SóProvas


ID
1416955
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um banco de dados Oracle pode conter muitos esquemas (schemas). Um esquema é uma estrutura lógica que contém objetos, como segmentos, visualizações, procedures, funções etc. Um segmento é uma estrutura de dados que, dentre outras coisas, pode ser

Alternativas
Comentários
  • Segmentos: são compostos de um conjunto de extensões. Por exemplo, diferentes tipos de segmentos incluem: segmentos de dados (todos os dados das tabelas são armazenadas nas extensões de seus segmentos de dados), segmentos de índice (cada índice tem um segmento de índice que armazena todos os dados), segmento de undo (as informações desse segmento são usadas para gerar informações de banco de dados com leituras consistente e, durante a recuperação do banco de dados, para fazer rollback de transição sem commit pra usuários) e segmentos temporários (quando ocorre a execução da instrução de SQL é concluída, as extensões do segmento temporário são retornadas a instância para uso futuro).

  • Segmentos

    Segmento é um nível de agrupamento lógico em um banco de dados (ver figura acima). Um segmento é um grupo de extensões que abrange um objeto de banco de dados tratado pelo Oracle como uma unidade, por exemplo, uma tabela ou índice. Como resultado, essa é normalmente a menor unidade de armazenamento com a qual um usuário final do banco de dados lidará. Quatro tipos de segmentos são encontrados em um banco de dados Oracle: segmentos de dados, segmentos de índices, segmentos temporários e segmentos de rollback.

    Segmento de dados

    Cada tabela no banco de dados reside em um único segmento de dados, consistindo em uma ou mais extensões; o Oracle alocará mais de um segmento para uma tabela se ela for particionada ou clusterizada. Os segmentos de dados incluem segmentos de LOB (large object) que armazenam os dados do LOB referenciados por uma coluna Localizador de LOB em um segmento de tabela (caso o LOB não esteja armazenado inline na tabela).

    Segmento de índice

    Cada índice é armazenado no seu próprio segmento de índice. Como nas tabelas particionadas, cada partição de um índice é armazenado no seu próprio segmento. Incluídos nesta categoria estão os segmentos de índice de LOB; colunas não LOB de uma tabela, colunas LOB de uma tabela e os índices associados de LOBs podem residir em seus próprios tablespaces para melhorar o desempenho.

    Segmento temporário

    Quando uma instrução SQL de um usuário precisa de espaço em disco para completar uma operação, como uma operação de classificação que não encontra memória suficiente, o Oracle aloca um segmento temporário. Os segmentos temporários têm a mesma duração das instruções SQL (essa uma possível questão de concurso) :).

    Segmento de rollback

    A partir do Oracle 10g, os segmentos de rollback só existem no tablespace SYSTEM, e normalmente o DBA não precisa manter o segmento de rollback SYSTEM. Nas versões anteriores do Oracle, um segmento de rollback era criado para salvar os valores anteriores de uma operação DML do banco de dados, se a transação fosse revertida (rollback), e para manter os dados da imagem do “antes” para fornecer visões consistentes de leitura dos dados da tabela para outros usuários que a estivessem acessando. Os segmentos de rollback eram também usados durante

    a recuperação do banco de dados para aplicar rollback em transações não encerradas com commit, que estivessem ativas quando a instância do banco de dados travasse ou terminasse inesperadamente.

    Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjJvcbDuK31AhV2lJUCHT8qBJ4QFnoECB4QAQ&url=https%3A%2F%2Fsrvd.grupoa.com.br%2Fuploads%2FimagensExtra%2Flegado%2FB%2FBRYLA_Bob%2FOracle_Database_11G_Manual_Do_DBA%2FLiberado%2FCap_01.pdf%3Ffromwebsite&usg=AOvVaw0q3t8qn5Mzhe2Rtq3sIIrm