. 2º ed. Brasília, 2014.


ID
3284530
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação aos constitutintes de sistemas de abastecimento de água potável, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  Classificação dos reservatórios de acordo com a localização no sistema:

    • montante (antes da rede de distribuição); e

    • jusante ou de sobras (após a rede). 

    Fonte: Guimarães, Carvalho e Silva


ID
3284545
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Entre os aspectos econômicos destacados no abastecimento de água para consumo humano, é correto citar:

Alternativas
Comentários
  • A letra d) é a única que representa um aspecto econômico direto


ID
3284560
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São características das perdas aparentes em redes de distribuição de água:

Alternativas
Comentários
  • As perdas aparentes correspondem aos volumes de água consumidos, mas não autorizados nem faturados, também denominados perdas comerciais.

  • Sobre o Item C:

    Erros na medição e hidrômetros não calibrados são as próprias perdas aparentes.

    e o item B possui as características dessas perdas.

  • Segundo a IWA (Associação Internacional da Água), definem-se perdas como “toda perda real ou aparente de água ou todo o consumo não autorizado que determina aumento do custo de funcionamento ou que impeça a realização plena da receita operacional”.

    As perdas podem ser divididas em perdas aparentes (Comerciais) e perdas reais.

    PERDAS APARENTES

    - São perdas não físicas, decorrentes de submedição nos hidrômetros, fraudes e falhas do cadastro comercial

    - A água é consumida, porém não é faturada pela empresa de saneamento. Ou seja, causa prejuízo monetário para o prestador, que muitas vezes, tais custos, são repassados para o consumidor final.

    Ex.:

    * Consumos não autorizados (fraudes e falhas de cadastro);

    * Imprecisão dos medidores (hidrômetros).

    Soluções:

    * Instalação adequada de macromedidores;

    * Calibração dos medidores de vazão;

    * Sistema de gestão comercial adequado;

    * Combate às fraudes;

    * Controle de ligações inativas e clandestinas;

    * Qualidade da mão de obra;

    * Instalação de hidrômetros adequados à faixa de consumo;

    * Troca periódica de hidrômetros;

    * Desinclinação de hidrômetros.

    PERDAS REAIS

    - São perdas físicas de água decorrentes de vazamentos na rede de distribuição e extravasamentos em reservatórios

    - Este tipo de perda impacta a disponibilidade de recursos hídricos superficiais e os custos de produção de água tratada

    Ex.:

    * Vazamentos nas adutoras e/ou rede de distribuição;

    * Vazamentos nos ramais prediais até o hidrômetros;

    * Vazamentos nos aquedutos e reservatórios de distribuição.

    Soluções:

    * Redução de Pressão;

    * Qualidade dos materiais e da execução da obra;

    * Redução do Número de Juntas;

    * Pesquisa de Vazamentos Não Visíveis;

    * Redução de Tempo de Reparo.

    FONTE: FUNASA. Redução de perdas em sistemas de abastecimento de água. 2º ed. Brasília, 2014.


ID
3302749
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A estrutura destinada a amortecer as ondas de subpressão e sobrepressão resultantes de um eventual regime transitório em uma tubulação, atuando como reservatório intermediário de nível variável em consequência do regime transitório atuante, corresponde

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    CHAMINÉ DE EQUILÍBRIO

     A chaminé de equilíbrio é um reservatório de eixo vertical, normalmente posicionado no final da tubulação de adução de baixa pressão e a montante do conduto forçado, com as seguintes finalidades:

    - amortecer as variações de pressão, que se propagam pelo conduto forçado, golpe de aríete, decorrente do fechamento rápido da turbina; e

    - armazenar água para fornecer ao conduto forçado o fluxo inicial provocado pela nova abertura da turbina, até que se estabeleça o regime contínuo.

    Quando necessário, a chaminé de equilíbrio deve ser instalada o mais próximo possível da casa de força, para reduzir o comprimento do conduto forçado e diminuir os efeitos do golpe de aríete.

  • Conforme a NBR 12215/2017, item 3.4, chaminé de equilíbrio é a estrutura destinada a amortecer as ondas de subpressão e sobrepressão resultantes de um eventual regime transitório em uma tubulação, atuando como reservatório intermediário de nível variável em consequência do regime transitório atuante.