SóProvas


ID
141694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria

Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria,
julgue os itens subsequentes.

O auditor ou entidade de auditoria deve garantir que as causas, os efeitos e os impactos dos achados de auditoria possam ser atribuídos efetivamente à ação examinada e não possam ser provocados por condições exógenas.

Alternativas
Comentários
  • A auditoria de desempenho operacional focaliza o processo de gestão, enquanto a avaliação de programa prioriza os efeitos produzidos pela intervenção governamental. No primeiro caso, investiga-se o funcionamento dos programas e projetos e o cumprimento de metas quantificáveis, como, por exemplo, o número de escolas construídas, de vacinas aplicadas, de servidores treinados ou de estradas recuperadas em relação ao previsto nos planos de governo ou na legislação específica.
     
    No segundo, deve-se agregar à análise dimensões que permitam à equipe pronunciar-se, por exemplo, sobre a redução da evasão escolar, a erradicação de doenças contagiosas, a qualidade dos serviços prestados pela administração ou a redução dos índices de acidentes no trânsito.
     
    É importante fazer a distinção entre essas duas abordagens, uma vez que o cumprimento de uma meta física ou a
    disponibilidade de um serviço pode ser uma condição necessária, mas não suficiente para que determinado problema seja efetivamente resolvido ou para que determinada necessidade seja atendida.
     
    Muitas vezes, o efeito esperado pode não ocorrer ou ser insignificante. Além do mais, uma intervenção governamental específica pode provocar efeitos inesperados, tanto negativos, quanto positivos.
    Nas duas situações, ao proceder a uma avaliação de programa, deve-se buscar identificar as relações de causa e efeito
    subjacentes aos fenômenos observados, procurando identificar os efeitos atribuíveis exclusivamente ao programa ou projeto.
     
     
    Trata-se, portanto, de verificar, valendo-se de uma estratégia metodológica apropriada, em que medida os efeitos observados, intencionais ou não, foram causados por essa intervenção específica.
     
  • gabarito: certo.


    bons estudos!!!

  • Correto.

    A estratégia metodológica escolhida buscará assegurar, mediante evidências plausíveis, que nenhum outro fator, além do programa, é responsável pelos efeitos constatados. Ou seja, a investigação deve ser planejada de forma a eliminar ou controlar fatores exógenos que podem estar influenciando os resultados observados (eliminação de interpretações alternativas).


    Fonte: Portal do TCU

    Apesar de eu concordar em partes. Entendo que o trabalho do auditor deve ser assegurar que o "problema" encontrado seja causado pela Admnistração.
    Mas, existe um fator exógeno (externo) que é a amostra de auditoria. Se o auditor utilizar uma técnica não adequada, isso poderá influenciar nos resultados.

    Por favor, se alguém souber explicar melhor.... agradeço!

  • Gabrito certo

    exógena - que tem origem no exterior.