Segundo o IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) , a UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura ) na sigla em inglês, adotou em 1973 a " Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural". Por conseguinte, tem como objetivo incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.
Patrimônio Cultural, segundo a UNESCO, é entendido como o conjunto de monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Estão incluídas nesta definição as obras de arquitetura, escultura e pintura monumentais ou de caráter arqueológico, Podem ser consideradas também como parte do patrimônio obras isoladas ou ainda conjugadas do homem e da natureza.
Há ainda o Patrimônio Imaterial que, ainda de acordo com o que descreve o portal do IPHAN, engloba
“saberes, práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural"
A categoria de análise “paisagem cultural" foi criada na Lista do Patrimônio Mundial, em 1992. Entende-se por paisagem cultural uma região – ambiente – que sofreu modificação pela ação humana. Ela também é conhecida como “paisagem humanizada" ou de “paisagem geográfica". Como paisagem cultural se constitui em categoria de preservação do patrimônio cultural.
Gabarito do Professor: CERTO.