SóProvas


ID
1415326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     Tatatá tututudo bem?

     É assim que o personagem desta história começaria a conversar com você. Também não poderia ser diferente. Criado no mundo dos tatus, ele só podia mesmo falar tatuês. Assim, Lino logo aprendeu a falar como tatu, comer como tatu, e viver como tatu. Porque, apesar do mundo dos tatus ser bem diferente do nosso, tem uma coisa que é igualzinha: bicho criado fica igual ao bicho pai. Nisso não há dúvida, é só olhar para o Lino que a gente esquece que ele nasceu passarinho.

     E foi assim que tudo começou: com um PLACT!

     Quando ouviram aquele barulhinho, tatu Raul e dona Malu correram para ver o que era. Que surpresa! Bem ali, no meio da cama deles, tinha caído um ovo, que logo se rachou. De dentro, ainda com cara de passarinho, saiu Lino, que cantava sem parar. Tatu Raul olhou para o teto e disse: — Puxa, esqueci de consertatatar essa goteteteira. Deve teteter uma árvore bem aí em cima da gentetete. O coitatatadinho caiu do ninho.

                               Márcia Cristina Silva. Olhos de violino. São Paulo: FTD, p. 5-8 (com adaptações).

Em relação aos sentidos e a aspectos linguísticos e estilísticos do texto acima, julgue o  item  subsequente.

A autora do texto emprega o discurso indireto livre, recurso mediante o qual se estabelece elo psíquico entre o narrador e o personagem que fala.

Alternativas
Comentários
  • Preciso de ajuda! Pra mim isso se trata de um DISCURSO DIRETO. Ou não? — Puxa, esqueci de consertatatar essa goteteteira.

  • discurso é direto quando são aspersonagens que falam. O narrador, interrompendo a narrativa, as coloca em cena e cede-lhes a palavra. Exemplo:

    "- Por que veio tão tarde? perguntou-lhe Sofia, logo que apareceu à porta do jardim, em Santa Teresa.
    - Depois do almoço, que acabou às duas horas, estive arranjando uns papéis. Mas não é tão tarde assim, continuou Rubião, vendo o relógio; são quatro horas e meia.
    - Sempre é tarde para os amigos, replicou Sofia, em ar de censura."

    (Machado de Assis, Quincas Borba, cap. XXXIV)

    IlustraçãoNo discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe aspersonagens a falar diretamente, mas faz-se o intérprete delas, transmitindo ao leitor o que disseram ou pensaram. Exemplo:

    "A certo ponto da conversação, Glória me disse que desejava muito conhecer Carlota e perguntou por que não a levei comigo."

    Para você ver como fica fácil vou passar o exemplo acima para o discurso direto:

    - Desejo muito conhecer Carlota - disse-me Glória, a certo ponto da conversação. Por que não a trouxe consigo?

  • Há trechos de discurso direto, porém o que predomina é o discurso indireto.

  • Qual o "elo psíquico estabelecido entre narrador e personagem"???

    O narrador só conta fato ocorridos, não consegui observar reflexão psicológicas.

  • Tipos de discurso 


    Discurso direto: ocorre quando o autor reproduz fielmente a fala do personagem. Aparecem, geralmente, os dois pontos e o travessão.


    Ex: Pedro disse ao irmão: — Pretendo viajar logo.


    Discurso indireto: ocorre quando o autor diz com as suas próprias palavras o que teria dito o personagem. Nesse caso, desaparecem os dois-pontos e o travessão, bem como o verbo de elocução (dizer, perguntar, indagar, afirmar etc.), sendo a oração que indica a fala introduzida por uma conjunção integrante.


    Ex: Pedro disse ao irmão que pretendia viajar logo.


    Discurso indireto livre: ocorre quando o autor mistura o discurso direto como indireto. Não se usam dois-pontos, travessão, verbo de elocução, nem conjunção integrante. É como se o próprio autor estivesse falando. Trata-se de uma estruturação frasal moderna, que confere um certo dinamismo à narrativa.


    Ex: O mensageiro apresentou-se adoentado para o trabalho. Meu Deus, pode ser que eu não aguente! Todos, no entanto, esperavam que aguentasse.
  • Observem "Quando ouviram aquele barulhinho, tatu Raul e dona Malu correram para ver o que era. Que surpresa! Bem ali, no meio da cama deles, "

    "QUE SUPRESA!" é um detalhe estilistico do indireto livre

  • o discurso indireto livre é aquele que permite que os acontecimentos sejam narrados em simultâneo, estando as falas das personagens direta e integralmente inseridas dentro do discurso do narrador.

    Exemplos de discurso indireto livre:

    ----- > Então Paula corria, corria o mais que podia para tentar resolver a situação. Logo a mim, logo a mim isso tinha que acontecer! Ela não sabia se conseguiria chegar a tempo e resolver aquela confusão. Tomara que eu consiga!

    ----- >Na fazenda, os dias de Frederico eram sempre iguais. Alimentava os animais e regava as plantas. Ainda não remendei a mangueira que furou ontem… Depois, Frederico colhia alguns alimentos e limpava o campo. Com este calor, acho que vou é ficar sem fazer nada, deitado na rede.

    https://www.normaculta.com.br/discurso-indireto-livre/