SóProvas


ID
1416106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação aos poderes administrativos e os serviços públicos, julgue os itens que se seguem.

Havendo dificuldade na aplicação de lei editada pelo Poder Legislativo que trate de matéria na área de saúde, o presidente da República poderá, dado seu poder regulamentar, editar decreto para complementar e garantir o efetivo cumprimento do ato legislativo.

Alternativas
Comentários
  • art 84, IV - Correta -  Compete privativamente ao presidente sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.


  • Achei que a questão pudesse estar errada pela parte "...editar decreto para complementar e garantir...", mas vejo que me enganei.

  • Com a palavra "COMPLEMENTAR", a questão fica correta. Não obstante, se estivesse "COMPLETAR" em seu lugar, estaria errada.
  • Complementou e não inovou o ordenamento, questão correta.

  • Com a Emenda Constitucional no. 32/2001, ressurgiu o questionamento acerca da existência de decretos autônomos no Brasil na hipótese prevista no art. 84, VI, qual seja, a edição de decreto sobre organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos.


    Fonte: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,o-poder-regulamentar-e-a-expedicao-de-decreto-autonomo-no-ordenamento-juridico-brasileiro,48974.html

  • Gab:C

    art 84

    , IV - Correta -  Compete privativamente ao presidente sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.

    Decreto executivo->  facilitar a execução das leis -> é de competência indelegável do presidente da republica.


  • Correto.

    Art.84; VI da CF/88:

    VI-Dispor, mediante decreto, sobre:

    a) organização e funcionamento da administração pública federal,  quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos.

  • i. Complementar (não inova)

    ii. Completar (inova)
  • O poder normativo é uma categoria mais ampla que inclui todas as diversas categorias de atos gerais, tais como: regimentos, instruções, portarias, decretos. Dentro desse poder está inserido o poder regulamentar: competência conferida ao Chefe do Executivo para editar atos de caráter normativo.

    Podem ser editados dois tipos de decretos:
    a-) decreto regulamentar - editado para possibilitar a fiel execução das leis. É um ato secundário e não pode ser delegado. Ex: Decreto 5450/05 - Pregão Eletrônico.
    b-) decreto autônomo - ato primário, pode ser delegado e será editado em duas hipóteses:1. organização e funcionamento da Administração, desde que não implique aumento de gastos nem criação ou extinção de órgãos públicos;2. extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.
  • Art.84; VI da CF/88:

    VI-Dispor, mediante decreto, sobre:

    a) organização e funcionamento da administração pública federal,  quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos  

    curtam minha fanpage---CONCURSEIRO DE PLANTAO DF

  • Gente, o art. 84, IV, da CF/88 é que fundamenta a resposta correta = CERTO

    O inciso IV trata de poder regulamentar = indelegável.

    O inciso VI não se refere a poder regulamentar, tanto que pode ser delegado ao ME, PGR e AGU (decreto autônomo)


  • Certo Decreto para complementar fiel execução da lei.
  • Certa.

    Complementando: Cabe ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar.


  • Sinônimo de complementar

    Juntar uma coisa a outra:

    1 adicionar.

    Acrescentar:

    2 aumentar, juntar, acrescentar, adicionar.

    Concluir:

    3 arrematar, rematar, findar, finalizar, concluir, acabar.

    Acessório:

    4 dependente, integrante, supletivo, conexo, complementário,contingente, dispensável, completivo, suplementar, adicional, acessório,secundário.

    Episódico :

    5 episódico, ocasional, acidental, extraordinário.

    Inteirar:

    6 integrar, integralizar, totalizar, completar, inteirar.

     

    Ok! Não vou brigar com a Banca... mas entendo que essa palavra tem duplo sentido... Inclusive o de adicionar

  • CONCORDO COM O DIOGO RIBEIRO, ESSA EXPRESSÃO COMPLEMENTAR TEM DUPLO SENTIDO. PODE SER ENTENDIDO COMO INSERIR ALGO NOVO NA LEI, SITUAÇÃO QUE, EM REGRA, NÃO É ADMITIDO.

  • GABARITO: CERTO

     

    *O decreto regulamentar é uma prerrogativa dos chefes do poder executivo (presidente da república, governadores e prefeitos) de regulamentar a lei para garantir a sua fiel aplicação. -> Complementar da lei.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

     Regulamento Executivo / Decreto de Execução / Regulamentar

    - É a regra;

    - Editável pelos chefes do executivo;

    - Não inova o ordenamento jurídico e necessita de amparo de uma lei;

    - É de competência exclusiva, não pode ser delegável.

     

     

    Decreto Autônomo

    - É a exceção;

    - Somente pode ser editado pelo presidente da república;

    - Inova lei nos casos do artigo 84 IV, a e b do texto constitucional;

    - É competência privativa e pode ser delegável de acordo com o Art. 84, § único.

     

     

    Fonte: Alfaconcursos

     

  • o COMPLEMENTAR foi foda!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Para ser considerada certa ao meu ponto de vista, a questão está  incompleta,pois compete aoS chefeS do executivo (Presidente, governadores dos estados e DF e aos Prefeitos).

  • Complementar? essa palavra ai deixa dúvidas

  • Comentário de Alexandrino & Paulo:

     

    "É comum os autores afirarem que os decretos regulamentares ou regulamentos de execução têm a função de complementar a lei. Não vemos problema no uso desse vocábulo, desde que fique bem claro que 'complementar', aqui, não significa 'completar', nem 'preencher lacunas', nem 'sanar omissões'."

     

    - Direito Administrativo Descomplicado. 25ª ed. Pág. 283.

     

  • Gabarito: CERTO.

     

    O poder regulamentar é o poder conferido ao chefe do Poder Executivo (presidente, governadores e prefeitos), para a edição de normas complementares à lei, permitindo a sua fiel execução.

    #Avante

  • Decretos regulamentares ou decretos de execução.

  • Complementa não inova

    Completa inova

    Poder regulamentar aplica e complementa, não altera a lei.

    Decreto autônomo é exceção e inova nos casos do art 84 da CF/88

  • Se fosse "decreto autonomo" NÃO haveria duvidas, infelizmente a questao maliciosa colocou apenas "decreto" o que fez ficarmos em duvida.

  • Decreto Autônomo A Emenda Constitucional nº 32, alterou o Art. 84 da Constituição Federal e deu ao seu inciso VI a seguinte redação: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: VI. dispor, mediante decreto, sobre: a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;

    #Rumoasegurancapublica

  • art 84, IV - Correta - Compete privativamente ao presidente sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.

  • art 84, IV - Correta - Compete privativamente ao presidente sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.

  • Poder regulamentar serve para isso, definir o entendimento de norma originária que está incompleta

  • Com relação aos poderes administrativos e os serviços públicos, é correto afirmar que: Havendo dificuldade na aplicação de lei editada pelo Poder Legislativo que trate de matéria na área de saúde, o presidente da República poderá, dado seu poder regulamentar, editar decreto para complementar e garantir o efetivo cumprimento do ato legislativo.

  • Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;