SóProvas


ID
1418188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito do protecionismo e da liberalização do comércio internacional.

A crise financeira internacional acarretou prolongado ciclo recessivo nas economias industrializadas a partir do final do ano de 2008, tendo provocado o imediato recrudescimento do protecionismo tarifário, o qual foi responsável pela drástica redução do comércio internacional observada nos anos subsequentes.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja em dizer que houve recrudescimento do protecionismo tarifário, quando na verdade houve recrudescimento do protecionismo não tarifário. 

  • Os efeitos da crise global são:

    i) a restrição de crédito e aumento na percepção de risco, principalmente o associado ao comércio internacional;

    ii) recrudescimento de políticas nacionalistas e protecionistas de forma geral; tarifários e não tarifários

    iii) impacto direto no comércio de variáveis reais, tais como a queda simultânea no nível de atividade dos países OECD e redução significativa dos preços relativos dos bens comercializáveis (commodities), com destaque para o petróleo;

    iv) proeminência de novos padrões na divisão internacional do trabalho caracterizada pela crescente formação de cadeias globais de produção.

  • Me parece que o erro está em atribuir a redução do comércio internacional ao protecionismo.

  • Legal que cada um tenta justiçar uma coisa kkk. Lá vai a minha : acredito que o erro seja dizer que “ houve drástico redução do comercio internacional “ , pois ele reduziu sim , mas nao dessa forma , inclusive por atuação da OMC para impedir isso ( já fiz uma questão que afirmou isso )
  • Pessoal, no meu entendimento, durante um período de recessão econômica a tendência é serem estimuladas medidas de protecionismo econômico e não o recrudescimento delas, como a firmou a questão. É como dizer "o país tá quebrado, vamos quebrar mais um pouquinho"