SóProvas


ID
1415386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O fato é que a transição do Império para a República, proclamada em 1889, constituiu a primeira grande mudança de regime político ocorrida desde a Independência. Republicanistas “puros", como Silva Jardim, defendiam uma mudança de regime que, a exemplo da França, tivesse como resultado maior participação da população na vida política nacional. Mas, vitoriosos, os republicanos conservadores, como Campos Sales, mantiveram o modelo de exclusão política e sociocultural sob nova fachada. Ao “parlamentarismo sem povo" do Segundo Reinado, sucedeu uma República praticamente “sem povo", ou seja, sem cidadania democrática.

Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2008, p. 552.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando o contexto histórico brasileiro ao longo da segunda metade do século XIX e da primeira do século XX, julgue o  item a seguir.

Os dois primeiros presidentes civis da República, ambos oriundos de São Paulo, eram representantes das correntes políticas mais empenhadas em afastar do regime republicano que surgia a pecha de modelo de exclusão política e sociocultural que historicamente recaía sobre o Estado brasileiro, desde a Independência.

Alternativas
Comentários
  • República do Café-com-Leite

    Eram eleitos representantes do Partido Republicano Paulista (PRP) e do Partido Republicano Mineiro (PRM). Se os partidos eram republicanos não estavam empenhados em afastar o regime republicano.

    PRUDENTE JOSÉ DE MORAIS BARROS - Advogado, nascido na cidade de Itu, estado de São Paulo.

    Como primeiro presidente civil da República, sua eleição marcou o término da presença de militares no governo do país, inaugurando a representação dos interesses das oligarquias agrícolas e paulistas, sobretudo as do café.

    MANUEL FERRAZ DE CAMPOS SALES - Advogado, nascido na cidade de Campinas, estado de São Paulo.

    A eleição de Campos Sales expressou o triunfo da oligarquia cafeeira paulista, diante do esfacelamento da atividade política dos militares "jacobinos", envolvidos na tentativa de assassinato do presidente Prudente de Morais. Campos Sales concebeu a chamada "política dos governadores", que consistia em apoiar os grupos dominantes aliados ao governo federal em cada estado. Esse apoio estava condicionado à garantia de eleição, para o Congresso, de candidatos que defendessem o governo central, no que se refere às políticas nacionais, visto que Campos Sales instituiu a Comissão de Verificação pela qual os grupos politicamente dominantes validavam ou não o resultado de uma eleição.


  • No meu entender, eu considerei errada, pois ainda continuou o autoritarismo e o poder nas mãos de poucos já que depois do golpe da republica dada por militares, deu-se inicio a do café com leite que pendurou até 1930. Depois desse periodo deu-se inicio a era Vargas que ficou no poder entre 15 anos initerruptos desde o golpe para assumir a presidência, como a redemocracia que mesmo saindo do poder poucos anos depois foi eleito novamente pelo proprio povo.

     

    Não sei se meu entendimento esta certo, mas e esse!

    Espero que de alguma forma eu tenha ajudado...bons estudos e fé em Deus !

  • Campos Sales instaurou a Política dos governadores, a qual, deliberadamente, excluiu a população de participar conscientemente do processo político.

    Como funcionava? O executivo federal fazia favores ao executivo estadual, que, por sua vez, ajudava as autoridades locais, os coronéis, e esses últimos retribuíam esses favores ao controlar as zonas eleitorais, direcionando os votos. Assim, Campos Sales conseguiu obter poder sobre o legislativo, que se beneficiava desse esquema. Foi a forma encontrada por Sales de governar o país.

    Como consequência, surgem o coronelismo, o clientelismo e o voto de cabresto

  • o termo afastar o regime republicano, esta incorreto.

     

  • Considerei errada porque não eram os dois de SP, por causa da república cafe com leite.

  • ERRADA. Politica do café com leite, SP(café) MG(leite) não era os dois  de São Paulo.

  • O que torna a questão ERRADA é o termo "pecha" que significa "imperfeição, falha, vício". Então quando a questão diz:

    Os dois primeiros presidentes civis da República [...] eram representantes das correntes políticas [...] empenhadas em afastar do regime republicano [...] a pecha de modelo de exclusão política e sociocultural que historicamente recaía sobre o Estado brasileiro, desde a Independência.

    Os dois primeiros presidentes do Brasil República, muito menos os subsequente, não estavam nem um pouco se importando em afastar a PECHA (falha, imperfeição, vício) de exclusão social, política, pois o que houve foi uma consolidação de um complexo sistema que deturpava os interesses do povo, se é que tinhamos povo nessa época, parafraseando Aristides lobo " O povo assistia a tudo bestializado" reflexo este semelhante com o governo de Michel Temer, que está aprovando várias medidas anti-populares e o povo assistindo a tudo bestializado. (Profº de Hist: Airton Macêdo).

  • Boa, Airton!! Agora sim entendi!!

  • Airton Macedo,

     

    Mas então, pela tua própria explicação, o que torna a assertiva errada é a expressão "eram representantes das correntes políticas mais empenhadas em afastar". Pelo que tu mesmo explicou a PECHA existia, mas os dois primeiros presidentes civis não eram representantes das correntes empenhadas em afastá-la, provavelmente nem consideravam que fosse uma falha.

     

    Bons Estudos!

  • Pessoal, há alguns comentários dizendo que os dois primeiros presidentes civis não eram de São Paulo. Esta afirmação está errada!! Os dois eram paulistas e foram governador de SP. Inclusive, participaram pela fundação do Partido Republicano Paulista - PRP.

    Prudente de Moraes :

     - Governador de SP em 1889/90

    - Presidente do Brasil eleito pelo Partido Republicano Federal - PRF

    Campos Sales :

    Presidente (nome dado a governador na época) de SP em 1896/97

    - Presidente do Brasil eleito pelo Partido Republicano Paulista - PRP

    - Instituiu a Política dos Estados ou Política dos Governadores

  • Errado. Os dois primeiros presidentes civis eram frutos de um período da nossa história que ficou conhecido como República Oligárquica. Ou seja, estavam intimamente ligados com os grupos oligárquicos que ditavam as cartas do poder.