SóProvas


ID
1415605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos


      David Beetham afirma que o conceito de democracia é incontestável: é uma forma de tomada de decisões públicas que concede ao povo o controle social. Resta, prossegue ele, a indefinição quanto às teorias da democracia, que discutem “quanto de democracia é desejável ou praticável, e como ela pode ser realizada em uma forma institucional sustentável”. 

Luis Felipe Miguel. Teoria democrática atual: esboço de mapeamento. BIB: Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais. São Paulo, n.º 59, 1.º sem. 2005, p. 5 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o  item, acerca da teoria democrática.


Na democracia deliberativa, a ideia de governo do povo é esvaziada na medida em que cabe, sobretudo, aos cidadãos comuns formar o governo de forma deliberativa, mas não dele participar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO A democracia deliberativa defende que o exercício da cidadania estende-se para além da mera participação no processo eleitoral, exigindo uma participação mais direta dos indivíduos no domínio da esfera pública, em um processo contínuo de discussão e crítica reflexiva das normas e valores sociais. Leia mais: http://www.portalconscienciapolitica.com.br/ciber-democracia/democracia-deliberativa/
  • Democracia Deliberativa, criada pelo alemão Jürgen Habermas, constitui-se como um modelo ou processo de deliberação política democrática caracterizado por um conjunto de pressupostos teórico-normativos que incorporam a participação da sociedade civil na regulação da vida coletiva.

  • "Democracia Deliberativa: proveniente de Harbemas figura hoje como a principal inspiração crítica às democracias realmente existentes, idealizando que as decisões políticas sejam fruto de ampla discussão na qual todos tenham condições iguais de participar, e m busca de um consenso, rompendo com percepção da democracia como simples método para a agregação de preferências individuais já dadas; apresentando-se, enfim, como modelo normativo que produz a crítica da política vigente a partir de um parâmetro ideal."

     

    MIGUEL, Luis Felipe. Teoria democrática atual: esboço de mapeamento. BIB, São Paulo. nº 59, 1º semestre de 2005, p. 5-42.

    Revisado por Editor do Webartigos.com

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/teoria-democratica-atual-esboco-de-mapeamento/27341/#ixzz4vOMiybpE