-
LTN é prefixada => não é indexada à inflação nem à Selic; além de não pagar cupons (zero cupon).
Portanto, para uma política monetária contracionista (LM movimentando-se para a esquerda => aumento dos juros) faz aumentar os juros, entretanto não faz com que se aumentem os gastos com a dívida pública relacionada às LTN's (isto é, aumento dos gastos do Governo. IS movimentando-se para a direita); logo não haveria a tendência de redução da eficiência da política monetária contracionista.
Poderia haver se o papel do tesouro em questão fosse pós fixado. Esta seria a famosa Dominância Fiscal que alguns economistas dizem que o Brasil vive hoje.
-
Como o colega explicitou a LTN é prefixada, a politica monetária contracionista tem o efeito de aumentar a taxa de juros, diminuindo o preço dos ativos. A redução do preço dos ativos faz DIMINUIR o patrimonio dos agentes, DIMINUINDO o seu consumo. Ou seja o efeito riqueza tende a aumentar o impacto da politica monetária.
-
Agradeço a explicação dos colegas, mas adoraria ummaior aprofundamento da explicação do Cris. Se alguém souber, agradeço amtecipadament..
-
Luan B, a LTN é um título que se você carregar até o vencimento, você receberá R$ 1.000,00 por cada título. No momento da compra, o valor que você paga é esses mil reais, descontados por uma taxa de juros. Digamos que você compre um título que vencerá em 3 anos, a uma taxa de juros de 8% ao ano. Assim, o valor presente do título é 1000/(1,08^3 )= 793,83.
Agora digamos que a taxa de juros seja elevada para 12% ao ano. Nesse caso, o valor presente do título será 1000/(1,12^3) = 711,78.
Ou seja, o cidadão que possui vários títulos LTN verá seu patrimônio diminuir com o aumento das taxas de juros. Pelo efeito riqueza, se sentirá mais pobre e diminuirá seus gastos, o que aumenta o efeito da política monetária.
-
Comentário objetivo:
A maior participação das Letras do Tesouro Nacional (LTN) na dívida mobiliária federal tenderia a reduzir a eficácia de uma política monetária contracionista, ao se considerar o impacto do efeito riqueza sobre a demanda agregada.
ERRADO - política monetária contracionista desloca a curva LM para esquerda, reduzindo renda e aumentando os juros reais. Pelo efeito Fisher, juros reais maiores redundam em inflação menor (i = r + π), ou seja, em redução de preços. Com preços mais baixos, os títulos em posse dos agentes perderão valor, ou seja, seu patrimônio perderá valor, o que pelo efeito renda fará diminuir o consumo dos agentes. Como o objetivo da política monetária contracionista é reduzir produto, todos esses efeitos potencializarão tal política, contrariamente ao que afirma a assertiva.