SóProvas


ID
1418308
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Você está avaliando um ambiente virtualizado (Exemplos: VMWARE, VIRTUALBOX) e tem que identificar como a máquina virtual está acessando os recursos de rede quanto ao endereço assumido. As opções apresentadas na configuração da máquina virtual para esta função são:

Alternativas
Comentários
  • No VirtualBox clicar com o botão direito em um VM configurada e ir em Propriedades (Settings). Na seção de Redes (Network) dentre as opções para uso da conexão da máquina host (desktop) pela VM estão NAT (Network Address Translation) e Bridge.

  • Apenas acrescentando:

    Host OS (Hospedeiro): É o sistema operacional do computador físico onde a MV está instalada.

    Guest OS (Convidado): É o sistema operacional executado dentro de uma máquina virtual.

    Não Conectado

    Neste modo, o VirtualBox informa ao sistema convidado que a placa de rede está presente porém não há conexão, como se não houvesse um cabo de rede plugado. É um modo de simular uma retirada do cabo da placa de rede.

    NAT (Network Address Translation)

    É o modo padrão de rede no VirtualBox. Com este modo, o VirtualBox age como um roteador, mapeando o tráfego, mascarando os IPs e possibilitando a comunicação da VM com a rede externa. O sistema convidado recebe um endereço IP que não faz parte da rede externa, do servidor DHCP integrado ao VirtualBox, e portando, durante todo o tráfego, os endereços e portas são traduzidos. Cada máquina virtual terá um roteador particular e elas não farão parte de uma mesma rede, impossibilitando a comunicação entre elas.

    Este modo é necessário quando não é possível a máquina virtual obter um endereço IP real da rede externa. Ou quando deseja tornar a VM invisível e inalcançável pela rede externa, pelo menos não diretamente.

    Placa Em Modo Bridge

    Neste modo, o VirtualBox usa um driver de dispositivo para interceptar e injetar dados no adaptador de rede físico, tornando-se um adaptador de rede por software. O sistema convidado, usando este adaptador de rede por software, consegue conectar-se diretamente na rede externa e assim receber um endereço IP válido na rede externa.

    O sistema hospedeiro e também todas as máquinas da rede, na qual a máquina hospedeira pertence, enxergarão normalmente a VM pela rede como se a VM fosse uma máquina real.

    É um modo geralmente utilizado em sistemas convidados que são servidores de rede. Este modo possui algumas limitações dependendo do sistema operacional hospedeiro.

    Rede Interna

    Este modo é utilizado para criar uma rede por software onde somente as máquinas virtuais selecionadas ficarão visíveis entre elas. Nenhuma máquina da rede externa, nem mesmo o próprio hospedeiro enxergará as VMs da rede interna. Desta forma, todo o tráfego ficará restrito à rede interna e completamente isolado e escondido da rede externa.

    É um modo seguro de se fazer rede entre as VMs, pois será impossível capturar pacotes pela rede externa.

    Placa De Rede Exclusiva De Hospedeiro

    Neste modo, o VirtualBox monta uma rede contendo somente o hospedeiro e um conjunto de máquinas virtuais, sem a necessidade do adaptador de rede físico do hospedeiro. É um modo híbrido entre o modo bridge e o modo de rede interna, as VMs se enxergarão entre si e ao hospedeiro, como se estivessem conectadas a uma mesma rede física, porém, como a rede interna está conectada somente à interface virtual do hospedeiro, o acesso a rede externa não é possível.