O estilo barroco nasceu na Europa, ligado ao movimento de contrarreforma católica, no final do século XVI , estendendo-se ao longo do século XVII. O estilo nasceu na Itália tendo se difundido em outras regiões do continente, principalmente na Península Ibérica – Portugal e Espanha – onde a forte ligação entre as coroas e a Igreja Católica havia impedido a expansão das religiões reformadas.
A proposta base da contrarreforma foi a de reafirmar os dogmas de fé do catolicismo e defender a supremacia do religioso sobre o “pagão", o que era demonstrado com a construção de grandes igrejas.
E, é nesse processo de construção e decoração que nasceu a arte barroca. Em cada local para qual ela se expandiu adquiriu características próprias e específicas. Por isso é que se pode falar em uma arte sacra barroca especificamente brasileira, com elementos das culturas negras e dos nativos.
O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII, tendo grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura.
Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia" (1601) de Bento Teixeira. Na escultura e arquitetura, Aleijadinho foi, sem dúvida, um dos maiores artistas barrocos brasileiros. Minas Gerais foi o centro mais emblemático do Barroco no Brasil, em função do crescimento e enriquecimento da região mineradora.
A afirmativa, portanto, está correta. A bibliografia acerca do tema é bastante vasta, com especial destaque para a publicação de Percival Tirapeli - Arte colonial barroco e rococó , volume da coleção Arte Brasileira, publicada pelo IBEP em 2011
Gabarito do Professor: CERTO.