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ID
1416910
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Há diversos processos e práticas ágeis de desenvolvimento de software. Considere:

I. Seu objetivo é criar um “código limpo que funcione”. Trabalha com a estratégia Red - Green - Refactor:

- Codifique o teste;
- Faça-o compilar e executar. O teste não deve passar (Red).
- Implemente o requisito e faça o teste passar (Green).
- Refatore o código (Refactor).

II. Suas práticas, regras e valores garantem um agradável ambiente de desenvolvimento de software para os seus seguidores, que são conduzidos pelos princípios básicos:

- Comunicação - manter o melhor relacionamento possível entre clientes e desenvolvedores, preferindo conversas pessoais a outros meios de comunicação;
- Simplicidade - implementar apenas requisitos atuais, evitando adicionar funcionalidades que podem ser importantes somente no futuro;
- Feedback - o desenvolvedor terá informações constantes do cliente e do código, em que testes constantes indicam os erros tanto individuais quanto do software integrado;
- Coragem - encorajar as pessoas que não possuem facilidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal, encorajar a equipe a experimentar e buscar novas soluções, além de encorajar a obtenção de feedback do cliente.

III. Objetiva capturar os critérios de aceitação para as funcionalidades em desenvolvimento. Trabalha com as seguintes etapas:

- Discutir (Discuss): discussão colaborativa com a equipe visando elicitar os critérios de aceitação.
- Refinar (Distill): refinamento dos critérios de aceitação em um conjunto concreto de cenários/exemplos de uso descrevendo o comportamento esperado da aplicação em uma linguagem comum a todos os membros da equipe.
- Desenvolver (Develop): transformação dos testes de aceitação (descrevendo o comportamento esperado do software) em testes/especificação automatizados.

IV. Suas práticas incluem:

- Envolver as partes interessadas no processo através de Outside-in Development.
- Usar exemplos para descrever o comportamento de uma aplicação ou unidades de código.
- Automatizar os exemplos para prover um feedback rápido e testes de regressão.
- Usar o verbo deve (should) ao descrever o comportamento de software para ajudar a esclarecer responsabilidades e permitir que funcionalidades sejam questionadas.
- Usar dublês de teste (mocks, stubs, fakes, dummies, spies) para auxiliar na colaboração entre módulos e códigos que ainda não foram escritos.

Os processos ágeis I, II, III e IV são, correta e respectivamente, denominados:

Alternativas
Comentários
  • DDD – Domain-driven design (Desenvolvimento Guiado por Design)

    FDD – Feature Driven Development (Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades)

    TDD – Test-driven development (Desenvolvimento Guiado por Testes)

    ATDD – Acceptance test-driven development (Desenvolvimento Guiado por Testes de aceitação)

    BDD – Behavior driven development (Desenvolvimento Guiado por Comportamento

  • Gabarito: E.

     

    Essa eu acertei porque consegui identificar TDD e XP, porque não conhecia as outras.

  • Acertei por saber XP e BDD

    Mas achei errada a II, que fala:

    "II. Suas práticas, regras e valores garantem um agradável ambiente de desenvolvimento de software para os seus seguidores, que são conduzidos pelos princípios básicos: "

    Coragem; Simplicidade; Comunicação; Feedback; RESPEITO (não foi citado ou ainda não era um valor fundamental na época da questão)

    Esses itens listados são 4 dos 5 valores fundamentais. Princípios são outras coisas.

  • FCC sem dó da natureza, só questão grande, haja papel