A distanásia é o ato de prolongar o dia da morte mantendo dor e sofrimento, pois são realizados tratamentos considerados fúteis e inúteis sem benefícios para a pessoa em fase terminal de vida
A ortotanásia é possibilidade de morrer naturalmente e de forma humana, sem diminuir ou prolongar a vida e o sofrimento. Este ato é considerado a morte correta e, geralmente, este termo está associado ao ato de morrer com dignidade.
Segundo este conceito, não se utiliza métodos que prolonguem a vida, como usar ventilador ou fazer reanimação cardíaca, por exemplo, tendo como objetivo não promover o adiamento da morte nem antecipá-la, pois estas intervenções são consideradas desadequadas e estão associadas à eutanásia. Segundo a ortotanásia é manter o processo natural do morrer.
A eutanásia é nome que se dá ao ato médico de diminuir o tempo de vida de um doente, provocando a morte para aliviar ou evitar o sofrimento intenso de um paciente que se encontra em fase terminal de vida, não tendo nenhuma esperança de cura para sua doença.
Este ato pode ser um pedido do próprio paciente ou de sua família, quando este encontra-se inconsciente, procurando uma morte apropriada e sem dor ou sofrimento.
https://www.tuasaude.com/distanasia/
 Eutanásia é entendida como uma prática para abreviar a vida, a fim de aliviar ou evitar sofrimento para os pacientes.Â
Ortotanásia significa morte correta, ou seja, a morte pelo seu processo natural.Â
Distanásia é o prolongamento artificial do processo de morte e por consequência prorroga também o sofrimento da pessoa.Â
Portanto aliviar o sofrimento e abreviar a morte é uma eutanásia e não distanásia.Â
Gabarito do Professor: ERRADOÂ
BibliografiaÂ
Felix ZC, Costa SFG, Brito FM, et al. Eutanásia, distanásia e ortotanásia: revisão integrativa da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, 18(9):2733-2746, 2013.