SóProvas


ID
1414813
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em determinada instituição, João envia uma mensagem criptografada para Antônio, utilizando criptografia assimétrica. Para codificar o texto da mensagem, João usa

Alternativas
Comentários
  • A criptografia assimétrica também chamada de criptografia de chave pública utiliza duas chaves diferentes, uma pública (que pode ser distribuída) e uma privada (pessoal e intransferível). As mensagens codificadas com a chave pública só podem ser decodificadas com a chave privada correspondente.

    Letra b
  • Criptografia simétrica: Uma chave,apenas. Sendo esta pública. Aqui, a chave pública tanto codifica como também descodifica a mensagem.

    Criptografia assimétrica: Duas chaves, sendo uma pública e outra privada. Aqui, a chave pública codifica a mensagem, ao passo que a chave privada, de conhecimento e posse apenas do destinatário, descodifica a mensagem.

    Gabarito letra B. 

  • Letra B Correta.

    A criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.

    Num algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente.

    Os algoritmos de chave pública podem ser utilizados para autenticidade e confidencialidade:

    • Confidencialidade: A chave pública é usada para cifrar mensagens, com isso apenas o dono da chave privada pode decifrá-la, evitando assim que terceiros possam ler a mensagem.
    • Autenticidade: A chave privada é usada para decifrar a mensagem, com isso garante-se que apenas o dono da chave poderia tê-la editado.

  • Para exemplificar de forma mais realista substitua os sujeitos.... 

    Imaginemos que João fosse um corretista bancário e Antonio a própria instituição bancária. Sendo que a chave pública é tão somente o software que o banco disponibiliza para que seja instalado em seu computador e a chave privada é o software usado pelo banco para reconhecer todas as transações feitas por você no seu computador.


  • macete: a''SS''imetrica = duas chaves (um publica e a outra privada)

    2ss = duas chaves

    ...''S''imetrica = uma chave (publica).

    1s = uma chave

  • Temos que divulgar a chave criptográfica para todos os envolvidos (oficiais) na comunicação, não é?

    Ao mesmo tempo, temos que garantir que a chave não caia em mãos erradas, pois isso permitiria que outra pessoa (não autorizada) pudesse ler e enviar mensagens criptografadas aos demais, como se tivesse esse direito.

    Na criptografia assimétrica não é criada uma única chave, mas um par delas. Uma das chaves serve SOMENTE PARA ENCRIPTAR mensagens. A outra chave serve SOMENTE PARA DECRIPTAR mensagens.

    A chave que encripta mensagens será distribuída livremente, e, por isso, ela será chamada de CHAVE PÚBLICA.

    A chave que decripta mensagens  será armazenada secretamente com seu dono. Essa é a Chave Privada.

    Assim...

    Mesmo que outra pessoa tenha a minha chave pública (o que será normal, visto que ela é "pública"), não será capaz de entender um email interceptado que era direcionado a mim... Só quem poderá decifrar a mensagem sou eu, usando a minha chave privada!

    Fonte: Professor João Antonio


  • Na Criptografia Assimétrica, usa-se tanto a chave pública do destinatário, para encripta ou cifrar a mensagem, entretanto para decriptar ou decifrar a mensagem, deverá ser utilizada a chave privada do destinatário.

    Chave Pública - É a chave conhecida por todos.

    Chave Privada - É a chave conhecida só pelo destinatário.

    Encriptar ou Cifrar - é tornar a mensagem legível a todos para uma mensagem "ilegível", criptar a mensagem.

    Desencriptar ou Decifrar - É tornar a mensagem "ilegível" em mensagem legível, desencriptar a mensagem.



  • criptografia assímétrica (ou de chave pública) é aquela na qual a chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes (ex: token) porém, a privada é conhecida apenas pelo seu dono (ex: só com o banco). Quando o cliente quer acessar as informações, digita os dados e os envia para o servidor que compara com a chave privada e libera o acesso.Remetente é o único que pode liberar o acesso.

    Já na simétrica ou de chave única, usam-se chaves criptográficas relacionadas para a decifragem/cifragem. Supõe-se que essa chave é conhecida apenas pelos usuários determinados, mas se vazar todos podem ter acesso à informação.

    Fonte: anotações em sala :) espero que ajude! Bons estudos!

  • Chave simétrica: Esse é um tipo de chave mais simples, onde o emissor e o receptor fazem uso da mesma chave, isto é, uma única chave é usada na codificação e na decodificação da informação. Existem vários algoritmos que usam chaves simétricas, como o DES, o IDEA, e o RC.(...) Há ainda outros algoritmos conhecidos, como o AES (Advanced Encryption Standard) - que é baseado no DES - , o 3DES, o Twofish e sua variante Blowfish, entre outros.

    O uso de chaves simétricas tem algumas desvantagens, fazendo com que sua utilização não seja adequada em situações onde a informação é muito valiosa. Para começar, é necessário usar uma grande quantidade de chaves caso muitas pessoas ou entidades estejam envolvidas. Ainda, há o fato de que tanto o emissor quanto o receptor precisam conhecer a mesma chave. A transmissão dessa chave de um para o outro pode não ser tão segura e cair em "mãos erradas".


    Chave assimétrica: Também conhecida como "chave pública", a chave assimétrica trabalha com duas chaves: uma denominada privada e outra denominada pública. Neste método, um emissor deve criar uma chave de codificação e enviá-la ao receptor. Essa é a chave pública. Uma outra chave deve ser criada para a decodificação. Esta, a chave privada, é secreta.
    Para melhor compreensão, imagine o seguinte: O InfoWester criou uma chave pública e a enviou a vários outros sites. Quando qualquer desses sites quiser enviar uma informação criptografada ao InfoWester deverá utilizar a chave pública deste. Quando o InfoWester receber essa informação, apenas será possível extraí-la com o uso da chave privada, que só o InfoWester tem. Caso o InfoWester queira enviar uma informação criptografada a outro site, deverá obter uma chave pública fornecida por este.


    Fonte: http://www.infowester.com/criptografia.php

  • Se A quer enviar uma mensagem criptografada para B, então A deverá conhecer a chave pública de B e criptografá-la com esta chave. B, quando receber a msg, irá descriptografar com a sua chave privada que é associada a sua chave pública da qual A fez uso para a criptografia. Somente B conhece sua chave privada.

  • Antes de mais nada, lembrar que aSSimétrica utiliza duas chaves (uma é a pública e a outra é a privada). Já eliminaríamos a letra A. Além disso, na criptografia o dono da chave será sempre o destinatário. Daí já eliminaríamos a letra E também. A chave pública cifra, codifica, encripta a mensagem; a chave privada decifra, decripta a mensagem. Dessa forma ficaríamos entre a letra B e C, que são diferentes apenas no finalzinho do enunciado. No entanto, para arrematar a questão tem que lembrar que a chave pública é distribuída aos usuários autorizados e a chave privada é conhecida apenas pelo seu dono. Assim gabarita mesmo a letra B

  • A criptografia assimétrica utiliza duas chaves: uma pública e outra privada. O funcionamento dessa técnica ocorre da seguinte forma: o emissor criptografa a mensagem com a chave pública do receptor que utiliza sua chave privada para descriptografar. Vale ressaltar que a chave pública é de conhecimento de todos e a chave privada não. DICA: Chave aSSimétrica possui dois SS’s à logo possui duas Chaves (pública e privada). Portanto, letra B.

  • Aqui explica bastante também:  https://support.microsoft.com/pt-br/kb/246071

  • João = remetente

    Antônio = destinatário

    Para codificar: chave pública do destinatário (Antônio)

    Para decodificar: chave privada do destinatário (Antônio)

     

    Para codificar o texto da mensagem, João usa a chave pública de Antônio. Para Antônio decodificar a mensagem que recebeu de João, ele terá que usar a chave privada, relacionada à chave pública usada no processo por João. Somente Antônio conhece a chave privada. 

  • A questão avalia o conhecimento do candidato sobre criptografia de mensagens, usando a opção assimétrica.
    Basicamente, existem duas opções de criptografia: simétrica e assimétrica.
    Na criptografia simétrica, é usada uma chave de codificação e decodificação.
    Na criptografia assimétrica, são usadas duas chaves, uma para codificação e outra para decodificação.
    João criptografa a mensagem usando a chave pública de Antônio. Como o nome sugere, a chave pública é pública, de conhecimento de todos.
    Antônio recebe a mensagem, e para decodificar, precisa usar a sua chave privada. A sua chave privada é pessoal, e está associada a sua chave pública.
    Se a mensagem foi criada com a chave pública de Antônio, somente quem possuir a chave privada de Antônio, conseguiria decodificar. 


    Gabarito: Letra B.
  • Diagrama pra nunca mais errar esse tipo de questão:

     

    DESTINATÁRIO         /     PROPRIETÁRIO          /      REMETENTE

     

    CIFRA                           BLICA                             CONFERE ASSINATURA

     

    DECIFRA                       PRIVADA                          ASSINA

     

    MNEMÔNICO:

    PUCI: chave pública cifra

    PRIDE: chave privada decifra

  • https://www.youtube.com/watch?v=kivvxQzZkzQ

    https://www.youtube.com/watch?v=26Bzx5pxt7c

     

  • Na criptografia assimétrica, para que João envie uma mensagem para
    Antônio, este deverá utilizar a chave pública de Antônio. Antônio, única parte que
    conhece sua própria chave privada, será capaz de decifrar a mensagem com a
    própria chave privada, que forma par com a chave pública utilizada no processo.

     

    Resposta certa, alternativa b).
     

  • CRIPTOGRAFIA:

    Chave pública: cifra

    Chave privada: Decifra

    Dono: destinatário

     

    ASSINATURA DIGITAL:

    Chave privada: Assina

    Chave pública: Confere a assinatura

    Dono: Remetente

  • CRIPTOGRAFIA: É A ARTE DE CODIFICAR DADOS, GARANTE O PRINCÍPIO DA CONFIDENCIALIDADE.

     

     

    Dica pra não errar: criptografia 

     

    SIMÉTRICA : 1(s)-> UMA CHAVE, A MESMA QUE CODIFICA É A QUE DECODIFICA.

     

    ASSIMÉTRICA: 2(s) -> OU SEJA DUAS CHAVES, A PÚBLICA QUE(CODIFICA) E A PRIVADA QUE(DECODIFICA) 

     

    ASSINATURA DIGITAL GARANTE 3 PRINCÍPIOS:

    -AUTENTICIDADE: GARANTE QUE A MENSAGEM É AUTÊNTICA;

    -NÃO-REPÚDIO: NÃO PODE NEGAR A AUTORIA;

    -INTEGRIDADE: NINGUÉM PODE ALTERAR ALGO DURANTE PERCURSO.

    ASSINATURA DIGITAL: CHAVE PÚBLICA (CONFERE)  E A CHAVE PRIVADA (ASSINA)

     

  • Resposta B

    ------------------------------

    [FUNEC - SEFAZ-BA - 2014] O tipo apresentado utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Exemplos desse método criptográfico são RSA, DSA, ECC e Diffie-Hellman. Esse tipo é conhecido como criptografia: a) assimétrica.

     

    #SEFAZAL

  • LETRA E - Teria que usar a chave pública de João (para a chave privada de joão, existe uma chave pública, formando um par)

  • ✅Gabarito Letra B.

    Quem vai decodificar conhece a chave privada

    Para codificar o texto da mensagem, João usa a chave pública de Antônio. Para Antônio decodificar a mensagem que recebeu de João, ele terá que usar a chave privada, relacionada à chave pública usada no processo por João. Somente Antônio conhece a chave privada.

    Criptografia Assimétrica:

    • A Criptografia Assimétrica usada para garantir confidencialidade é usada a chave pública no emissor (João) e a chave privada no receptor (Antônio). A confidencialidade é garantida porque somente Antônio conhece a chave privada.

    Emissor ⬇///////////////////// receptor⬇ /////////////////////////Princípio⬇

    Chave pública //////////Chave privada ////////////////////confidencialidade

    Chave privada///////////Chave pública ///////////////////autenticidade.

    Tipo de Criptografia:

    • Simétrica = 1 chave(privada)
    • Assimétrica = 2 chave (1 pública / 1 privada)

    Bons estudos!✌

  • CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR:

    CRIPTOGRAFIA

    • Chave PÚBLICA do destinatário criptografa
    • Chave PRIVADA do destinatário decifra

    ASSINATURA DIGITAL

    • Chave PRIVADA do emissor assina
    • Chave PÚBLICA do emissor verifica
  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Caso seja para garantir a confidencialidade, João utilizará a chave pública de Antônio. Para Antônio decodificar a mensagem que recebeu de João, ele terá que usar a chave privada, relacionada à chave pública usada no processo por João. Somente Antônio conhece a chave privada. 

    Letra B