SóProvas


ID
1414180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

                                                                                         Em 10 de outubro de 2013.

                                            Assunto: Pedido de impugnação ao Edital de Pregão n.º 200/2013 referente à aquisição de lousas digitais interativas

                                                                                        Senhor Chefe do Núcleo Jurídico,

1.    Em resposta ao pedido de impugnação ao Edital de Pregão n.º 200/2013, referente a compra de lousas digitais interativas com projetor acoplado e software, para equipar os auditórios das escolas da rede estadual de ensino, temos o prazer de justificar e informar a Vossa Senhoria que, após levantamento feito junto a diversos fabricantes e revendedores de lousas digitais interativas, as características indicadas no edital são as características que consideramos essenciais no que toca à qualidade técnica e pedagógica do equipamento.
2.    Existem inúmeras marcas de lousa interativa no mercado que fornecem a solução integrada, com vários modelos de videoprojeção de curta distância e lousa interativa, razão pela qual vimos pedir uma solução que seja integrada (fornecida pelo mesmo fabricante), como forma de facilitar o processo de instalação, operação, uso e manutenção pós-venda do equipamento. Estamos cientes de que, ao lidarmos com apenas uma marca, esses processos serão mais simples, em todos os níveis, dado que o fornecedor só terá de se remeter a um fabricante.
3.    Há variadas marcas presentes no mercado que possuem ferramentas de ensino de diferentes disciplinas otimizadas na lousa interativa. No edital, optamos por solicitar a ferramenta mais completa, pois queremos assegurar que os nossos professores e alunos tenham à disposição o melhor hardware e o melhor software para as aulas didáticas e pedagógicas.

Atenciosamente,
                        _____________________________
                                      Fulana de Tal
                    Secretária de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas

Considerando o documento oficial hipotético acima, julgue o item subsecutivo com referência à adequação da linguagem e do formato do texto, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

A linguagem empregada na introdução do corpo do documento hipotético condiz com a que deve ser utilizada na elaboração dessa modalidade de comunicação oficial, fundamentada em correção gramatical, concisão, clareza e objetividade.

Alternativas
Comentários
  • No começo da leitura da introdução já é possível matar a questão, pois fala o acento grave do trecho ...,"referente à compra"...

  • "Temos o prazer de indicar" rompe com a impessoalidade

  • O enunciado informa que "a linguagem empregada na introdução do corpo do documento hipotético condiz com a que deve ser utilizada na elaboração dessa modalidade de comunicação oficial, fundamentada em correção gramatical, concisão, clareza e objetividade". 

    Observamos que já em (1.) há erro, pois falta crase em "à compra".


    A resposta está incorreta. 
  • Está ai um exemplo de  texto prolixo.O qual deveria ser conciso  conforme dispõe o M. Redação.

  • REFERENTE À COMPRA


    GABARITO ERRADO

  • Além da ausência, como já mencionado, do acento grave no trecho "referente à compra", também houve prejuízo para a concisão quando, nas duas últimas linhas, repetiu-se a palavra "características". Reparem como as duas últimas linhas ficariam muito mais concisas se fosses reescritas assim:

     

    as características indicadas no edital são as que consideramos essenciais no que toca à qualidade técnica e pedagógica do equipamento.

     

    Cortando a palavra "características", foi possível reduzir o texto sem prejuízo algum para o seu sentido, implicando, portanto, maior concisão.

  • parei de ler em temos o prazer

  • LI ATÉ O "TEMOS O PRAZER" 

  • Melhor comentario foi o de Pedro Jorge, galera muita atenção! Na questão não pergunta sobre os aspectos de impessoalidade e sim de correção gramatical, concisão, clareza e objetividade, logo, não tem isso de parei de ler no "temos o prazer".

  • Parei de ler na crase,kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Atenção ao excesso de adjetivos!

    Lembrando que o uso da primeira pessoa por si só não fere a impessoalidade.

  • ERRADO

    Veja na mesma prova outra:


    CESPE/SEE-AL/2013

    Com relação à forma de diagramação, constata-se, na redação do documento em análise, abuso no emprego de negrito, o que prejudica a elegância e a sobriedade do expediente oficial.

    CERTO

  • Direto ao ponto! Em redação oficial, ninguém tem prazer de nada!

    "...estadual de ensino, temos o prazer (Feriu a IMPESSOALIDADE)de justificar e informar..."

    GABARITO: ERRADO