SóProvas



Questões de Conceitos Demográficos


ID
215869
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 2010, a população mundial chegará aos 6,84 bilhões, segundo estimativas de diversos órgãos e instituições ligados à ONU. Ao contrário do que alguns imaginaram, o grande problema demográfico do século XXI não é o crescimento nem o número total de habitantes do nosso planeta. Assinale o item que não corresponde aos desafios demográficos do século XXI:

Alternativas
Comentários
  • a) O rápido envelhecimento da população em geral, principalmente nos países mais desenvolvidos. => verdadeiro. atribui-se a isso o aumento dos custos dos filhos, o desenvolvimento de técnicas de contracepção e planejamento familiar, que reduzem a quantidade de nascidos. Por outro lado, o desenvolvimento das tecnologias de saúde, tratamentos, etc, aumentaram a longevidade e o número de idosos b) As migrações em massa de regiões ou países ricos para aqueles subdesenvolvidos pré-industriais. => é o contrário. c) A recente expansão da obesidade. -> correto. Entre as causas o aumento de consumo de produtos industrializados com altos níveis de gordura. A redução do tempo das pessoas, que trabalham mais e tem menos tempo para se alimentarem corretamente. Crescimento dos fast foods.  d) Os diversos tipos de preconceitos étnicos, culturais e outros. - Estimulados pelos fluxos migratórios (ex: xenofobia) e) A fome ou subnutrição de uma significativa parcela da população mundial. - Pela má distribuição dos alimentos produzidos no mundo.

     

  • O único item que não apresenta um problema demográfico do século XXI é o da letra B, pois as migrações em massa ocorrem no sentido contrário ao informado no item. Esses fluxos se dão de regiões ou países subdesenvolvidos pré-industriais para os países ricos.

    Gabarito: B


ID
221941
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com 20 milhões de habitantes, Moçambique, na costa oriental da África subsaariana, é um dos mais preocupantes focos do vírus HIV em todo o mundo. Um em cada sete adultos moçambicanos está contaminado - o equivalente a 15% dessa população. A precariedade do acesso aos cuidados básicos de saúde e a falta de informações sobre prevenção e tratamento compõem o cenário ideal para a disseminação do HIV. Metade dos quase 100.000 mortos pela doença, todos os anos, tem entre 30 e 44 anos - na plenitude produtiva.

Em termos demográficos, a doença em foco afeta negativamente Moçambique, de forma mais direta, no seguinte aspecto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "A".
     Questão simples, pois a população está morrendo com idades entre 30 e 44 anos por "HIV." E esse morte ocorrendo cedo em ralação à média da expectativa de vida do país, influencia diretamente a própria expectativa de vida.
  • A

    O próprio texto deixa expresso que a maior parte dos habitantes de Moçambique morrem na idade produtiva.

  • Gostaria de saber , essa questão não caberia um recurso? Pois com a redução das pessoas entre 30 e 44 anos , além de plenitude produtiva,também se encontram em plenitude reprodutiva,consequentemente diminuiria a taxa de Fecunidade. Alguém poderia me explicar melhor ?

     

  • E eu achando q era por causa da fecundidade, pq quanto mais gente com Aids menos filhos iam fazer..kkk

ID
242590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que diz respeito à ecologia de paisagem, julgue o item a seguir.

A estrutura espacial de uma população possui três propriedades principais: expansão, hierarquia e padrão.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA ERRADA DIANTE : EXPANSÃO E HIERARQUIA 
  • As propriedades da estrutura espacial de uma população são distribuição, dispersão e densidade.

  • A estrutura espacial de uma população tem três propriedades principais: distribuição, dispersão e densidade.

    A distribuição de uma população descreve a sua abrangência geográfica e ecológica, a qual é determinada primordialmente pela presença ou ausência de habitats adequados.

    A dispersão de uma população caracteriza o espaçamento dos indivíduos formando padrões que variam da distribuição agregada até distribuições regulares ou homogêneas.

    A densidade populacional é definida como o número de indivíduos por unidade de área.

  • SÃO TRÊS: DISTRIBUIÇÃO,DISPERSÃO E DENSIDADE.

  • GABARITO= ERRADO

    AS SOCIEDADES NÃO SÃO PADRONIZADAS.

    CHINA A PARADA É DE UMA FORMA.

    BRASIL A PARADA É OUTRA.

    KKK

  • GABARITO ERRADO

    A estrutura espacial de uma população tem três propriedades principais: distribuição, dispersão e densidade.

    distribuição de uma população descreve a sua abrangência geográfica e ecológica, a qual é determinada primordialmente pela presença ou ausência de habitats adequados.

    dispersão de uma população caracteriza o espaçamento dos indivíduos formando padrões que variam da distribuição agregada até distribuições regulares ou homogêneas.

    densidade populacional é definida como o número de indivíduos por unidade de área.

  • Padrão? Nunca...


ID
346792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à população mundial nos dias atuais, das tendências
demográficas à ocupação dos postos de trabalho, julgue os itens a
seguir.

Entre as principais tendências demográficas do mundo contemporâneo, está o aumento da população urbana e da proporção de idosos.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

  • questão desatualizada.

  • Galera a segunda afirmação está correta, mas a primeira infelizmente está desatualizada mesmo, atualmente o aumento está vindo para o outro lado o rural e não urbano.

  • Desatualizada!!!! Gabarito é falso!

ID
443179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de ocupação do planeta é bastante diversificado.
Essa variação está relacionada a grande diversidade cultural,
ao desenvolvimento econômico desigual e também às
características demográficas das diferentes regiões. Com
relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A primeira etapa da revolução demográfica — conhecida por transição demográfica — caracteriza-se pela ocorrência de baixas taxas de natalidade e mortalidade, resultando em baixíssimo crescimento populacional.

Alternativas
Comentários
  • Transição demográfica é um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores.

  • gaba: errado

     

    Fase 1

    Fase com elevadas taxas de natalidade compensadas por altas taxas de mortalidade. Muitas crianças morreram antes de atingir a idade adulta, e as doenças e fomes foram generalizadas. A expectativa de vida foi menor do que hoje, mas, em média, mais crianças nasceram para cada mãe. Esta etapa ocorre antes do processo de industrialização/urbanização. O crescimento vegetativo é equilibrado. Nessa época não existiam métodos contraceptivos e as condições de saúde eram precárias

     

     

    fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Transi%C3%A7%C3%A3o_demogr%C3%A1fica

     

  • A questão descreveu mais ou menos a terceira etapa da transição (porque a redução da mortalidade acontece na segunda etapa) uma breve explicação:

    1 etapa: equilíbrio entre nascimentos e mortes (ambas muito altas). aí, tudo é precário: desde o planejamento familiar até as condições sanitárias (ex: europa pré-industrial)

    2 etapa: aceleração demográfica (simplesmente por conta da redução da mortalidade, consequência de alguns avanços nas condições sociais)

    3 etapa: redução da natalidade, à medida que o país vai atingindo o desenvolvimento

    4 etapa: quando as taxas de natalidade e mortalidade se equilibram. mesmo suscetíveis a oscilações, diz-se que, então, há o "controle demográfico".

    (Brasilescola)

  • gab errado -A primeira etapa da revolução demográfica conhecida por transição demográfica caracteriza-se pela ocorrência de baixas taxas de natalidade e mortalidade, resultando em baixíssimo crescimento populacional (isso é verdade, pois há uma alta na natalidade e mortalidade, além disso, ela é baixa, mas positiva- procure o gráfico da transição demográfica e verá que a natalidade está em cima da mortalidade)

    --------------

    A primeira fase se caracteriza pelas altas taxas de natalidade e mortalidade

    A primeira etapa é conhecida com pré-industrial ou pré-transição

    • Transição demográfica é todo o processo, ou seja, inclui as quatro fases: são as mudanças nos patamares de natalidade e mortalidade em fases cíclicas 
  • 1) Altas taxas de natalidade e mortalidade.
  • A primeira etapa da revolução demográfica; PRÉ- TRANSIÇAO

    ELEVADO NUMEROS DE NASCIMENTO E MORTES[

    PMAL 2031

  • - 1 Fase- Pré-transição: A primeira fase da transição demográfica, também chamada de pé-transiçãoocorre quando há um certo equilíbrio entre as taxas da natalidade e mortalidadeporém ambas com valores muito altos. Nesses casos, são sociedades que contam com um baixo desenvolvimento econômico e social, onde nascem muitas pessoas anualmente e, ao mesmo tempo, perdem-se muitas vidas em razão de epidemias, baixa expectativa de vida e precárias condições sanitárias. Um cenário como esse pôde ser visto na Europa na fase inicial de sua industrialização. 2 fases- Aceleração ou exploração demográfica: Na segunda fase ocorre aquilo que muitos denominam por explosão demográfica, o crescimento acentuado da população em um curto período de tempo. Mas a teoria da transição demográfica demonstra que esse processo não ocorre pelo aumento das taxas de natalidade, e sim pela diminuição brusca das taxas de mortalidadeem razão das melhorias sociais em termos de saúde, saneamento, acesso à água e outros fatores. 3 fases- Desaceração demográfica: À medida que as sociedades se desenvolvem, a tendência geral é haver uma redução nas taxas de natalidade, o que se explica pela difusão do planejamento familiar, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, a intensiva urbanização (no campo, as taxas de fecundidade são sempre maiores), entre outros fatores. Por esse motivo, há um gradativo processo de declínio do número de nascimentos, o que acontece em uma velocidade inferior à queda da mortalidade. 4- fases- Estabilização demográfica: A estabilidade demográfica é atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz que há um total controle do crescimento demográfico.

  • Fase 01 – Regime demográfico clássico pré-industrial : taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.

    Fase 02 – Explosão demográfica: taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.

    Fase 03 – Transição demográfica: queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.

    Fase 04 – Regime demográfico moderno: estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade; envelhecimento da população.


ID
477361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com base nas concepções da cartografia temática, julgue os itens
que se seguem.

Os mapas de densidade, como, por exemplo, o de densidade demográfica, é resultado de procedimento estatítisco no qual o número de habitantes é dividido pela área de uma determinada região, município ou bairro.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

    Como calcular a densidade demográfica? Estado: Amazonas. Área (km²): 1.570.746. População: 3.232.330

    Vamos lá.

    Veja, basta você dividir a população pela área da região. Assim, temos que:

    Amazonas: 3.232.330/1.570.746 = 2,06 habitantes por quilômetro quadrado.
  • D = população absoluta / área


    ~> População Absoluta: o número total de habitantes do local.

    ~> População Relativa: Também chamada de densidade demográfica ou densidade populacional, é a razão entre a população absoluta de um determinado território e a área onde essa população está distribuída.

  • Questão para não zerar a prova ou não deixar em branco.

  • QUESTÃO CORRETA

    COMPLEMENTO

    -População relativa(densidade): habitantes / km2  (povoado). 

    • Fatores para a desigualdade na distribuição: naturais, históricos e socioeconômicos. 
    • Brasil em ordem de primeiro a quinto: sudeste, nordeste, sul, centro oeste, norte. 

    -População absoluta: quantidade de pessoas em espaço (populoso). 

    • Mundiais: China, Índia, EUA, Indonésia, Brasil. 
    • Brasil em ordem: sudeste, sul, nordeste, centro oeste, norte. (populoso, mas não povoado). 


ID
646942
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os versos abaixo, do compositor Assis Valente, procuram retratar o encontro de uma dona de casa com um recenseador do IBGE.

Recenseamento
Em 1940
Lá no morro começaram o recenseamento
E o agente recenseador
esmiuçou a minha vida
foi um horror
E quando viu a minha mão sem aliança
encarou a criança
que no chão dormia
E perguntou se meu moreno era decente
E se era do batente ou era da folia

Os versos da canção permitem pensar em dois indicadores demográficos passíveis de serem obtidos a partir das informações buscadas pelo recenseador. Esses indicadores referem-se especificamente

Alternativas

ID
648454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os progressos da bacteriologia, da química e da biologia
determinaram mudança radical na marcha da população no
mundo. Teria sido a explosão demográfica que se verifica
atualmente o produto da aplicação parcial e, portanto,
inadequada, da tecnologia, não acompanhada da aplicação de
outras técnicas capazes de promover o verdadeiro
desenvolvimento econômico e a integração real dessas
populações marginalizadas pela miséria e pela fome em escala
universal? Seria a fome um fenômeno irremediável, uma
fatalidade, como procurou demonstrar Malthus, ao publicar, no
fim do século XVIII, a sua lei do crescimento das populações? A
resposta que a ciência, hoje, nos fornece para essa interrogação
é um “não” categórico.

Anna Maria de Castro. Fome: um tema proibido – últimos escritos de Josué de
Castro
. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 45-7 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens

As áreas de alta densidade demográfica no mundo, caracterizadas, essencialmente, pela presença de populações com baixo padrão de qualidade de vida — altos índices de subnutrição e fome —, confirmam, ainda que excepcionalmente, a teoria de Malthus.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.

    A mecanização da produção de alimentos no mundo contemporâneo é capaz de produzir alimentos em escala suficiente para alimentar a população global; as população que estão submetidas à fome e subnutração não estão nessas condições por falta de produção, mas por outras causas socioeconômicas diversas.

  • RESPOSTA - ERRADA- As áreas de alta densidade demográfica no mundo, caracterizadas, essencialmente, pela presença de populações com baixo padrão de qualidade de vida — altos índices de subnutrição e fome —, confirmam, ainda que excepcionalmente, a teoria de Malthus.

    1)Por que a teoria malthusiana não deu certo?  

    -Processo de urbanização: filhos são gastos e mulher no mercado de trabalho. 

    -A revolução verde, a qual teve como característica a mecanização e uso de fertilizantes no campo, ou seja, aumentou a produção (tecnologia). 

    Logo, nota-se que há alimentos, mas não são igualmente distribuídos e por isso a questão está errada, JÁ QUE malthus dizia que faltaria alimentos, mas na verdade o falta é a distribuição deles igualmente.

  • Teoria Malthusiana

    Formulada por Thomas Malthus, no final do século XVIII. Segundo ele, haveria um desequilíbrio entre o crescimento populacional e a disponibilidade de alimentos. Esse desequilíbrio levaria a um quadro de fome, pois Malthus acreditava que a população crescia em progressão geométrica (2, 4, 8, 16, 32, 64…), enquanto a produção de alimentos, em progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6…). O equívoco dessa teoria consiste no fato de que Malthus não previu que os avanços tecnológicos na agricultura e na indústria seriam capazes de aumentar a produção de alimentos, que se tornou muito além de necessária para sustentar a população.

  • Teoria Malthusiana: população cresce em ordem geométrica e os alimentos em ordem aritmétrica. (o que nao considerou o desenvolvimento da produção agricola) - essa teoria, tambem, prega o controle da natalidade e relaciona fenomenos da natureza como forma de conter o crescimento da populção. É valido ressaltar que Malthus era contra o aborto e só procria quem tem condições reais de manter o filho.

    Teoria Neomalhusiana: Culpa o pobre pela pobreza, controle da natalidade com métodos contraceptivos e, de forma mais drástica, através do aborto.

    Teoria Reformista: Tendencias Marxistas, defende que a pobreza é fruto da desigualdade social.

    Teorial Ecomalthusiana: Traz consigo o desenvolvimento da população atrelado ao uso de forma sustentável do recursos.

  • não é porque eu tenho uma megacidade que eu tenho pobreza

ID
674686
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os livros didáticos de geografia, ao discutirem a questão da demografia mundial, têm indicado tendências quanto à dinâmica populacional para os próximos anos. As alternativas abaixo indicam tais tendências, EXCETO:

Alternativas

ID
687856
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As proposições a seguir tratam da nova questão demográfica. Logo:

I - o principal aspecto da questão demográfica do século XXI é a disparidade regional do crescimento populacional. Há enormes diferenças regionais: em alguns países, a população cresce depressa, em outros está estagnada e em outros em declínio.

II - o crescimento demográfico, combinado com a escassez dos recursos naturais, é um dos maiores problemas enfrentados pelos países subdesenvolvidos.

III - grande parte dos países desenvolvidos enfrenta o problema de uma população estagnada ou mesmo em declínio. São países com elevado padrão de vida, baixas taxas de mortalidade. No entanto, para manter a população, seria necessária uma “taxa de fecundidade de reposição” de no mínimo 2,1 filhos por mulher.

IV - a causa desse declínio está atribuída à posição e às expectativas das mulheres nas sociedades ocidentais e sua participação no mercado de trabalho. A procriação vem sendo retardada e o número de filhos reduzido.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
732718
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sistematicamente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística) tem apresentado resultados do Censo 2010. Dentre esses resultados pode-se destacar

Alternativas

ID
874012
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir da década de 90, ocorreram muitas mudanças no perfil demográfico do Brasil. Muitas afirmações usadas frequentemente em estudos da população brasileira já não correspondem à realidade. Éramos um país jovem. Estamos envelhecendo; o brasileiro vive mais e a taxa de fecundidade caiu. Desde 1970 não somos mais um Brasil rural. Melhoramos nossos indicadores sociais, porém, as desigualdades tornam nosso povo mais pobre: a concentração de renda nas mãos de uma pequena parcela da população. O Brasil, atualmente, ocupa a 70ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) segundo o IBGE. Para definição desse índice, são utilizadas variáveis básicas, referentes ao modo como vive a população. Com base no texto e em seus conhecimentos, quais as variáveis que fazem parte do IDH?

Alternativas
Comentários
  • Resposta B
    ----------------------------------------

    A partir do relatório de 2010, o IDH combina três dimensões:

    Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer
    O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade
    Um padrão de vida decente: PIB (PPC) per capita

     

    Wiki


ID
1042825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os recentes levantamentos demográficos no Brasil e em diversos países do mundo indicaram tendência de reversão do esvaziamento da zona rural e, em alguns países, verifica-se até discreto crescimento da população rural. No Brasil, essa nova dinâmica, excluindo-se a fundamentação de base agrária, deve-se à.

Alternativas
Comentários
  • Correta letra A. José Graziano da Silva, professor de Economia Agrícola da Unicamp, na contextualização do “Novo Rural Brasileiro” na década de 1990, descreve a transformação de caráter social e econômico operada no campo, protagonizada pela expansão das atividades rurais como a agroindústria, o artesanato, o turismo rural e outros. De fato, cerca de 4 milhões de pessoas estão ocupadas no meio rural com atividades que fogem à produção agrícola tradicional. Outros dados revelam que quatro em cada 10 trabalhadores adultos, nas áreas rurais, são remunerados por atividades não agrícolas, num crescimento de 35% em menos de dez anos. Como visto, o meio rural não é mais um ambiente restrito à produção de alimentos. Constitui-se em espaço dinâmico e promissor de desenvolvimento dos outros setores da economia.

  • Qual seria o erro da letra C? 

  • Letra C: ERRADA

     

    [No Brasil, essa nova dinâmica, excluindo-se a fundamentação de base agrária, deve-se à] ligação da agricultura à indústria de alimentos, sem desconfigurar os setores agrícolas tradicionais, como as unidades familiares de subsistência.

     

    Houve a desconfiguração dos setores agrícolar tradicionais. Exemplos: 1) modernização do campo, que acarreta na redução da necessidade de MDO no setor agrícola; 2) concentração fundiária no agronegócio brasileiro.

     

     

     

     

  • 1990 deve ser considerado como recente?

  • Mercado imobiliário?

     

  • Bento , exatamente . Mercado imobiliário no sentido de compra e venda de terras para o loteamento e criação de sítios , clubes etc !

  • Achei que a letra D estava tratando do MAPITOBA

  • ATÉ ESTRANHEI, LI UMAS 3X TENTANDO ACHAR ALGUM PEGUINHA

    GABALEVELS: A

    ASSERTIVA D) atual expansão agrícola ou expansão das fronteiras de recursos do Centro-Sul em direção ao Nordeste e ao Norte do país, com dissolução de grande parte dos problemas agrários históricos.

    O ERRO ASSINALADO EM VERMELHO, GRANDES PROBLEMAS HISTÓRICOS AINDA N FORAM RESOLVIDOS, MENÇÃO HONROSA AOS LATIFÚNDIOS.

    BONS ESTUDOS!

  • qual seria o erro da letra E?


ID
1042840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Demógrafos japoneses alertam para a possibilidade de o Japão chegar a apenas cem milhões de habitantes em 2050. Com relação a esse fenômeno, julgue (C ou E) os próximos itens.

A queda nas taxas de população absoluta japonesa é explicada pela queda nas taxas de fecundidade do país e pelo envelhecimento populacional; já a queda nas taxas de fecundidade é justificada tão somente pelo envelhecimento populacional

Alternativas
Comentários
  • A queda nas taxas de população absoluta japonesa é explicada pela queda nas taxas de fecundidade do páis devido ao fato de as mulheres japonesas não estarem mais tão submissas aos homens e estarem voltadas um pouco mais  para o mercado de trabalho, embora o Japão ainda seja um país machista nos dias atuais e além disso, há também a questão do envelhecimento populacional. Por tanto, a questão foi considerada como ERRADA.

  • Gabarito: ERRADO.

    A queda nas taxas de população absoluta japonesa é explicada pela queda nas taxas de fecundidade do país e pelo envelhecimento populacional;  já a queda nas taxas de fecundidade é justificada tão somente pelo envelhecimento populacional.

    A queda nas taxas de população absoluta japonesa é explicada pela queda nas taxas de fecundidade do país e pelo envelhecimento populacional;  já a queda nas taxas de fecundidade é justificada, entre outros motivos, pelo envelhecimento populacional.

     

     

  • tão somente? never!

  • A questão erra quando diz que a queda nas taxas de fecundidade é justificada tão somente pelo envelhecimento populacional.

    Há outros fatores que explicam essa queda, como fatores econômicos, escolhas pessoais (as pessoas decidem simplesmente não ter filhos), dentre outros.

    Gabarito: Errado

  • Fatores da queda da taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) > métodos contraceptivos, conscientização familiar, mulher inserida no mercado de trabalho, fatores econômicos e etc...

  • Gabarito ERRADO.

    A queda nas taxas de população absoluta japonesa é explicada pela queda nas taxas de fecundidade do país e pelo envelhecimento populacional;  já a queda nas taxas de fecundidade é justificada tão somente pelo envelhecimento populacional.

    -----------------------

    Há outros fatores

    -Taxa de fecundidade: média de filhos por mulher (15-45 anos). 

    • Vem caindo por causa de fatores como: condições socioeconômicas (valores morais e postergação da idade de casamento), aspectos econômicos (inserção da mulher no mercado de trabalho e o aumento do custo para se criar um filho), métodos contraceptivos. 

  • PMAL 2021


ID
1132855
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A África desafia a lei da transição demográfica.” (Mundo – Geografia e Política Internacional, Ano II, nº 5, p.9, apud MAGNOLI & ARAÚJO, 2005, p.143).

A falta de investimentos nos países da África subsaariana tem acarretado grande atraso no processo de transição demográfica desses países. Esse atraso é caracterizado pela(s).

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

  • COMO MUITOS SABEM, A POPULAÇAO DA AFRICA, VIVI NA MISERIA

     decorrentes de uma natalidade explosiva,

  • A África tem elevadas taxas de natalidade e mortalidade, o que anula a questão D

  • Se a questão fala que a África "desafia as Leis da Transição Demográfica", então, já dá para entender que lá tem alta taxa de natalidade e mortalidade. Portanto, letra E

  • Vir muita gente generalizando não é a AFRICA, mas sim a AFRICA SUBSARIANA .

    E- elevadas taxas de incremento populacional, decorrentes de uma natalidade explosiva, alimentada pela miséria africana.

    A tendência mundial é de queda de taxa natalidade no mundo todo e junto a queda da taxa de mortalidade devido ao avanço médico, chamada de 4 fase, o que gera um CRESCIMENTO VEGATATIVO negativo, entretanto a AFRICA SUBSARIANA(ABAIXO DO SAARA)=ÁREA DE MENOR DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA está contra essa tendência visto que possui natalidade explosiva e alta taxa de mortalidade, o que gera um CRESCIMENTO VEGETATIVO positivo.

    C-elevadas taxas de fecundidade e mortalidade infantil, explicadas e sustentadas pelo tradicionalismo religioso dessa região. Isso daqui seria mais especifico da AFRICA NORTE, onde estão a maioria da população mulçumana do continente.

    D

    permanência de um elevado crescimento vegetativo decorrente das altas taxas de mortalidade e das baixas taxas de natalidade

    A

    redução rápida e constante das taxas de natalidade, desde a década de 1970, provocada pelo acelerado processo de urbanização.

    B

    baixa expectativa de vida explicada pelas elevadas taxas de natalidade e fecundidade.


ID
1162684
Banca
FAFIPA
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o crescimento vegetativo e a teoria da transição demográfica (em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos).

Alternativas
Comentários
  • Crescimento vegetativo é o valor obtido através da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada região. Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado.


    Gab. A



  • A transição demográfica pode ser segmentada em quatro diferentes fases.

    1ª fase – Pré-transição

    A primeira fase da transição demográfica, também chamada de pré-transição, ocorre quando há um certo equilíbrio entre as taxas da natalidade e mortalidade, porém ambas com valores muito altos. Nesses casos, são sociedades que contam com um baixo desenvolvimento econômico e social, onde nascem muitas pessoas anualmente e, ao mesmo tempo, perdem-se muitas vidas em razão de epidemias, baixa expectativa de vida e precárias condições sanitárias. Um cenário como esse pôde ser visto na Europa na fase inicial de sua industrialização.

    2ª fase – Aceleração ou explosão demográfica

    Na segunda fase ocorre aquilo que muitos denominam por explosão demográfica, o crescimento acentuado da população em um curto período de tempo. Mas a teoria da transição demográfica demonstra que esse processo não ocorre pelo aumento das taxas de natalidade, e sim pela diminuição brusca das taxas de mortalidade, em razão das melhorias sociais em termos de saúde, saneamento, acesso à água e outros fatores.

    Esse processo ocorreu na Europa ao longo do século XIX, em boa parte dos países emergentes ao longo do século XX (inclusive no Brasil) e atualmente acontece nos países periféricos, com destaque para a Nigéria e outras nações em desenvolvimento. O continente europeu também acompanhou uma explosão demográfica acentuada no período pós-guerra, o que gerou a expressão “geração baby boom”.

    3ª fase – Desaceleração demográfica

    À medida que as sociedades se desenvolvem, a tendência geral é haver uma redução nas taxas de natalidade, o que se explica pela difusão do planejamento familiar, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, a intensiva urbanização (no campo, as taxas de fecundidade são sempre maiores), entre outros fatores. Por esse motivo, há um gradativo processo de declínio do número de nascimentos, o que acontece em uma velocidade inferior à queda da mortalidade.

    Esse processo passou a ser vivido no Brasil na segunda metade do século XX, sobretudo a partir da década de 1970. Atualmente, as taxas de natalidade do Brasil são baixíssimas, quase sempre inferiores a 1% por ano.

    4ª fase – Estabilização demográfica

    A estabilidade demográfica é atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz-se que há um total controle do crescimento demográfico.

    Observe o gráfico a seguir:

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/transicao-demografica.htm

  • A fase fnal da transição corresponde a um momento em que tanto as taxas de natalidade como as de mortalidade são baixas, resultando em um relativo equilíbrio demográfico, isto é, em uma condição na qual a população não cresce e nem decresce significativamente, a cada ano ou período de análise.


ID
1162687
Banca
FAFIPA
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as transformações demográficas que vêm ocorrendo nas últimas décadas, no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • galera que vai fazer pmpr.vamos pedir comentário do professor!

  • Essa questão se refere á pirâmide de faixas etárias. Coloquem no google e irão entender por imagem. Quanto menor a taxa de natalidade, menos crianças nascem e etc. Assim como menor a taxa de mortalidade, maior é a expectativa de vida e maior o número populacional de idosos.

  • taxa de natalidade: total de nascimento em um espaço de tempo

    taxa de fecundidade: estimativa de filhos por mulher

    fatores que contribuem para o aumento da população:

    expectativa de vida :

    -Brasil: 76,3

    -Paraná:77,2

    A baixa taxa de fecundidade e Natalidade

    Evoluçao populacional do brasil

  • GAB C- A porcentagem de idosos tende a crescer e a porcentagem de crianças (de 0 a 9 anos) tende a diminuir, podendo-se explicar essa tendência pelo aumento na expectativa de vida, ao mesmo tempo em que ocorre a queda nas taxas de natalidade.

    TRANSIÇÃO DEMOGRAFICA BRASILEIRA (1940/2010) 

    • O que faz diminuir a população jovem no brasil? Mulher no mercado de trabalho, contraceptivos, planejamento familiar. 
    • O que faz a expectativa de vida aumentar? Saúde. 

    CARACTERISTICAS: 

    -O perfil da pirâmide etária brasileira apresenta uma tendência de se assemelhar ao da pirâmide dos países que já realizaram a transição demográfica. 

    -1960: queda da taxa de natalidade, por causa da mulher no mercado de trabalho, urbanização e métodos contraceptivos, logo a base fica mais estreita. 

    • Em 2000, a média de filhos por mulher no Brasil era de 2,38. Segundo os dados referentes a 2010, esse índice caiu para 1,9. 
    • FONTE: IBGE: fecundidade no Brasil não supera reposição populacional (terra.com.br) 

    -Corpo largo: bônus demográfico (PEA maior que a PEI)

    -Topo/ápice: aos poucos a expectativa de vida aumenta. 


ID
1263052
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia e analise as informações contidas na tabela sobre os países listados.

            Países             População Absoluta (*)       Superfície
                                   (habitantes em milhões)        (em km2 )

            Argentina                 43.024.374                     2.780.400
            Bélgica                     10.449.361                          30.528
            Brasil                      202.656.788                    8.514.877
            China                   1.355.692.576                    9.596.961
            França                      66.259.012                       643.801

(*) estimativa para julho de 2014
Fonte: Book of Facts. Acessado em 03/04/2014

A análise da tabela permite inferir que está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    a densidade demográfica da Argentina é uma das mais baixas, aprox. 15hab/km^2. Menor, inclusive, que a do Brasil, 23hab/km^2


ID
1317082
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Seguindo uma tendência demográfica que se universaliza, sobretudo a partir de meados do século XX, a taxa de fertilidade no Brasil tem declinado desde a década de 1960. Esse fenômeno, que consiste na redução do número médio de filhos por mulher, deve-se a diversas razões, entre as quais é possível citar:

Alternativas
Comentários
  • Órgão é o MPOG, e não MF ;)

  • O comando da questão descreve a taxa de fecundidade, e não a de fertilidade -' 

  • Com o aumento do mercado de trabalho das mulheres e a divulgação ampla de métodos contraceptivos é esperado que se reduza número de filhos. CLARO QUE isso não se aplica a todas as camadas sociais!

  • Difusão?


ID
1317088
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relativamente às políticas públicas voltadas para as áreas de educação e saúde, em face das mudanças demográficas verificadas contemporaneamente no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Na educação básica, onde há déficit de vagas é no primeiro nível, ou seja, na educação infantil. Nos outros níveis, os maiores desafios estão ligados a outras questões, como qualificação de professores e evasão escolar, dentre outras. A evasão escolar no Brasil ainda é grande, sobretudo no ensino médio. A alternativa (A) está, portanto, errada.

    A alternativa (B) está incorreta, pois o Brasil já alcançou a universalização do acesso ao ensino fundamental. A grande dificuldade é manter o interesse dos alunos para diminuir a evasão ao longo do ensino fundamental e médio.

    A alternativa (C) está incorreta, pois ainda não houve a universalização do acesso ao ensino médio no Brasil.

    A alternativa (D) está correta. Todos os indicadores apresentados na alternativa são importantes para aumentar a qualidade de vida da população de um país, o que tende a levar ao aumento da expectativa de vida.

    A alternativa (E) está incorreta, pois não há consenso entre especialista sobre qual seria o principal problema do SUS. Além disso, a Constituição não estabeleceu entraves à universalização, mas, sim, previu que o SUS seria baseado em acesso universal, para todos os cidadãos.


    Resposta : D

  • Melhoria nas condições de vida, programas de vacinação em massa, aumento dos índices de escolaridade e de acesso à informação são importantes fatores para a ampliação do tempo de vida médio da população.

    GAB : D


ID
1417672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à transição demográfica e epidemiológica, julgue o item seguinte.

Os indicadores empregados na avaliação da transição demográfica de uma população em um período de tempo determinado incluem a taxa de mortalidade e a taxa de fecundidade.

Alternativas
Comentários
  • Não seria taxa de natalidade no lugar de "fecundidade"?

  • Durante a transição demográfica, as mais profundas mudanças nos padrões de saúde-doença ocorrem nas crianças e nas mulheres jovens.

     

    Assim, a taxa de fecundidade representa a condição reprodutiva média de mulheres, sendo este o principal indicador da dinâmica demográfica. Em termos técnicos, expressa a condição reprodutiva de uma mulher pertencente a uma coorte hipotética, sujeita às taxas específicas de fecundidade por idade observadas na população em estudo, supondo-se a ausência de mortalidade nessa coorte.

     

    Taxas inferiores a 2,1 indicam fecundidade insuficiente para assegurar a reposição populacional.

     

    O decréscimo da taxa pode estar associado a vários fatores: urbanização crescente, redução da mortalidade infantil, melhoria do nível educacional, ampliação do uso de métodos contraceptivos, maior participação da mulher na força de trabalho e instabilidade de emprego.

     

    TAXA DE NATALIDADE refere-se ao número de nascidos vivos por 1.000 habitantes.

     

    FONTE: DATASUS

  • -A transição demográfica é a mudança/oscilação nos patamares de natalidade e mortalidade em fases cíclicas. Em cada país, há uma forma de crescimento populacional, logo, existem ciclos diferentes em cada um. Os fatores para isso ocorrer são: desenvolvimento econômico e a modernização das sociedades, os quais levarão a mudanças nas taxas de natalidade e mortalidade. Além disso, pelo fato de ocorrer de maneiras diferentes em cada país, não existe um processo homogêneo e unificado de constante explosão de crescimento populacional. Segundo a teoria de transição demográfica, o que ocorre é a futura estabilização da natalidade e da mortalidade e o envelhecimento populacional. 


ID
1417678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à transição demográfica e epidemiológica, julgue o item seguinte.

No Brasil, a transição demográfica tem ocorrido de maneira gradual e lenta, se comparada à sucedida em outros países sul-americanos e no continente asiático.

Alternativas
Comentários
  • a transição demográfica no Brasil tem ocorrido de maneira acelerada.

  • A transição demográfica no Brasil tem sido acelerada, como em outros países em desenvolvimento, com um declínio rápido dos níveis de fecundidade e do ritmo de crescimento demográfico. Entretanto, como um processo recente, apesar de ter reduzido o ímpeto do crescimento populacional, ele ainda será expressivo nessa primeira metade do século XXI, com o grande ciclo de incrementos absolutos da população brasileira que se iniciou nos anos 70 do século passado.


    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000100002

  • Contextualizado para os dias atuais: No Sudeste, pela primeira vez, óbitos superam nascimentos - A pandemia acelerou a transição demográfica brasileira - Fato!. Mas acelerou da pior maneira possível, pois aumentou as mortes e fez muitas pessoas adiarem o casamento e postergarem suas decisões reprodutivas em função dos constrangimentos pandêmicos. Atitulo de curiosida - a reforma da previdencia seria inevitável.

    https://projetocolabora.com.br/ods3/obitos-podem-superar-nascimentos-no-brasil/

  • Acelerada e desordenada.


ID
1537579
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando-se os estudos populacionais, demográficos e econômicos elaborados sob enfoque do planejamento, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A está incorreta pois os conceitos estão trocados. A geografia da população estuda os fatores das diferentes formas da distribuição espacial. A demografia estuda o crescimento e mudança na estrutura da população.

  • Dá vontade de desistir!!!
  • A banca fundep é, mestre nisso em trocar palavras desconfiem sempre...


ID
1747993
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

No contexto populacional de um país, quando a taxa de natalidade continua a diminuir no final da transição demográfica, enquanto a taxa de mortalidade se estabiliza, acentua-se o envelhecimento das populações num ritmo mais ou menos rápido. Essa situação é denominada inverno demográfico.

O agravamento dessa situação, com a redução progressiva da mortalidade, provoca a seguinte consequência demográfica:

Alternativas

ID
1847449
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta características da dinâmica populacional de um país quando este conclui a sua transição demográfica.

Alternativas
Comentários
  • A transição demográfica pode ser segmentada em quatro diferentes fases.

    1ª fase – Pré-transição

    A primeira fase da transição demográfica, também chamada de pré-transição, ocorre quando há um certo equilíbrio entre as taxas da natalidade e mortalidade, porém ambas com valores muito altos. Nesses casos, são sociedades que contam com um baixo desenvolvimento econômico e social, onde nascem muitas pessoas anualmente e, ao mesmo tempo, perdem-se muitas vidas em razão de epidemias, baixa expectativa de vida e precárias condições sanitárias. Um cenário como esse pôde ser visto na Europa na fase inicial de sua industrialização.

    2ª fase – Aceleração ou explosão demográfica

    Na segunda fase ocorre aquilo que muitos denominam por explosão demográfica, o crescimento acentuado da população em um curto período de tempo. Mas a teoria da transição demográfica demonstra que esse processo não ocorre pelo aumento das taxas de natalidade, e sim pela diminuição brusca das taxas de mortalidade, em razão das melhorias sociais em termos de saúde, saneamento, acesso à água e outros fatores.

    Esse processo ocorreu na Europa ao longo do século XIX, em boa parte dos países emergentes ao longo do século XX (inclusive no Brasil) e atualmente acontece nos países periféricos, com destaque para a Nigéria e outras nações em desenvolvimento. O continente europeu também acompanhou uma explosão demográfica acentuada no período pós-guerra, o que gerou a expressão “geração baby boom”.

    3ª fase – Desaceleração demográfica

    À medida que as sociedades se desenvolvem, a tendência geral é haver uma redução nas taxas de natalidade, o que se explica pela difusão do planejamento familiar, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, a intensiva urbanização (no campo, as taxas de fecundidade são sempre maiores), entre outros fatores. Por esse motivo, há um gradativo processo de declínio do número de nascimentos, o que acontece em uma velocidade inferior à queda da mortalidade.

    Esse processo passou a ser vivido no Brasil na segunda metade do século XX, sobretudo a partir da década de 1970. Atualmente, as taxas de natalidade do Brasil são baixíssimas, quase sempre inferiores a 1% por ano.

    4ª fase – Estabilização demográfica

    A estabilidade demográfica é atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz-se que há um total controle do crescimento demográfico.

    Observe o gráfico a seguir:

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/transicao-demografica.htm

  • Simplificando o comentário do colega.

    1ª FASE:

    TN(taxa de natalidade): ALTA; TM(taxa de mortalidade): ALTA

    2ª/3ª FASE:

    TN: ALTA; TM: BAIXA

    4ª FASE:

    TN: BAIXA; TM: BAIXA

  • A transição demográfica começa com o regime demográfico antigo ( taxas altas de natalidade, fecundidade e mortalidade) e ocorrerá uma queda da mortalidade por fatores sociais, econômicos, políticos e culturais , logo após irá diminuir também a natalidade chegando, portanto, no regime demográfico novo( baixas taxas de natalidade e mortalidade)

    regime antigo( altas taxas) > regime novo ( baixas taxas)

  • fase 01: alta mortalidade e natalidade

    fase 02: natalidade alta e mortalidade baixa

    fase 03: natalidade baixa e mortalidade baixa

    fase 04: natalidade baixa e mortalidade baixa

  • Nessa última fase, talvez possa aparece na questão que há um pequeno aumento na mortalidade. Isso é verdade, por causa do aumento da população idosa

  • A- Primeira fase ( fase clássica ou pré-industrial );

    B- Segunda fase ( explosão demográfica ); Devido à Primeira Guerra Mundial, houve uma melhoria na expectativa de vida da população por causa do avanço da medicina no período de guerra.

    C- 

    D- 

    E- Quarta fase demográfica ( pós-industrial ); Nessa fase, tende-se a um aumento na taxa de mortalidade devido a morte das pessoas idosas, e , segundo estudiosos, pode ocorrer um aumento nas décadas seguintes da taxa de natalidade, iniciando novamente outro "ciclo" demográfico.

    OBS.: Essa hipótese de aumento de mortes e depois aumento do número de nascidos não se enquadra na alternativa "C" nem "D", pois fecundidade ( número de filhos por mulher ) é diferente de natalidade ( número de nascidos ).

    Terceira fase demográfica ( redução do crescimento ): Caracterizada por uma queda da natalidade e mortalidade devido ao avanço da medicina e êxodo rural, entrada na mulher no mercado de trabalho, dentre outros motivos.


ID
1847452
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à demografia e suas migrações internacionais no final do século XX e no início do século XXI, assinale a única alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)Houve sim estagnação econômica e um maior controle da entrada de imigrantes nos países desenvolvidos, mas isso não diminuiu o fluxo, na verdade contribuiu para o aumento de clandestinos. ERRADA

    B) 90% dos argelinos que vivem na Europa residem na FRANÇA, na Alemanha residem 81% dos emigrantes GREGOS. ERRADA

    C) Realmente os EUA compõem o maior polo de atração de migrantes no mundo. Mas na população isso não significa 50% de imigrantes e sim 14%. os países com maior percentual de imigrantes NA POPULAÇÃO estão no oriente médio, com os Emirados Árabes, por exemplo, tendo 80% da sua população formada por imigrantes. ERRADA

    D) CORRETA

    E) Apenas 30 milhões de migrantes, dos mais de 180 milhões de migrantes no mundo, são ilegais.ERRADA

  • atualmente 2020:

    pais que mais manda emigrante: Síria

    pais que mais recebe imigrante: Turquia.


ID
1974964
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA:

Segundo o perfil demográfico brasileiro atual os dados do último censo demográfico, fornecidos pelo IBGE em 2000, indicam que o Brasil continua realizando a sua transição demográfica, ou seja, saindo da segunda fase e entrando no terceiro período de evolução. Cite a principal característica que comprova essa transição demográfica que o Brasil vem passando.

Alternativas
Comentários
  • taxa de fecundidade é uma estimativa do número de filhos que uma mulher tem ao longo da vida. ... Vários fatores contribuem para a queda da fecundidade, principalmente a expansão da urbanização, pois no meio rural as famílias tinham a ideia de que era necessário ter muitos filhos para ajudar nos trabalhos do campo

  • Gabarito: C

    Terceira fase é caracterizada pela ocorrência de baixas taxas de natalidade e de mortalidade, resultando em baixíssimo crescimento e até mesmo em estagnação do crescimento populacional. E consequente, baixa taxa de fecundidade.


ID
2012233
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O perfil demográfico do mundo mudou e na atualidade o envelhecimento da população envolve tanto países desenvolvidos quanto países emergentes, a exemplo do Brasil.
Neste contexto é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) a igualdade social no Brasil tem contribuído para a mudança desse perfil, por meio de pagamentos de altos salários aos aposentados brasileiros, de atendimento gratuito nas redes hospitalares, de serviços de qualidade e de maior acesso à casa própria.

    R:ABSOLUTAMENTE ERRADA. PRECISA NEM SE ESFORÇAR PARA SABER QUE O PAÍS É MUITO DESIGUAL.

    B) a maior parte da população idosa do Brasil concentra-se nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, em razão do elevado nível de renda e de atendimento médico hospitalar, permitindo a essas pessoas melhor qualidade de vida que os da região Centro-Sul.

    R:KKKK O NORDESTE E O NORTE SÃO OS MENOS BENEFICIADOS COM ATENDIMENTO E NÍVEL DE RENDA.

    C) as causas que mais contribuem no Brasil para a mudança desse perfil são a diminuição das taxas de natalidade, o avanço da medicina e a prática de vida mais saudável.

    R:CORRETA.

    D) a presença de baixos índices de natalidade, o aumento da fecundidade e da urbanização têm contribuído para o crescimento do número de idosos em áreas rurais no Brasil.

    R:A FECUNDIDADE DIMINUIU, E A URBANIZAÇÃO TEM CONTRIBUIDO PARA O AUMENTO DO NÚMERO DE IDOSOS EM ÁREAS URBANAS, NÃO EM ÁREAS RURAIS.

  • a maior parte da população idosa do Brasil concentra-se nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, em razão do elevado nível de renda e de atendimento médico hospitalar, permitindo a essas pessoas melhor qualidade de vida que os da região Centro-Sul.

    kkkkkkk

    quem está respondendo isso nos dias de hoje, maio de 2020, sabe oque esta acontecendo em Manaus devido ao COVID-19

    tem lugar hospitalar pra ningueeeemmmm, meu amigo. brasil inteiro lascado

  • Gabarito :

    C) as causas que mais contribuem no Brasil para a mudança desse perfil são a diminuição das taxas de natalidade, o avanço da medicina e a prática de vida mais saudável.

    Não só no Brasil, mas também no mundo todo.

    dale pra não tomale

  • Demografia é tema recorrente em provas. Dada a atual realidade brasileira de transição demográfica o tema ganha maior relevância. O enunciado aborda o envelhecimento da população no Brasil e no mundo e busca a alternativa correta sobre o tema.

    A) A desigualdade social no Brasil é questão histórica amplamente comprovada por indicadores sociais diversos.

    B) O maiores índices de esperança de vida e ou longevidade no Brasil são encontrados na Região Sul e Sudeste. 

    C) Redução da natalidade significa menos crianças e jovens na composição populacional enquanto melhorias na medicina significam aumento da participação de idosos no total. Alternativa correta.


    D) A esmagadora maioria da população brasileira está em cidades. Com os idosos não é diferente. 
     





     Gabarito do professor: C

ID
2022604
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a atual dinâmica demográfica brasileira, assinale a afirmativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Rogerio Martins, de fato é preciso de uma reforma na previdencia, mas a questão é que a do temer é tão quanto a que está em vigor, precisamos de um previdencia com mais liberdade e não com mais tempo de contribuição.

  • Letra A.

    De fato, o Brasil está chegando ao final do chamado "Bônus Demográfico". No futuro, teremos mais velhos a jóvens. E os problemas de previdência, sem dúvidas, vai aumentar.

  • O Brasil já deixou de ser um país de jovens e hoje é um país de adultos. Essa transação demográfica deve-se a inserção da mulher no mercado de trabalho e crescente urbanização ocorrida na década de 80.

  • QUE QUESTÃO É ESSA

  • O Estado brasileiro, apresenta hoje uma pirâmide etária no qual sua base é ''larga''(ou seja, alta taxa de natalidade= população jovem), já o topo da pirâmide apresenta-se mais estreita (população mais idosa). Este fato é uma característica que tende a mudar nos próximos anos, levando o país, a um baixo índice de natalidade, tornando-o consequentemente um Estado com uma população mais idosa.

  • de graça

  • essa questão só vai saber de fato quem estudou.
  • a) Correto. A taxa de natalidade caiu significativamente e a expectativa de vida aumentou. Logo, existe uma concentração maior de idosos.

    b) Incorreto. Pelo contrário, vem aumentando.

    c) Incorreto. Foi sim, mortalidade menor faz o crescimento vegetativo aumentar.

    d) Incorreto. As migrações internacionais para o Brasil pouco alteram a nossa estrutura etária.

    e) Incorreto. “Equipara-se” ficou de forma exagerada. 

  • BRASIL ESTÁ DEIXANDO DE SER UM PAÍS JOVEM, POIS A TAXA DE NATALIDADE VEM DIMINUINDO, E A DE MORTALIDADE TAMBÉM DIMINUINDO. ENTÃO, A CONCENTRAÇÃO DE IDOSOS AUMENTOU


ID
2173081
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A expressão “Menos crianças, mais idosos” revela aspectos sociais e demográficos da população mundial. Desse modo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para quem esgotou as questões do dia Gabarito::

    D

    a população mundial fica mais velha, devido ao aumento da expectativa de vida e da queda da mortalidade e da natalidade.

  • QUEDA DE NATALIDADE ESTÁ EM QUEDA NO BRASIl

    TAXA DE EXPECTATIVA DE VIDA ESTÁ EM AUMENTO.

  • Com as modernizações científicas, social e cultural a taxa de fecundidade está cada vez mais diminuindo no Brasil e, em contrapartida, o avanço científico permite uma melhora exponencial na saúde, aumentando; assim a expectativa de vida dos idosos.

    Isso prejudica a reposição populacional, indicando; com isso, que no país, que se encontra abaixo de 2,1 filhos p/mulheres, haverá uma queda populacional.

    LETRA D

    APMBB

  • A expressão “Menos crianças, mais idosos” revela aspectos sociais e demográficos da população mundial. Desse modo, é correto afirmar que

    (A) a humanidade fica mais velha porque a cada dia nascem mais crianças, ou seja, as taxas de natalidade estão maiores. ERRADA (A taxa de natalidade está diminuindo cada vez mais, portanto a taxa de natalidade tende a cair, assim, consequentemente, aumentando os números de idosos)

    (B) o envelhecimento da população mundial representa uma tendência que requer incentivos para as populações mais carentes. ERRADA

    (C) as regiões mais desenvolvidas do mundo possuem taxas de fertilidade maiores do que nas subdesenvolvidas, devido às ótimas condições de vida da população. ERRADA ( as regiões mais desenvolvidas do mundo possuem taxas de fertilidade menores do que nas subdesenvolvidas, devido às ótimas condições de vida da população)

    (D) a população mundial fica mais velha, devido ao aumento da expectativa de vida e da queda da mortalidade e da natalidade. CERTA ( a população mundial fica mais velha, devido a uma melhoria no sistema de saúde, saneamento básico além do avanço na medicina. Por outro lado a queda da natalidade vem tendo declínio, visto que a população está tendo mais acesso a preservativo, anticoncepcional...)

    (E) nos países pobres, as taxas de natalidade são menores porque a esperança de vida das pessoas é muito pequena. ERRADA (nos países pobres, as taxas de natalidade são maiores porque a esperança de vida das pessoas é muito pequena)

    GAB. D


ID
2183704
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Mudança demográfica: a partir de 2045, mais brasileiros morrerão do que nascerão, diz IBGE

Um estudo divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE revelou um dado preocupante sobre a mudança demográfica brasileira. A partir de 2045 a taxa de mortalidade no País será maior que a taxa bruta de natalidade e a taxa de crescimento demográfico.

Segundo a publicação Mudança Demográfica no Brasil no Início do Século XXI: Subsídios para as projeções da população do Brasil e das Unidades da Federação, houve uma redução drástica de nascimentos nas últimas décadas, fenômeno observado em todo o mundo. A população jovem, de 15 a 29 anos, apresenta diminuição contínua de sua participação, enquanto a população de idosos será o segmento que mais cresce no Brasil.” Fonte: http://www.brasilpost.com.br/2015/04/15/mudanca-demografica-ibge_n_7070134.html (acesso em 19/03/2016) 

Dentre os fatores responsáveis pelo quadro demográfico descrito na reportagem, acima, um deles explica, erroneamente,essa questão que é:

Alternativas
Comentários
  • Observe que a questão fala ERRONEAMENTE.

     

    Dentre os fatores, o que não justifica o texto é a letra D, pois se a taxa de natalidade for mantida acima da reposição populacional, teriamos um cenário inverso do descrito.

  • GABARITO: B

  • Dentre os fatores responsáveis pelo quadro demográfico descrito na reportagem, acima, um deles explica, erroneamente,essa questão que é:

    a manutenção de taxas de natalidade acima da reposição populacional

    GABARITO= B

    NATALIDADE = NASCIMENTO/REPOSIÇÃO.


ID
2241610
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com o censo demográfico 2010 do IBGE, assinale a alternativa que apresenta os 05 (cinco) municípios mais populosos do estado do Ceará.

Alternativas
Comentários
  •  c)

     Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. 


ID
2378881
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O conhecimento da distribuição espacial da população em áreas urbanas é de fundamental importância para o planejamento que envolve, por exemplo, questões ambientais, de infraestrutura urbana e de saúde coletiva. Em razão disso, a densidade demográfica tem sido utilizada com frequência como categoria de análise do espaço geográfico. O método cartográfico utilizado para representar a densidade demográfica é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Coroplético.

  • Mapa coroplético ou mapa coropleto é um tipo de mapa temático: um mapa coroplético representa normalmente uma superfície estatística por meio de áreas simbolizadas com cores, sombreamentos ou padrões de acordo com uma escala que representa a proporcionalidade da variável estatística em causa.

  • "Conforme Martinelli (2007) a cartografia se divide em dois ramos distintos: a Cartografia Topográfica e a Cartografia Temática.

    A Cartografia descritiva, no século XVII e XVIII, tinha o propósito de inventariar objetos discerníveis, percebidos como distintos, compondo o conjunto daqueles que a sociedade, em cada época, produziu e considerou pertinentes à sua percepção de mundo.

    Os primeiros mapas temáticos, no século XVIII, permitiam não de se preocupar com o inventário e descrição exaustiva de todos os objetos que podiam ser recenseados na superfície da Terra, para ressaltar apenas um desses elementos, com vistas à maior compreensão e controle do espaço. No final do século XIX, a Cartografia Temática, que consistia de métodos de representação. Os mapas temáticos interessam à Geografia na medida em que abordam, conjuntamente, um mesmo território e também quando o consideram em diferentes escalas.

    Fonte: Mafalda Nesi Francischett como Recurso Didático. In Boletim Paulista de Geografia, N o.70, 2 o Semestre São Paulo: AGB, O Mapa como Meio de Comunicação e a Alfabetização Cartográfica. In. ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia Escolar, São Paulo: Contexto, 2007.

  • GABARITO B

    Mapa coroplético ou mapa coropleto representa uma superfície de áreas em cores

  • CORoplético: mapa com cores

  • Isarítmico: Método ideal para representar fenômenos contínuos como temperatura, pressão, relevo.

  • GAB-B

    Coroplético.

    Mapa coroplético ou mapa coropleto é um tipo de mapa temático: um mapa coroplético representa normalmente uma superfície estatística por meio de áreas simbolizadas com cores, sombreamentos ou padrões de acordo com uma escala que representa a proporcionalidade da variável estatística em causa.

    Os mapas corocromáticos apresentam dados geográficos e utilizam diferenças de cor na implantação zonal. Este método deve ser empregado sempre que for preciso mostrar diferenças nominais em dados qualitativos, sem que haja ordem ou hierarquia.

    Hipsometria, Geografia, é uma técnica de representação gráfica de altitudes, com aplicação de meios geodésicos ou barométricos. O mapa hipsométrico representa a variação de altitude de uma área em relação ao nível do mar, onde a altitude é zero, usando uma escala de cores.

    • Isarítmico.
    • Relacionar a variação visual das figuras com a variação das quantidades representadas em um mapa temático,
    • Construir um mapa de figuras proporcionais para representar a população brasileira por região,
    • Interpretar um mapa com base na relação visual dos dados e sua representação (relação de proporção).

    GAB-B

    ABRAÇO PARA TODOS.


ID
2399197
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Conforme estudo da ONU publicado em 2016, as diferenças demográficas no mundo são motivo de preocupação. Em um extremo, estão os 29 países que verão, pelo menos, duplicar sua população até meados deste século, e, na outra ponta, estão outros 38 que, pelo contrário, verão sua população diminuir no mesmo período.


                                                                                  (http://www.envolverde.com.br/1-1-canais/diferencas

                                                                                            -demograficas-preocupam/. Adaptado)


Uma característica comum aos 29 países que deverão dobrar a população é

Alternativas
Comentários
  •  c)

    a má condição de vida resultante das fortes carências socioeconômicas.

  • Talvez eu esteja errado, mais os 29 paises que verao suas populacoes dobrarem, nao deveria ter um boa condicao de vida, ja que iria aumentar sua populacao, e os 38 paises que viria sua populacao diminuir nao teria a má condicao.

    Nao é o inverso ???

     

     

     

     

     

  • Países subdesenvolvidos tendem a crescer sua população, ao passo que países desenvolvidos tendem a diminuir

  • é pegadinha. Quem diminui a populaçao e por causa da boa qualidade de vida, e quem aumenta, é devido a dificuldade socioeconomica. Prestem atencao no enunciado.

  • No meu pensar, acho que quem vai receber essa grande quantidade de pessoas não vai estar preparada, político e economicamente. Logo, apareceram grandes problemas. Um exemplo disso são as favelas, que comportam grande número de pessoas e nem por isso tem qualidade de vida, e aliás, são péssimas.

  • É uma pergunta clássica.

    Portanto aonde houver má condição de vida, carências socioeconômica vai prevalecer o AUMENTO DA NATALIDADE. Ex.: Na África.

    Aonde houver boa condição de vida haverá DIMINUIÇÃO DA NATALIDADE. Ex.: Na Alemanha.

  • O aumento da população não é a causa dos problemas socioeconômicos do país, mas sim uma conseqüência.

  • Não, pela lógica estaríamos na 2ª fase da explosão demográfica que se dá pela redução da taxa de mortalidade.

    Basicamente seria um país saindo de subdesenvolvido para emergente, melhorando as qualidades de vida e etc..

    Questão meio desatualizada frente as demais que acabei de fazer.

  • engraçado que nos EUA tem boa qualidade de vida e a pespectiva para o futuro é de aumento da população.

  • confuso porém realidade.quanto mais pobre mais filhos

  • A questão envolve o entendimento sobre população e suas condições socioeconômicas. Nos países cujo crescimento tem reduzido, os fatores que contribuíram para a diminuição, entre outros, inclui melhor qualidade de vida e maior escolarização, fruto de um desenvolvimento econômico atrelado com o desenvolvimento humano. Assim, os países que duplicarão sua população, conforme relatório, estão todos na África subsaariana, salvo Iraque e Palestina. O país mais povoado entre eles é a Nigéria, com 187 milhões de habitantes, seguido de República Democrática do Congo (RDC), com 80 milhões, e Tanzânia, com 55 milhões. Atualmente, esses países concentram 10% da população mundial. Mas, por seu rápido crescimento demográfico, até 2050 terão 18% dos dez bilhões de pessoas que, segundo os prognósticos, habitarão o planeta.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • SeguEoFluxo...

  • È uma característica dos países subdesenvolvidos.

    APMBB

  • A questão acima tem como tema a questão demográfica de alguns países do mundo que passam por um processo de crescimento populacional e os fatores que estão por trás disso.
    Primeiramente, é importante ressaltar que os países citados no enunciado que passarão por um processo expansivo de crescimento da sua população são grande parte dos países da África Subsaariana - região do continente africano situada abaixo do Deserto do Saara -, Índia, EUA e alguns países da Ásia.
    Nesse sentido fica o questionamento: que fatores fazem esses países terem as maiores estimativas de crescimento populacional?
    É necessário reforçar que grande parte desses países, com exceção da Índia e dos EUA, são países subdesenvolvidos e agrários, o que reflete indiretamente em seus índices de aumento populacional. Nesses países africanos e asiáticos, temos uma alta taxa de fecundidade, fator que é influenciado por fatores culturais e religiosos, pela falta de acesso à métodos contraceptivos por grande parte da população dessas nações e a diminuição da mortalidade infantil, que vem fazendo a população desses continentes dispararem e terem uma grande estimativa de crescimento para os próximos anos.
    A partir dessa breve explicação, vamos a análise das alternativas:

    Letra A - Incorreta, pois conforme já ressaltado, grande parte dos países que irão sofrer com esse aumento são os países da África Subsaariana, que sofrem com péssimos índices socioeconômicos nos últimos anos. Por conta disso, é inviável pensar que o crescimento populacional desses países, com exceção dos EUA, é por conta da imigração.
    Letra B - Incorreta, pois alguns desses países africanos sofrem com muitas crises políticas e econômicas, ditaduras, guerras civis e até mesmo sofrem pressão e influência do Estado Islâmico. Portanto, não há como afirmar com tanta certeza em uma situação de estabilização política e econômica nessa região frente a situação encontrada hoje.
    Letra C - Correta, com exceção dos EUA, esses países sofrem com péssimos índices socioeconômicos que ocasiona vários problemas sociais, como a fome, o alto índice de desemprego, os baixos índices de escolarização, a péssima qualidade da saúde pública, que são situações que podem piorar caso esse crescimento populacional estimado realmente se concretize.
    Letra D - Incorreta, pois os países africanos que vão comportar grande parte desse crescimento populacional no mundo, enfrentam baixos índices de escolarização e uma alta porcentagem de analfabetos. Além disso, muitos países africanos sofrem com o endividamento externo, por conta da queda dos preços de suas matérias-primas e o aumento do preço de mercadorias no mercado internacional, o que vem levando esses países à uma situação de déficit econômico, dificultando então o pagamento de suas dívidas externas.
    Letra E - Incorreta, pois conforme já ressaltado, esses países tem os piores índices socioeconômicos do Planeta, além de não terem nenhum tipo de previsão de crescimento econômico.
    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2402398
Banca
Fundação La Salle
Órgão
SUSEPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando os dados demográficos do Estado do Rio Grande do Sul, analise as afirmações a seguir e assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.


( )A distribuição da população no território gaúcho não é uniforme. O eixo que liga Porto Alegre a Caxias do Sul constitui a área mais povoada do Estado.

( )Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, a população total do Rio Grande do Sul é de aproximadamente 10.600.000 habitantes. O Estado ocupa o quinto lugar entre os mais populosos do Brasil, sendo superado por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

( )Em relação à variação da população, principalmente nas últimas décadas, verifica-se uma queda nas taxas de crescimento. O Rio Grande do Sul apresentou, no período 2000 - 2010, a menor taxa de crescimento relativo do Brasil.

( )Nas últimas décadas a queda da fecundidade no Estado marcou o início do processo de envelhecimento da população, que somada ao aumento da expectativa de vida, alterou a pirâmide etária gaúcha.

( )No Brasil, no início do século passado, havia 104 homens para cada 100 mulheres. No Estado do Rio Grande do Sul este valor era de 103,4 homens para cada 100 mulheres. Recentemente, segundo dados do Censo 2010, este valor não se alterou, mantendo os mesmos números no Brasil e no Rio Grande do Sul. 


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, no início do século passado, haviam 104 homens para cada 100 mulheres. No Estado este valor era de 103,4 homens para cada 100 mulheres. Recentemente, segundo dados do Censo 2010, este valor passou para 96 homens para cada 100 mulheres no Brasil e 95 homens para cada 100 mulheres no Rio Grande do Sul.

     

    O Censo demonstra ainda a predominância feminina em termos absolutos tanto na população brasileira como na população gaúcha. E, esta predominância se acentua nas faixas etárias mais avançadas.

  • O Censo demonstra ainda a predominância feminina em termos absolutos. ainda bem kkk

  • Acabei errando a questão por não levar a data em consideração... Pois hoje o Paraná possui uma população maior que a do RS, portanto, hoje, o RS tem a 6º maior população do Brasil.


ID
2414278
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      O IBGE publicou, em 2016, no Diário Oficial da União, uma estimativa da população brasileira, que apontava que o Brasil tinha 206.081.432 habitantes. Em agosto de 2015, o mesmo levantamento estimou a população, à época, em 204.450.649.

                                                     Internet: <http://g1.globo.com>  (com adaptações). 

A partir das informações constantes no texto e de conhecimentos acerca de temas correlatos, julgue o item a seguir.

Maior longevidade, aumento da taxa média de fecundidade, maior índice de urbanização e ampliação do papel da mulher no mercado de trabalho estão entre os fatores que contribuíram para o crescimento demográfico brasileiro nas últimas décadas.

Alternativas
Comentários
  • Com o processo de urbanização, houve redução da taxa de fecundidade, mas a população passou a viver mais tempo :)

  • GABARITO: ERRADO.

                                              A taxa de fecundidade é uma estimativa do número de filhos que uma mulher tem ao longo da vida.

     

    Em 1960, a taxa de fecundidade no Brasil foi de 6,3 filhos por mulher. Desde então, a redução ocorreu de forma gradativa: 1970 (5,8), 1980 (4,4), 1991 (2,9), 2000 (2,3) e, em 2006, com 2 filhos por mulher, registrou média abaixo da necessária para a reposição populacional. 

     

    Vários fatores contribuem para a queda da fecundidade, principalmente a expansão da urbanização, pois no meio rural as famílias tinham a ideia de que era necessário ter muitos filhos para ajudar nos trabalhos do campo. Os avanços da medicina e a utilização de métodos contraceptivos (preservativos, diafragma, pílula anticoncepcional, etc.) também influenciam na redução do número médio de filhos. 

     

    A educação sexual, o planejamento familiar e a grande participação da mulher no mercado de trabalho são outros aspectos que acarretaram redução da taxa de fecundidade no Brasil. Os gastos com a criação dos filhos estão cada vez mais elevados, especialmente com escolas, creches, hospitais e transporte. 
     

  • A ampliação da participação da mulher no mercado de trabalho não está ligada ao crescimento demográfico brasileiro, pelo contrário, a maior  participação da mulher no mercado de trabalho está ligada a diminuição da taxa de fecundidade e crescimento demográfico. Importante lembrar que a revolução dos métodos contraceptivos tb está ligada a tal diminuição.

  • Com  a  entrada  da  mulher  no  mercado  de trabalho e sua emancipação financeira, faz com que os casamentos se tornem cada vez mais tardios, e devido ao tempo de formação e o alto custo de criação de um filho, temos como consequência uma  diminuição  da  fecundidade  (filhos  por  mulher)  e consequentemente da natalidade.

     

    Métodos contraceptivos;
    Maior  escolaridade,  consequentemente  levando  a  um maior  planejamento  familiar,  maior  conhecimento  sobre os métodos contraceptivos;
    Melhoria da qualidade de vida.

    Estratégia Concursos

     

    Logo, questão errada

  • Milimetricamente o contrário.

  • O IBGE explica essa taxa no video -> https://www.youtube.com/watch?v=OymHhJp7QaA

  • MULHERES ESTÃO CADA VEZ MENOS PRATICANDO AMOR.

    GABARITO= ERRADO

  • Maior longevidade, aumento da taxa média de fecundidade, maior índice de urbanização e ampliação do papel da mulher no mercado de trabalho estão entre os fatores que contribuíram para o crescimento demográfico brasileiro nas últimas décadas.

    GABARITO ERRADO

  • Maior longevidade, aumento da taxa média de fecundidade, maior índice de urbanização e ampliação do papel da mulher no mercado de trabalho estão entre os fatores que contribuíram para o crescimento demográfico brasileiro nas últimas décadas.

    A tendencia em países que estão em desenvolvimento é a diminuição de fecundidade.

    A entrada da mulher no mercado no trabalho pressupõe o planejamento familiar.


ID
2469634
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A partir do final da década de 60, a redução da fecundidade, que se iniciou nos grupos populacionais mais privilegiados e nas regiões mais desenvolvidas, generalizou‐se rapidamente e desencadeou o processo de transição da estrutura etária, que levará, provavelmente, a uma nova população quase estável, mas, desta vez, com um perfil envelhecido e ritmo de crescimento baixíssimo, talvez negativo.”

(CARVALHO, J. A. M.; WONG, L. L. R. A Transição da Estrutura Etária da População Brasileira na Primeira Metade do Século XXI. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), v. 24, 2008. p. 597‐605.)

Sobre o processo de transição demográfica no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Pelo contrário, a partir de 80 (na verdade, desde do final da década de 60), houve diminuição da fecundação, reduzindo a base da pirâmide (ficou em formato de barril). A população idosa aumentou mesmo, de 3,1% em 1970 para 5,5% em 2000.

  • A partir dos anos 80, a base da pirâmide etária brasileira começa a se alargar, anunciando um rápido processo de envelhecimento populacional.



    A pirâmide etária da população brasileira vem se transformando ao longo dos anos, o que indica uma mudança no perfil demográfico do nosso país relativa ao crescimento demográfico nacional. Anteriormente, quando as taxas de natalidade eram mais elevadas, tínhamos uma pirâmide com a sua base mais ampla e um topo mais estreito, o que significava que o país era predominantemente jovem. Nos dias atuais, observa-se que nos encontramos em uma fase de transição.


    FONTE: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/piramide-etaria-populacao-brasileira.htm

  • A própria questão nos dá a resposta: "A partir dos anos 80, a base da pirâmide etária brasileira começa a se alargar, anunciando um rápido processo de envelhecimento populacional."

    Ora, se há um processo de envelhecimento, então a base DIMINUI, pois a base representa a população mais jovem.

  • A partir dos anos 80, a base da pirâmide etária brasileira começa a se alargar, anunciando um rápido processo de envelhecimento populacional. base população mais jovem.


ID
2481178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      O grupo de pesquisa Population Reference Bureau projetou, para 2012, a população mundial de 7 bilhões de pessoas, desde que mantida a média global atual de 267 nascimentos e 108 mortes a cada minuto. Ainda que, em alguns países, as taxas de natalidade tenham-se reduzido, a expectativa de vida continua crescendo no cenário mundial.

Considerando as informações acima, julgue o item seguinte.

Dada a menor proporção de pessoas em idade economicamente ativa, os governos têm buscado elevar a idade mínima de aposentadoria e gerar oportunidades de trabalho para os mais idosos, de forma a reduzir o peso social de uma população mais velha.

Alternativas
Comentários
  • questão desatualizada

  • Basta lembrar da reforma da previdência (TEMER).

  • Correto.

    Justamente o que está acontecendo agora, em 2018, o atual governo tenta aumentar a idade mínima para os trabalhadores em geral, mediante uma reforma da previdência, que está em voga.

  • (...)tem buscado gerar oportunidades de trabalho para os mais idosos.


    Esse trecho me deixou confuso.

    Tem gerando oportunidade porque agora vão poder trabalhar ou tem gerado oportunidade porque realmente buscam soluções para ampliar o mercado para essas idades?


    Se dá oportunidade porque agora vão poder trabalhar, questão correta. Se tão buscando soluções para o mercado atender essa outra parcela que estaria se aposentando, ai eu não sei.

  • Discordo em parte da afirmação, a intenção não é gerar oportunidades de trabalho e sim elevar a idade mínima para que a pessoa contribua por tempo maior a fim de compensar o maior gasto previdenciário dado pelo crescimento da população idosa no nosso país. O resto da afirmação está correta.

  • "...e gerar oportunidade de trabalho pra os mais idosos.." ridículo isso.

  • "Gerar oportunidades para os mais idosos" no Brasil isso n existe

  • 65% da população está em idade ativa, logo maior proporção. discordo do gabarito

  • "Gerar oportunidades para os mais idosos" Isso só acontece na teoria.

  • Questão desatualizada !

  • Como assim “gerar mais oportunidades” para os idosos? Errei porque achei isso errado. Não é gerar oportunidade, mas sim o tempo de contribuição deles.
  • gerar oportunidades de trabalho para os mais idosos. POW CEPSE

    ai quer dizer que uma pessoa de 70 anos vai trabalhar? pq daqui a pouco a idade minima pra aposentar vai ser 80 anos ja q a expectativa de vida so sobe

  • Essas questão com toda certeza foi anula...

  • em 2021, essa questão estaria com gabarito errado.
  • Os idosos tão morrendo antes de se aposentar, sem ter emprego, aposentadoria a partir dos 110 anos.


ID
2501122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Atualmente, dos dez países mais populosos do mundo, um está na África (Nigéria), cinco na Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia e Paquistão), dois na América Latina (Brasil e México), um na América Anglo-saxônica (EUA) e um na Europa (Rússia). Sétima maior população do mundo, a Nigéria é o país que apresenta maior ritmo de crescimento, e deve ultrapassar os EUA até 2050, passando a ocupar a terceira posição entre os mais populosos. A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar as marcas de 8,5 bilhões até 2030 e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente.


Organização das Nações Unidas (ONU). Perspectivas da população mundial: a revisão de 2015. 2016 (com adaptações).

Tendo o tema desse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) o item subsequente, considerando aspectos geográficos diversos relacionados aos movimentos migratórios internacionais e intranacionais.


O crescimento demográfico mundial apresenta uma face perversa: se, por um lado, há crescimento vegetativo motivado pelas melhores condições de vida em países pobres, por outro, a expectativa de vida ainda continua relativamente baixa em países como o Brasil, a China e a Índia, descompasso justificado por aspectos como a violência e as doenças crônicas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO! A expectativa de vida no Brasil não é relativamente baixa, pelo contrario tem aumentado.

  • Ao contrário, o crescimento vegetativo em países pobres tem entre suas causas o aumento da expectativa de vida, ao passo que as condições de vida nesses países continuam relativamente baixas.

  • Errado. A expectativa de vida no Brasil está em alta, o reflexo disso podermos ver no aumento da idade para se aposentar.

  • Errado

     

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) declarou que a expectativa de vida do brasileiro passou 75,5 anos para 75,8 anos, de 2015 a 2016. Entre os dois anos, houve um acréscimo de três meses e 11 dias. A tábua completa da mortalidade para o Brasil é usada como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do regime geral de Previdência Social. 

     

    fonte: http://odia.ig.com.br/brasil/2017-12-01/expectativa-de-vida-do-brasileiro-em-2016-foi-de-758-anos-aponta-ibge.html

  • A questão não mencionou que a expectativa de vida está caindo. Afirmou que ainda é relativamente baixa, quando se comparada ao restante do mundo. O que, na minha opinião, não está incorreto.

    Acredito que o erro esteja em afirmar que há um crescimento vegetativo em paises pobres, sendo que os paises pobres são responsáveis por praticamente todo o crescimento da população mundial.

     

  • Tentando destrinchar: crescimento vegetativo = nascimentos - mortes

     

    A afirmação "O crescimento demográfico mundial apresenta uma face perversa" é extremamente subjetiva.

     

    há crescimento vegetativo motivado pelas melhores condições de vida em países pobres

    A construção melhores condições de vida em países pobres ficou um pouco estranha - relativa às condições passadas desses países, mas não quando comparadas com condições de países mais desenvolvidos. O crescimento vegetativo, sim, existe, afinal nascem mais pessoas do que morrem todos os dias.

    Ainda assim, tal crescimento vegetativo já existia antes das melhores condições. Aliás, há uma tendência de queda na diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade: melhores condições de vida = famílias com menos filhos, enquanto as mortes devem permanecer mais ou menos estáveis por certo período.

     

    por outro, a expectativa de vida ainda continua relativamente baixa em países como o Brasil, a China e a Índia, descompasso justificado por aspectos como a violência e as doenças crônicas.

    De acordo com a publicação Population Prospects: 2015 revision da ONU, a expectativa de vida em regiões desenvolvidas era de 79.1 anos, média dos sexos, para 2015. No mundo, a expectativa era de 71.7.

    Mesmo se não soubessemos a expectativa de vida para China (76.5) e para Índia (67.5), seria possível considerar a questão como ERRADA, pois ao considerarmos o Brasil (74.1), podemos entender que sua expectativa é relativamente alta, no mínimo está acima da média global, que é 70.5.

     

    https://esa.un.org/unpd/wpp/Publications/Files/WPP2015_Volume-I_Comprehensive-Tables.pdf

  • Alternativa ERRADA

    O envelhecimento da população não tem a ver com doenças crônicas e violência e sim o nível de saúde que o governo proporciona. Nos últimos anos observou-se no Brasil o crescimento do número de idosos. Tanto é que querem urgentemente a reforma na previdência. O número de idosos no futuro brasileiro será maior que o número de natalidade.

    "Quando você estiver na POSSE, EU VOU ESTAR LÁ!"

  • Cara, a expectativa de vida no Brasil não é baixa.

  • Pegar justamente a população de Brasil, China e Índia e dizer que a expectativa de vida continua relativamente baixa foi de matar!

  • A expectativa de vida no Brasil aumentou nos últimos anos, vários fatores contribuem para essa afirmativa , inclusive Saúde Pública que ajudam controlar doenças, inserção da mulher no mercado de trabalho e por aí vai
  • china jamais!

     

  • Condições de vida nos países pobres continuam baixas.

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Uma das características básica de países que entram em sua transição demográfica é que o crescimento vegetativo acentuado é explicado pela melhoria da qualidade de vida e da expectativa de vida. Melhores condições de saúde pública, saneamento e alimentação fazem com que as mortes reduzam enquanto as taxas de natalidade continuam elevadas. Assim, estas populações crescem acentuadamente como aconteceu com o Brasil em meados do século XX. Hoje a nossa expectativa de vida atingiu, segundo o IBGE, 76 anos (2017) enquanto na década de 1940 era de 45,5.

    Portanto, não temos uma taxa baixa.

     

    Prof. Giovanni Mannarino.
     

  • O crescimento demográfico mundial apresenta uma face perversa: se, por um lado, há crescimento vegetativo motivado pelas melhores condições de vida em países pobres, por outro, a expectativa de vida ainda continua relativamente baixa em países como o Brasil, a China e a Índia, descompasso justificado por aspectos como a violência e as doenças crônicas.

  • ERRADO

    Expectativa de vida do brasileiro ao nascer foi de 76,6 anos em 2019, diz IBGE.

  • O Brasil está na terceira fase de transição demográfica, com isso tem uma diminuição da taxa de mortalidade e natalidade gerando um aumento da expectativa de vida, um dos fatores que contribuem para isso é o avanço da medicina.

    GAB E.

    PMAL 2021

  • Baixo crescimento vegetativo em países pobres está errado. Essa é uma característica de países desenvolvidos

  • ...expectativa de vida ainda continua relativamente baixa em países como o Brasil...

    • Brasil tem expectativa alta.

    GAB. E

  • Brasil tem alta.

  • beleza! a expectativa de vida é alta, porém por causa do Covid-19, diminuir quase 2 anos.

  • GAB.: ERRADO

    Ao contrário da afirmativa, uma das características básicas de países em transição demográfica (com exceção da Índia, que possui características demográficas únicas) é que o crescimento vegetativo acentuado é explicado justamente pela melhoria na qualidade de vida e da expectativa de vida.

    1. crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural

    1. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório
  • A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes. Na escala global, temos o envelhecimento populacional de países desenvolvidos, contrastando com a grande natalidade de países em desenvolvimento. Compreender as estruturas etárias e condições de vida da população dos locais é fundamental nos estudos sobre o tema. Sobre a estrutura demográfica de Brasil, Índia e China, julgamos a afirmativa a seguir.

    Embora sejam diferentes, o tipo de melhoria nas condições de vida que causam o crescimento demográfico e o aumento da expectativa de vida, em geral são processos similares e atrelados. Nos países citados ocorreram avanços recentes em áreas como acesso a cuidados médicos, saneamento, alimentação e políticas públicas de combate a pobreza. Estes aspectos levam a uma tendência de aumento da expectativa de vida nos países citados.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO


  • Embora sejam diferentes, o tipo de melhoria nas condições de vida que causam o crescimento demográfico e o aumento da expectativa de vida, em geral são processos similares e atrelados. Nos países citados ocorreram avanços recentes em áreas como acesso a cuidados médicos, saneamento, alimentação e políticas públicas de combate a pobreza. Estes aspectos levam a uma tendência de aumento da expectativa de vida nos países citados.


ID
2535259
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil observa-se nítido processo de transição demográfica, especialmente nas duas últimas décadas, cujos censos demográficos realizados pelo IBGE revelam


I- aumento da taxa de mortalidade infantil associado à carência dos serviços públicos essenciais no País.

II- estreitamento do corpo da pirâmide etária como resultado da significativa redução do número de jovens.

III- o ingresso do Brasil no período de passagem da chamada "janela demográfica" devido ao significativo aumento percentual da população em idade ativa no País.

IV- aumento do número de óbitos associado ao crescimento absoluto da população e ao aumento da participação percentual de idosos no conjunto total dela.

V- redução da fecundidade, para nível inferior ao preconizado pela Organização das Nações Unidas como taxa de reposição da população, e aumento da esperança de vida da população.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Erros na I e II

     

    I- aumento da taxa de mortalidade infantil associado à carência dos serviços públicos essenciais no País. ERRADO

    O Brasil hoje tem taxas baixas de mortalidade infantil

     

    II- estreitamento do corpo da pirâmide etária como resultado da significativa redução do número de jovens. ERRADO

    A pirâmide etária tem o tronco largo, devido a quantidade de jovens e adultos existentes no país. E seu topo está se alargando também devido ao aumento da expectativa de vida.

     

    Gabarito letra E

  • Dá pra fazer por eliminação de acordo com o que a amiga Izabela pautou aqui, mas fico sem entender o acerto da IV. Se alguem poder explicar, agradeço!

  • Sobre as opções corretas IV (4) e V (5), ao meu ver:

    Associando ambas assertivas V e IV- O crescimento absoluto é a diferença entre o NASCIMENTO e a MORTALIDADE, basicamente. Logo, se a opção diz que há um aumento no número de óbitos e um aumento da participação dos idosos, deve-se lembrar que há uma redução da fecundidade (nascimento) e um aumento da longevidade, e que, a população até 2030 irá começar a diminuir, ou seja, afetará na diferença do crescimento absoluto (mortalidade e nascimento)

    Resumindo: aumentando o número de idosos e diminuindo a fecundidade = diferença no cresc. absoluto

    Espero ter ajudado.

  • II OS JOVENS ESTÃO NA BASE

  • A tendência da população brasileira é: ESTREITAMENTO DA BASE E ALARGAMENTO DO CORPO!

  • Pirâmide BR = Base estreita e o Corpo alargado


ID
2569309
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Fronteira Agrícola é uma expressão utilizada para designar o avanço da produção agropecuária sobre áreas com baixa ocupação demográfica. Atualmente, esse avanço ocorre com

Alternativas
Comentários
  • A fronteira agrícola representa uma área mais ou menos definida de expansão das atividades agropecuárias sobre o meio natural. Geralmente, é nessa zona que se registram casos de desmatamento ilegal e de conflitos envolvendo a posse e o uso da terra sobre as chamadas terras devolutas, espaços naturais pertencentes à união e que não são delimitados por propriedades legais, servindo de moradia para índios e comunidades tradicionais e familiares. Por Rodolfo Alves Pena (Brasil Escola)
  • a expansão do moderno agronegócio, mas também pelo aumento dos conflitos pela posse de terras envolvendo posseiros e grileiros.

  • Kkkk nada haver tio!
  • Fronteira agrícola é o avanço da unidade de produção capitalista sobre o meio ambiente, terras cultiváveis e terras de agricultura familiar. A fronteira agrícola está ligada com a necessidade de maior produção de alimentos, criação de animais sob a demanda internacional de importação destes produtos.

  • Gabarito (C)

    O avanço da tecnologia voltada ao campo vem trazendo cada vez mais mecanização ao campo, o que causa mudanças nas dinâmicas de trabalho e ocupação dessas regiões, dado o número cada vez menor de trabalhadores necessários aos processos agrícolas. Isso causa também, dentre outras consequências, o aumento de conflitos entre esses trabalhadores que muitas vezes perdem seus empregos para a mecanização, e os donos dessas terras. Outros agentes, como os posseiros e grileiros, também estão envolvidos cada vez mais na disputa por esses espaços, reagindo à monopolização crescente desses territórios. 

    Fonte: Estratégia Concursos

    Bons estudos!

  • "Fronteira agrícola é um termo criado para designar o avanço da produção agropecuária em relação ao meio rural. Vem a ser uma região em que as atividades capitalistas avançam frente às grandes florestas e sobretudo em áreas pouco povoadas. A fronteira agrícola no Brasil que se localizava na região do Brasil central (cerrado), na atualidade se concentra na região Norte, em contato com a Floresta Amazônica.

    Podemos entender Frente de Expansão como o primeiro processo de ocupação de áreas naturais e essas foram realizadas em grande quantidade por pequenos produtores em terras devolutas (terras públicas no meio rural). Após uma década de ocorrências desse tipo de ocupação, os produtores, voltados, sobretudo, para a agricultura familiar e orgânica passam requerer a posse definitiva e oficial das terras por meio da lei de usucapião e esses são denominados posseiros.

    Em contrapartida, a Frente Pioneira significa o avanço dos grandes produtores que representam o agronegócio, que ao contrário da Frente de Expansão, manifestam um modo de produção inteiramente voltada para a produção interna e para exportação em larga escala que é o foco do sistema capitalista. Em boa parte dos casos essa frente é expandida por meio da grilagem (apropriação ilegal) das terras devolutas ou até mesmo em espaços pré-ocupados pelos posseiros.

    Partindo desses primórdios, diversos conflitos ocorrem no campo envolvendo grileiros e posseiros e às vezes algumas comunidades indígenas."

    Por Curso Cidade - 8ª EDIÇÃO - 2020

  • POSSEIROS= Invadem a terra sem autorização

    GRILEIROS= Forjam documentos falsos para conquistar a terra.

  • Vale lembrar de uma grande Fronteira Agrícola na região nordeste do país, chamado de MAPITOBA ,composta por Maranhão, Piauí, Tocantis e Bahia.A produção de grãos,principalmente, da SOJA é um fator de suma importância a região.

    Bons estudos

  • CERRADO (MAPITOBA) e Amazônia são as fronteiras agrícolas do Brasil (países que mais produzem soja)

    Lembrando que o solo do cerrado necessita da CALAGEM, processo que corrige a acidez do solo do cerrado.

  • Fui pela mesma linha de raciocínio.

  • SegueOFluxo...

  • Complementando...

    A – Incorreto. A ocupação dessas áreas de Fronteira Agrícola se dá em forma de propriedades de grande proporção, diferente do que é apontado pela alternativa. 

    B – Incorreto. As características apontadas pela alternativa NÃO são as observadas no território rural brasileiro.

    D – Incorreto. As atividades agrícolas nos grandes latifúndios presentes nessas áreas empregam cada vez MENOS mão de obra, dado que o campo passa por uma mecanização movida pelos avanços tecnológicos na área.

    E – Incorreto. A alternativa está incorreta pois não demonstra algo observado na Fronteira Agrícola brasileira hoje. 

    LETRA C

  • lembrar do MAPITOBA!


ID
2622211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da evolução da estrutura fundiária rural e dos movimentos demográficos no território brasileiro.


Por fazer uso de tecnologias que ampliam sua independência do espaço urbano, o campo não gera empregos necessários para o desenvolvimento de muitos dos municípios de pequeno porte demográfico inseridos em regiões produtivas do agronegócio no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O campo ainda não é independente do espaço urbano. O campo gera muitos empregos em municípios de pequeno porte.

  • "o campo não gera empregos necessários para o desenvolvimento de muitos dos municípios de pequeno porte..."

     

    Errou e errou feio aqui!

  • Eu moro numa dessas regiões e sem que isso é falso. Gab: ERRADO
  • AGRO É TEC, AGRO É POP,AGRO É TUDO...

     

    GAB:ERRADO

  • Lembrei da gracinha que é o município de Sorriso-MT, entre tantos outros oriundos do desenvolvimento do agronegócio. S2

  • Campo ultra mega mecanizado como no Brasil gera muitos empregos?? Acho q o erro está na questão da independência do espaço urbano...

  • O campo ainda precisa, E MUITO!!!! do espaço urbano.


  • GAB: E

    Por fazer uso de tecnologias que ampliam sua independência (DEPENDÊNCIA) do espaço urbano, o campo não gera empregos necessários para o desenvolvimento de muitos dos municípios de pequeno porte demográfico inseridos em regiões produtivas do agronegócio no Brasil.

  • Agronegócio- envolve diversas atividades relacionadas. Por isso gera empregos relacionados em municípios próximos.
  • Quem conhece CESPE sabe que, quando se generaliza, pode estar errado:

    (...) ampliam sua independência do espaço urbano, o campo não gera empregos necessários para o desenvolvimento.

    gab : ERRADO

  • se a peça do trator ou da máquina quebrar... vai consertar aonde? no campo ? não... então eles vão ser dependentes das cidades... pra entender geografia tem que viajar na maionese....

  • O campo faz parte do setor primário , ou seja ele produz para que as cidades pequenas se sustentem .

  • AGRONEGÓCIO= MOVIMENTA BOA PARTE DO BR.

    GAB= ERRADO

  • GABARITO: ERRADO.

  • Agronegócio DEPENDE da cidade.

  • ERRADO

    O espaço rural é dependente do espaço urbano. A produção deve atender as demandas das cidades e do mercado global. A modernização do campo diminui a necessidade de mão-de-obra nas lavouras, mas também gera empregos em outros setores ligados à cadeia do agronegócio, como agroindústrias, comércio de insumos, assessoria técnica, escritórios de vendas, etc.

    Por isso, nas regiões produtivas do agronegócio no Brasil, são gerados empregos que ajudam no desenvolvimento de municípios de pequeno porte demográfico. Muitas cidades desenvolvem baseados no suporte e no apoio ao agronegócio são chamadas de cidades do agronegócio.

    Fonte: Prof. Leandro Signori

  • Estrutura fundiária diz respeito à distribuição e utilização das terras agricultáveis pelo território e é tópico importante de Geografia agrária, enquanto movimentos demográficos associados à questão fundiária abordam os fluxos de saída e de retorno de população de áreas rurais em direção a urbanas e vice-versa. 
    Análise do Item:

    No agronegócio contemporâneo, a complementaridade entre o rural e o urbano é característica fundamental. A produção no meio rural é dependente da tecnologia e demanda do meio urbano tanto quanto o urbano depende da produção para seu abastecimento e reprodução de capitais investidos.  Cidades menores especializadas em agricultura de exportação podem até produzir poucos empregos diretos, devido a extensa mecanização, mas compensam isso com grande fluxo de capital, que costuma movimentar o setor de serviços. Item errado.  

    Gabarito do professor: Errado.
  • Ao envolver vários setores, como a agricultura de precisão e a biotecnologia, o agronegócio desponta como um dos mais importantes setores da nossa economia, constituindo-se, assim, como setor nacional com grande capacidade de geração de postos de trabalho, a despeito do seu processo de mecanização.

    Resposta: Errado

  • O maior crescimento se concentra nas cidades médias, esse fenômeno é chamado de DESMETROPOLIZAÇÃO.

  • O campo depende da cidade. Exemplo: o que é produzido no meio rural é para atender o que a população urbana têm interesse. Um produtor não irá produzir um certo tipo de fruta se o mercado não irá consumí-la.

  • O campo hoje faz uso de diversas tecnologias; (CORRETO)

    O campo não gera empregos em munícipios de ''PEQUENO'' porte; (ERRADO)

    Na primeira oração do enunciado ele atribui ao ''CAMPO'', quando fala sobre o uso de tecnologias, perfeito. Porém, quando parte para a segunda oração ele diz algo que não condiz com a verdade: o campo não gera empregos em munícipios de pequeno porte. Incoerente!!

    Gab: Errado.

  • Errado.

    O campo depende sim do espaço urbano, assim como a recíproca é verdadeira. O campo produz a partir da demanda da cidade, enquanto a população na cidade só se alimenta dos produtos provenientes do campo. Assim, a primeira parte da questão está errada, pois não há independência entre eles.

    A segunda parte também está errada, apesar do trabalho no campo ter se modernizado os cursos técnicos, de graduação também evoluíram, formando profissionais capacitados para manusear as novas tecnologias e garantir maior eficiente no agronegócio. 

  • AGRO É PEC

    AGRO É POP

    AGRO É TUDO

  • Um depende do outro, não há interdependência.

  • Cidades do MATOPIBA estão ai para provar o contrario.

  • Tecnologia no campo > Proximidade nas relações com o ambiente urbano.


ID
2622214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da evolução da estrutura fundiária rural e dos movimentos demográficos no território brasileiro.


A geração de emprego altamente especializado intensifica a divisão social do trabalho no campo e a concentração de empregos nos complexos agroindustriais especializados localizados em cidades médias, acima de 100 mil habitantes, bem como o trabalho sazonal, causando um processo migratório recente no Brasil: a migração descendente (de cidades pequenas para cidades médias) de profissionais especializados no agronegócio que migram em razão do período de safra e entressafra.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Como resultado da expansão do agronegócio, vários espaços agrários convertem-se em nós das redes agroindustriais globalizadas e o comportamento endógeno das relações sociais de produção é transformado. Dessa forma, a mudança do padrão de produção acompanha-se de um aumento do mercado de trabalho agrícola em moldes capitalistas, as quais expropriam os pequenos proprietários e expulsam os que não detêm a propriedade da terra, promovendo o êxodo rural (migração ascendente) e aumentando o contingente de trabalhadores agrícolas não rurais, que passam a ser temporários. Em virtude de o agronegócio utilizar grande contingente de mão de obra especializada, de maneira geral em todas as Regiões Produtivas Agrícolas (RPAs) é possível observar o acirramento da divisão social do trabalho no setor. O mercado de trabalho agrícola já se mostra hierarquizado e apresenta em uma de suas pontas o trabalhador especializado. Esse é um profissional de origem e vivência urbanas, que passa a ser o assalariado permanente dos setores associados ao agronegócio, com elevada composição orgânica do capital. Entre as consequências dessas mudanças, surgem novas dinâmicas populacionais, como a da migração descendente (da cidade maior para a cidade menor) de profissionais especializados no agronegócio, de origem e vivência urbanas.

     

    (Fonte: Artigo "RELAÇÕES CAMPO-CIDADE, REESTRUTURAÇÃO URBANA E REGIONAL NO BRASIL", Denise Elias, Programa de Pós Graduação em Geografia Universidade Estadual do Ceará - UECE, 2012).

  • Daniel Botschäfter essa tua explicação não convence!

  • "causando um processo migratório recente no Brasil..."

     

    Sabemos que não é recente esse processo.

  • https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/Exodo-rural-no-brasil.htm

  • https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/Exodo-rural-no-brasil.htm

  • https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/Exodo-rural-no-brasil.htm

  • O erro da questão stá em afirmar que a migração "descendente" ocorre de cidades pequenas para médias quando, em verdade, ela ocorre das cidades grandes para as médias

  • migração descendente (da cidade maior para a cidade menor)

  • Descendente = + p/ -

  • Se é uma migração descendente, é da cidade maior para a menor.

  • A migração ascendente refere-se àquela partindo de localidades menores para as cidades maiores, ou seja, as chamadas cidades grandes. Já a migração descendente ocorre quando um indivíduo, com um nível tecnológico maior, migra em direção a uma localidade com uma base tecnológica menor. 

  • Não acredito que o erro é apenas no "descendente".

  • GABARITO: ERRADO.

  • o gabarito da questão está errado!

  • Estrutura fundiária diz respeito à distribuição e utilização das terras agricultáveis pelo território e é tópico importante de Geografia agrária, enquanto movimentos demográficos associados à questão fundiária abordam os fluxos de saída e de retorno de população de áreas rurais em direção a urbanas e vice-versa. 

    Análise do Item:

    Empregos altamente especializados são comuns na agricultura de exportação, porém não estão restritos apenas às cidades médias, onde, por sua vez, ocorre a concentração dos complexos agroindustriais responsáveis pela industrialização e beneficiamento de produtos agrícolas. Atividades de colheita e plantio de grãos para exportação, como soja e milho, não se restringem apenas a cidades médias, sendo muito comuns em cidades pequenas e, devido a rotatividade de culturas e sistemas integrados de plantio, a demanda por trabalho nessas áreas não é tão sazonal quanto a de outras atividades especializadas como a produção de cana-de-açúcar ou café.  Item errado.  

    Gabarito do professor: Errado.
  • Profissional especializado em cidade pequena? Pouco provável, pois os habitantes de cidades pequenas geralmente precisam deslocar-se para cidades grandes em busca de educação técnico-profissional. Nesse contexto, a questão se torna incorreta, pois deduz-se que o profissional especializado se encontra nas cidades grandes, ou seja, a migração descendente refere-se ao movimento cidade grande --> cidade pequena.

  • A desconcentração industrial, em especial, demonstra como importante segmento da mão-de-obra tem se deslocado das grandes cidades para as pequenas e médias, já que este fenômeno é influenciado, dentre outros fatores, pela busca de qualidade de vida e o menor custo destas cidades. Essas migrações, em especial, ajudam a diminuir a distância de qualificação entre trabalhadores dos grandes centros urbanos e as cidades menores.

    No Brasil, a geração de emprego altamente especializado intensifica a divisão social do trabalho no campo e a concentração de empregos nos complexos agroindustriais especializados localizados em cidades médias, acima de 100 mil habitantes, bem como o trabalho sazonal, causando um processo migratório recente: a migração descendente (de metrópoles para cidades médias do interior) de profissionais especializados no agronegócio que migram em razão do período de safra e entressafra.

    MIGRAÇÃO ASCENDENTE: Refere-se àquela partindo de localidades menores para as cidades maiores, ou seja, as chamadas cidades grandes.

    MIGRAÇÃO DESCENDENTE: Ocorre quando um indivíduo, com um nível tecnológico maior, migra em direção a uma localidade com uma base tecnológica menor

    Resposta: Errado

  • Bisu: descendente , da maior para a menor, ou seja, vai DESCENDO.

    ascendente, da menor para maior, SUBINDO.

    Espero ter ajudado.

    ( a prioridade é o Céu )

  • Empregos altamente especializados são comuns na agricultura de exportação, porém não estão restritos apenas às cidades médias, onde, por sua vez, ocorre a concentração dos complexos agroindustriais responsáveis pela industrialização e beneficiamento de produtos agrícolas. Atividades de colheita e plantio de grãos para exportação, como soja e milho, não se restringem apenas a cidades médias, sendo muito comuns em cidades pequenas e, devido a rotatividade de culturas e sistemas integrados de plantio, a demanda por trabalho nessas áreas não é tão sazonal quanto a de outras atividades especializadas como a produção de cana-de-açúcar ou café.  Item errado.  

  • Alternativa correta: E.

    A questão erra ao dizer que a migração descendente é feita de uma cidade pequena para uma média. Na verdade esse processo se dá quando ocorre a migração indo de uma cidade grande para uma média.

  • NOVAS TENDÊNCIAS MIGRATÓRIAS

     

    1.    MIGRAÇÃO INTRARREGIONAL: É a movimentação de deslocamento por um período duradouro de pessoas DENTRO DE UMA MESMA REGIÃO, do mesmo estado.

     

    2.    MIGRAÇÃO PENDULAR: Ocorre nos DESLOCAMENTOS è DIÁRIOS ç DENTRO DE UMA MESMA REGIÃO, com a pessoa tendo que se deslocar da sua cidade de origem para trabalhar ou estudar em uma cidade circunvizinha e retornando no mesmo dia para sua residência.

     

    3.    MIGRAÇÃO INTER-REGIONAL: De um estado para outro. 

     

    4.    MIGRAÇÃO ASCENDENTE: Partindo de localidades menores para as cidades maiores.

     

    5.    MIGRAÇÃO DESCENDENTE: Quando um indivíduo, com um nível tecnológico maior, migra em direção a uma localidade com uma base tecnológica menor. 

  • MIGRAÇÃO DESCENDENTE: Quando um indivíduo, com um nível tecnológico maior, migra em direção a uma localidade com uma base tecnológica menor. 

  • Trabalho sazonal: trabalho temporário, especifico em algumas épocas do ano, como por exemplo, as pessoas que trabalham no corte da cana de açúcar.

    PM_AL _2021

  • GAB: ERRADO

    O correto seria: a migração descendente (de cidades GRANDES para cidades médias)

    a Meta é pertencer!

  • Além do erro na parte onde fala em descendente, é um equívoco também afirmar que o trabalho sazional causa um migratório é recente

  • Migração DESCENDENTE = Cidade MAIOR para cidade MENOR.

    -> Outro erro é falar sobre a migração sazonal ser "recente".

  • MIGRAÇÃO DESCENDENTE : da cidade MAIOR para cidade MENOR/MÉDIA


ID
2718199
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise o texto a seguir:


Atualmente, uma qualidade média de vida elevada, uma proteção social ainda bastante presente e a generalização do controle dos nascimentos produziram um decréscimo brutal da natalidade, que não garante mais a renovação das gerações. Os progressos da medicina e o acesso aos cuidados favoreceram um prolongamento da duração de vida. Assim, o aumento da quantidade de pessoas idosas na população total, população já envelhecida na Europa, sobretudo na França, acelerou-se no momento em que começaram a envelhecer as gerações nascidas após a Segunda Guerra Mundial.

DURAND, M-F. et. al. Atlas da mundialização. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 35. Adaptado.


O agravamento dessa situação demográfica provoca a seguinte consequência direta:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D seria uma realidade trazida pela série Handmaid’s Tale? Haha

  • C ) pressão sobre o mecanismo de proteção social: devido o aumento de idosos e pouca quantidade de pessoas ,ou seja, adultos para repor seu trabalho dificulta a vida economica do pais porque tem mais pessoas aposentadas do que pessoas para trabalhar nesse caso o governo vai ter que gastar mais para aposentar aposentadoria. do que para manter a economia do Pais

    ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO..


ID
2763406
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à expectativa de vida dos brasileiros, os recenseamentos do IBGE comprovam que, nos últimos anos, verificou-se

Alternativas
Comentários
  • Aumento progressivo.

  • Apesar de algumas pioras econômicas, políticas e ambientais no quadro do Brasil, algumas melhorias como as novas tecnologias médicas, aumento da diversidade de remédios com preços mais acessíveis à população, o brasileiro tem condições de viver por mais tempo.


ID
2773831
Banca
FCM
Órgão
UEMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O aproveitamento do “bônus demográfico”, em países que passam atualmente pelo processo de transição demográfica, NÃO será eficaz se

Alternativas
Comentários
  • Durante o estágio final da transição demográfica, a fator de dependência (idosos e crianças fora do mercado de trabalho) de uma sociedade diminui, o que favorece o desenvolvimento da economia e abre uma janela para a injeção de investimentos em setores críticos da sociedade.

    Segue citação (Demétrio Magnoli):

    "Nos países que percorrem esse estágio o resultado é a abertura de uma janela histórica de oportunidade para o crescimento econômico e a melhoria do nível de vida da população. O intervalo dura apenas algumas décadas e pode ser disperdiçado se os governos não o aproveitam para realizar políticas de qualificação dos sistemas educacionais e de combate à pobreza."

    Sigam firmes. Brasil!

  • GABARITO LETRA A

    COMPLEMENTO

    BONUS DEMOGRAFICO OU JANELA DEMOGRAFICA significa que a PEA é maior que a PEI

    • População economicamente ativa (PEA): pessoa adulta empregada ou a procura de um emprego (envolve os três setores da economia). 
    • População economicamente inativa (PEI): aposentados, donas de casa, crianças e adolescentes que não exercer atividade remunerada. 

    -O capital produzido na PEA é revertido para a PEI

    -Imagine uma pirâmide etária, o capital que está no meio (PEA) vai para a base (crianças- PEI) e para o topo (idosos- PEI) para políticas públicas.


ID
2800459
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir da análise dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 do IBGE promovida por Nunes, Silva e Queiroz no artigo Migração Inter-regional no Brasil,: o que há de novo?, é correto afirmar que a dinâmica migratória inter-regional no Brasil apresentou

Alternativas
Comentários
  • Esse trabalho tem como principal objetivo analisar a dinâmica migratória inter-regional no Brasil, durante os quinquênios de 1986/1991, 1995/2000 e 2005/2010. Tem a intenção de identificar o que há de novo no cenário migratório brasileiro com relação às novas tendências e inflexões. Para o alcance desse objetivo, os microdados das amostras dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, captados pelo IBGE, são a principal fonte de informações. Em termos teóricos, fez-se a contextualização de estudos sobre a migração inter-regional no Brasil no período de 1940 a 1980, pois os estudos tratam da análise das migrações inter-regional a partir da década de 1980. Entre os três quinquênios em estudo, os principais resultados apontam mudanças. A grande novidade foi a diminuição do volume da migração inter-regional a cada interregno, com o Nordeste mantendo as suas perdas populacionais, mas em menor magnitude. Por sua vez, o Sudeste permanece como área de atração de migrantes, porém apresenta saldos migratórios cada vez mais arrefecidos. O grande destaque é a região Centro-Oeste ao obter saldos migratórios positivos e crescentes. Quanto às demais regiões (Norte e Sul), as mesmas se caracterizam de maneira distinta. O Norte revela diminuição significativa na sua atração populacional, enquanto o Sul aponta para inflexão ao passar de saldo migratório negativo para positivo. Portanto, as tendências das migrações brasileiras no início do século XXI mostram o arrefecimento do fluxo inter-regional e/ou de longa distância e, por outro lado, a intensificação das migrações de curta distância, a partir dos fluxos intrarregionais e intraestaduais que deverão ser crescentes.

    RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022

  • Acho que o erro da assertiva "B" é porque a região Nordeste está recebendo migrantes de retorno, mas ainda é uma região repulsiva. Esta repulsão está diminuindo. Em breve, a região Nordeste será uma região atrativa!

  • No item A, na verdade as migrações que vem crescendo são INTRAregionais e não interregionais

  • Alguém pode explicar a alternativa B ?

  • pq região centro-oeste agronegócio muitos sulistas indo para região e também a construção da Capital.

  • centro - oeste é o lugar que mais cresce no Brasil. É o lugar que mais tem pessoas de fora ,no caso que não são nascidas lá. Portanto alternativa correta é D. Espero ter ajudado .


ID
2801194
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal apresenta, sob o aspecto demográfico,

Alternativas
Comentários
  • População Adulta (polo atrativo de migrantes)

    Baixa fecundidade (povo tá trabalhando! / tem netflix em casa)

    Alta expectativa de vida

  • (B)

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/df/brasilia/panorama


    #QC FAVOR NÃO DELETAR A VERSÃO ANTIGA DO SITE,PORQUANTO,A NOVA,FICOU PÉSSIMA#

  • predomínio de população adulta, baixa taxa de fecundidade e alta expectativa de vida. BRASIL na terceira fase, da transição demográfica.

  • Conforme a pirâmide etária do Distrito Federal apresentada acima, de 2010, quando foi realizado o último censo, percebe-se um estreitamento da base e um alargamento do topo, o que indica uma diminuição da população jovem (mulheres tendo menos filhos) e aumento da população mais idosa (maior longevidade).

    Nesta segunda pirâmide também é possível fazer uma comparação da população do Distrito Federal em relação à população do resto do país, já que as faixas cinzas representam a população brasileira.

    Analisando estas pirâmides etárias, percebemos que o Distrito Federal apresenta predomínio de população adulta, baixa taxa de fecundidade e alta expectativa de vida.

    Resposta: B


ID
2842363
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma transmissão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas tem como resultado uma ação voluntária de limitação do número de nascimentos.

GEORGE, P Panorama do mundo atual. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968 (adaptado).


Em meados do século XX, o fenômeno social descrito contribuiu para o processo europeu de

Alternativas
Comentários
  • Pra galera que ficou em dúvida na letra A: a estabilização da população ocorre na fase 3, pois é nessa fase que as taxas de mortalidade e natalidade praticamente se igualam(você pode encontrar em alguns livros que a taxa de reposição nessa fase fica ali no 2% ao ano). Os países europeus hoje, em sua maioria, se encontram na 4 e última fase: queda acentuada da natalidade. Alguns passando também pela Cruz Russa, em que que você tem a taxa de mortalidade até mesmo superando a de natalidade(o nome Cruz Russa se da justamente por esse fenômeno ter sido observado primeiramente na Rússia). Portanto, vc não tem a estabilização e sim a fase final do processo de transição demográfica.

    Letra B

    O Brasil hoje se encontra na fase 3, sendo que, segundo o geógrafos, a estimativa é que vamos COMEÇAR a entrar na fase 4 lá pra 2030/2040.

  • escurreguei na BANANA, FUI CEGO NA LETRA A

    obs: não conte seus maiores sonhos a ninguém

  • Os países ricos, industrializados ou desenvolvidos, apresentaram, nos meados do século XX (mais especificamente na década de 1960), uma baixa taxa de natalidade e de mortalidade, concluindo, assim, o processo retratado nos modelos clássicos de transição demográfica.

    Como no texto é feita uma menção à limitação do número de nascimentos, a alternativa B se torna a mais óbvia.

  • A transição demográfica é um processo de redução das taxas de mortalidade e de natalidade, sendo que a primeira diminui mais rápido que a segunda, causando um período de aumento do crescimento vegetativo e, portanto, de grande acréscimo populacional. No início, era um modelo de interpretação das transformações demográficas da Europa, mas, rapidamente, tornou-se uma análise mundial.

  • Vi que muita gente errou. Sendo direto: os casais estão tendo menos filhos do que antes. Logo, para se ter estabilização etária, teriam que continuar tendo mais ou menos o mesmo número de filhos. Como há mudança, há transição etária. 

  • O texto de apoio aponta a relação entre desenvolvimento socioeconômico e redução do crescimento vegetativo da população que caracteriza a pirâmide etária dos países desenvolvidos. O enunciado busca a relação entre o fenômeno social descrito no texto e o processo demográfico correspondente. 

    Análise das alternativas:
     A) Pirâmide etária é apenas o gráfico de representação da dinâmica populacional num dado espaço. O que é  possível de ocorrer é a estabilização demográfica que se configura quando as taxas de mortalidade e natalidade se equilibram com pequenas variações conjunturais. 

    B) Transição demográfica é um processo de longo prazo de mudança da composição etária da população de um local.  Vai de um cenário de alta natalidade e mortalidade para um padrão demográfico onde mortalidade e natalidade são baixos o que leva a um envelhecimento da população e a pouca participação de crianças e jovens na composição total. Este é um padrão típico de países desenvolvidos e o Brasil atualmente se encontra a caminho desta realidade dentro de mais algumas décadas. Alternativa correta. 
    C) O enunciado deixa claro que o fenômeno descrito é de meados do século XX enquanto as atuais críticas a imigração internacional são características do início do século XXI. Além disso a migração modifica o perfil demográfico da população de adultos com maior intensidade e enquanto o texto fala de natalidade. 
    D) Para ocorrer elevação do crescimento vegetativo, que é a diferença entre natalidade e mortalidade, é necessário o aumento da natalidade. 

    E) Espaços superpovoados precisam de intensa migração para aumentarem bruscamente sua população. O texto se refere ao crescimento vegetativo. 




     Gabarito do professor: B
  • Transição demográfica seria a mudança da crescimento populacional.

  • Nunca vi uma questão com tanto erro como essa kkkkkk eu tbm fiquei na dúvida entre A e B, mas decidi marcar B, justamente porque a Europa não passa por uma estabilização populacional, e sim uma redução.

  • Letra B

    A transição demográfica é uma teoria que explica que todos os países irão passar por diferentes fases onde os indicadores se comportam de determinada maneira. A última fase é caracterizada por uma baixa natalidade e mortalidade, representando um pequeno crescimento vegetativo. A diminuição da natalidade na Europa, pelo alto custo de vida, e a vontade de transmitir o padrão econômico para gerações futuras, iniciou o encaminhamento da Europa para a ultima fase (IV) deste processo.

  • O texto de apoio aponta a relação entre desenvolvimento socioeconômico e redução do crescimento vegetativo da população que caracteriza a pirâmide etária dos países desenvolvidos. O enunciado busca a relação entre o fenômeno social descrito no texto e o processo demográfico correspondente. 

    Análise das alternativas:

     A) Pirâmide etária é apenas o gráfico de representação da dinâmica populacional num dado espaço. O que é  possível de ocorrer é a estabilização demográfica que se configura quando as taxas de mortalidade e natalidade se equilibram com pequenas variações conjunturais. 

    B) Transição demográfica é um processo de longo prazo de mudança da composição etária da população de um local.  Vai de um cenário de alta natalidade e mortalidade para um padrão demográfico onde mortalidade e natalidade são baixos o que leva a um envelhecimento da população e a pouca participação de crianças e jovens na composição total. Este é um padrão típico de países desenvolvidos e o Brasil atualmente se encontra a caminho desta realidade dentro de mais algumas décadas. Alternativa correta. 

    C) O enunciado deixa claro que o fenômeno descrito é de meados do século XX enquanto as atuais críticas a imigração internacional são características do início do século XXI. Além disso a migração modifica o perfil demográfico da população de adultos com maior intensidade e enquanto o texto fala de natalidade. 

    D) Para ocorrer elevação do crescimento vegetativo, que é a diferença entre natalidade e mortalidade, é necessário o aumento da natalidade. 

    E) Espaços superpovoados precisam de intensa migração para aumentarem bruscamente sua população. O texto se refere ao crescimento vegetativo. 

     Gabarito do professor: B

    Revisão enem, cronograma,citações, termos que mais caem no enem: https://drive.google.com/drive/folders/1dDkZSZfpEOspIbZypBC0cwnEGuSqPC-v?usp=sharing

  • transição demográfica consiste na mudança de local, como a migração. Essa saída pode ter várias causas, como as condições da natureza (chuvas fortes, tornados, enchentes), a busca de oportunidade de emprego e vida melhor, etc


ID
2846548
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Indigenous people in Brazil seek out cities, end up in slums

RIO DE JANEIRO – The dancers shake seed-filled maracas and raise their voices in song, conjuring an ancient spirit that vibrates above the traffic roaring from a nearby expressway and the beat of funk music blasting from a neighbor's loudspeaker.
In this Brazilian favela, the indigenous people are struggling to keep some of their traditions alive that, besides providing a sense of community, helps them endure the discrimination they face in the city. Forced out of their native lands by deforestation, miners and farmers, nearly one in four Brazilian Indians nowadays live in urban areas and an estimated 22,000 of them now call the crowded favelas their home. Life in the slums, despite its difficulties, has its advantages. "The slums are the one place in the city where you have the kind of solidarity we Indians have in the villages." said a Pataxó woman who lives in Rio de Janeiro’s Maré Complex.

(Adaptado de Associated Press, Indigenous people in Brazil seek out cities, end up in slums, Dailymail, 16/09/2014. )

Assinale a alternativa que indica corretamente os fenômenos geográficos mencionados no texto a respeito das populações indígenas.

Alternativas
Comentários
  • "Povos indígenas no Brasil procuram cidades, acabam em favelas

    RIO DE JANEIRO - Os dançarinos sacodem as maracas cheias de sementes e levantam suas vozes em música, evocando um espírito antigo que vibra acima do tráfego rugindo de uma via expressa próxima e a batida da música funk explodindo no alto-falante de um vizinho. Nesta favela brasileira, os indígenas estão lutando para manter vivas algumas de suas tradições que, além de proporcionar um senso de comunidade, os ajuda a suportar a discriminação que eles enfrentam na cidade. Forçados a sair de suas terras nativas por desmatamento, garimpos e fazendeiros, quase um em cada quatro índios brasileiros vive atualmente em áreas urbanas e estima-se que 22 mil deles agora chamam as favelas lotadas de casas. A vida nas favelas, apesar de suas dificuldades, tem suas vantagens. "As favelas são o único lugar na cidade onde você tem o tipo de solidariedade que nós, indianos, temos nas aldeias." disse uma mulher pataxó que mora no Complexo Maré do Rio de Janeiro."


    https://translate.google.com.br/#view=home&op=translate&sl=auto&tl=pt&text=Indigenous%20people%20in%20Brazil%20seek%20out%20cities%2C%20end%20up%20in%20slums%20%0ARIO%20DE%20JANEIRO%20%E2%80%93%20The%20dancers%20shake%20seed-filled%20maracas%20and%20raise%20their%20voices%20in%20song%2C%20conjuring%20an%20ancient%20spirit%20that%20vibrates%20above%20the%20traffic%20roaring%20from%20a%20nearby%20expressway%20and%20the%20beat%20of%20funk%20music%20blasting%20from%20a%20neighbor's%20loudspeaker.%20In%20this%20Brazilian%20favela%2C%20the%20indigenous%20people%20are%20struggling%20to%20keep%20some%20of%20their%20traditions%20alive%20that%2C%20besides%20providing%20a%20sense%20of%20community%2C%20helps%20them%20endure%20the%20discrimination%20they%20face%20in%20the%20city.%20Forced%20out%20of%20their%20native%20lands%20by%20deforestation%2C%20miners%20and%20farmers%2C%20nearly%20one%20in%20four%20Brazilian%20Indians%20nowadays%20live%20in%20urban%20areas%20and%20an%20estimated%2022%2C000%20of%20them%20now%20call%20the%20crowded%20favelas%20their%20home.%20Life%20in%20the%20slums%2C%20despite%20its%20difficulties%2C%20has%20its%20advantages.%20%22The%20slums%20are%20the%20one%20place%20in%20the%20city%20where%20you%20have%20the%20kind%20of%20solidarity%20we%20Indians%20have%20in%20the%20villages.%22%20said%20a%20Patax%C3%B3%20woman%20who%20lives%20in%20Rio%20de%20Janeiro%E2%80%99s%20Mar%C3%A9%20Complex.

  • me tirando pra índio, gringo saf do


ID
2869666
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É a situação em que o número de habitantes em idade ativa, entre 15 e 64 anos, supera o total de brasileiros considerados dependentes – idosos e crianças. Esse fenômeno, que no Brasil começou por volta dos anos 80, ampliou significativamente o potencial produtivo do País, pois tornou disponível um grande contingente de mão de obra, mais que suficiente para expandir a economia e, ao mesmo tempo, bancar a infância dos mais jovens e a aposentadoria dos inativos.

(Estadão. Disponível em https://bit.ly/2CFw9JI. 02.08.2018. Adaptado)


O texto destaca o conceito de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Bônus demográfico é o fenômeno que ocorre quando um país tem uma quantidade de pessoas em idade economicamente produtiva maior do que a parcela de pessoas em idade não produtiva, como idosos e crianças

  • JANELA DA OPORTUNIDADE !

  • Bônus porque é o que ocorre na terceira etapa da transição demográfica, e estabilização ( letra D) só ocorre na quarta etapa, mas aí já acontece o pleno controle demográfico.

    Questão semelhante: Q147724 CESPE 2009 PM-ES Soldado da Polícia Militar

  • A) expectativa de vida: também chamada de esperança de vida, é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento. A expectativa de vida está bastante relacionada com a qualidade de vida que um país possui, já que fatores como educação, saúde, assistência social, saneamento básico, segurança no trabalho, índices de violência, ausência ou presença de guerras e de conflitos internos influenciam-na diretamente.

    B) pleno emprego: quando todos aqueles autorizados a trabalhar (e.g. crianças não) que buscam emprego o encontram em pouco tempo e com pouco esforço. Mais tecnicamente, em , o pleno emprego é definido como o nível de emprego em que não há desemprego cíclico ou de demanda insuficiente.

    C) população relativa: Também chamada de densidade demográfica ou densidade populacional, é a razão entre a população absoluta de um determinado território e a área onde essa população está distribuída. Com essa informação, é possível conhecer e analisar a distribuição da população em uma determinada cidade, país ou região, identificando áreas mais e menos povoadas.

    D) bônus demográfico: CERTO

    E) estabilização demográfica: 4ª FASE da transição demográfica, é atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz-se que há um total controle do crescimento demográfico.

  • Da pra chamar de pirâmide, tbm rss

  • Gabarito: D

    O chamado bônus demográfico que ocorreu no Brasil é um fator que está associado às taxas demográficas, como a taxa de natalidade, expectativa de vida e taxa de mortalidade. Quando a taxa de natalidade e a de mortalidade tem queda e a expectativa de vida aumenta, gerando um índice de maior número da população na faixa etária em idade ativa para trabalhar, dos 15 aos 64 anos.

    Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

  • alguém pode dizer se posso considerar como a explosão demográfica também???

  • Mais concorrência nos concursos.

  • Bônus demográfico = Mais adultos na PEA (População economicamente ativa)

  •  EXPECTATITA DE DIVA

     

    ERRADA. A expectativa de vida é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento.

     

    b) PLENO EMPREGO

     

    ERRADA. O pleno emprego é definido como o nível de emprego em que não há desemprego cíclico ou de demanda insuficiente.

     

    c) POPULAÇÃO RELATIVA

     

    ERRADA. A população relativa , também chamada de densidade demográfica ou densidade populacional, é a razão entre a população absoluta de um determinado território e a área onde essa população está distribuída.

     

    d) BÔNUS DEMOGRÁFICO

     

    CORRETA. Bônus demográfico é o fenômeno que ocorre quando um país tem uma quantidade de pessoas em idade economicamente produtiva maior do que a parcela de pessoas em idade não produtiva, como idosos e crianças.

     

    e) ESTABILIZAÇÃO DEMOGRÁFICA

     

    ERRADA. A estabilização demográfica ocorre na 4ª fase da transição demográfica. É atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas.

  • bônus demográfico quando população ativa supera a população inativa no caso os idosos e crianças

  • O Bônus demográfico é o fenômeno que ocorre quando um país tem uma quantidade de pessoas em idade economicamente produtiva maior do que a parcela de pessoas em idade não produtiva, como idosos e crianças, conforme a questão traz.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • SeguEoFluxo...

  • País emergente: bônus demográfico ou janela demográfica (quando a PEA supera a PEI). Começa a cair a natalidade e a mortalidade estabiliza, pois filho é custo, a mulher adentra ao mercado de trabalho e há métodos contraceptivos. 

    -População economicamente ativa (PEA): pessoa adulta empregada ou a procura de um emprego (envolve os três setores da economia). 

    -População economicamente inativa (PEI): aposentados, donas de casa, crianças e adolescentes que não exercer atividade remunerada. 

    • Existe a tendência de futuramente essa parte ir aumentando, por causa dos idosos. 

  • Expectativa de vida é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver.

    Pleno emprego é quando todos aqueles autorizados a trabalhar que buscam emprego o encontram em pouco tempo e com pouco esforço.

    População relativa ou densidade demográfica é o número total de habitantes de um determinado lugar.

    Bônus demográfico é uma janela de oportunidade que ocorre quando há uma redução da razão de dependência demográfica.

    Estabilidade demográfica é quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram.

  • GABARITO: D

    A) INCORRETA. Expectativa de vida está relacionada com o aumento dos anos de vida, ou seja, é a média de vida de uma população de um determinado país. Ela esta diretamente relacionada com a qualidade de vida de sua população.

    B) INCORRETO. Pleno emprego está relacionada com a facilidade em encontrar emprego por uma determinada pessoa, ou seja, há oferta de emprego de modo que o desemprego estrutural não é um problema.

    C) INCORRETO. População relativa (densidade demográfica), corresponde ao número de habitantes por unidade de área, geralmente dada por quilometro quadrado (20 hab/km²).

    D) CORRETA. Bônus demográfico é o fenômeno que ocorre quando um país tem uma quantidade de pessoas em idade economicamente produtiva maior do que a parcela de pessoas em idade não produtiva, como idosos e crianças, conforme a questão traz. Essa situação demográfica representa uma grande oportunidade, porque com mais pessoas ativas a economia tende a crescer, a arrecadação de impostos também e o país se desenvolver, gerando investimentos e riqueza.

    E) INCORRETA. Estabilidade demográfica corresponde quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz-se que há um total controle do crescimento demográfico. Esses cenário é vivenciado por poucos países na atualidade, e são países desenvolvidos. 

    Fonte: Estratégia Concursos

  • O famigerado Bônus demográfica é quando a população economicamente ativa ( PEA) é preponderante no país, isso é bom para o desenvolvimento nacional e para previdência, o problema é que eles envelhecem e ulteriormente a taxa de fecundidade terá de suprir aqueles que ficarão dependentes da previdência.

    LETRA D

    APMBB

  • Na transição demográfica há um aumento da população economicamente ativa. Mais pessoas para produzir e consumir, movimentar a economia. Este aumento da PEA durante a transição demográfica é o que chamamos de bônus demográfico.

  • Um dos principais impactos decorrentes da chamada “transição demográfica” consiste no BONUS DEMOGRÁFICO

    PIA – População em Idade Ativa = Pessoas que já podem trabalhar

    PINA – População em Idade Economicamente Não Ativa = Pessoas que não trabalham

    PIA > PINA = Janela DEMOGRÁFICA (Bônus Demográfico)

  • Brasil tá abalando com esse Bônus Demográfico

    Que é quando se tem alto contingente de mão de obra ajudando a bancar quem não pode mais trabalhar ou ainda não trabalha

    GAB D


ID
2870188
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em seu processo de transição demográfica, a população brasileira registrou mudanças relacionadas à revolução médico- -sanitária. Essas mudanças provocaram

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A - a redução da taxa de mortalidade e o aumento da expectativa de vida.

    As propostas da Reforma Sanitária resultaram, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Fonte: PenseSUS/FioCruz


ID
3003034
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Teoria Populacional Reformista constesta as explicações e os métodos de Thomas Malthus para o crescimento demográfico. Para tal teoria:

Alternativas
Comentários
  • Letra C , quanto mais pessoas(natalidade) menos alimentos ou seja subdesenvolvimento . mas isso já foi refutado , pois a culpa é pela má distribuição de renda .

  • A) Na teoria reformista ou marxista mostra-se contrário com as ideias Malthusianas e Neomalthusianas

    B) Para os reformistas, países desenvolvidos tem uma taxa de natalidade baixa, pois tem acesso a educação, cultura... isso ocorre naturalmente.

    D) É ao contrário, os investimento sociais como cultura e educação contribuem para baixa de natalidade

    E) Não tem nada a ver. Esta assertiva se refere a teoria de Malthus.

    A teoria reformista foi elaborada em resposta à teoria neomalthusiana. Segundo a teoria reformista, uma população jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento. Nos países desenvolvidos, onde o padrão de vida da população é alto, o controle da natalidade ocorre paralelamente à melhoria da qualidade de vida da população e espontaneamente, de uma geração para outra.

    #PMPR

  • REFORMISTA OU MARXISTA (XX/DEC.70), TEORIA DESENVOLVIMENTISTA. 

    -Qual é o problema? A pobreza/subdesenvolvimento causam as altas taxas de natalidade/rápido crescimento. 

    -Qual é a solução? O Estado vai fornecer políticas públicas, como saúde, educação, informação, e com isso eles farão o planejamento familiar de forma natural e resultará em um número menor de filhos. 


ID
3042058
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre as transformações na região Norte do Brasil, nos últimos anos.


I - A diversidade fronteiriça se estabelece pelas condições de acessibilidade viária, pelas redes de relações econômicas e pela densidade demográfica.

II - A implantação de hidroelétricas como a de Belo Monte e de unidades de exploração mineral de ferro promoveu, com a chegada de trabalhadores temporários, a intensificação de conflitos e impactos culturais.

III- A maior parte da população do Amazonas vive nas áreas rurais, o que implica desafios para o fortalecimento da economia do Estado.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D - Apenas I e II.

    Para quem n é assinante. para daqui a pouco me perguntarem o motivo de estar colocando só o gabarito.

  • Amazonas/População (2014)

    3,874 milhões

    1,793 milhão Manaus (2010)

    bom tem algo de errado , fui de E

  • Em todo o Brasil a população é predominantemente urbana(50% +1)


ID
3077383
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As projeções da Divisão de População da ONU, revisão 2017, confirmam que o crescimento demográfico mundial vai continuar forte na primeira metade do século XXI. Alguns países do mundo vão ser responsáveis pelo grande crescimento da população mundial, mesmo num quadro em que já há outros 83 países com taxas de fecundidade abaixo do nível de reposição (perfazendo 46% da população mundial).

(Disponível em: http://www.ufjf.br/ladem/2017/06/28/as-novas-projecoes-da-onu-sobre-a-populacao-brasileira-e-mundial-artigo-de-jo se-eustaquio-diniz-alves. Acesso em 22 out.2017)

O forte crescimento demográfico será responsabilidade, principalmente, dos países

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    Estima-se que, a partir de 2100, a Nigéria - caso continue nesse ritmo acelerado de crescimento populacional - ultrapasse a China e será o 1° país fora da Ásia da História a bater 1 bilhão de habitantes.

  • Geralmente, em países mais pobres a tendência é se ter mais filhos, pois as populações desses locais não têm acesso à anticoncepcionais e a educação sexual.... !!!!! Basicamente isso !!!

    GAB : E

  • Mas não são nos países mais pobres que a taxa de mortalidade também é grande?

  • Concordo com o colega Pedro Afonso, porém provavelmente a maioria dos países pobres do continente africano estão na fase 2 da transição demográfica. Sendo assim, possuem alta taxa de natalidade porém a taxa de mortalidade está decrescente, o que acarreta em um crescimento vegetativo acentuado.

  • As projeções da Divisão de População da ONU, revisão 2017, confirmam que o crescimento demográfico mundial vai continuar forte na primeira metade do século XXI. Alguns países do mundo vão ser responsáveis pelo grande crescimento da população mundial, mesmo num quadro em que já há outros 83 países com taxas de fecundidade abaixo do nível de reposição (perfazendo 46% da população mundial).

    (Disponível em: http://www.ufjf.br/ladem/2017/06/28/as-novas-projecoes-da-onu-sobre-a-populacao-brasileira-e-mundial-artigo-de-jo se-eustaquio-diniz-alves. Acesso em 22 out.2017)

    O forte crescimento demográfico será responsabilidade, principalmente, dos países

    (A) tutelados por organismos internacionais como a ONU. ERRADA ( Crescimento demográfico não está atrelado ao organismos internacionais como a ONU )

    (B) que atualmente vivem sérios conflitos. ERRADA ( Países que vivem em sérios conflitos não tende a ter um forte crescimento demográfico )

    (C) com forte presença de imigrantes e refugiados. ERRADA ( Países com auto índice de crescimento demográfico não tende ter forte presença de imigrantes e refugiados)

    (D) onde há, atualmente, estabilidade econômica. ERRADA ( Países com uma estabilidade econômica não ocorre forte crescimento demográfico, visto que, vem diminuindo a taxa de mortalidade e a taxa de fecundidade)

    (E) mais pobres da África e da Ásia. CERTA ( Países mais pobres há um forte crescimento demográfico, já que, existe uma grande falta de anticoncepcional e de informação a respeito)

    GAB. E


ID
3087082
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A densidade demográfica também é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • pop. relativa

  • Densidade Demográfica = População Relativa ou População Total.


ID
3087106
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O ciclo de evolução demográfica é amplamente utilizado para a compreensão da dinâmica do crescimento populacional.

Segundo esse modelo, o crescimento da população brasileira tende a se equilibrar à medida que:

Alternativas

ID
3111367
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre as principais pesquisas feitas pelo IBGE, encontra-se o Censo Demográfico, que é a operação realizada a cada:

Alternativas
Comentários
  • A cada 10 anos.

  • Letra B

    1 ano = 12 meses;

    1 decada = 10 anos;

    1 século = 100 anos;

    1 milênio = 1.000 anos.

  • GABARITO: LETRA B

    ↪ o Censo Demográfico, que é a operação realizada a cada 10 anos para contar a população e obter informações sobre as principais características dos habitantes e de seus domicílios. Além disso, verifica a sua distribuição territorial no país e a evolução de seu quantitativo ao longo do tempo.

    APOSTILA IBGE 2020.

  • LETRA B)

    O Censo Demográfico é a operação realizada a cada 10 anos para contar a população e obter informações sobre as principais características dos habitantes e de seus domicílios.


ID
3111373
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Qual o instrumento que reúne os conceitos, as definições, os procedimentos e as orientações necessárias ao desempenho das atividades de um recenseador e ao registro das informações?

Alternativas
Comentários
  • Manual do recenseador

  • Errei duas vezes afe! Essa é para não esquecer.

    Letra C

    Os Manuais do Recenseador e de Entrevista reúnem os conceitos, as definições, os procedimentos e as orientações necessárias ao desempenho de suas atividades e ao registro das informações

  • GABARITO: LETRA C

    ↪ Os Manuais do Recenseador e de Entrevista reúnem os conceitos, as definições, os procedimentos e as orientações necessárias ao desempenho de suas atividades e ao registro das informações. O treinamento do Recenseador é composto por outros materiais e recursos de formação, que também servem de suporte ao seu trabalho. Estes devem ser consultados sempre que necessário para garantir maior qualidade na coleta.

    APOSTILA IBGE 2020.

  • Vamos que vamos...#Ibgeavagaéminha

  • Questão 28) Qual o instrumento que reúne os conceitos, as definições, os procedimentos e as orientações necessárias ao desempenho das atividades de um recenseador e ao registro das informações?

    (A) Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) É o equipamento para registro e armazenamento das informações coletadas em campo. No DMC, podem-se acessar:Mapa do Setor Censitário (digital); Lista de Endereços;Questionários Básico e de Amostra ;Manual do Recenseador e de Entrevista. 

    (B) Mapa do setor censitário (em papel) O Mapa do Setor Censitário (em papel) é uma representação gráfica da área a ser recenseada. Em seu verso, consta a descrição de seus limites. Eventualmente, a representação do setor ganha elementos adicionais que facilitam a identificação de sua área (como a adição da área circundante).

    (C) Manual do Recenseador  Os  Manuais  do Recenseador  e de Entrevista reúnem  os  conceitos,  as definições,  os procedimentos  e as orientações necessárias  ao desempenho de suas atividades e ao registro  das informações.  O treinamento  do Recenseador  é composto por outros  materiais e recursos de formação, que também servem de suporte ao seu trabalho. Estes devem ser consultados sempre que  necessário para garantir maior qualidade na coleta.

    (D) Mapa do setor censitário digital - Recurso do DMC

    (E) Questionário básico - Recurso do DMC


ID
3111376
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Maria e Joana são recenseadoras. Maria perguntou a Joana se seu filho José poderia usar, no seu trabalho de escola, alguns dados da pesquisa realizada no censo demográfico, como nomes e endereços dos informantes. Joana deverá responder que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     Conduta do Recenseador –  Sigilo estatístico.

    É fundamental garantir o sigilo das informações tanto para os informantes quanto para o próprio instituto. O informante deve ser avisado de que essas informações só poderão ser utilizadas para fins estatísticos. 

    A Lei 5.534 /11/1968 assegura o sigilo dessas informações. 

    A violação do sigilo por servidores, agentes de pesquisa e Recenseadores do IBGE está sujeita a punição de acordo com as normas e a legislação. 

  • GABARITO: LETRA B

    É fundamental garantir o sigilo das informações obtidas pelo Censo Demográfico 2020 (e por quaisquer pesquisas oficiais) tanto para os informantes quanto para o próprio instituto. O informante deve ser avisado de que essas informações só poderão ser utilizadas para fins estatísticos.

    O IBGE não divulga os dados de nenhuma pesquisa, inclusive do Censo, que possam identificar o informante como nomes, telefones, etc.

    A “Lei 5.534”, de 14 de novembro de 1968 assegura o sigilo dessas informações.

    A violação do sigilo por servidores, agentes de pesquisa e Recenseadores do IBGE está sujeita a punição de acordo com as normas e a legislação.

    APOSTILA IBGE 2020.

  • Sigilo sempre :)

  • Dispõe sôbre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas e dá outras providências.

    Art. 1º Tôda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística

           Parágrafo único. As informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, e não poderão ser objeto de certidão, nem, em hipótese alguma, servirão de prova em processo administrativo, fiscal ou judicial, excetuado, apenas, no que resultar de infração a dispositivos desta lei.

  • GAB> B

    os dados, são sigilos não podem ser divulgados de forma alguma, sob pena de responde sobre tal fato.

    Pra cima, IBGE> 2021


ID
3111379
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A data de referência para o Censo Experimental 2019 é o dia:

Alternativas
Comentários
  • 31 de agosto de 2019

  • Censo 2020 a data refencia será : á meia noite do dia 31 de março para 1 de abril de 2020

  • A coleta do Censo Demográfico 2020 será realizada em todo o Brasil a partir do dia 1º de agosto de 2020, mas a data de referência do Censo Demográfico 2020 é a meia-noite de 31 de julho para 1º de agosto de 2020.

    FONTE: APOSTILA DO IBGE

  • E) 31 de agosto de 2019

  • resposta certa é 31 de agosto

ID
3111400
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em caso de resistência à prestação de informações ao IBGE, é necessário que o Recenseador consiga apresentar argumentos convincentes ao informante relutante. Entretanto, se mesmo assim a recusa persistir, o que o Recenseador deve fazer?

Alternativas
Comentários
  • Ninguém será obrigado a fazer ou a deixar de fazer, senão em virtude de lei.

  • Letra D

     Conduta do Recenseador -  Informantes resistentes.

     Deve comunicá-la ao Supervisor para receber novas orientações

  • GABARITO: LETRA D

    Em caso de resistência à prestação de informações ao IBGE, é necessário que o Recenseador consiga apresentar argumentos convincentes ao informante relutante. Exemplificamos dois argumentos importantes em seguida:

    Os dados do Censo são uma importante fonte de estatística entregue a toda a sociedade. E também para o próprio IBGE, que elabora estimativas úteis para a melhoria do País.

    As informações coletadas são utilizadas exclusivamente para fins estatísticos. O sigilo delas é garantido por lei. Além disso, os dados da pesquisa são divulgados de forma agregada, ou seja, de forma vinculada a um total (por soma dos valores de cada domicílio aos valores de outros domicílios) e não individualizada. Assim, o IBGE divulga apenas o valor total por setor censitário, nunca por domicílio. Por isso, em hipótese alguma, o sigilo dos dados individualizados será desrespeitado.

    Se, mesmo assim, a recusa persistir, o Recenseador deve comunicá-la ao Supervisor para receber novas orientações.

    APOSTILA IBGE 2020.


ID
3141499
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de transição demográfica e transição epidemiológica, no Brasil, configura-se por

Alternativas
Comentários
  • NÃO ENTENDI ESSA QUESTÃO !

  • Gab. B

  • A) Lenta transição demográfica, com manutenção das taxas de fertilidade e singela diminuição das taxas de mortalidade decorrente da ampliação das políticas públicas, e inversão epidemiológica, com a erradicação de condições infectocontagiosas e aumento da expectativa de vida. - O Brasil não apresenta uma lenta transição demográfica, e sim acelerada. Ocorre uma grande diminuição das taxas de mortalidade, e não há uma erradicação de condições infectocontagiosas, elas são prevalentes no país.

    B) Correta

    C) Acelerada transição demográfica, com aumento significativo da população com menos de 30 anos, e transição epidemiológica marcada por amplo processo de estabilização e enfrentamento das doenças crônicas associado a menor índice de episódios agudos. - No Brasil não se fala em aumento significativo de população menor de 30 anos, e sim de um aumento de idosos. Não há uma estabilização de doenças crônicas e sim um aumento delas.

    D) Inversão da pirâmide demográfica, com a base, representada por pessoas com menos de 30 anos, mais estreita que o topo, representado por pessoas com mais de 80 anos, e transição epidemiológica marcada pelo avanço das deficiências e condições crônicas de saúde, advindas do envelhecimento. - No Brasil as pessoas com menos de 30 anos não formam uma "estrutura" mais estreita que o topo (pessoas acima de 80 anos). Vive um processo que pode chegar a isso, mas ainda não é.

    E) Lenta transição demográfica, tendo o Brasil uma das menores projeções de envelhecimento do mundo, e lenta transição epidemiológica, com manutenção de altas taxas de episódios agudos e traumáticos e doenças infecciosas, com baixos índices de doenças crônicas. - Não apresenta lenta transição demográfica, não tem um dos menores projeções de envelhecimento (e sim alto) e não tem baixos indices de doenças crônicas, e sim alto.

  • Foi o motivo da nova reorganização da previdência, pois estamos numa transição de uma país que há décadas tinha elevada fertilidade, agora, não, porque diminuiu tanto a fertilidade, como aumentou a expectativa de vida, o qual ocorreu de forma rápida comparada a outros países. Com isso, entende-se que a única alternativa que corresponde é a B. Sobre as doenças caracterizada pela persistência de doenças infecciosas e desnutrição e pela escalada rápida das doenças crônicas. Autoexplicativo.

  • Basta ter o conhecimento que cada vez mais o país deixa de ser um "país de jovens", tendo em vista que as taxas de natalidade e fecundidade estão em declínio e a taxa de expectativa de vida está em aumento.

  • Pelas próprias questões de geografia, acreditava que a desnutrição já era quase nula e a obesidade vinha tomando maior proporção.

    Interessante.


ID
3165130
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O bônus demográfico é caracterizado pelo período em que, por causa da redução do número de filhos por mulher, a estrutura populacional fica favorável ao crescimento econômico. Isso acontece porque há proporcionalmente menos crianças na população, e o percentual de idosos ainda não é alto.

GOIS, A. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).


A ação estatal que contribui para o aproveitamento do bônus demográfico é o estímulo à

Alternativas
Comentários
  • Durante o painel do UNFPA, Natalia Kanem enfatizou que aproveitar o bônus demográfico não é uma tarefa automática. “Para colher o bônus demográfico, os governos precisam capacitar, educar e empregar seus jovens para contribuir significativamente não apenas para seu bem-estar econômico, mas também para suas famílias, comunidades e países”.

    Logo a alternativa C , qualificação da mão de obra, está correta

    https://www.fundacred.org.br/site/2019/03/28/chave-para-aproveitar-bonus-demografico-e-garantir-direito-dos-jovens-diz-unfpa/

  • a questão esta falando de um publico jovem trabalhador

    atração de imigrantes.( não faz sentido,pois os imigrante não dependem dessa premissa para migar )

    elevação da carga tributária.( não faz sentido, pois o texto não descreve algum tipo de crise economica)

    qualificação da mão de obra.( sim, claro, são a massa de trabalhadores, que geraram riqueza )

    admissão de exilados políticos.( essa não tem nem cabimento)

    concessão de aposentadorias.( se não tenho um publico alto de idoso, não preciso aumentar a concessão de aposentadorias)

  • O bônus ou janela demográfica é o momento em que se observa o maior percentual de PEA (População Economicamente Ativa) e proporcionalmente a menor de PEI (População Economicamente Inativa). Isso significa um ótimo momento para gerar riqueza no país pois existe um menor gasto com dependentes e para isso é necessário investir na qualificação de mão de obra a partir de universidades e institutos técnicos.

    Letra C

  • Aumento da PEA (Poupulacao economicamente ativa) -> proporcional à qualificacao de mao de obra, o que geraria profissionais bem instruídos

  • Era a pretensão do REUNI.

  • nível: médio GAB:c

    O bônus demográfico me dará um alto numero de pessoas na fase de produção , ou seja, PEA=população economicamente ativa, logo, a qualificação da mão de obra se torna o melhor estimulo para o aproveitamento desse grande contingente de pessoas que estão na sua fase de trabalho.


ID
3182821
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Crescimento urbano e urbanização são condições importantes dentro do aspecto da transformação do espaço social, entretanto esses conceitos são distintos no que se propõem. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta os conceitos de crescimento urbano e urbanização, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Crescimento Urbano -> Trata-se do crescimento da população e edificações urbana. Ex: Escolas, moradias, natalidade, etc.

    Urbanização -> Trata-se do aumento da população urbana em relação a rural. Ex: Êxodo rural, industrialização, etc.

    "Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo

  • urbanização = É o processo dr migração da população do campo para a cidade

    crescimento urbano = crescimento da população que mora na cidade

  • não é só pela natalidade, mas também pela imigração, questão maquiavélica!


ID
3215497
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).

Segundo as Categorias do índice de IDH, o Município de Várzea está na seguinte classificação:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Baixo – de 0,500 a 0,599.

  • B

    segundo o gabarito.


ID
3224962
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No contexto das teorias demográficas, a teoria malthusiana recebeu diversas refutações, a principal delas foi a marxista – ou reformista. A oposição desta nova teoria deslocava o problema populacional para:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Teoria Malthusiana

    -> O crescimento da população é em PG e a produção de alimentos em PA.

    -> Causa da miséria má distribuição entre a população e os alimentos

    -> A industrialização acelerava o processo

    Teoria Marxista

    -> O problema da miséria e pobreza era a desigualdade social

    -> A exploração das pessoas (proletariado)

    -> A industrialização um dos principais fatores

    -> Concentração de riqueza nas mãos de uma minoria

    "Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo

  • Gabarito: C

    Essa teoria é uma inversão das duas anteriores. Ela defende que é preciso enfrentar os problemas sociais e econômicos para que exista o controle espontâneo de natalidade.

    Não nos pergunte se somos capazesdê-nos a missão e a realizaremos...

  • As teorias alinhas com a marxista (ou reformista) não acreditavam que o excesso populacional, por si só, fosse o responsável pelas condições de miséria e pobreza em que as populações vivem.

    Por esta teoria, a origem dessa pobreza está nas desigualdades sociais, como a concentração de renda no contexto da produção capitalista.

    Gabarito: C


ID
3240994
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Um dos primeiros teóricos a estudar as relações entre a população e as leis do crescimento econômico foi Thomas Robert Malthus, no livro Essay on the Principle of Population, em 1978. Essa obra influenciou durante um século outros pensadores, inclusive Charles Darwin, criador da mais conhecida teoria da evolução biológica” (SCARLATO, 2011). Considere as formulações teóricas deixadas por Malthus, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Existe de uma tendência de a população crescer em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética.
( ) A produção de alimentos tende a acompanhar o crescimento da população, visto que esta tende a crescer em pequenas taxas anuais.
( ) O desenvolvimento de técnicas de produção agrícola tende a acelerar a produção de alimentos, o que poderia acabar com a fome no mundo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • V, F, F

    A Teoria Malthusiana ou malthusianismo é uma ideia sobre demografia que defende que a população cresce mais rápido do que a produção de alimentos. Esta ideia foi criada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1766-1834), no final do século XVIII, em plena Revolução Industrial. Antinatalista..


ID
3331435
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O mundo está passando por um dos melhores momentos demográficos de toda a história da humanidade. Isso se deve a um dos mais inopinados fenômenos sociais ocorridos na história da racionalidade humana: a transição demográfica. A transição demográfica, composta de três fases, começa com a queda das taxas de mortalidade e, depois de um certo tempo, prossegue com a queda das taxas de natalidade, o que provoca uma forte mudança na estrutura etária da pirâmide populacional”. (Adaptado).

Fonte: ALVES, J. E. D. A transição demográfica e a janela de oportunidade. São Paulo: Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, 2008.

Sobre a teoria da transição demográfica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A terceira fase da transição demográfica foi conquistada pela maioria dos países europeus no fim do século XX, é conhecido como estabilização demográfica.

  • Teoria da Transição Demográfica

    Autor:  Warren Thompson no fim da década de 1920 em contraposição à Teoria Demográfica de Malthus.

    1ª Fase (Pré-Transição)

    > Europa: surgimento das primeiras civilizações até o meio do século XVIII.

    > Brasil: o período Pré-Transição perdurou até a década de 1940.

    > Mundo: nenhum.

    2ª Fase (Explosão Demográfica)

    > Europa: fase da Revolução Industrial, quando avançaram a medicina e as condições de higiene da população, assim como a produção de alimentos. Além disso, intensificou-se a urbanização.

    > Brasil: anos 1950 (início queda mais acentuada de mortalidade) a 1970 (início da queda mais acentuada de natalidade).

    > Mundo: atualmente o Haiti e alguns países da África encontram-se nessa fase.

    3ª Fase (Redução no Crescimento Vegetativo)

    > Europa: aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, maior uso de métodos contraceptivos, realização de planejamento familiar.

    > Brasil: assim como a Índia, o México e outros países de industrialização tardia, o Brasil encontra-se nesta fase de transição demográfica.

    4ª Fase (Estabilização)

    > Europa: envelhecimento da população e redução do número de filhos por casal. Países como Noruega e Suécia encontram-se nessa fase.

    > Brasil: aproxima-se dessa fase

    > Mundo: o Japão já encontra-se nessa fase de transição demográfica.

    5ª Fase (Crescimento Vegetativo Negativo)

    > Fase não prevista por Thompson mas que encontra-se em vias de iniciar em alguns países, com crescimento vegetativo negativo.

  • EM MUITOS SITES FALAM QUE TEM 4 FASES,MAS JÁ ENCONTREI DUAS QUESTÕES COM BASE EM AUTORES QUE AFIRMAM QUE TEM SÓ 3:

    ESSA É A RESPOSTA DE UMA QUESTÃO QUE RESOLVI AQUI NO QCONCURSOS:

    FASE 1 -Também conhecida como pré-industrial, é marcada pelo equilíbrio demográfico resultante da ocorrência de baixos índices de crescimento vegetativo, em decorrência de elevadas taxas de natalidade e mortalidade.

    FASE 2 - Também denominada transicional, caracteriza-se por importantes mudanças. Redução das taxas de mortalidade e manutenção das taxas de natalidade elevada, apresentando-se uma redução mais lenta do que a mortalidade, fato que resultou em um crescimento populacional exagerado.

    FASE 3 - Também conhecida como evoluída, é a etapa em que a transição demográfica se completa, com a retomada do equilíbrio demográfico, agora apoiado em baixas taxas de natalidade e mortalidade.

  • A terceira fase da transição demográfica foi conquistada pela maioria dos países europeus no fim do século XX, é conhecido como estabilização demográfica. amigos, não seria a 4 fase da estabilização?

  • A terceira fase da transição demográfica foi conquistada pela maioria dos países europeus no fim do século XX, é conhecido como estabilização demográfica.

    -Achei meio estranha essa afirmação, pois na terceira fase a natalidade ainda é maior que a mortalidade (é só procurar o gráfico no google e comparar)

    -Acredito que ela tenha sido considerada correta pelo fato de na segunda fase a natalidade ainda ser muito alta e , por outro lado, na terceira ocorreu uma a drástica redução da natalidade gerando uma certa estabilização demográfica

    • Queda da natalidade: filho é custo, mulher no mercado de trabalho, métodos contraceptivos. 
    • Mortalidade estabiliza: desenvolvimento urbano. 

ID
3353092
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Simonésia - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A teoria de transição demográfica foi formulada a partir de 1929 e reformulada ao longo da década de 1940 em diferentes momentos posteriores. De acordo com os defensores dessa teoria, o crescimento populacional tende a se equilibrar no mundo, com a diminuição das taxas de natalidade e mortalidade, a partir de um processo dividido em três etapas, a saber: 1ª fase, 2ª fase e 3ª fase. Com base em seus conhecimentos, associe adequadamente as fases da transição demográfica às suas respectivas características.


1. 1ª fase.

2. 2ª fase.

3. 3ª fase.


( ) Também denominada transicional, caracteriza-se por importantes mudanças. Redução das taxas de mortalidade e manutenção das taxas de natalidade elevada, apresentando-se uma redução mais lenta do que a mortalidade, fato que resultou em um crescimento populacional exagerado.

( ) Também conhecida como evoluída, é a etapa em que a transição demográfica se completa, com a retomada do equilíbrio demográfico, agora apoiado em baixas taxas de natalidade e mortalidade.

( ) Também conhecida como pré-industrial, é marcada pelo equilíbrio demográfico resultante da ocorrência de baixos índices de crescimento vegetativo, em decorrência de elevadas taxas de natalidade e mortalidade.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • (2) Também denominada transicional, caracteriza-se por importantes mudanças. Redução das taxas de mortalidade e manutenção das taxas de natalidade elevada, apresentando-se uma redução mais lenta do que a mortalidade, fato que resultou em um crescimento populacional exagerado.

    (3) Também conhecida como evoluída, é a etapa em que a transição demográfica se completa, com a retomada do equilíbrio demográfico, agora apoiado em baixas taxas de natalidade e mortalidade.

    (1) Também conhecida como pré-industrial, é marcada pelo equilíbrio demográfico resultante da ocorrência de baixos índices de crescimento vegetativo, em decorrência de elevadas taxas de natalidade e mortalidade.

  • Vamos lá. O que é esta teoria:

    Entende-se por transição demográfica a teoria que se preocupa em compreender as transformações no crescimento demográfico natural ou vegetativo a partir das variações das taxas de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi elaborada pelo demógrafo estadunidense Frank Notestein, em 1929, sendo amplamente utilizada desde então para contestar a Teoria Demográfica Malthusiana.

    A teoria da transição demográfica basicamente analisa o crescimento populacional das sociedades, com foco na Europa e América do Norte, a partir do processo de industrialização. Antes da , as sociedades estavam condicionadas a passar por elevadas taxas de , que eram compensadas por uma igual mortalidade populacional.

    Fase 01 – Regime demográfico clássico: taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.

    Fase 02 – Explosão demográfica: taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.

    Fase 03 – Transição demográfica: queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.

    Fase 04 – Regime demográfico moderno: estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade; envelhecimento da população.

    EM MUITOS SITES FALAM QUE TEM 4 FASES,MAS JÁ ENCONTREI DUAS QUESTÕES COM BASE EM AUTORES QUE AFIRMAM QUE TEM SÓ 3:

    FASE 1 -Também conhecida como pré-industrial, é marcada pelo equilíbrio demográfico resultante da ocorrência de baixos índices de crescimento vegetativo, em decorrência de elevadas taxas de natalidade e mortalidade.

    FASE 2 - Também denominada transicional, caracteriza-se por importantes mudanças. Redução das taxas de mortalidade e manutenção das taxas de natalidade elevada, apresentando-se uma redução mais lenta do que a mortalidade, fato que resultou em um crescimento populacional exagerado.

    FASE 3 - Também conhecida como evoluída, é a etapa em que a transição demográfica se completa, com a retomada do equilíbrio demográfico, agora apoiado em baixas taxas de natalidade e mortalidade.

    #PMPR

  • 1 fase pré-industrial

    2 fase de transição

    3 fase industrial

    4 fase pós- industrial

  • 1 fase pré-industrial

    2 fase de transição

    3 fase industrial

    4 fase pós- industrial

  • 1 fase pré-industrial

    2 fase de transição

    3 fase industrial

    4 fase pós- industrial


ID
3441322
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Finalmente, depois de muito tempo confinados às esferas técnicas e acadêmicas, no âmbito dos órgãos de Planejamento Público e universidades, os Indicadores Sociais passaram a integrar o vocabulário corrente dos agentes políticos responsáveis, em última instância, pela definição das prioridades das políticas sociais e alocação dos recursos públicos. Os Indicadores Sociais deixaram de figurar apenas nos diagnósticos e relatórios governamentais ganhando um papel mais relevante nas arenas de discussão político-social da sociedade brasileira nesta virada de século”.


(JANUZZI, P. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fonte de dados e aplicações. São Paulo: Alínea, 2006.)


Com base no texto, em seus conhecimentos sobre Indicadores Sociais e, reconhecendo a importância destes para o entendimento da realidade brasileira, identifique a que indicador se referem as definições a seguir .


_______________: estabelece os parâmetros básicos para dimensionamento da população futura, consumidora de bens e serviços – públicos e privados – e dos públicos-alvo das políticas sociais.


_______________: é calculada como uma função da razão entre os quantitativos populacionais em dois momentos (tn e t1), e é expressa em termos de % ao ano.


_______________: mede a parcela da população nacional ou regional que reside em áreas urbanas, e portanto, em tese, com maior acessibilidade aos bens públicos, serviços básicos de infraestrutura urbana e serviços sociais.


_______________: tem sido empregada tradicionalmente como um indicador social representativo das condições gerais de vida ou saúde prevalecentes em uma região ou segmento populacional.


_______________: número médio de anos que se espera que um recém-nascido possa viver em uma dada sociedade, considerando as probabilidades de sobrevivência registradas no momento presente para cada faixa etária.


_______________: corresponde ao coeficiente da PEA pela PIA, isto é, à proporção de indivíduos ocupados ou que buscam trabalho dentre a mão-de-obra potencialmente disponível para a atividade econômica.



Assinale a alternativa que corresponde a esses indicadores, na ordem em que aparecem:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Taxa de Natalidade; Taxa de Crescimento Demográfico; Taxa de Urbanização; Taxa de Mortalidade Infantil; Esperança de Vida ao Nascer; Taxa de Participação.


ID
3543625
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Ituporanga - SC
Ano
2009
Disciplina
Geografia
Assuntos

A análise de dados demográficos e sua comparação com dados socioeconômicos permitem aos dirigentes de um Estado o conhecimento da realidade quantitativa e qualitativa da população e a elaboração de medidas de ordem prática, como por exemplo, traçar planos e estratégias ou desenvolver um planejamento de interesse social.


Relacione a coluna 2 com a coluna 1 abaixo:

Coluna 1

I. população absoluta

II. população relativa

III. superpovoamento

IV. recenseamento

V. crescimento vegetativo

Coluna 2

( ) é a relação entre o número de habitantes e a área do território onde eles se distribuem.

( ) é a coleta periódica de dados estatísticos dos habitantes de um determinado lugar, país ou cidade.

( ) é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

( ) é o descompasso das condições socioeconômicas da população em relação à área ocupada.

( ) é o número total de habitantes de um lugar, país, cidade ou região.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, assinalada de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • população relativa é a relação entre o número de habitantes e a área do território onde eles se distribuem.

    recenseamento é a coleta periódica de dados estatísticos dos habitantes de um determinado lugar, país ou cidade.

    crescimento vegetativo é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

    superpovoamento é o descompasso das condições socioeconômicas da população em relação à área ocupada.

    população absoluta é o número total de habitantes de um lugar, país, cidade ou região.


ID
3609847
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com Januzzi (2006) qualquer ação analítica ou reflexiva sobre a estrutura populacional e as políticas públicas para atendimento de suas demandas deve compreender uma classificação bastante relevante para análise e formulação das políticas, que é a diferenciação entre indicador-insumo; indicador-produto e indicador processo. Tendo em vista a relevância destes conceitos para os estudos populacionais e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre o conceito (1, 2 3) e sua respectiva definição (A, B, C).


1 Indicador-insumo
2. Indicador-produto
3. Indicador processo



A – Corresponde às medidas associadas à disponibilidade de recursos humanos, financeiros ou equipamentos alocados para um processo ou programa que afeta uma das dimensões da realidade social.

B – É aquele mais propriamente vinculado às dimensões empíricas da realidade social, referido às variáveis resultantes de processos sociais complexos, como a esperança de vida ao nascer, proporção de crianças fora da escola ou nível de pobreza.

C – É um indicador intermediário, que traduz em medidas quantitativas o esforço operacional de alocação de recursos humanos, físicos ou financeiros para a obtenção de melhorias efetivas de bem-estar, como número de consultas pediátricas por mês ou ainda homens-hora dedicados a um programa social.


Está correta a alternativa com a seguinte relação:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E). Porém, Discordo da 2-B.


ID
3640156
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de São Bernardo - MA
Ano
2017
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em sala de aula, através dos dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Professor poderá trabalhar a densidade demográfica do Estado do Maranhão, comparando- o com os demais Estados e analisando seus aspectos. E, para execução de tal ação educativa, o Professor poderá afirmar que, de acordo com dados de 2010 do IBGE, a densidade demográfica do Estado do Maranhão é a seguinte: 

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    A densidade demográfica (população relativa) do Maranhão é de 19,8 habitantes por quilômetro quadrado.

    Fonte: WKP.


ID
3662632
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2018
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais impactos decorrentes da chamada “transição demográfica” consiste 

Alternativas
Comentários
  • B B

    no bônus demográfico.

    Por quê?

  • também fui de testa na D piázada, mas leiam e interpretem o enunciado, "impactos"

    a transição demográfica (baixa fecundidade e mortalidade e alta expectativa de vida), impacta intimamente no bonus demográfico, visto q a partir de menos de 1,1 filhos por mulher ja afeta na população oq fica limitada a reprodução dos futuros gurizin, sacou?

    completando um pouco... se no enunciado tivesse "afeta" no lugar do "impactos"

    daí sim, poderíamos citar a estabilização da mortalidade e baixa fecundidade!

    agr caso a pergunta fosse "quais as consequências a transição demografica traz"

    daí citaríamos a expectativa de vida ou aumento da longevidade como a assertiva traz.

    espero ter ajudado :), bons estudos!

  • fui igual louco na letra D

  • O QUE É TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA?

    • Mudança do perfil demográfico de um país, explicado através da "teoria de transição demográfica"
    • Segunda essa teoria a transição demográfica descreve os processos de crescimento da população de um país;

    FASES

    Fase 01 – Regime demográfico clássico pré-industrial :

    • taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.

    Fase 02 – Explosão demográfica:

    • taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.

    Fase 03 – Desaceleração Demográfica:

    • queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.

    Fase 04 – Estabilização:

    • estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade; população velha

    O QUE É BÔNUS DEMOGRÁFICO?

    • Quando a população economicamente ativa é superior a inativa, isto é, tem muita mão de obra e consequentemente mais pessoas para pagar impostos. Isso é considerado um "bônus" para o país, visto que uma série de fatores contribuem para o crescimento econômico;
    • Como há muita mão de obra os salários diminuem o que favorece a chegada de grandes empresas no país;
    • Além disso favorece investimentos externos, por que o mercado consumidor também é maior;
    • O estado recebe mais imposto;
    • Aumento na concorrência no mercado de trabalho e concursos: alô concorrentes!
    • É o melhor momento para o país crescer e se tornar uma nação consolidada.


ID
3680812
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2009
Disciplina
Geografia
Assuntos

A população de um país aumenta (ou eventualmente diminui) mediante dois processos: a diferença entre o número de pessoas que entraram (imigrantes) e o das que saíram (emigrantes); e a diferença entre os índices de natalidade e os de mortalidade, que é o crescimento natural ou vegetativo. No caso da população brasileira podemos afirmar: Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Apesar da pobreza dos meios disponíveis, 10.112.061 habitantes foram recenseados em 1872, em todas as províncias, e a sua distribuição se fez segundo a cor, o sexo, o estado de livres ou escravos, o estado civil, a nacionalidade, a ocupação e a religião.

    Em 2000, mesmo ano de realização da coleta de dados, precisamente no dia 21 de dezembro, foram divulgados os resultados preliminares do universo, num evento em Brasília que reuniu o presidente da República, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o presidente do IBGE.

    Os resultados definitivos do universo foram lançados em dezembro de 2001. A publicação apresentou informações que mostraram como os 169.799.170 habitantes estavam distribuídos segundo sexo e situação do domicílio (urbano ou rural). No dia 20 de dezembro de 2002, o IBGE divulgou os Primeiros Resultados da Amostra do Censo Demográfico 2000, com um apanhado geral das informações levantadas a partir dos questionários da amostra

    Fonte:IBGE

    No Brasil, o responsável pelos censos demográficos é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), desde 1936, quando o instituto foi criado, realizando em média a cada dez anos o Censo Demográfico. O primeiro censo foi realizado no ano de 1872, seguido pelos de 1890, 1900 e 1920.

    Os censos demográficos são planejados para serem executados nos anos de finais zero, ou seja, a cada dez anos. Desta forma o último censo realizado no Brasil foi no ano de 2010. No intervalo entre dois censos demográficos, realiza-se a contagem de população. Todavia, por questões orçamentárias e financeiras, a contagem planejada para 2005 só foi concretizada em 2007, realizando-se simultaneamente ao Censo Agropecuário.

  • Ocorreram 12 recenseamentos desde 1872, não 15


ID
3696925
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Joaquim Pires - PI
Ano
2019
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os últimos recenseamentos do IBGE comprovam que a expectativa de vida dos brasileiros teve 

Alternativas
Comentários
  • expectativa de vida dos brasileiros aumentou em 3 meses e 4 dias, de 2017 para 2018, alcançando 76,3 anos. Desde 1940, já são 30,8 anos a mais que se espera que a população viva. Os dados são das Tábuas Completas de Mortalidade, divulgadas hoje pelo IBGE

    Fonte : Censo 2020

  • 3 meses e 4 dias tempo suficiente para mudar muito sua vida. acreditem


ID
3732337
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Muitos países apresentam uma população menor do que a do Brasil, ou seja, são menos populosos, mas, ao mesmo tempo, são mais povoados, por constituírem territórios bem menores do que o brasileiro. Para calcular a densidade demográfica de uma localidade, basta:

Alternativas
Comentários
  • Basta dividir o número de habitantes pela área em quilômetros quadrados (Hab/Km²)

    GAB A

  • gabarito letra A

    ➡ População absoluta: total de habitantes de um lugar (cidade, região , país , continente, mundo), considerando-se tanto os que vivem no campo quanto nas cidades é o que determina se um país é Populoso

    ➡ População relativa: Conjunto de pessoas considerando segundo sua distribuição sobre a área de referência. Sua expressão mais usual é a densidade demográfica (hab/ km²).determina se o país é Povoado. basta dividir o número de habitantes pela extensão do território

    - As áreas com grandes concentrações demográficas são chamadas de “densamente povoadas” ( mais de 100 hab/ km²).

    - Em contrapartida, há áreas com baixíssima densidade demográfica ( Até menos de 1hab/ km²).

    o brasil é um pais populoso mas pouco povoado

    bons estudos

    discas no insta: https://www.instagram.com/concurseiro_pmpr/


ID
3734380
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Quaraí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em teorias do estudo em Demografia, o número de nascidos-vivos que nascem a cada mil habitantes em um ano, em uma determinada área, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Taxa de natalidade (TN) indica o número de nascimentos por mil habitantes no período de um ano.

    Taxa de mortalidade (TM) corresponde ao número de óbitos anuais por mil habitantes.

    Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data.

    A diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade é chamada de crescimento vegetativo (CV).

    GAB C

  • crescimento vegetativo=tn-tm

    taxa natalidade= nascidos em grupo de mil habitantes

    taxa mortalidade= mortos em grupo de mil habitantes

    taxa de fecundidade= nª de filhos por mulher de 15 a 49 anos

  • Taxa de natalidade = taxa bruta de natalidade.

    È o número de nascidos-vivos que nascem a cada mil habitantes em um ano, em uma determinada área


ID
3768208
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O planejamento territorial é um processo formado por etapas que obedecem a uma ordem lógica para se alcançar o conhecimento do espaço a ser trabalhado, dando suporte a formulações de ações específicas para a intervenção no espaço.

Nesse sentido, analise as etapas a seguir.
I. Identificar e descrever a ordenação geopolítica e administrativa da região objeto de estudo.
II. Proceder o inventário dos recursos ambientais, culturais, artificiais etc.
III. Traçar o perfil socioeconômico da região objeto de estudo.
IV. Acionar os instrumentos de marketing, ou seja, proceder a campanha publicitária.

São etapas do processo de conhecimento do espaço turístico a ser planejado os itens:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B


ID
3783958
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O crescimento demográfico está ligado a dois fatores: crescimento natural ou vegetativo, que corresponde à diferença entre nascimento e óbitos verificada numa população, e a taxa de migração, que é a diferença entre a entrada e a saída de pessoas de um território.
Em relação ao crescimento demográfico, analise as afirmativas abaixo.

I - Pelo princípio malthusiano, a população tenderia sempre a crescer mais do que os meios de subsistência, tornando a fome e a miséria uma realidade inexorável (PG x PA). Uma alternativa lógica para se evitar o desastre populacional seria o controle da natalidade por meio do uso de métodos contraceptivos, aborto, abstinência sexual no casamento etc.

II - Os avanços da medicina, as medidas de avanço da higiene pública e a melhoria do padrão de vida da população possibilitaram uma forte redução da taxa bruta de mortalidade em todo o mundo. Para os neomaethusianos, a queda da mortalidade não tem efeito se não for seguida da redução da taxa de fecundidade, pois impediria o crescimento econômico do país. Por isso, a solução seria o controle da fecundidade, por meio de métodos contraceptivos e esterilização em massa.

III - Uma das consequências da queda da fecundidade brasileira são taxas de crescimento diferenciadas dos vários grupos etários, com taxas menores para os grupos mais jovens. Isto tem resultado numa diminuição do peso da população jovem no país e num aumento da importância do segmento idoso. Esta tendência é chamada de envelhecimento populacional, pois se dá em detrimento da diminuição do peso da população jovem no total, o que acarreta também um aumento da idade média e mediana da população.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não há registros de que havia métodos contraceptivos em meados do séc. XVIII, período da primeira revolução industrial, cujos impactos levaram Malthus a criar sua teoria, na qual se mediava a sujeição moral, ou seja, a própria população deveria adotar uma postura de privação voluntária dos desejos sexuais com o objetivo de reduzir a natalidade, equilibrando, assim, o crescimento demográfico, possibilitando a expansão da produção de alimentos

  • GAB D) II e III são verdadeiras.

    ERRO: I - Pelo princípio malthusiano, a população tenderia sempre a crescer mais do que os meios de subsistência, tornando a fome e a miséria uma realidade inexorável (PG x PA). Uma alternativa lógica para se evitar o desastre populacional seria o controle da natalidade por meio do uso de métodos contraceptivos, aborto, abstinência sexual no casamento etc.

    -Malthus tinha um viés religioso da igreja anglicana (era pastor) e com isso sugeriu para diminuir a população a: 

    • SUJEIÇÃO MORAL (abstinência sexual e casamento tardio- PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA).
    • OBS:NÃO ERA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS AINDA, pois ele era contra. 

  • Pelo princípio Neomalthusiano a população cresce mais, e no futuro uma crise de demanda alimentar iria acontecer


ID
3786715
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as teorias Malthusiana e a Neomalthusiana, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A)a teoria Malthusiana afirmava que a população crescia em progressão geométrica e a Neomalthusiana postulava que o crescimento populacional estacionaria no final de século XIX. ERRADA

    -A teoria malthusiana afirmava que a população crescia em PG e a produção de alimento em PA.

    -A neomalthusiana afirmava que o rápido crescimento populacional levaria à miséria. Não tinha relação com cresimento estacionário.

    --------------------------------------------

    B)a teoria Malthusiana defendia o emprego da tecnologia como solução para amenizar a fome no mundo, enquanto a Neomalthusiana não considerava o papel da tecnologia na produção de alimentos. ERRADA

    -A malthusiana defendia o emprego da sujeição moral, ou seja, abstinência sexual e casamento tardio.

    --------------------------------------------

    C)ambas propunham o controle da natalidade através do emprego de preservativos e de pílulas anticoncepcionais. ERRADA

    -a neo quer que o Estado introduza métodos anticoncepcionais  

    -Malthus é as pessoas que vão praticar a abstinência sexual, ou seja, sem a intervenção estatal. Além disso, Malthus por ter um viés religioso não apoiava o uso de anticoncepcionais. 

    --------------------------------------------

    D)embora as duas teorias fossem antinatalistas, os neomalthusianos defendiam o controle da natalidade

    preponderantemente nos países subdesenvolvidos, e os malthusianos propunham um mecanismo chamado sujeição moral. CORRETA

    -Por qual motivo nos países subdesenvolvidos? porque eles são responsáveis pelo rápido crescimento populacional.

    -Como seria feito esse controle? Impôs políticas de controle populacional: 

    1)Métodos contraceptivos,  

    2)Planejamento familiar,  

    3)Esterilização nos países subdesenvolvidos. 

    -E o que isso mudaria nos países subdesenvolvidos?   há menos pessoas para o Estado cuidar, então, a distribuição de renda será melhor

    EXEMPLO:

    1)Há mil reais e 5 pessoas, logo, será 200 para cada

    2)Há mil reais e 2 pessoas, logo, será 500 para cada

    -O que era a sujeição moral? abstinência sexual e casamento tardio- PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA.

    --------------------------------------------

    E)também chamados alarmistas, os malthusianos afirmavam que a solução para conter a miséria do mundo seria a abstinência sexual e o desenvolvimento de tecnologias para o melhoramento genético. ERRADA

    -Não falavam em tecnologias de melhoramento genético


ID
3786736
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Responder a questão com base nas afirmações que tratam da demografia e da ocupação do espaço brasileiro.

I. A população brasileira apresenta alto grau de movimentação interna, sendo a Região Norte a de maior repulsão populacional.

II. A ocupação do sul do Brasil, nas chamadas áreas de colonização com etnias europeias, apresenta uma organização baseada na pequena propriedade de base familiar, contrastando com os latifúndios monocultores do Nordeste.

III. O índice de fertilidade relativo ao número de filhos por mulheres entre 15 e 49 anos tem aumentado sistematicamente nas duas últimas décadas.

IV. A crise econômica mundial que teve início em setembro de 2008 dificulta a vida de muitos brasileiros emigrantes, provocando um movimento de retorno ao Brasil.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
3791236
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere o texto sobre a dinâmica demográfica no Brasil.


Um aspecto demográfico da população brasileira que vem se tornando cada vez mais preocupante é o aumento das mortes por causas violentas, como assassinatos e acidentes automobilísticos decorrentes de excesso de velocidade, imprudência ou uso de drogas. Isso provoca impactos negativos na distribuição da população. Segundo o IBGE, se não ocorressem mortes prematuras da população masculina, a esperança de vida média dos brasileiros seria maior em dois ou três anos.


MOREIRA, J.; SENE, E. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2017, p. 163. Adaptado.


Um impacto negativo decorrente do aspecto demográfico comentado é

Alternativas
Comentários
  • Por vários fatores (como os apontados no texto), os homens, em geral, morrem mais cedo que as mulheres, fazendo com que a expectativa de vida masculina seja mais baixa.


ID
3795325
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No final do século XVIII, o economista inglês Thomas Malthus escreveu um livro, no qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos.

Segundo Malthus,

Alternativas
Comentários
  • a)o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam.

    -Quem dizia isso era a teoria reformista ou também chamada de marxista.

    ----------------------------------------

    B)o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.

    Acredito que o erro aqui esteja na palavra irreversíveis, pois Malthus dizia que, com a população crescendo em PG e os alimentos em PA, os recursos naturais da terra se esgotariam em pouco tempo, porque faltaria terras e aos poucos elas diminuiriam sua capacidade de produção. 

    ----------------------------------------

    c)o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza.

    O examinador quis fazer confusão com a neomalthusiana:

    A miséria e a pobreza são consequências do crescimento acelerado nos países subdesenvolvidos, isso faz parte da teoria neomalthusiana. Ou seja: o rápido crescimento causa a miséria nos países subdesenvolvidos.

    ----------------------------------------

    D)o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética. CORRETA

    ----------------------------------------

    E)o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.

    -Por qual motivo eles deixariam de lados o investimentos produtivos? ERRADO

  • Teoria Malthusiana, responsável por dizer que a população precisaria de um controle: guerras, epidemias e et, pois chegaria uma hora que seu crescimento não acompanharia a produção de alimentos


ID
3801574
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Mudanças no perfil demográfico ocorreram no período pós-Segunda Guerra Mundial, em todo o mundo, ocasionada pelo aumento do crescimento vegetativo dos países.

Considerando-se a informação e os conhecimentos sobre o crescimento demográfico mundial no período supracitado, é correto afirmar que as causas dessa mudança no comportamento vegetativo dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos são, respectivamente,

Alternativas

ID
3804940
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os mais importantes componentes da chamada dinâmica demográfica de um país são representados pelas variáveis fecundidade, natalidade e expectativa média de vida.

Alternativas

ID
3811450
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a dinâmica do espaço populacional, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
3811453
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É um dos indicadores demográficos que mais alterações sofreu no pós-guerra [1939-1945]. Ela se diferencia de país para país, dependendo, sobretudo, de particularidades do crescimento vegetativo e da natureza dos processos migratórios, sendo que as guerras também exercem uma grande influência. Por sua vez, influi sobre os outros indicadores demográficos, como a mortalidade e a natalidade, além de determinar o encargo econômico e a disponibilidade de mão de obra. Ainda, é de grande relevância na elaboração de planos socioeconômicos mais consistentes. (COIMBRA; ARNALDO, 1995, p. 117).

O texto retrata as características comuns da estrutura da população e se refere

Alternativas

ID
3813769
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Taxa de fecundidade total – Brasil – 2000 a 2015

A taxa de fecundidade no Brasil vem caindo progressivamente conforme pode ser comprovado pela tabela do IBGE.

Taxa de fecundidade total
2000 2,39
2001 2,32
2002 2,26
2003 2,20
2004 2,14
2005 2,09
2006 2,04
2007 1,99
2008 1,95
2009 1,91
2010 1,87
2011 1,83
2012 1,80
2013 1,77
2014 1,74
2015 1,72

Fonte: IBGE, Projeção da População do Brasil - 2013.

NÃO pode ser considerada causa dessa queda:

Alternativas

ID
3814648
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para explicar o ritmo de crescimento e envelhecimento da população, foi criado em 1920 o Modelo de Transição Demográfica, que classifica o comportamento demográfico em quatro fases. Considerando o exposto, assinale a alternativa que contém a principal razão que influencia nos índices demográficos de uma nação.

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento econômico.Visto que países mais desenvolvidos estão em estágios de transição demográfica mais avançados e já passaram por estágios que os países em desenvolvimento estão passando.

  • GABARITO LETRA A- Desenvolvimento econômico.

    EXEMPLO DISSO:

    1. Na primeira fase, chamada de pré-transição/pré-industrial, a mortalidade e a natalidade eram altas.
    2. Para que a mortalidade e natalidade melhorasse na segunda fase, chamada de início da transição/industrial, foi preciso da capital (DESENVOLVIMENTO ECONOMICO), pois a fim de que a mortalidade caia, ocorreu acesso à saneamento básico, medicina (revolução médico sanitário), melhorias sociais, na saúde e na educação. Para isso é preciso de dinheiro.

ID
3814714
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A distribuição desigual da população na superfície terrestre leva à existência de regiões densamente povoadas e de regiões subpovoadas. São exemplos de áreas densamente povoadas:

Alternativas

ID
3815656
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto e responda:

Segundo pesquisa do IBGE, a proporção de famílias formadas por casais sem filhos cresceu 33% no Brasil entre 2004 e 2013. Ao longo desse período, houve queda de 13,7% na proporção dos casais com filhos (de 50,9% para 43,9%). Já o número de casais sem herdeiros cresceu de 14,6% para 19,4%. Em 2013, um em cada cinco casais brasileiros não tinha filhos, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais 2014.

A tendência de queda no número da taxa de natalidade não é nova. O número de filhos por mulher vem se reduzindo desde a década de 1960, a exemplo do que ocorreu também em vários outros países. Se em 1970 as brasileiras tinham, em média, 5,8 filhos, hoje esse número não chega a 2. O número de nascimentos caiu 13,3% entre 2000 e 2012, quando o número de filhos por mulher foi de 1,77 - contra 2,29 em relação ao período anterior.

(Texto adaptado. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/17/politica/1424196059_041074.html>. Acesso em: 05 ago. 2018.)

As mudanças verificadas no Brasil, apresentadas na reportagem, ocasionam qual comportamento demográfico?

Alternativas
Comentários
  • Taxa de fecundidade é o número médio de filhos que as mulheres possuem até o fim do período fértil. Prestando mínima atenção ao texto, percebe-se que é falado sobre o fenômeno atual das mulheres terem cada vez menos filhos, levando à alternativa c) Redução da taxa de natalidade.


ID
3820474
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 1798, o pastor, economista e demógrafo Thomas Malthus publicou seu famoso “Ensaio Sobre a Lei da População”. Nesta obra, ele postula a ideia de que a população cresce em progressão geométrica e a produção dos meios de subsistência cresce em progressão aritmética. E esta lei é natural, divina. E ela é, sobretudo, aplicável aos pobres. Sobre isto Malthus afirma:

“Se a proporção entre o crescimento natural da população e dos meios de subsistência há muito que ocorreu e se essa oscilação necessária, essa causa permanente de uma miséria periódica sempre existiu desde que a humanidade tem uma história, ela existe agora e existirá sempre, a menos que ocorra uma mudança decisiva na constituição física de nossa natureza”.
DUPUY, G. & POURSIN, J. M. Malthus. São Paulo: Cultrix, 1975, p. 30.

Logo após a segunda Guerra Mundial, uma atualização da concepção de Malthus começou a ser desenvolvida, mas agora ela era direcionada não à pobreza em geral, mas sim aos países de “terceiro mundo”. Esta concepção ficou conhecida como neomalthusianismo. Observe a citação a seguir de Eugene Black, um autor neomalthusiano:

“Há três anos e meio, disse nas Nações Unidas: ´devo ser franco: o aumento da população ameaça anular todos os nossos esforços para elevar os níveis de vida de muitos países mais pobres. A menos que se possa restringir o aumento da população, ver-nosemos forçados a desistir por esta geração de nossas esperanças de progresso econômico`”.
IVAN, J. & GALLO, H. O mito da explosão demográfica. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1970, p. 40.

Com base nas afirmações acima e em seus conhecimentos sobre a Geografia da População, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3821263
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em conjunto com as grandes transformações econômicas, políticas e sociais do final do século XVIII e início do XIX, surgiram várias teorias e doutrinas que buscavam justificar, regular ou reformar a ordem capitalista burguesa. Uma dessas teorias foi a de Thomas Malthus (1766-1834). Em 1798, em sua obra Ensaio sobre a População, ele defendia uma série de teorias afirmando a importância do controle da natalidade, em que o bem estar populacional estaria intimamente relacionado com o controle do crescimento demográfico do planeta. Malthus defendia que o crescimento desordenado acarretaria na falta de recursos alimentícios para a população, gerando, como consequência, a fome.

Tomando como base o que foi dito no texto acima, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA D- Para Malthus, a pobreza e o sofrimento eram inerentes à sociedade humana e, as guerras e as epidemias ajudariam no equilíbrio entre produção e população. Além disso, era preciso conter os nascimentos, limitar a assistência aos pobres, o que desestimularia o aumento da população.

    COMPLEMENTO:

    -Como ele ia conter os nascimentos

    1)Malthus tinha um viés religioso da igreja anglicana (era pastor) e com isso sugeriu para diminuir a população a: 

    -SUJEIÇÃO MORAL (abstinência sexual e casamento tardio- PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA). OBS:NÃO ERA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS AINDA, pois ele era contra. 

    -Considerada uma teoria elitista, pois só poderia ter filho quem tinha dinheiro. 

    2)A diferença para a neomalthusiana:  

    -a neo quer que o Estado introduza métodos anticoncepcionais  

    -Malthus é as pessoas que vão praticar a abstinência, ou seja, sem a intervenção estatal. 


ID
3844825
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O Japão é um dos países mais povoados do mundo, com uma área de 372.812 Km² e uma população de 127,9 milhões de habitantes” (Dados da ONU-2012). A definição de país povoado nos remete a um conceito geodemográfico de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    A)População relativa(densidade): habitantes / km2  (povoado). 

    • Fatores para a desigualdade na distribuição: naturais, históricos e socioeconômicos. 
    • Brasil em ordem de primeiro a quinto: sudeste, nordeste, sul, centro oeste, norte. 

    -----------------------------

    D)População absoluta: quantidade de pessoas em espaço (populoso). 

    • Mundiais: China, Índia, EUA, Indonésia, Brasil. 
    • Brasil em ordem: sudeste, sul, nordeste, centro oeste, norte. (populoso, mas não povoado). 
    • 1-SP; 2- MG; 3- RJ; 4- BAHIA; 5- PR

    -----------------------------

    C)Crescimento vegetativo: taxa de natalidade - taxa de mortalidade. (MENOS)

    • É o ritmo de crescimento da população, positivo ou negativo (Brasil é positivo, porém lento.) 

    -----------------------------

     D) Transição demográfica: as mudanças nos patamares de natalidade e mortalidade em fases cíclicas 


ID
3867640
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta com relação à Teoria Demográfica NEOMALTHUSIANA:

I- A teoria demográfica neomalthusiana não propõem programas de controle da natalidade nos países subdesenvolvidos, embora haja um investimento de grande porte na disseminação da utilização de métodos anticoncepcionais.

II- Uma população jovem numerosa, resultante das elevadas taxas de natalidade verificadas em quase todos os países subdesenvolvidos, não necessita de grandes investimentos sociais em educação e saúde.

III- O crescimento populacional não é o responsável pela ocorrência da miséria e sim, o crescimento econômico capitalista referente ao consumo de alimentos.

IV- Quanto maior o número de habitantes de um país, menor a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribuído pelos agentes econômicos, segundo a nova teoria.

Está(ão) INCORRETAS(s):

Alternativas
Comentários
  • Teoria Neomalthusiana defende o controle do crescimento populacional para conter o avanço da miséria nos países subdesenvolvidos.

  • - O rápido crescimento populacional seria um obstáculo ao

    desenvolvimento econômico;

    - Existiriam áreas superpovoadas, onde os problemas como

    a fome e a pobreza estariam ligados às elevadas taxas de

    natalidades.

  • Alguém sabe me explicar porque a 2 está errada? Eu já ouvi essa citação na teoria reformista.

  • II- Uma população jovem numerosa, resultante das elevadas taxas de natalidade verificadas em quase todos os países subdesenvolvidos, não necessita de grandes investimentos sociais em educação e saúde.

    Ela necessita sim dos pilares da educação e saúde.

  • A questão pede Patrick , sobre a teoria Neomalthusiana.

  • I- A teoria demográfica neomalthusiana não propõem programas de controle da natalidade nos países subdesenvolvidos, embora haja um investimento de grande porte na disseminação da utilização de métodos anticoncepcionais.

    II- Uma população jovem numerosa, resultante das elevadas taxas de natalidade verificadas em quase todos os países subdesenvolvidos, não necessita de grandes investimentos sociais em educação e saúde.

    III- O crescimento populacional não é o responsável pela ocorrência da miséria e sim, o crescimento econômico capitalista referente ao consumo de alimentos.

  • #Pertenceremos PMPR!

  • RUMO PMPR


ID
3882388
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma população jovem numerosa, em virtude de altas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento. Essa é a premissa básica da Teoria Demográfica Reformista elaborada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D ✅ 

    teoria Reformista ou Marxista → "Pobreza gera um crescimento populacional acelerado"

    → Na Conferência São Francisco, representantes dos países então chamados subdesenvolvidos elaboraram a teoria reformista, que chega a uma conclusão inversa à das teorias malthusiana e neomalthusiana. Segundo os reformistas, uma população jovem numerosa não é a causa, mas a consequência do subdesenvolvimento. Em países desenvolvidos, com elevado padrão de vida da população, o controle de natalidade ocorreu de maneira natural e simultânea à melhoria da qualidade de vida.

    fonte: proenem . com

    bons

  • Não entendi muito bem a questão, pensei que era a letra A, porém seguimos...

  • Fui de A também.

  • Não entendi, fui de A.


ID
3942364
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Abordando os aspectos da Industrialização e sua influência nos Aspectos Demográficos, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e assinale a alternativa correta:


(1) Migrações Internacionais.

(2) Revolução Médico-Sanitária.

(3) Unidade Familiar de Trabalho.

(4) Estrutura Etária.

(5) Transição Demográfica.


( ) Fluxos de populações que, nesse caso, podemos citar como exemplo, os venezuelanos no território brasileiro.

( ) Ocorre com a contribuição, por todos seus membros, no processo produtivo, mas com a transformação brasileira em um país urbano-industrial, somado ao custo de formação, influenciaram diretamente o comportamento reprodutivo da população.

( ) Sua primeira fase se caracteriza pela redução das taxas de mortalidade e elevado crescimento vegetativo da população; na segunda fase uma redução da natalidade e, consequentemente, do crescimento vegetativo; e na terceira fase, apresenta baixos índices de mortalidade e de natalidade.

( ) Tem reflexo impactante na economia de um país, influenciando nos investimentos do Estado nas áreas de educação infantil; saúde preventiva; assistência social e previdência, entre outros aspectos.

( ) Apesar de sua chegada, em alguns países, com décadas de atraso, promoveu a queda da mortalidade nas populações dos países subdesenvolvidos.

Alternativas

ID
3986791
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

       O Brasil é considerado um país____________ (com grande população absoluta), porém fracamente _____________(baixa densidade demográfica), com 22,4 hab/km2 (censo 2010), abaixo da média mundial estimada em aproximadamente 40,26 hab/km2 .

(Marcos A. de Moraes e Paulo Sérgio. S. Franco. Geografia humana,
2011. Adaptado.)


Assinale a alternativa cujos termos preenchem, respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas