SóProvas


ID
1418164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Considerando a evolução da economia internacional e seus impactos sobre os países emergentes a partir da crise econômica de 2008, julgue o  próximo  item.

A decisão da autoridade monetária dos EUA de reduzir os estímulos monetários na economia norte-americana a partir de maio de 2013 fomentou a inversão do fluxo de capitais internacionais, até então fortemente orientado para as grandes economias emergentes, contribuindo, assim, para a mudança de expectativas por parte dos investidores internacionais quanto às perspectivas de desempenho econômico dos países emergentes.

Alternativas
Comentários
  • Fed EUA  iniciou um programa de aquisição de títulos da dívida pública norte-americana ( diminuir o montante de compras mensais de bônus do Tesouro e títulos hipotecários), em um esforço para apoiar a economia do país. A possibilidade de redução dos estímulos provoca instabilidade nos mercados financeiros mundiais. Com a diminuição das injeções monetárias, o volume de dólares em circulação cai, aumentando o preço da moeda em todo o mundo. O preço da moeda refere-se a juros. Com aumento de juros ocorre saída  e redução da entrada de dólares nos mercados emergentes. Esta volatividade  gera depreciação da nossa moeda , tanto mais quanto maior o déficit em conta corrente (em virtude da saída de dólares ser maior que a entrada). O BACEN faz leilões de venda de dólares no mercado futuro, tenta aumentar os juros, etc.  para manter as reservas internacionais.

    A parte final da questão está incorreta porque, de forma geral, houve melhora nas perspectivas para o crescimento econômico mundial.