SóProvas


ID
1416166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca da assistência, da intervenção de terceiros, da resposta do réu e da revelia.

Considere a seguinte situação hipotética. José foi citado para responder ação pelo rito ordinário movida por Antônio. Dois dias após seu mandado de citação ter sido juntado aos autos, José, antes mesmo de apresentar contestação, opôs exceção de incompetência, que foi recebida somente 48 h depois de sua oposição. Ao julgar a exceção, o juízo decidiu pela sua competência e determinou a intimação do excipiente por meio de publicação.

Nessa situação hipotética, José terá o prazo de treze dias para contestar a ação, uma vez que, segundo a jurisprudência consolidada do STJ, o processo foi suspenso no momento em que a exceção foi oposta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO.

    Pergunta capciosa.

    Prazo para contestar: Da juntada do mandado de citação.

    Apresentação da exceção: 02 dias após o inicio do prazo.

    Recebimento pelo Magistrado: 04 dias após o inicio do prazo.

    O CPC dispõe: Art. 306. Recebida a exceção, o processo ficará suspenso (art. 265, III), até que seja definitivamente julgada.

    Suponhamos que o Magistrado só recebe a exceção 20 dias após o seu protocolo. O réu seria revel. Não foi esse o sentido da lei.

    Entendimento do STJ e da CESPE:

    "A simples oposição de exceção de incompetência, independente de seu recebimento pelo magistrado, é ato processual apto para produzir a suspensão do processo, a não ser que haja indeferimento liminar da exceção de incompetência" RESP - RECURSO ESPECIAL – 243492

    Outro entendimento do STJ:

    O prazo remanescente para contestar, suspenso com o recebimento da exceção de incompetência,volta a fluir não da decisão que acolhe a exceção, mas após a intimação do réu acerca do recebimento dos autos pelo juízo declarado competente. Dispõe o art. 306 do CPC que, recebida a exceção, o processo ficará suspenso até que seja definitivamente julgada. A melhor interpretação a ser conferida ao referido dispositivo, harmoniosa com o princípio da ampla defesa, é que, acolhida a exceção de incompetência, o processo permanece suspenso, só reiniciando o prazo remanescente para contestar quando o réu tem ciência de que os autos se encontram no juízo competente. Precedentes citados: AgRg no REsp 1.045.568-RS, DJe 13/4/2009; REsp 649.011-SP, DJ 26/2/2007; REsp 73.414-PB, DJ 5/8/1996, e AgRg no REsp 771.476-DF, DJe 27/8/2010. 
    http://www.stj.jus.br/webstj/processo/justica/jurisprudencia.asp?tipo=num_pro&valor=REsp+973465">REsp 973.465-SP, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, julgado em 4/10/2012

  • Complementando:

    Art. 265. Suspende-se o processo:

    III – quando for oposta exceção de incompetência do juízo, da câmara ou do tribunal, bem como de suspeição ou impedimento do juiz;


    Art. 180. Suspende‑se também o curso do prazo por obstáculo criado pela parte ou ocorrendo qualquer das

    hipóteses do artigo 265, I e III ; casos em que o prazo será restituído por tempo igual ao que faltava para a sua

    complementação


  • Em comento ao art. 306, CPC.


    1. Suspensão. O simples oferecimento de exceção de incompetência, impedimento ou suspeição suspende o processo. Não é necessário o seu recebimento pelo órgão jurisdicional. Julgada a exceção, o prazo volta a contar pelo restante ao que faltava para sua complementação.


    Código de Processo Civil comentado. Marinoni e Mitidiero.

  • Determina o art. 265, III, do CPC/73, que o processo será suspenso "quando for oposta exceção de incompetência do juízo...", dispondo o art. 180, do mesmo diploma legal, que, neste caso, "o prazo será restituído por tempo igual ao que faltava para a sua complementação". Sendo o prazo para apresentar contestação de 15 (quinze) dias e tendo sido a exceção oposta no segundo dia deste prazo, dúvidas não pairam de que restam apenas 13 (treze) para que a defesa do réu, propriamente dita, seja apresentada. Além de o STJ já ter se manifestado neste sentido, pode-se deduzir a correção da questão da própria literalidade da lei, conforme demonstrado.

    Afirmativa correta.
  • No novo CPC de 2015, o art. 313 traz as hipóteses de Suspensão do processo. Desapareceram duas hipóteses que o processo NÃO será mais suspenso.. entre elas a citada na questão:

     

    1. Não suspende mais a alegação de incompetencia relativa
     

    2. Não suspende mais no ajuizamento de ação declaratória de Estado

  • 64 parag2, NCPC