SóProvas


ID
1415473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quatro gigantes do agronegócio — Bunge, Cargill, Maggi e Dreyfus — mais a estruturadora de negócios Estação da Luz Participações pretendem associar-se para criar uma empresa de logística que participará dos leilões de concessão de ferrovias. Juntas, elas respondem por 70% das exportações de grãos do país. Essas empresas estão dispostas a construir e operar novas linhas em Mato Grosso. O alvo principal da sociedade, porém, é atuar como transportadora independente de carga ferroviária, uma figura que não existe hoje no Brasil, mas será criada com base no novo modelo para ferrovias proposto pelo governo.

                                                                                                   O Estado de S.Paulo, 23/3/2014, p. B1.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele abordado — a inserção econômica internacional do Brasil e as características essenciais do atual estágio da economia global —, julgue o  item  seguinte.

A decisão de escolher Mato Grosso como o local de investimento em ferrovias, conforme informado no texto, reflete a importância da região Centro-Oeste para o agronegócio brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Resposta só para quem não é assinante.

  • CERTO! MAS, essas empresas estão dispostas a construir e operar novas linhas em Mato Grosso, não porque são a favor do desenvolvimento da região, é porque não existe no Brasil o desenvolvimento ferroviário.  Não é pra "carregar boi", é pra tudo! Tipo o Japão retirando o minério do Brasil por conta de uma obra feita.  Tá bom!

    Vai que cola!
  • Tomara que as ferrovias voltem a tomar conta do nosso país, não importa quem vai operar se a iniciativa pública ou privada, o importante é diminuirmos a ditadura do asfalto e das grandes montadoras de automóveis poluindo cada vez mais o meio-ambiente. As ferrovias geram empregos, tiram a carga pesada das grandes rodovias, não poluem e interligam grandes quilometragens. Viva as ferrovias! 

  • Essas empresas estão dispostas a construir e operar novas linhas em Mato Grosso. 

  • FOI A ANTA DO JK QUE OPTOU POR ESSAS RODOVIAS DE MIERDA MAL SINALIZADAS