SóProvas


ID
1417672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à transição demográfica e epidemiológica, julgue o item seguinte.

Os indicadores empregados na avaliação da transição demográfica de uma população em um período de tempo determinado incluem a taxa de mortalidade e a taxa de fecundidade.

Alternativas
Comentários
  • Não seria taxa de natalidade no lugar de "fecundidade"?

  • Durante a transição demográfica, as mais profundas mudanças nos padrões de saúde-doença ocorrem nas crianças e nas mulheres jovens.

     

    Assim, a taxa de fecundidade representa a condição reprodutiva média de mulheres, sendo este o principal indicador da dinâmica demográfica. Em termos técnicos, expressa a condição reprodutiva de uma mulher pertencente a uma coorte hipotética, sujeita às taxas específicas de fecundidade por idade observadas na população em estudo, supondo-se a ausência de mortalidade nessa coorte.

     

    Taxas inferiores a 2,1 indicam fecundidade insuficiente para assegurar a reposição populacional.

     

    O decréscimo da taxa pode estar associado a vários fatores: urbanização crescente, redução da mortalidade infantil, melhoria do nível educacional, ampliação do uso de métodos contraceptivos, maior participação da mulher na força de trabalho e instabilidade de emprego.

     

    TAXA DE NATALIDADE refere-se ao número de nascidos vivos por 1.000 habitantes.

     

    FONTE: DATASUS

  • -A transição demográfica é a mudança/oscilação nos patamares de natalidade e mortalidade em fases cíclicas. Em cada país, há uma forma de crescimento populacional, logo, existem ciclos diferentes em cada um. Os fatores para isso ocorrer são: desenvolvimento econômico e a modernização das sociedades, os quais levarão a mudanças nas taxas de natalidade e mortalidade. Além disso, pelo fato de ocorrer de maneiras diferentes em cada país, não existe um processo homogêneo e unificado de constante explosão de crescimento populacional. Segundo a teoria de transição demográfica, o que ocorre é a futura estabilização da natalidade e da mortalidade e o envelhecimento populacional.