-
Eu errei, fiquei entre a A e E.
Mas acho que para matar a questão a dica é: "Considerando que o processo de produção de software é controlado estatisticamente e que a equipe segue as práticas do CMMI 1.3 "
Então se tem estatística, já passou pelo nível 4.
Categorias
Projeto - tem processos nos níveis 2, 3 e 4
Processos - 3, 4 e 5
Engenharia - 3
Suporte - 2 , 3 e 5
Análise e resolução é nível 5 da categoria de suporte
Uma outra questão que ajuda
Prova: CESPE - 2013 - Telebras - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Analista de TI
Disciplina: Governança de TI | Assuntos: CMMI (Capability Maturity Model Integration);
Ver texto associado à questão
No nível 4 de maturidade, todas as áreas de processos dos níveis 3 e 2 devem ser contempladas, com análise causal e resolução.
Certo Errado
ERRADA
-
Dá para acertar por eliminação.
Se o processo de software é controlado estatisticamente, a organização deve estar nos níveis 4 ou 5.
Como não tem nenhuma alternativa sobre o nível 4, a letra E é a resposta.
-
Na área de processo de gestão de projetos, o processo gestão quantitativa de projeto - nível de maturidade 4 -
possui uma meta específica que é "Gerenciar Estatisticamente o Desempenho de Subprocesso"
(Monitorar e registrar o desempenho dos processos selecionados).
Como disse o colega Rafael Vasconcellos só ir por eliminação.
Fonte: CMMI+MPS-BR - Provas de TI
Professor : Fernando Pedrosa
-
essa questão, que fez uma leitura rápida, poderia marcar a letra A, vamos destrinchar a questão.vamos pegar as duas palavras CHAVES que ele colocou no enunciado que eliminaria a letra A.
Vamos lá
"TI está buscando avaliar oscilações na qualidade do software desenvolvido em sua fábrica, seguindo um método padronizado de investigação e análise. Considerando que o processo de produção desoftware é controlado estatisticamente"
identificamos as palavras chaves agora vamos as alternativas:
a) Medição e Análise, estabelecida no nível 2 de maturidade. Essa letra A é uma casca de banana por que veja bem nesse processo aí de nível 2 nós já temos algumas medições acontecendo, isso não ocorre apenas no nível 4, o nível de gerenciamento quantitativo, essas medições já ocorrem aqui por que medições e análise é uma área de suporte e eu preciso dar essa visibilidade de informações através de monitoramento, galera aqui no nível 2 é uma gestão básica. Dentro desse processo de medição e análise não é utilizada técnicas e estatísticas, matemáticas, as medições aqui podem várias bastante, por que elas não se dão em cima de uma PADRÃO, elas podem estar medindo coisas diferentes. E QUAL É O NÍVEL DE CAPACIDADE QUE JÁ TEM UMA PADRONIZAÇÃO? Ora é o NÍVEL 3 - DEFINIDO e veja a palavrinha chave aí no enunciado "padronizado", logo não é essa alternativa.
b) Análise e Tomada de Decisão, estabelecida no nível 3 de maturidade. Beleza pessoal no nível 3 nós já temos um método padronizado, porém, esse processo não trata de controle estatisticamente, aqui antes de você tomar uma decisão a cerca de mudar alguma coisa em cima de algum problema no projeto. Beleza é padronizado, mais aqui nesse processo a gente trata de medições? Não...
c) Garantia da Qualidade de Processo e Produto, estabelecida no nível 2 de maturidade. Sem comentários todas as alternativas que falarem de nível 2 aqui serão descartadas, lembre-se o enunciando falando "padronizado" e "controlado estatisticamente" nesse nível não temos padronização.
d) Foco nos Processos da Organização, estabelecida no nível 3 de maturidade. esse processo é padronizado mais não trata de "controlara estatisticamente" o propósito desse processo é outro.
e) Análise e Resolução de Causas, estabelecida no nível 5 de maturidade. ESSA OPÇÃO CORRETA, por quê? Primeiro que tudo isso é acumulativo certo pessoal, ora e por ser acumulativo se a minha organização está no nível 5 ele vai estar no nível 2 (conjunto de regras), nível 3 (padronizado), nível 4 (processos medidos e controlados) logo se eu cheguei nesse nível 5, eu posso baseado no entendimento QUANTITATIVO DO NÍVEL 4, corrigir os desvios e aí alcançar as melhores práticas e focar na melhoria contínua dos processos.
-
Outra forma de se é ver é: considerando que "o processo de produção de software é controlado estatisticamente e que a equipe segue as práticas do CMMI 1.3" e levando em conta que o gerenciamento quantitativo é alcançado no nível 4 de maturidade, dá para ir por eliminação, pois todas as respostas têm níveis menores que quatro, menos uma.
-
"melhorar continuamente" => em otimização (nível 5)
"método de investigação e análise" => onde está a causa?
"controlado estatisticamente" => nível 4 ou superior
"motivos" => onde está a causa?
-
O objetivo da área de processo Medição e Análise (MA) é fornecer subsídios para desenvolver e manter uma capacidade de medição utilizada para dar suporte às necessidades de informação para gestão.
A Análise e Resolução de Causas tem como objetivo da área de processo (um componente informativo) “fornecer subsídios para
identificar causas de defeitos e de outros problemas e implementar ações para prevenir sua recorrência.”
A análise de causa também pode ser feita em problemas não relacionados a defeitos. Por exemplo, a análise de causa pode ser utilizada para melhorar a qualidade de atributos, tal como tempo de ciclo (cycle time).
PA’s Relacionadas:
Gestão Quantitativa de Projeto
Implantação de Inovações na Organização
Medição e Análise (ou seja, para se executar a Análise e Resolução de Causas é necessário que se tenha executado a Medição e Análise (MA) antes, isso é bem claro dado que aquela área de processo está no nível 5 e esta no nível 2 de maturidade)
Fonte: https://modelodemelhoriascmmi.wordpress.com/areasdeatuacao/suporte/cmmi-nivel-5/analise-e-resolucao-de-causas/
-
Gabarito E
Nível 5: Em otimização
· Gestão do Desempenho Organizacional - OPM (Organizational Performance Management)
· Análise Causal e Resolução - CAR (Causal Analysis and Resolution)
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !