Principais métodos de avaliação de impacto ambiental:
- método Ad Hoc = método da Reunião: são promovidas reuniões com a participação de técnicos e cientistas especializados, que tenham conhecimentos teóricos e práticos em setores relacionados às características do empreendimento em análise. Nessas reuniões podem ser utilizados questionários previamente respondidos por pessoas com interesse no problema e só circunstancialmente com formação científica ou profissional relacionada ao tema sob análise, de modo a subsidiar os pareceres de especialistas. Nesses questionários estarão classificados os impactos sobre os diferentes componentes ambientais, exemplo: vegetação - o efeito é nulo, positivo, negativo, efeito benéfico, efeito adverso, problemático, curto prazo, etc.
- Método Listagens de Controle - checklist - são uma evolução do método anterior. Especialistas (ad hoc ou não) preparam listagens de fatores (ou componentes) ambientais potencialmente afetáveis pelas ações propostas. Com o decorrer do tempo, essas listagens tornaram-se disponíveis para um grande número de empreendimentos-padrão e facilmente acessíveis pela biografia especializada.
- Listagens descritivas - bastante utilizadas para orientar a elaboração das avaliações de impacto ambiental, relacionando ações, componentes ambientais, e respectivas características que podem ser alteradas. Pode também conter informações sobr técnicas mais adequadas de medição e previsão para os indicadores ambientais selecionados, bem como a ponderação relativa dos impactos.
- listagem comparativas : a relevância do impacto é explicitada numericamente (ou por meio de letras) em relação ao nível de impacto considerado significativo. Em alguns modelos do método a relevância leva em conta também a duração do impacto. Habitualmente, a intensidade cresce com o número ou a ordem alfabética da letra.
MATRIZES DE INTERAÇÃO -------------- RESUMO
- relaciona ações de projeto com seus efeitos no meio ambiente;
- identifica impactos por meio impactado;
- necessita de outros métodos/técnicas complementares;
- eixo vertical: ações de impacto do projeto;
- eixo horizontal: fatores ambientais;
- exemplo: MATRIZ DE LEOPOLD.