SóProvas


ID
1414189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

                                                                                         Em 10 de outubro de 2013.

Assunto: Pedido de impugnação ao Edital de Pregão n.º 200/2013 referente à aquisição de lousas digitais interativas

                                                                                        Senhor Chefe do Núcleo Jurídico,

1.    Em resposta ao pedido de impugnação ao Edital de Pregão n.º 200/2013, referente a compra de lousas digitais interativas com projetor acoplado e software, para equipar os auditórios das escolas da rede estadual de ensino, temos o prazer de justificar e informar a Vossa Senhoria que, após levantamento feito junto a diversos fabricantes e revendedores de lousas digitais interativas, as características indicadas no edital são as características que consideramos essenciais no que toca à qualidade técnica e pedagógica do equipamento.
2.    Existem inúmeras marcas de lousa interativa no mercado que fornecem a solução integrada, com vários modelos de videoprojeção de curta distância e lousa interativa, razão pela qual vimos pedir uma solução que seja integrada (fornecida pelo mesmo fabricante), como forma de facilitar o processo de instalação, operação, uso e manutenção pós-venda do equipamento. Estamos cientes de que, ao lidarmos com apenas uma marca, esses processos serão mais simples, em todos os níveis, dado que o fornecedor só terá de se remeter a um fabricante.
3.    Há variadas marcas presentes no mercado que possuem ferramentas de ensino de diferentes disciplinas otimizadas na lousa interativa. No edital, optamos por solicitar a ferramenta mais completa, pois queremos assegurar que os nossos professores e alunos tenham à disposição o melhor hardware e o melhor software para as aulas didáticas e pedagógicas.

Atenciosamente,
                        _____________________________
                                      Fulana de Tal
                    Secretária de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas

Com base no MRPR, julgue o item seguinte, acerca da redação de correspondências oficiais.


Primando-se pela clareza e concisão, qualidades do documento oficial, o período “Estamos envolvidos no processo de fazer uma comparação entre a capacidade de raciocínio mental do homem de hoje, do século XXI, com a capacidade de raciocínio mental do homem do século XV” poderia ser reescrito da seguinte forma: “Estamos fazendo uma comparação entre a capacidade de raciocínio do homem de hoje com o do século XV”.

Alternativas
Comentários
  • Estamos envolvidos no processo de fazer = será feito ainda

    estamos fazendo uma comparação = já está sendo feito


    GAB ERRADO

  • Extraído do manual...

    O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

  • Entre _____ E ______.

    Não se usa COM nesse caso!

  • o que  tem a ver com o texto apresentado?

  • "Primando-se pela clareza e concisão"
    ”poderia ser reescrito da seguinte forma"

    Errado, pois conforme os comentários dos colegas, há mudança de sentido e incorreção gramatical, então não há o que se falar em "primar" pela clareza e concisão, sendo que para isso se fira outras qualidades indispensáveis da redação oficial: linguagem culta e comunicação (passar a mensagem correta).

  • Nada tem a ver com texto. Faz o candidato perder tempo lendo o texto e no final a pergunta nada tem a ver com o mesmo. Oh Cespe... 

  • O certo seria : “Estamos fazendo uma comparação entre a capacidade de raciocínio do homem de hoje com a do século XV”. Ou seja,  “Estamos fazendo uma comparação entre a capacidade de raciocínio do homem de hoje com a (capacidade de raciocínio do homem de hoje com a) do século XV”

  • Pensando...( igual a Prof. Flávia Rita)

     

    "Isso é entre eu e você?" ....  "A comparação é feita entre ele e ela".

                   ou                      

    "Isso é entre eu com você?"   "A comparação é feita entre ele com ela".

     

  • Tirando a gramática que apresenta alguns errinhos, o segundo trecho omite informação.

  • entre

  • Sec XXI com Sec XV?

  • Estamos fazendo uma comparação entre a capacidade de raciocínio do homem de hoje com o do século XV”

    Estamos fazendo uma comparação com a / da capacidade de raciocínio do homem de hoje e a (capacidade do homem) do século XV”.

    O verbo comparar é transitivo direto e indireto.

    Quem compara, compara algo com outro algo.