SóProvas


ID
1415833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      O percurso da cidadania no Brasil, como não poderia deixar de ser, seguiu os rumos da história do  país. Um país que se tornou independente com a maior parte da população excluída dos direitos civis e políticos e sequer mobilizada por um sentimento de nacionalidade. Uma monarquia, cercada de repúblicas por todos os lados, significou um desafio à experiência nacional, no sentido de se reverem conceitos como ser “súdito" ou ser “soberano". Estava (e está) em questão, pois, o status desse cidadão, que repassa a própria identidade do indivíduo moderno, e é por ele reivindicada, uma vez que  não se quer mais ser apenas “súdito", ou seja, simples  sujeito de deveres e destinatário passivo de comandos.

André Botelho e Lilia Moritz Schwarcz (Orgs). Cidadania, um projeto em construção: minorias, justiça e direitos. São Paulo: Claro Enigma, 2012, p. 19.


Tendo o texto acima como referência e considerando a questão da cidadania no Brasil, julgue o item. 

As políticas de ação afirmativa voltadas para a população negra desenvolvidas no Brasil desde o início dos anos 2000, têm gerado polêmicas sociais, mas não jurídicas.

Alternativas
Comentários
  • o CESPE, forçou a barra quando disse, "TÊM GERADO POLÊMICAS SOCIAIS".

  • A assertiva está incorreta, pois geram polêmicas jurídicas SIM!


    Um exemplo disso é Cota Racial ser autodeclarável. Cada um pode decidir a própria raça?

     

    Os críticos ao sistema de cotas argumentam, por outro lado, que ele acaba por reiterar as distinções por raça no país, aumentando a segregação e o racismo. Ao invés de eliminar ou diminuir os preconceitos, as cotas resultariam em mais problemas sociais causados por diferenças de cor, raça e etnia.

     

    As ações afirmativas tem o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos.