Chipre está dividida deste 1974, ano em que as tropas turcas invadiram a ilha duas vezes – de uma vez capturando apenas 5% do território e, de outra, cerca de 40%. Apesar de ser uma ilha grega desde a antiguidade, o Chipre fez parte do império Otomano e foi aí que os turcos, maioritariamente muçulmanos, começaram a habitar o território. Em 1914, o Reino Unido decidiu anexar a ilha como retaliação pela entrada da Turquia na Primeira Guerra ao lado da Aliança Central e contra os Aliados.
As forças da UNFICYP, agindo sob um mandato da ONU, foram postas em prática em 1964, para evitar qualquer surto de violência entre as duas comunidades. Em 1974, após as operações militares turcas, uma "linha verde" - zona desmilitarizada formando uma barreira física entre as duas entidades - separa a ilha do Chipre e sua capital Nicósia
Hoje, apenas o sul é reconhecido internacionalmente com um país legítimo e a ocupação turca do Chipre é vista com um dos maiores impedimentos da entrada do país na União Europeia.
Fonte:
http://observador.pt/2017/01/12/chipre-sera-o-fim-de-um-dos-conflitos-mais-longos-do-mundo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_no_Chipre