SóProvas


ID
1414711
Banca
IPAD
Órgão
PGE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Em relação à prescrição no Direito do Trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A letra A também está errada, uma vez que, a prescrição é a perda da PRETENSÃO de ver exigido judicialmente seu direito, em virtude da inércia do titular. O direito de ingressar com a ação judicial está previsto constitucionalmente e independe do resultado final, ou seja, é irrelevante se o autor da demanda sairá ou não vencedor. A PRESCRIÇÃO NÃO INTERFERE NESSA POSSIBILIDADE DE SE INGRESSAR COM A AÇÃO JUDICIAL.

    FONTE: Noções de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho - Elisson Miessa


  • Art. 11 - O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve:(Redação dada pela Lei nº 9.658, de 5.6.1998)

    I - em cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato; (Incluído pela Lei nº 9.658, de 5.6.1998) (Vide Emenda Constitucional nº 28 de 25.5.2000)

    Il - em dois anos, após a extinção do contrato de trabalho, para o trabalhador rural.(Incluído pela Lei nº 9.658, de 5.6.1998) (Vide Emenda Constitucional nº 28 de 25.5.2000)

    § 1º O disposto neste artigo não se aplica às ações que tenham por objeto anotações para fins de prova junto à Previdência Social. (Incluído pela Lei nº 9.658, de 5.6.1998)


    *O pedido declaratório de vínculo é imprescritível.

  • Considero que a letra B também esteja errada, posto que afirma ser o prazo prescricional de 5 anos para trabalhadores URBANOS E RURAIS, no entanto, o art 11 diz que 5 anos é só para trabalhadores urbanos. 

  • Colocando de lado os achismos. Gabarito correto: C

  • Concordo com a Miriam Goulart, a alternativa está errada também, conforme a motivação exposta. No entanto, tenho que discordar da colega thaise. Isso porque a CF prevê o lapso prescricional para os trabalhadores urbanos e rurais, visto que foi este instrumento que igualou, nesse sentido, os trabalhadores urbanos e rurais. A abordagem apenas do trabalhador urbano é ultrapassada e fere o princípio da igualdade. 

  • Reconhecimento de vínculo possui natureza declaratória, portanto não sofre efeito da prescrição. Anotação da CTPS, cuja grande finalidade é fazer prova junto à Previdência Social, é imprescritível.