SóProvas



Questões de Virtualização


ID
17890
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Suponha duas máquinas M1 e M2 com os seguintes serviços:

M1 - Servidor de correio Postfix em Linux, arquitetura x86.
M2 - Servidor WEB IIS em Windows 2003, arquitetura x86.

Uma terceira máquina M3 (x86) com Windows 2000 será criada para execução dos serviços das máquinas M1 e M2, tornando esses dois últimos servidores máquinas virtuais. Que software pode ser utilizado para isso?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra e)VMwareVMware é um software/máquina virtual que permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a software de outros sistemas operativos.Usando software de virtualização como o VMware é possível correr um ou mais sistemas operativos simultâneamente num ambiente isolado, criando computadores completos (virtuais) a correr dentro de um computador físico que pode rodar um sistema operativo totalmente distinto. Do ponto de vista do utilizador e do software nem sequer se nota a diferença entre a máquina real e a virtual. É muito usado em centros de dados, pois permite criar redundância e segurança adicional sem recorrer a tantas máquinas físicas e distribuindo e aproveitando melhor os recursos das máquinas hospedeiras.Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.http://pt.wikipedia.org/wiki/VMware
  • O VMware é útil para:
     - Ambientes de desenvolvimento, onde é necessário testar uma aplicação em várias plataformas: Muitas empresas têm produtos multiplataforma, que precisam ser testados em Windows e em diversas distribuições do Linux.
     - Ambientes de suporte, onde é necessário dar suporte a diversas aplicações e sistemas operacionais. Um técnico de suporte pode rapidamente usar uma máquina virtual para abrir um ambiente Linux ou Windows.
     - Migração e consolidação de servidores antigos: é muito comum vermos redes com diversos servidores antigos, que resultam em um custo de manutenção maior. Com o VMware podemos concentrá-los em uma máquina só.
     - Manutenção de aplicações antigas e teste de sistemas novos: o uso do VMware para testar sistemas operacionais é um dos usos mais comuns do produto. Por exemplo, é possível usá-lo para executar o Windows dentro do Linux ou o oposto.
     - Manter a compatibilidade de hardware. Alguns hardwares não têm drivers para o Linux ou para versões mais recentes do Windows. Neste caso, é possível usar hardwares (ligados pela porta paralela ou USB) com uma máquina virtual.
     - Simulação de instalações complexas de rede.
     - Apresentação de demonstrações de sistemas completos prontos a usar, tipicamente referidas como VMware appliances.
     - Num ambiente protegido é típico usar balanceador de carga, várias firewall e 4 servidores físicos para alojar com segurança um único site que use servidor web e base de dados. Com máquinas virtuais é possível criar redundância contra falhas e segurança adicional contra intrusão sem recorrer a tantas máquinas físicas e distribuindo e aproveitando melhor os recursos das máquinas hospedeiras.
     - Desde a versão ESX 3.0, virtualização com VMware pode ser utilizado para produção com total segurança.
      
    [1] tirei daqui
  • GAB. E VMWARE

    A QUESTÃO INFORMA SOBRE VIRTUALIZAÇÃO E PEDE UM MODELO, SEGUE MAIS ALGUNS EXEMPLOS DE VIRTUALIZAÇÃO: VIRTUALBOX, HYPER-V , XEN.


ID
28969
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Xen e VMWare são produtos relacionados à tecnologia

Alternativas
Comentários
  • Virtualização - é a tecnologia que permite a vários sistemas operacionais trabalharem em paralelo, cada um com vários programas em execução. Cada sistema operacional roda em um “processador virtual” ou “máquina virtual”.

    ATENÇÃO!!!  Não confundir com multitarefa ou com Hyper-Threading. Na multitarefa, existe um único sistema operacional e vários programas trabalhando em paralelo.

    O VMware é hoje o software de virtualização para a plataforma x86 mais conhecido. Ele é comercializado em três versões distintas:
    • VMware Workstation;
    • WMware Server GSX;
    • VMware Server ESX.

    O Xen vem se tornado uma das principais soluções de virtualização para Linux.

    Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1144  e  http://www.guiadohardware.net/artigos/ferramentas-virtualizacao/

  • (C)

    Outra da cespe que ajuda a responder:

    Banco Da Amazônia

    VMware, Xen, e VirtualBox são exemplos de ferramentas de virtualização.(C)

  • GAB. A

    EXEMPLOS DE VIRTUALIZAÇÃO: VIRTUALBOX, VMWARE, HYPER-V , XEN.


ID
70360
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O VMware simula um PC completo e permite a máquina virtual acessar diretamente a rede local, como se tivesse sua própria placa de rede, instalar um servidor Web e dis- ponibilizá-lo dentro da rede local ou mesmo para a Internet. O sistema convidado tem seu próprio endereço IP e suas próprias configurações de rede, tudo isolado do sistema host. Estas funcionalidades serão instaladas se na conexão da máquina virtual à rede, for selecionada a opção

Alternativas
Comentários
  • No Networking: Sem rede. Você pode instalar o sistema normalmente, instalar programas, etc. Mas a única forma de conexão do sistema instalado na máquina virtual serão disquetes e CD-ROMs.Bridged Network: A máquina virtual acessa diretamente a sua rede local, como se tivesse sua própria placa de rede. Você pode inclusive instalar um servidor Web e disponibilizá-lo dentro da sua rede local ou mesmo para a internet. O sistema convidado tem seu próprio endereço IP e suas próprias configurações de rede, tudo isolado do sistema host.Host-only network: Esta opção simula uma ligação direta entre o sistema host e o convidado, como se eles estivessem ligados através de um cabo cross-over ou um cabo paralelo. É possível compartilhar arquivos entre os dois sistemas mas o sistema convidado não acessa diretamente a rede local.Note que para o sistema convidado ter acesso aos arquivos do sistema host é preciso que você tenha ativado a opção durante a instalação do WMware. O default durante a instalação é "yes", se você simplesmente deu enter em todas as perguntas então o suporte deverá estar ativo.Bridged and host-only networking: Esta opção combina as duas anteriores. Existe um link exclusivo entre o host e o convidado, mas ao mesmo tempo o convidado acessa diretamente a rede local ou a internet. É como se os dois tivessem cada um duas placas de rede, uma interligando-os e outra ligando-os á rede local.NAT: Esta opção é semelhante à host-only Networking, mas agora o sistema convidado também acessa a internet compartilhando o endereço IP do sistema host, como se você estivesse compartilhando a conexão entre os dois.Esta é a opção mais simples para simplesmente acessar a Web nos dois sistemas, pois o WMware cuida de tudo. Não importa se você se conecta via modem ou banda-larga. Basta configurar o sistema host para obter um IP automaticamente.tudo em http://www.gdhpress.com.br/etdl/leia/index.php?p=cap3-60
  • VMware Workstation

    É voltado ao uso no desktop, em ambientes de desenvolvimento. Atualmente está na versão 7.1.0, e roda em CPU's Intel e AMD de 32 e 64 bits. Permite rodar vários "computadores virtuais" dentro de um sistema operacional (windows, versões GNU/LINUX, MAC OS, etc), cada um destes computadores pode rodar seu próprio sistema operacional. (...)
     
    Recursos importantes:
     - Possibilidade de "unir" várias máquinas virtuais, permitindo que todas elas sejam iniciadas ou desligadas com um mesmo comando. Também é possível definir redes internas.
     - Suporte a 3 modos de rede: Bridged (a máquina virtual é vista como um outro computador na rede, com IP obtido via DHCP); NAT (a máquina virtual se conecta ao computador host, que por sua vez se conecta à rede); e Host-Only (a máquina virtual apenas se conecta ao host).
     - Possibilidade de criar registros instantâneos ("snapshots") de uma máquina virtual num dado momento. Assim, é possível testar configurações, e se elas derem errado pode-se reverter.
     
    [1] tirei daqui


  • Um esquema na figurinha pra facilitar a visulaização dos modos de funcionamento comuns das máquinas virtuais:



    Há outros, porém. O VirtualBox, por exemplo, tem desconectado, rede interna e drive interno também.
  • b-

    Host-only allows for network operations according to the Host OS settings. Using NAT mode conceals all network activity as though it came from the hosting system, albeit still permitting the VM to access external resources. Bridged mode creates another physical network node, granting the VM its own IP address provided that DHCP is enabled.

    https://www.vmware.com/support/ws4/doc/network_configure_ws.html


ID
78418
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Constitui-se de uma abstração onde, dentro de um único computador hospedeiro, o universo gerado a partir de cada linguagem define uma máquina hipotética capaz de reconhecer e executar diretamente as instruções daquela linguagem.

A frase acima é uma possível definição para

Alternativas
Comentários
  • http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_machine

    Facilmente respondida por eliminação.
  • Gabarito B

    Uma máquina virtual é um software de ambiente computacional em que um sistema operacional ou programa pode ser instalado e executado. De maneira mais simplificada, podemos dizer que a máquina virtual funciona como um “computador dentro do computador”.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GAB. B MÁQUINA VIRTUAL

    MÁQUINA VIRTUAL: PERMITE QUE UMA ÚNICA MÁQUINA FÍSICA POSSA AGIR COM VÁRIAS.

    HOSPEDEIRO -- MÁQUINA FÍSICA

    CONVIDADO -- VM GUEST "CONVIDADOS"

    CAMADA MONITOR -- VIRTUALIZAÇÃO HYPERVISOR.


ID
110422
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Há desktops que, por sua arquitetura, são projetados especificamente para ambiente de virtualização. Nesse contexto, considere:

I. o gerenciamento é centralizado e as instalações são simplificadas.

II. há dependência de hardware e dificuldade para a execução de backups.

III. há muito consumo de disco e de memória RAM.

IV. os desktop podem ter recursos de hardware limitados.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A virtualização reduz a dependência do hardware ao criar sua própria camada de abstração de hardware.

  • Esta pergunta peca na formulacao uma vez que o item III se relaciona exclusivamente ao consumo de disco e RAM nos servidores mas pergunta se baseia no desktop onde praticamente o consumo de ram e de disco 'e insignificante.

  • Moacir


    Dizer que há dependência está correto. Na questão não aborda se a dependência é maior ou menor.


    []'s

  • GAB. B

    I. o gerenciamento é centralizado e as instalações são simplificadas.

    III. há muito consumo de disco e de memória RAM.

    IV. os desktop podem ter recursos de hardware limitados.

  • E se ele comprou o documento? Ganhou? Achou? Enfim, se o enunciado só diz que ele portava o documento falso, não autoriza presumir que foi ele quem falsificou.


ID
110719
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Durante uma reunião da equipe de TI de uma empresa, para discutir a estratégia de virtualização dos seus servidores, um analista fez as seguintes considerações sobre os inconvenientes relacionados à virtualização:

I - a virtualização não pode ser utilizada quando as aplicações que rodarão em um ambiente virtualizado precisarem acessar dispositivos conectados à porta paralela ou à USB, pois os softwares de virtualização ignoram a existência desses dispositivos;
II - existe um grande consumo de memória RAM dos servidores, dado que cada máquina virtual vai ocupar uma área separada da mesma;
III - o gerenciamento fica descentralizado, e o suporte e a manutenção ficam mais complexos, em comparação a um ambiente que não utiliza virtualização, mas sim, máquinas físicas para suprir as necessidades.

Qual(is) dos inconveniente(s) apontado(s) pelo analista está(ão) correto(s)?

Alternativas
Comentários
  • I - a virtualização não pode ser utilizada quando as aplicações que rodarão em um ambiente virtualizado precisarem acessar dispositivos conectados à porta paralela ou à USB, pois os softwares de virtualização ignoram a existência desses dispositivos;  Errado
    Os sw de virtualização fornecem acesso aos dispositivos de i/o do computador hospedeiro, como portas usb (virtual box por exemplo)

    II - existe um grande consumo de memória RAM dos servidores, dado que cada máquina virtual vai ocupar uma área separada da mesma; Correto
    O uso de memória ram aumentará na medida do que foi configurado para o sistema hóspede. Fiquei na dúvida quanto a ocupação de área separada, mas entendo que isso ocorrerá, para que não haja conflito com os processos do so hospedeiro. Inclusive abri o windows xp virtualizado com o virtual box, configurado com 2 GB de memória e não percebi nenhum processo aumentar de tamanho no computador hospedeiro.

    III - o gerenciamento fica descentralizado, e o suporte e a manutenção ficam mais complexos, em comparação a um ambiente que não utiliza virtualização, mas sim, máquinas físicas para suprir as necessidades. Errado
    O que ocorre é a centralização, pois fisicamente haverá um hardware e vários so rodando sobre ele. E essa centralização permitem a diminuição da complexidade de suporte e manutenção.

ID
141304
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmações sobre a computação em grade (grid):

I. Toda colaboração é realizada sob a forma de uma organização virtual.
II. A camada de conectividade deve compreender protocolos para a autenticação de usuários e recursos.
III. Os sistemas computacionais envolvidos têm um alto grau de heterogeneidade.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A III foi meio forçada:

    "Os recursos e os proprios utilizadores necessitam de ser autenticados e autorizados de forma segura entre as diversas entidades, que podem utilizar sistemas heterogeneos"
  • Também achei a III bem contestável como este alto grau de heterogeneidade.

  • Claro que são heterogêneos. Imagine uma GRID com milhares de computadores espalhados por todo o mundo, é bem provável que os hardwares serão diferentes, sistemmas operacionais diferentes, recursos diferentes... Em fim nada de homogeneidade.

  • Computação em GRID é quando, vc une vários computadores, que funcionam como se fosse 1, de forma a potencializar o desempenho de determinada atividade.

    Fonte: Guerreiro do QC


ID
189520
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O CIO de uma empresa solicitou um projeto de consolidação de servidores utilizando a tecnologia de virtualização. Para a realização desse projeto, foram definidos os seguintes requisitos técnicos: a solução deve suportar máquinas virtuais de 64 bits, suporte a máquinas virtuais com multiprocessadores, capacidade de implementar 32 Gb por máquina virtual e utilização do hipervisor entre o hardware físico e as máquinas virtuais. Qual a solução que atende aos requisitos solicitados?

Alternativas
Comentários
  • VMware Vsphere 4 advanced - Suporta sistemas 64bits e até 12 processadores
  • http://vmware.com/support/vsphere4/doc/vsp_40_new_feat.html
  • VMware Workstation  não é virtualização bare-metal ou nativa. Questão busca este tipo de solução, "utilização do hipervisor entre o hardware físico e as máquinas virtuais"


ID
195451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item abaixo, relativo à tecnologia de virtualização.

Na virtualização, o armazenamento de dados é feito em servidores remotos com grande redundância, aumentando, assim, a disponibilidade de recursos de armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • Servidores remotos?!?!?

     

    QUESTÃO ERRADA

  • De praxe, a virtualização cria discos que são armazenados no mesmo servidor físico no qual as máquinas virtuais encontram-se hospedadas. Obviamente, o disco da máquina física pode ser um disco de storage, hospedado virtualmente, mas creio que a questão não pensa em adentrar tais detalhes.

  • Para Waters (2007), virtualização é a tecnologia usada para criar uma camada de abstração entre o hardware e o software, possibilitando uma visão lógica dos recursos de hardware e permitindo que várias máquinas lógicas rodem em um único hardware.
  • Na virtualização, o armazenamento de dados é feito em servidores remotos (ERRADO, não existe nada armazenamento em serviores remotos e sim no servidor local) com grande redundância, aumentando, assim, a disponibilidade de recursos de armazenamento. 

    ERRADA

    Bons estudos! ;)
  • A questão tenta enganar o candidato despreparado, confundindo conceitos (CESPE é Rei nisso), desta forma ficaria correto se:

    Na nuvem, o armazenamento de dados é feito em servidores remotos com grande redundância, aumentando, assim, a disponibilidade de recursos de armazenamento.

    Foco!
  • Só complementando o que o pessoal já citou, na verdade o erro da questão está na afirmação que possui sentido de obrigatoriedade na utilização de armazenamento remoto. Eu penso que a virtualização é um gênero da qual os serviços em nuvem são uma espécie. Dito isto, a solução de virtualização "pura" pode utilizar ou não serviços de armazenamento remoto. Mas, via de regra, soluções de virtualização utilizam armazenamento local (é o tipo mais comum). Soluções de cloud computing, também podem ou não, utilizar armazenamento remoto, porém este último é muito mais comum (através de SANs por exemplo). Como a questão não detalhou bem esta distinção, creio que ela ficou um pouco dúbia. Nada que o CESPE não saiba fazer como nínguém para pegar o candidato pelo "pé"...

  • Virtualização consiste em transformar um ambiente baseado em servidores físicos em um ambiente baseado em servidores virtuais.


ID
204688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos de virtualização, julgue os itens a seguir.

A virtualização permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com o próprio sistema operacional. A vantagem dessa abordagem é que a falha em uma das máquinas virtuais não gera falha automática nas outras.

Alternativas
Comentários
  • As máquinas virtuais são totalmente independentes umas das outras e inclusive do sistemas hospedeiro. Portanto qualquer falha em uma delas não implica em falhas nas outras. Justamente por essa característica que muitos usuários testam programas, ou códigos maliciosos nas VM`s para não ocorrer algum erro no sistema hospedeiro (nativo) onde possivelmente se encontra arquivos pessoais importantes.

  • Mas se a falha em um VM for causa por problema no hardware do hospedeiro?
  • Depende do hardware, diogo. A unica falha do hardware do hospedeiro q pode comprometer as VMs eh falha da unidade onde seus discos virtuais estão depositados. E me refiro a falhas fisicas. Para qualquer outro tipo de falha, basta vc copiar os arquivos virtuais das VMs para outra maquina q a VM do computador q deu pau será restaurada da mesma forma em q se encontrava.
  • Pqppp.. mais uma questao Control C + Control V do Tanenbaum

    Tanenbaum - Sistemas Operacionais Modernos - 3 edição - pagina 353
  • Bom, não vejo do que reclamar.

     

    Está tirando de uma fonte confiável e não há polêmica no gabarito.

  • RESOLUÇÃO: 

    Perceba que mesmo trocando de banca examinadora as questões começam a se repetir? Impressionante! Mas é isso mesmo. Na verdade, o que ela questiona é a junção de duas outras questões que respondemos lá no início.

    Resposta: Certo

  • A virtualização realmente permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com o próprio sistema operacional. Como as máquinas virtuais são isoladas e independentes entre si e inclusive do sistema hospedeiro, uma falha em uma das máquinas virtuais não gera falha automática nas outras.

    Gabarito: Correto

    Fonte: estratégia

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Uma das características da virtualização é a independência e o isolamento das máquinas virtuais.

    Virtualização (em computação) é a criação de uma versão virtual de alguma coisa, como um sistema operacional, um servidor, um dispositivo de armazenamento (storage) ou recurso de rede. Funciona dividindo um recurso de hardware físico em partes, que podem ser usadas para fins distintos de forma isolada.

    .

    .

    profissionaisti.com.br

  • GAB. CORRETO

    HÁ ATÉ TESTES DE VÍRUS EM MÁQUINAS VIRTUAIS PARA VISUALIZAÇÃO DE SUA DIMENSÃO E DEPOIS EXCLUÍDA ESTA MÁQUINA VIRTUAL SEM MESMO PREJUDICAR A MÁQUINA FÍSICA E/OU OURTAS VIRTUAIS.


ID
204691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos de virtualização, julgue os itens a seguir.

Uma das desvantagens da virtualização é a migração, usada, por exemplo, para balanceamento de carga entre diferentes servidores.

Alternativas
Comentários
  • O balanceamento de carga seria uma vantagem da virtualização
  • Outra vantagem das máquinas virtuais é a criação de pontos de salvaguarda e a migração (por exemplo , para o balanceamento de carga entre diferentes servidores) são muito mais fáceis do que no caso dos processos funcionando em sistema operacional normal.

    Fonte: Sistemas Operacionais Modermos,  TANENBAUM Edição 3 pag. 353
  • É uma das vantagens:

    Migração de servidores para novo hardware de forma transparente
  • Todo o hardware tem o seu limite, e muitas vezes o mesmo serviço tem que ser repartido por várias máquinas, sob pena de se tornar congestionado. Estas soluções podem-se especializar em pequenos grupos sobre os quais se faz um balanceamento de carga: utilização do CPU, de armazenamento, ou de rede. Qualquer uma delas introduz o conceito de clustering, já que o balanceamento será, provavelmente, feito para vários servidores.

    Em rede de computadores, o balanceamento de carga é uma técnica para distribuir a carga de trabalho uniformemente entre dois ou mais computadores, enlaces de rede, UCPs, discos rígidos ou outros recursos, a fim de otimizar a utilização de recursos, maximizar o desempenho, minimizar o tempo de resposta e evitar sobrecarga. Utilizando múltiplos componentes com o balanceamento de carga, em vez de um único componente, pode aumentar a confiabilidade através da redundância.

  • É bizarro ver que é Control C + Control V do livro do Tanenbaum
  • Flexiblidade de migração e balanceamento de carga são vantagens da virtualização.

  • Flexiblidade de migração e balanceamento de carga são vantagens da virtualização.

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    É justamente uma vantagem da virtualização.

    A migração em tempo real permite transferir uma máquina virtual inteira em execução de um servidor físico para outro, sem tempo de inatividade. A máquina virtual mantém a identidade e as conexões de rede, garantindo um processo de migração contínuo. Transfira a memória ativa e o estado de execução preciso da máquina virtual utilizando uma rede de alta velocidade.

    .

    .

    vmware.com

  • GAB. ERRADO

    VANTANGENS:

    FACILIDADE DE MIGRAÇÃO

    OTIMIZAÇÃO DE STORAGE

    RAPIDEZ NA IMPLEMENTAÇÃO

    CRIAÇÃO DE AMBIENTES SEGUROS,PERSONALIZÁVEIS E ISOLADOS

    ETC....


ID
204694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos de virtualização, julgue os itens a seguir.

As ferramentas de virtualização podem ser implementadas de duas maneiras diferentes: hipervisores executados diretamente no hardware ou hipervisores executados como programas aplicativos na camada superior de algum sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Em relação à arquiterura, o hipervisor (também conhecido como VMM, monitor de máquina virtual) é uma camada de abstração implementada em software que é responsável por hospedar, gerenciar e controlar as máquinas virtuais e seus recursos. A arquitetura de virtualização pode ser classificada em dois tipos, de acordo com os hipervisores:

    O hipervisor tipo 1 opera diretamente sobre o hardware físico do computador (é o único programa funcionando no modo núcleo) e é por seu intermédio que o sistema operacional executa as instruções para que as aplicações funcionem. A ideia aqui é que as máquinas virtuais criadas no hipervisor possam receber sistemas operacionais diferentes e que estes SO’s “acreditem” que estejam executando instruções privilegiadas sobre o hardware no modo núcleo, mesmo que na prática estes SO's sejam apenas processos que executam no modo usuário.

    O hipervisor tipo 2 nada mais é do que um programa (mais especificamente um ambiente de virtualização) que roda no sistema instalado no hardware como se fosse um processo deste SO e permite a criação de máquinas virtuais, onde poderão ser instaladas várias instâncias de sistemas virtualizados. Neste caso o sistema operacional que recebe o hipervisor tipo 2 é chamado de sistema operacional hospedeiro, enquanto aquele que é instalado nas máquinas virtuais é chamado de sistema hóspede.
    http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2010_2/luizaugusto/tipos_arq.html
  • Conceitos de Virtualizaçõa Total e Para-virtualização.
  • Complementando o Sérgio:

     Virtualização Completa

          Como o nome sugere, o hardware hospedeiro é completamente abstraído e todas as características de um equipamento virtual são emulados, ou seja, todas as instruções solicitadas pelo sistema convidado são interpretados no Monitor de Máquina Virtual. O sistema hospedado ignora a existência da máquina virtual e opera como se funcionasse diretamente sobre o sistema operacional para o qual foi projetado para funcionar.

    Paravirtualização

            Nessa técnica, a máquina virtual não é idêntica ao equipamento físico original, para que o sistema hospedado possa enviar as instruções mais simples diretamente para o hardware, restando apenas as instruções de nível mais alto para serem interpretadas pelo MMV. Entretanto, esse procedimento requer que o sistema operacional convidado seja modificado para interagir com o MMV e selecionar quais instruções devem ser interpretadas nele ou diretamente no hardware hospedeiro.

    http://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/virtualizacao/quanto%20a%20tecnica.html
    • Tipo 1 - executado diretamente no hardware do hospedeiro para controlar o hardware e gerenciar sistemas operacionais convidados. Um sistema operacional convidado, portanto, funciona em outro nível acima do hypervisor.
     
    • Tipo 2 (ou hospedado) hypervisors executado dentro de um convencional sistema operacional ambiente. Com a camada hypervisor como um nível de software distintas segundo, sistemas operacionais convidados executar no terceiro nível acima do hardware.VMware Workstation e VirtualBox são exemplos do tipo 2 hypervisors.

    Em outras palavras, hypervisor tipo 1 é executado diretamente no hardware, um tipo 2 hypervisor é executado em outro sistema operacional, como FreeBSD, Linux  ou Windows.

  • Correto. A questão fez uma descrição sucinta dos hipervisores de tipo 1 e tipo 2, respectivamente.

  • GABARITO CORRETO!

    Há dois tipos diferentes de hipervisores que podem ser usados para a virtualização: tipo 1 e tipo 2.

    Tipo 1

    Um hipervisor tipo 1, também chamado de hipervisor nativo ou bare-metal, é executado diretamente no hardware do host para gerenciar sistemas operacionais guest. Ele ocupa o lugar de um sistema operacional host, e os recursos da máquina virtual são programados diretamente no hardware pelo hipervisor. 

    Este tipo é mais comum em datacenters corporativos ou outros ambientes baseados em servidor.

    Tipo 2

    O hipervisor tipo 2 também é chamado de hosted e é executado em um sistema operacional convencional como uma camada de software ou aplicação.

    Ele funciona abstraindo sistemas operacionais guest do sistema operacional host. Os recursos de máquina virtual são operados em um sistema operacional host, que é executado no hardware. 

    Esse tipo de hipervisor é mais adequado para usuários individuais que desejam executar vários sistemas operacionais em um computador pessoal. 

    VMware Workstation e Oracle VirtualBox são exemplos de hipervisores tipo 2. 

    Red Hat, Inc.

  • TIPO 1 - Nativo, baremetal, supervisor, unhosted 

    Comum em servidores, o software é executado direto sobre o hardware

    TIPO 2 - hosted

    Comum em desktops, software é executado sobre o S.O nativo

  • GAB. CORRETO

    TIPO 1 - BAREMETAL NATIVO : MAIS RÁPIDOS.

    HYPERVISOR

    HARDWARE

    TIPO 2 - HOSTED ALOJADO : MENOR SEGURANÇA , MENOR DESEMPENHO.

    HYPERVISOR

    HOST SISTEMA OPERACIONAL

    HARDWARE


ID
204697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos de virtualização, julgue os itens a seguir.

VMware, Xen, e VirtualBox são exemplos de ferramentas de virtualização.

Alternativas
Comentários
  • As ferramentas acima são Máquinas virtuais de sistema, que diferem das Máquinas virtuais de aplicação. O segundo é usado em linguagens de programação, como o Java, o Perl, onde o programa é compilado para a máquina virtual. Assim, há portabilidade dos softwares escritos nessas linguagens.
    Máquinas virtuais de sistema são máquinas virtuais desenvolvidas para suportar sistemas operacionais por completo (com suas aplicações). Nas máquinas virtuais de sistema pode haver vários sistemas operacionais. Cada um enxerga um sistema apenas. É como se esse S.O. estivesse rodando em uma máquina dedicada.
     

  • Alguns exemplos:

    Tipo I (bare metal)

    Vmware ESXi, Microsoft Hyper-V, Citrix Server e KVM;

    Tipo II

    Microsoft Virtual PC, Oracle VirtualBox e Proxmox.

    Fonte: Jósis Alves, GranCursos.

  • (C)

    Outra que ajuda:

    Cesgranrio / Capes

    Xen e VMWare são produtos relacionados à tecnologia

    (A)Virtualização

    (B)Banco de dados

    (C)VoIP

    (D)BPM

    (E)XML

  • GAB. CERTO

    EXEMPLOS: VIRTUALBOX, VMWARE, HYPER-V , XEN.


ID
211198
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A virtualização de computadores é um mecanismo útil para a gerência de ambientes computacionais em que se precisa garantir a alta disponibilidade. Existem vários tipos de sistemas que permitem a virtualização de computadores. Assinale a alternativa que apresenta o nome de um sistema de virtualização de código aberto (open source) presente nas distribuições do sistema operacional Linux Ubuntu.

Alternativas
Comentários
  • MS Virtual Server é uma ferramenta Microsoft e não é open source, muito menos acompanha Ubuntu.

    A ferramenta que acompanha o Ubuntu é o Virtual Box, da Oracle (antiga Sun Microsystems, comprada pela Oracle). O pacote não é instalado por padrão, mas acompanha o Ubuntu.

    Resposta Correta: A e não E.

  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  Tanto o Virtual Box quanto o XenServer são sistemas de virtualização presentes nas distribuições do Linux Ubuntu; portanto, há  duas alternativas corretas.

    Bons estudos!

ID
214177
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para um projeto de virtualização será utilizado um computador com 2 processadores de 4 núcleos, cada um, e 64GB de RAM, para hospedar as máquinas virtuais. Um estudo determinou que, com as aplicações do projeto a serem instaladas, com o número de núcleos e com a memória RAM disponível, pode-se instalar, no máximo, 6 sistemas operacionais hóspedes nesse ambiente. Sabendo-se que o computador hospedeiro está limitado, no máximo, a 4 partições primárias em seu disco, qual o máximo de máquinas virtuais que poderão ser criadas nesse ambiente para atender ao projeto?

Alternativas
Comentários
  • a resposta encontra-se no próprio enunciado da questão. Basta ler com atenção

    "Um estudo determinou que, com as aplicações do projeto a serem instaladas, com o número de núcleos e com a memória RAM disponível, pode-se instalar, no máximo, 6 sistemas operacionais hóspedes nesse ambiente"
  • A questão tenta confundir o leitor com a informação das quatro partições.

    A instalação de uma máquina virtual, nada mais é do que a instalação de um sistema operacional. Não utilizando a tecnologia de virtualização, só seria possível instalar quatro sistemas operacionais nas quatro partições.

    Mas, utilizando virtualização, é possível instalar quantas máquinas virtuais quisermos. Nesse caso, o limitante é o hardware. Quando a questão diz que "com as aplicações do projeto a serem instaladas, com o número de núcleos e com a memória RAM disponível, pode-se instalar, no máximo, 6 sistemas operacionais hóspedes", quer dizer que o hardware só permite instalar 6 máquinas virtuais.

    Portanto, alternativa D.
  • Não concordo com a resposta. Um sistema operacional hóspede pode abrigar N sistemas operacionais convidados, cada um em uma VM. Por exemplo, se cada S.O. hóspede abrigar 5 S.O.s convidados, eu terei 6*5= 30 máquinas virtuais. Um S.O. hóspede não pode ser contado como uma máquina virtual. Apenas o S.O. convidado pode ser contado como uma V.M.
  • Vale ressaltar que independente das partições lógicas já existentes na S.O. hospedeiro, o usuário pode criar quantas partições lógicas ele quizer com a VMM, o que vai depender apenas do espaço físico livre disponível, respeitando os requisitos mínimos de instalação para cada S.O hóspede.
  • Questão boba e que passa despercebida por diversas vezes, rsrsrs.


ID
222928
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Durante uma reunião da equipe de TI de uma empresa, para discutir a estratégia de virtualização dos seus servidores, um analista fez as seguintes considerações sobre os inconvenientes relacionados à virtualização:

I - a virtualização não pode ser utilizada quando as aplicações que rodarão em um ambiente virtualizado precisam acessar dispositivos conectados à porta paralela ou à USB, pois os softwares de virtualização ignoram a existência desses dispositivos;
II - existe um grande consumo de memória RAM dos servidores, dado que cada máquina virtual vai ocupar uma área separada da mesma;
III - o gerenciamento fica descentralizado, e o suporte e a manutenção ficam mais complexos quando comparados a um ambiente que não utiliza virtualização, mas sim, máquinas físicas para suprir as necessidades.

Está(ão) correto(s) a(s) consideração(ões)

Alternativas
Comentários
  • Questão esquisita hein.

    Ao meu ver o VirtualBox/Virtual PC são "softwares de virtualização" e os mesmos tem suporte para as entradas USB, permitindo acesso dos aplicativos instalados nas VMs diretamente a essas portas.

    Não entendi do porque a 1º opção ser considerada errada.

  • É exatamente o que vc falou. No item I ele diz que NÂO pode ser utilizada a virtualização em aplicações que utilizam USB, portanto Errada.
  • Complemento para matar a alternativa II e III em uma coelha só.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.196),"A virtualização de servidores trata da consolidação de vários servidores físicos e subutilizados em um único servidor com alto grau de utilização, reduzindo a complexidade do gerenciamento, o espaço físico e os requisitos de energia e refrigeração."

    II-A ideia da virtualização é aproveitar melhor os recursos físicos de um servidor físico que antes estava utilizando um mínimo de recursos(subutilizado). Por exemplo, considere um servidor físico com hardware x86 com 10 GB de RAM com apenas um servidor utilizando no máximo 4 GB de RAM. Com a virtualização, podemos utilizar o restante dos recursos físicos (6 GB de RAM)  para outro servidor lógico através da virtualização. Consequentemente o consumo de RAM será maior, pois agora teremos mais recursos sendo utilizados. 

    III- Com a virtualização o ambiente fica menos complexo e mais simples, conforme afirma Manoel Veras.

    Bibliografia:

    DATACENTER-Componente Central da Infraestrutura de TI-Manoel Veras


ID
240763
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Componente do Vmware VSphere 4 que permite executar a migração de máquinas virtuais de um servidor físico para outro sem o desligamento delas, isto é, sem interrupções dos serviços para os usuários:

Alternativas
Comentários
  • A) Vmware DRS – Distributed Resource Scheduler é uma funcionalidade que permite ao datacenter virtual fazer balanceamento de carga das maquinas virtuais para adequar-se a mudancas na demanda de cada aplicacão/máquina virtual.
    B) VMotion, uma ferramenta para transferir máquinas virtuais entre servidores, de forma tão transparente quanto possível, resultando no mínimo de downtime (tempo com o servidor fora do ar)
    C) DPM – Dynamic Power Management permite ao sistema reduzir o consumo de energia em momentos de baixo consumo de recursos.
    D) ???
    E) VMware vStorage: serviços de infra-estrutura que abstraem recursos de armazenamento da complexidade dos sistemas subjacentes de hardware para proporcionar o uso mais eficiente da capacidade de armazenamento em ambientes virtualizados..

    Fonte: http://www.vmware.com/br/products/vsphere/features.html

    Resposta Certa portanto é a letra B.
  • LETRA B
    Segundo Manoel Veras (2009,p.204),"O VMware VMotion permite a migração de máquinas virtuais em tempo real."


    BIBLIOGRAFIA:

    DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS

ID
252208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de cloud computing e virtualização, julgue os itens
seguintes.

Cloud computing pode ser vista como a evolução e convergência das tecnologias de virtualização e das arquiteturas orientadas a serviços.

Alternativas
Comentários
  • Tendência atual da computação, a Cloud computing (computação nas nuvens) já oferece soluções para construção de nuvens privativas, usando o Windows Server 2008 R2 SP1 - http://technet.microsoft.com/pt-br/gg578594
  • Segundo Manoel Veras(2009,p.196),"A virtualização também é peça-chave do modelo de computação em nuvem (cloud computing). A computação em nuvem depende do funcionamento de um conjunto de DATACENTERS dinâmicos que para funcionar sob demanda precisam da virtualização como tecnologia essencial."


    Bibliografia:


    Datacenter-Componente Central da Infraestrutura de TI
    Autor: Manoel Veras
  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    EXPANDINDO UN POKITO MAIS, COMO DIRIAM OS ROLUDOS, OPS, BOLUDOS.

    Virtualização e Cloud Computing são conceitos que estão relacionados, mas isso não significa que eles dizem respeito à mesma coisa. A interligação deles ocorre porque na implantação atual de cloud, geralmente ocorre a virtualização de servidores. Entretanto, essa não é uma regra. É possível obter uma solução de cloud computing utilizando apenas máquinas físicas, mas não é o mais comum, nem o mais eficiente e vantajoso.


ID
267751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à administração de sistemas operacionais e de sistemas
de informação, julgue os itens seguintes.

OpenVZ é uma solução de virtualização para criação de ambientes virtuais isolados que funcionam como servidores standalone convencionais, porém, com a utilização de um único hardware em comum. Esses ambientes virtuais seguros são conhecidos como VE ou Virtual Private Server (VPS).

Alternativas
Comentários
  • OpenVZ é uma tecnologia de virtualização em nível de sistema operacional baseada no sistema operacional e núcleo Linux. Ele permite que um servidor físico execute multiplas instâncias de sistema operacional, conhecidas como containers, Sevidores Virtuais Privados (VPSs) ou Ambientes Virtuais (VEs). É similar ao FreeBSD Jails e ao Solaris Zones. Quando comparado à máquinas virtuais tais como VMware e paravirtualização tais como Xen, o OpenVZ é limitado exige que tanto o host quanto o SO convidado sejam Linux (apesar das distribuições Linux serem diferentes em containers diferentes). Contudo, OpenVZ possui uma vantagem em relação a performance; de acordo com seu site web, há apenas uma perda de performance de 1-3% para o OpenVZ comparado com a utilização de um servidor standalone. Uma avaliação independente de performance confirma isto. Outra mostra mais perdas significantes dependendo da métrica utilizada. O OpenVZ é uma base do Parallels Virtuozzo Containers, um software proprietário fornecido pela Parallels. O OpenVZ é licenciado sob a versão 2 da GPL. O projeto OpenVZ é suportado e patrocinado pela Parallels (o suporte comercial ao usuário não é disponibilizado pela Parallels). O OpenVZ é dividido em um núcleo padrão e ferramentas de nível de usuário.


    Fonte: Adivinha? http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenVZ

ID
309751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de administração de sistemas operacionais e virtualização,
julgue os itens subsequentes.

Considere que em uma máquina física que execute um sistema operacional para servidor, haja quatro máquinas virtuais (M1, M2, M3 e M4), cada uma delas executando um sistema operacional, também para servidor, mas distinto do sistema da máquina física. Nessa situação, se os dois sistemas operacionais suportarem clustering, será possível implementar cluster nos servidores virtualizados entre as máquinas virtuais (M1, M2, M3 e M4).

Alternativas
Comentários
  • Questão capiciosa, está correta, mas é possível implementar cluster nos servidores virtualizados independentemente do suporte do sistema operacional hospedeiro.
  • Pensando sobre a questão me veio outra a cabeça (depois posto meu ponto de vista):

    Seria interessante a implementação de um cluster como descrito na questão acima? sim, não, por quê? (repare que a questão diz "entre as maquinas virtuais").
  • De acordo com o Professor Carlos Alberto Maziero, a camada de virtualização deve obedecer a algumas propriedades, dentre elas a "Equivalência". A propriedade de "equivalência" determina que a camada de virtualização deve prover um ambiente virtual identico ao ambiente da máquina real.
    Sendo assim, se o servidor real suporta a técnica de clustering, como afirma a questão, então é possível implementar cluster nos servidores virtualizados.
    Questão correta.

    A título de curiosidade, a camada de virtualização (Hipervisor ou monitor de máquina virtual) possui as seguintes propriedades:
    a) Equivalência (Propriedade descrita acima);
    b) Controle de recursos;
    c) Eficiência;
    d) Isolamento;
    e) Recursividade; e
    f) Inspeção.
  • Discordo que a afirmativa esteja correta. Mesmo que o servidor físico (hypervisor) tenha suporte a cluster, que todos possuem, não questão diz que é apenas 1 unico servidor físico, então não há como fazer um cluster com 1 servidor, deveria ter no mínimo 2 servidores físicos.
  • Cluster é uma arquitetura de computação, logo pode sim sem implementado sobre maquinas virtuais que simulem essa arquitetura, mesmo que essas máquinas estejam executando em um único servidor físico. A questão estaria errada se fosse mencionado que o cluster fosse composto pelo servidor da máquina física mais os 4 servidores virtuais, pois são sistemas operacionais distintos.

  • Certíssima. Podemos implementar clustering em uma, duas ou todas as máquinas virtuais.

    Resposta: Certo

  • João, atente-se nessa parte: será possível implementar cluster nos servidores virtualizados entre as máquinas virtuais (M1, M2, M3 e M4).

    Ele não tá falando de cluster entre servidores físicos, mas entre as VMs deste.

    Por favor, não tumultue!!!


ID
311959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos sistemas operacionais Windows 2003, Windows 2008
Server, Linux RedHat e Suse, julgue os itens de 36 a 40.

O Xen e o Vmware são software do tipo open source e livres, sob a licença GPL. Ambos permitem gerenciar uma ou mais máquinas virtuais sobre uma única plataforma de hardware, mas, ao contrário do Vmware, o Xen não suporta máquinas com sistema operacional Windows.

Alternativas
Comentários
  • Open Sources: Xen e VirtualBox

    Vmware
    é um software proprietário sendo necessário pagar para usar
  • Errado.
    Ambos possuem suporte a máquinas com sistema Windows.
  • O Xen e o Vmware são software do tipo open source e livres (  Errado: o Xen é, mas o Vmware não)   , sob a licença GPL. Ambos permitem gerenciar uma ou mais máquinas virtuais sobre uma única plataforma de hardware, mas, ao contrário do Vmware, o Xen não suporta máquinas com sistema operacional Windows.
  • Só lembrando que open source não significa que seja free (grátis).
    O VMWare não é livre. O Xen somente suporta o Windows utilizando virtualização assistida por hardware Intel VT e AMD-V.
  • Uma dúvida: Qual a fonte que afirma que o XEN da Citrix é Open Source?
  • Sobre a questão se o XEN é open source seguem alguns links. Uns confiáveis e outros nem tanto (wikipedia). A Citrix comprou a XenSource e renomeou o produto para XenServer, mas a Xen.org community mantém o Xen Hipervisor:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Xen

    http://xen.org/

    http://xen.org/community/xenhistory.html

    http://www.citrix.com/English/ps2/products/product.asp?contentID=683148
  • Pessoal, somente um coisa não ficou clara para mim. O Xen suporta o SO Windows como convidado ou visitante, mas não o suporta como SO Hospeiro.
    É isso mesmo não é?
    No site http://www.hardware.com.br/artigos/xen/ dá essa impressão.

    Desde já agradeço.
  • Xen é um software livre de virtualização para as arquiteturas x86, x86-64, IA-32, IA-64 e PowerPC. Xen permite a execução de vários sistemas operacionais, simultaneamente, sobre um mesmo hardware. Versões modificadas de Linux e NetBSD podem ser usadas como base. Diversos sistemas Unix modificados podem ser executados. Desde a versão 3.0, o Microsoft Windows e outros sistemas operacionais podem ser executados sobre o Xen.

    O VMware é útil para:

    • Ambientes de desenvolvimento, onde é necessário testar uma aplicação em várias plataformas: Muitas empresas têm produtos multiplataforma, que precisam ser testados em Windows e em diversas distribuições do Linux.
    • Ambientes de suporte, onde é necessário dar suporte a diversas aplicações e sistemas operacionais. Um técnico de suporte pode rapidamente usar uma máquina virtual para abrir um ambiente Linux ou Windows.
  • Pelo que pude notar a questão encontra-se errada por dois motivos:
    1. O Vmware é software proprietário, portanto não é open source;
    2. O Xen suporte Windows desde a versão 3.0.
    Apesar das fontes, não serem as mais confiáveis, mas pelo visto se encaixa com o que a questão pede.


    Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Xenhttp://pt.wikipedia.org/wiki/VMware
  • O Xen -> é um monitor de máquina virtual (hypervisor ou VMM), em software livre, licenciado nos termos da GNU General Public Licence (GPL), para arquiteturas x86, que permite vários sistemas operacionais hóspedes serem executados em um mesmo sistema hospedeiro.
    Os dois principais conceitos do Xen são domínios e hypervisor.
    Domínios -> são as máquinas virtuais do Xen e são de dois tipos: privilegiada (domínio 0) ou não-privilegiada (domínio U).
    Hypervisor -> tem por função controlar os recursos de comunicação, de memória e de processamento das máquinas virtuais, e não possui drivers de dispositivos. O hypervisor Xen não é capaz de suportar nenhum tipo de interação com sistemas hóspedes. Por isso, é necessário que exista um sistema inicial para ser invocado pelo hypervisor. Esse sistema inicial é o domínio 0. As outras máquinas virtuais só podem ser executadas depois que ele for iniciado. As máquinas virtuais de domínio U são criadas, iniciadas e terminadas através do domínio 0.
  • O VMware -> é na realidade uma infra-estrutura de virtualização completa com produtos abrangendo desde desktops a data centers organizados em três categorias: gestão e automatização, infra-estrutura virtual e virtualização de plataformas. Cada categoria possui um conjunto de produtos específicos.
    -> Os produtos de gestão e automatização têm por objetivo principal permitir de uma forma automatizada e centralizada a gerência de todos os recursos da infraestrutura virtual permitindo a monitoração do sistema, auxiliando na conversão de sistemas físicos em virtuais, na recuperação de desastres, entre outros.
    -> Os produtos de infra-estrutura virtual auxiliam a monitoração e alocação de recursos entre as máquinas virtuais de forma a atender requisitos e regras de negócios. Eles fornecem soluções para alta-disponibilidade, backup, migração de máquinas virtuais e atualização de versões de softwares.
    -> Os produtos de virtualização de plataformas são aqueles destinados a criar máquinas virtuais.
  • Cuidado aí galera com as constatações.

    XEN suporta dois modos de virtualização: paravirtualização e HVM.

    Windows + paravirtualização = Não Funciona
    Windows + HVM = OK

    http://wiki.xenproject.org/wiki/Xen_Overview#Guest_Types

    http://wiki.xenproject.org/wiki/DomU_Support_for_Xen

  • A questão está errada porque o MVware não é gratuito.

    O VMware é software proprietário e possui o VMware Player, que é gratuito, precisando ter imagens de máquinas virtuais criadas com o Workstation ou com outro programa. Atua com virtualização total (nativa)

    O Xen é gratuito, sob licença GPL é considerado um dos melhores sistemas de virtualizações existentes. Atua com paravirtualização.

  • ERRADO.

    Segundo o professor Celson Jr. do Estratégia concursos,"VMware não é opensource. VMware possui uma versão free, VMware Player, mas com máquinas virtuais limitadas. O Xen sim é opensource, sob licença GPL."

  • Outra questão dada, rs.... Só para matar essa questão rapidamente...

    O vmware é pago! Por favor, não cai nessa!

    Resposta: Errado

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    A versão gratuita do VMWare é limitada apenas a uma máquina virtual.


ID
314590
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No contexto do VMWare 2.0, NÃO corresponde às funcionalidades existentes em um data center virtual:

Alternativas
Comentários
  • Segundo nos ensina RANGEL (2009), no seu artigo
    de consolidação de servidores com VMWare, nas páginas 4 e 5, estas são as
    características do VMWare 2.0:

     

    “ Características:

    · Gerenciamento Web;

    · Aumento da capacidade
    de memória em tempo real;

    · Cada VM pode usar
    até 4 processadores físicos;

    · Gerencia até 32 CPUs
    lógicos e 64GB de RAM;

    · Suporta até 128
    máquinas virtuais ativas;

    · Até 12GB de memória
    por máquina virtual

    · Possibilita standby
    quando as máquinas estiverem ociosas;

    · Gerenciamento de
    recursos de máquinas virtuais;

    · Priorização da
    capacidade da CPU;

    · Políticas de
    segurança da rede de nível 2 “


    LETRA A - MAS, A QUESTÃO ESTÁ NULA, PQ TB ESTÁ CORRETA!
  • Até 12GB de memória por máquina virtual

    Não achei nada sobre isso no artigo que você citou.
    Onde conseguiu essa informação?
  • http://www.vmware.com/files/pdf/server_datasheet.pdf -- > 

    Greater scalability and flexibility: Use up to 8GB of RAM per virtual machine, up to 10 virtual network interface cards per virtual machine, transfer data at faster data rates from USB 2.0 devices plus add new SCSI hard disks and controllers to a running virtual machine. 

    "

  • Increased RAM support: The maximum amount of memory that can be allocated per virtual machine has been raised from 3.6GB to 8GB. The amount of memory used by all virtual machines combined is limited only by the amount of the host computer's RAM.

    Fonte: https://www.vmware.com/support/server2/doc/releasenotes_vmserver2.html

     

    Achei o item B estranho quando falou em 'isolamento dos recursos da máquina'. Esse máquina entendi como o servidor físico, e achei que o correto fosse compartilhamento dos recursos de uma mesma máquina física.


ID
320317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência a sistemas operacionais e virtualização, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de virtualização

    Virtualização de hardware 

     

    A virtualização de hardware consiste em rodar vários sistemas operacionais na mesma máquina. Isso é possível com o uso de programas específicos, que geram máquinas virtuais (Virtual Machines, ou VMs): estas emulam os componentes físicos de um PC, possibilitando que um sistema operacional diferente seja instalado em cada uma delas.

     

    Virtualização de apresentação

    acesso a um ambiente computacional sem a necessidade de estar em contato físico com ele. Isso propicia, entre outras coisas, a utilização de um sistema operacional completo (bem como de seus aplicativos) de qualquer local do planeta, como se estivessem instalados no seu PC.

     

    Virtualização de aplicativos

    A técnica consiste em ter uma única cópia de determinado aplicativo, instalada em um servidor virtual; usuários que desejarem ter acesso a tal aplicativo podem fazê-lo diretamente, sem a necessidade de que ele também esteja instalado na máquina física. 

     

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/web/1624-o-que-e-virtualizacao-.htm

     

  • a) ERRADO. Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído.

     

    c) ERRADO. A principal vantagem da virtualização é ter muitos sistemas em um só servidor, no entanto, NÃO é necessário muito investimento em software, hardware e treinamento de pessoal para lidar com essa tecnologia.

     

    d) ERRADO. Utilizando-se a máquina virtual do VMware Server, é possível emular dois ambientes Windows simultaneamente, como também é possível emular um ambiente Windows e outro Linux simultaneamente.

     

    e) ERRADO. Tanto no Linux como no Unix é possível criar uma clusterização, como por exemplo em máquinas virtuais ou reais.


ID
327070
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São camadas do modelo de virtualização do VMkernel:

Alternativas
Comentários
  • Camada da Máquina Virtual: Aqui, todos os sistemas operacionais e aplicativos são harmoniosamente organizados em máquinas virtuais separadas. Cada máquina virtual considera que é uma máquina física com seu próprio hardware, mas este não é o caso. O ESX engana todas as máquinas virtuais

     

    Camada do ESX: O VMkernel é o chefe desta camada. O kernel programa o hardware para as máquinas virtuais, assim como a interface de gerenciamento. O VMkernel é um mentiroso. Ele diz às máquinas virtuais que são entidades físicas e têm acesso ao seu próprio hardware.

     

    Camada dos Recursos Compartilhados: Esta camada é formada por todos os subsistemas do hardware. Ela inclui as redes físicas e da área de armazenamento.


ID
334711
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A versão do Windows Server 2008 que traz como um de seus benefícios a redução de custos de infraestrutura, por meio da consolidação das aplicações com direitos de licença para virtualização e cujos servidores estão limitados a 8 CPUs, 32 GB de RAM em sistemas x86 e 2 TB de RAM em sistemas de 64 bits, é a

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    Esta versão Enterprise, além das informações na questão, possibilitam a criação de nuvens privadas através da virtualização de servidores, economizando muito $$$.
  • Segundo a Microsoft os limites de memória da Enterprise são 64GB/1TB
    Não tem nenhuma versão com essa combinação 32GB/2TB.

    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa366778%28v=vs.85%29.aspx#physical_memory_limits_windows_server_2008
  • Limites de memória  Windows Server 2008

    Versão SO Memória 32 bits Memória 64 bits Processador 32 bits Processador 64 bits
    Web
    Edition
    4 GB 32 GB 4 4
    Standard
    Edition
    4 GB 32 GB 4 4
    Enterprise
    Edition
    64 GB 2 TB 8 8
    Datacenter
    Edition
    64 GB 2 TB 32 64
    2008 Server for Itanium - 2 TB - 64

    Fonte: Material do Prof. Mário Aquino

  • Questão diverge com o site da Microsoft:

    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa366778%28v=vs.85%29.aspx#physical_memory_limits_windows_server_2008


ID
388282
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um computador fictício, criado por um programa de simulação, como, por exemplo, um emulador de videogame para rodar no PC, é conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • Letra  D

    Uma máquina virtual é um ambiente fechado, uma espécie de gaiola, dentro da qual um sistema inteiro pode ser executado. Por exemplo, é possível executar o Windows dentro do Linux, ou o Linux dentro do Windows, ou o Windows dentro do Windows (conforme imagem abaixo), ou qualquer outra combinação que o programa, digo, que a Máquina virtual, comporte.

    http://i55.photobucket.com/albums/g127/Peopleware_02/VirtualPC_Screenshot.gif

    Existem várias Máquinas virtuais disponíveis no mercado. Pessoalmente, uso e recomendo o VirtualBox da Oracle.
  • A questão é imprecisa, porque virtualização e emulação são conceitos distintos
  • Complicada a questão, pois Virtualizar é diferente de Emular, ainda mais se tratando de jogos, onde a arquitetura base muda muito. No caso de jogos nem seria bem um "computador", com SO e tudo mais. Mas assinalei D pela palavra Computador no início.


ID
399940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server
2008, julgue os itens seguintes.

O Hyper-V possibilita melhorar o gerenciamento de máquinas virtuais e favorece a alta disponibilidade dos servidores. Por meio da Live Migration, é possível mover máquinas virtuais entre servidores físicos em milésimos de segundos, para que as operações de migração ocorram sem que o tempo de indisponibilidade seja perceptível pelo usuário.

Alternativas
Comentários
  • Mover em questão de milissegundos? Acho q essa questão tá errada. A alternância de máquina virtuais pode ocorrer em milissegundos, não mover.
    Uma máquina virtual pode contare diversos gigabytes, até teras de dados. Mover levaria vários minutos.
    O Livre Migration pode ser usado para uma manutenção programada, por exemplo, eu vou fazer manutenção no host físico a tarde, e faço a migração pela manhã. Quando concluir a migração, aí, sim, os usuáiros, em questão de milissegundos(imperceptivelmente), passam a usar o novo servidor.
  • Milissegundos com certeza é um exagero.
  • A tarefa de LiveMigration envolve apenas a migração da execução da máquina virtual entre hosts. Os dados físicos da VM, que podem envolver centenas de gigabytes, permanecem onde estão (num datastorage por exemplo). O LiveMigration cria uma cópia do contexto de execução da VM em um segundo host e depois migra a execução da máquina de um host para outro. Este desvio é executado na casa de milisegundos e é inperceptível ao usuário.
  • Sei que pode parecer exagero, mas não é. A finalidade do Live Migration é justamente realizar a migração da VM sem nenhum tipo de impacto para a aplicação.

    Veja o impressionante vídeo:

    http://technet.microsoft.com/pt-br/virtualization/gg563753.aspx

  • Alternativa CORRETA. 

     

    A migração em questão não envolve transferir os dados de uma VM para outra, apenas o atendimento à requisição do usuário. Os dados são mantidos replicados o tempo todo (dependendo da configuração) e, quando uma VM fica indisponível ou demora demais para responder, a outra continua a resposta de onde a primeira parou. Isso leva milésimos de segundo para acontecer (a troca de quem responde), o que torna a assertiva correta. 

  • Também achei exagerado esse milésimos de segundos, mas acabei encontrando essa afirmação em um blog postado no mesmo ano da questão...

     

    Virtualização e Consolidação – Com a introdução da Live Migration, o Windows Server 2008 R2 assume uma posição de liderança no mercado da virtualização. Com o mesmo portfolio de recursos da concorrência e o argumento do TCO, a escolha do R2 em vez de um software de terceiros se torna óbvia.  A Live Migration permite ao administrador migrar máquinas virtuais em execução de um host físico a outro em milésimos de segundo, sem perda de conexão ou interrupção de serviços dos usuários conectados. Essa combinação da Live Migration, do Hyper-V e do restante do Windows Server 2008 R2 facilita a manutenção e as atualizações de hardware, o failover manual e a consolidação de cargas de trabalho em menos servidores. Essas tecnologias se juntam para que os administradores possam monitorar e gerenciar seus servidores seja qual for o hardware, na maioria dos casos. Apenas a integração de um ambiente de virtualização e sistema operacional possibilita esse primeiro passo em direção à computação de utilitários coesa, e o Windows Server 2008 R2 está liderando essa área. Com um novo Hyper-V no Windows Server 2008 R2, os administradores encontrarão atualizações para recursos como a virtualização assistida por hardware (EPT/NPT) e a sobrecarga de virtualização reduzida. Você pode alcançar níveis de consolidação até 50% mais altos em comparação ao Windows Server 2008, executando máquinas virtuais em hardware equivalente.

     

    Fonte: https://tecnologiaegestao.wordpress.com/tag/windows-server-2008-r2/

  • Sério? referência de banca agora é BLOG?

  • A disponibilidade e a migração são operações transparentes neste processo. O emulador de máquinas virtuais possui essa função e ela é considerada básica. Quais são elas: criar máquinas virtuais, configurações de componentes dessas máquinas, processo de migração transparente, dentre outros.

    Resposta: Certo

  • A disponibilidade e a migração são operações transparentes neste processo. O emulador de máquinas virtuais possui essa função e ela é considerada básica. Quais são elas: criar máquinas virtuais, configurações de componentes dessas máquinas, processo de migração transparente, dentre outros.


ID
400006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de conceitos e ferramentas de
virtualização.

A instalação dos pacotes iproute2 e less constitui pré-requisito para a instalação da ferramenta XEN em uma máquina com o sistema operacional Linux.

Alternativas
Comentários
  • Xen é um software livre de virtualização para as arquiteturas x86, x86-64, IA-32, IA-64 e PowerPC. Xen permite a execução de vários sistemas operacionais, simultaneamente, sobre um mesmo hardware. Versões modificadas de Linux e NetBSD podem ser usadas como base. Diversos sistemas Unix modificados podem ser executados. Desde a versão 3.0, o Microsoft Windows e outros sistemas operacionais podem ser executados sobre o Xen.

    less -> Permite fazer a paginação de arquivos ou da entrada padrão. O comando less pode ser usado como comando para leitura de arquivos que ocupem mais de uma tela. Quando toda a tela é ocupada, o less efetua uma pausa (semelhante ao more) e permite que você pressione Seta para Cima e Seta para Baixo ou PgUP/PgDown para fazer o rolamento da página. Para sair do less pressione q.

    iproute2 ->  A base do pacote iproute2 é a ferramenta ip. Ela traz toda a funcionalidade existente nos comandos arp, ifconfig e route. O modo de operação desta ferramenta baseia-se na passagem de comandos com argumentos apropriados para um dos seguintes objetos:

    • link: interfaces físicas existentes no sistema;
    • addr: endereços lógicos atribuídos as interfaces físicas do sistema nas diversas famílias distintas de protocolos de rede, como por exemplo inet (IPv4) e inet6 (IPv6);
    • route: tabela de roteamento do sistema;
    • maddr: endereços lógicos de multicast existentes no sistema;
    • mroute: tabela de roteamento multicast do sistema;
    • tunnel: configuração de túneis de protocolo do sistema;
    • neigh: tabela ARP do sistema;
    • rule: permite definir regras como rejeição de pacotes, uso de NAT e classificar o tráfego em tabelas com tratamento diferenciado para o uso por outros comandos do ip com o uso do argumento table;
    • monitor: permite monitoramento dos demais objetos.

    Se souber o que cada comando desse faz, verifica-se que não temos relação alguma de dependência entre eles.
  • Para se instalar o Xen em uma máquina com Linux instalada, são necessários os seguintes pré-requisitos:
    - A working Linux distribution using the GRUB bootloader and running on a P6-class or newer CPU.
    - The iproute2 package.
    - The Linux bridge-utils2.1 (e.g., /sbin/brctl)
    - The Linux hotplug system2.2 (e.g., /sbin/hotplug and related scripts). On newer distributions, this is included alongside the Linux udev system2.3.

    Ou seja, o erro da questão foi dizer que o pacote less é também um pré-requisito.

    Fonte: http://goo.gl/0c8IH

ID
400012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de conceitos e ferramentas de
virtualização.

A ferramenta de virtualização Hyper-V da Microsoft permite a execução de servidores virtualizados com o sistema operacional convidado Red Hat Linux, disponibilizando até oito processadores virtuais para esse sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Principais Recursos do Hyper-V:

    Arquitetura Nova e Aprimorada

    A nova arquitetura de hipervisor micro-kernel de 64 bits permite que o Hyper-V ofereça uma ampla lista de métodos de suporte aos dispositivos, além de segurança e desempenho avançados.

    Amplo Suporte a Sistemas Operacionais

    Amplo suporte para a execução simultânea de diferentes tipos de sistemas operacionais, incluindo os sistemas de 32 bits e 64 bits em diferentes plataformas de servidores, como Windows, Linux e outros.

    Suporte a Multiprocessadores Simétricos (SMP)

    A capacidade de suporte para até quatro processadores múltiplos no ambiente de uma máquina virtual possibilita o aproveitamento total dos aplicativos multi-threaded.

    Balanceamento de Carga de Rede

    O Hyper-V engloba novas capacidades de comutador virtual. Isto significa que as máquinas virtuais podem ser facilmente configuradas para executar o Windows Network Load Balancing (NLB) Service, a fim de balancear as cargas entre máquinas virtuais de diferentes servidores.

    Nova Arquitetura de Compartilhamento de Hardware

    Com a nova arquitetura de provedor de serviço virtual/cliente de serviço virtual (VSP/VSC), o Hyper-V oferece acesso e utilização avançados dos recursos centrais, como disco, rede e vídeo.

    Migração Rápida

    O Hyper-V permite a migração rápida de uma máquina virtual em execução, de um sistema físico de hospedagem para outro, com um tempo de inatividade mínimo, aproveitando as capacidades já conhecidas de alta disponibilidade das ferramentas de gerenciamento do Windows Server e do System Center.

    Instantâneo de Máquina Virtual

    O Hyper-V oferece a capacidade de tirar instantâneos de uma máquina virtual em execução, para que você possa reverter facilmente a um estado anterior e aprimorar a solução de backup e recuperação.

    Escalabilidade

    Com suporte a múltiplos processadores e núcleos em nível de host e acesso avançado de memória nas máquinas virtuais, você pode fazer a escalabilidade vertical de seu ambiente de virtualização, a fim de oferecer suporte a uma grande quantidade de máquinas virtuais dentro de um determinado host e continuar a migração rápida para a escalabilidade através de múltiplos hosts.

    Extensível

    As interfaces e APIs baseadas no padrão WMI do Hyper-V permitem que os fabricantes de software independentes e desenvolvedores produzam com rapidez ferramentas personalizadas, utilitários e aprimoramentos para a plataforma de virtualização.

    Nota: A Microsoft acredita que a maior parte dos clientes espera contar com as capacidades de virtualização nos sistemas operacionais de seus servidores. Entretanto, de acordo com a demanda dos clientes, o Windows Server 2008 poderá ser licenciado sem o Hyper-V. Para saber mais, visite a página Licenciamento sem o Hyper-V.

  • Os sistemas operacionais "guests" suportados pelo Hyper-V da Microsoft são encontrados no seguinte link:
    http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc794868%28WS.10%29.aspx

    Observa-se que para o SO "guest" Linux Red Hat, são suportados 1, 2 ou 4 processadores virtuais.
    A questão está errada por afirmar que são disponibilizados até 8 processadores virtuais para esse SO.
  • O Hyper-V suporta no máximo 4 processadores virtuais para qqr sistema operacional, mesmo da família Windows.
  • Capacidade de Hardware Otimizada O Windows Server 2008 R2 agora suporta até 256 núcleos de processadores lógicos para uma única instância do sistema operacional. O Hyper-V pode usar até 64 processadores lógicos em uma única máquina virtual.
  • Olha o que eu tenho que saber...

    Está osso fazer prova de TI.

ID
400015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de conceitos e ferramentas de
virtualização.

Entre as ferramentas de virtualização disponíveis no mercado incluem-se a VMWARE e a XEN, que não possuem versões gratuitas.

Alternativas
Comentários
  • Entre as ferramentas de virtualização disponíveis no mercado incluem-se a VMWARE e a XEN, que não possuem versões gratuitas.

    O VMWARE É PROPRIETÁRIO, porém o XEN é livre.
  • Complementando a informação do colega:

    Xen é um software livre de virtualização para as arquiteturas x86, x86-64, IA-32, IA-64 e PowerPC.
    Xen foi originalmente desenvolvido como um projeto de pesquisa na Universidade de Cambridge. Em 2007, a XenSource foi adquirida pela Citrix System Inc. pelo valor de 500 milhões de dólares. A Citrix agora suporta o desenvolvimento do projeto open source e vende também uma versão "empresarial" do software. O primeiro lançamento público do Xen foi disponibilizado em 2003.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xen
  • Tanto a Xen quanto a VMWare possuem versões gratuitas. A versão gratuita da VMware é limitada a apenas 1 maquina virtual.
  • O VMware vSphere Hypervisor é um hypervisor bare-metal gratuito que virtualiza servidores para que você possa consolidar seus aplicativos utilizando menos hardware.


    http://www.vmware.com/br/products/vsphere-hypervisor

  • Só pra complementar. O ESXi, que é o virtualizador da vmware é gratuito. A Suite vSphere é paga, e possui vários níveis que adicionam features novas como o DVS(Distributed Virtual Switch) ou o Storage vMotion.

  • A edição gratuita do XenServer começa com um hipervisor de 64 bits e gerenciamento centralizado, migração ao vivo e ferramentas de conversão para criar uma plataforma virtual que maximiza a densidade e o desempenho dos hóspedes. 

    Fonte: LS Linux solutions


ID
400018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de conceitos e ferramentas de
virtualização.

Na paravirtualização, a máquina virtual simula o hardware e possibilita que o sistema convidado (guest) seja executado de maneira isolada.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA

    A paravirtualização
    , a princípio, parece uma virtualização de hardware, mas propõe que o sistema operacional hóspede saiba que ele está sendo executado na camada virtual e possa interagir com ela. Isso implica em alterações no sistema operacional hóspede, mas garante uma cooperação sem precedentes entre as duas camadas. O ganho imediato desta cooperação é a maior performance do conjunto.
  • Errada.
    Existem dois tipos de implementação de virtualização: virtualização completa (full virtualization) e paravirtualização.

    A questão apresenta o conceito de virtualização completa, na qual o hypervisor (monitor das VMs) realiza a completa abstração do sistema físico, criando um sistema virtual completo, o que permite que o sistema convidado seja executado de maneira isolada e de forma independente.

    Já na paravirtualização, a máquina virtual (guest) enxerga uma abstração do hardware que não é idêntico ao hardware físico, ou seja, a VM fica dependente dos dispositivos de hardware que são configurados através do hypervisor.

    Fonte: Livro "Datacenter - Componente Central da Infraestrutura de TI" - Manoel Veras.
  • Virtualização completa: é realizada toda a abstração do sistema físico, com o objetivo de fornecer ao sistema operacional hóspede uma réplica do hardware virtualizado pelo hospedeiro. Este tipo dispensa a necessidade de modificar o SO convidado, que trabalha desconhecendo que há virtualização.

    Paravirtualização: requer a modificação do SO convidado. O sistema operacional visitante é modificado e passa a ter conhecimento que está rodando sobre a VMM. O hóspede modificado, então, não executa instruções privilegiadas diretamente, mas recorre ao hypervisor quando necessitar delas.

  • Paravirtualização: entrega hardware igual ao real, principal característica é o desempenho, adapta às modificações do S.O

    Virtualização Completa: simula todo hardware da máquina física, VM é executo de forma isolada. Hardware entregue de forma virtual

  • Paravirtualização:

    -Requer a modificação do SO convidado

    -Lida com instruções no momento da compilação

    -Ganho significativo de desempenho.

    -Facilita o uso de dispositivos de E/S,

    -O custo da manutenção de SOs paravirtualizados pode ser alto

    -A vantagem de desempenho da paravirtualização varia muito 

  • Níveis de abstração diferentes, matei a questão. A simulação de hardware envolve o conceito mais de Host-based, do que de ParaVirtualization. A abstração no comando da questão é menor.


ID
400021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de conceitos e ferramentas de
virtualização.

Para que a ferramenta de virtualização se comunique diretamente com o hardware, pode ser utilizado um hypervisor nativo, também conhecido como bare metal.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    Os hypervisors podem ser classificados de 2 formas:
    a) nativo, baremetal, supervisor - roda diretamente no hardware do servidor. São exemplos as soluções existentes no mercado: VMWare Server, Microsoft Hyper-V, Citrix Xen Server.

    b) hosted -  é uma aplicação que fornece um ambiente de execução para outras aplicações. Exemplo é o caso da máquina virtual Java (JVM).

    Fonte: Livro "Datacenter - Componente Central da Infraestrutura de TI" - Manoel Veras.
  • Um Hypervisor (ou Monitor de Máquinas Virtuais) é uma plataforma de software que permite executar múltiplos sistemas operacionais simultaneamente em uma máquina física (host).

    Tipo 1 x Tipo 2

    Hypervisor Tipo 1, também chamado de nativo ou bare metal, é um software [de virtualização] que conversa diretamente com o hardware. As máquinas virtuais (guests) rodam diretamente sobre ele. O Hyper-V é um hypervisor de Tipo 1.

    Já no hypervisor Tipo 2 (ou hosted), o software responsável pela virtualização roda sobre um sistema operacional normal. A máquina virtual (guest) roda sobre estas 2 camadas de software. Claro que existe uma penalização no desempenho. O Virtual Server é um hypervisor de Tipo 2.

  • TIPO 1 - nativo,baremetal,supervisor, unhosted 

    Comum em servidores, software executado direto no hardware

    TIPO 2 - hosted

    Comum em desktops, software sobre o S.O nativo


ID
400024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de conceitos e ferramentas de
virtualização.

A virtualização por meio de emuladores o hypervisor oferece como vantagem a disponibilização de uma máquina virtual que permite a execução de aplicativos no ambiente simulado; esse esquema, que simula hardware não disponível fisicamente, apresenta desempenho superior ao da paravirtualização.

Alternativas
Comentários
  • https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/tlcbr/entry/dominios_da_paravirtualizacao?lang=en
  • Não é possivel simular um "hardware não disponível fisicamente" e ter desempenho melhor que esse hardware...
  • A paravirtualização também é mais eficiênte que a virtualização, pois na primeira o software virtualizado sabe que esta sendo executado em um ambiente virtualizado e faz de tudo para tirar vantagem disto. Já no ultimo, o software não sabe estar sendo virtualizado e não tem como aplicar nenhum tipo de estratégia para melhorar o desempenho.
  • Pessoal, vale a pena ressaltar alguns pontos:
    Virtualização Total: Tem por objetivo fornecer ao SO visitante uma réplica do hardware sujacente. Dessa forma, o SO visitante é executado sem modificação sobre o VMM. O SO visitante não sabe que está endo executado em uma VMM, então as suas instruções devem ser testadas pelo VMM para que depois sejam executadas.
    Paravirtualização: O SO é modificado para chamar o VMM sempre que executar uma instrução que possa alterar o estado do sistema. Perceba que na para virtualização não é feito o teste pelo VMM, o que resulta em um ganhi de performance.

    Porém, atualmente, já existem arquiteturas que dão suporte de hardware para a virtualização (AMD-V e Intel-VT) e a virtualização total passou a obter resultados de desempenho melhores do que os da para-virtualização nesses casos.

    Com isso, em alguma futura questão, se a banca perguntar que existe hardware com suporte à virtualização, o mais aconselhável é o uso da virtualização completa. Caso contrário (o caso dessa questão), o aconselhável é o uso da para virtualização.

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/artigo.pdf

    Bons estudos.
  • Na virtualização o uso do hardware é otimizado através da criação de versões virtuais das aplicações ou recursos de infraestrutura de TI. Portanto seria meio fora de lógica otimizar o uso de um recurso inexistente.

  • Se a questão disser que algo apresenta desempenho superior a paravirtualização (virtualização assistida por software) já desconfie, a não ser que fale de virtualização assistida por hardware, pois essa, ao contrário daquela, não modifica o S.O.

  • Paravirtualização: entrega hardware igual ao real, principal característica é o desempenho, adapta às modificações do S.O

  • A paravirtualização tem maior desempenho se comparado a virtualização completa.


ID
400027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de conceitos e ferramentas de
virtualização.

A ferramenta QEMU, em que se utiliza a técnica de virtualização por emulação, somente pode ser rodada em plataforma de 64 bits e em sistema operacional Linux.

Alternativas
Comentários
  • Emulação em modo de usuário
    O QEMU pode lançar processos Linux ou Darwin/Mac OS X compilados para uma CPU em outra CPU. As chamadas ao SO alvo sãotruncadas para um endianamento e combinações 32/64bits. Wine e o Dosemu são os alvos principais para o QEMU.
  • O QEMU é um emulador de sistema muito poderoso, gratuito e livre. Com uma interface de extrema facilidade o emulador de sistema tem crescido muito dentro dos ambiente Windows. Utilizando comandos simples para tarefas que podem ser complicadas em outros emuladores.
    Com a utilização da tradução dinâmica, o emulador converte partes do código para quer o processador execute o conjunto de instruções, como técnica o QEMU utiliza um grande poder de processamento e pode trabalhar com a emulação total do sistema ou emulação no modo usuário.
     
    Emulação total do Sistema: Possibilidade da emulação de um sistema completo,processador e periféricos. Utilizando-se a emulação total, o emulador pode ser utilizado para rodar os diversos sistemas operacionais.
     
     
    Emulação no modo de usuário: Opção disponível somente para o sitema Linux, nesse modo o emulador pode executar processos do Linux compilados para uma plataforma em outra, um programa compilador em uma arquitetura x86 pode ser executado em um PowerPC:
     
    Não requer alterações ou otimizações no sistema hospedeiro(anfitrião), facilmente utilizado e suporte a auto-emulação - é possível chamar o QEMU de dentro de outro QEMU.

ID
400030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de conceitos e ferramentas de
virtualização.

A ferramenta Vmware oferece recursos que possibilitam mover, de um servidor físico para outro, uma máquina virtual em funcionamento, sem a necessidade de interrupção do funcionamento da máquina virtual.

Alternativas
Comentários
  • Certa.

    O componente da solução VMware que possibilita esta funcionalidade é o VMware VMotion. Ele é um recurso muito utilizado para o funcionamento de alta disponibilidade e o balanceamento de carga do VMware.

    Fonte: Livro "Datacenter - Componente Central da Infraestrutura de TI" - Manoel Veras.

  • Segundo Manoel Veras (2009,p.204),"O VMware VMotion permite a migração de máquinas virtuais em tempo real."


    BIBLIOGRAFIA:

    DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS
  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    A migração em tempo real permite transferir uma máquina virtual inteira em execução de um servidor físico para outro, sem tempo de inatividade. A máquina virtual mantém a identidade e as conexões de rede, garantindo um processo de migração contínuo.


ID
492682
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação à ferramenta para controle remoto VNC (Virtual Network Computing),

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Virtual Network Computing (ou somente VNC) é um sistema de compartilhamento gráfico de desktop que usa o Remote Frame Buffer protocol (RFB) para remotamente controlar outro computador. Através deste protocolo um usuário pode conectar-se a um computador remotamente, e utilizar as suas funcionalidades visuais como se estivesse sentado em frente do computador.

    Uma das grandes vantagens é poder fazer a conexão de diferentes ambientes UNIX (Linux e outros) em WinNT (Windows X).


ID
595897
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Cada vez mais nas salas de TI, os servidores virtualizados trazem algumas vantagens operacionais importantes em um ambiente que exige alta produtividade e disponibilidade.
Analisando-se essas vantagens, identifique com V as informações efetivamente associadas ao uso de servidores virtualizados e com F, as demais.
( ) Redução no número de computadores necessários para implantação dos serviços oferecidos pelos servidores.
( ) Aumento da performance na execução dos Sistemas Operacionais dos Servidores. ( ) Recuperação rápida de desastres.
( ) Redução da complexidade na implantação dos Sistemas Operacionais dos Servidores.
( ) Facilidade de compartilhamento de recursos de hardware entre os servidores.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • “O principal motivo apontado pelas organizações para fazerem uso da virtualização tem sido a redução de custos de hardware, a melhoria da condição de recuperação a desastres e a economia de espaço para datacenters.”

     

    ( ) ERRADO. DIMINUIÇÃO da performance na execução dos Sistemas Operacionais dos Servidores.

    COMENTÁRIO:

    Desempenho: Atualmente, não existem métodos consolidados para medir o desempenho de ambientes virtualizados. No entanto, a introdução de uma camada extra de software entre o sistema operacional e o hardware, o VMM ou hypervisor, gera um custo de processamento superior ao que se teria sem a virtualização. Outro ponto importante de ressaltar é que não se sabe exatamente quantas máquinas virtuais podem ser executadas por processador, sem que haja o prejuízo da qualidade de serviço.

     

    ( ) ERRADO. Redução da complexidade na implantação dos Sistemas Operacionais dos Servidores

    COMENTÁRIO:

    Redução seria uma desvantagem, pois cada vez mais empresas estão buscando formas de reduzir os custos e complexidade com o ambiente de TI.


ID
598390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito dos ambientes GNU/Linux e Windows, julgue os itens subsequentes.

É possível utilizar um programa para Windows no ambiente GNU/Linux. Isso pode ser feito instalando-se o programa em uma API Windows para GNU/Linux ou por meio da virtualização — isto é, usando-se um programa que emule um hardware.

Alternativas
Comentários
  • Correto!

    Exemplo de software do Linux para instalar API windows é o wine e exemplo de virtualização é o vmware.
  • Na computação, um emulador é um software que reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele. Pode ser pela transcrição de instruções de um processador alvo para o processador no qual ele está rodando, ou pela interpretação de chamadas para simular o comportamento de um hardware específico. O emulador também é responsável pela simulação dos circuitos integrados ou chips do sistema de hardware em um software. Basicamente, um emulador expõe as funções de um sistema para reproduzir seu comportamento, permitindo que um software criado para uma plataforma funcione em outra.


    Existem vários emuladores para simular o ambiente windows no linux e vice versa. Além de emuladores especifico para emular aplicativos dos sistemas operacionais.
  • errei porque achei que no caso ele emula o SOFTWARE e não HARDWARE conforme consta na questão, pois ele comenta em emular um programa do Windows no Linux, desta forma o problema abora o SOFTWARE.
  • A questão aborda o software, mas observe que para instalar um aplicação desenvolvida para Windows, através da virtualização, o hypervisor tipo2 vai emular o hardware que é o ambiente necessário para a instalação de um SO. Conforme já dito por outros colegas, o emulador vai reproduzir as condições de um outro ambiente, fazendo-se comportar e parecer como tal. 

  • c-

    É possível utilizar um programa para Windows no ambiente GNU/Linux. Isso pode ser feito instalando-se o programa em uma API Windows para GNU/Linux ou por meio da virtualização — isto é, usando-se um programa que emule um hardware.


ID
617485
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Hyper-V é um recurso do Windows Server 2008 que permite a execução de máquinas virtuais. Para migrar servidores Windows existentes para um ambiente virtualizado, utiliza-se a ferramenta

Alternativas
Comentários
  • O Microsoft Hyper-V Server 2008 R2 é um produto independente que apresenta uma solução de virtualização segura e otimizada, permitindo que as organizações façam melhor uso dos servidores e eliminem custos. Como o Hyper-V Server é um produto especializado independente, que contém apenas o Windows Hypervisor, o modelo de driver do Windows Server e os componentes de virtualização, ele consome poucos recursos e requer o mínimo de custos. Ele se integra com facilidade aos ambientes de TI, aproveitando suas ferramentas de suporte, correções, provisionamento, gerenciamento, processos e especialização. Entre os recursos disponíveis no Microsoft Hyper-V Server 2008 R2 destacam-se a Live Migration, suporte a volumes de cluster compartilhados e o suporte estendido a processadores e memória para sistemas host.
  • Virtual Server Migration Tool Kit fornece ferramentas de linha de comando para automatizar a migração de máquina física para máquina virtual. Esta tecnologia torna possível para reproduzir o ambiente que o SQL Server reside em uma máquina física para fazê-lo funcionar exatamente da mesma forma em uma máquina virtual. O Virtual Server Migration Toolkit usa Automated Deployment Services (ADS) para implantação de máquina virtual um grande número de servidores.

ID
662308
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

É correto afirmar: ,

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Qdo vc "escular" em "monitor" na virtualização, essa expressão em regra estará se referindo ao VMM (Virtual Machine Monitor) ou Monitor de Máquina virtual, que tbém é chamado de Hypervisor! E, de fato, o Hypervisor pode ser implementado de duas formas:

    -> Tipo I, tbém chamado de "bare metal" em que o "monitor oode ser implementado entre o hardware e os guest system (sistema convidado)";

                         -> Roda diretamente no hardware do servidor.

    .

    -> Tipo II, tbém chamado de "hosted" em que o monitor é "implementado como um processo de um host system".

                          -> O hypervisor tipo II funciona como um programa de usuário simples em um SO hospedeiro.

     

  • Complementando

     

    a) ERRADO. Cups é um gerenciador de impressão para sistemas tipo Unix que utiliza o protocolo IPP, em substituição ao LDP, que fora adotado no seu desenvolvimento.

     

    b) ERRADO. É preciso de um mínimo de 2 GB de RAM só para instalar XenServer, mas o recomendado é de pelo menos 8 GB, especialmente se você pretende hospedar múltiplas máquinas virtuais. XenServer sozinho vai exigir 16 GB de espaço em disco.

     

    c) ERRADO. Com o Cups, é possível criar um compartilhamento de impressora no Samba, sendo necessário adicionar a opção printing = cups e load printers = yes< na seção do smb.conf.

     

    d) ERRADO. VMotion, uma ferramenta para transferir máquinas virtuais entre servidores, de forma tão transparente quanto possível, resultando no mínimo de downtime (tempo com o servidor fora do ar).


ID
699361
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Umas das maneiras mais utilizadas para o controle remoto de estações é por meio de ferramentas que utilizam o protocolo VNC, ou simplesmente ferramentas VNC. Para a utilização dessa ferramenta é necessário

Alternativas
Comentários
  • A versão em inglês possui mais detalhes:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_Network_Computing

  • É necessário apenas que exista uma versão servidor para a versão cliente se conectar. Ou seja, que o software esteja instalado nas duas máquinas. Respota correta letra E.


ID
708985
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema de virtualização VMware, quando executado em um processador x86 sem extensões de virtualização, se comporta como um hipervisor:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "B"

    Software de virtualização VMware e similares para a família de processador x86 deve empregar técnicas de tradução binária para interceptar e virtualizar a execução de determinadas instruções. Estas técnicas incorrer em alguma sobrecarga de desempenho em comparação com uma VM em execução em uma arquitetura nativa virtualizadora.
  • completando a informaçao, tipo 1: também denominado nativounhosted o bare metal (sobre o metal nu), é software que se executa diretamente sobre o hardware, para oferecer a funcionalidade descrita.

    tipo 2 :também denominado hosted, é software que se executa sobre um sistema operativo para oferecer a funcionalidade descrita.


    fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipervisor

  • Atualmente o WMware ESXi (a última versão é a 6.0) é considerado "bare metal", ou do tipo I, ou seja, executa diretamente sobre o hardware, sem sistema operacional hospedeiro. Talvez na época da questão (2012) fosse do tipo 2 ou a questão era referente a outro produto. Alguém sabe esclarecer ?

  • Comentário de um amigo via email ....
    "Letras C, D e E já podem ser eliminadas porque não faz sentido misturar emulação com virtualização ainda mais atrelando a interpretação e dizendo que é pra aumentar a velocidade ( interpretar é um processo intrinsecamente mais lento que a compilação ). Entre as letras A e B, fiquei com a B, porque na A novamente a banca quis  atrelar o processo de interpretação a uma execução mais rápida."
    Vlw Baea !!!

    []'s
    

  • Segundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipervisor

    VMware tem versão Tipo 1 e Tipo 2, como a questão disse "quando executado em um processador x86 sem extensões de virtualização

    ela está se referindo à versão do Tipo 2

  • Cuidado para não confundir: O fato do processador não ter suporte a virtualização não transforma o Hipervisor do tipo 1 em tipo 2. O tipo 1 é instalado diretamente sobre o hardware (bare metal) operando entre o HW e as VM dos sistemas convidados (guests). O hipervisor do tipo 2 é implementado como um processo do Sistema Operacional do anfitrião (host). Se o Hipervisor tipo 1 contar com suporte de hardware para virtualização será capaz de usar técnicas de "trap and emulate" porque todas as instruções sensíveis geram "trap". No x86 sem suporte a virtualização algumas instruções sensíveis não geram "trap". Os processadores da família X86 só passaram a contar com suporte a virtualização a partir de 2005 quando a INTEL e AMD lançaram processadores que geram “trap” para todas as instruções sensíveis. Se o Hipervisor tipo 1 não tiver suporte do processador contará apenas com a tradução binária. A melhor resposta então não existe entre as opções e seria: “tipo 1, empregando tradução binária para acelerar a execução do hóspede”. Como o examinar usou a expressão “se comporta como um ...” a melhor resposta é a "B“.


ID
747103
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Hypervisor, ou Monitor de Máquina Virtual (Virtual Machine Monitor – VMM), é uma camada de software entre

Alternativas
Comentários
  • hypervisor, ou Monitor de Máquina Virtual (VMM), é uma camada de software entre o hardware e o sistema operacional. O VMM é responsável por fornecer ao sistema operacional visitante a abstração da máquina virtual. É o hypervisor que controla o acesso dos sistemas operacionais visitantes aos dispositivos dehardware. É interessante ressaltar que o VMM não executa em modo usuário, pois é ele que deve executar, ou simular a execução, das instruções privilegiadas requisitadas pelo sistema operacional visitante.

    fonte: 
    http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/OqueohypervisorouVMM(VirtualMachineMonit.html
  • VMM creates um ambiente virtual. Normalmenteo OS domina toda a comunicação com hardware, com drivers sendo canais de comunicação em OS e hardware, aplicação/hardware e usuário/hardware. Com VMM, o sistema op. se torna guest e os privilégios de controle do hardware (ring 0) passam para VMM, o qual é um intermediário entre sistema op e hardware.

    Um dos componentes críticos para a implantação de um projeto de virtualização, independente da tecnologia utilizada, são as ferramentas de Gerenciamento. As ferramentas que gerenciam o ambiente Virtual devem gerenciar tanto o ambiente físico como o virtual, assim como Sistema Operacional e Aplicações.
  • Segue outra fonte. 

    Segundo Manoel Veras(2009,p.197),"A virtualização permite que a camada de software(aplicações e sistema operacional) seja isolada da camada de hardware. Esta camada de virtualização é conhecida como hypervisor ou monitor de máquina virtual(Virtual Machine Monitor-VMM)."

    Bibliografia:

    LIVRO DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS

  • Na realidade isto depende do tipo de arquitetura da virtualização. Temos as arquiteturas do TIPO I (esta é a que corresponde ao gabarito da questão). Há arquiteturas do TIPO II (neste caso o VMM executa acima do sistema operacional do host e abaixo dos sistemas operacionais hospedados). Além destes dois tipos há outros tipos de arquitetura. Entendo que esta questão poderia ter várias respostas corretas de acordo com a arquitetura. Enunciado vago. Gabarito duvidoso.

  • Também pode ser executado sob um 2º sistema operacional (o virtualizado). Exatamente como o colega falou abaixo. A questão não deixa explícito qual o tipo de arquitetura em questão. A alternativa A) Também poderia ser verdadeira. Depende do tipo de arquitetura adotado.


ID
747106
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A Virtualização pode ser classificada em três tipos na arquitetura x86:

Alternativas
Comentários
  • Três técnicas alternativas de virtualização de instruções privilegiadas na CPU estão presentes para a arquitetura x86: Virtualização Full, Paravirtualização e Hardware Assist.

     

    Paravirtualização


    Paravirtualização é uma técnica de virtualização de segunda geração que apresenta uma interface de software para as máquinas virtuais, que é similar, mas não idêntica ao hardware adjacente. Nesta técnica, a paravirtualização refere-se à comunicação entre o guest OS e o hypervisor para prover performance e eficiência. A paravirtualização envolve a modificação do kernel do OS virtual, a fim de substituir instruções não virtualizadas que se comunicam diretamente com a camada de virtualização (hypercalls). O hypervisor então provê interfaces de comunicação para operações críticas de kernel, como gerenciamento de memória, controle de interrupções e time keeping.

    Isso faz com que a paravirtualização não suporte sistemas operacionais não modificados tais como Windows 2000/XP/Vista, tendo assim, desvantagens de compatibilidade e portabilidade.

     



    Figura - Paravirtualização


    O projeto Xen open source é um exemplo de paravirtualização que virtualiza o processador e memória, usando kernel modificado do Linux e virtualizando o I/O usando drivers de dispositivos customizados.


    Virtualização Full


    A Virtualização Full como tecnologia de primeira geração utiliza traduções binárias e é atualmente a tecnologia disponível mais estável e confiável disponível. Implementações utilizando essa técnica oferecem alta performance de virtualização para sistemas operacionais como Windows e Linux sem a necessidade de alteração do código destes sistemas.

     


    Figura - Virtualização cheia

     


    A Virtualização Full difere da Paravirtualização, pois o guest OS não é modificado e não sofre alteração fazendo com que todas as operações críticas e sensíveis do OS virtual, sejam capturados usando tradução binária. A proposta da paravirtualização sobre o overhead é menor, mas as vantagens da paravirtualização sobre a virtualização full podem variar de acordo com o workload.Continua no próximo comentário devido ao limite de caracteres por comentário...

  •  

    Hardware Assisted

     


    Os fabricantes de hardware rapidamente abraçaram a virtualização e desenvolveram novas características para simplificar as técnicas de virtualização x86. A próxima geração de hardware possui aprimoramentos que incluem as tecnologias de virtualização Intel (VT-x) e AMD (AMD-v), ambos privilegiam a execução de instruções de CPU com uma nova tecnologia que permite que a VMM rode em um novo modo root abaixo do Ring 0. Este método privilegia as chamadas sensíveis que são automaticamente capturadas pelo hypervisor, removendo a necessidade de tradução binária ou paravirtualização.

     


    Figura - Virtualização assistida

     


    Nesta técnica, o estado da máquina virtual é armazenado no Virtual Machine Control Structures (VT-x) para família Intel de processadores ou Virtual Machine Control Blocks (AMD-V) para processadores AMD. Essas características representam as futuras gerações de hypervisors que utilizarão os benefícios do hardware assistido para oferecer performance e confiabilidade para as máquinas virtuais.



    Fonte: http://www.vmworld.com.br/br/index.php/component/content/article/50-virtualizacao/74-aprendendo-sobre-os-tipos-de-virtualizacao.html

  • Virtualização consiste em isolar o Sistema Operacional do hardware por meio de um Sistema Operacional guest. Com Virtualização de Aplicação ou Apresentação, as aplicações em um ambiente virtual podem rodar em um servidor e ser portada para outros Sistemas Operacionais e Hardwares.Os tipos de virtualização são:

    Para-virtualization- usa kernal espcial (XEN kernel). O guest kernel roda no host junto com as bibliotecas e dispositivos. É útil para load-balancing e segurança.

    Hrdware-assisted- utiliza as capacidades do hardware para conseguir full virtualization, principalmente do processador. isola completamente o sist oper. de qualquer operação com hardware.

    Full virtualization- proporciona um ambiente de completa simulação do host, o ual exige que todos os detalhes da interação hardware/software sejam recriados, tais como operações de input/output, interrupts e acessos à memória.
  • http://www.tiespecialistas.com.br/2011/02/porque-virtualizar-e-quais-os-tipos-de-virtualizacao/

ID
747109
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A solução de Virtualização da VMware é baseada nos hypervisors ESX e ESXi, que são considerados hypervisors do tipo:

Alternativas
Comentários
  • "O VMware ESX e o VMware ESXi são hypervisores bare metal instalados diretamente no hardware de servidor. Ambos fornecem desempenho e escalabilidade líderes do setor; a diferença está na arquitetura e no gerenciamento operacional do VMware ESXi. O VMware ESX conta com um sistema operacional Linux, chamado de console de serviço, para desempenhar algumas funções de gerenciamento, inclusive a execução de scripts e a instalação de agentes de terceiros para monitoramento de hardware, backup ou gerenciamento de sistemas. O console de serviço foi removido do VMware ESXi, reduzindo significativamente a ocupação de espaço. Ao remover o console de serviço, o VMware ESXi segue a tendência de migrar o recurso de gerenciamento da interface local de linha de comando para ferramentas de gerenciamento remoto. A função do console de serviço é substituída pelas interfaces de linha de comando remotas e se adere aos padrões de gerenciamento do sistema."

    Existem 2 tipos de Hypervisor, são eles:

    - Hosted: É o Hypervisor que precisa de um sistema operacional para ser executado, ele não acessa diretamente os dispositivos físicos do servidor, quem controla esses acessos é o sistema operacional hospedeiro. Ex.: Hyper-V.

    - Bare-Metal: É o Hypervisor que não precisa de um sistema operacional para ser executado, ele controla e acessa diretamente os dispositivos físicos do servidor, permitindo uma faixa maior de controle e acessos aos dispositivos. Ex.: VMware ESXi

    Fontes: 
    http://www.vmware.com/files/br/pdf/products/VMW_09Q1_BRO_ESX_ESXi_BR_A4_P6_R2.pdf
    http://www.powerv.com.br/?p=186

  • VMware ESX assim como VMware ESXi são hypervisors de bare metal do server. O VMware ESX usa Linux para scripts e a instalação de terceiros para controle do hardware, backup ou gerenciamento de sistemas.

    VMware ESXi- não tem o console de serviço, o que favorece seu gerenciamento remoto por usar interfaces de prompt de comando.

    tipos:
    - Hosted: depende de sistema operacional host para interagir com o hardware.
    - Bare-Metal: não precisa.Acesso mais preciso do hardware do host.
  • Complementando os bons comentários dos colegas acima...

    Qual é a diferença entre o VMware ESX e o VMwareESXi?
    O VMware ESX e o VMware ESXi são hypervisores bare metal instalados diretamente no hardware de servidor. 
    Ambos fornecem desempenho e escalabilidade líderes do setor; a diferença está na arquitetura e no gerenciamento 
    operacional do VMware ESXi.
    O VMware ESX conta com um sistema operacional Linux, chamado de console de serviço, 
    para desempenhar algumas funções de gerenciamento, inclusive a execução de scripts e a instalação de agentes 
    de terceiros para monitoramento de hardware, backup ou gerenciamento de sistemas. O console de serviço foi 
    removido do VMware ESXi, reduzindo significativamente a ocupação de espaço. Ao remover o console de serviço, o 
    VMware ESXi segue a tendência de migrar o recurso de gerenciamento da interface local de linha de comando 
    para ferramentas de gerenciamento remoto.
    A função do console de serviço é substituída pelas interfaces de linha de comando remotas e se adere aos padrões de gerenciamento 
  • SÓ PARA ENRIQUECER:

    Virtualização total(VMWware): fornece uma réplica do hardware subjacente.  S.O do visitante é executado sem modificações sobre o Monitor(VMM). Isso trás alguns inconvenientes:
    Número elevado de dispositivos suportados pela VMM
    Instruções executadas pelo SO visitante deve ser testada na VMM para execução posterior ou executadas pelo VMM e emuladas no SO visitante.
    Sistemas Operacional visitante compartilha recursos com outros.(Queda de desempenho)

    Paravirtualização(XEN):  é uma alternativa a virtualização total. Aqui o S.O é modificado para chamar a VMM sempre que executar uma instrução que possa alterar o estado do sistema. VMM não testa as instruções e os dispositivos de hardware são acessados por drivers da própria máquina virtual. Apesar do ganho de desempenho,  a disparidade com a virtualização total tem sido superada devido a presença de instruções de virtualização em processadores INTEL(Vanderpool) e AMD(Pacífica). Problema de portabilidade entre elas.

    Bons estudos!!!

ID
771073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a ferramentas automatizadas de gestão da infraestrutura de ambientes de TIC, julgue os itens que se seguem.

Uma ferramenta de virtualização de storage tem como um de seus benefícios centrais o ganho de mobilidade no armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • Virtualização de Storage

     

    A virtualização de storage se aplica normalmente e equipamentos específicos, conhecidos como Storages, o que permite que múltiplos equipamentos sejam reconhecidos e gerenciados como um só. Normalmente também acompanha recursos avançados, como a abstração dos HDs dentro desses equipamentos, permitindo movimentar os dados entre tipos de HDs diferentes ou RAIDs diferentes, para aumentar a performance ou espaço disponível conforme necessidade.

     

    A virtualização de storage ainda pode ser implementada via software, sendo que alguns permitem compartilhar recursos de múltiplos servidores para criar um único pool de armazenamento, aumentando a performance geral e a resiliência contra problemas.

     

    Um exemplo de virtualização de storage via software, é o VMware VSAN. Exemplos de Storages virtualizados são o Dell Equallogic e o Dell Compellent.

     

    https://www.bluesolutions.com.br/2014/07/o-que-e-virtualizacao/


ID
771244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As tecnologias de virtualização de servidores trouxeram uma série de benefícios aos ambientes de TI corporativos, sendo tecnologias estruturantes em data centers modernos. Entre os produtos disponíveis para a implementação de virtualização de servidores,incluem-se os produtos das famílias VMWARE e XEN. Acerca desses produtos e de suas características, julgue os itens a seguir.

A tecnologia de virtualização VMWARE permite a configuração de máquinas virtuais (VMs) em configuração de cluster de alta disponibilidade, de modo que, quando um servidor físico do cluster falha, as máquinas virtuais que executavam no servidor são migradas automaticamente para outro servidor do cluster.

Alternativas
Comentários
  • Isso é proporcionado pela tecnologia empregada na VMWare chamada de V-Motion.

  • Tecnologia V-Motion em ação.

  • Gabarito Certo

    O VMotion permite aos usuários:

    • Otimizar e alocar automaticamente pools inteiros de recursos, possibilitando utilização de hardware, flexibilidade e disponibilidade máximas.

    • Realizar manutenção de hardware sem tempo de inatividade programado.

    • Migrar máquinas virtuais de forma proativa, retirando-as de servidores com falhas ou baixo desempenho.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Em referência aos emuladores de máquinas virtuais, sejam Hyper-V, WMware ou Xen Server, todos executam esse tipo de função: configuração ou troca de componentes para outras máquinas virtuais no mesmo servidor. Esses componentes são: memórias, processadores, discos, entre outros componentes que possam existir em execução nessas máquinas.

    Resposta: Certo

  • GAB.: C

    O componente da solução VMware que possibilita esta funcionalidade é o VMware VMotion. Ele é um recurso muito utilizado para o funcionamento de alta disponibilidade e o balanceamento de carga do VMware.

     O VMware VMotion permite a migração de máquinas virtuais em tempo real.


ID
771247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As tecnologias de virtualização de servidores trouxeram uma série de benefícios aos ambientes de TI corporativos, sendo tecnologias estruturantes em data centers modernos. Entre os produtos disponíveis para a implementação de virtualização de servidores,incluem-se os produtos das famílias VMWARE e XEN. Acerca desses produtos e de suas características, julgue os itens a seguir.

As tecnologias de virtualização VMWARE e XEN distribuem cores de processamento e memória de um servidor físico entre as máquinas virtuais instaladas nesse servidor, devendo o número de máquinas virtuais criadas em um servidor físico limitar-se ao número de cores de processamento existentes no servidor, já que cada máquina virtual deve ter, pelo menos, um core de processamento alocado.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade não existe essa limitação de no mínimo um núcleo por VM.

     

    Cores de processamento? Demorei um pouco pra entender que se utilizaram da palavra em inglês!

     

     

  • Claro que não.

    Um bom exemplo disso é criar uma VM em um computador com um processador que apresente apenas um núcleo.

    Outro exemplo seria criar mais de uma VM em um computador com apenas um núcleo, o hospedeiro vê as VMs como simples programas.

  • Realmente existe um limite máximo com base na configuração do servidor e a questão estaria certíssima se não tivesse mencionado um limite mínimo.

    Resposta: Errado

  • Um servidor com 4 cores pode ter p ex 10 vms.


ID
771250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As tecnologias de virtualização de servidores trouxeram uma série de benefícios aos ambientes de TI corporativos, sendo tecnologias estruturantes em data centers modernos. Entre os produtos disponíveis para a implementação de virtualização de servidores,incluem-se os produtos das famílias VMWARE e XEN. Acerca desses produtos e de suas características, julgue os itens a seguir.

Para se compararem os produtos VMWARE e XEN, podem-se avaliar as especificações técnicas do hypervisor utilizado mediante as seguintes características: tipo de sistema operacional convidado suportado, número de máquinas virtuais e de CPUs virtuais suportados (taxa de consolidação), número máximo de CPUs virtuais e tamanho máximo de memória RAM por máquina virtual.

Alternativas
Comentários
  • Tal comparação também é possível entre produtos de um mesmo fornecedor. Segue um exemplo conforme Manoel Veras de uma comparação entre os dois produtos da VMware, o vShere 4 vs e o VI3. Talvez quando alguns colegas vierem a resolver esta questão, esses produtos talvez possuam uma versão mais nova, ou mesmo tenham sido descontinuados, mas a ideia é a mesma para comparações.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.219),

    "FUNCIONALIDADE                                                         VSHERE 4                                                  

    Quantidade de VMs por CPU                                              8 vCPUs                                                    

    Máxima memória por VM                                                       255 Gb                                                    

    Máxima quantidade de cores por CPU                                64 CORES                                                

    Máxima memória por servidor                                             1 TB                                                            

    Máximas VMs energizadas por ESX/ESXi                               320                                                            

    -----------------------------------------------------------

    FUNCIONALIDADE                                                                 VI3

    Quantidade de VMs por CPU                                              4 vCPUs

    Máxima memória por VM                                                      64 Gb

    Máxima quantidade de cores por CPU                               32 CORES

    Máxima memória por servidor                                              256 Gb

    Máximas VMs energizadas por ESX/ESXi                              128


    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009-EDITORA BRASPORT      


ID
771253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As tecnologias de virtualização de servidores trouxeram uma série de benefícios aos ambientes de TI corporativos, sendo tecnologias estruturantes em data centers modernos. Entre os produtos disponíveis para a implementação de virtualização de servidores,incluem-se os produtos das famílias VMWARE e XEN. Acerca desses produtos e de suas características, julgue os itens a seguir.

Máquinas virtuais são criadas a partir de imagens de máquinas virtuais, que são arquivos binários contendo uma imagem de disco do sistema operacional convidado. Um dos padrões de indústria para essas imagens consiste no open virtualization format (OVD), que possibilita a interoperabilidade e que é suportado pela tecnologia XEN, mas não é suportado pelos produtos VMWARE, que utilizam um formato de imagens proprietário.

Alternativas
Comentários
  • O formato para mim séria OVF e não OVD. E o VMWARE suporta o OVF desde Dez/2007.

  • Esse é o tipo de questão que você aprende muito mais com ela do que com a própria aula. Quando criamos uma máquina virtual e a configuramos e estando ela em produção pode exportá-la para outro emulador de máquinas virtuais diferente, ou seja, de outro fabricante. E o mais legal é que ela vai perfeitamente como foi criada com as configurações, disco e tudo mais que foi inserido e configurado nela. Por exemplo: temos o sistema Windows do meu Desktop que eu posso virtualizá-lo e guardar uma cópia dele como se fosse backup ou restaurá-lo em outro computador.

    Resposta: Errado

  • Esse é o tipo de questão que você aprende muito mais com ela do que com a própria aula. Quando criamos uma máquina virtual e a configuramos e estando ela em produção pode exportá-la para outro emulador de máquinas virtuais diferente, ou seja, de outro fabricante. E o mais legal é que ela vai perfeitamente como foi criada com as configurações, disco e tudo mais que foi inserido e configurado nela. Por exemplo: temos o sistema Windows do meu Desktop que eu posso virtualizá-lo e guardar uma cópia dele como se fosse backup ou restaurá-lo em outro computador.

    Resposta: Errado

    Prof. Marcio - Direção Concursos

  • Tanto o VMWare quanto o XenServer suportam o formato OVF, que o item registrou erroneamente como OVD.


ID
776053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais, julgue o  item  seguinte.

No Windows 7 é possível virtualizar a área de trabalho utilizando o modo Windows XP, que nesta situação passa a ser um PC virtual com uma cópia completa do Windows XP.

Alternativas
Comentários
  • Encontrei uma documentação nesta página que dá embasamento para esta questão: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/install-and-use-windows-xp-mode-in-windows-7

  • Prezados,

    O modo windows XP é um disco rígido virtual completo com o windows XP SP3. O modo Windows XP é um dos aspectos mais flexíveis e úteis do windows 7. Utilizando desse recurso, você pode carregar o windows tanto como XP como windows 7.

    Fonte : https://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh8595...

    Portanto a questão está correta.
  • O modo windows XP é um disco rígido virtual completo com o windows XP SP3. O modo Windows XP é um dos aspectos mais flexíveis e úteis do windows 7. Utilizando desse recurso, você pode carregar o windows tanto como XP como windows 7.

    Fonte : 

    Portanto a questão está correta.


ID
777556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito das tecnologias de virtualização, julgue os itens que se seguem.

A vantagem de se implementar a tecnologia de virtualização dentro do processador, comparativamente à realizada somente por software, é a existência de novas instruções de controle, que resultam em maior desempenho geral.

Alternativas
Comentários
  • correto:
    virtualização de x86 permite que vários sist oper compartilhem recursos do mesmo processador x86.Hardware assist virtualisation incluem o de memória e I/O, feitos no chipset.Devem ser habilitados em BIOS.

    vantagens:

    Economia de espaço físico
    custos reduzidos para manutenção de hardware
    consumo menor de energia
    Uso de novo sistema sem necessitar novo hardw

    http://www.techrepublic.com/blog/networking/the-benefits-of-virtualisation/134
  • Processadores com tecnologia de virtualização possuem um conjunto de instruções extra chamado virtual machine extension. 
    Exemplos dessas instruções: VMXON, VMXOFF, VMRESUME ..
    Mas, não creio que é correto dizer que essa virtualização em hardware resulta em maior desempenho geral, dado a alta maturidade de softwares de tradução binária (vmware) e o estado incipiente das tecnologias como intel vt-x ou amd-v.
  • Na Virtualização assistida por hardware, ou seja, virtualização dentro do processador da arquitetura x86, as instruções privilegiadas são apanhadas diretamente no HW.

  • Thiego, vamos dar cŕeditos às fontes!!! Cite a fonte de sua afirmação, meu jovem!!!

    [1]

    Comentários: Processadores (VT-x e AM-v) com tecnologia de virtualização assistida por hardware possuem um conjunto de instruções extra chamado virtual machine extension, são exemplos dessas instruções: VMXON, VMXOFF, VMRESUME . A inserção de novas instruções, diretamente no processador, retira esse encargo do hipervisor, e acarreta redução da latência e aumento do desempenho.

    Gabarito: Certa

    Fonte: Prof Celso Jr, Estratégia


ID
777559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito das tecnologias de virtualização, julgue os itens que se seguem.

É possível utilizar a tecnologia de virtualização para servidores, banco de dados e desktops, mas ainda não para softwares como o Exchange e o Oracle.

Alternativas
Comentários
  • errado- Oracle usa virtualização.

    http://www.oracle.com/us/technologies/virtualization/overview/index.html

    virtualização de software inclui:

    virtualização de sist oper= host de vários ambientes virtuais dentro de uma instância de Sist oper

    virtualização de aplicação e workspace- aplicações em um ambiente separado do sist oper.

    virtualização de serviços: emula métodos de componentes dependentes para testar aplicações (AUT-applications under test).Em suma, virtualização de partes de um sistema em teste.
  • Complemento ao colega.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.196),"A virtualização hoje acontece de diferentes formas, incluindo a virtualização de servidores, a virtualização das aplicações, a virtualização de desktops e a virtualização do storage."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS

  • Gabarito Errado

    A Virtualização está presente hoje em dia em diversas e diferentes aplicações.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Lembre-se: o processo de virtualização de computadores e sua abrangência são bem diversificados. Esse processo atende aos mais diversos tipos de servidores e serviços de virtualização, incluindo servidores de banco de dados, aplicações, servidores de domínio, servidores de arquivos entre outros serviços utilizados. Logo, resta claro que o item está ERRADO.


ID
792487
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A virtualização é a tecnologia central de um Data Center e, basicamente, transforma um servidor físico em vários servidores virtuais. De maneira simples, isto é realizado por meio da camada de virtualização que entrega para o sistema operacional convidado um conjunto de instruções de máquina equivalente ao processador físico. A camada de virtualização de servidores mais conhecida é o

Alternativas
Comentários
  • A camada de virtualização de servidores mais conhecida é o Hypervisor ou Monitor de Máquinas.
    O hypervisor também conhecido como virtual machine monitor (MMV-monitor de máquina virtual) é responsável por controlar o acesso dos sistemas operacionais hóspedes ao hardware, e proporcionar a cada máquina virtual a ilusão de que ela está sendo executada em um hardware específico, além de simular a execução das instruções requisitadas pelo sistema operacional . O hypervisor aloca recursos para os hosts hóspedes, isolando-os uns dos outros, além de preparar as máquinas virtuais para rodar de forma eficiente. Por realizar a gestão dos recursos o hypervisor trabalha em alto nível de prioridade.De acordo com Silva , definir o ambiente de máquinas virtuais, alterar o modo de execução do sistema operacional entre privilegiado e não privilegiado, escalonar o uso da CPU para as máquinas virtuais, intermediar as chamadas de sistema e controlar o acesso a dispositivos, são funções básicas de um monitor de máquinas virtuais.

    GABARITO LETRA "E".
    Espero ter ajudado,Força nos estudos!
  • Apenas uma referência de fácil leitura e compreensão.
    http://www.ccuec.unicamp.br/biti/download/Artigo_Virtualizacao_Datacenter.pdf
  • Para fins de estudo, cabe esclarecer que há diferentes tipos de hypervisor: tipo 0, ou baremetal, instalado diretamente na máquina, com o mínimo possível de sw; tipo 1, que tem um sistema operacional para ajudá-lo (como Xen); tipo 2, que é o sistema operacional dentro do software, como o VM Box. 



    Fontes:
    http://virtualizationreview.com/blogs/everyday-virtualization/2009/06/type-1-and-type-2-hypervisors-explained.aspx
    http://embedded.communities.intel.com/docs/DOC-7334
    http://www.virtualizationpractice.com/type-0-hypervisor-fact-or-fiction-17159/
  • e)HYPERVISOR conforme o livro do Manoel Veras.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.197),"A camada de virtualização entrega para o sistema operacional um conjunto de instruções de máquinas equivalente ao processador físico. Esta camada de virtualização é conhecida como hypervisor ou monitor de máquina virtual(Virtual Machine Monitor-VMM)."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS


ID
801418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de máquinas virtuais, intrusão
em sistemas e técnicas de invasão de sistemas.

Em uma máquina virtual que esteja comprometida devido a um ataque, o atacante pode obter o controle da estação que gerencia a máquina virtual (hipervisor). Essa técnica utiliza despejo de memória e acessa os registros de controle da máquina virtual.

Alternativas
Comentários
  • O erro deve estar na parte de despejo de memória:

    Vejam notícia abaixo:

    "Nova vulnerabilidade de virtualização permite ataque a hypervisor"

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://informationweek.itweb.com.br/8913/nova-vulnerabilidade-de-virtualizacao-permite-ataque-a-hypervisor/
  • Esse ataque tem mais caracteristica de Buffer Overflow, no qual o atacante causa o transbordamento de memória causando erros e possibilitando a entrada do invasor.
  • Não tenho certeza das afirmações que os colegas antes de mim disseram.  Acho que o erro está em dizer que existe ataques desse tipo, quando não são possíveis.  No artigo referenciado, fala de um bug encontrado em 2012 em alguns tipos de software de virtualização e que já foi corrigido.  Alem do que a questão dá a entender que a virtualização como um todo tem esse risco, quando o VmWare (Baremetal) não teve esse problema.
    Até onde sei, as áreas de memórias das máquina virtualizadas são "isoladas" das demais máquinas virtualizadas, bem como da máquina hospedeira.  Um despejo de memória, um buffer overflow, ... afetaria apena a máquina virtualizada.
    Além disso, a prova é de 2011, antes do artigo (2012) que trata desse bug.
    Alguém tem mais informações sobre o assunto, inclusive sobre o que disse do "isolamento" das áreas de memórias entre as máquinas virtualizadas e a hospedeira.
    Abraços
  • ERRADO

    Em uma máquina virtual que esteja comprometida devido a um ataque, (CERTO)

    o atacante pode obter o controle da estação que gerencia a máquina virtual (hipervisor).  (CERTO)

    Essa técnica utiliza despejo de memória e acessa os registros de controle da máquina virtual. (ERRADO)

  • nunca ouvir nada em relação a esse ataque !!

  • No Technet tem um artigo sobre isto. (http://blogs.technet.com/b/fcima/archive/2006/08/13/446484.aspx):

    "O modelo de segurança destes softwares é baseado na seguinte premissa:

    O que quer que esteja rodando em uma máquina virtual, ela não pode comprometer a segurança do sistema host.

    Ou seja, mesmo que uma máquina virtual seja invadida, infectada, comprometida e esteja inteiramente sob controle de um indivíduo malicioso, isso não deve representar uma ameaça para o sistema host. As máquinas virtuais devem ser completamente isoladas do sistema operacional que roda embaixo delas."

  • A questão estaria certo se o Hypervisor é Tipo II
    Hypervisores - Tipo 2
    • É apenas um programa do usuário
    funcionando
    • Interpretador do conjunto de instruções da
    máquina
    • SO que funciona sobre o hardware é o SO
    hospedeiro
    • Roda sobre o SO nativo como se fosse um
    processo deste

  • Acho que essa questão está desatualizada... em uma busca rápida parece que o VENON já faz esse tipo de ataque

  • Se acontecer um ataque a uma máquina virtual e esta for comprometida devido ao hacker conseguir usuário e senha de administrador do emulador com certeza ela estará em perigos, mas isso não quer dizer que o ataque realizado usou a técnica de despejo de memória. Por isso, a questão está errada.

    Resposta: Errado

  • Se acontecer um ataque a uma máquina virtual e esta for comprometida devido ao hacker conseguir usuário e

    senha de administrador do emulador com certeza ela estará em perigos, mas isso não quer dizer que o ataque

    realizado usou a técnica de despejo de memória. Por isso, a questão está errada.

    Comentário do Professor Márcio Saraiva


ID
801529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de conceitos e técnicas para soluções de alta
disponibilidade, julgue os itens a seguir.

Para a gerência de ambientes computacionais em que alta disponibilidade seja uma característica, a técnica de virtualização deve ser evitada, pois permite vulnerabilidades dos equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • Errada, pois a Virtualização permite que ambientes de TI sejam postos em disponibilidade o mais rápido possível, e nesse mesmo contexto, as plataformas de Virtualização conhecidas, como XenServer, VmWare, HyperV, etc possuem recurso capazes de automatizar o HA (High availability), sendo assim a Virtualização, sempre que possível, deve ser utilizada. E isso não ocasiona nenhum tipo de vulnerabilidade.
  • Apenas corrigindo a afirmação final do eduardo "E isso não ocasiona nenhum tipo de vulnerabilidade."

    O hypervisor é um software como qualquer outro, logo sujeito sim a vulnerabilidades. E se houver alguma vulnerabilidade, todas as VMs administradas por esse hypervisor estarão sujeitas a elas! Esta é uma das desvantagens da virtualização, não é só alegria não rs.


ID
801565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de virtualização, julgue os itens que se seguem.

Os hipervisores de tipo 2, a exemplo do VMware, são executados diretamente no hardware.

Alternativas
Comentários
  • Há 2 tipos de Hypervisors no mercado:

    - Tipo 1: é executado diretamente no hardware do hospedeiro para controlar o hardware e gerenciar sistemas operacionais convidados. Um sistema operacional convidado, portanto, funciona no 2o nível acima do hardware, ou seja, em um nível acima do hypervisor. (Xen Server, VMWare ESX, Microsoft Hyper-V)
    - Tipo 2: roda em cima de um sistema operacional convencional, e nesse caso, o hypervisor funciona apenas como um mero programa e o sistema operacional convidado executa no 3o nível acima do hardware. (Virtualbox, VMware Workstation, VMware Player, etc)

    A questão afirma que o Hypervisor do Tipo 2 roda diretamente no hardware, e isso é incorreto, pois essa é característica do Tipo1
  • Complementando a visão do colega aicma:

     

    Existem basicamente duas abordagens para a construção de sistemas de máquinas

    virtuais:
    • Tipo I: sistema em que o monitor é implementado entre o hardware e os sistemas convidados (guest system).

    • Tipo II: nele o monitor é implementado como um processo de um sistema operacional real subjacente, denominado sistema anfitrião (host system).

    Qual deles performa mais?



    Para maximizar o desempenho, o monitor, sempre que possível, permite que a máquina virtual execute diretamente sobre o hardware, em modo usuário. O monitor retoma o controle sempre que a máquina virtual tenta executar uma operação que possa afetar o correto funcionamento do sistema, o conjunto de operações de outras máquinas virtuais ou do próprio hardware. O monitor simula com segurança a operação antes de retornar o controle à máquina virtual.

  • Há uma outra visão que divide os tipos de VM em tipo 0: o próprio hardware contém o hypervisor (IBM System X); tipo 1, que provê uma camada de SO entre o HW e as VM (mais comum, tipo VMware, XEN, etc ): é nesse tipo que se encontra normalmente a paravirtualização; tipo 2: em que o hypervisor é instalado sobre um SO, como se fosse um software qualquer e, nele, se isntalam as VM (Oracle VM Box).

    O gráfico abaixo ajuda a entender a diferença:



    Fonte: 4sdrub4l.blogspot.com
  • Os hipervisores de tipo 2, a exemplo do VMware, (CORRETO CONFORME TANENBAUM)
    são executados diretamente no 
    hardware. (ERRADO CONFORME TANENBAUM)

    IREI PARAFRASEAR AS PALAVRAS DO TANENBAUM EM CIMA DA QUESTÃO PARA TORNÁ-LA CORRETA

    Segundo Tanenbaum (2010, p. 355),"Os hipervisores tipo 2, a exemplo do VMware, funcionam como um programa de usuário simples em um sistema operacional hospedeiro como o Windows ou o Linux." 


    Bibliografia:
    Livro Sistemas Operacionais Modernos- 3 edição
    Autor: Andrew S. Tanenbaum
    Capítulo 8-Sistemas com múltiplos processadores, sub tópico 8.3 VIRTUALIZAÇÃO


  • Errado.

    O Hipervisor Tipo II (hóspede ou hosted) executa sob um sistema operacional nativo.

  • Os hipervisores de tipo I, são executados diretamente no hardware.


ID
801568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de virtualização, julgue os itens que se seguem.

A paravirtualização não é uma virtualização autêntica, pois ela é uma abordagem que modifica o código-fonte do sistema operacional hóspede de modo que, em vez de executar instruções sensíveis, ele faça chamadas de hipervisor.

Alternativas
Comentários
  • A paravirtualização é um tipo de virtualização em que o hóspede é consciente de que é uma máquina virtual. O hóspede deve ser feito para tal. Assim, as chamadas ao kernel (instruções sensíveis) são substituídas por chamadas ao hipervisor. O hipervisor possui uma interface conhecida pelo hóspede. O hipervisor vai ser semelhante a um microkernel.
    Mais detalhes no Tanenbaum, Modern Operating Systems, 3ed capítulo 8.
  • VIRTUALIZAÇÃO TOTAL: Tem por objetivo fornecer ao sistema operacional visitante uma réplica do hardware subjacente. O sistema operacional visitante é executado sem modificações sobre o monitor de máquina virtual (VMM). DESVANTAGENS:
    • As implementações da virtualização total usam dispositivos genéricos, que funcionam bem para a maioria dos dispositivos disponíveis, mas não garantem o uso da totalidade de sua capacidade.
    • O sistema operacional visitante não ter conhecimento de que está sendo executado sobre o VMM, então as instruções executadas pelo sistema operacional visitante devem ser testadas pelo VMM para que depois sejam executadas diretamente no hardware, ou executadas pelo VMM e simulada a execução para o sistema visitante.
    • Tem que contornar alguns problemas gerados pela implementação dos sistemas operacionais, já que esses foram implementados para serem executados como instância única nas máquinas física, não disputando recursos com outros sistemas operacionais. Um exemplo desse último inconveniente é uso de paginação na memória virtual, pois há a disputa de recursos entre diversas instâncias de sistemas operacionais, o que acarreta em uma queda do desempenho
    PARA-VIRTUALIZAÇÃO: Nesse modelo de virtualização, o sistema operacional é modificado para chamar o VMM sempre que executar uma instrução que possa alterar o estado do sistema, uma instrução sensível. Isso acaba com a necessidade de o VMM testar instrução por instrução, o que representa um ganho significativo de desempenho.  Outro ponto positivo da para-virtualização é que os dispositivos de hardware são acessados por drivers da própria máquina virtual, não necessitando mais do uso de drivers genéricos que inibiam o uso da capacidade total do dispositivo.

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/Introduo.html
  • Palavras do livro do Tanenbaum: Paravirtualização é "uma abordagem diferente e que está se tornando popular é a que modifica o código-fonte do sistema operacional hóspede de modo que, em vez de executar instruções sensíveis, ele faça chamadas de hipervisor"

    O examinador copiou e colou e nem se envergonhou...rsrsrs

    Fonte: Sistemas Operacionais Modernos 3ª edição, página 356.
  • Só para tornar as respostas mais ricas. Ainda conforme o livro do tanenbaum

    Segundo Tanenbaum(2010, p. 43), "Uma abordagem diferente para o gerenciamento de instruções de controle é modificar o sistema operacional para removê-las. Essa abordagem não é uma virtualização autêntica, e sim uma paravirtualização."


    Bibliografia:

    Livro Sistemas Operacionais Modernos 3 edição
    Autor : Andrew S. Tanenbaum




  • Certo.

    Paravirtualização: é a técnica utilizada de virtualização em que o sistema a ser virtualizado (sistema convidado) sofre modificações para que a interação com o monitor de máquinas virtuais(Hipervisor ou VMM) seja mais eficiente.

    A paravirtualização reduz a complexidade da implementação de máquinas virtuais, já que o monitor de máquinas virtuais gerencia a memória real para a máquina virtual.

    Fonte: Grancurso


ID
801571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de virtualização, julgue os itens que se seguem.

Com a tecnologia de máquinas virtuais, o único software de virtualização que funciona no modo núcleo é o monitor de máquina virtual.

Alternativas
Comentários
  • Existem dois modos de execução dentro da virtualização: root (modo núcleo) e não-root (modo usuário). Geralmente só o software de controle da virtualização, chamado Virtual Machine Monitor (VMM), roda no modo root, enquanto que os sistemas operacionais trabalhando no topo das máquinas virtuais rodam no modo não-root.
    Questão correta.

    Fonte: http://goo.gl/ARjPb
  • EXECUÇÃO EM MODO USUÁRIO (ESPAÇO DE APLICAÇÃO): Émodo no qual as aplicações normalmente são executadas. Neste modo, não é possível executar as instruções privilegiadas, que são restritas ao modo de supervisor.
    EXECUÇÃO EM MODO SUPERVISOR: Tem o controle total sobre a CPU, podendo executar todas as instruções do conjunto de instruções do processador em questão, tanto as não-privilegiadas como as privilegiadas. O sistema operacional é executado neste modo. Antes de o sistema operacional passar o controle da CPU para uma aplicação do usuário, o bit de controle de modo é configurado para o modo de usuário. Obs.: Na arquitetura em questão, x86, existem quatro níveis de privilégio, que são chamados de rings (0 a 3) 0 é o que tem maior privilégio.
    SO HOSPEDEIRO: Sistema operacional nativo da máquina na qual ocorrerá a virtualização, é o sistema operacional que é executado diretamente sobre o hardware físico
    SO VISITANTE:Refere-se ao sistema operacional que é executado sobre  o hardware virtualizado, isto é, o sistema operacional que é executado na máquina virtual
    HYPERVISOR ou MONITOR DE MÁQUINA VIRTUAL (VMM): É uma camada de software entre o hardware e o sistema operacional. O VMM é responsável por fornecer ao sistema operacional visitante a abstração da máquina virtual. É o hypervisor que controla o acesso dos sistemas operacionais visitantes aos dispositivos de hardware. É interessante ressaltar que o VMM não executa em modo usuário, pois é ele que deve executar, ou simular a execução, das instruções privilegiadas requisitadas pelo sistema operacional visitante. O VMM é executado no modo de supervisor, no entanto as máquinas virtuais são executadas em modo de usuário. Como as máquinas virtuais são executadas em modo de usuário, quando estas tentam executar uma instrução privilegiada, é gerada uma interrupção e o VMM se encarrega de emular a execução desta instrução. existem 2 tipos de Hypervisor, são eles:

    Hosted (Tipo 2): É o Hypervisor que precisa de um sistema operacional para ser executado, ele não acessa diretamente os dispositivos físicos do servidor, quem controla esses acessos é o sistema operacional hospedeiro. Ex.: Hyper-V. Emprega tradução binária para acelerar a execução do hóspede.
    Bare-Metal (Tipo 1): É o Hypervisor que não precisa de um sistema operacional para ser executado, ele controla e acessa diretamente os dispositivos físicos do servidor, permitindo uma faixa maior de controle e acessos aos dispositivos. Ex.: VMware ESXi

     

  • Apenas complementando: hypervisor é o termo "modernizado" de monitor de máquina virtual. Então pode esperar, que o CESPE sempre usará ambos os termos.

    Bons estudos.
  • Para enrriquecer.

    Segundo Tanenbaum(2010,p.353),"Um tipo de hipervisor, denominado hipervisor tipo 1(ou monitor de máquina virtual), é mostrado na figura 1.26(a). Na verdade, ele é o sistema operacional, já que este é o único programa funcionando no modo núcleo."

    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-3 EDIÇÃO-TANENBAUM

  • Lá atrás falamos de um cara chamado hypervisor que funciona no núcleo. Esse programa já faz o papel do Sistema Operacional. Quando ele é instalado temos um servidor de VMs, ou seja, de má             quinas virtuais que também pode ser chamado de emulador de máquinas.

    Resposta: Certo


ID
805702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência a virtualização, julgue o  item  que se segue.

A compatibilidade da paravirtualização é ilimitada, não se exigindo, portanto, modificações nos sistemas operacionais hóspedes.

Alternativas
Comentários
  • Paravirtualização modifica o SO

  • A compatibilidade da paravirtualização é LIMITADA, se exigindo, portanto, modificações nos sistemas operacionais CONVIDADOS.

    "Sem dúvida, este é um aspecto da PARAVIRTUALIZAÇÃO que dificulta a sua adoção. Os fornecedores de sistema operacional deveriam oferecer duas versões dos seus sistemas, uma delas adequada à PARAVIRTUALIZAÇÃO." (VERAS 2011)

  • É exatamente o contrário, a paravirtualização requer a modificação do Sistema Operacional convidado.

  • Virtualização total

    Não modifica o SO

    Paravirtualização

    Modifica o SO

  • Virtualização completa

    Vantagens

    Desvantagens

    Paravirtualização

    Vantagens

    Desvantagens

  • Gabarito: errado

    a) Virtualização Completa/Total: o sistema operacional convidado trabalha como se – de fato – houvesse uma máquina física inteiramente à sua disposição. Ele oferece uma interface idêntica à arquitetura física subjacente, de tal modo que o sistema operacional convidado não saiba que está sendo virtualizado. Assim, o tipo de hypervisor utilizado é o MODO USUÁRIO, e com isso precisando de um intermediador há o risco de algumas solicitações do convidado não serem atendidas da maneira esperada.

    • sistema operacional não precisa realizar nenhuma adaptação
    • completa abstração do sistema físico
    • total independência entre aplicação e recursos físicos do hospedeiro.
    • sistema virtual não sabe que está sendo virtualizado.
    • seu desempenho é pior em relação à paravirtualização, uma vez que o hypervisor trabalha em modo usuário, necessitando de uma intermediação do Sistema Operacional.
    • apesar de não precisar modificar os sistemas operacionais convidados, por outro lado há uma perda de performance porque as instruções críticas que necessitam passar pelo hypervisor para que sejam testadas e executadas acabam gerando uma perda de eficiência.

    b) Paravirtualização: técnica em que o sistema operacional convidado roda uma máquina virtual similar ao hardware físico. UTILIZA O MODO USUÁRIO.

    paravirtualização cria uma espécie de hardware virtual entre o hypervisor e o sistema operacional convidado. Essa técnica permite que o sistema operacional convidado seja modificado especificamente para rodar no hypervisor.

    • paravirtualização requer que o sistema operacional convidado sofra modificações no seu código para ficar mais próximo da camada de virtualização.
    • o s.o convidado sempre recorre ao hypervisor quando requer a execução de uma instrução privilegiada e, não, diretamente ao processador/hardware. No entanto, ele não precisa testá-las – melhorando o desempenho
    • sistema virtual sabe que está sendo virtualizado, assim ele coopera com o hypervisor, aumentando a eficiência do sistema.
    • o desempenho é mais alto, porém precisa de uma versão específica para a paravirtualização.

    Fonte: resumo do pdf do estratégia


ID
805705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência a virtualização, julgue o  item  que se segue.

Na virtualização completa, o sistema operacional hóspede convidado não sabe que está sendo virtualizado, pois o hipervisor fornece uma máquina virtual completa, permitindo que o hóspede seja executado de forma isolada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Na virtualização total ou completa: O hardware é replicado completamente para os sistemas operacionais hóspedes, que não são cientes da existência da virtualização.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gabarito: Certo

    No contexto de virtualização a literatura apresenta duas técnicas: virtualização total e paravirtualização.

    Na paravirtualização o sistema operacional é modificado para que use os drives específicos do hardware físico, instalados no próprio sistema operacional virtualizado. Nessa técnica, o sistema operacional conhece que há uma camada intermediária entre ele e o hardware físico.

    Por outro lado, na virtualização total (também chamada de completa ou real) ocorre uma abstração completa do sistema físico. Cria-se um sistema virtual completo, com drives e dispositivos genéricos. Nessa técnica o sistema operacional virtualizado desconhece que há uma camada intermediária (monitor VMM ou hypervisor) entre ele e o hardware físico, provendo essa abstração. Há total independência das aplicações e dos recursos sistêmicos, permitindo que o sistema hospedeiro seja executado de forma isolada.

    Comentário do professor Luciano Freitas.

  • Será que nossa vida também é uma virtualização total e desconhecemos que estamos sendo virtualizados e que existe um universo material verdadeiro que simula nosso universo?


ID
805708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência a virtualização, julgue o  item  que se segue.

A paravirtualização permite a utilização de processadores que não possuam suporte nativo.

Alternativas
Comentários
  • Todas instruções executadas pelo sistema hóspede devem ser testadas na máquina virtual para saber se elas são sensíveis ou não, o que representa um custo de processamento. As instruções sensíveis devem ser interceptadas e emuladas no hospedeiro para evitar que a máquina virtual altere o comportamento do sistema nativo. Essa interceptação e essa emulação podem ser onerosas se o processador nativo não possuir suporte em hardware para virtualização. Os fabricantes de processadores Intel e AMD desenvolveram extensões para arquitetura x86 para prover mecanismos que facilitassem essa tarefa. 

    Sistemas Operacionais - Vol. 11: Série Livros Didáticos Informática UFRGS

  • Um SO convidado paravirtualizado tem a assistência de um compilador inteligente que atua na substituição de instruções de SO não virtualizáveis por hiperchamadas (hypercalls) quando for executar uma instrução sensível. 


ID
805711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência a virtualização, julgue o  item  que se segue.

Para melhorar o desempenho de máquinas virtuais consideradas lentas, deve-se utilizar, com a máquina em funcionamento, a técnica de geração de snapshot.

Alternativas
Comentários
  • Ficaria correta se terminasse ...a técnica de tradução binária.

  • Outra questão que se aprende muito com ela. Snapshot é uma técnica usada para criar ponto de imagem de um determinado tempo em uma máquina virtual. Funciona também como uma cópia backup da máquina virtual ao qual foi realizado o snapshot.

    Resposta: Errado

  • Snapshot é uma técnica usada para criar ponto de imagem de um determinado tempo em uma máquina virtual. Funciona também como uma cópia backup da máquina virtual ao qual foi realizado o snapshot

  • Snapshot é o registro do estado de um sistema, aplicação ou arquivos em determinado ponto no tempo. Cria-se uma imagem (uma fotografia – daí a origem do nome) do estado dos dados em um momento específico, a fim de estabelecer um ponto de restauração caso haja algum tipo de falha ou erro.

    Resumindo: Snapshots não são cópias de backup: são registros de status de um dispositivo ou sistema num determinado instante, com a função de organizar a restauração em caso de falha.

    Para melhor definição sobre a diferença entre cópia de  e snapshot, vamos utilizar a seguinte analogia:

    Suponhamos que você possua um arquivo de texto criado em Word que vem recebendo diversas alterações com o passar do tempo.

    Como esse arquivo é aberto e salvo a cada operação, somente a versão mais atualizada é mantida. Porém, numa dessas atualizações diárias alguns dados importantes são apagados por engano.

    Nesse caso, a recuperação torna-se impossível, pois o arquivo original foi reescrito e substituído, gerando um novo documento.

    Caso o snapshot estivesse registrando o status desse arquivo a cada alteração, seria possível restaurar o documento à partir de qualquer data registrada, inclusive se o mesmo fosse corrompido com o passar do tempo.

    No entanto deve-se ter em mente que os instantâneos não armazenam uma cópia do arquivo original, mas sim imagens estáticas do estado do arquivo ou volume de armazenamento no momento do registro.


ID
815500
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A virtualização surgiu por volta de 1965, quando um grupo de pesquisadores da IBM avaliava os conceitos emergentes do TTS (Time Sharing System). Eles dividiram as máquinas em partes menores, onde estas possuíam a capacidade de gerenciarem os seus próprios recursos. Um das soluções de virtualização é a Virtualização de Apresentação. Conceitualmente, essa virtualização

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Virtualização da Apresentação

    A maioria dos programas disponíveis no mercado funciona no mesmo local em que se encontra a instalação. Isso pode parecer óbvio para usuários tradicionais, mas tal barreira foi quebrada com o uso da Virtualização da Apresentação: trata-se do acesso a um ambiente computacional sem a necessidade de estar em contato físico com ele. Isso propicia, entre outras coisas, a utilização de um sistema operacional completo (bem como de seus aplicativos) de qualquer local do planeta, como se estivessem instalados no seu PC. O conceito é bem parecido com o de acesso remoto, com a diferença de que vários usuários podem se beneficiar do mesmo sistema simultaneamente (sem interferir uns aos outros).
     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
815581
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São exemplos de tipos de virtualização por software:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Emulação, o sistema hospedeiro tem uma arquitetura e o sistema hóspede foi compilado em uma arquitetura diferente.

    A arquitetura diferente é então emulada pelo S.O, transformando o conjunto de instruções da arquitetura do sistema hóspede para a do sistema nativo.

     

    Paravirtualização, a abordagem em que os sistemas operacionais hospedeiros são modificados a fim de que, em vez de executarem instruções sensíveis, acessem diretamente chamadas de hypervisor. Para isto, os hypervosors definem uma API de chamadas, que deve ser conhecida e implementada pelos sistemas operacionais hóspedes.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
815584
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um Hypervisor é considerado:

Alternativas
Comentários
  • O Hipervisor, ou Hyper-V e uma solucao de virtualizacao da Microsoft. Ele e um tipo de maquina virtual do tipo baremetal que executa entre o hardware e um sistema operacional qualquer.
  • Hypervisor é uma camada de SW entre o HW e o SO, como o colega mencionou.

     

    Como assim HW virtual?

  • Questão maluca, mas até entendo o que o examinador tentou dizer... Sabendo que uma VM precisa de uma máquina "fisica" para rodar, ele relacionou o Hypervisor como fisico para a VM assim como o host é o fisico para o SO nativo.

  • Letra D

     

    Segundo Manoel Veras(2009,p.197),"A camada de virtualização entrega para o sistema operacional um conjunto de instruções de máquinas equivalente ao processador físico. Esta camada de virtualização é conhecida como hypervisor ou monitor de máquina virtual(Virtual Machine Monitor-VMM)."

     

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS

  • VIVI PARA VER UM "HARDWARE VIRTUAL" KKKKK O PRÓXIMO É UM SOFTWARE FÍSICO!

  • Tecnicamente, o Hypervisor é uma camada abstrata utilizada na virtualizacao para separar o hardware do SO. A resposta associou o Hypervisor á sua propriedade de emular as funcoes de um computador fisico para otimizar a capacidade do hardware abstraido


ID
817981
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Como se chama a solução de virtualização em que a máquina virtual simula todo o hardware, permitindo que um Sistema Operacional sem modificações rode em um processador central completamente diferente do hardware nativo.

Alternativas
Comentários
  • http://www.tiespecialistas.com.br/

    Existem três tipos de virtualização: Emulação de hardware (hardware emulation), Virtualização completa (full-virtualization) e Para-Virtualização (para-virtualization). A virtualização por emulação de hardware é considerada mais complexa pelo fato de ter que emular de maneira idêntica o comportamento do hardware. Isto implica em emular os ciclos de clock, o conjunto de instruções, os estados de execução (pipeline) do processador e até mesmo a memória cache. Por estas características, esse tipo de virtualização se torna ideal para desenvolvedores de firmware, pois desta forma a solução pode ser validada sem a necessidade do hardware real esteja disponível. A grande desvantagem deste tipo de virtualização é a lentidão com qual a emulação acontece, podendo ser até 1000 vezes mais lenta que o suposto hardware real. O hardware a ser emulado sofre a demora pela diferença sobre o hardware real, sobre o qual o sistema de virtualização está hospedando.

    Emulação por hardware pode ser exemplificada quando você roda um sistema operacional modificado destinado a um PowerPC em um hospedeiro portando um processados ARM. Você pode rodar múltiplas máquinas virtuais e cada uma delas executar um processador diferente.

  • Essas bancas sao F%#$#!!!

    Emulação "Nativa"
    A cada hora eles inventam um termo pra induzir o candidato ao erro, como eu fiz

    Seguem as virtualizacoes existentes (e corretas)
    http://www.infowester.com/virtualizacao.php

  • Fui por tentativa e erro, caiu na última.

  • SEGUNDO SILBERCHATSZ

    Mas e se uma aplicação ou sistema operacional precisarem ser executados em uma CPU diferente?

    - Nesse caso, é necessário traduzir todas as instruções da CPU de origem para que elas sejam transformadas nas instruções equivalentes da CPU-alvo. Tal ambiente não é mais virtualizado e sim totalmente emulado.

    - A emulação é útil quando o sistema hospedeiro tem uma arquitetura e o sistema convidado foi compilado para uma arquitetura diferente. A emulação pode aumentar a vida dos programas e permitir a exploração de arquiteturas antigas sem possuir uma máquina velha real.

    GABARITO D


ID
818035
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema de virtualização permite particionar um único servidor em diversos servidores virtuais independentes, sendo que cada servidor pode executar um sistema operacional cliferente. Uma consequencia dessa virtualização e:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Um dos principais motivos para virtualização é otimização das recursos de hardware.


ID
828091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a opção que descreve corretamente o recurso Vmotion do Vmware.

Alternativas
Comentários
  • Só um complemento aos estudos.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.204),

    "7.3.2.1. Características do VMotion

    -Permite múltiplas migrações concorrentes ao mesmo tempo;

    -Permite agendar migrações;

    -Permite priorizar migrações vivas para a utilização de recursos como o HA(Alta Disponibilidade);

    -Permite manter uma trilha de auditoria com detalhes da migração."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI

    AUTOR: MANOEL VERAS

  • O VMware vMotion também permite a migração em tempo real de máquinas virtuais em execução de um servidor físico para outro, sem tempo de parada e sem necessidade de interromper o funcionamento delas.

    Gabarito: A 


ID
832027
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre virtualização é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os três elementos principias de um ambiente virtualizado são:

    1) Sistema Hospedeiro, ou sistema real/nativo : contém os recursos de hardware e software.

    2)Camada de Virtualização: é a camada onde encontra-se o hipervisor ou monitor de máquina virtual

    3) Sistema Virtualizado: é o sistema operacional convidado.

  • e) A camada de virtualização, ou monitor de virtualização, é que constrói as interfaces reais (VIRTUAIS) a partir da interface real.

     

    Complementando o comentário do colega, segue abaixo um trecho de um documento encontrado na web.

     

    Um ambiente de máquina virtual consiste de três partes básicas:

     
    O sistema real, ou sistema hospedeiro (host system), que contém os recursos reais de hardware e software do sistema;
    O sistema virtual, também denominado sistema convidado (guest system), que executa sobre o sistema virtualizado; em alguns casos, vários sistemas virtuais podem coexistir, executando sobre o mesmo sistema real;
    A camada de virtualização, denominada hipervisor ou monitor de virtualização (VMM - Virtual Machine Monitor), que constrói as interfaces virtuais a partir da interface real.

     

    Fonte: http://www.gileduardo.com.br/downloads/nivelamento_virtualbox.pdf

  • (a) Errado, ele contém recursos virtuais;

    (b) Correto;

    (c) Errado, o sistema virtualizado é que executa sobre o sistema real;

    (d) Errado, é um computador virtual feito de software;

    (e) Errado, ele constrói interfaces virtuais a partir de interfaces reais

    FONTE: ESTRATÉGIA


ID
832030
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Há várias vantagens para a utilização da virtualização. Nos itens abaixo, quais das opções estão CORRETAS?

I. Desenvolver novas aplicações para diversas plataformas.
II. Aumento do custo com hardware.
III. Garantir a portabilidade das aplicações legadas.
IV. Testes de novos sistemas operacionais.
V. Pouco consumo de memória RAM.

Alternativas
Comentários
  • Desenvolver novas aplicações para diversas plataformas?!

  • II: ERRADO. Aumento do custo com hardware é uma DESVANTAGEM.

    Dificuldade no acesso direto a hardware, como por exemplo placas específicas ou dispositivos USB

     

    V: ERRADO. Grande consumo de memória RAM é uma DESVANTAGEM

    Grande consumo de memória RAM dado que cada máquina virtual vai ocupar uma área separada da mesma


ID
837346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando os conceitos, as características e as ferramentas de virtualização, julgue os itens que se seguem.

O Citrix XenServer é uma plataforma completa e gerenciada de virtualização de servidor montada sobre o hipervisor Xen; o XenServer, projetado para fornecer gerenciamento de servidores virtuais Windows e Linux, apresenta, como desvantagem, o fato de não ter nenhum pacote gratuito para usuários domésticos.

Alternativas
Comentários
  • Errado somente a parte de nao ter versão gratuíta. Pode entrar no site da citrix e vc conseguirá baixar uma versão gratuíta


ID
837349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando os conceitos, as características e as ferramentas de virtualização, julgue os itens que se seguem.

Um sistema operacional hóspede do qual tenham sido intencionalmente removidas algumas instruções sensíveis é considerado paravirtualizado.

Alternativas
Comentários
  • Ótima questão!

     

    A principal diferença prática entre a para- virtualização e a virtualização total é que na primeira o sistema operacional visitante tem que ser modificado para ser executado sobre o VMM...

     

    https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/Qualadiferenaprticaentrepara-virtualizao.html

  • Sistema operacional hóspede: é o executado dentro de uma máquina virtual. Dentre as máquinas virtuais, temos a paravirtualização e a virtualização total, e a principal diferença é justamente a citada na questão.

    A Paravirtualização requer a modificação do sistema operacional, assim como informado na questão.

    Projeto caveira

     

    Na seção de paravirtualização:

    Segundo Tanenbaum(2010,p.356),"Indo ainda mais longe, é possível remover todas as instruções sensíveis do sistema operacional e fazer com que ele faça chamadas do hipervisor para solicitar serviços de sistema como operações de E/S."

     

    Bibliografia: SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-TANENBAUM-3 EDIÇÃO 2010.

    gabarito: certo

  • Gab: Certo

    Virtualização total

    • Não há modificação
    • Há total independência das aplicações

    Partavirtualização

    • Requer modificação no SO convidado

  • Sistema operacional hóspede e sistema operacional convidado são a mesma coisa? Difícil aprender essas matérias com materiais tão mal explicados. Usam nomes diferentes para a mesma coisa e não explicam isso.


ID
837352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando os conceitos, as características e as ferramentas de virtualização, julgue os itens que se seguem.

O VMWARE é um hipervisor do tipo 1, ou seja, ele atua como o sistema operacional, pois é o único programa que funciona no modo núcleo, sendo sua tarefa gerenciar múltiplas cópias do hardware real, denominadas máquinas virtuais, como os processos que um sistema operacional comum gerencia.

Alternativas
Comentários
  • hipervisor do tipo 1 opera a nível de hardware, e não em S.O.

    o correto seria hipervisor do tipo 2

  • ERRADO. O único erro conforme Tanenbaum, é o trecho que afima:'O VMWARE é um hipervisor do tipo 1', quando na verdade ele é do tipo 2.  O resto se torna correto caso fossem duas alternativas separadas.


    1) 'O VMWARE é um hipervisor do tipo 1 (...)'. ERRADO. Segundo Tanenbaum(2010,p.355),"Em vez disso, o que aconteceu foi a invenção do que hoje chamamos de hipervisores do tipo 2. O primeiro deles foi o VMWARE."


    2) '(...)ele atua como o sistema operacional (...) sistema operacional comum gerencia'.  Segundo Tanenbaum(2010,p.353),"O hipervisor do tipo 1 é o sistema operacional, já que este é o único programa funcionando no modo núcleo. Sua tarefa é gerenciar múltiplas cópias do hardware real, denominadas máquinas virtuais, como os processos que um sistema operacional normal gerencia."


    Bibliografia:

    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS- 3 EDIÇÃO- TANENBAUM-2010.

  • Discordo do que afirmou o colega. O VMWare é sim Tipo 1 (Bare-metal).


    O VMware ESXi™ é um hypervisor bare-metal líder do setor e criado com um propósito definido. O ESXi é instalado diretamente no servidor físico, permitindo que ele seja dividido em vários servidores lógicos chamados de máquinas virtuais. 

    FONTE: http://www.vmware.com/br/products/esxi-and-esx/overview.html

    Pra mim o erro está em falar:

    "(...) sendo sua tarefa gerenciar múltiplas cópias do hardware real, denominadas máquinas virtuais (...)": Uma VM não é uma cópia do Hardware real, tanto que ele é emulado.
  • Thiago, 
    Pelo que tenho notado da jurisprudência do Cespe, eles consideram o vSphere como padrão. Aí está o motivo de ser tipo 2. Quando eles falam do VMware ESXi, deixam explícito.

  • Giordanno, você tem algum exemplo dessa jurisprudência? Gostaria de clarificar isso mesmo, para não errar em uma próxima questão. Eu olhei rapidamente as 31 questões do CESPE no QC que citam "wvware", e não achei nenhuma questão que afirmasse que o VMWARE é Tipo 2, por regra (mas acho que já vi em outra banca alguma coisa desse tipo). Abc

  • O nome "VMWare" representa inicialmente duas coisas: o nome da companhia (VMWare Inc.) e o nome de uma suite de aplicativos voltados para virtualização. O nome VMWare sozinho não representa um HyperVisor:


    "VMWare is (as previously trailed) not a hypervisor, but the name of a company, VMWare Inc."

    http://learn.flexiant.com/hs-fs/hub/154734/file-494587875-pdf/Common_considerations_when_selecting_your_hypervisor.pdf?submissionGuid=5cfc8b27-9a03-4c5f-a032-d66dd3deee1a


     Em segundo lugar, os produtos da VMWare, são separados em diversas categorias, e podem trabalhar com os três principais tipos de virtualização de hardware (o que pode ser comprovado em próprio documento da VMWare, referência abaixo). De forma resumida os produtos da VMWare podem trabalhar com: 

    1) Virtualização completa (Tipo 2). Exemplos: VMWare Player, VMWare Workstation.

     2) Paravirtualização (bare­metal ou Tipo 1). Exemplos:VMWare ESXi, VMWare ESX. 

    3) Virtualização Assistida por Hardware.


    Referências:

    https://www.vmware.com/files/pdf/VMware_paravirtualization.pdf

    http://www.golinuxhub.com/2014/07/comparison-type-1-vs-type-2-hypervisor.html


    P.S.: A forma como as bancas cobram VMWare e XenServer, me faz lembrar o pessoal de antigamente que em vez de dizer que iriam abastecer o carro com gasolina, diziam que iam abastecer com petróleo.

    Embora a gasolina seja um derivado do petróleo, ambos são coisas diferentes. Analogamente, assim como o petróleo pode fornecer: gasolina, querosene, plástico, parafina etc, no WMware existem vários outros produtos que não representam uma única solução, e sim várias soluções com diferentes tecnologias.

    https://www.vmware.com/br/products


    Infelizmente as bancas ainda não entenderam isso.

  • Quando o Tanenbaum(2010) e a questão(2012) foram elaboradas, provavelmente era do tipo 2. Contudo, hoje o próprio fabricante afirma que é do tipo 1.

    "O vSphere ESXi é um hypervisor bare-metal instalado diretamente no servidor físico e que o particiona em várias máquinas virtuais."

    http://www.vmware.com/br/products/esxi-and-esx.html

  • O VMWare possui souluções de VMM Bare-metal (Tipo 1) como o ESXi e Hosted (Tipo 2) como o VMWare Workstation Player. Desta forma, julgando que se trate do ESXi, Tipo 1, conforme afirmado pela questão, Bare-Metal, correta correlação até o momento, o VMM do Tipo 1 não gerencia processos que um sistema operacional comum gerencia, pois isso estaria relacionado ao Tipo 2 de VMM, denominado Hosted, que está localizado sobre um Sistema Operacional hospedeiro.

  • "O hipervisor do tipo 1 é o sistema operacional, já que este é o único programa funcionando no modo núcleo. Sua tarefa é gerenciar múltiplas cópias do hardware real, denominadas máquinas virtuais, como os processos que um sistema operacional normal gerencia."

    Tanenbaum falou isso?

    Se falou e o CESPE botar isso em uma questão, não tem recurso que salva.


ID
861613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere à virtualização em redes de computadores, julgue o item seguinte.

O hypervisor apresenta ao sistema operacional visitante uma plataforma virtual de execução (hardware e software), assim como realiza o gerenciamento da execução do sistema operacional visitante.

Alternativas
Comentários
  • Hypervisor ou Virtual Machine Manager é um pedaço de software, firmware ou hardware que cria e roda máquinas virtuais.
    Um computador onde o hypervisor está rodando uma ou mais máquinas virtuais é o host machine. Cada uma destas máquinas virtuais é chamada de guest machine(Máuina visitante). O Hypervisor apresenta para o sistema operacional visitante a virtual operating plataform e gerencia a execução do sistema operacional visitante. Multiplas instâncias de sistemas operacionais podem compartilhar a os recursos de hardware virtualizados.   
    Questão Correta!
  • O hipervisor, antigamente chamado monitor de máquina virtual pode ser de dois tipos.
    O tipo 1 executa diretamente no hardware
    O tipo 2 é executado com um programa aplicativo na camada superior do SO.
  • Um hipervisor (en inglês hypervisor) ou monitor de máquina virtual (virtual machine monitor) é um plataforma que permite aplicar diversas técnicas de controlo de virtualização para utilizar, ao mesmo tempo, diferentes sistemas operativos (sem modificar ou modificar-los em caso de paravirtualização) no mesmo computador. É uma extensão de termo anterior, «supervisor», que se aplicava aos kernels dos sistemas operativos.
  • Hypervisor: também conhecido como monitor da máquina virtual, é um processo que cria e executa máquinas virtuais (VMs). Um hypervisor permite que um computador host ofereça suporte a várias VMs guest, compartilhando virtualmente seus recursos, como memória e processamento.

    Hypervisor tipo 1: “bare metal”; são executados diretamente no hardware do host, funciona no modo núcleo.

    Hypervisor tipo 2: “hosted”; são executados como uma camada de software em um sistema operacional, como outros programas de computador. 


ID
879385
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que define corretamente a função Hyper-V no Sistema Operacional Windows Server 2008.

Alternativas
Comentários
  • Hyper-V é uma tecnolgoia de virtualização que executa diretamente sobre o Hardware.


ID
885061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

O gerenciamento de máquinas virtuais é feito pelo hypervisor, também conhecido como monitor de máquinas virtuais, que é responsável por prover acesso a recursos como CPU, memória e dispositivos de entrada e saída de dados para cada máquina virtual.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta

    hypervisor, ou Monitor de Máquina Virtual (VMM), é uma camada de software entre o hardware e o sistema operacional. O VMM é responsável por fornecer ao sistema operacional visitante a abstração da máquina virtual. É o hypervisor que controla o acesso dos sistemas operacionais visitantes aos dispositivos de hardware. É interessante ressaltar que o VMM não executa em modo usuário, pois é ele que deve executar, ou simular a execução, das instruções privilegiadas requisitadas pelo sistema operacional visitante.
  • Formas de implementar máquinas virtuais:
    1 -> como aplicação de um sistema operacional. Neste caso, executam em modo usuário. Chamada de máquina virtual de processo.
    2 -> como uma camada de software entre o hardware da máquina e o sistema operacional. Chamada de monitor de máquina virtual ou hypervisor.
    hypervisor pode prover para-virtualização ou virtualizaçã total:
    - para-virtualização -> o sistema operacional hóspede é modificado para chamar o hypervisor sempre que for executar uma instrução sensível;.
    - virtualização total -> o hypervisor provê uma réplica do hardware subjacente e, portanto, o sistema operacional hóspede não precisa ser modificado.
  • http://www.infowester.com/virtualizacao.php
  • CERTO. Um hipervisor ou monitor de máquina virtual é um software, firmware ou hardware que cria e “roda” máquinas virtuais. O computador no qual o hipervisor roda uma ou mais VMs é chamado de máquina hospedeira e cada VM é chamada de máquina convidada.

    Resposta: Certo


ID
900559
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre máquinas virtuais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta Letra A

    Comentários:

    b) Na virtualização, o convidado não tem plenos poderes sobre o hospedeiro. Há limitações.
    c) Há várias diferenças.
    d) Não necessita de máquina virtual JAVA
    e) As memórias são compartilhadas, mas não tem correlação com a livre comunicação e troca de dados.
  • PARAVIRTUALIZAÇÃO: 
    Na paravirtualização, o kernel do OS sofre modificações para a utilização de hypercalls. Os Kernels hóspedes paravirtualizados são executados simultaneamente na máquina enquanto estiverem usando as bibliotecas e os dispositivos do hospedeiro. A instalação de um sistema para-virtualizado pode ser feita com acesso completo a todos os dispositivos no sistema, que pode ser limitado com configurações de segurança (SELinux e controles de arquivos). Sistemas paravirtualizados são mais rápidos do que os full, uma vez que não há teste de cada instrução e os dispositivos dehardware são acessados por drivers da própria máquina virtualizada.
    A Para-virtualização pode ser efetivamente usado para balanceamento de carga, provisionamento, segurança e vantagens de consolidação. Normalmente, há problemas de portabilidade. 
     
    VIRTUALIZAÇÃO TOTAL: 
    realiza uma simulação completa do hardware subjacente. A virtualização completa requer que cada característica do hardware seja refletida em cada uma das máquinas virtuais - incluindo o conjunto completo de instruções, entrada / saída de operações, as interrupções, acesso à memória, e quaisquer outros elementos são usados ??pelo software que roda na máquina vazia que seja executado VM. Nesse ambiente, qualquer software capaz de execução no hardware bruto pode ser executado na máquina virtual e, em particular, todos os sistemas operacionais compatíveis. Exemplo disso são SO tipo stand-alone que podem ser utilizados em VM.

    Fonte: 4sdrub4l.blogspot.com (mais referências lá)
  • A paravirtualização surgiu como uma forma de contornar as desvantagens de uso da virtualização completa, no que diz respeito ao processamento. A MV enxerga uma abstração do hardwaare q não eh identico ao hardware físico. Os dispositivos de hw são acessados por drivers do próprio hypervisor, otimizando o desempenho. O problema é q requer modificação do SO convidado.


  • Complementando.

    Na letra A está sendo feito referência às instruções NÃO-PRIVILEGIADAS. São aquelas que não modificam a alocação ou o estado de recursos compartilhados por vários processos simultâneos, tais como processadores, memória principal e registradores especiais. Em oposição a essas instruções, temos as instruções PRIVILEGIADAS, que podem alterar o estado e a alocação desses recursos. Neste último caso é gerada uma interrupção e o VMM (Virtual Machine Monitor) se encarrega de emular a execução desta instrução.

  • Estranho em: É na virtualização total que  "(guest) pode acessar diretamente recursos de hardware" 

    Outra diferença a ser notada entre as duas técnicas de virtualização é o fato de que, na virtualização total, o sistema operacional visitante tem acesso direto aos dispositivos de hardware, enquanto na para-virtualização só o sistema operacional do domínio 0 tem acesso direto aos dispositivos e as demais máquinas virtuais dos domínios U só acessam os dispositivos através do domínio 0.

     

    https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/Qualadiferenaprticaentrepara-virtualizao.html

  • Gabarito A

    A paravirtualização surge como uma solução para problemas do tipo. Nela, o sistema operacional do hóspede roda em uma máquina virtual similar ao hardware físico, mas não equivalente.

    Como este método, o hóspede é modificado para recorrer ao hypervisor quando necessitar de qualquer instrução privilegiada e não diretamente ao processador. Assim, o VMM não precisa interceptar estas solicitações e testá-las (tarefa que causa perda de desempenho), como acontece na virtualização total.

    Além disso, a paravirtualização diminui expressivamente os problemas com compatibilidade de hardware porque o sistema operacional do hóspede acaba podendo utilizar drivers adequados - na virtualização total, os drives disponíveis são "genéricos", isto é, criados para suportar o máximo possível de dispositivos, mas sem considerar as particularidades de cada componente.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
900838
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Na aplicação das técnicas de virtualização, as máquinas virtuais

Alternativas
Comentários
  • LETRA A.

    Segundo Tanenbaum(2010,p.353),"A tecnologia de máquinas virtuais,denominada virtualização, permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com seu próprio sistema operacional."

    Bibliografia:

    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-3 EDIÇÃO 2010- ANDREW S. TANENBAUM

  • B)ERRADO. Segundo Tanenbaum(2010,p.353),"Com máquinas virtuais,todos os sistemas operacionais podem funcionar ao mesmo tempo."   **A palavra "SISTEMAS OPERACIONAIS FOI ACRESCENTADA POR MIM P/ MELHOR ENTENDIMENTO!"

    C)ERRADO.Segundo Tanenbaum(2010,p.353),"A execução de software de máquinas virtuais apresenta outras vantagens além do forte isolamento.  Uma delas é que ter menos máquinas físicas significa economia de dinheiro em hardware e em eletricidade [...]"

    **Ainda não encontrei fontes confiáveis sobre as demais alternativas. Quando eu encontrar posto aqui.

    Bibliografia:
    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-3 EDIÇÃO 2010-TANENBAUM



  • Gabarito A

    Em computação, virtualização é o ato de criar uma versão virtual (em vez de real) de algo, incluindo a simulação de uma plataforma de hardware, sistema operacional, dispositivo de armazenamento ou recursos de rede.

    Cada vez mais empresas estão buscando formas de reduzir os custos e complexidade com o ambiente de TI. A virtualização se tornou um componente chave para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente na busca destes objetivos. Dentre os desafios enfrentados nos ambientes de data centers, e cuja solução pode ser encontrada na virtualização, podemos destacar:

    Servidores subutilizados: por meio da virtualização, pode-se fazer um uso mais eficiente do hardware disponível. Adotando a estratégia organizacional conhecida como consolidação de servidores, que advoga o uso de máquinas virtuais para abrigar os diversos servidores (de nomes, de arquivos, de e-mail, de Web) de um determinado domínio [1];

    Gerenciamento e segurança complexa dos servidores: também por meio da consolidação de servidores, a manutenção de um parque computacional torna-se mais simples em função da concentração/centralização de sistemas em uma quantidade menor de dispositivos físicos. A virtualização também tem como uma de suas principais características o isolamento: permite isolar entre si subsistemas independentes (exemplos: DNS, e-mail, web, aplicação, banco de dados, arquivos, impressão) que executam sobre o mesmo hardware;

    Problemas de compatibilidade entre interfaces: a presença de interfaces rígidas entre hardware, sistemas operacionais, bibliotecas e aplicações diminui a compatibilidade entre os componentes, por exemplo, não é possível executar diretamente aplicações Microsoft Windows em um sistema operacional Linux, ou também um sistema operacional Microsoft Windows sobre um hardware Sun SPARC. A virtualização provê uma camada abstrata construída em software para permitir a interoperabilidade entre componentes antes incompatíveis.

    Data centers atingiram a capacidade máxima.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
900841
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No contexto das máquinas virtuais, modificar o código fonte do sistema operacional hóspede, de modo que, em vez de executar instruções sensíveis, ele faça chamadas de hipervisor, é característica do(a)

Alternativas
Comentários
  • LETRA E.

    Retirada do Tanenbaum.


    Segundo Tanenbaum(2010,p.356),8.3.4 Paravirtualização, "Uma abordagem diferente que está se tornando popular é a que modifica o código-fonte do sistema operacional hóspede de modo que, em vez de executar instruções sensíveis, ele faça chamadas de hipervisor."


    Bibliografia:

    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-3 EDIÇÃO 2010- TANENBAUM.

  • Gabarito E

    Na paravirtualização, o núcleo (kernel) do sistema operativo hóspede é modificado especificamente para correr no hipervisor. Isto normalmente envolve a substituição de quaisquer operações privilegiadas, que só seriam executadas no anel 0 da CPU, por chamadas para o hipervisor, conhecidas como hiperchamadas (hypercalls). O hipervisor, por sua vez executa a tarefa em nome do núcleo hóspede e também fornece interfaces de hiperchamada para outras operações críticas do núcleo, tais como gestão de memória ou gestão de interrupções.

     

    A paravirtualização tenta corrigir os problemas da virtualização total permitindo que os sistemas operativos hóspedes tenham acesso directo ao hardware subjacente, portanto, refere-se a comunicação entre o sistema operativo hóspede e o hipervisor para melhorar o desempenho e eficiência. Uma vez que envolve modificações no sistema operativo, a paravirtualização é também por vezes referida como Virtualização de SO Assistido (OS-assisted).

    A paravirtualização, onde o sistema operativo hóspede "sabe" que está a ser virtualizado, é diferente de virtualização total, onde o sistema operativo inalterado não sabe que é virtualizado e as chamadas críticas do SO são interceptadas e traduzidas usando tradução binária.
     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
906304
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Hyper-V fornece uma plataforma de virtualização dinâmica, confiável e escalonável combinada com um conjunto único de ferramentas de gerenciamento integrado para gerenciar recursos físicos e virtuais. Dentre os recursos oferecidos pelo Hyper-V, encontram-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A função Hyper-V no Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2 provê a infraestrutura de software e as ferramentas de gerenciamento básico que você pode utilizar para criar e gerenciar um ambiente de virtualização de servidores.

    O Hyper-V é uma tecnologia de virtualização baseada em Hypervisor. O Hypervisor é a plataforma de processamento de virtualização que permite que multiplos Sistemas Operacionais compartilhem uma única plataforma de hardware. A pilha de Virtualização é executada com a partição pai e tem acesso direto aos dispositivos de hardware. A partição pai cria partições filho, que hospedam os Sistemas Operacionais convidados.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper-V

  • Acho que isso esteve escrito no site da Microsoft por um tempo. Agora este trecho é encontrado na página de vários prestadores de serviços MS:

    "O Hyper-V é parte integrante do Windows Server e fornece uma plataforma de virtualização de base que permite fazer a transição para a nuvem. Com o Windows Server 2008 R2, você obtém uma solução propícia para cenários de virtualização comuns – consolidação de servidores de produção, datacenter dinâmico, continuidade dos negócios, VDI, teste e desenvolvimento."

    http://pinpoint.microsoft.com/pt-BR/services/implanta%C3%A7%C3%A3o-e-consultoria-em-virtualiza%C3%A7%C3%A3o-de-servidores-e-desktops-12884946146-4298689112?LocId=-1

    Obs: o que é VDI?

    O Microsoft Virtualization Desktop Infrastructure (VDI), baseado no Windows Server 2012, habilita você a implantar arquiteturas de serviços de área de trabalho remota que oferecem, aos funcionários, a flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar, permitindo que eles acessem tranquilamente sua área de trabalho corporativa do Windows ou ambiente de aplicativo sendo executado no datacenter, usando vários dispositivos.

    http://www.microsoft.com/pt-br/windows/enterprise/products-and-technologies/virtualization/operating-system/default.aspx

  • Complemento.

    Segundo Technet(2014),"O Hyper-V fornece a infraestrutura para que você possa virtualizar aplicativos e cargas de trabalho para dar suporte a uma variedade de metas comerciais voltadas para a melhoria da eficiência e redução de custos, como:

    -Estabelecer ou expandir um ambiente de nuvem privada. O Hyper-V pode ajudar você a mover ou expandir o uso de recursos compartilhados e ajustar a utilização à medida que a demanda muda para fornecer serviços de TI sob demanda mais flexíveis. 

    -Aumentar a utilização de hardware. Ao consolidar servidores e cargas de trabalho em menos computadores físicos mais potentes, é possível reduzir o consumo de recursos como energia e espaço físico."

    Bibliografia:

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831531.aspx



  • A B está correta, mas alguém sabe o erro da A?

    Claro que o Hyper-V não é um firewall, porém ele fornece um firewall que protege suas VMs, "bloqueando ataques virtuais" e que é stateful.

     

     


ID
906793
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um novo recurso do Hyper-V introduzido na versão Windows Server 2008 R2 com SP1, permite usar melhor os recursos de memória dos hosts Hyper-V equilibrando a distribuição de memória entre as máquinas virtuais em execução. A memória pode ser realocada dinamicamente entre máquinas virtuais diferentes em resposta à mudança das cargas de trabalho dessas máquinas. Este novo recurso é chamado de Memória

Alternativas
Comentários
  • Memória Dinâmica é um novo recurso do Hyper-V que o ajuda a usar a memória física de forma mais eficiente. Com a Memória Dinâmica, o Hyper-V trata a memória como um recurso compartilhado que pode ser realocado automaticamente entre máquinas virtuais em execução. A Memória Dinâmica ajusta a quantidade de memória disponível para uma máquina virtual, com base em alterações na demanda de memória e nos valores que você especificar. A Memória Dinâmica está disponível para o Hyper-V no Windows Server 2008 R2 Service Pack 1 (SP1). Você pode disponibilizar o recurso de Memória Dinâmica aplicando o service pack para a função Hyper-V no Windows Server 2008 R2 ou para Microsoft Hyper-V Server 2008 R2. Para obter mais informações sobre a instalação do service pack, consulte o Guia de Implantação do Windows Server 2008 R2 com SP1 e do Windows 7 com SP1 (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=192441).

    A Memória Dinâmica o ajuda a usar os recursos de memória de forma mais eficiente. Antes da introdução desse recurso, a alteração da quantidade de memória disponível para uma máquina virtual só podia ser realizada quando a máquina virtual era desligada. Com a Memória Dinâmica, o Hyper-V pode fornecer uma máquina virtual com mais ou menos memória de forma dinâmica, em resposta a alterações na quantidade de memória necessária para as cargas de trabalho ou os aplicativos em execução na máquina virtual. Como resultado, o Hyper-V pode distribuir a memória de maneira mais eficiente entre as máquinas virtuais em execução configuradas com a Memória Dinâmica. Dependendo de fatores como a carga de trabalho, essa eficiência pode possibilitar a execução de mais máquinas virtuais ao mesmo tempo em um computador físico.

  • Um pouco mais sobre o Windows 2008 Server Hyper-V:
    Provê várias ferramentas para automatizar o processo de virtualização. Uma delas é o Manager Physical-to-virtual (P2V) que auxilia na conversão de servidores físicos para virtuais. Há também o Volume Shadow Copy Services que realiza automaticamente procedimentos de backup e de disponibilidade de forma que o sistema, como um todo, opere de forma homogênea independente de falhas e de picos de carga. Isso é feito por técnicas de migração de máquinas virtuais.
    Um ponto que recebeu especial atenção foi a segurança. Para isso, o Hyper-V usa mecanismos em hardware existentes nos atuais processadores, como o ?execute-disable-bit? que reduz o sucesso de ataque de vários tipos de vírus e vermes. O Hyper-V reforça o aspecto de segurança através de um
    restrito controle de regras de permissões integrado com o Active Directory e com políticas de grupo. Além disso, o Hyper-V permite que as máquinas virtuais usem, sem restrição alguma, as técnicas e ferramentas de segurança tradicionalmente empregadas nas máquinas físicas (firewalls, quarentena, anti-virus, entre outros).

  • Comparação entre os diferentes Hyper-V Servers:




    e um pequeno resumo sobre a arquitetura:


    Fontes:
    http://blogs.technet.com/b/iftekhar/archive/2009/09/01/free-microsoft-hyper-v-server-2008-r2-deploy-now.aspx
    http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/157.hyper-v-architecture.aspx
  • Prezados,
    A questão está tratando do recurso da memória dinâmica, uma novidade do Windows Server 2008 R2 com SP1, a Memória Dinâmica permite que os clientes utilizem melhor os recursos de memória de hosts Hyper-V equilibrando a distribuição de memória entre as máquinas virtuais em execução.
    Portanto, alternativa correta é a letra A
    Fonte :
    http://www.microsoft.com/pt-br/server-cloud/windows-server/hyper-v-overview.aspx
  • Facinho gente.. a resposta está na pergunta quando ele fala: " A memória pode ser realocada dinamicamente entre máquinas virtuais diferentes " 
    dinamicamente supõe que é memória dinâmica né? dããã


ID
909991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de virtualização, julgue os próximos itens.

Não é possível mover máquinas virtuais entre servidores físicos sem desligá-las, uma vez que é necessário modificar os apontamentos do hypervisor de virtualização.

Alternativas
Comentários
  • Um exemplo que isso é possível:
    O VMware® VMotion™ permite a migração em tempo real 
    de máquinas virtuais em execução de um servidor físico 
    para outro, sem tempo de inatividade, com disponibilidade contínua de serviços e integridade completa de 
    transações. O VMotion é uma tecnologia fundamental 
    para viabilizar a criação de um data center dinâmico, 
    automatizado e auto-otimizado
    Fonte:
    http://www.vmware.com/files/br/pdf/products/07Q3_VM_VMOTION_DS_BR_A4.pdf







    http://www.peritofederal.com.br
  • No Hyper-V do Windows Server o nome do solução é "Live Migration" e assim como o VMotion, permite migrar (sem desligar) uma ou mais máquinas virtuais de um servidor físico para outro.

  • Seguem os nomes dos aplicativos que fazem esse procedimento, nos principias Hypervisors de virtualização do mercado:

    Microsoft - HyperV -> Live Migration

    VMware - Vsphere -> VMotion

    Citrix - XenServer -> XenMotion

  • 2018

    Na virtualização, a migração é um processo que move as máquinas virtuais de um hipervisor para outro sem ocorrer desligamento dessas máquinas. A migração é usada para garantir continuidade de negócios em caso de falha no hipervisor ou manutenção programada.

    certa

    2016

    Por meio do uso da VMWare vSphere, é possível migrar uma máquina virtual de um host para outro sem a interrupção de algum serviço.

    certa

  • Essa é uma questão que não podemos errar. Nunca! A máquina virtual pode sim ser migrada sem desligamento. O importante é que o servidor de emuladores esteja ligado. A máquinas virtuais podem estar ligadas ou não.

    Resposta: Errado

  • É possível, sim! A maioria das ferramentas de virtualização possuem ferramentas que permitem realizar a migração em tempo real de máquinas virtuais em execução de um servidor físico para outro, isto é, não é necessário desligá-las.

    Gabarito: Errado

    Fonte: estratégia

  • Errado. Propriedade da Gerenciabilidade


ID
909994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de virtualização, julgue os próximos itens.

A paravirtualização proporciona melhor desempenho em relação à virtualização total, uma vez que não há teste de cada instrução e os dispositivos de hardware são acessados por drivers da própria máquina virtualizada.

Alternativas
Comentários

  • Na paravirtualização, o kernel do OS sofre modificações para a utilização de hypercalls. Os Kernels hóspedes paravirtualizados são executados simultaneamente na máquina enquanto estiverem usando as bibliotecas e os dispositivos do hospedeiro. A instalação de um sistema para-virtualizado pode ser feita com acesso completo a todos os dispositivos no sistema, que pode ser limitado com configurações de segurança (SELinux e controles de arquivos). Sistemas paravirtualizados são mais rápidos do que os full, uma vez que não há teste de cada instrução e os dispositivos dehardware são acessados por drivers da própria máquina virtualizada.


    Fontes:  
    http://4sdrub4l.blogspot.com.br/
    http://www.vmware.com/files/pdf/VMware_paravirtualization.pdf
  • Virtualização total e paravirtualização

    A virtualização por meio de Virtual Machine Monitor é comumemente dividida em duas técnicas: avirtualização total (full virtualization) e a paravirtualização (paravirtualization).

    Na virtualização total, o sistema operacional do hóspede trabalha como se de fato houvesse uma máquina física inteiramente à sua disposição. Desta forma, o sistema não precisa sofrer nenhuma adaptação e trabalha como se não houvesse virtualização ali. O problema é que esta abordagem pode ter algumas limitações consideráveis.

    Uma delas é o risco de algumas solicitações do hóspede não serem atendidas da maneira esperada. Isso acontece, por exemplo, quando o hypervisor não consegue lidar com determinada instrução privilegiada ou quando um recurso de hardware não pode ser plenamente acessado por não haverdrivers (uma espécie de software que "ensina" o sistema operacional a lidar com um dispositivo) na virtualização capazes de garantir sua plena compatibilidade.

    A paravirtualização surge como uma solução para problemas do tipo. Nela, o sistema operacional do hóspede roda em uma máquina virtual similar ao hardware físico, mas não equivalente.

    Como este método, o hóspede é modificado para recorrer ao hypervisor quando necessitar de qualquer instrução privilegiada e não diretamente ao processador. Assim, o VMM não precisa interceptar estas solicitações e testá-las (tarefa que causa perda de desempenho), como acontece na virtualização total.

    Além disso, a paravirtualização diminui expressivamente os problemas com compatibilidade de hardware porque o sistema operacional do hóspede acaba podendo utilizar drivers adequados - na virtualização total, os drives disponíveis são "genéricos", isto é, criados para suportar o máximo possível de dispositivos, mas sem considerar as particularidades de cada componente.

    A principal desvantagem da paravirtualização é a necessidade de o sistema operacional ter que sofrer modificações para "saber" que está sendo virtualizado, podendo gerar custos com adaptação e atualização ou limitações referentes à migração para um novo conjunto de hardware, por exemplo.

    Na virtualização total, vale relembrar, não há necessidade de alteração do sistema, mas o procedimento fica sujeita aos problemas mencionados no início deste tópico. Assim, a adoção de um modo ou outro depende de análises e testes que possam determinar qual é mais vantajoso para determinado serviço.


  • Virtualização Total (completa) -  ocorre uma abstração completa do sistema físico. Cria-se um sistema virtual completo, com drivers e dispositivos genéricos. Nessa técnica o sistema operacional desconhece que há uma camada intermediária (monitor VMM) entre ele e o hardware físico.

    -Nessa técnica as instruções privilegiadas são interceptadas pela camada intermediária (monitor VMM).

    -Esse processo de conversão de instruções compromete o desempenho também.

    Paravirtualização o sistema operacional é modificado para que use os drivers específicos do hardware físico, instalados no próprio sistema operacional virtualizado. Nessa técnica o sistema operacional conhece que há uma camada intermediária entre ele e o hardware físico. 

    -Os drivers utilizados são específicos para o hardware físico, favorecendo o desemprenho.

    -Mas, o sistema operacional na técnica de paravirtualização precisa ser modificado, o que não ocorre na virtualização total.

    Gab. C

  • Paravirtualização: “quase virtualização”, a máquina sabe que está sendo virtualizada e o contato do sistema operacional convidado com o host é feito por meio de Hypercalls. O desempenho é melhor, pois possui uma camada a menos em relação à virtualização total. O SO virtualizado e hospedeiro são modificados para saberem que foram virtualizados. Dessa maneira, o próprio SO hospedeiro consegue executar diretamente no driver a instrução.

  • Atualmente, já existem arquiteturas que dão suporte de hardware para a virtualização (AMD-V e Intel-VT) e a virtualização total passou a obter resultados de desempenho melhores do que os da para-virtualização nesses casos. ( trecho do comentário do Rodrigo Rabadan)

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/artigo.pdf

  • Virtualização Total: Hypervisor realiza testes

    Paravirtualização: Hypervisor não realiza testes


ID
910264
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O ...... é o recurso de virtualização baseado em hipervisor fornecido como função do Windows Server 2008 R2. Ele contém tudo o que é necessário para suportar a virtualização de máquinas. Fornece maior flexibilidade devido aos recursos dinâmicos, confiáveis e escalonáveis de plataforma combinados com um único conjunto de ferramentas integradas de gerenciamento para recursos físicos e virtuais, permitindo, assim, a criação de um datacenter ágil e dinâmico e a obtenção de progressos por meio de sistemas dinâmicos de autogerenciamento.

A lacuna se refere ao recurso

Alternativas
Comentários
  • O recurso descrito refere-se à função Hyper-V do Windows Server 2008 R2. Observe o que significa cada item da questão:

    a) IIS  - Servidor web da Microsoft;
    b) Fast Scan - algoritmo de processamento;
    c) ITEM CORRETO
    d) XEN - software livre de virtualização desenvolvido pela Universidade de Cambridge;
    e) Virtualbox - um produto da Oracle de virtualização para plataformas x86 e AMD64/Intel64.
  • LETRA C. 

    Segundo Technet,"A função do Hyper-V permite criar e gerenciar um ambiente de computação virtualizado, usando a tecnologia de virtualização interna do Windows Server 2012. Instalar a função Hyper-V instala os componentes necessários e, como opção, instala ferramentas de gerenciamento. Os componentes necessários incluem hipervisor do Windows, o Serviço Gerenciamento de Máquinas Virtuais do Hyper-V, o provedor WMI de virtualização e outros componentes de virtualização como barramento VMbus, VSP (provedor de serviço de virtualização) e VID (unidade de infraestrutura virtual)."


    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831531.aspx


  • Segundo o guia de bolso do administrador do Windows server 2008


    VISÃO GERAL DO HYPER-V 2008 R2
    O Hyper-V no Windows Server 2008 e no Windows Server 2008 R2 permite criar um ambiente de computação de servidor virtualizado. Você pode usar um ambiente de computação virtualizado para aumentar a eficiência dos recursos de computação utilizando melhor os recursos de hardware. Isso é possível porque você usa o Hyper-V para criar e gerenciar computadores virtuais e seus recursos. Cada máquina virtual é um sistema de computador virtualizado, que opera em um ambiente de execução isolado. Isso permite que vários sistemas operacionais sejam executados simultaneamente em um único computador físico.



ID
913738
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A virtualização de computadores é uma tecnologia que utiliza uma camada de abstração dos recursos reais dos computadores. Existem diferentes técnicas de virtualização aplicadas em plataformas comerciais, dentre eles: VMWare, VirtualBox e KVM que utilizam a técnica de

Alternativas
Comentários
  • Letra D - Full Virtualization

  • O virtualbox usa paravirtualização.

  • Na verdade o virtualbox pode trabalhar das duas formas:

    "O virtualbox pode trabalhar de duas maneiras, paravirtualização, quando acessa diretamente os recursos de hardware e a virtualização total baseada em software. "


    fonte: http://www.oracle.com/technetwork/pt/articles/virtualization/instalacao-oracle-virtualbox-4-2-513998-ptb.html
  • Virtualização Completa 

       Como o nome sugere, o hardware hospedeiro é completamente abstraído e todas as características de um equipamento virtual são emulados, ou seja, todas as instruções solicitadas pelo sistema convidado são interpretados no Monitor de Máquina Virtual. O sistema hospedado ignora a existência da máquina virtual e opera como se funcionasse diretamente sobre o sistema operacional para o qual foi projetado para funcionar.

    Emulação = Virtualização Completa

  • O ponto da questão é saber que:

    VirtualBox VMWare suportam ambas técnicas: Paravirtualização Virtualização Completa

    Já a KVM suporta apenas Virtualização Completa.

    Portanto o gabarito é d) mesmo.


    Fonte: http://www.linux-kvm.org/page/FAQ

    "...KVM does not support paravirtualization for CPU but may support paravirtualization for device drivers to improve I/O performance."

  • Será que a FCC quis dizer VMWare Workstation? Porque o VMWare ESX não é.

     

     


ID
913741
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Dentre as técnicas de virtualização de computadores, a que apresenta melhor desempenho computacional é a técnica de

Alternativas
Comentários
  • Virtualização baseada em containers é utilizada nos sistemas operacionais modernos e pela forma que ele é implementada aumenta a performance de execução e a escalabilidade. Esse tipo de arquitetura prove uma camada de virtualização do núcleo do sistema operacional, que é compartilhada por todos as maquinas virtuais instalados.

    Fonte: http://www.lisha.ufsc.br/~guto/teaching/os/ine651600-2008-2/work/machado.pdf

  • Virtualização baseada em containers seria a mesma coisa que a Virtualização assistida por hardware?

  • Paulo, não é a mesma coisa. Pra entender a diferença, vou explicar as principais técnicas:

    - Virtualização completa: é uma técnica em que o sistema operacional hospedeiro intercepta os comandos de hardware do sistema operacional convidado e traduz para comandos executáveis em ambiente virtualizado. Existe um custo pelo esforço de interceptar e traduzir os comandos, porém não é necessário modificar o SO convidado, ou seja, você instala a versão de Linux padrão.
    - Virtualização assistida por hardware é uma técnica em que o processador já possui suporte nativo para tradução de comandos de hardware para comandos executáveis em ambientes virtualizados, ou seja, podemos dizer que é uma uma virtualização completa em que a tradução é feita por hardware, ao invés do sistema operacional hospedeiro.
    - Paravirtualização: é uma técnica em que o sistema operacional convidado já sabe que será virtualizado, por isso já contém os comandos de hardware corretos, ou seja, não é necessário tradução de comandos. O desempenho é mais alto, mas a desvantagem é que você deve usar apenas sistemas operacionais próprios para paravirtualização, isso é, você precisa da versão de paravirtualização do Linux.-Virtualização baseada em containers é uma técnica em que os sistemas operacionais convidados compartilham parte do SO, chamado de camada system calls. Isso permite um o melhor desempenho, mas todas as máquinas virtuais devem possuir o mesmo sistema operacional.
    PS:Escrevi com as minhas palavras, pois não encontrei nenhum texto que falasse sobre as diferenças de forma clara.

  • http://www.ginux.ufla.br/files/mono-WandersonReis.pdf

  • Acho que a opção mais rápida de todas seria a virtualização assistida por hardware, certo?


ID
917281
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A tecnologia de virtualização permite que um único computador:

Alternativas
Comentários
  • Letra D, múltiplas máquinas virtuais, ada uma com seu próprio sistema operacional.
    O que vai limitar a quantidade de máquinas virtuais é a performance do computador. Especialmente no que diz respeito à quantidade de memória RAM. Atualmente, 2013, um computador com 4GB de RAM consegue executar sem tantos problemas por volta de 3 máquinas virtuais com sistemas operacionais que não possuam interfaces gráficas muito exigentes. Se não houver interface gráfica esse número é aumentado em 3 ou 4 vezes.
  • LETRA D. Questão retirada do Tanenbaum.

    Segundo Tanenbaum(2010,p.353),"A virtualização [...] permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com seu próprio sistema operacional."

    Bibliografia:

    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-3 EDIÇÃO 2010- ANDREW S. TANENBAUM


  • Não tem como não ser a letra D

  • Veja que as questões referentes a este assunto são bem tranquilas. Falamos que o servidor de máquinas virtuais (VMs), mesmo fazendo o uso de um computador comum, pode instalar um aplicativo de máquinas virtuais e emular várias delas mesmo com Sistemas Operacionais diversos. Assim, resta clarividente que o item correto é a letra D.

    Resposta: D


ID
923692
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A ideia de utilização de virtualização de desktops baseia-se no(a):

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos, com a evolução da informática, o poder de processamento dos computadores aumentou drasticamente. Entretanto, existem casos em que todo esse processamento não está sendo utilizado pelas máquinas, fazendo com que exista uma subutilização dos recursos computacionais.[...]
    A idéia de utilização de VDI é para terminais em que existe uma grande ociosidade de processamento, fazendo com que não tenha o total aproveitamento dos recursos computacionais.

    Fonte: 
    http://www.hardware.com.br/artigos/ferramentas-virtualizacao/ Funcab se amarra nesse site!
  • Eu acho que a C também poderia ser a resposta.

    Quem discorda?
  • LETRA "A" CORRETA.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.196),"A virtualização,[...], permite que um servidor físico rode diversas aplicações em diferentes sistemas operacionais, otimizando a utilização dos recursos de processamento e memória."
    Portanto, a virtualização surgiu para aproveitar melhor os recursos computacionais dos servidores. Antes os recursos eram mal utilizados.


    A respeito da alternativa C, ela está incorreta, pois segundo Manoel Veras (2009,p.196),"A dificuldade é convencer os níveis superiores sobre a real vantagem do ambiente virtualizado, considerando que o paradigma de comprar servidores físicos a cada nova demanda esta sendo quebrado por um nova forma de aquisição que implica em maior custo inicial, mas que no longo prazo trará uma série de facilidades no atendimento de novas demandas computacionais, (a saber, a virtualização-[este trecho amarelo foi adicionado por mim para facilitar])"

    Portanto, a virtualização, inicialmente, exige maior investimento financeiro, mas traz inúmeras reduções ao longo do tempo como a redução do consumo de energia dos servidores e da consequente refrigeração e a redução de compras de servidores físicos para cada sistema operacional. Com todas essas reduções, o custo total é reduzido.

    Bibliografia:

    DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS
  • Meus amigos, acho que a opção correta é a D, 1°, não é uma solução de baixo custo, 2° não otimiza o uso dos recursos do desktop, mas sim os recursos do servidor, sempre haverá a necessidade de uma estação que importará o S.O virtualizado.

  • Alternativa A correta, porém esse tipo de questão é bem polêmica, visto que existem outras alternativas que podem ser consideradas como corretas ao mesmo grau...


ID
923695
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes sentenças.

I. Na virtualização de servidores, existe um único sistema operacional e vários programas trabalhando em paralelo.

II. Existem várias ferramentas de virtualização no mercado e o VMware é uma delas.

III. A virtualização de desktops permite que as aplicações rodememmáquinas virtuais isoladas e ao mesmo tempo compartilhem recursos de hardware comoCPU,memória, disco e rede.

É(são) verdadeira(s), somente:

Alternativas
Comentários
  • I. Na virtualização de servidores, existe um único sistema operacional e vários programas trabalhando em paralelo.
    Errado, na virtualização de serivodres existem vários SOs, cada máquina virutla possui seu próprio SO instalado.
  • Alternativa correta e ), pois a afirmação I afirma que existe em um único sistema operacional, sendo que a ideia é a utlização de vários sistemas operacionais.
  • I- ERRADA. Segundo Tanenbaum(2010,p.353),"A virtualização permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada um com seu próprio sistema operacional."

    II-CERTO. Segundo Manoel Veras(2009,p.201),"Os principais fornecedores de software de virtualização para servidores empresariais são a VMware, a Microsoft e a Citrix. 
    -VmWare: VMware ESXi
    -Citrix: XenServer
    -Microsoft: Hyper-V"


    III-CERTO. Segundo Tanenbaum(2010,p.353),"A execução de software nas máquinas virtuais apresenta outras vantagens além do forte isolamento."
    Segundo Manoel Veras(2009,p.198),"A técnica de virtualização atende uma demanda antiga da área de TI provocada pelo mal uso de servidores x86 que muitas vezes rodam uma única aplicação utilizando um mínimo de recursos." <<<Portanto, a virtualização permite compartilhar melhor recursos  (como processador, mémoria,disco) que antes eram mal utilizados.


    Bibliografia:
    SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS-3 EDIÇÃO 2010-TANENBAUM
    DATACENTER-Componente Central da Infreatrutura de TI-2009-MANOEL VERAS
  • Apenas uma redação que doeu um pouco... "... rodememmáquinas virtuais isoladas... " acho que ele quis dizer remota... Afinal se fosse isolada não seria capaz de compartilhar nada!

  • Se formos considerar com precisão o que está escrito, o item II deveria ser incorreto, visto que "VMware" não é uma solução, mas sim uma empresa que, dentre seus produtos os principais estão relacionados a virtualização, especificamente o VMware ESXi é utilizado para a virtualização de servidores.


ID
928675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de virtualização, julgue os itens a seguir.

Um hipervisor é uma plataforma de virtualização que visa possibilitar mais de um sistema operacional convidado (guest) ser executado em um mesmo computador. Há hipervisores que executam sobre o hardware e os sistemas operacionais convidados executam em uma segunda camada sobre o hardware. Os hipervisores podem ser empregados para a consolidação de servidores, estratégia na qual vários servidores são movidos para uma mesma máquina.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Um hipervisor, ou monitor de máquina virtual, é um software, firmware ou hardware que cria e roda máquinas virtuais (VMs). O computador no qual o hipervisor roda uma ou mais VMs é chamado de máquina hospedeira (host), e cada VM é chamada de máquina convidada (guest). O hipervisor se apresenta aos sistemas operacionais convidados como uma plataforma de virtualização e gerencia a execução dos sistemas operacionais convidados.

    Dessa forma, permite utilizar, ao mesmo tempo, diferentes sistemas operacionais (sem modificar ou modificá-los em caso de paravirtualização) no mesmo computador. É uma extensão de termo anterior, «supervisor», que se aplicava aos kernels dos sistemas operacionais.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Certo.

    Perceba na imagem, conforme link abaixo, a camada física, logo vem a primeira camada (hypervisor) e a segunda camada (SO).

    https://tecnologiasemsegredos.files.wordpress.com/2011/01/virtualizacao.png

  • Virtualização: são soluções computacionais que permitem a execução de vários sistemas operacionais e seus respectivos softwares a partir de uma única máquina. Cada máquina virtual se traduz em um ambiente computacional completo.

    Tipo I – Baremetal: ele fica entre o HOST e o GUEST, é o hypervisor nativo, o qual comunica diretamente com o hardware. INDEPENDE de sistema operacional, pois ele é o próprio sistema operacional, sendo o único programa que funciona no modo núcleo.

    Tipo II – Hosted: funciona como uma aplicação fornecendo ambiente de execução para outras aplicações. Ele roda sobre um Sistema Operacional nativo como um processo dele. DEPENDE do sistema operacional.

    Virtualização Total = Independência

    Paravirtualização = Modificações

    Virtualização assistida pelo hardware = Processadores modernos

    Guest = Máquina Virtual (própria máquina virtualizada)

    Host = Máquina Física

    Hypervisor = Camada de Virtualização ou VMM – Virtual Machine Monitor (sistema responsável pela virtualização)

    Paginação = As páginas são de tamanho fixo.

    Segmentação = Os segmentos são de tamanho variável.

    Atenção: Cloud computing pode ser vista como a evolução e convergência das tecnologias de virtualização e das arquiteturas orientadas a serviços.


ID
928678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de virtualização, julgue os itens a seguir.

O Xen é um hipervisor para a arquitetura de processadores x86 e requer a modificação dos sistemas operacionais convidados para que o usem. No Xen, sistemas operacionais convidados são executados em domínios. O Domain1 é automaticamente criado e nele executado xend. O comando xm makedomain cria um novo domínio.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Pelo Xen os Sistemas operacionais guest não requerem modificações e se comportam como se cada um tivesse acesso exclusivo ao sistema inteiro.

    Fonte: http://imasters.com.br/artigo/22910/cloud/hypervisors-virtualizacao-e-nuvem-aprofunde-se-no-hypervisor-xen/
  • Ele é para-virtualização sim.

  • Ele é para-virtualização sim.

  • Criatura, 

    de acordo com a fonte:http://imasters.com.br/artigo/22910/cloud/hypervisors-virtualizacao-e-nuvem-aprofunde-se-no-hypervisor-xen/

    Se vc ler tudo com atenção perceberá que o trecho "Sistemas operacionais guest não requerem modificações e se comportam como se cada um tivesse acesso exclusivo ao sistema inteiro." se refere à Virtualização integral. 

    Se continuar lendo com paciência verás esse trecho "O Xen é baseado em para-virtualização. Ele requer que os sistemas operacionais guest sejam modificados para suportar o ambiente operacional do Xen. No entanto, os aplicativos e bibliotecas do espaço do usuário não precisam ser modificados."

  • O Xen é um hipervisor para a arquitetura de processadores x86  OK


    e requer a modificação dos sistemas operacionais convidados para que o usem. Errado possui o modo Xen HVM que a virtualizacao eh completa. nao eh obrigado modificar o SO guest paravirtualizado, que seria o modo alternativo Xen PV

    No Xen, sistemas operacionais convidados são executados em domínios. O Domain1 é automaticamente criado e nele executado xend.  Errado Domain0



  • O Xen é baseado em paravirtualização, virtualiza o processador e a memória, usando um núcleo Linux modificado.


ID
932917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência aos serviços de integração, julgue os itens que se seguem.

O limite de seções do VMWare não está relacionado à capacidade de processamento da máquina em que ele esteja instalado.

Alternativas
Comentários
  • .GABARITO ERRADO!

    .

    .

    A virtualização depende de algumas ferramentas de hardware, com tecnologias que fazem com que o processador do seu computador tenha mais desenvoltura na tarefa de simular um segundo sistema operacional em execução.


ID
933130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de tecnologias utilizadas em redes de comunicação,julgue os itens de 67 a 78.

Virtualização de plataforma é uma técnica que permite a divisão de recursos por meio da criação de múltiplos ambientes computacionais simulados (máquinas virtuais) e isolados entre si, em um único equipamento físico.

Alternativas
Comentários
  • Em um ÚNICO equipamento físico?

    Não pode ser em vários?

  • Exatamente. Como dizem na linguagem de nossos pais.... Podemos fazer uma salada de frutas com recursos disponibilizados, mesclando-os entre as diversas máquinas virtuais. Claro que com ordem e cuidado.

    Resposta: Certo

  • Virtualização: Soluções computacionais que permitem a execução de vários sistemas operacionais e seus softwares a partir de uma única máquina.


ID
933133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de tecnologias utilizadas em redes de comunicação,julgue os itens de 67 a 78.

Na virtualização por emulação/simulação, a aplicação utiliza os recursos do sistema operacional em um pequeno ambiente virtual que provê apenas o necessário para sua execução, eliminando a necessidade de conhecimento da arquitetura em que é executada.

Alternativas
Comentários
  • Emulação != simulação 

  • Errado

    Emulação: é um programa que possibilita que um software feito para uma arquitetura seja executado em outra diferente. Reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele.

    virtualização por emulação de hardware é considerada mais complexa pelo fato de ter que emular de maneira idêntica o comportamento do hardware. Para isso, esta técnica faz uma simulação completa do hardware da máquina de modo que qualquer sistema operacional possa ser executado.


ID
933136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de tecnologias utilizadas em redes de comunicação,julgue os itens de 67 a 78.

Para realizar a consolidação de servidores, é necessária a utilização do hypervisor, um hardware capaz de concatenar as diversas entradas e saídas, independentemente dos sistemas operacionais utilizados.

Alternativas
Comentários
  • O hypervisor não é necessariamente um hardware.

  • Não lembro de ter comprado nenhum hypervisor quando fui montar meu pc...

  • Errado.

    O Hypervisor é a camada lógica de virtualização acima da camada física.

    O Hypervisor é uma camada de software localizada entre a camada de hardware e o sistema operacional.

    https://www.devmedia.com.br/hypervisor-seguranca-em-ambientes-virtualizados/30993

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Um hipervisor é um software que cria e executa máquinas virtuais (VMs). Também chamado de monitor da máquina virtual (VMM), ele isola o sistema operacional do hipervisor e os recursos das máquinas virtuais e permite a criação e o gerenciamento dessas máquinas.

    .

    .

    Red Hat

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Um hipervisor é um software que cria e executa máquinas virtuais (VMs). Também chamado de monitor da máquina virtual (VMM), ele isola o sistema operacional do hipervisor e os recursos das máquinas virtuais e permite a criação e o gerenciamento dessas máquinas.

    .

    .

    Red Hat

  • Hypervisor é um software que fica alocado do hardware/host que permite a virtualização do S.O/guest


ID
933139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de tecnologias utilizadas em redes de comunicação,julgue os itens de 67 a 78.

Entre as principais estratégias para otimização de infraestruturas de tecnologia da informação (TI), incluem-se a implementação de projetos de consolidação de servidores e subsistemas de armazenamento e o desenvolvimento e aplicação de estudos de computação em grade (grid computing). Essas duas estratégias têm em comum a utilização de componentes de virtualização para a simplificação lógica de todo o ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos, empresas de diferentes segmentos de negócio e com investimentos em infra-estrutura bastante distintos, vêm procurando alternativas para melhor aproveitar recursos já existentes e que se apresentam subutilizados. Soma-se a esta necessidade, a contínua busca por redução de custos, atualização e padronização tecnológica e flexibilização do ambiente de TI, além da preocupação contínua em soluções e processos que garantam a segurança de todo o ambiente.

    Todas estas questões, que estão na ordem do dia dos administradores de TI, remetem a projetos que visam simplificar as infra-estruturas das diferentes empresas, otimizando a utilização de componentes e tendo como principal conseqüência financeira corte de gastos baseados em cobrança de software, manutenção de hardware, energia elétrica, espaço físico, além de outros.

    Dentre as principais estratégias para otimização de infra-estruturas de TI, podemos citar a implementação de projetos de consolidação de servidores e subsistemas de armazenamento, além do desenvolvimento e aplicação de estudos de “Grid Computing” ou Computação em Grade.

    Estas duas estratégias possuem em comum a utilização de componentes de virtualização para tornar possível a simplificação lógica de todo ambiente, havendo uma diferenciação de conceitos e premissas entre estas , que nos remetem à necessária análise da infra-estrutura da empresa para a qual se pretende realizar um projeto, com o intuito de escolher a melhor alternativa de implementação. Estas diferenças serão abordadas a seguir, a partir da análise dos conceitos de cada uma das estratégias.

     

    Fonte: https://www.ibm.com/br/news/events/ibm_roadshow/bossa_bh_2/download/Otimizando_recursos_para_reduzir_custos.pdf

  • CERTO

    Consolidação de servidores: Consiste em utilizar equipamentos mais robustos, que disponham de mais recursos de processamento e espaço em disco, para hospedar as mais viradas aplicações corporativas através da utilização de estratégias de virtualização.

    [SIQUEIRA, Ethevaldo. para Compreender o Mundo digital].

    Grid Computing: A computação em grade (grid computing) é uma agregação de computação geograficamente dispersa, armazenamento e recursos de rede, coordenada para oferecer melhor desempenho, maior qualidade de serviço, melhor utilização e acesso mais fácil aos dados.

    A computação em grade (grid computing) permite a virtualização da computação distribuída e dos recursos de dados como processamento, largura da banda e capacidade de armazenamento para criar uma única imagem do sistema, garantindo aos usuários e aos aplicativos o cesso contínuo às vastas capacidades de TI.

    [BALTZAN, PHILLIPS. Sistemas de Informação]

  • EM REGRA UTILIZA-SE DA VIRTUALIZAÇÃO EM AMBIENTES DE CLOUD COMPUTING, MAS NADA IMPEDE DE CONSTRUI-LOS APENAS COM HARDWARES.


ID
934090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de CUPS, Samba e virtualização, julgue os itens a seguir.


Acessar o Microsoft Word a partir do Linux não é um exemplo de virtualização, mas de interoperabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Não é nem a virtualização e nem interoperabilidade, pois a Microsoft não se preocupa em disponibilizar esta ferramenta para o Linux até para reservar mercado. O Office pode ser EMULADO via Wine no Linux.


ID
946357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito da arquitetura de mainframe, julgue os próximos itens.

O z/VM é um hypervisor capaz de prover virtualização no ambiente de mainframe.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a IBM, "O hypervisor z/ VM é projetado para ajudar os clientes a ampliar o valor de negócios de tecnologia de mainframe em toda a empresa através da integração de aplicativos e dados, proporcionando níveis excepcionais de disponibilidade, segurança e facilidade operacional." (Tradução do google do site da IBM)

    Bibliografia:

    http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Dz/vm%2Bhypervisor%2Bmainframe%2Bvirtualiza%25C3%25A7%25C3%25A3o%26biw%3D1366%26bih%3D667&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://www.vm.ibm.com/overview/&usg=ALkJrhj2RgHAOWYoQNEYNMG04KVjvokmFg



ID
947164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de serviços de integração e virtualização, julgue os itens de 40 a 42.

CUPS é um sistema open source que proporciona a funcionalidade de impressão a partir de outras aplicações, tendo sido concebido para o Apple OS X e outros sistemas operacionais baseados em Unix.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito dessa questão aqui consta como certo, porém é questionável.

    "Michael Sweet, dono da Easy Software Products, iniciou o desenvolvimendo do CUPS em 1997. Os primeiros betas apareceram em 1999.

    O projeto original do CUPS utilizou o protocolo LPD, mas devido a limitações no LPD e incompatibilidades com fornecedores, o Internet Printing Protocol (IPP) foi escolhido. CUPS foi adotado rapidamente como o sistema padrão de impressão em várias distribuições linux, incluindo a Red Hat Linux[carece de fontes]. Em março de 2002, a Apple Inc. adotou o CUPS como o sistema de impressão do Mac OS X 10.2.3 Em fevereiro de 2007, Apple Inc. contratou Michael Sweet como desenvolvedor chefe contratado e comprou o código fonte do CUPS."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/CUPS
    Web Archive: https://web.archive.org/web/20000126074742/http://cups.org/news.html#01OCT1999

  • Pois é, marquei errado justamente pelo: "Tendo sido concebido para sistemas Apple". Ele foi concebido para o UNIX, depois expandido.

  • Gabarito Certo

    Realmente fiquei em dúvida no detalhe da Apple... mas esta certo;

     

    CUPS (anteriormente um acrónimo para Common Unix Printing System, mas agora com nenhuma expansão oficial), um sistema de impressão para sistemas operativos de computador tipo unix, permite que um computador aja como um servidor de impressão. Um computador rodando o CUPS é um hospedeiro que pode aceitar tarefas de impressão de computadores clientes, processá-los e enviá-los à impressora correta, além disso é possível monitorar impressões, relatar erros de impressões, visualizar relatórios sobre número de páginas impressas, data e horário da mesma.

    O CUPS consiste de um spooler de impressão e escalonador, um sistema de filtragem que converte dados de impressão para um formato que a impressora entenderá, e um sistema em segundo-plano que envia estes dados ao dispositivo de impressão. O CUPS utiliza o Protocolo de Impressão de Internet (em inglês: IPP) como base para gerenciar os serviços e filas de impressão. Ele também fornece a interface de linha de comando tradicional para os sistemas de impressão dos System V e Berkeley, e oferece suporte para protocolo de daemon de impressão em linhado sistema de impressão Berkeley e suporte limitado para o protocolo de SMB. Administradores de sistema podem configurar o driver de dispositivo que o CUPS fornece ao editar ficheiros de texto no formato PostScript Printer Description (PPD) da Adobe. Há um número de interfaces de usuário para diferentes plataformas que podem configurar o CUPS, além dele possuir uma interface de rede acoplada. O CUPS é um software livre, oferecido sob as licenças GPL 2 e LGPL 2.1.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Eu lembro que fiz essa prova e entrei com recurso nessa questão. Acabei ficando em segundo e não fui chamado. Se tivessem aceitado o recurso, já não me lembro bem, mas eu acho que teria ficado empatado com o primeiro.

     

    Provavelmente a fonte deles era o próprio site do CUPS (https://www.cups.org), em que está escrito na primeira linha:

    CUPS is the standards-based, open source printing system developed by Apple Inc. for macOS® and other UNIX®-like operating systems. CUPS uses the Internet Printing Protocol (IPP) to support printing to local and network printers.